ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 06/09/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

A ONU informou nesta quinta-feira que discute com a Coreia do Norte um pedido encaminhado no mês passado por Pyongyang para que a organização reduza sua presença no país. Numa entrevista coletiva, o porta-voz da entidade declarou que "as atuais operações das Nações Unidas deixam uma pequena marca no território norte-coreano". A Coreia fez a solicitação através de uma carta, na qual exigiu a redução da presença da ONU até o fim do ano.

O novo governo da Itália, formado pela coalizão entre o Movimento 5 Estrelas e o Partido Democrata , de centro-esquerda, tomou posse nesta quinta-feira. A aliança costurada durante quase um mês entre dois partidos que costumavam rivalizar no campo político derrubou as pretensões do líder direitista MATTEO SALVINI e reconduziu GIUSEPPE CONTE ao cargo de primeiro-ministro. A primeira e principal tarefa do novo governo será o orçamento para 2020, que tem de ser submetido ao Parlamento antes do fim de setembro e, depois, à União Europeia, em 15 de outubro.

Quatro dias após o furacão Dorian tocar o solo nas Bahamas, ainda há regiões sem água, comida e energia em vários pontos das ilhas Ábaco e Grand Bahama, as mais atingidas pela tempestade tropical. A Organização das Nações Unidas avalia que 76 mil pessoas foram afetadas. Até o momento, as autoridades falam em 20 mortos, mas o número pode aumentar. O secretário-geral adjunto para Assuntos Humanitários da ONU, MARK LOWCOCK, afirmou que a ONU desbloqueou um milhão de dólares para levar alimentos, água, barracas e medicamentos para as Bahamas.

O subprocurador-geral da República AUGUSTO ARAS foi indicado pelo presidente JAIR BOLSONARO para assumir o cargo de procurador-geral da República. A informação foi dada pelo próprio presidente nesta quinta-feir, em um evento no Ministério da Agricultura. Nesta semana, o presidente disse que queria um procurador-geral da República "alinhado" com ele, comparou o governo com um jogo de xadrez no qual, ele, Bolsonaro, era o "rei" e o procurador-geral, a "dama". O nome não faz parte da lista tríplice enviada ao presidente pela Associação Nacional dos Procuradores. Para assumir, ARAS terá de ser aprovado em votação no plenário do Senado.

O ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou na noite desta quinta-feira duas ações apresentadas por parlamentares que pediam a suspensão da sanção da medida provisória da liberdade econômica. Um dos argumentos da ação era que a votação no Senado foi inconstitucional porque o texto trazia matérias estranhas ao tema central da MP, como mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho. MENDESconsiderou que os questionamentos tratavam sobre questões internas do Congresso e que não cabe interferência do Judiciário neste momento. Ele frisou que, quando o texto for sancionado e se torne uma lei efetiva, nada impede que novos questionamentos sejam apresentados.

O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, disse nesta quinta-feira que está tentando convencer líderes partidários a antecipar a votação da reforma da previdência em primeiro turno no plenário já para a próxima semana. Segundo a última previsão divulgada pelos senadores, a proposta de emenda à Constituição seria votada pela primeira vez no plenário no dia 24 de setembro. De acordo com o presidente do Senado, para cumprir o prazo regimental e votar a PEC já na semana que vem, seria preciso fazer um acordo para considerar sábado e domingo como dias úteis. A oposição, no entanto, não está disposta a antecipar a votação da reforma da previdência.

A plataforma de Ensino a Distância da Escola do Legislativo Deputado LÍCIO MAURO DA SILVEIRA completa nesta quinta-feira dois anos de atuação. Para marcar a data, quatro novos cursos, todos gratuitos, desenvolvidos em parceria com a Academia Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina, serão lançados. As inscrições começam nesta quinta. Entre os novos cursos, está o de Feminicídio e Questões de Gênero. O objetivo é promover a reflexão e a análise da violência de gênero e os assassinatos de mulheres, que são motivados por violência doméstica ou discriminação de gênero. O curso também aborda os mecanismos legais para o enfrentamento desses crimes.

Estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul fizeram um ato de protesto em frente ao Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó, na tarde desta quinta-feira. Eles aguardavam MARCELO RECKTENVALD, reitor nomeado da universidade, e pedem que ele renuncie ao cargo. Ele estava em Brasília onde foi empossado no cargo de reitor. RECKTENVALD foi terceiro colocado da lista tríplice para reitor, com 21 por cento do total de votantes da comunidade acadêmica. Mesmo assim, ele foi nomeado pelo presidente. Com faixas e cartazes, estudantes pediram a renúncia de RECKTENVALD. Em carta aberta, eles afirmam que "a nomeação arbitrária surgiu a partir de um alinhamento com a política de desmonte do sistema de ensino público".

Desde que as novas regras para a posse de armas de fogo no Brasil entraram em vigência, no começo do governo JAIR BOLSONARO, o número de armas registradas em Santa Catarina aumentou e alcançou índices inéditos. Em 2019, até o dia 31 de julho, em média 42 armas foram autorizadas pela Polícia Federal no estado por dia, o equivalente a um novo registro a cada 35 minutos. Ao todo, nos primeiros sete meses de 2019 a Polícia Federal registrou oito mil 968 novas armas de fogo. O número, mesmo a cinco meses do fim do ano, é o maior até hoje e é superior à soma de todos os registros concedidos em 2017 e 2018 quando a PF autorizou cerca de três mil e 500 armas por ano.

Micro ônibus adaptado já está sendo utilizado pela APAE. Segundo LUCIANA ARTUSO- Diretora da escola especial de Campo Erê, desde segunda-feira o veículo está sendo usado. Afirma que ele chegou no município, ainda no mês de julho, mas devido aos trâmites burocráticos demorou para liberação. Ressalta que esse era um sonho antigo da APAE, que agora está sendo realizando. O veículo foi destinado ao município através de uma emenda parlamentar. Administração cuidará da parte de manutenção e combustível do coletivo e ainda cedeu um motorista. A escola está pagando um auxiliar de transporte.

Veículo tem elevação dos alunos até altura dos assentos. Quem explica é a diretora LUCIANA ARTUSO, afirma que antes os profissionais precisavam carregar os cadeirantes até os bancos. Agora com a adaptação há uma cadeira na parte de elevação, onde ela desce até a altura da cadeira de rodas, o usuário é colocado nela e sobe até a altura do assento, nesse momento um profissional retira e o coloca no lugar devido. LUCIANA conta que os alunos estão animados com o novo veículo e muito mais confortáveis e independentes.

Candidatos ao conselho tutelar são apresentados para comunidade. NELSON TRESOLDI- Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente do município comenta que aconteceu ontem às 18 horas e 30 minutos no Centro de Eventos, de Campo Erê, apresentação de 12 candidatos. Eles concorrem a vagas de conselheiros tutelares, a eleição ocorrerá no dia 06 de outubro. Salienta que toda a população está convidada a participar. informa que o município vai contar com seis sessões eleitorais, distribuídas entre a cidade e interior.

Desde agosto os candidatos a conselheiros tutelares estão autorizados a realizar suas campanhas. TRESOLDI afirma que, apesar disso, devem respeitar algumas orientações do que é proibido durante o período, como, por exemplo, compra de votos e utilizar os meios de comunicação para propaganda eleitoral.

Eleição do Conselho tutelar de Anchieta não terá o número suficiente de candidatos. A presidente da comissão eleitoral, IONE PRESSOTTO lembra que o ideal seria ao menos dez pessoas concorrendo às vagas, sendo cinco eleitos para o cargo e mais cinco suplentes devido ao número grande de desistências e rotatividade no cargo. Ela revela que houve análise dos requisitos, impostos pela promotoria, e prova eliminatória. A prova foi aplicada pela Ameosc e tinha como foco conhecimentos gerais e assuntos relacionados às leis do estatuto da criança e do adolescente que será seguido por quem ocupar as vagas.

Apenas quatro candidatos tiveram a inscrição deferida e estão aptos para campanha e eleição de outubro que ocorre de forma unificada no país. A presidente lamenta, pois passado o pleito, o conselho do direito das crianças e adolescentes terá que organizar uma segunda eleição suplementar para compor todo o quadro para começar 2020 com a renovação dos conselheiros. IONE percebe que o órgão perdeu a credibilidade devido a ideia distorcida de que a sociedade tem do papel dos conselheiros. Ela ressalta que o conselho tutelar não tem objetivo de punir menores e sim fazer com que os direitos e deveres sejam preservados, ecumpridos.

Ato cívico ocorre no município. O secretário de educação de São Lourenço do Oeste ALEX TARDETTI, relata que neste ano haverá o desfile, nas edições anteriores, era apenas um ato cívico. Diversas reuniões foram feitas com as entidades e ficou definido assim. Ação está sendo organizada pela Secretaria de Educação e pelo Instituto Cultural, ela acontece sábado, com início às oito horas e 30 minutos com saída de frente da prefeitura.

Desde dia primeiro município tem programação de sete de setembro. Quem comenta é o secretário de educação de São Lourenço do Oeste. Segundo ele, o hasteamento e arriamento da bandeira, está sendo feito. O secretário convida toda comunidade lourenciana para prestigiar o desfile, conhecer e resgatar a história da independência. Frisa que já são mais de 40 entidades confirmadas para o ato.

Cada entidade escolhe o tema para desfile de sete de setembro. Quem informa é o secretário de educação de São Lourenço do Oeste ALEX TARDETTI. De acordo com ele, o tema fica a critério de cada um, desde que dentro do Dia da Independência. O encontro é às oito e meia na frente da prefeitura com pronunciamento das autoridades e depois abre o desfile o Corpo de Bombeiros seguido do pelotão da Polícia Militar e Civil, e demais entidades.

Ações de sete de setembro já iniciaram no município. Segundo CLAUDETE MANFREDINI, do Departamento municipal de educação de Marmeleiro, desde o dia primeiro o município já desenvolve a programação da pátria. Estão sendo feitas o hasteamento das Bandeiras, com participação da Guarda e da Banda Municipal.

Desfile Cívico marca encerramento da programação da pátria. CLAUDETE, destaca que sábado, o desfile está marcado para as 8 horas e 30 minutos, na Avenida Macali. Todo desfile será acompanhado pela Banda Municipal. Ação contará com a presença de todos os alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino do município. Frisa que haverá transporte também para os alunos do interior.

Banda Municipal é composta por 40 integrantes. A informação é de CLAUDETE MANFREDINI, do Departamento municipal de educação de Marmeleiro. Conforme ela, nos últimos 30 dias eles se reúnem duas a três vezes por semana para os ensaios. Várias são as entidades que já confirmaram presença nesse desfile. Toda comunidade está convidada a prestigiar essa ação cívica que resgata o patriotismo da população em geral.

Produtores registram perdas de 25 por cento na produção do leite devido à estiagem. Nesta semana tomou posse a nova coordenadoria da Defesa Civil de Anchieta. Na oportunidade as lideranças avaliaram a situação, tanto na cidade, quando no interior, devido à falta de chuvas. O vice-presidente, JACIR STRAPAZZON revela que serão dois anos de mandato e no encontro também foi aprovado o plano de contingência. Com relação às consequências da estiagem, segundo JACIR, o nível do rio onde é captada a água que abastece a cidade está bem abaixo do normal. Na agricultura foi constatada perda de 25 e 30 por cento na produção de leite.

Até o momento o caminhão pipa da prefeitura levou água para 34 famílias. A estação agro meteorológica de Anchieta contabilizou cerca de 25 milímetros no sábado. O agrônomo lembra que além dos impactos gerados com a falta de chuva, existe expectativa futura para o plantio. STRAPAZZON também observa que a estiagem é comum na região todos os anos e por isso a intenção da defesa civil é reunir a sociedade para traçar metas de prevenção e ação em caso de intempéries, fenômenos ou desastres ambientais. Neste período o maior problema é centralizado na linha Cordilheira.

Município investe em criação de suínos. Segundo o secretário de agricultura e infraestrutura rural de Campo Erê ANTÔNIO TEIXEIRA DA ROSA, os tramites para esse setor já tem há alguns meses. Agora a sua pasta já trabalha na terraplanagem para construção dos chiqueirões. Ao todo são quatro propriedades que estão começando os investimentos. TEIXEIRA conta que a Secretaria de Agricultora do município está preocupada com a permanência do homem no campo, por isso junto com os agricultores e técnicos busca alternativas de renda diferenciadas.

Devido as novas normativas do leite em vigor desde maio, muitos estão deixando a produção, e tentando outras formas de baixo investimento com bom retorno. TEIXEIRA acrescenta que a cada ano, diminuiu ainda mais o número de habitantes no interior, e entende que as autoridades e lideranças precisam ajudar a encontrar meios eficazes para que os jovens principalmente, tenham condições para permanecer. O secretário frisa que se ainda tiver algum agricultor interessado, pode entrar em contato com a pasta e solicitar a visita dos técnicos.

Acidente com motosserra deixa homem ferido. Por volta das 16 Horas e 45 minutos de ontem, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi chamada para atender a uma ocorrência de acidente de trabalho na Rua Guilherme Sutilli, no bairro Mello. Ao chegar ao local, se deparou com um homem de 58 anos, sentado, consciente e orientado, com ferimento lacerante na região da mão direita, proveniente de acidente com motosserra. Após procedimentos de APH, ele foi encaminhado ao hospital Santo Antônio.

Homem é preso após violentar e agredir mulher. A Polícia Militar recebeu denúncia por volta das 21 horas e 30 minutos de ontem, informando que uma mulher estava sendo agredida pelo marido em casa, no bairro Industrial, em Francisco Beltrão. Quando os policiais chegaram no local escutaram os gritos de socorro da mulher e ao entrar na casa já perceberam que ela apresentava lesão no braço. Ela informou que o marido lhe agrediu com uma barra de ferro. Após ele ser preso, a mulher informou que o marido havia a violentado várias vezes, mas nunca chamou a polícia por medo dele. O agressor foi encaminhado para delegacia.

Veículo de São Lourenço do Oeste se envolve em acidente com morte na SC 480. A Polícia Militar Rodoviária atendeu a um acidente por volta das 17 horas e 20 minutos de ontem em Xanxerê. O acidenteresultou em uma morte. Foi uma colisão traseira seguido de uma colisão frontal envolvendo os veículos: Renault Master, emplacado em São Lourenço do Oeste conduzido por um homem de 61 anos, um Honda HR-V, placas de Chapecó, dirigido por um homem de 28 anos, e uma motocicleta Honda CG 150, placa de Entre Rios, pilotada por um jovem de 19 anos. O piloto da moto morreu no local do acidente.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.