-MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO AO TARIFAÇO SERÃO FINALIZADAS AINDA HOJE
-ADI SOBRE CÓDIGO AMBIENTAL DE SC PODE COMPROMETER 244 MIL EMPREGOS
-EPAGRI E COOPAFASJO DESENVOLVEM DIA DE CAMPO
-HOSPITAL SAGRADA FAMÍLIA É CONTEMPLADO COM RECURSO FEDERAL
-TUNÁPOLIS AMPLIA INVESTIMENTOS PARA REDUZIR FILAS DE ESPERA
-SJO REAJUSTA SALÁRIO DO CONSELHO TUTELAR EM BUSCA DE NOVOS INTERANTES
-HOMEM É PRESO POR AGREDIR E AMEAÇAR EX-COMPANHEIRA
-SAMU TRANSFERE TRABALHADOR VÍTIMA DE QUEDA DE TELHADO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de tempo instável com chuva. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. A máxima pode chegar a 22 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a quarta-feira cotado em cinco reais e 48 centavos. O euro está valendo seis reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0040 centavos.
Um incêndio florestal de rápida propagação em uma região mediterrânea da França, perto da fronteira com a Espanha, deixou uma pessoa morta, várias feridas. O fogo segue se alastrando na quarta-feira, após devastar uma área do tamanho de Paris durante a noite. Cerca de mil e 500 bombeiros trabalharam durante a noite para conter as chamas, que começaram na tarde de terça-feira na vila de Ribaute, na região de Aude. O incêndio continuava "muito ativo" na quarta-feira, e as condições climáticas eram desfavoráveis, disse a administração local em um comunicado. Uma pessoa morreu em casa, nove outras ficaram feridas e pelo menos uma estava desaparecida, segundo o comunicado.
A Colômbia acusou o Peru de ter se apropriado de uma ilha localizada na região da tríplice fronteira com o Brasil, nesta terça-feira. Autoridades dos dois países trocaram farpas por meio de notas oficiais sobre quem deveria ter o controle da ilha de Santa Rosa, no Rio Amazonas. Segundo o jornal El País, a crise começou ainda no ano passado, quando uma autoridade colombiana reclamou da ocupação da ilha pelo Peru durante uma reunião bilateral. Na época, a questão foi resolvida por meio da diplomacia. A disputa ocorre em meio a um histórico recente de tensão. As relações entre os dois países estão estremecidas desde 2022, quando o então presidente do Peru, Pedro Castillo, foi destituído.
O governo dos Estados Unidos divulgou nesta terça-feira os nomes dos países cujos cidadãos terão de pagar um valor caução de 15 mil dólares, cerca de 82 mil dólares por vistos de trabalho e turismo. Por enquanto, apenas Zâmbia e Malaui entraram na exigência, segundo a lista divulgada nesta terça pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. Mas o governo de DONALD TRUMP avisou que deve ampliar o número de países submetidos ao valor caução. O Brasil ficou de fora da lista inicial, e não há informações sobre se o país pode passar a fazer parte do programa. A medida, anunciada na segunda-feira, é um projeto-piloto que, segundo Washington, visa impedir que pessoas que entrem nos Estados UnidosA com vistos de turista ou de negócios permaneçam no país para residir de forma ilegal.
O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, afirmou nesta quarta-feira que a pasta deve encaminhar para aprovação do Planalto, nas próximas horas, as medidas de proteção a setores afetados pelo tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP. O dia do anúncio, entretanto, caberá ao Palácio do Planalto definir. Segundo ele, serão definidas ações para cada empresa. HADDAD antecipou que as ações do governo visam proteger, principalmente, as pequenas empresas e que, entre elas, haverá linhas de crédito com juros subsidiados. As tarifas de importação de 50 por cento impostas pelo governo norte-americano sobre o Brasil entram em vigor hoje e, com isso, parte dos produtos brasileiros vai pagar a mais alta taxa do mundo para entrar nos Estados Unidos.
Deputados e senadores do PL, partido do ex-presidente JAIR BOLSONARO, e de outras legendas da oposição ocuparam as cadeiras das mesas diretoras da Câmara e do Senado para impedir a abertura de sessões. O ato de parlamentares foi uma resposta à decretação de prisão domiciliar do ex-presidente decretada na segunda-feira pelo Supremo Tribunal Federa. O argumento é de que eles pretendem obstruir as sessões até que sejam pautados projetos de interesse da ala da direita, como anistia aos acusados de tentativa de golpe e dos ataques de 8 de janeiro, fim do foro privilegiado e o impeachment do ministro ALEXANDRE DE MORAES. Os deputados chegaram a colocar esparadrapos na boca ao ocupar a mesa diretora e pernoitaram nos plenários da Câmara e do Senado.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, autorizou nesta quarta-feira que o ex-presidente Jair Bolsonaro, detido em prisão domiciliar, receba a visita de filhos, cunhadas, netas e netos sem a necessidade de autorização prévia. Na segunda-feira, o ministro MORAES, relator do caso, determinou a prisão domiciliar de Bolsonaro por desrespeitar as medidas restritivas em vigor desde 18 de julho, ao veicular conteúdo na rede social dos filhos. Na decisão que decretou a prisão, o ministro havia afirmado que todas as visitas a BOLSONARO, exceto de advogados, dependeriam de autorização prévia do Supremo. Mas, nesta quarta, ele facilitou o contato do ex-presidente com familiares.
Santa Catarina corre o risco de perder 244 mil empregos e ter seu PIB reduzido em 17 bilhões de reais caso dispositivo do Código Ambiental do estado seja considerado inconstitucional, como pede a Procuradoria Geral da República em ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal. O alerta foi feito pela Federação das Indústrias do estado. A entidade protocolou um pedido para ingressar na ação como terceiro com o objetivo de garantir a validade da legislação estadual. O estudo da FIESC mostra que os principais impactos econômicos da medida recairiam sobre a agropecuária, que concentraria 79 por cento da queda no PIB e 87 por cento da perda de empregos estimada. Ao questionar a constitucionalidade do Código Ambiental Catarinense, no ponto que trata da definição dos "campos de altitude", e privilegiar a interpretação do IBAMA - estariam vedadas atividades agrossilvipastoris em áreas entre 400 e mil e 500 metros de altitude em Santa Catarina.
O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta terça-feira, em sessão ordinária do Programa Alesc Itinerante, realizada em Mafra, o projeto de lei que cria o programa estadual de prevenção a enchentes e alagamentos, denominado Parque Linear Barriga Verde. A proposta passará pela votação da Redação Final antes de ser encaminhada para análise do governador. De autoria do deputado LUNELLI do MDB, o programa tem como objetivo dotar as cidades catarinenses de estruturas para reter as águas decorrentes do excesso de chuvas e da inundação dos rios, em casos de eventos climáticos extremos, criando parques alagáveis. Os deputados aprovaram ainda o projeto que inclui a presença de um representante da Secretaria de Estado da Segurança Pública no Comitê Integrado para Cidadania e Paz nas Escolas.
Santa Catarina foi o segundo estado brasileiro com maior taxa de descumprimento de medidas protetivas de urgência em 2024, de acordo com o Anuário da Violência divulgado em julho de 2025. Com uma taxa de 93,6 descumprimentos a cada grupo de 100 mil mulheres, o estado ficou atrás apenas do Rio Grande do Sul, que registrou 106 casos a cada 100 mil vítimas. Em números gerais, Santa Catarina teve mais de sete mil e 500 casos em 2024, representando alta de nove por cento em relação ao número de descumprimentos em 2023. Naquele ano, foram pouco mais de seis mil e 800 casos de pessoas descumprindo as medidas protetivas de urgência no estado. De janeiro a junho deste ano, foram 15 mil 908 medidas protetivas requeridas.
O Hospital Sagrada Família Instituto Sante foi contemplado com uma emenda do Deputado Federal, PEDRO UCZAI, no valor de 200 mil reais. A entrega foi realizada na manhã desta quarta-feira, na sede do Hospital. Uma comitiva do Partido dos Trabalhadores esteve na cidade e além do Hospital, visitou a sede dos Bombeiros e a Prefeitura. Conforme o assessor do Deputado, SADI BARON, no total foram mais de 800 mil reais entregues para a área da saúde em Itapiranga. Além do recurso para o Instituto Sante, uma nova ambulância para o SAMU, com valor de 480 mil reais e um kit UBS, de 160 mil reais, foram destinados ao município. Segundo BARON, são 19 milhões enviados pelo Governo Federal para Itapiranga.
Tunápolis é contemplado com reservatórios de água da Defesa Civil. O município recebeu 10 reservatórios de água com capacidade de 16 mil litros cada, por meio de uma ação articulada com a Defesa Civil Estadual. A iniciativa tem como objetivo principal a prevenção dos impactos causados pela estiagem, garantindo o abastecimento de água para consumo humano em períodos de escassez hídrica. A solicitação para o fornecimento dos reservatórios foi feita com a elaboração de um Plano de Assistência encaminhado ao Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil. A entrega dessas caixas d’água faz parte de ações que visam ampliar a capacidade de reserva e distribuição de água nas comunidades rurais mais suscetíveis à estiagem, reduzindo assim os riscos de desabastecimento e os impactos sociais.
São Miguel do Oeste recebeu nesta terça-feira o lançamento regional da EFAPI do Brasil, que ocorrerá em Chapecó de 10 a 19 de outubro. O evento, realizado no Latitude Eventos, contou com a presença do prefeito de Chapecó, JOÃO RODRIGUES, além de outras autoridades, empresários e a imprensa local. Segundo o prefeito JOÃO RODRIGUES, o lançamento regional visa mostrar a pujança de Chapecó, que é uma das cidades que mais crescem no país. Ele destacou que a EFAPI 2025 terá 20 shows nacionais, com seis dias de acesso gratuito e quatro dias com ingresso pago. RODRIGUES ressaltou que a entrada na feira é gratuita, já que os shows ocorrerão em uma área isolada.
A EFAPI 2025 espera um público de 500 mil visitantes e uma movimentação de mais de 800 milhões de reais em negócios, um crescimento de 33 por cento em relação à última edição. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, MÁRCIO RODRIGUES, informou que o número de expositores aumentou chegando a 310. Para acomodar esse crescimento, um novo pavilhão de sete mil metros quadrados está sendo construído, com um investimento de 30 milhões de reais. Os lançamentos da feira continuarão em outras cidades catarinenses: Joinville e Blumenau em agosto, e Balneário Camboriú, Lages e Criciúma em setembro.
O Programa Geração Empreendedora, desenvolvido com parceria dos núcleos de Mecânica, Jovem Empreendedor e Mulheres da Assemit, inicia amanhã com alunos do segundo ano do ensino médio noturno da escola São Vicente. O projeto visa capacitar os adolescentes para o mercado de trabalho, especialmente no empreendedorismo, com formações sobre liderança, visão de negócios e protagonismo. Conforme a Multiplicadora do projeto, JULIANE DREBEL, os estudantes terão acesso a ensinamentos completos sobre marketing, comunicação e educação financeira. JULIANE destaca que os alunos saem amparados para entrar no mundo empresarial.
O projeto Geração Empreendedora será divido em duas etapas com os alunos. A etapa play, terá cinco encontros em sala de aula, repassando informações sobre diferentes temas. Já a segunda fase, da banca, será a apresentação do projeto de desenvolvimento de uma empresa, realizado pelos alunos. Conforme a Multiplicadora do Programa, JULIANE DREBEL, três empresários de Itapiranga irão avaliar as ações elaboradas pelos estudantes. O evento será realizado no dia dois de setembro, no auditório da Assemit. Dentro do processo de criação de um empreendimento, os alunos terão visitas técnicas a empresas da cidade, para entender os processos de produção e controle de gastos.
A Epagri e a Cooperativa da Agricultura Familiar de São João do Oeste desenvolvem amanhã um dia de campo, com foco no manejo da cobertura e na conservação de solo. O objetivo é obter maior produtividade, com reciclagem de nutrientes e proteção da terra. Conforme o Extenionista Rural da Epagri de São João do Oeste, MARCELO ROHDEN, o inverno é bastante estratégico para definir as maneiras de descompactar o solo e manter protegido para as próximas culturas. Ele comenta que o evento será na sede da coopafasjo, a partir das 13 horas e 30 minutos. ROHDEN cita que será uma oportunidade para agricultores atualizarem as informações sobre tipos de corretivos para o solo, para manter o solo favorável as inovações tecnológicas em sementes, especialmente de milho e de soja.
Conforme o Extensionista da Epagri, MARCELO ROHDEN, o mais indicado para a cobertura de inverno é uma variação de sementes, visando colaborar na reciclagem de nutrientes. Entretanto, ele admite que para quem busca outros resultados, como descompactação, existem outas espécies de plantas que são mais eficientes. Ele comenta que as plantas da família do trigo e aveia, auxiliam com mais tempo de resistência ao solo. Já o nabo, por possuir raízes maiores, descompacta. Segundo MARCELO ROHDEN, para o produtor que busca manter o solo com nutrientes para o próximo plantio, a ervilha é outra boa opção. São diversas alterativas que serão repassadas no evento, com objetivo de manter os agricultores atualizados sobre as evoluções da agricultura.
A Secretaria da Saúde de Tunápolis busca solucionar problemas que afetam a maior agilidade no atendimento aos pacientes. São questões locais e também de especialidades buscadas em outros municípios. Investimentos ocorrem em diferentes setores devido a fila de espera por atendimento. Conforme a Secretária da Saúde de Tunápolis, CLAIR POHLMANN, o município priorizou investimento na contratação de mais uma fisioterapeuta. Segundo ela, eram mais de 100 pacientes aguardando atendimento e isso foi solucionado, pois no momento a fila está praticamente zerada. A Secretária também menciona renovação e ampliação da frota com aquisição de um veículo de sete lugares para o transporte de pacientes e o encaminhamento para compra de uma van para conduzir maior número de pessoas.
CLAIR POHLMANN cita a busca por maior segurança e conforto no transporte de pacientes que são levados para outras cidades. A Secretária da Saúde de Tunápolis menciona que diariamente são levadas pessoas para São Miguel do Oeste, Joaçaba, Lages, Joinville, Brusque, Chapecó, Concórdia e outras cidades. No atendimento na atenção básica a prioridade está na contratação de psicólogo. O aumento na demanda gera dificuldades para atender as pessoas que necessitam de auxilio em questões emocionais. De acordo com CLAIR POHLMANN, o atendimento especializado depende da agenda dos hospitais e clinicas que recebem pacientes de um grande número de municípios e também enfrentam dificuldades de agenda.
São João do Oeste reajusta salário dos conselheiros tutelares em busca de maior interesse pela função. Município enfrenta dificuldades para preencher vagas e mobilizou inclusive o Ministério Público. Foi aprovado na Câmara de Vereadores de São João do Oeste um projeto que garante significativo reajuste aos conselheiros tutelares. Objetivo é atrair o interesse das pessoas para exercer o cargo. O município enfrenta dificuldades para preencher as vagas e no momento o Conselho Tutelar conta com apenas um integrantes. A recomendação é para ter no mínimo cinco representantes. Conforme o Prefeito SÉRGIO THEISEN, o projeto enviado ao Legislativo visa aumentar consideravelmente o valor pago para tornar o cargo mais atrativo. A proposta foi aprovada por unanimidade na sessão de segunda-feira.
O Promotor de Justiça da Comarca de Itapiranga, RAFAEL RAUEN CANTO, esteve presente e utilizou a palavra livre para defender maior valorização dos conselheiros e a importância de todas as vagas serem ocupadas. Conforme o Prefeito, o salário que era de dois mil 176 reais passou para dois mil 841 reais. THEISEN chama atenção para a possibilidade de realizar até três plantões por mês com valor superior a 700 reais por plantão. O rendimento mensal de um conselheiro pode chegar próximo a cinco mil reais. De acordo com SÉRGIO THEISEN, com aprovação do projeto, será dado sequência aos trâmites legais para inscrição, eleição e posse dos novos integrantes. O trabalho é coordenado pelo CMDCA, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e o setor social do município.
São João do Oeste projeta pavimentações asfálticas com diversos projetos. Investimentos envolvem recursos próprios, emendas parlamentares e programa estadual Estrada Boa Rural. Município terá direito a 12 quilômetros de asfalto por meio do programa estadual. O Prefeito SÉRGIO THEISEN esclarece que inicialmente serão seis quilômetros e 500 metros no trajeto da cidade em direção a comunidade de Jaboticaba. Ele destaca que o projeto foi apresentado esta semana para a comunidade. Inicialmente a reivindicação era de quase nove quilômetros seguindo até a divisa com Itapiranga na comunidade de Sede Capela. Município fará o financiamento de seis milhões de reais oferecidos pelo governo estadual com juro zero, além de seis milhões destinados pelo programa Estra Boa Rural.
A segunda etapa do Programa Estrada Boa Rural será destinada para asfalto para a comunidade de Macuco. Serão cinco quilômetros e 500 metros, totalizando os 12 quilômetros do programa. O Prefeito SÉRGIO THEISEN menciona ainda, recurso do deputado estadual MAURO DE NADAL para pavimentação no acesso a linha Ervalzinho. O parlamentar destinou dois milhões de reais. O município realiza o alargamento da estrada para pavimentação de dois quilômetros da cidade sentido ao interior. Ainda terá um quilômetro do centro comunitário na direção a cidade. Segundo o Prefeito, o deputado estadual JULIO GARCIA destinou recursos para o início da pavimentação de Cristo Rei para linha Palmeiras. SÉRGIO THEISEN destaca ainda que o município possui outros projetos menores para pavimentação.
Homem é preso por agredir e ameaçar ex-companheira em Descanso. A Polícia Militar prendeu um homem por lesão corporal e ameaça com base na Lei Maria da Penha na noite desta terça-feira. A ocorrência foi registrada na Linha Santo Expedito, em Descanso, onde a vítima relatou as agressões. Segundo o depoimento da mulher, ela tentou terminar o relacionamento com o homem, que é morador do interior de Maravilha. Em resposta, ele a agrediu com socos e chutes, deixando-a em frente a uma residência. A vítima também informou à polícia que seu ex-companheiro cortou a tornozeleira eletrônica dela, ameaçando-a de que ela deveria permanecer com ele ou seria presa. O SAMU foi acionado para prestar socorro à mulher. A Polícia Militar localizou e prendeu o agressor.
Polícia investiga furto de veículo no interior de Itapiranga. A ocorrência foi registrada ontem, em linha Sede Capela. A guarnição da Polícia Militar registrou uma tentativa de furto seguido de incêndio criminoso de um veículo Fiat Strada. O proprietário teria saído para trabalhar, que após algumas horas foi informado que seu veículo estaria pegando fogo próximo a sua residência. Colega de trabalho ao passar pela estrada visualizou o fogo e conseguiu conter as chamas. O boletim de ocorrência foi encaminhado para a Polícia Civil para dar prosseguimento a investigação.
SAMU transfere trabalhador vítima de queda para Hospital Regional. O trabalhador que foi vítima de uma queda de aproximadamente cinco metros de altura enquanto trabalhava na montagem de um telhado em Beato Roque, no interior de São João do Oeste, foi transferido para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste no início da noite. O caso foi por volta das 15 horas e 15 minutos desta terça-feira. O homem, de 35 anos, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros relatando dores no ombro esquerdo e no peito. Segundo o SAMU, que realizou a transferência da vítima, ele teve fratura no ombro esquerdo.