ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 06/08/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e dez centavos para venda.

Um dia após a jornada de greve geral e protestos, as autoridades chinesas advertiram os manifestantes de Hong Kong para que não subestimem "a firme determinação e a imensa força do governo central da China". O porta-voz da China em Hong Kong afirmou que “deve ficar muito claro para o pequeno grupo de criminosos violentos e sem escrúpulos que quem brinca com o fogo morre queimado”. Segundo a France Presse, esta foi a advertência mais dura feita por Pequim desde o início dos protestos, em nove de junho, contra um projeto de lei que permitira a extradição de habitantes de Hong Kong para a China.

O Irã disse a potências europeias nesta segunda-feira que reduzirá ainda mais o cumprimento do acordo nuclear de 2015 dentro de um mês se os europeus não fizerem nada para proteger o país das sanções dos Estados Unidos, restabelecidas depois que Washington abandonou o pacto. Os signatários europeus do acordo não conseguiram impedir que o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, agisse para forçar o Irã a aceitar limites mais rígidos sobre sua atividade nuclear e para estrangular o comércio de petróleo iraniano, vital para a economia do país. O Irã ameaçou bloquear todas as exportações de commodities energéticas se não conseguir comercializar seu petróleo como era garantido pelo acordo de 2015.

O governo dos Estados Unidos irá anunciar na terça-feira sanções econômicas totais contra o governo da Venezuela, congelando todos os bens do regime de NICOLÁS MADURO e proibindo transações com ele. Essa é a primeira vez que o governo americano toma esse tipo de ação contra um governo ocidental em mais de 30 anos, de acordo com o “Wall Street Journal”. A medida coloca a Venezuela ao lado de Cuba, Coreia do Norte, Irã e Síria, outros países a sofrerem restrições semelhantes por parte dos EUA na atualidade.

A Câmara dos Deputados deve retomar nesta terça-feira a discussão e a votação da proposta de reforma da Previdência. Em julho, os parlamentares aprovaram o texto em primeiro turno por 379 votos a 131. Agora, iniciarão a votação da proposta em segundo turno. Por ser uma proposta de emenda à Constituição, o texto só será aprovado se tiver os votos favoráveis de pelo menos três quintos dos parlamentares, portanto, 308 dos 513 deputados. Se aprovada, a reforma seguirá para o Senado. As sessões desta terça estão marcadas para começar a uma hora da tarde.

O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE afirmou nesta segunda-feira que haverá um esforço entre senadores, deputados e integrantes do governo federal para tentar elaborar, em conjunto, uma proposta de reforma tributária. De acordo com o senador do DEM, a reforma tributária é uma das prioridades do Congresso Nacional e do Executivo federal para o segundo semestre deste ano.

O debate para alterar as regras tributárias deve se intensificar assim que o parlamento concluir a análise da proposta de reforma da Previdência. Atualmente, duas propostas de reforma tributária diferentes já estão tramitando no Congresso Nacional: uma na Câmara e outra no Senado. Enquanto isso, o governo Jair Bolsonaro está elaborando uma terceira sugestão de mudança nas regras de tributação, que ainda não está concluída.

O secretário especial de Previdência do Ministério da Economia, ROGÉRIO MARINHO, informou nesta segunda-feira que o presidente JAIR BOLSONARO editou uma medida provisória para tornar obrigatória a antecipação de metade do décimo terceiro de aposentados do INSS. A antecipação da parcela de 50 por cento já costuma acontecer desde 2006 por decisão de governo. Segundo o secretário, a intenção da medida anunciada nesta segunda-feira é prever em lei a obrigação da antecipação do pagamento. O pagamento será feito entre o fim de agosto e a primeira semana de setembro. A estimativa do governo é atender a cerca de 30 milhões de pessoas.

A Federação de Automobilismo de Santa Catarina e a Chapecó Motor Clube publicaram nota sobre a morte do piloto paranaense IVAN POSSAMAI JÚNIOR ocorrida neste domingo durante a etapa do Sul Brasileiro de arrancada esportiva realizada na cidade de Chapecó. Para a organização, o acidente foi uma “grande fatalidade”. Segundo os organizadores, a pista e a área de frenagem estão devidamente homologadas e vistoriadas com todas as licenças e seguros. Além disso, as muretas metálicas de proteção estavam devidamente instaladas e com reforços de concretos de três toneladas em suas bases. Informações recolhidas pelo Corpo de Bombeiros são que existem duas possibilidades para a causa do acidente, o piloto pode ter sofrido um mal súbito ou o acelerador do veículo Gol trancou.

As cidades de Jaraguá do Sul e Brusque estão entre as que possuem as 10 menores taxas de homicídios, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes do Brasil. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e foram divulgados nesta segunda-feira, como parte de um novo levantamento do Atlas da Violência. Os números são referentes ao ano de 2017. De acordo com o Ipea, Jaraguá do Sul registrou cinco vírgula cinco mortes para cada 100 mil habitantes naquele ano. Esse resultado deixou a cidade catarinense na quarta posição, entre os 310 municípios avaliados em todo o Brasil. Na quinta posição da lista aparece Brusque, onde os sete homicídios registrados pela pesquisa representaram uma taxa de cinco virgula oito mortes para cada 100 mil habitantes.

Na semana em que a Assembleia Legislativa volta do recesso, as discussões sobre os incentivos fiscais no Estado também retornam à pauta dos deputados. Nesta terça-feira, representantes do setor agropecuário se reuniram hoje com os parlamentares da Comissão de Finanças e Tributação e da Comissão de Agricultura. A reunião tem objetivo de ouvir as principais entidades do setor sobre a alteração nas alíquotas de ICMS sobre os defensivos agrícolas. Com a revisão fiscal, produtos desse tipo tiveram alteração na tributação, passando a recolher 17 por cento de ICMS. Os deputados estão analisando um projeto que prorroga benefícios extintos por conta de dois decretos que entraram em vigor no começo de agosto.

Reunião discute programação para desfile de sete de setembro. Aconteceu na manhã de hoje um encontro com várias entidades para definição do horário e ordem de apresentação. RAQUEL CRISTINA – secretária de educação de Campo Erê, comenta que é importante que todos participem desse momento cívico de amor pela pátria. Todas as escolas devem participar, assim como Polícia, Corpo de Bombeiros e demais entidades e clubes de Campo Erê. Todo cronograma será montado nos próximos dias e divulgado para população.

Apae tem programação especial para esse mês. IONE PRESSOTO diretora em Anchieta, ressalta que primeiro aconteceu a caminhada laranja. Atividade contou com a presença de alunos e professores da Escola Especial e das escolas municipais e estaduais e também com a participação da comunidade. Objetivo não só da caminhada, mas do mês de agosto é conscientizar sobre a importância de prevenir deficiências e chamar atenção para a inclusão das pessoas com deficiências.

“Quebre paradigmas, evite deficiências” é o tema de reflexão do Agosto Laranja. IONE destaca que o mês todo é dedicado à conscientização e prevenção de deficiências. O mês é incluído no calendário oficial de eventos do município de Anchieta, através de uma lei municipal. Outras atividades serão desenvolvidas pela Apae durante esse mês, e toda a comunidade é convidada a participar e aderir a esta importante campanha.

Caixinha do troco solidário está sendo implantado pela APAE. A informação é de CAROL BATISTTELA- Assistente Social da Apae de Campo Erê. Conta que a ideia surgiu ao ver a ação ser realizada em outras cidades. Explica que foram confeccionadas as caixinhas personalizadas e que serão entregues ao comércio de Campo Erê para que a população possa fazer a doação do seu troco quando assim quiser. Salienta que o dinheiro arrecadado nas caixinhas serão usados para as atividades na escola, já que a questão financeira é bem limitada na APAE.

Comércio interessado em ter a caixinha pode entrar em contato com a APAE. De acordo com CAROL BATISTTELA, até o momento são nove empresas que demostraram interesse, as quais hoje à tarde os alunos estarão fazendo a entrega das caixinhas. Enfatiza que estão animados e com boas expectativas para a nova ação da APAE e que a partir de setembro querem estender a campanha também para os municípios de Saltinho e Santa Terezinha do Progresso.

Vários procedimentos clínicos de atenção básica estão sendo realizados na carreta da Odontosesc. SANDRA PERETTO – coordenadora, comenta que todo trabalho é feito com ajuda dos dentistas da Unidade de Saúde de Saltinho, que é onde está a Unidade Móvel hoje. São realizados promoção e reabilitação de saúde bucal, tratamento de canal de dentes anteriores, tratamento de cárie, tártaro, aplicação de flúor, limpeza e extração. Lembra que além de todo esse trabalho feito dentro da carreta, ela realiza palestras sobre higiene bucal e demais assuntos da sociedade nas escolas, clubes de idosos e demais entidades do município.

Projeto Odontosesc vem ao encontro das necessidades da população em saúde bucal. O comentário é da secretária de Saúde de Saltinho MARLA SUTIL. Ela ressalta que ação vai intensificar o atendimento a toda população facilitando o acesso dos munícipes ao atendimento. Ela frisa que a Odontosesc se destaca pelas atividades educativas desenvolvidas pela coordenadora SANDRA, nas escolas, clubes e entidades de todo município.

Coleta Seletiva de lixo em Campo Erê. NELSON TRESOLDI - Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente do município, ressalta que a coleta iniciou nesta semana nos bairros do município. O cronograma está sendo feito e ela vai acontecer de segunda, quarta e sexta-feira. Segundo TRESSOLDI, serão recolhidos resíduos sólidos, são eles: papel, plástico, metal e vidro. O lixo será recolhido pelos catadores do município, com isso, segundo NELSON, eles poderão melhorar suas rendas com a reciclagem.

Muitos materiais que poderiam ser reciclados acabam indo para o lixo comum. Segundo NELSON esses materiais podem ser reaproveitados e ajudar o meio ambiente. TRESSOLDI afirma que no início a mudança pode causar estranhamento na população, mas que estarão usando dos meios de comunicação para que os munícipes sejam informados do cronograma e a forma da coleta seletiva.

Seminário discutirá novas normas para a produção de leite.De acordo com VALDECIR CELLA- Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar- SINTRAF de Anchieta, o evento será amanhã. Segundo o presidente, o momento é para tirar dúvidas, pois ainda há muitas dúvidas por parte dos agricultores quanto às normas. Além disso, será discutido sobre a nova queda do preço do leite que ocorreu nos últimos dias e ainda as perspectivas quanto à cadeia produtiva.

Produção de leite continua sendo uma das principais fontes de renda dos agricultores no município. Afirmação é de VALDECIR CELLA, salienta que antigamente as propriedades eram bem diversificadas, com produção de alimentos, criação de suínos e outras atividades. Mas, explica o presidente, com a integração do suíno e frango, vem diminuindo o número de propriedades que consegue se manter, principalmente o pequeno produtor, pois os custos são altos para a adequação.

Agricultores precisam fazer recadastramento rural na Celesc. O gerente regional JOSÉ VOLKWEIS, lembra que os produtores rurais que possuem tarifa rural, precisam recadastrar as unidades consumidoras de energia elétrica Celesc, para garantir o benefício. Isso precisa ser feito até 13 de dezembro. Objetivo, segundo ele, é manter o benefício aos consumidores que tenham direito às reduções cumulativas a agricultores, que vão de 10 a 30 por cento.

Benefício tarifa Rural será mantido por mais três anos aos consumidores rurais que fizerem o recadastramento. ZECA, explica, que só após esse período eles deverão fazer um novo recadastramento. Quem tem direito ao benefício deve enviar a documentação para a Celesc. Para ter direito a esse benefício, a unidade consumidora precisa estar em área rural, e comprovar atividade agropecuária na unidade.

Alguns documentos são necessários para fazer o recadastramento rural. Segundo o gerente regional, para pessoa física são necessários: CPF; Carteira de Identidade ou outro documento de identificação oficial com foto; Registro Administrativo de Nascimento Indígena no caso de indígenas. Já para pessoa jurídica: Cartão do CNPJ; Última alteração do Contrato Social Consolidado ou Contrato Social e as alterações existentes. Para empresa individual: Formulário de Empresário Individual; Para AssociaçãoCondomínioSociedades Anônimas: Estatuto Social e Ata com eleição da última diretoria.

Carro furtado em Campo Erê é encontrado depenado na Água Branca. No início da tarde de ontem, a Polícia Militar de Marmeleiro, localizou na comunidade de Água Branca, um veículo FordKa, cor vermelha, totalmente depenado. O carro tinha sido furtado em Campo Erê no dia 08 de julho. Após os procedimentos o veículo foi apreendido e encaminhado para a delegacia da Polícia Civil de Marmeleiro para posterior entrega ao proprietário.

Carro e caminhão colidem. O acidente ocorreu na tarde de ontem. O carro acabou batendo em um poste da rede elétrica, deixando a fiação caída sob a via pública. O fato ocorreu por volta das 15 horas e 30 minutos na rua Dom Pedro I, em Quilombo. Segundo os bombeiros, o motorista da Saveiro Cross, de 35 anos, possuía apenas um pequeno corte na região da sobrancelha. Ele foi levado ao Hospital São Bernardo. O condutor do caminhão nada sofreu. A via foi interditada e a guarnição ficou presente no local até a chegada da Celesc devido ao risco oferecido pela rede elétrica. As Polícias Militar e Civil estiveram na ocorrência.

Bombeiros combatem incêndio em aviário. Por volta das 20 horas de ontem foi deslocado guarnição de combate a incêndio, até a Linha Duque de Caxias, Município de Novo Horizonte. No local foi constatado pequeno foco de incêndio em aviário com aproximadamente 600 metros, não haviam aves alojadas. O primeiro combate foi iniciado pelos proprietários e a guarnição finalizou a extinção e efetuou o rescaldo. Foram utilizados para o serviço cerca de mil litros de água.

Homem morre após cair de ponte com moto. A vítima de 45 anos foi encontrada morta ontem, entre a Comunidade de Linha Nossa Senhora do Carmo e São Miguel Cachoeirinha, zona rural de Pato Branco. VANDERLEI TAMGNO que seria morador na cidade de Pato Branco retornava para casa com a motocicleta HondaNX150 na noite de domingo após jogar bocha com amigos, quando possivelmente perdeu o controle e caiu da ponte. A vítima e a moto foram localizadas somente ontem. Uma equipe do Samu foi acionada e constatou o óbito do homem.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.