ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 06/08/2019

GLOBO EM FOCO – 060819

-CÂMARA DOS DEPUTADOS RETOMA HOJE VOTAÇÃO DA PEC DA PREVIDÊNCIA

-ESTADOS TEM DUAS CIDADES ENTRE AS 10 DO PAÍS COM MENORES TAXAS DE HOMÍCIDIO

-JUSTIÇA DETERMINA AFASTAMENTO DE SECRETÁRIA DE SAÚDE

-TUNÁPOLIS AVANÇA EM AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

-SÃO JOÃO DO OESTE INVESTE 300 MIL REAIS EM CAMPO DE GRAMADO SINTÉTICO

-INSETICIDAS NA DESSECAÇÃO DE PARTAGEM CAUSA MORTE DE ABELHAS

-POLICIA MILITAR PRENDE HOMEM COM MAIS DE 40 OCORRÊNCIAS

-PEDREIRAS SÃO ALVO DE FISCALIZAÇÃO DA POLÍCIA AMBIENTAL

= O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 22 graus. Neste momento graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e dez centavos para venda.

Um dia após a jornada de greve geral e protestos, as autoridades chinesas advertiram os manifestantes de Hong Kong para que não subestimem "a firme determinação e a imensa força do governo central da China". O porta-voz da China em Hong Kong afirmou que “deve ficar muito claro para o pequeno grupo de criminosos violentos e sem escrúpulos que quem brinca com o fogo morre queimado”. Segundo a France Presse, esta foi a advertência mais dura feita por Pequim desde o início dos protestos, em nove de junho, contra um projeto de lei que permitira a extradição de habitantes de Hong Kong para a China.

O Irã disse a potências europeias nesta segunda-feira que reduzirá ainda mais o cumprimento do acordo nuclear de 2015 dentro de um mês se os europeus não fizerem nada para proteger o país das sanções dos Estados Unidos, restabelecidas depois que Washington abandonou o pacto. Os signatários europeus do acordo não conseguiram impedir que o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, agisse para forçar o Irã a aceitar limites mais rígidos sobre sua atividade nuclear e para estrangular o comércio de petróleo iraniano, vital para a economia do país. O Irã ameaçou bloquear todas as exportações de commodities energéticas se não conseguir comercializar seu petróleo como era garantido pelo acordo de 2015.

O governo dos Estados Unidos irá anunciar na terça-feira sanções econômicas totais contra o governo da Venezuela, congelando todos os bens do regime de NICOLÁS MADURO e proibindo transações com ele. Essa é a primeira vez que o governo americano toma esse tipo de ação contra um governo ocidental em mais de 30 anos, de acordo com o “Wall Street Journal”. A medida coloca a Venezuela ao lado de Cuba, Coreia do Norte, Irã e Síria, outros países a sofrerem restrições semelhantes por parte dos EUA na atualidade.

A Câmara dos Deputados deve retomar nesta terça-feira a discussão e a votação da proposta de reforma da Previdência. Em julho, os parlamentares aprovaram o texto em primeiro turno por 379 votos a 131. Agora, iniciarão a votação da proposta em segundo turno. Por ser uma proposta de emenda à Constituição, o texto só será aprovado se tiver os votos favoráveis de pelo menos três quintos dos parlamentares, portanto, 308 dos 513 deputados. Se aprovada, a reforma seguirá para o Senado. As sessões desta terça estão marcadas para começar a uma hora da tarde.

O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE afirmou nesta segunda-feira que haverá um esforço entre senadores, deputados e integrantes do governo federal para tentar elaborar, em conjunto, uma proposta de reforma tributária. De acordo com o senador do DEM, a reforma tributária é uma das prioridades do Congresso Nacional e do Executivo federal para o segundo semestre deste ano. O debate para alterar as regras tributárias deve se intensificar assim que o parlamento concluir a análise da proposta de reforma da Previdência. Atualmente, duas propostas de reforma tributária diferentes já estão tramitando no Congresso Nacional: uma na Câmara e outra no Senado. Enquanto isso, o governo Jair Bolsonaro está elaborando uma terceira sugestão de mudança nas regras de tributação, que ainda não está concluída.

O secretário especial de Previdência do Ministério da Economia, ROGÉRIO MARINHO, informou nesta segunda-feira que o presidente JAIR BOLSONARO editou uma medida provisória para tornar obrigatória a antecipação de metade do décimo terceiro de aposentados do INSS. A antecipação da parcela de 50 por cento já costuma acontecer desde 2006 por decisão de governo. Segundo o secretário, a intenção da medida anunciada nesta segunda-feira é prever em lei a obrigação da antecipação do pagamento. O pagamento será feito entre o fim de agosto e a primeira semana de setembro. A estimativa do governo é atender a cerca de 30 milhões de pessoas.

A Federação de Automobilismo de Santa Catarina e a Chapecó Motor Clube publicaram nota sobre a morte do piloto paranaense IVAN POSSAMAI JÚNIOR ocorrida neste domingo durante a etapa do Sul Brasileiro de arrancada esportiva realizada na cidade de Chapecó. Para a organização, o acidente foi uma “grande fatalidade”. Segundo os organizadores, a pista e a área de frenagem estão devidamente homologadas e vistoriadas com todas as licenças e seguros. Além disso, as muretas metálicas de proteção estavam devidamente instaladas e com reforços de concretos de três toneladas em suas bases. Informações recolhidas pelo Corpo de Bombeiros são que existem duas possibilidades para a causa do acidente, o piloto pode ter sofrido um mal súbito ou o acelerador do veículo Gol trancou.

As cidades de Jaraguá do Sul e Brusque estão entre as que possuem as 10 menores taxas de homicídios, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes do Brasil. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e foram divulgados nesta segunda-feira, como parte de um novo levantamento do Atlas da Violência. Os números são referentes ao ano de 2017. De acordo com o Ipea, Jaraguá do Sul registrou cinco vírgula cinco mortes para cada 100 mil habitantes naquele ano. Esse resultado deixou a cidade catarinense na quarta posição, entre os 310 municípios avaliados em todo o Brasil. Na quinta posição da lista aparece Brusque, onde os sete homicídios registrados pela pesquisa representaram uma taxa de cinco virgula oito mortes para cada 100 mil habitantes.

Na semana em que a Assembleia Legislativa volta do recesso, as discussões sobre os incentivos fiscais no Estado também retornam à pauta dos deputados. Nesta terça-feira, representantes do setor agropecuário se reuniram hoje com os parlamentares da Comissão de Finanças e Tributação e da Comissão de Agricultura. A reunião tem objetivo de ouvir as principais entidades do setor sobre a alteração nas alíquotas de ICMS sobre os defensivos agrícolas. Com a revisão fiscal, produtos desse tipo tiveram alteração na tributação, passando a recolher 17 por cento de ICMS. Os deputados estão analisando um projeto que prorroga benefícios extintos por conta de dois decretos que entraram em vigor no começo de agosto.

Sargento FLÁVIO PAULUS recebe homenagem na Câmara de Vereadores. Reconhecimento ocorreu pelo longo trabalho realizado na Polícia Militar. Destaque para as orientações repassadas para alunos no combate as drogas, bullying e outros males que afetam as crianças e adolescentes. PAULUS realizou em 2005 curso de instrutor do Proerd e mais de três mil alunos já receberam suas orientações no Programa de Prevenção às Drogas. Ele destaca a importância de buscar uma vida saudável e ser um cidadão do bem. FLÁVIO PAULUS passou para a parte administrativa no Pelotão da Polícia Militar e o trabalho terá sequência com instrutores de São Miguel com alunos do quinto. O policial diz que não é possível influenciar de maneira positiva em todos, mas que sempre procurou contribuir com os pais e professores na formação de melhores pessoas.

Justiça determina afastamento de secretária de Saúde de Paraíso. A decisão liminar atende ao pedido formulado pelo Ministério Público em ação civil pública movida contra a secretária MARINES ECKERT. No processo, o MP alega que MARINÊS praticou assédio moral e humilhações contra servidores da pasta. Na visão da promotoria, os atos configuram improbidade administrativa. A ação foi ajuizada na sexta-feira e, no mesmo dia, a juíza ALINE MENDE DE GODOY deferiu a liminar determinando o afastamento de MARINES do cargo. No despacho, a juíza também estabelece que ela não poderá entrar no prédio da secretaria e nem manter contato com as testemunhas arroladas pelo Ministério Público. O prefeito tem cinco dias para comprovar que a secretária foi devidamente afastada do cargo público. MARINÊS tem 15 dias para apresentar defesa. O mérito da ação ainda não foi julgado.

Além de assédio moral contra servidores da saúde, o Ministério Público alega que a secretária de Saúde de Paraíso também praticou outras irregularidades. Na ação civil pública, a promotoria sustenta que MARINÊS ECKERT burlou o programa fornecido pelo Sistema Único de Saúde para privilegiar determinadas pessoas de seu partido político em detrimento dos demais moradores. A ação cita ainda que a secretária determinou a atuação de servidores em desvio de função, praticando condutas e atendimentos que seriam exclusivos de profissionais com formação na área de saúde. A ação do MP vem acompanhada de 18 testemunhas que relatam atos de abuso de autoridade por parte da secretária.

A prefeitura de Paraíso acatou a decisão judicial e afastou a secretária de Saúde MARINÊS ECKERT nesta segunda-feira. De acordo com o advogado do município, MAICON BONAMIGO, a comunicação do efetivo afastamento da secretária será feita hoje ao judiciário. Segundo BONAMIGO, a prefeitura vai acompanhar o andamento do processo como terceiro interessado e vai ficar atento a eventuais prejuízos no serviço público. Ele disse que a prefeitura está reorganizando o trabalho na pasta com a saída da secretária. MARINÊS ECKERT não foi localizada para comentar a decisão liminar de afastamento do cargo.

O comércio catarinense espera um Dia dos Pais com mais vendas do que no ano passado. De acordo com levantamento divulgado pela FCDL, a previsão é de um acréscimo de até quatro por cento. A pesquisa também estima que a média de venda por cliente seja de 142 reais. Conforme a federação das CDLs, o otimismo para a data, celebrada no próximo dia 11 de agosto, foi sinalizado por 89 por cento dos lojistas. Segundo o presidente da entidade, IVAN TAUFFER, o aumento nas vendas é previsto, em grande parte, por conta do corte de juros iniciado pelo Banco Central e pela iminente liberação do FGTS. Para os lojistas, a maior procura deve continuar pelos itens já tradicionais na data, como vestuário, acessórios e calçados.

A pesquisa da FCDL revela uma tendência cada vez mais acentuada em datas comemorativas: a compra de presentes uteis. A afirmação é do presidente da Federação, IVAN TAUFFER. Ele explicou que o produto escolhido leva em conta a necessidade de quem vai receber o presente. TAUFFER disse que no Dia dos Pais essa questão fica ainda mais acentuada. A projeção de aumento de até quatro por cento nas vendas do comércio para o dia dos pais é bastante otimista diante da conjuntura política e econômica dos pais. O presidente citou que a FCDL esperava mais dos novos governos, tanto federal quanto estadual. O primeiro semestre, por exemplo, foi marcado por altos e baixos para o comércio. No geral, o setor ficou estável na primeira parte do ano. TAUFFER comentou que o segmento deve ter um segundo semestre com indicadores melhores, especialmente em razão das festas de final de fim de ano.

O Hospital Regional do Extremo Oeste está promovendo uma série de ações dentro da Semana Mundial de Amamentação 2019. De acordo com a fonoaudióloga e consultora em amamentação do Hospital Regional, BRUNA GHISI, o slogan da semana deste ano é “Amamentação. Incentive a família, alimente a vida”. A principal atividade está programa para logo mais, a partir da uma e meia da tarde. O encontro vai acontecer no anfiteatro da unidade hospitalar para as gestantes, mães e acompanhantes. Com presença confirmada pelos municípios, os participantes receberão treinamento de como realizar uma amamentação de sucesso, trazendo benefícios para o bebê e família. BRUNA também fará uma palestra sobre o papel da família no aleitamento materno.

Além do treinamento e da palestra sobre amamentação, o Hospital Regional vai realizar a segunda edição do “Mamaço” na tarde desta terça-feira. De acordo com a fonoaudióloga e consultora em amamentação, BRUNA GHISI, a proposta é reunir as mães para mostrar o valor da amamentação para o desenvolvimento dos bebes. O hall de entrada do hospital ainda terá a exposição de fotografias “Laço dourado” e os participantes concorrem a uma sessão fotográfica com uma empresa. Ela percebe que apesar de ser uma questão instintiva e natural, ainda é preciso falar e conscientizar as pessoas sobre a importância do aleitamento materno. BRUNA infirma que apenas 38 por cento dos bebes são alimentados pelo leite da mãe até o sexto mês de vida. Ela destacou que as campanhas e ações como a desta semana são importantes para esclarecer dúvidas e ressaltar que a amamentação é fundamental para a criança.

Tunápolis avança em ações para o desenvolvimento do turismo. A informação é do vice-presidente da AEST-CDL Santa Helena-Tunápolis, BRUNO SALDIVIA. Ele destaca a realização da primeira Arena Turismo realizada na semana passada. O evento reuniu lideranças comunitárias do interior, entidades culturais, indústria e comércio. Salienta que a meta foi alcançada com uma arena de discussão sobre turismo, um movimento crescente na região. SALDIVIA cita como exemplo Itapiranga que possui projetos avançados no debate sobre medidas conjuntas. Lembra ainda do sucesso do Termas São João e o turismo rural no município de Anchieta. De acordo com BRUNO SALDIVIA, o evento em Tunápolis teve apoio da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga, CARLISE WERLANG, NILO WIRTH de São João do Oeste e NATHÁLIA WERLANG, da Uceff.

Tunápolis adere ao Programa de Aceleração de Turismo. Objetivo é ter apoio na realização de eventos e negócios ligados ao setor, além da continuidade a projetos. Segundo o vice-presidente da AEST-CDL Santa Helena-Tunápolis, BRUNO SALDIVIA, será viabilizado capacitação e oportunidades de conexões com outras regiões para atrair turistas a partir da divulgação de atrações locais. Ele reconhece que este é um processo bastante lento na estruturação e divulgação até obter o resultado final. BRUNO SALDIVIA é otimista com o interesse pelo turismo no município. Considera que isso motiva a realização de outros eventos incluindo nova edição da Arena Turismo nos próximos meses. Será estabelecido um tema específico para o debate e criação de grupo de trabalho para fomentar determinadas áreas com potencial em Tunápolis.

Deputada MARLENE FENGLER critica governo do estado pelo aumento de impostos. A parlamentar diz que a Assembleia Legislativa constrói alternativa sobre a questão do ICMS. Lembra que a política tributária de Santa Catarina foi um dos fatores que contribuírem nos últimos anos para o Estado atrair novos investimentos e manter os índices de emprego em momentos de crise no cenário nacional. MARLENE demonstra preocupação com a revisão da política fiscal pelo governo do Estado que afeta diversos setores da economia catarinense. Segundo a deputada, segmentos que tinham isenção passam a ter tributação de 17 por cento. A produção agropecuária catarinense foi das mais atingidas pela medida com a elevação da alíquota dos agroquímicos. Para a parlamentar, a decisão é preocupante e poderá causar impacto sobre os custos da cadeia produtiva, em especial os ligados à agricultura.

Deputada considera que Santa Catarina perde competitividade com aumento de impostos. A alteração tributária vai elevar o custo para o produtor catarinense. MARLENE FENGLER lembra que em outros Estados, como Rio Grande do Sul e Paraná, mantêm alíquotas bem mais competitivas de até quatro por cento. De acordo com MARLENE, a Assembleia Legislativa realizou reunião conjunta nesta terça-feira, com as Comissões de Finanças e Tributação, presidida pelo deputado MARCO VIEIRA, e da Agricultura e Política Rural, presidida pelo deputado MOACIR SOPELSA, e com participação dos segmentos afetados pelo aumento de impostos. Nessa reunião foi discutida a inclusão de emenda, como forma de evitar aumento imediato de preços. A deputada também cobra do governo alguma compensação aos setores produtivos que perderam isenções.

São João do Oeste confirma campo com gramado sintético. Prefeito anunciou ontem o investimento de 300 mil reais no Centro Poliesportivo Municipal. De acordo com FERNANDO BISIGO são recursos próprios da prefeitura e será destinado para construção de campo de futebol sete com grama sintética. O prefeito considera que a cidade terá um moderno Centro Poliesportivo, com campo, pista atlética, ginásio municipal de esportes e quadra coberta que também será construída. BISIGO cita ainda que haverá investimento na drenagem e alambrado para atender a demanda da população para a prática de esporte e lazer. O processo de licitação será lançado no dia 16 de agosto e o investimento de 300 mil reais já está garantido.

Prefeito projeta a inauguração do gramado sintético para outubro ou novembro. Ele diz que está cumprindo com o cronograma de obras previstas para este ano. FERNANDO BISIGO relata a dificuldade de manutenção do campo com grama natural devido ao grande uso do espaço. Lembra ainda que e o município tem tradição no fomento do esporte necessitando de estrutura adequada Na semana passada o prefeito de São João do Oeste anunciou início da obra da quadra poliesportiva coberta. FERNANDO BISIGO lembra que neste projeto o município recebeu verba do deputado federal CELSO MALDANER no valor de 250 mil reais. Serão 913 metros quadrados de edificação ao lado do Ginásio Municipal de Esportes. O valor total da licitação é de 385 mil reais incluindo a contrapartida do município.

Inseticidas na dessecação de lavouras causa morte de abelhas. O alerta é do extensionista da Epagri de Itapiranga, engenheiro agrônomo MARCELO ROHDEN. De acordo com ele, a pastagem ou cobertura verde dever ser manejada de forma correta. No momento, a dessecação da planta forrageira ocorre para o preparo do plantio da safra de verão. Na região de Itapiranga o foco está no cultivo de milho para silagem. O agrônomo diz que o problema ocorre com a dessecação com herbicida e aplicação simultânea de inseticida. Com isso as abelhas que percorrem principalmente as plantações de Nabo Forrageiro acabam morrendo na plantação ou levam o agrotóxico para as caixas causando um mal muito maior para o enxame. MARCELO ROHDEN diz que é preciso fazer manejo correto com aplicação apenas do dessecante. Observa que a utilização conjunta do herbicida e do inseticida gera economia por reduzir uma aplicação.

Extensionista da Epagri afirma que é possível fazer o plantio sem usar inseticida. O agrônomo aponta como solução uma tecnologia que está sendo retomada sem uso de agrotóxicos. Segundo MARCELO ROHDEN, neste caso é preciso acamar a cobertura e fazer o plantio no verde. O indicado é o uso do rolo faca, implemento agrícola acoplado no trator. Segundo ROHDEN, está técnica está sendo bastante usada no Rio Grande do Sul e conquistando espaço na região Extremo Oeste. Cita ainda que o uso dos inseticidas, contribui para o aumento no custo de produção e prejudica o meio ambiente causando a morte de abelhas. Este problema também causa preocupação nos apicultores. Itapiranga é referência nacional na produção de mel, cultura que registra conflito com práticas de uso de agrotóxicos em lavouras.

Zoneamento agro climático de milho já iniciou na região. O extensionista da Epagri diz que é respeitar os períodos devido ao seguro e outros benefícios. O agrônomo MARCELO ROHDEN diz que o produtor rural precisa buscar informação sobre a data de plantio conforme orientação para as variedades de sementes. Segundo o extensionista, são detalhes que fazem a diferença na produtividade. ROHDEN observa que os produtores estão mais cautelosos este ano para o plantio devido ao intenso frio que estão sendo registrado. MARCELO ROHDEN também alerta para cuidados para aproveitar melhor híbridos de milho de alto tecnologia. É preciso que a adubação acompanhe o investimento feito na semente, além da correção de solo com uso de calcário. MARCELO ROHDEN destaca que a alta tecnologia tem grande potencial de produção, no entanto não pode ser implantado em solo fraco. É necessário a correta gestão com gerenciamento adequado da propriedade.

Polícia Civil de Mondaí entrega agasalhos arrecadados em campanha. Ação faz parte dos 207 anos de existência da polícia. A entrega ocorreu por iniciativa da décima terceira Delegacia Regional de Polícia de São Miguel do Oeste. Grande parte das doações recebidas foi doada à população durante a campanha, diretamente na Delegacia, sendo que o restante foi destinado à Secretaria Municipal de Assistência Social de Mondaí. Em Mondaí, a arrecadação e doações de agasalhos ocorrem durante todo o ano. A seleção e as entregas são feitas na sala da campanha do agasalho, onde são disponibilizadas à população 15 peças por membro da família, uma vez por mês. A Polícia Civil agradece aos colaboradores, doadores e demais pessoas que auxiliaram a comunidade nesta campanha.

Policia Militar cumpre mandato de prisão por furto. Foi ontem por volta das 11 horas. A guarnição da Polícia Militar de SMOESTE atendeu uma ocorrência de cumprimento de mandado de prisão expedido pela Comarca local na Rua Almirante Barroso, Bairro Agostini. A central Regional de emergência recebeu informações de que um homem possuía mandado de prisão ativo pelo crime de furto com mais de 40 boletins de ocorrência por diversos motivos registrados no sistema. Os policiais efetuaram buscas e abordaram o homem que foi preso e conduzido a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

Motociclista sofre ferimentos em acidente na SC 496 em Descanso. O acidente ocorreu por volta das 18 horas de ontem, SC 496 no município de Descanso. Foi uma colisão em mesmo sentido, que envolveu o veículo Ford Ka com placas de Descanso, cujo motorista era um homem de 25 anos e a motocicleta Honda CG 150 de Belmonte pilotada por um homem de 39 anos. Somente o condutor da motocicleta sofreu ferimentos leves. A Policia Rodoviária Estadual de Iporã do Oeste e o Corpo de Bombeiros de SMOeste atenderam a ocorrência.

Pedreiras são alvo de fiscalização durante Operação Mineração da Polícia Ambiental. Entre os dias 29 de julho e dois de agosto, a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina realizou, por meio de todas as suas unidades do estado, a “Operação Mineração. Objetivo do trabalho foi de avaliação de conformidade ambiental em áreas de exploração e aproveitamento de recursos minerais, especialmente com relação às licenças e cadastros ambientais, respeito às áreas de preservação permanente, identificação do local de exploração, dentre outras situações. Conforme o comandante, capitão EVERTON RONCAGLIO, no Extremo Oeste foram vistoriadas mais de 40 locais.

Ficalização da Polícia Ambiental na região teve foco especialmente nas pedreiras e locais de extração de argila para produção de tijolos. Ao final, foram expedidos duas autuações ambientais e dois embargos de atividade em razão da falta de licenciamento ambiental. O capitão EVERTON RONCAGLIO menciona que outras irregularidades foram constatadas, para as quais foi concedido um prazo para apresentação da devida regularização, já que caracterizavam irregularidades tidas como sanáveis. RONCAGLIO alerta que outras operações desta natureza deverão ser realizadas nos próximos meses em outros segmentos da região.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.