ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 06/09/2019

-PRESIDENTE DO SENADO QUER ANTECIPAR VOTAÇÃO DA PEC DA PREVIDÊNCIA
-UMA ARMA DE FOGO É REGISTRADA A CADA 35 MINUTOS NO ESTADO EM 2019
-TRADIÇÃO DO DESFILE LEVA ESCOLAS, AUTORIDADES E ENTIDADES PARA RUAS AMANHÃ
-APAE ESPERA MAIS DE 500 PARTICIPANTES PARA FEIJOADA DA INDEPENDÊNCIA
-AGRICULTORES DE ANCHIETA REGISTRAM PERDAS DE 25 % NO LEITE COM ESTIAGEM
-ENTRAVES PARA RECOLHA DE CARCAÇAS DE ANIMAIS PREOCUPAM PRODUTORES
-POLÍCIA AMBIENTAL INVESTIGA POLUIÇÃO DE RIO NA LINHA OLÍMPIO
-ATRAÇÕES SERTANEJAS SÃO DESTAQUE DOS SHOWS CONTRATADOS PARA EXPO GUARUJÁ
-HOMEM É ENCONTRADO MORTO EM HOTEL NO CENTRO
-TRABALHADOR TEM FERIMENTO GRAVA EM ACIDENTE COM MOTOSSERRA

O tempo é está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

A ONU informou nesta quinta-feira que discute com a Coreia do Norte um pedido encaminhado no mês passado por Pyongyang para que a organização reduza sua presença no país. Numa entrevista coletiva, o porta-voz da entidade declarou que "as atuais operações das Nações Unidas deixam uma pequena marca no território norte-coreano". A Coreia fez a solicitação através de uma carta, na qual exigiu a redução da presença da ONU até o fim do ano.

O novo governo da Itália, formado pela coalizão entre o Movimento 5 Estrelas e o Partido Democrata , de centro-esquerda, tomou posse nesta quinta-feira. A aliança costurada durante quase um mês entre dois partidos que costumavam rivalizar no campo político derrubou as pretensões do líder direitista MATTEO SALVINI e reconduziu GIUSEPPE CONTE ao cargo de primeiro-ministro. A primeira e principal tarefa do novo governo será o orçamento para 2020, que tem de ser submetido ao Parlamento antes do fim de setembro e, depois, à União Europeia, em 15 de outubro.

Quatro dias após o furacão Dorian tocar o solo nas Bahamas, ainda há regiões sem água, comida e energia em vários pontos das ilhas Ábaco e Grand Bahama, as mais atingidas pela tempestade tropical. A Organização das Nações Unidas avalia que 76 mil pessoas foram afetadas. Até o momento, as autoridades falam em 20 mortos, mas o número pode aumentar. O secretário-geral adjunto para Assuntos Humanitários da ONU, MARK LOWCOCK, afirmou que a ONU desbloqueou um milhão de dólares para levar alimentos, água, barracas e medicamentos para as Bahamas.

O subprocurador-geral da República AUGUSTO ARAS foi indicado pelo presidente JAIR BOLSONARO para assumir o cargo de procurador-geral da República. A informação foi dada pelo próprio presidente nesta quinta-feir, em um evento no Ministério da Agricultura. Nesta semana, o presidente disse que queria um procurador-geral da República "alinhado" com ele, comparou o governo com um jogo de xadrez no qual, ele, Bolsonaro, era o "rei" e o procurador-geral, a "dama". O nome não faz parte da lista tríplice enviada ao presidente pela Associação Nacional dos Procuradores. Para assumir, ARAS terá de ser aprovado em votação no plenário do Senado.

O ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou na noite desta quinta-feira duas ações apresentadas por parlamentares que pediam a suspensão da sanção da medida provisória da liberdade econômica. Um dos argumentos da ação era que a votação no Senado foi inconstitucional porque o texto trazia matérias estranhas ao tema central da MP, como mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho. MENDES considerou que os questionamentos tratavam sobre questões internas do Congresso e que não cabe interferência do Judiciário neste momento. Ele frisou que, quando o texto for sancionado e se torne uma lei efetiva, nada impede que novos questionamentos sejam apresentados.

O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, disse nesta quinta-feira que está tentando convencer líderes partidários a antecipar a votação da reforma da previdência em primeiro turno no plenário já para a próxima semana. Segundo a última previsão divulgada pelos senadores, a proposta de emenda à Constituição seria votada pela primeira vez no plenário no dia 24 de setembro. De acordo com o presidente do Senado, para cumprir o prazo regimental e votar a PEC já na semana que vem, seria preciso fazer um acordo para considerar sábado e domingo como dias úteis. A oposição, no entanto, não está disposta a antecipar a votação da reforma da previdência.

A plataforma de Ensino a Distância da Escola do Legislativo Deputado LÍCIO MAURO DA SILVEIRA completa nesta quinta-feira dois anos de atuação. Para marcar a data, quatro novos cursos, todos gratuitos, desenvolvidos em parceria com a Academia Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina, serão lançados. As inscrições começam nesta quinta. Entre os novos cursos, está o de Feminicídio e Questões de Gênero. O objetivo é promover a reflexão e a análise da violência de gênero e os assassinatos de mulheres, que são motivados por violência doméstica ou discriminação de gênero. O curso também aborda os mecanismos legais para o enfrentamento desses crimes.

Estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul fizeram um ato de protesto em frente ao Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó, na tarde desta quinta-feira. Eles aguardavam MARCELO RECKTENVALD, reitor nomeado da universidade, e pedem que ele renuncie ao cargo. Ele estava em Brasília onde foi empossado no cargo de reitor. RECKTENVALD foi terceiro colocado da lista tríplice para reitor, com 21 por cento do total de votantes da comunidade acadêmica. Mesmo assim, ele foi nomeado pelo presidente. Com faixas e cartazes, estudantes pediram a renúncia de RECKTENVALD. Em carta aberta, eles afirmam que "a nomeação arbitrária surgiu a partir de um alinhamento com a política de desmonte do sistema de ensino público".

Desde que as novas regras para a posse de armas de fogo no Brasil entraram em vigência, no começo do governo JAIR BOLSONARO, o número de armas registradas em Santa Catarina aumentou e alcançou índices inéditos. Em 2019, até o dia 31 de julho, em média 42 armas foram autorizadas pela Polícia Federal no estado por dia, o equivalente a um novo registro a cada 35 minutos. Ao todo, nos primeiros sete meses de 2019 a Polícia Federal registrou oito mil 968 novas armas de fogo. O número, mesmo a cinco meses do fim do ano, é o maior até hoje e é superior à soma de todos os registros concedidos em 2017 e 2018 quando a PF autorizou cerca de três mil e 500 armas por ano.

Escolas e entidades se organizam e ensaiam para desfile cívico com tema dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em São José do Cedro, o desfile acontece a partir das oito horas com transmissão da Rádio Cedro. O coordenador pedagógico MAURO WEBER afirma que a escolha do assunto surgiu devido uma agenda mundial adotada em 2015. São 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030 que estarão sendo representados nas ruas de SJCedro, também com foco na realidade local em cada área. MAURO cita os subtemas relacionados aos avanços na educação, índices de violência, habitação, erradicação da pobreza, segurança alimentar, igualdade de gênero, energia, água e saneamento, mudança do clima, cidades sustentáveis, crescimento econômico inclusivo, industrialização, entre outros. A abertura do ato cívico será em frente ao Ginásio, onde serão entoados o Hino da Independência, Hino Nacional Brasileiro e também o Hino de São José do Cedro. Logo após inicia o desfile do primeiro pelotão formado pelo prefeito, vice-prefeito, comandante bombeiros e das polícias, presidente da câmara, secretários e vereadores. No total 30 pelotões estarão nas ruas.

Tradição do desfile cívico é mantida em praticamente todos os municípios da região. Em SMOeste, por exemplo, pelo segundo ano consecutivo, a marcha reúne apenas militares e não envolve escolas e entidades. Já em Palma Sola haverá alvorada da banda a partir das 6 horas. O desfile inicia às 8h30, em frente ao Centro dos Idosos. A caminhada segue da prefeitura até o palco da praça Padre Clemente, onde serão feitas as honras e a banda municipal irá tocar para os 20 pelotões, incluído a escola Catharina Seger. Logo após haverá a corrida da Lotopé da Independência. Em Guarujá do Sul o desfile conta com 13 pelotões e cada um vai expor as atividades desenvolvidas no município, como agricultura e educação, entre outros. Com início às 8h30 o deslocamento segue da frente da loja Bom Tricô seguindo a avenida João Pessoa até a escola Núcleo Arco Iris. Em Anchieta o desfile inicia às 8h30 da manhã, com aproximadamente 30 pelotões, com o tema: Cuidar da Terra, proteger a vida. O desfile terá participação da banda municipal e da banda do Corpo de Bombeiros. O pelotão vai sair da Avenida Anchieta seguindo para o Centro dos Idosos.

Apae de Palma Sola espera mais de 500 pessoas na feijoada da independência. A diretora JOCELI COFFERE afirma que o evento ocorre há nove anos e já se tornou tradicional após o desfile cívico. Ela salienta que haverá opção comer no local com os acompanhamentos e sobremesa ou então levar o prato para casa, pois estarão organizadas as porções em forma de marmitas. O evento ocorre no ginásio da escola especial Pequeno Guinter.O valor é de 20 reais para quem optar em comer no local ou dez reais para quem quiser levar. A diretora revela que a escola e o ginásio estão passando por ampliações, com novos banheiros e salas. O objetivo é usar os lucros para a obra. A previsão é comercializar até esta tarde 540 fichas.

CTG Mate Amargo promove amanhã o tradicional Costelão da Independência. Conforme o patrão do CTG de SJCedro, CLAUDEMIR BÖESING, desde a terça-feira foram intensificados os trabalhos para o evento festivo, que ocorre há muitos anos e por isso tem adesão da sociedade. Foram comprados os ingredientes e formadas as equipes que atuam desde a madrugada com o preparo da carne assada. Ele lembra que o costelão será servido na Gruta São Cristóvão a partir das 11 e meia. Ele lembrou que nesta edição a patronagem optou por disponibilizar costelões menores, com 10 quilos para que possam ser atendidas famílias ou grupos menores.

Produtores de Anchieta registram perdas de 25 por cento na produção do leite devido a estiagem. Na segunda-feira tomou posse a nova coordenadoria da Defesa Civil e na oportunidade as lideranças avaliaram a situação, tanto na cidade, quando no interior, devido a falta de chuvas. O vice-presidente do órgão, JACIR STRAPAZZON revela que serão dois anos de mandato e no encontro também foi aprovado o plano de contingência. Com relação às consequências da estiagem, o nível do rio onde é captada a água que abastece a cidade está bem abaixo do normal. Na agricultura foi constatada perda de 25 e 30 por cento na produção de leite. Ele informa que o caminhão pipa da prefeitura levou água para 34 famílias. A estação agrometeorológica de Anchieta contabilizou cerca de 25 milímetros no sábado. O agrônomo lembra que além dos impactos gerados com a falta de chuva, existe expectativa futura para o plantio. STRAPAZZON também observa que a estiagem é comum na região todos os anos e por isso a intenção da defesa civil é reunir a sociedade para traçar metas de prevenção e ação em caso de intempéries, fenômenos ou desastres ambientais. Neste período o maior problema é centralizado na linha Cordilheira.

Distribuidor de adubo orgânico é entregue no interior de SJCedro. O ato aconteceu na comunidade de Linha Seis Barras durante uma confraternização com moradores e servidores municipais. Na oportunidade, foi entregue um distribuidor de adubo orgânico de 4 mil litros para um grupo de produtores. O maquinário foi cedido para a comunidade por meio de um termo de concessão de uso. O secretário PEDRINHO CASARIN revela que o objetivo é ajudar na organização destas famílias que já realizam várias funções por contra própria. Ele lembra que o distribuidor era um pedido feito há muitos anos e já estava listado para ser atendido. O secretário comenta que existe acompanhamento da pasta e também busca de implementos para renovar a frota destas patrulhas.

Recolha dos animais mortos suspensa por empresa há alguns meses tem gerado preocupação em Guarujá do Sul. A informação é do presidente do conselho agrícola, ELIAS MANN. Ele afirma que o grupo composto por produtores de todas as comunidades, junto com técnicos de empresas, sindicatos e cooperativas, realiza reuniões para avaliar o setor. Um dos temas analisado se refere a silagem, com análise da produção em cada área e também o programa de bônus da prefeitura. Ele afirma que também está sendo discutida a recolha dos animais mortos que vinha sendo realizada por um empresa licitada, a qual comparecia para o transporte assim que era acionada. Além disso, havia ajuda de custo da prefeitura no pagamento e a carcaça era destinada para processamento de ração. Porém, um entrave em relação a liberação das vendas desta ração produzida fizeram com que a empresa suspendesse o programa por não ter mais onde estocar o material. MANN comentou que hoje em dia cada produtor precisa definir qual destinação dará para o animal morto, já que as prefeituras não podem mais fazer a recolha e enterro. Os agricultores tem deixado a carcaça ao ar livre para decomposição, gerando transtornos.

O governador do estado CARLOS MOISÉS DA SILVA autorizou a liberação de 350 mil reais para a construção da casa de apoio do Hospital Regional do Extremo Oeste. Os valores, solicitados pelo deputado MAURICIO ESKULARK serão repassados à prefeitura municipal de São Miguel do Oeste, responsável pela construção da obra em parceria com Rotary e Lions, entidades que farão a manutenção e administração da casa. O espaço vai servir de apoio para familiares de pacientes internados no Hospital Terezinha Gaio Basso. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar no orçamento do estado.

Rádio Cedro recebe denuncia de poluição em rio de Guaraciaba. O possível ponto de poluição foi verificado pelos moradores no Rio Índio, na linha Olímpio. A reportagem recebeu a denúncia na sexta-feira passada e novamente nesta terça-feira. Dois jovens que residem no local enviaram imagens para reportagem que mostram a situação precária da água que parece turva e espumosa. Outro caso parecido foi denunciado também semana passada em relação ao Lajeado Grande, proximidades de São Vendelino. Já no Promorar a denúncia foi de despejo de lixo no riacho que além de poluição gera alagamentos. A Polícia Ambiental foi comunicada dos três registros. No caso de Guaraciaba a instituição acredita que poluição no Rio Índio foi causada por vazamento de soro de leite. Conforme o capitão EVERTON RONCAGLIO, as guarnições constataram, que a origem da poluição seria de uma propriedade, às margens do rio onde haveria um cano danificado, gerando descarte irregular, e possivelmente acidental, do soro de leite no riacho. Os impactos ambientais estão sendo avaliados.

A ABERT vai promover um encontro no dia 25 deste mês para marcar o Dia Nacional do Rádio. O evento “Rádio: mercado em sintonia” vai reunir profissionais do mercado publicitário, anunciantes, artistas e profissionais da comunicação em São Paulo. O objetivo do evento é debater a importância do Rádio como atividade econômica. Os painéis irão reunir dados, perspectivas e tendências do mercado publicitário e anunciante para o mais democrático dos meios de comunicação. Durante o encontro será lançada também uma campanha nacional destacando a relevância do Rádio no dia a dia do brasileiro. O diretor da Peperi, jornalista ADILSON BALDISSERA, foi convidado pela Associação Brasileira de emissoras de rádio e TV para prestar um depoimento sobre a importância do rádio no interior durante o encontro em São Paulo. Ele gravou um vídeo que será exibido para os participantes do evento. BALDISSERA ressaltou que o rádio está ao lado das pessoas e tem cada vez mais importância na vida dos moradores.

Mais seis municípios da região concluem diagnóstico sanitário. Na noite de ontem, durante reunião da Ameosc na abertura da feira FAIC em Iporã do Oeste, a ARIS em parceria com o Conder e a Ameosc realizaram a entrega de mais seis diagnósticos do esgotamento sanitário que foram concluídos nos municípios de Descanso, Tunápolis, Princesa, Anchieta, Guaraciaba e Belmonte. O presidente da Ameosc WILSON TREVISAN conversou agora pouco com a reportagem. Ele lembrou que em junho seis diagnósticos já haviam sido entregues, restando ainda Iporã do Oeste, Mondaí e Santa Helena, que devem ser concluídos até final do ano. Por meio do diagnóstico, TREVISAN destaca que é feito o levantamento da situação do esgotamento sanitário em cada município, com apontamento das condições do sistema de esgoto em residências e edificações. A partir disso é definido um plano de ações e apontadas às soluções para resolução dos problemas diagnosticados.

Evento de aniversário do município entregará 65 Troféus para Destaques em diversos Setores. No próximo dia 30 de setembro, data que antecede o aniversário de emancipação política administrativa de Guaraciaba, será realizado o Troféu Destaque 2018. O prefeito em exercício, VANDECIR DORIGON, destaca que a atividade será realizada no Salão Paroquial, às 20 horas. Ele percebe que existem dúvidas sobre os critérios para entrega do destaque. Ele esclarece que, conforme o Regulamento aprovado pelos dois conselhos dos setores empresarial e agrícola, o Sistema utilizado para consulta dos dados são o Sistema de Administração Tributária, Sistema de Livro Eletrônico e Receita Federal, baseado em cada categoria. Nas categorias: Industrial, Comercial e Prestadores de Serviços com ICMS, são classificados segundo o faturamento e a classificação final é a partir do maior valor agregado. Já os Prestadores de Serviços com ISS são classificados pelo maior valor recolhido. Na bovinocultura de leite, suinocultura, avicultura serão premiados os maiores produtores. Os ingressos para o evento já estão esgotados. Foram mais disponibilizadas 1.100 cadeiras.

Assinados 12 contratos com empresas que irão se instalar no parque industrial três. Na quarta-feira a equipe de governo de SJCedro recebeu os proprietários das 12 empresas que venceram a concorrência pública para se instalarem no loteamento industrial Doutor Agenor Brancher localizado em Linha São Domingos e mais uma que ficará com um lote no parque dois, devido a um processo de reversão. Conforme o secretário do desenvolvimento econômico, DOUGLAS PATEL, os contratos preveem doação com encargos e cláusulas de reversão de áreas de terra localizadas nestes locais. As empresas vencedoras vão investir em diversos setores, como: moveleiro, metalúrgico, artefatos de cimento, produtos químicos e medicinais, derivados de vidro, papel e plástico, produtos agropecuários, construção civil e vestuário.PATEL destaca que, a partir deste momento, as empresas tem um período de seis meses para inicio das obras e um ano para geração de empregos. A Administração vai disponibilizar maquinários para os ajustes necessários nos terrenos.

Empresas instaladas no parque industrial precisam seguir normas. O secretário de desenvolvimento econômico de SJCedro DOUGLAS PATEL explica que os lotes são direcionados a fábricas e não para lojas. Ele lembra que os terrenos ficam longe do perímetro urbano justamente para evitar transtornos com moradores próximos devido ao barulho e odores, por exemplo. PATEL estima que em setembro de 2020 essas 12 empresas estejam gerando no mínimo cem empregos diretos. Nos próximos dias, haverá mais uma concorrência pública para contemplar o restante outros 12 terrenos disponíveis no parque três. O secretário explica que empresas de qualquer local podem buscar os incentivos. Há regras rígidas e acompanhamento. No primeiro momento é analisada a proposta pelo conselho composto por pessoas da administração, construtoras e sociedade, que dará um parecer sobre o pedido. Com base no retorno, existe a concessão ou não do lote.

Expo Guarujá 2019 é lançada oficialmente para comunidade e patrocinadores. O ato aconteceu ontem à noite no CTG Aconchego Gaúcho para divulgação da programação da Expo Guarujá 2019 e Feira dos Saberes e Sabores. O evento está marcada para dias 18, 19 e 20 de outubro. Além da exposição do potencial agrícola, comercial e industrial, o destaque ficou com as atrações artísticas.Na sexta-feira, dia 18 a abertura ficará com a artista local JANAÍNA JHOY. Em seguida, na sexta-feira a atração principal será com a dupla DI PAULO & PAULINO. No sábado, dia 19 a abertura ocorre com a dupla regional EVERTON E MARCOS e na sequência show com o cantor MANUTTI. No domingo, dia 20 não haverá cobrança de ingressa para o show com BOB e ROBSON.

PM apreende vinho importado de forma irregular. A Polícia Militar de Dionísio Cerqueira apreendeu 73 garrafas de vinho oriundas da Argentina, sem os devidos desembaraços aduaneiros. Os ocupantes do veículo, quatro pessoas, afirmaram que haviam comprado a bebida em parceria e iriam dividir quando chegassem ao seu destino na cidade de Xanxerê. Dividindo as 73 garrafas pelas quatro pessoas, seriam 18,25 garrafas para cada um. No entanto, a cota permitida para importação é de 16 garrafas por pessoa, ou 12 litros da bebida. De qualquer forma, é preciso declarar na Receita Federal. Diante dos fatos, os envolvidos e as bebidas, foram conduzidos até a Receita Federal para procedimentos.

Polícia recupera bicicleta furtada há dois meses. Na tarde de ontem foi recuperada uma bicicleta objeto de furto ocorrido no dia 11 de julho. No dia do crime a vítima, um adolescente de 12 anos, foi até o ginásio de esportes situado no centro da cidade e deixou-a no bicicletário, contudo,ao retornar, notou que sua bicicleta havia sido subtraída, motivo pelo qual seus pais registraram um boletim de ocorrências. Diante das informações repassadas a equipe de investigação da Delegacia de Palma Sola passou a fazer buscas com o intuito de localizar o bem subtraído, sendo que na tarde de ontem o objeto foi localizado e apreendido, e o autor identificado. A bicicleta será restituída ao seu proprietário e o autor responderá pelo crime de furto, cuja pena de reclusão varia de um a quatro anos, e multa.

Homem é encontrado morto em hotel no centro de Itapiranga. Um homem de 71 anos foi encontrado morto em um quarto de hotel em Itapiranga na tarde desta quinta-feira. O homem, identificado como NILDO VILMAR HAASE, residia na cidade de Rio do Sul e era representante comercial. Ele teria se hospedado no hotel, no centro da cidade, na quarta-feira. Nesta quinta-feira, como ele não saiu do quarto, os funcionários entraram e o encontraram sem vida. Os Bombeiros foram acionados, mas ele já estava em óbito com o corpo rígido. A polícia civil foi ao local e constatou ter sido morte natural. O corpo foi liberado e levado a Rio do Sul ainda na noite de ontem.

Acidente com motosserra deixa homem ferido. Por volta das 16h45 desta quinta-feira, a Guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi chamada para atender a uma ocorrência de acidente de trabalho na Rua Guilherme Sutilli, no bairro Mello. Ao chegar ao local, se deparou com um homem de 58 anos com grande corte na mão direita, proveniente de acidente com motosserra. Após procedimentos de primeiros socorros, ele foi encaminhado ao hospital Santo Antônio. Devido a gravidade e risco de amputação, a vítima foi transferida para um centro de especialidades. Os bombeiros alertaram os trabalhadores para o cuidado com equipamentos como motosserras e serrotes. A corporação citou ainda o aumento de acidentes de trabalho com implementos agrícolas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.