ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 06 06 19

-STJ DEVE JULGAR ATÉ O FIM DO MÊS PEDIDO DE LULA PARA CUMPRIR PENA EM CASA

-GOVERNADOR ACIONA STF CONTRA FUNDO DOS HOSPITAIS FILANTRÓPICOS

-PREFEITO RETIRA PROJETO DE ARBORIZAÇÃO DA PAUTA DO LEGISLATIVO

-ASSESSORES DE VEREADORES PRESTAM DEPOIMENTO EM CPI DA CÂMARA

-FAISMO 2019 ESGOTA VENDA DE ESPAÇOS PARA EXPOSITORES

-PM REGISTRA TENTATIVA DO GOLPE DA MALA DE DINHEIRO NO MUNICÍPIO

-RAPAZ É PRESO AO PEDIR DINHEIRO COM CANIVETE NA MÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 2 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos para a compra e nove centavos e meio para venda.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta quarta-feira que as conversas com o México sobre imigração avançaram pouco, "nem perto do suficiente". Representantes do governo mexicano viajaram a Washington para discutir alguma forma de controlar o fluxo migratório, motivo pelo qual TRUMP anunciou a aplicação gradual de tarifas à importação de produtos do país vizinho. O ministro das Relações Exteriores do México, MARCELO EBRARD, ponderou que os debates desta quarta abordaram a questão migratória, mas não as tarifas.

Controlado pela oposição, o Congresso do Peru votou nesta quarta-feira a favor da moção de confiança apresentada pelo Poder Executivo. A votação é uma importante vitória política para o presidente MARTÍN VIZCARRA, que obteve o apoio para iniciar uma reforma anticorrupção. O folgado resultado favorável a VIZCARRA, que não tem partido nem bancada, causou surpresa. A expectativa era de uma votação mais apertada. Se a moção tivesse sido rejeitada, poderia levar à dissolução do Legislativo prevista na Constituição e à renúncia do gabinete.

O governo japonês irá doar três milhões e 600 mil dólares para ajudar a acolher refugiados e migrantes venezuelanos que buscam abrigo no Brasil. O acordo de cooperação será assinado com quatro agências da ONU nesta quinta-feira. O dinheiro será usado para ampliar o registro e documento dos venezuelanos, apoio psicossocial e serviços de saúde e proteção de crianças nos estados de Roraima, Amazonas e Pará. Segundo a Polícia Federal, desde 2017 até abril de 2019 foram registrados cerca de 100 mil pedidos de refúgio e 70 mil solicitações de residência temporária no Brasil por parte de cidadãos venezuelanos.

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta-feira a redução na taxas de juros do financiamento para compra de imóveis. O banco também anunciou novas possibilidades para renegociação de empréstimos em atraso. Conforme o anúncio, para os empréstimos concedidos por meio do Sistema Financeiro de Habitação, a taxa passou de TR mais 8,75% para TR mais 8,5%, ou seja, queda de zero vírgula 25 ponto percentual. As taxas valem para empréstimos assinados a partir do próximo dia 10. O banco também anunciou novas possibilidades de renegociação de financiamento imobiliário em atraso, sem aumento do prazo do contrato. Cerca de 600 mil mutuários devem ser beneficiados.

O brasileiro trabalha, em média, 29 dias por ano somente para pagar a conta da corrupção, de acordo com um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Segundo a pesquisa, a corrupção consome oito por cento de tudo que é arrecadado no país, ou seja, cerca de 160 bilhões de reais por ano. Para chegar a essa conclusão, o instituto levou em conta os desvios apurados pela Operação Lava Jato e processos envolvendo corrupção no Tribunal de Contas da União e nos tribunais de contas dos estados. O valor cobriria o rombo estimado para o orçamento do governo federal, que é de 139 bilhões ou também poderia evitar, por exemplo, os contingenciamentos na educação.

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça deverá julgar ainda neste mês o pedido da defesa de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA para que o ex-presidente cumpra o restante da pena do caso do triplex do Guarujá em regime domiciliar. Na ocasião, a Quinta Turma também avaliará a manifestação da subprocuradora-geral da República ÁUREA PIERRE que considera que LULA já tem direito de ir para o regime semiaberto, quando é possível deixar a prisão durante o dia para trabalhar. O Ministério Público Federal enviou um parecer ao Superior Tribunal de Justiça no qual afirmou que o ex-presidente já cumpriu tempo suficiente da pena para deixar o regime fechado de prisão.

O governo do estado está investindo três milhões de reais, dentro do Programa Nacional do Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas, para avançar na organização, planejamento e gestão do uso de água nas 16 bacias hidrográficas catarinenses. De acordo com a diretora de recursos hídricos da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina, JAQUELINE ISABEL DE SOUZA, dos 16 comitês apenas dois ainda não têm planos elaborados, que são dos rios do Peixe e Canoas, mas que estão em processo de licitação. Outro objetivo é avançar no cadastramento do uso da água e na outorga. Ela estima que até 2023 deve ser implantado um pilo de cobrança pelo uso da água.

O número de homicídios em Santa Catarina subiu 68 vírgula sete por cento em 10 anos. De acordo com dados do Atlas da Violência do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, o número de mortes violentas no Estado subiu de 632, em 2007, para mil e 66, em 2017. Os números, no entanto, divergem dos dados da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina. Conforme o boletim semanal de indicadores de violência, em 2017, foram registrados 987 homicídios no Estado. Os dados do Ipea também mostram que a taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes também subiu. Em 10 anos, o índice foi de 10 vírgula quatro para 15 vírgula dois, um aumento de 45 vírgula sete por cento.

O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA entrou com ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra dispositivos da Lei Orçamentária Anual, que destina 10 por cento do Fundo Estadual de Saúde para os hospitais filantrópicos de Santa Catarina. Os recursos de 180 milhões foram assegurados em emenda do deputado JOSÉ MILTOM SCHAEFER, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa Ela foi vetada pelo governador do Estado e o veto foi rejeitado na assembleia. Depois da promulgação pelo presidente da Alesc, o governo chegou a conversar a forma de aplicação da lei com os hospitais, mas ingressou com uma Adin para derrubar essa exigência local.

O Programa Rede Catarina de Proteção a Mulher e o Ministério Público discutiram, nesta semana, ações conjuntas para enfrentar o problema da violência doméstica no município. O encontro contou com a participação da coordenação do programa, do comandante da PM, MARCELO DE WALLAU E da promotora de justiça, MARCELA FERNANDEZ. O Rede Catarina atua no cumprimento de medidas protetivas que atuam na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Durante o evento, foram debatidas formas de aumentar a agilidade na fiscalização das medidas por parte da Polícia Militar e para intensificar a troca de informações com a promotoria.

O projeto de recolhimento de carcaças de animais mortos nas propriedades rurais, suspenso há um mês, ainda não tem data para ser reativado. O serviço foi interrompido no dia quatro de maio. Na região, o trabalho era prestado pela empresa Previatti, de Cunha Porã e as carcaças eram destinadas para a Companhia Brasileira de Reciclagem Animal, a Cbrasa, de Seara. Segundo a deputada e coordenadora da bancada do Oeste, MARLENE FENGLER, os deputados marcaram uma reunião com um representante do Ministério da Agricultura, mas ele não compareceu ao encontro. Os parlamentares querem se reunir diretamente com a Ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA. A agenda ainda não foi marcada e o impasse continua.

A deputada MARLENE FENGLER voltou a cobrar agilidade do Ministério da Agricultura para resolver o problema que resultou na suspensão do recolhimento das carcaças de animais mortos nas propriedades rurais. Ela explicou que uma equipe do Ministério da Agricultura esteve na região e constatou as adequações que a empresa precisa realizar para obter a autorização para exportação da farinha que é produzida a partir da carcaça dos animais. A farinha possui mercados internacionais interessados na compra, mas é necessária a liberação da licença pelo ministério. A deputada disse que enquanto isso não se resolve todo o estado é prejudicado. MARLENE pediu rapidez na solução dessa questão, já que a recolha das carcaças evita prejuízos ao meio ambiente e auxilia os agricultores na destinação correta dos animais.

O cartório eleitoral da quadragésima quinta zona instalou um ponto de atendimento dos eleitores no município de Santa Helena. Trata-se de um posto em caráter temporário para ampliar o atendimento na cidade que está em revisão do eleitorado. A estrutura foi instalada na biblioteca pública municipal e o atendimento dos eleitores começa na segunda-feira, dia 10. O posto vai funcionar até o dia nove de agosto. Ao todo, o Tribunal Regional Eleitoral vai instalar 12 postos de atendimento em cidades catarinenses que estão em revisão do eleitorado. Quem não comparecer, pode ter o título eleitoral cancelado.

Os serviços de tapa buracos em várias ruas de São Miguel do Oeste deve gerar um investimento de um milhão de reais. A informação é do diretor de Trânsito do município, JEFERSON DIAS. De acordo com ele, a equipe está trabalhando em reparos na camada asfáltica e também na pintura de faixas. Segundo DIAS, o tempo é bom e isso faz com que o serviço se torne mais ágil e eficiente. Conforme DIAS, os trabalhos já foram concluídos nas ruas Marcílio Dias e John Keneddy. O diretor lembrou ainda que a Avenida Willy Barth também recebeu melhorias na malha viária na semana passada.

Nesta semana os trabalhos também foram concentrados na Avenida Getúlio Vargas em São Miguel do Oeste. A afirmação é do diretor de Trânsito, JEFERSON DIAS. Ele comentou que o trecho nas proximidades do semáforo foi totalmente recuperado. DIAS disse que o local possuía alguns buracos em virtude de obras da Casan e aliado ao desgaste da via a situação no local estava de difícil trafegabilidade. DIAS destacou que concluídas as obras nesses locais, a equipe deve começar os reparos na rua XV de Novembro.

A Câmara de Vereadores está com inscrições abertas para o processo seletivo simplificado para admissão temporária de um contador. O edital com as normas do processo está disponível no site do Legislativo. As inscrições vão até amanhã e podem ser feitas na sede da câmara de vereadores que fica na rua Pedro Julian, 858, Bairro Agostini. A validade da contratação será para o prazo de seis meses, prorrogável por igual período. A carga horária do contador da câmara é de 20 horas semanais. No caso de nomeação de profissional por concurso público, o contrato será rescindido. A vaga foi aberta porque a profissional que cuidava da contabilidade da câmara pediu exoneração.

A contratação de um novo contador para a câmara de vereadores vai ocorrer pela análise curricular e de títulos dos interessados em assumir a vaga. A avaliação dos documentos será feita pela Comissão Permanente de Concurso, Processo Seletivo e Avaliação de Estágio Probatório. Os membros da comissão vão atribuir a pontuação para cada critério avaliativo. Os itens que serão observados para estabelecer a pontuação e a forma de desempate estão previstos no edital. Os requisitos para se inscrever no processo seletivo são idade mínima de 18 anos, possuir curso superior em Ciências Contábeis, ser brasileiro ou estrangeiro, ter habilitação legal para o exercício da profissão e registro válido no respectivo órgão de classe. A remuneração para o cargo é de três mil 110 reais.

A câmara de vereadores prestou nesta semana uma homenagem aos profissionais envolvidos no processo de adoção no município. A moção de aplauso entregue nesta semana foi proposta pelo vereador GILBERT BERTÉ do MDB. O vereador ressaltou que a moção também é uma forma de divulgar o dia Nacional da Adoção que se comemora no dia 25 de maio. Ele disse que a data visa promover debates sobre um dos princípios mais importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente que é o direito à convivência familiar e comunitária com dignidade. A moção foi entregue a TALITA LORENSKI, coordenadora do Grupo de Apoio Adoção de São Miguel do Oeste, a FRANCIELY DA SILVA, diretora do Abrigo Institucional Cantinho Acolhedor e a IVÂNIA WELTER, assistente social do Poder Judiciário.

A câmara de vereadores vai realizar uma audiência pública para debater o uso de agrotóxicos e os impactos desses produtos na vida das abelhas. A proposta para a promoção do evento é dos vereadores VANIRTO CONRAD do PDT e MARIA TEREZA CAPRA do PT. Eles alegam que a aplicação de produtos químicos nas lavouras “vem comprometendo a apicultura e a meliponicultura local e regional". O vereador do PDT, VANIRTO CONRADT explicou que foi procurado por inúmeros criadores de abelhas do município. Ele estão preocupados com o alto índice de mortandade de abelhas, principalmente na época de floração das plantas. VANIRTO disse que o objetivo da audiência pública é discutir o problema e buscar soluções. A audiência ainda não tem data definida.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, retirou da Câmara de Vereadores o projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de arborização de passeios públicos. A proposta havia sido entregue ao Legislativo no dia cinco de fevereiro, durante a primeira sessão ordinária do ano. TREVISAN explicou que o projeto de lei foi retirado da pauta depois de um entendimento com o líder do governo na Câmara, vereador CÁSSIO DA SILVA. O vereador do MDB apresentou um projeto neste mesmo sentido em 2018 e a matéria ainda está tramitando na Casa. O prefeito disse que o objetivo agora é trabalhar conjuntamente para aprimorar aquele projeto e promover as alterações necessárias de forma consensual para que ele tramite com maior agilidade.

Depois da câmara de vereadores confirmar a composição da Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar uma suposta fraude em serviços da saúde do município, os vereadores se preparam para iniciar os trabalhos. O vereador mais idoso da CPI vai convocar os demais componentes para uma reunião de escolha do presidente e do relator. Os vereadores nomeados para a CPI são MARIA TEREZA CAPRA do PT, ODEMAR MARQUES do PDT, CLAUDIO BARP do MDB, CARLOS GRASSI do PP e MILTON ANONI do PR. O PSD não teve representante indicado pelo partido. De acordo com a denúncia encaminhada para a câmara, uma empresa que presta serviços para a secretaria de Saúde na área de fisioterapia teria cobrado por procedimentos que teriam sido realizados em data posterior ao óbito do paciente. A presidência e a relatoria serão definidos na primeira reunião da CPI. Os vereadores tem 120 dias para apurar a denúncia.

A abertura de uma CPI não é motivo de comemoração, mas um sinal de que algum problema envolvendo o poder público pode estar acontecendo. A afirmação é da vereadora do PT, MARIA TEREZA CAPRA. Ela comentou que os vereadores vão analisar se a empresa contratada pela secretaria de saúde cometeu alguma irregularidade e qual foi a reação do poder público. MARIA TEREZA disse que a denúncia que gerou a abertura da comissão parlamentar de inquérito é o grave e que os vereadores tem o dever de fiscalizar os atos do poder executivo. Ela ressaltou que a câmara vai conduzir os trabalhos de forma imparcial e com todo o cuidado para confirmar ou não a denúncia encaminhada para a câmara.

A vereadora MARIA TEREZA CAPRA esteve no Peperi Entrevista desta quarta-feira e falou sobre a CPI dos assessores. A petista é relatora da comissão que apura supostas irregularidades envolvendo o emprego dos assessores em atividades particulares dos vereadores. Ela explicou que o conteúdo da investigação está sob sigilo, mas revelou que os 13 assessores já prestaram depoimento e agora a comissão começa a ouvir os vereadores. O MP também investiga a denúncia e já ajuizou ação civil por ato de improbidade contra os vereadores CARLOS GRASSI e ODEMAR MARQUES. MARIA TEREZA disse a CPI está fazendo um trabalho sério e que nenhum ato irregular será acobertado pela comissão.

Todos os estandes para expositores da Faismo de 2019 já foram comercializados. A informação é do coordenador da Comissão de Comercialização da feira, CLEOMAR ZACCHI. Em entrevista para a Peperi na tarde de ontem, ele explicou que 282 expositores estão confirmados para a Faismo deste ano, 36 a mais do que na última edição da Feira, em 2017. São 175 estandes internos e mais 107 na área externa. ZACCHI disse que a procura das empresas para a feira já era esperada, mas a facilidade para comercializar os estandes foi uma surpresa. Ele ressaltou que ainda faltam cinco meses para a Faismo e todos os estandes já estão vendidos.

A Faismo tem uma lista de espera de 20 empresas para ocupar os espaços de expositores que eventualmente desistam de participar da feira nos próximos meses. De acordo com o coordenador da Comissão de Comercialização da feira, CLEOMAR ZACCHI, esse dado reforça a importância que a feira tem para as empresas da região. Ele ressaltou que um número expressivo de expositores já participaram da feira de 2017 e confirmaram presença no evento que acontecerá entre os dias 14 e 17 de novembro, no Parque de Exposições Rineu Gransotto.

Mais um homem foi flagrado com maconha nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. O suspeito foi abordado na rua Domenico Orso, bairro São Gotardo. A Polícia Militar realizava patrulhamento ostensivo quando abordou um homem de bicicleta saindo do local. Durante a abordagem, o ciclista tentou se desfazer de um torrão de maconha. A droga foi apreendida e o homem assinou um termo circunstanciado para prestar explicação ao juiz da comarca sobre o fato.

A Polícia Militar registrou mais uma tentativa de estelionato envolvendo uma moradora do município. A PM foi acionada pela vítima que relatou estar conversando com um homem que, supostamente, mora nos Estados Unidos. O golpista teria dito a mulher que viria para o Brasil, mas antes lhe mandaria uma mala de dinheiro. Depois disso, outra pessoa entrou em contato pedindo um depósito de cinco mil reais para entregar a mala. A mulher suspeitou e não fez o depósito. A Polícia Militar orienta que esse é um golpe de estelionato frequentemente aplicado e orienta a população para não fazer qualquer tipo de repasse de valores.

Um rapaz de rapaz de 23 anos foi preso nesta quarta-feira ao “pedir dinheiro emprestado” no Centro de São Miguel do Oeste. A vítima de 18 anos alegou que estava em uma academia próxima à Praça Walnir Bottaro Daniel quando o suspeito o abordou com o uso de um canivete. O acusado não teria sido agressivo, mas utilizou a arma para intimidá-lo a fim de solicitar cinco reais emprestados. A vítima conversou com o homem e disse que não tinha dinheiro, mas propôs ir buscar o valor. O suspeito utilizava uma touca e acabou preso após a Polícia Militar ser acionada. O canivete utilizado na ação foi apreendido. O caso foi parar na Delegacia de Polícia Civil para registro e esclarecimentos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.