-MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO AO TARIFAÇO SERÃO FINALIZADAS AINDA HOJE
-ADI SOBRE CÓDIGO AMBIENTAL DE SC PODE COMPROMETER 244 MIL EMPREGOS
-APAE PROMOVE CAMINHADA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AGOSTO LARANJA
-ACURA EMITE NOTA COM CRÍTICA A FALTA DE PAGAMENTO À MÚSICOS EM EVENTO
-CÂMARA APROVA AMPLIAÇÃO DO VALE ALIMENTAÇÃO DO SERVIDORES PARA 630 REAIS
-HOMEM É PRESO DEPOIS DE AGREDIR MULHER E CORTAR TORNOZELEIRA ELETRÔNICA
-TRABALHADOR SOFRE FERIMENTOS AO CAIR DE TELHADO NA REGIÃO
A previsão para as próximas horas é de tempo nublado. A mínima nas últimas horas foi de 12 graus. A máxima deve chegar a 19 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a quinta-feira cotado em cinco reais e 48 centavos. O euro está valendo seis reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0040 centavos.
Um incêndio florestal de rápida propagação em uma região mediterrânea da França, perto da fronteira com a Espanha, deixou uma pessoa morta, várias feridas. O fogo segue se alastrando na quarta-feira, após devastar uma área do tamanho de Paris durante a noite. Cerca de mil e 500 bombeiros trabalharam durante a noite para conter as chamas, que começaram na tarde de terça-feira na vila de Ribaute, na região de Aude. O incêndio continuava "muito ativo" na quarta-feira, e as condições climáticas eram desfavoráveis, disse a administração local em um comunicado. Uma pessoa morreu em casa, nove outras ficaram feridas e pelo menos uma estava desaparecida, segundo o comunicado.
A Colômbia acusou o Peru de ter se apropriado de uma ilha localizada na região da tríplice fronteira com o Brasil, nesta terça-feira. Autoridades dos dois países trocaram farpas por meio de notas oficiais sobre quem deveria ter o controle da ilha de Santa Rosa, no Rio Amazonas. Segundo o jornal El País, a crise começou ainda no ano passado, quando uma autoridade colombiana reclamou da ocupação da ilha pelo Peru durante uma reunião bilateral. Na época, a questão foi resolvida por meio da diplomacia. A disputa ocorre em meio a um histórico recente de tensão. As relações entre os dois países estão estremecidas desde 2022, quando o então presidente do Peru, Pedro Castillo, foi destituído.
O governo dos Estados Unidos divulgou nesta terça-feira os nomes dos países cujos cidadãos terão de pagar um valor caução de 15 mil dólares, cerca de 82 mil dólares por vistos de trabalho e turismo. Por enquanto, apenas Zâmbia e Malaui entraram na exigência, segundo a lista divulgada nesta terça pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. Mas o governo de DONALD TRUMP avisou que deve ampliar o número de países submetidos ao valor caução. O Brasil ficou de fora da lista inicial, e não há informações sobre se o país pode passar a fazer parte do programa. A medida, anunciada na segunda-feira, é um projeto-piloto que, segundo Washington, visa impedir que pessoas que entrem nos Estados UnidosA com vistos de turista ou de negócios permaneçam no país para residir de forma ilegal.
O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, afirmou nesta quarta-feira que a pasta deve encaminhar para aprovação do Planalto, nas próximas horas, as medidas de proteção a setores afetados pelo tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP. O dia do anúncio, entretanto, caberá ao Palácio do Planalto definir. Segundo ele, serão definidas ações para cada empresa. HADDAD antecipou que as ações do governo visam proteger, principalmente, as pequenas empresas e que, entre elas, haverá linhas de crédito com juros subsidiados. As tarifas de importação de 50 por cento impostas pelo governo norte-americano sobre o Brasil entram em vigor hoje e, com isso, parte dos produtos brasileiros vai pagar a mais alta taxa do mundo para entrar nos Estados Unidos.
Deputados e senadores do PL, partido do ex-presidente JAIR BOLSONARO, e de outras legendas da oposição ocuparam as cadeiras das mesas diretoras da Câmara e do Senado para impedir a abertura de sessões. O ato de parlamentares foi uma resposta à decretação de prisão domiciliar do ex-presidente decretada na segunda-feira pelo Supremo Tribunal Federa. O argumento é de que eles pretendem obstruir as sessões até que sejam pautados projetos de interesse da ala da direita, como anistia aos acusados de tentativa de golpe e dos ataques de 8 de janeiro, fim do foro privilegiado e o impeachment do ministro ALEXANDRE DE MORAES. Os deputados chegaram a colocar esparadrapos na boca ao ocupar a mesa diretora e pernoitaram nos plenários da Câmara e do Senado.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, autorizou nesta quarta-feira que o ex-presidente Jair Bolsonaro, detido em prisão domiciliar, receba a visita de filhos, cunhadas, netas e netos sem a necessidade de autorização prévia. Na segunda-feira, o ministro MORAES, relator do caso, determinou a prisão domiciliar de Bolsonaro por desrespeitar as medidas restritivas em vigor desde 18 de julho, ao veicular conteúdo na rede social dos filhos. Na decisão que decretou a prisão, o ministro havia afirmado que todas as visitas a BOLSONARO, exceto de advogados, dependeriam de autorização prévia do Supremo. Mas, nesta quarta, ele facilitou o contato do ex-presidente com familiares.
Santa Catarina corre o risco de perder 244 mil empregos e ter seu PIB reduzido em 17 bilhões de reais caso dispositivo do Código Ambiental do estado seja considerado inconstitucional, como pede a Procuradoria Geral da República em ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal. O alerta foi feito pela Federação das Indústrias do estado. A entidade protocolou um pedido para ingressar na ação como terceiro com o objetivo de garantir a validade da legislação estadual. O estudo da FIESC mostra que os principais impactos econômicos da medida recairiam sobre a agropecuária, que concentraria 79 por cento da queda no PIB e 87 por cento da perda de empregos estimada. Ao questionar a constitucionalidade do Código Ambiental Catarinense, no ponto que trata da definição dos "campos de altitude", e privilegiar a interpretação do IBAMA - estariam vedadas atividades agrossilvipastoris em áreas entre 400 e mil e 500 metros de altitude em Santa Catarina.
O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta terça-feira, em sessão ordinária do Programa Alesc Itinerante, realizada em Mafra, o projeto de lei que cria o programa estadual de prevenção a enchentes e alagamentos, denominado Parque Linear Barriga Verde. A proposta passará pela votação da Redação Final antes de ser encaminhada para análise do governador. De autoria do deputado LUNELLI do MDB, o programa tem como objetivo dotar as cidades catarinenses de estruturas para reter as águas decorrentes do excesso de chuvas e da inundação dos rios, em casos de eventos climáticos extremos, criando parques alagáveis. Os deputados aprovaram ainda o projeto que inclui a presença de um representante da Secretaria de Estado da Segurança Pública no Comitê Integrado para Cidadania e Paz nas Escolas.
Santa Catarina foi o segundo estado brasileiro com maior taxa de descumprimento de medidas protetivas de urgência em 2024, de acordo com o Anuário da Violência divulgado em julho de 2025. Com uma taxa de 93,6 descumprimentos a cada grupo de 100 mil mulheres, o estado ficou atrás apenas do Rio Grande do Sul, que registrou 106 casos a cada 100 mil vítimas. Em números gerais, Santa Catarina teve mais de sete mil e 500 casos em 2024, representando alta de nove por cento em relação ao número de descumprimentos em 2023. Naquele ano, foram pouco mais de seis mil e 800 casos de pessoas descumprindo as medidas protetivas de urgência no estado. De janeiro a junho deste ano, foram 15 mil 908 medidas protetivas requeridas.
O Sistema Nacional de Emprego de Santa Catarina está com nove mil 338 vagas de trabalho abertas em todo o estado, sendo mil e 80 só no Oeste. Do total, 426 oportunidades são exclusivas para pessoas com deficiência. No Oeste, a exemplo da semana passada, a agencia de São Miguel do Oeste é a que tem o maior numero de oportunidades de emprego. Ao todo, são 379 vagas. Em segundo lugar, aparecer a agencia de Concórdia com 336 vagas. Há opções para diferentes níveis de escolaridade, em setores como indústria, comércio, serviços, logística e construção civil. Em São Miguel do Oeste, o Sine fica no prédio da prefeitura.
A Secretaria da Saúde de Descanso confirmou, nesta semana, que diversas filas de espera por consultas e exames foram zeradas. De acordo com a Secretária, FERNANDA CIQUEIRA, a fila de ginecologia, que se estendia por longos anos, foi totalmente eliminada. Além disso, a fila de pediatria também foi sanada, restando apenas alguns retornos e a chegada de dois bebês recém-nascidos para as primeiras consultas. Durante este mês, o pediatra realizará três atendimentos na Unidade Básica de Saúde Central e outros três na UBS do Bairro Jaroseski, o que contribui para a redução das filas nesta especialidade.
No que diz respeito aos exames de especialidades, FERNANDA disse que os pacientes estão conseguindo realizar os procedimentos em outros municípios em até 15 dias, embora a demora ainda seja influenciada pela disponibilidade de agenda dos hospitais que realizam esses exames.
A Secretaria de Educação e Cultura de Descanso lançou o edital para a seleção interna de formadores municipais que atuarão no Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil. A iniciativa integra o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada e visa qualificar profissionais da rede pública de ensino para conduzir ações formativas voltadas à alfabetização na Educação Infantil. Poderão se inscrever todos os profissionais efetivos da rede municipal com graduação em Pedagogia, avaliação de desempenho positiva, com no mínimo um ano de experiência na Educação Infantil e atuação anterior em projetos de formação docente. O prazo de inscrições termina na sexta-feira.
A secretaria de Educação de Guaraciaba confirmou a programação da Semana da Pátria deste ano. O tradicional desfile será realizado no sábado, seis de setembro, a partir das duas horas da tarde, nas proximidades da Praça Municipal Giuseppe Palú. Segundo a secretária de Educação, GIANA VOLKWEIS, cerca de 40 entidades confirmaram participação. Entre as atrações, estão a Banda de Fanfarra de Anchieta, um pelotão do Exército, escolas municipais e estaduais, centros infantis e grupos culturais e esportivos do município. A programação cívica começa no dia primeiro e segue até 5 de setembro, também na Praça Municipal, com atividades organizadas pelas instituições de ensino. Após o desfile, o público poderá aproveitar pipoca, algodão-doce, brincadeiras para as crianças e apresentações na Rua Coberta.
A prefeitura de Guaraciaba está com inscrições abertas para o Processo Seletivo que oferece 20 vagas em diferentes áreas. Entre os cargos disponíveis estão assistente social, dentista, educador físico, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, médico e motorista com CNH categoria D. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site ameosc.org.br, no banner de Concursos Públicos, até hoje. A taxa deve ser paga até amanhã. A prova objetiva será aplicada em 31 de agosto, das nove as 11 e meia da manhã. O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
A Apae de São Miguel do Oeste está desenvolvendo ações de conscientização na campanha do Agosto Laranja deste ano. De acordo com a diretora da Apae, CRISTIANE MAGRINI, este é o mês dedicado a prevenção e promoção da saúde com o foco nas deficiências intelectual e multipla. Ontem, a entidade promoveu uma caminhada pelas ruas da cidade com entrega de material informativo sobre a prevenção e o diagnóstico precoce. A atividade foi encerrada com uma concentração na praça Walnir Botaro Daniel. A iniciativa teve o objetivo de levar informações para conscientizar a população a respeito da prevenção das deficiências. Para o dia 20 de agosto, está previsto um encontro regional em Descanso que reunirá APAEs do Vale do Rio Uruguai.
Nesta terça-feira, São Miguel do Oeste recebeu o evento de lançamento da Efapi do Brasil 2024, no Latitude Eventos. A feira acontece de 10 a 19 de outubro, em Chapecó, e já é considerada uma das maiores do Sul do país. Durante o evento de ontem, o prefeito de Chapecó, JOÃO RODRIGUES, anunciou novidades, como o maior festival de música sertaneja do Brasil, com dez dias de festa e atrações gratuitas para toda a família. Durante o lançamento, a dupla DIEGO E DANIMAR deu uma prévia do que o público poderá ver nos palcos da Efapi. Prefeitos de São Miguel do Oeste, Guaraciaba, Paraíso e São José do Cedro também marcaram presença no evento de ontem.
A Prefeitura de São Miguel do Oeste vai investir mais de dois milhões de reais em obras de pavimentação asfáltica em 14 ruas do perímetro urbano do município. Os trabalhos serão executados por meio do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, dentro do Programa Mais Asfalto, que atende às demandas da Secretaria de Urbanismo. As obras contemplam diferentes bairros, como São Sebastião, São Jorge, Centro, Salette, Jardim Peperi e Agostini. Serão mais de 25 mil metros quadrados de pavimentação, beneficiando diretamente a mobilidade urbana e a infraestrutura viária da cidade.
Entre as vias que receberão nova pavimentação estão trechos da Rua Orlando João Neiss, Rua Anita Garibaldi, Rua Aparício Nunes, além de ruas estratégicas como a Rua La Salle e Gastão Benetti. A informação é do secretário de Urbanismo, NILO BEDIN. Ele explicou que a iniciativa visa melhorar o tráfego, garantir mais segurança a motoristas e pedestres e valorizar as áreas residenciais e comerciais da cidade. Os investimentos foram formalizados por meio de protocolos junto ao CONDER, entre os meses de maio e julho de 2025, o que garantiu maior agilidade no processo de contratação e execução das obras. BEDIN disse que os trabalhos já foram iniciados e serão realizadas de acordo com o cronograma e as condições do tempo.
A Secretaria Municipal de Cultura vai promover, nesta quinta-feira, a primeira Conferência Municipal de Cultura. O evento será realizado a partir da uma hora da tarde, na Câmara de Vereadores. O encontro tem como objetivo principal discutir, avaliar e propor políticas públicas para o setor cultural do município, fortalecendo a participação social e o diálogo entre gestores, artistas, produtores e a população. A conferência integra o processo de construção do Plano Municipal de Cultura e também servirá como etapa preparatória para a Conferência Estadual e Nacional de Cultura 2026. O evento é aberto a comunidade, em especial, aos produtores de cultura do município.
Durante a primeira Conferência Municipal de Cultura nesta quarta-feira serão debatidos temas como financiamento, diversidade cultural, democratização do acesso, formação e valorização dos agentes culturais. A informação é do secretário de Cultura, ANDERSON PELEGRINI. Ele reforçou a importância da presença de todos os interessados na área. O secretário disse que essa é uma oportunidade para que a população contribua com ideias e ajude a traçar o futuro da cultura em São Miguel do Oeste. Ele destacou ainda que a participação popular é fundamental para consolidar políticas públicas inclusivas e eficientes. O tema da conferencia deste ano é “Cultura e Democracia”.
A Associação da Cultura Rock e Amigos de São Miguel do Oeste divulgou uma carta aberta à sociedade em que expressa indignação com a postura de uma entidade empresarial que, ao organizar um evento de grande porte, não ofereceu nenhuma forma de pagamento aos músicos convidados para se apresentarem. Segundo a ACURA, a prática de não remunerar artistas ainda é comum e revela um desrespeito à classe artística, que vive da arte e investe tempo, dinheiro e preparo profissional para se apresentar ao público. A entidade questiona que nenhuma empresa convida fornecedores a entregar seus serviços de graça e por que isso ainda é esperado dos artistas.
A carta da ACURA reforça que músicos, assim como qualquer outro profissional, devem ser reconhecidos financeiramente por seu trabalho, especialmente quando participam de eventos com estrutura, visibilidade e patrocínio. A entidade cita que tomou conhecimento de um grande evento promovido por uma respeitada entidade empresarial que, ao recrutar artistas para se apresentarem, não ofereceu qualquer tipo de remuneração ou cachê. A nota cita que a ACURA compreende a importância de iniciativas culturais e o valor da colaboração, mas que é essencial lembrar que música é trabalho e o meio de sustento para milhares de pessoas. A entidade destaca ainda que representa artistas de diferentes segmentos e, neste momento, se posiciona ao lado dos músicos reforçando que arte não é favor, é trabalho.
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou em primeiro turno, por unanimidade, o Projeto de Lei que amplia as ações do Programa Melhor Amigo, iniciativa voltada ao controle populacional e ao bem-estar de cães e gatos no município. A proposta, de autoria do Executivo, inclui no programa o fornecimento de alimentação para os animais e a oferta de materiais destinados à manutenção e construção de espaços adequados. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável passa a integrar oficialmente o programa, fortalecendo a atuação municipal. Segundo o prefeito EDENILSON ZANARDI, o objetivo é “suprir lacunas identificadas e garantir uma abordagem mais robusta e abrangente da questão animal”. O texto ainda precisa passar por uma segunda votação antes de seguir para sanção.
A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste aprovou em primeiro turno, nesta terça-feira, o Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, que altera o valor do auxílio-alimentação no âmbito do Poder Executivo Municipal. A nova redação altera o artigo primeiro, passando a incluir como beneficiários do auxílio os conselheiros tutelares e agentes políticos, além dos servidores públicos da Administração Direta, que já eram beneficiados. A nova redação mantém fora do pagamento os inativos e pensionistas. O valor do auxílio-alimentação passa a ser de 630 reais por mês, descontados os dias de faltas injustificadas. Até então, o valor pago era de 550 reais. Na nova redação do projeto, enviado em julho e votado ontem, o pagamento do novo valor é retroativo a maio de 2025.
Os vereadores aprovaram o projeto de lei de reajuste do auxilio alimentação e rejeitaram uma emenda a proposta apresentada pelos vereadores do PT, ADILSON PANDOLFO e ANA FLAVIA MOREIRA. A emenda inclui um parágrafo ao artigo primeiro, prevendo que “ficam excluídos do direito ao auxílio alimentação o Prefeito e o Vice”. A emenda foi rejeitada por maioria com os votos favoráveis apenas dos autores e da vereadora SISSE VELOZO do PSD. Com a rejeição da emenda, o projeto foi colocado em votação, e aprovado por unanimidade. O texto ainda passa por segunda votação antes de ser enviado para sanção do prefeito, o que deve ocorrer na sessão marcada para esta quinta-feira.
Na noite desta terça-feira, um homem foi preso em Maravilha após agredir a ex-namorada e ameaçá-la de prisão, caso não reatasse o relacionamento na Linha Santo Expedito, em Descanso. Segundo a vítima, a agressão ocorreu no momento em que ela comunicou ao ex-companheiro que não queria mais continuar o namoro. O homem a atacou com socos e chutes e a deixou na frente de uma residência. Ele também cortou a própria tornozeleira eletrônica e afirmou que a mulher seria presa se não aceitasse reatar. A Polícia Militar foi acionada e pediu apoio do SAMU para atender a vítima. Logo depois, a guarnição de Maravilha localizou o suspeito e deu voz de prisão. Ele foi levado para a Delegacia de Polícia de Maravilha.
O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado por volta das três horas da tarde de ontem para atender a uma vítima de queda de aproximadamente cinco metros de altura na comunidade de Beato Roque, interior de São João do Oeste. O acidente envolveu um trabalhador de 35 anos que realizava a montagem da estrutura de um telhado. Ele relatava dor no ombro, com suspeita de fratura. O homem também estava com dor intensa no peito. A vítima foi imobilizada e encaminhada ao Hospital de Itapiranga. Ainda ontem à tarde, ele foi transferido para o Hospital Regional do Extremo-oeste.