ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 06 08 19

-CÂMARA DOS DEPUTADOS RETOMA HOJE VOTAÇÃO DA PEC DA PREVIDÊNCIA

-ESTADOS TEM DUAS CIDADES ENTRE AS 10 DO PAIS COM MENORES TAXAS DE HOMÍCIDIO

-CDL DESATIVA O “COMPRASSMO” - SITE DE VENDAS PELA INTERNET

-EVENTO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DISCUTE CRIMES CIBERNÉTICOS NO MUNICÍPIO

-JUSTIÇA DETERMINA AFASTAMENTO DA SECRETÁRIA DE SAÚDE DE PARAÍSO

-POLÍCIA AMBIENTAL EMBARGA DUAS PEDREIRAS NO EXTREMO-OESTE

-HOMEM COM MAIS DE 40 BOLETINS DE OCORRÊNCIA É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e dez centavos para venda.

Um dia após a jornada de greve geral e protestos, as autoridades chinesas advertiram os manifestantes de Hong Kong para que não subestimem "a firme determinação e a imensa força do governo central da China". O porta-voz da China em Hong Kong afirmou que “deve ficar muito claro para o pequeno grupo de criminosos violentos e sem escrúpulos que quem brinca com o fogo morre queimado”. Segundo a France Presse, esta foi a advertência mais dura feita por Pequim desde o início dos protestos, em nove de junho, contra um projeto de lei que permitira a extradição de habitantes de Hong Kong para a China.

O Irã disse a potências europeias nesta segunda-feira que reduzirá ainda mais o cumprimento do acordo nuclear de 2015 dentro de um mês se os europeus não fizerem nada para proteger o país das sanções dos Estados Unidos, restabelecidas depois que Washington abandonou o pacto. Os signatários europeus do acordo não conseguiram impedir que o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, agisse para forçar o Irã a aceitar limites mais rígidos sobre sua atividade nuclear e para estrangular o comércio de petróleo iraniano, vital para a economia do país. O Irã ameaçou bloquear todas as exportações de commodities energéticas se não conseguir comercializar seu petróleo como era garantido pelo acordo de 2015.

O governo dos Estados Unidos irá anunciar na terça-feira sanções econômicas totais contra o governo da Venezuela, congelando todos os bens do regime de NICOLÁS MADURO e proibindo transações com ele. Essa é a primeira vez que o governo americano toma esse tipo de ação contra um governo ocidental em mais de 30 anos, de acordo com o “Wall Street Journal”. A medida coloca a Venezuela ao lado de Cuba, Coreia do Norte, Irã e Síria, outros países a sofrerem restrições semelhantes por parte dos EUA na atualidade.

A Câmara dos Deputados deve retomar nesta terça-feira a discussão e a votação da proposta de reforma da Previdência. Em julho, os parlamentares aprovaram o texto em primeiro turno por 379 votos a 131. Agora, iniciarão a votação da proposta em segundo turno. Por ser uma proposta de emenda à Constituição, o texto só será aprovado se tiver os votos favoráveis de pelo menos três quintos dos parlamentares, portanto, 308 dos 513 deputados. Se aprovada, a reforma seguirá para o Senado. As sessões desta terça estão marcadas para começar a uma hora da tarde.

O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE afirmou nesta segunda-feira que haverá um esforço entre senadores, deputados e integrantes do governo federal para tentar elaborar, em conjunto, uma proposta de reforma tributária. De acordo com o senador do DEM, a reforma tributária é uma das prioridades do Congresso Nacional e do Executivo federal para o segundo semestre deste ano. O debate para alterar as regras tributárias deve se intensificar assim que o parlamento concluir a análise da proposta de reforma da Previdência. Atualmente, duas propostas de reforma tributária diferentes já estão tramitando no Congresso Nacional: uma na Câmara e outra no Senado. Enquanto isso, o governo Jair Bolsonaro está elaborando uma terceira sugestão de mudança nas regras de tributação, que ainda não está concluída.

O secretário especial de Previdência do Ministério da Economia, ROGÉRIO MARINHO, informou nesta segunda-feira que o presidente JAIR BOLSONARO editou uma medida provisória para tornar obrigatória a antecipação de metade do décimo terceiro de aposentados do INSS. A antecipação da parcela de 50 por cento já costuma acontecer desde 2006 por decisão de governo. Segundo o secretário, a intenção da medida anunciada nesta segunda-feira é prever em lei a obrigação da antecipação do pagamento. O pagamento será feito entre o fim de agosto e a primeira semana de setembro. A estimativa do governo é atender a cerca de 30 milhões de pessoas.

A Federação de Automobilismo de Santa Catarina e a Chapecó Motor Clube publicaram nota sobre a morte do piloto paranaense IVAN POSSAMAI JÚNIOR ocorrida neste domingo durante a etapa do Sul Brasileiro de arrancada esportiva realizada na cidade de Chapecó. Para a organização, o acidente foi uma “grande fatalidade”. Segundo os organizadores, a pista e a área de frenagem estão devidamente homologadas e vistoriadas com todas as licenças e seguros. Além disso, as muretas metálicas de proteção estavam devidamente instaladas e com reforços de concretos de três toneladas em suas bases. Informações recolhidas pelo Corpo de Bombeiros são que existem duas possibilidades para a causa do acidente, o piloto pode ter sofrido um mal súbito ou o acelerador do veículo Gol trancou.

As cidades de Jaraguá do Sul e Brusque estão entre as que possuem as 10 menores taxas de homicídios, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes do Brasil. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e foram divulgados nesta segunda-feira, como parte de um novo levantamento do Atlas da Violência. Os números são referentes ao ano de 2017. De acordo com o Ipea, Jaraguá do Sul registrou cinco vírgula cinco mortes para cada 100 mil habitantes naquele ano. Esse resultado deixou a cidade catarinense na quarta posição, entre os 310 municípios avaliados em todo o Brasil. Na quinta posição da lista aparece Brusque, onde os sete homicídios registrados pela pesquisa representaram uma taxa de cinco virgula oito mortes para cada 100 mil habitantes.

Na semana em que a Assembleia Legislativa volta do recesso, as discussões sobre os incentivos fiscais no Estado também retornam à pauta dos deputados. Nesta terça-feira, representantes do setor agropecuário se reuniram hoje com os parlamentares da Comissão de Finanças e Tributação e da Comissão de Agricultura. A reunião tem objetivo de ouvir as principais entidades do setor sobre a alteração nas alíquotas de ICMS sobre os defensivos agrícolas. Com a revisão fiscal, produtos desse tipo tiveram alteração na tributação, passando a recolher 17 por cento de ICMS. Os deputados estão analisando um projeto que prorroga benefícios extintos por conta de dois decretos que entraram em vigor no começo de agosto.

Termina nesta quinta-feira o prazo para revisão do eleitorado em Santa Helena. A informação é do chefe do cartório eleitoral, GUSTAVO AGUIAR. Ele explicou que os eleitores do município devem comparecer na sede do cartório no prédio da Rede Peperi entre meio-dia e sete horas da noite. O recadastramento também pode ser feito no ponto de atendimento que está instalado na Biblioteca Municipal, na Rua Santo Antônio. Em Santa Helena, o horário de atendimento é das oito e meia da manhã às 11 e meia 30 e à tarde das duas as cinco. AGUIAR disse que quase 80 por cento dos eleitores fizeram a revisão e a biometria.

A empresa que está executando as obras de revitalização da BR 282 vai promover uma sequência de detonações de rochas nesta semana as margens da rodovia. Os trabalhos começaram na manhã de hoje e prosseguem até quinta-feira. O cronograma da empresa prevê explosões as 10 da manhã e as duas horas da tarde de hoje, amanhã e quinta no quilômetro 643. O local fica nas proximidades da antiga Vinicola Cavalli. A empresa informou que é possível que o transito de veículos na BR seja interrompido nesses horários como medida de segurança.

O abastecimento de água no perímetro urbano de São Miguel do Oeste foi normalizado nesta segunda-feira. A informação é do chefe da agência local da Casan, EDNILSON MELLO. Conforme ele, a situação estava critica desde a semana passada em razão dos trabalhos de instalação da nova adutora. A Casan teve que adotar um sistema de rodízio para evitar que a população ficasse totalmente desabastecida. A ativação da adutora foi concluída e o abastecimento voltou ao normal ainda ontem. MELLO ressaltou que alguns problemas ainda podem acontecer, mas são casos pontuais e de rápida solução.

A Casan deve começar nos próximos dias algumas obras com a finalidade de melhorar a vazão de água em alguns pontos da cidade. O comentário é do chefe da agência local da empresa, EDNILSON MELLO. Ele revelou que os trabalhos devem ser iniciados em breve no bairro Jardim Peperi e na rua Oiapoc. MELLO disse que outras ruas também serão beneficiadas. Ele acredita que essas ações devem reduzir consideravelmente os casos de vazamentos na cidade. MELLO orientou os moradores para que tenham reservatórios de no mínimo mil litros de água. As caixas dágua são fundamentais para que os moradores não fiquem sem água como ocorreu na semana passada.

O Sebrae vai lançar nesta quinta-feira dois projetos voltados ao desenvolvimento de atividades ligadas a produção de leite na região. Um deles é o de Bioeconomia que será apresentado às nove e meia da manhã na Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul. A iniciativa conta com a parceria da Cooperativa de Produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária e da Prefeitura. O outro evento, será às duas horas da tarde no auditório da Sulcredi em São Miguel do Oeste, e marcará o lançamento do Projeto de Desenvolvimento da Bacia Leiteira da Central Fronteira Oeste. O projeto Bioeconomia vai fortalecer os pequenos negócios da cadeia do leite orgânico da região baseado na inovação tecnológica e melhoria da qualidade da produção, com duração de 12 meses.

O Projeto de Desenvolvimento da Bacia Leiteira da Cooperfronteira tem como objetivo desenvolver consultoria tecnológica em um processo de inovação e gestão das propriedades leiteiras. A informação é do gerente regional do Sebrae, UDO TRENEPOHL. Ele explicou que a consultoria contemplará um diagnóstico qualitativo do leite, baseado em análises laboratoriais e um diagnóstico reprodutivo do plantel, com pesquisas de campo. Neste projeto serão contempladas quatro cooperativas: a Cooperanchieta, a Coopercab de Dionísio Cerqueira, a Coapafac de Caibi e a Cooperdagua. O presidente da Central Fronteira Oeste, MOACIR BERNARDI, ressalta que a proposta consiste na prestação de assistência técnica e extensão rural diretamente nas propriedades rurais, levando informações tecnológicas e orientações para os produtores.

A diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina começou hoje o roteiro de visitas pela região extremo-oeste. A comitiva é liderada pelo presidente da Fiesc, MARIO CEZAR DE AGUIAR. Até quinta-feira, os principais executivos da entidade terão encontros com lideranças empresariais e farão visitas a indústrias e entidades de São Miguel do Oeste, Itapiranga, Princesa, Dionísio Cerqueira e Guaraciaba. O roteiro começou na manhã de hoje com uma coletiva de imprensa no Senai. AGUIAR disse que o objetivo é aproximar cada vez mais a FIESC das comunidades regionais. Depois da coletiva, os diretores da Fiesc conheceram a estrutura do Sesi regional. AGUIAR será o entrevistado de hoje do programa RPN segunda edição.

A programação da diretoria da Fiesc na região continua hoje a tarde com uma visita ao SENAI, a instituição de ensino UCEFF e a Lassberg de Itapiranga. À noite, está programada reunião em São Miguel do Oeste com lideranças políticas e empresariais locais. Amanhã, será realizada uma reunião em Dionísio Cerqueira, na Associação Comercial e Agroindustrial de Barracão e Dionísio. À tarde, está programada visita à Sollos Brasil, em Princesa, e à indústria Gran Mestri, em Guaraciaba. Na quinta-feira, estão previstas visitas à Sysmo Sistemas e à Torfresma. Na sequência, a direção da FIESC retorna para Florianópolis.

A CDL desativou o site de compras da entidade na internet. A iniciativa foi lançada no ano passado com o objetivo de criar um espaço virtual para as empresas do comércio local. O site “comprassmo” foi criado para enfrentar o aumento da procura de consumidores da cidade por produtos vendidos na internet. O portal da CDL reuniu 18 empresas do município, mas a ideia não correspondeu à expectativa e foi abandonada. O site teve poucas vendas e foi desativado ainda em janeiro. Os comerciantes associados a CDL foram comunicados do fim do projeto, mas a confirmação oficial para a comunidade ocorreu apenas nesta semana.

Das 18 empresas que entraram no site “comprassmo”, seis saíram com menos de oito meses e as outras anunciaram a saída do projeto ao final do contrato. A afirmação é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Ele comentou ainda que o site tinha pouca relevância no Google e a maioria das empresas colocou menos de 20 por cento dos produtos da loja no site. Além disso, as vendas estavam muito baixas. Por essas razão, a CDL optou por desativar o site. SPENGLER disse que o projeto não deve ser reativado tão cedo.

A Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude vai promover nesta semana o evento "Roda de Conversa: prevenção e combate a crimes cibernéticos envolvendo crianças e adolescentes" aqui no município. A atividade está marcada para quarta-feira, a partir das sete horas da noite, no centro cultural da Unoesc. A ação faz parte do programa Conhecer para se Proteger. O objetivo é sensibilizar e instrumentalizar os atores da rede de proteção sobre os riscos da exposição de crianças e adolescentes na internet e nas redes sociais. O evento deve reunir pais, professores, policiais e autoridades regionais. Um dos palestrantes da noite será o delegado e com coordenador do laboratório de Inteligência cibernética do Ministério da Justiça, ALESSANDRO BARRETO.

O Conhecer para se proteger é fruto de uma parceria entre o Tribunal de justiça, a polícia civil e a Secretaria Estadual de Educação. De acordo com a coordenadora estadual da Infância e Juventude, desembargadora ROSANE PORTELA WOLF, o objetivo é capacitar profissionais da educação, rede de proteção, segurança pública e Judiciário para a prevenção de crimes cibernéticos. A iniciativa também envolve estudantes do oitavo ano e do ensino médio. A desembargadora participou do Peperi Entrevista de hoje e afirmou que a experiência de São Miguel do Oeste é piloto e pode servir de modelo para novas ações desse tipo em outras regiões do estado. Ela destacou que esse esforço coletivo é necessário porque o ambiente virtual representa um risco para a segurança de crianças e adolescentes.

A exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais acaba favorecendo a criminalidade na internet e o tema vem gerando uma constante preocupação das instituições envolvidas com a infância e juventude. A afirmação é da coordenadora estadual da Infancia e Juventude do TJ, desembargadora ROSANE PORTELA WOLF, a maioria dos jovens usuários das redes sociais não possui o conhecimento do perigo que a internet representa. Por isso, a questão central de ações como o Conhecer para proteger é educação e prevenção.

A justiça determinou o afastamento do cargo da secretária municipal de Saúde de Paraíso, MARINES ECKERT. A decisão liminar atende ao pedido formulado pelo Ministério Público em ação civil pública movida contra a secretária. No processo, o MP alega que MARINES praticou assédio moral e humilhações contra servidores da pasta. Na visão da promotoria, os atos configuram improbidade administrativa. A ação foi ajuizada na sexta-feira e, no mesmo dia, a juíza ALINE MENDE DE GODOY deferiu a liminar determinando o afastamento de MARINES do cargo. No despacho, a juíza também estabelece que ela não poderá entrar no prédio da secretaria e nem manter contato com as testemunhas arroladas pelo Ministério Público. O prefeito tem cinco dias para comprovar que a secretária foi devidamente afastada do cargo público. MARINÊS tem 15 dias para apresentar defesa. O mérito da ação ainda não foi julgado.

Além de assédio moral contra servidores da saúde, o Ministério Público alega que a secretária de Saúde de Paraíso também praticou outras irregularidades. Na ação civil pública, a promotoria sustenta que MARINÊS ECKERT burlou o programa fornecido pelo Sistema Único de Saúde para privilegiar determinadas pessoas de seu partido político em detrimento dos demais moradores. A ação cita ainda que a secretária determinou a atuação de servidores em desvio de função, praticando condutas e atendimentos que seriam exclusivos de profissionais com formação na área de saúde. A ação do MP vem acompanhada de 18 testemunhas que relatam atos de abuso de autoridade por parte da secretária.

A prefeitura de Paraíso acatou a decisão judicial e afastou a secretária de Saúde MARINES ECKERT nesta segunda-feira. De acordo com o advogado do município, MAICON BONAMIGO, a comunicação do efetivo afastamento da secretária será feita hoje ao judiciário. Segundo BONAMIGO, a prefeitura vai acompanhar o andamento do processo como terceiro interessado e vai ficar atento a eventuais prejuízos no serviço público. Ele disse que a prefeitura está reorganizando o trabalho napasta com a saída da secretária. A servidora da saúde, CARINA SCHOOP está respondendo interinamente pelo cargo. MARINES ECKERT não foi localizada para comentar a decisão liminar de afastamento do cargo.

A Polícia Ambiental do extremo-oeste participou na última semana da Operação Mineração. O objetivo da ação realizada em todo o estado foi avaliar as conformidades ambiental em áreas de exploração e aproveitamento de recursos minerais. Na região, foram vistoriadas mais de 40 locais, especialmente as conhecidas pedreiras e áreas de extração de argila para produção de tijolos. Duas minerações localizadas em São Miguel do Oeste e Palmitos foram embargadas por falta de licenciamento ambiental. Elas terão um prazo para regularizar as atividades. Outras irregularidades menores foram constatadas e as empresas receberam uma prazo para apresentar a devida regularização. A fiscalização ocorreu em 20 municípios do extremo-oeste.

A Polícia Militar prendeu oito pessoas suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas neste final de semana no extremo-oeste. As prisões ocorreram durante a operação 10072 que foi realizada em todo o Estado. O objetivo da PM era o fechamento de 100 pontos de venda de drogas em 72 horas. Na área de fronteira, 148 policiais do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar vistoriaram bares e similares, além da intensificação do policiamento em locais previamente identificados como pontos de possível tráfico ou consumo de drogas. Foram vistoriados 285 veículos e abordadas e identificadas 337 pessoas. Oito pessoas foram presas. Também foram também cumpridos dois mandados de prisão. Outros três homens foram detidos por porte ilegal de arma de fogo.

A PM prendeu nesta segunda-feira um homem com mandado de prisão em aberto pelo crime de furto. O foragido da justiça foi localizado por volta das 11 horas da manhã na rua Almirante Barroso, bairro Agostini. O homem tem mais de 40 boletins de ocorrência por diversos crimes. Ele foi detido no final da manhã e não ofereceu resistência à prisão. O homem foi conduzido a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.