ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 06-06-2019 Quinta-feira

-STJ DEVE JULGAR ATÉ O FIM DO MÊS PEDIDO DE LULA PARA CUMPRIR PENA EM CASA

-GOVERNADOR ACIONA STF CONTRA FUNDO DOS HOSPITAIS FILANTRÓPICOS

-APAE DE DESCANSO INICIA GRUPO DE APOIO AO EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL DOS ESTUDANTES

-TUNÁPOLIS IRÁ CONCEDER SUBSÍDIO PARA AGRICULTORES VIZINHOS DE PROPRIEDADES CERTIFICADAS

-SANTA HELENA IRÁ REGULAMENTAR COBRANÇA E FISCALIZAÇÃO DO USO DA ÁGUA

-INICIA HOJE NOVA OPERAÇÃO TAPA BURACOS NA REGIÃO

-UM MÊS APÓS A INTERRUPÇÃO, RECOLHA DOS ANIMAIS MORTOS CONTINUA SEM DEFINIÇÃO

-JOVEM É PRESO AO INTIMIDAR VÍTIMA COM CANIVETE PARA PEDIR DINHEIRO EMPRESTADO

-MENINA MORTA PELO IRMÃO NO PARANÁ SERÁ SEPULTADA HOJE

-SAER/FRON TRANSFERE PACIENTE DE TUNÁPOLIS PARA ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM CHAPECÓ


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 2 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos para a compra e nove centavos e meio para venda.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta quarta-feira que as conversas com o México sobre imigração avançaram pouco, "nem perto do suficiente". Representantes do governo mexicano viajaram a Washington para discutir alguma forma de controlar o fluxo migratório, motivo pelo qual TRUMP anunciou a aplicação gradual de tarifas à importação de produtos do país vizinho. O ministro das Relações Exteriores do México, MARCELO EBRARD, ponderou que os debates desta quarta abordaram a questão migratória, mas não as tarifas.


Controlado pela oposição, o Congresso do Peru votou nesta quarta-feira a favor da moção de confiança apresentada pelo Poder Executivo. A votação é uma importante vitória política para o presidente MARTÍN VIZCARRA, que obteve o apoio para iniciar uma reforma anticorrupção. O folgado resultado favorável a VIZCARRA, que não tem partido nem bancada, causou surpresa. A expectativa era de uma votação mais apertada. Se a moção tivesse sido rejeitada, poderia levar à dissolução do Legislativo prevista na Constituição e à renúncia do gabinete.


O governo japonês irá doar três milhões e 600 mil dólares para ajudar a acolher refugiados e migrantes venezuelanos que buscam abrigo no Brasil. O acordo de cooperação será assinado com quatro agências da ONU nesta quinta-feira. O dinheiro será usado para ampliar o registro e documento dos venezuelanos, apoio psicossocial e serviços de saúde e proteção de crianças nos estados de Roraima, Amazonas e Pará. Segundo a Polícia Federal, desde 2017 até abril de 2019 foram registrados cerca de 100 mil pedidos de refúgio e 70 mil solicitações de residência temporária no Brasil por parte de cidadãos venezuelanos.


A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta-feira a redução na taxas de juros do financiamento para compra de imóveis. O banco também anunciou novas possibilidades para renegociação de empréstimos em atraso. Conforme o anúncio, para os empréstimos concedidos por meio do Sistema Financeiro de Habitação, a taxa passou de TR mais 8,75% para TR mais 8,5%, ou seja, queda de zero vírgula 25 ponto percentual. As taxas valem para empréstimos assinados a partir do próximo dia 10. O banco também anunciou novas possibilidades de renegociação de financiamento imobiliário em atraso, sem aumento do prazo do contrato. Cerca de 600 mil mutuários devem ser beneficiados.


O brasileiro trabalha, em média, 29 dias por ano somente para pagar a conta da corrupção, de acordo com um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Segundo a pesquisa, a corrupção consome oito por cento de tudo que é arrecadado no país, ou seja, cerca de 160 bilhões de reais por ano. Para chegar a essa conclusão, o instituto levou em conta os desvios apurados pela Operação Lava Jato e processos envolvendo corrupção no Tribunal de Contas da União e nos tribunais de contas dos estados. O valor cobriria o rombo estimado para o orçamento do governo federal, que é de 139 bilhões ou também poderia evitar, por exemplo, os contingenciamentos na educação.


A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça deverá julgar ainda neste mês o pedido da defesa de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA para que o ex-presidente cumpra o restante da pena do caso do triplex do Guarujá em regime domiciliar. Na ocasião, a Quinta Turma também avaliará a manifestação da subprocuradora-geral da República ÁUREA PIERRE que considera que LULA já tem direito de ir para o regime semiaberto, quando é possível deixar a prisão durante o dia para trabalhar. O Ministério Público Federal enviou um parecer ao Superior Tribunal de Justiça no qual afirmou que o ex-presidente já cumpriu tempo suficiente da pena para deixar o regime fechado de prisão.



O governo do estado está investindo três milhões de reais, dentro do Programa Nacional do Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas, para avançar na organização, planejamento e gestão do uso de água nas 16 bacias hidrográficas catarinenses. De acordo com a diretora de recursos hídricos da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina, JAQUELINE ISABEL DE SOUZA, dos 16 comitês apenas dois ainda não têm planos elaborados, que são dos rios do Peixe e Canoas, mas que estão em processo de licitação. Outro objetivo é avançar no cadastramento do uso da água e na outorga. Ela estima que até 2023 deve ser implantado um pilo de cobrança pelo uso da água.


O número de homicídios em Santa Catarina subiu 68 vírgula sete por cento em 10 anos. De acordo com dados do Atlas da Violência do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, o número de mortes violentas no Estado subiu de 632, em 2007, para mil e 66, em 2017. Os números, no entanto, divergem dos dados da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina. Conforme o boletim semanal de indicadores de violência, em 2017, foram registrados 987 homicídios no Estado. Os dados do Ipea também mostram que a taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes também subiu. Em 10 anos, o índice foi de 10 vírgula quatro para 15 vírgula dois, um aumento de 45 vírgula sete por cento.


O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA entrou com ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra dispositivos da Lei Orçamentária Anual, que destina 10 por cento do Fundo Estadual de Saúde para os hospitais filantrópicos de Santa Catarina. Os recursos de 180 milhões foram assegurados em emenda do deputado JOSÉ MILTOM SCHAEFER, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa/ Ela foi vetada pelo governador do Estado e o veto foi rejeitado na assembleia. Depois da promulgação pelo presidente da Alesc, o governo chegou a conversar a forma de aplicação da lei com os hospitais, mas ingressou com uma Adin para derrubar essa exigência local.


-APAE DE DESCANSO INICIA GRUPO DE APOIO AO EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL DOS ESTUDANTES

-TUNÁPOLIS IRÁ CONCEDER SUBSÍDIO PARA AGRICULTORES VIZINHOS DE PROPRIEDADES CERTIFICADAS

-SANTA HELENA IRÁ REGULAMENTAR COBRANÇA E FISCALIZAÇÃO DO USO DA ÁGUA

-INICIA HOJE NOVA OPERAÇÃO TAPA BURACOS NA REGIÃO

-UM MÊS APÓS A INTERRUPÇÃO, RECOLHA DOS ANIMAIS MORTOS CONTINUA SEM DEFINIÇÃO


A Celesc emitiu um alerta nesta semana sobre um golpe que está sendo aplicado com o nome da empresa no estado. De acordo com gerente comercial-administrativo da empresa no Extremo Oeste, SANDRO VALMORBIDA, clientes relataram que receberam telefonemas e e-mails de cobrança da fatura de energia elétrica. Os golpistas dizem que a quantia precisa ser depositada para que o usuário não tenha seu fornecimento de energia suspenso. Já por e-mail, são enviadas faturas de energia elétrica muito similares às verdadeiras. VALMORBIDA disse que é preciso tomar muito cuidado para evitar prejuízos. Ele reforçou que as pessoas precisam se certificar que o e-mail com a fatura foi realmente emitido pela Celesc.


Prefeitura de Tunápolis adquire trator com cortador de grama. O cortador de grama é equipado com motor quatro tempos a gasolina de 20 HP de potência, com partida elétrica, acoplado a uma transmissão de sete velocidades. O trator com cortador de grama será utilizado no corte da grama do centro esportivo municipal e campo de futebol sete do município, trabalho que era feito manualmente. O responsável pelo setor de urbanismo, VOLMIR LAWISCH, destaca que além de poupar mão de obra, pois é necessário somente um operador, a máquina faz com que o corte fique uniforme, contribuindo para a prática de atividades esportivas.


Creche em Itajubá deve iniciar atendimento as crianças ainda em 2020. A expectativa do prazo é do governo de Descanso. As obras de ampliação e construção do Jardim de Infância, que será transformada em creche, estão em andamento e nesta semana o prefeito SADI BONAMIGO visitou o local. Segundo o prefeito, a empresa responsável deverá acelerar as obras com as condições climáticas favoráveis. A expectativa e proposta do governo municipal é que crianças sejam atendidas ainda em 2020. BONAMIGO afirma que a creche é uma reivindicação antiga da população. As obras estão orçadas em 357 mil e 800 reais. Os recursos são de emenda do então deputado federal e senador eleito JORGINHO MELLO. A garantia do recurso, celebrado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, teve também o empenho do deputado federal PEDRO UCZAI.


Onze pastorais da Paróquia Nossa Senhora das Mercês atuam na comunidade de Iporã do Oeste. Conforme o padre, OSNI DE SOUZA, pastoral é um termo que deriva de pastor, e representa as ações da igreja católica em todo o mundo. O padre cita que na paróquia estão constituídas as pastorais da catequese, criança, juventude, liturgia, saúde, dízimo, batismo, vocacional, família, infância missionária e apostolado da oração. Segundo OSNI DE SOUZA, na catequese são treze turmas iniciantes na matriz, além das turmas do interior, que totalizam cerca de 340 crianças e adolescentes sendo atendidos. Em agosto inicia a terceira etapa de catequese adulta, atendendo pessoas que ainda não possuem nenhum sacramento. O padre destaca que a pastoral da criança atende em torno de 140 crianças de zero a seis anos de idade. O trabalho é feito por 29 voluntárias. Já na pastoral da juventude, o padre afirma que é necessária maior mobilização para aumentar a participação.


A pastoral da liturgia tem como missão animar as celebrações da matriz e das comunidades, além de eventos específicos, como a hora da misericórdia nas quintas-feiras pela manhã e as quatro romarias realizadas todos os anos. O padre ressalta também o trabalho da pastoral da saúde, criada recentemente, e que no último ano implantou o horto medicinal. A pastoral do batismo objetiva conscientizar pais e padrinhos sobre a importância do batismo e dos demais sacramentos. A pastoral da família atua principalmente com os grupos de famílias para reflexão e rodízio das capelinhas. Na pastoral vocacional oito adolescentes participam de encontros em toda Diocese. A pastoral da infância missionária atende 80 crianças até os dez anos, com encontros mensais. De acordo com OSNI DE SOUZA, a pastoral do dízimo, criada pelo padre ALCINDO KUNZLER, é o fundamento da ação evangelizadora e objetiva conscientizar os fieis sobre a importância da contribuição espontânea como ato de fé.


Nesta quinta-feira a paróquia Nossa Senhora das Mercês realiza a assembleia paroquial. O padre OSNI DE SOUZA explica que as paróquias se reúnem para discutir a caminhada da igreja diocesana e a definição dos compromissos, ações e diretrizes para os próximos quatro anos. Ele lembra que a assembleia será realizada dentro do projeto de celebração de jubileu, dos 60 anos de Diocese. O tema do jubilei é “deixamos guiar pela luz do senhor”, tendo como símbolo a vela. OSNI DE SOUZA lembra que a partir da assembleia será definido o plano diocesano de pastoral, contemplando as diretrizes de 2019 a 2023. Em Iporã do Oeste a assembleia paroquial será realizada hoje, às 13 horas e 30 minutos, no auditório paroquial, contemplando as 70 lideranças que irão definir três pilares para a pré-assembleia em São João do Oeste. E em outubro, dias 26 e 27, será realizado em SMOeste a décima assembleia diocesana, encontro que é realizado a cada quatro anos.


Secretaria de saúde de Tunápolis terá atendimento no sábado para vacinação contra a gripe. A campanha nacional encerrou no final do meio, para os grupos prioritários, e a partir disso, foi aberta a população em geral para aplicação das doses restantes. Conforme a enfermeira, ROSELI BONAVIGO, em Tunápolis foi superada a meta de vacinação contra a gripe daquelas pessoas que integram os grupos prioritários. A enfermeira cita que o município não teve sobra de vacinas, mas a secretaria de saúde conseguiu mais algumas doses do governo do estado para vacinar as demais pessoas interessadas. As vacinas serão aplicadas no sábado, das oito às 12 horas. ROSELI lembra que o atendimento será por ordem de chegada. A expectativa é receber ao menos 100 doses extras. Para receber a vacina é necessário apresentar o cartão do SUS.


Prefeito de Tunápolis contesta redução de verbas dos governos Estadual e Federal. RENATO PAULATA, não é otimista para contar com recursos dos governos Estadual e Federal. Sem verbas extras, o foco está na economia em diferentes setores da prefeitura para possibilitar investimento com recursos próprios. O prefeito lembra que de emendas federais o município vai receber 434 mil reais para a saúde e 250 mil reais para aquisição de rolo compactador. Já do Governo do Estado são 320 mil reais para saúde e para complementação de obras da creche. Ao total, aproximadamente um milhão de reais extras. É o menor valor nos três anos de mandato. O prefeito avalia que a economia feita com o controle rigoroso de gastos permite o município realizar investimentos essenciais com recursos próprios.


Prioridade absoluta é a construção da primeira creche nos padrões exigidos. O atendimento atual ocorre em um espaço que foi adaptado. De acordo com o prefeito o projeto está sendo concluído para lançar a licitação. Meta é iniciar a obra no mês de agosto para conclusão em 2020. O município já garantiu no orçamento o valor de 500 mil reais, pois precisa cumprir com o TAC que foi assinado com o Ministério Público. O investimento para conclusão da creche é de aproximadamente 850 mil reais. PAULATA salienta que o valor final depende da concorrência entre empresas. Destaca ainda que o atual governo comprou um terreno de seis mil e 300 metros quadrados com investimento de 320 mil reais. A edificação da creche terá 500 metros quadrados para atender crianças de até quatro anos. O projeto final contempla também atendimento de alunos do jardim e pré-escolar.


Inicia hoje nova operação tapa buracos na região. O deputado estadual MAURO DE NADAL cita o trafego intenso e a falta de reestruturação do asfalto nas SCs do extremo oeste. O deputado diz que interferiu na Secretaria de Infraestrutura para medidas urgentes e recebeu a garantia que a partir desta quinta-feira terá início uma operação tapa buracos no trecho de São Miguel do Oeste a Itapiranga. DE NADAL aponta a SC 163 como um dos exemplos do descaso na conservação de uma importante rodovia estadual. O parlamentar salienta que o período prolongado de intensas chuvas provocou ainda maior dano no asfalto colocando em risco usuários que registram seguidos danos nos veículos.


O deputado reconhece que as obras na SC 163 são paliativas e confia na federalização. Segundo MAURO DE NADAL, a operação tapa buracos de São Miguel do Oeste a Itapiranga visa apenas solucionar os problemas mais críticos. Destaca ainda a necessidade de atenção ao perímetro urbano de Iporã do Oeste, pois a rodovia cruza pelo centro da cidade. O parlamentar cita a mobilização para recuperação completa e confia no andamento do processo de federalização que segue indefinido. O deputado prefere não projetar prazo para a federalização. Informa que o governo de Santa Catarina fez sua parte regularizando toda a documentação necessária. O projeto segue sem resposta do Ministério da Infraestrutura. DE NADAL também questiona a eficiência do Governo Federal na manutenção das rodovias, citando o péssimo estado de conservação da BR 163 de São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira.


Apae de Descanso inicia grupo de apoio ao emagrecimento saudável dos estudantes. O projeto iniciou na terça-feira com palestra da nutricionista da prefeitura ELIZETE DALTOÉ. O evento contemplou alunos, pais ou responsáveis e merendeiras, tendo como tema a alimentação saudável. Conforme a diretora da escola especial Maurício Delavekcia, ADRIANA BALBINOT, a necessidade de realizar o projeto foi percebida pelo fato dos alunos estarem envelhecendo e se tornando obesos. Ela cita que devido ao peso os alunos acabam tendo dificuldade de praticar atividades físicas. A diretora diz que pelo projeto, junto com os professores, os alunos serão incentivados a utilizarem mais os produtos que a própria natureza oferece, e também as hortaliças produzidas na horta da própria APAE.


Além de nutricionista, o grupo de apoio ao emagrecimento terá o acompanhamento da psicóloga DANIELA BRUGNEROTTO, a professora de educação física FERNANDA AZEVEDO e orientadora pedagógica ALINE MIOTTO ADLER. A diretora da APAE comenta que o objetivo é também trabalhar sentimentos e emoções dos estudantes, incentivando de forma positiva a persistirem no projeto. A profissional de educação física fará a pesagem e os exercícios físicos. ADRIANA BALBINOT lembra que o projeto será trabalhado também em sala de aula, para que os alunos conheçam os alimentos e seus nutrientes. A diretora comenta que o projeto irá se estender por pelo menos seis meses, com acompanhamento frequente e avaliação dos resultados. Ela ressalta que a parceria das famílias será fundamental para o sucesso do projeto. Hoje a APAE possui 50 alunos matriculados e 15 que são atendidos pela equipe técnica.


Tunápolis irá conceder subsídio para agricultores vizinhos de propriedades certificadas. Tunápolis foi um dos primeiros municípios da região a iniciar o programa de certificação das propriedades de livre de brucelose e tuberculose. Conforme o secretário de agricultura, PEDRO BAUMGRATZ, para incentivar a adesão ao programa, o município definiu que em propriedades vizinhas daquelas que já possuem a certificação, será feita a aplicação da tuberculina em até 30 animais sem custos aos agricultores. Caso o plantel seja maior, o agricultor paga dez reais por animal em que for aplicado o exame. BAUMGRATZ lembra que ficará por responsabilidade do produtor a aplicação do exame que identifica a brucelose, já que o município fornece apenas a tuberculina que identifica a tuberculose. Ele afirma que o objetivo, além de ampliar o número de propriedades certificadas, é evitar que propriedades com animais sadios sejam contaminados.


O secretário de agricultura de Tunápolis ressalta que a partir da entrada em vigor das normativas do Ministério da Agricultura, o programa de certificação teve procura ainda maior por parte dos agricultores que procurar garantir a sanidade do seu rebanho e maior qualidade na produção. PEDRO BAUMGRATZ lembra que em propriedades interditadas por brucelose e tuberculose, não será mais feita a recolha do leite, além do produtor perder os animais que precisam ser sacrificados. Atualmente uma propriedade de Tunápolis está interditada pelo diagnóstico das doenças. O secretário cita que cerca de 80% das maiores propriedades do município já estão certificadas. O objetivo é chegar a pelo menos 95% de todas as propriedades. PEDRO BAUMGRATZ avalia que a certificação das propriedades foi um dos maiores acertos implantados na sua secretaria devido aos bons resultados que garante as propriedades.


Santa Helena irá regulamentar cobrança, controle e fiscalização das conexões irregulares de água. O projeto de lei será encaminhado na próxima semana à câmara de vereadores. Segundo o prefeito, LUIZ GLUITZ, o objetivo é aumentar o rigor em relação aos consumidores que utilizam a água indevidamente. Ele explica que com a aprovação e instituição de lei municipal, haverá amparo legal para fiscalizar e cobrar as taxas de água de forma igual a toda população. GLUITZ comenta que o objetivo é também regulamentar a cobrança em prédios públicos do município. O prefeito destaca que o município fará um levantamento de todos os pontos irregulares, e serão aceitas também denúncias anônimas da população para apontar a existência do uso irregular da água.


O prefeito de Santa Helena considera que a correção destas irregularidades irá resultar na melhora do abastecimento de água, levando em conta que várias famílias, em algum momento, sofrem com a falta de água em períodos de estiagem. LUIZ GLUITZ cita que ontem foi realizada a licitação para troca do encanamento com o objetivo de aumentar a vazão de água. Ele lembra que a administração estuda a possibilidade de um financiamento para aquisição de uma caixa de água de 150 mil litros para abastecer a cidade. Enquanto em alguns momentos de estiagem falta água para o consumo, o prefeito afirma que o excesso de chuva causou diversos estragos no interior durante o mês de maio. GLUIZ enfatiza que além de prejudicar o cronograma de serviços, o mês chuvoso causou trabalho redobrado a equipe de obras que agora com a melhora do tempo se dedica a recuperação das estradas.


Um mês após a interrupção, recolha dos animais mortos continua sem definição. A recolha foi interrompida no dia quatro de maio. Na região o serviço era prestado pela empresa Previatti de Cunha Porã, e as carcaças eram destinadas para a Companhia Brasileira de Reciclagem Animal, Cbrasa, de Seara. Santa Catarina foi pioneira no país na implantação do projeto Recolhe. Segundo a deputada e coordenadora da bancada dos deputados do Oeste catarinense, MARLENE FENGLER, após a interrupção do serviço de recolha a bancada convidou para uma reunião o secretário de estado da agricultura e um representante do Ministério da Agricultura, que não compareceu. Na ocasião ficou decidido pelo agendamento de uma audiência com a ministra da agricultura TEREZA CRISTINA, mas apesar das tentativas diárias do deputado MAURO DE NADAL, responsável direto pelas tratativas, o encontro não foi marcado até agora.


A deputada lembra que uma equipe do ministério da agricultura esteve na região e constatou as adequações que a empresa precisa realizar para obter a autorização para exportação da farinha que é produzida a partir da carcaça dos animais. A farinha possui mercados internacionais interessados na compra, mas é necessária a liberação da licença pelo ministério. MARLENE FENGLER ressalta que em nenhum momento a empresa disse que não faria as adequações, mas a questão é que enquanto isso não se resolve todo o estado é prejudicado. A deputada defende agilidade no atendimento a esta demanda, levando em conta que a recolha das carcaças evita prejuízos ao meio ambiente e água, além disso, auxilia os agricultores na destinação correta dos animais. MARLENE ressalta que nova reunião será realizada na quarta-feira, com expectativa da presença de um representante do MAPA para apresentação de novidades.


-JOVEM É PRESO AO INTIMIDAR VÍTIMA COM CANIVETE PARA PEDIR DINHEIRO EMPRESTADO

-MENINA MORTA PELO IRMÃO NO PARANÁ SERÁ SEPULTADA HOJE

-SAER/FRON TRANSFERE PACIENTE DE TUNÁPOLIS PARA ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM CHAPECÓ


PM fiscaliza passageiros de ônibus e bagagens durante operação em SJCedro. A Polícia Militar de São José do Cedro e Guarujá de Sul, com o reforço das guarnições especializadas da Reforçada de Fronteira e Canil de Dionísio Cerqueira, realizou nesta quarta-feira, operações e abordagens de ônibus. Também houve fiscalização de veículos e seus ocupantes. Conforme a PM, a ação busca prevenir e reprimir fatos criminosos, proporcionando ao cidadão segurança e preservação da ordem pública. Os trabalhos serão desencadeados com frequência e juntamente com os órgãos de segurança pública buscam o combate ao tráfico de drogas e a fiscalização de documentação a fim de cumprir possíveis mandados de prisão e outros crimes que possam estar ocorrendo nas dimensões da fronteira do Extremo Oeste.


Cliente é preso por furto de celular em estabelecimento. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar às 15 horas de ontem na Rua Cacanjure, no centro em SMOeste. A vítima relatou a polícia que estava em seu estabelecimento trabalhando e quando foi fazer uma ligação notou que o seu celular que estava carregando havia desaparecido. Os dois clientes que estavam no local também haviam saído. A guarnição fez rondas e abordou um deles, e ele informou onde o outro morava. Na residência do suspeito a polícia encontrou o homem com o celular na mão. Ao perceber a PM ele tentou esconder o aparelho. A vítima reconheceu o objeto e o homem foi preso por furto.


Suposto estrangeiro tenta aplicar golpe com promessa da entrega de mala de dinheiro. Por volta das oito horas da manhã de ontem a Polícia Militar foi acionada por uma mulher, que relatou estar conversando com um homem que dizia morar nos Estados Unidos. O homem teria dito a ela que viria para o Brasil, mas antes lhe mandaria uma mala de dinheiro. Depois do contato pelo telefone outra pessoa entrou em contato pedindo a vítima um depósito de cinco mil reais para a que a referida mala fosse entregue. A mulher suspeitou do fato e não fez o depósito. A Polícia Militar orienta que esse é um golpe de estelionato frequente aplicado e orienta a população a não fazer depósitos.


Jovem é preso ao intimidar vítima com canivete para pedir dinheiro emprestado. Um jovem de 23 anos foi preso ao pedir dinheiro emprestado a outro rapaz de 18 anos na noite desta quarta-feira. A vítima, que estava em uma academia próximo a à praça, informou à reportagem que o suspeito entrou no estabelecimento, por volta das 22 horas, e o abordou com o uso de um canivete. O acusado não teria sido agressivo, mas utilizou a arma para intimidá-lo a fim de solicitar cinco reais emprestado. A vítima conversou com o homem e revelou que não tinha dinheiro e que se deslocaria até outra academia, pertencente ao patrão, para pedir o valor. Ainda conforme a vítima, o homem o seguiu pela região da Igreja Matriz até o outro estabelecimento, que fica nas proximidades do Sicredi, na rua 15 de Novembro. O suspeito utilizava uma touca e acabou preso pela Polícia Militar. O canivete utilizado na ação foi apreendido. O caso foi parar na delegacia.


Menina morta pelo irmão no Paraná será sepultada hoje em Pinhalzinho. Por volta das 16 horas desta quinta-feira, está previsto a chegada do corpo de ÉRICA LUIZA OTOVICZ, de 12 anos, que morreu na tarde da última terça-feira depois de ser agredida pelo próprio irmão com golpes de martelo. Érica será sepultada em Pinhalzinho porque há alguns anos os familiares residiam no município. A funerária responsável pelo sepultamento informou que a adolescente já foi velada no Paraná, no município de São José dos Pinhais, por isso em Pinhalzinho ocorre apenas o sepultamento. O irmão, suspeito do crime, tem 14 anos e de acordo com informações da imprensa do Paraná, agiu de forma descontrolada depois de uma briga entre os dois ao retornar da escola. A menina teve perda de massa encefálica e morreu a caminho do hospital.


SAER/FRON realiza transferência de paciente de Tunápolis para atendimento especializado em Chapecó. As equipes do Serviço Aero Policial de Fronteira, SAER/FRON, e do SARA, Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico, foram acionadas na manhã de hoje para realizar a transferência aeromédica de um paciente que havia internado no hospital de Tunápolis na madrugada desta quinta-feira. Segundo o coordenador do serviço, delegado ALBERT SILVEIRA, o paciente transferido teve suspeita de AVC hemorrágico. A transferência foi feita com o helicóptero do SAER/FRON, com auxílio da equipe de profissionais do hospital de Tunápolis.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.