ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 06/06/2019

-STJ DEVE JULGAR ATÉ O FIM DO MÊS PEDIDO DE LULA PARA CUMPRIR PENA EM CASA
-GOVERNADOR ACIONA STF CONTRA FUNDO DOS HOSPITAIS FILANTRÓPICOS
-PREFEITURA SINALIZA PARCERIA COM LIONS PARA CONSTRUÇÃO DA SEDE PRÓPRIA
-CAMPANHA “QUERO MUNDO MAIS LIMPO” TERÁ AÇÕES NO FINAL DO MÊS
-SINTRAF ALERTA PARA OBRIGATORIEDADE DO CADASTRO DE ATIVIDADE ECONÔMICA
-CIRURGIAS DE OFTALMOLOGIA E ORTOPEDIA BENEFICIAM CEM MORADORES DE PALMA SOLA
-BANCADA DE SITUAÇÃO APOIA CRIAÇÃO DE FUNDO DE RECURSOS PARA OBRAS NAS SC’S
-PREFEITURA DE GUARACIABA ANUNCIA SUSPENSÃO DE SERVIÇOS POR FALTA DE ORÇAMENTO
-CLIENTE É PRESO POR FURTO DE CELULAR EM ESTABELECIMENTO
-HOMEM É DETIDO APÓS INTIMIDAR VÍTIMA AO PEDIR DINHEIRO EMPRESTADO

O tempo está ensolarado no Extremo Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 2 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos para a compra e nove centavos e meio para venda.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta quarta-feira que as conversas com o México sobre imigração avançaram pouco, "nem perto do suficiente". Representantes do governo mexicano viajaram a Washington para discutir alguma forma de controlar o fluxo migratório, motivo pelo qual TRUMP anunciou a aplicação gradual de tarifas à importação de produtos do país vizinho. O ministro das Relações Exteriores do México, MARCELO EBRARD, ponderou que os debates desta quarta abordaram a questão migratória, mas não as tarifas.

Controlado pela oposição, o Congresso do Peru votou nesta quarta-feira a favor da moção de confiança apresentada pelo Poder Executivo. A votação é uma importante vitória política para o presidente MARTÍN VIZCARRA, que obteve o apoio para iniciar uma reforma anticorrupção. O folgado resultado favorável a VIZCARRA, que não tem partido nem bancada, causou surpresa. A expectativa era de uma votação mais apertada. Se a moção tivesse sido rejeitada, poderia levar à dissolução do Legislativo prevista na Constituição e à renúncia do gabinete.

O governo japonês irá doar três milhões e 600 mil dólares para ajudar a acolher refugiados e migrantes venezuelanos que buscam abrigo no Brasil. O acordo de cooperação será assinado com quatro agências da ONU nesta quinta-feira. O dinheiro será usado para ampliar o registro e documento dos venezuelanos, apoio psicossocial e serviços de saúde e proteção de crianças nos estados de Roraima, Amazonas e Pará. Segundo a Polícia Federal, desde 2017 até abril de 2019 foram registrados cerca de 100 mil pedidos de refúgio e 70 mil solicitações de residência temporária no Brasil por parte de cidadãos venezuelanos.

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta-feira a redução na taxas de juros do financiamento para compra de imóveis. O banco também anunciou novas possibilidades para renegociação de empréstimos em atraso. Conforme o anúncio, para os empréstimos concedidos por meio do Sistema Financeiro de Habitação, a taxa passou de TR mais 8,75% para TR mais 8,5%, ou seja, queda de zero vírgula 25 ponto percentual. As taxas valem para empréstimos assinados a partir do próximo dia 10. O banco também anunciou novas possibilidades de renegociação de financiamento imobiliário em atraso, sem aumento do prazo do contrato. Cerca de 600 mil mutuários devem ser beneficiados.

O brasileiro trabalha, em média, 29 dias por ano somente para pagar a conta da corrupção, de acordo com um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Segundo a pesquisa, a corrupção consome oito por cento de tudo que é arrecadado no país, ou seja, cerca de 160 bilhões de reais por ano. Para chegar a essa conclusão, o instituto levou em conta os desvios apurados pela Operação Lava Jato e processos envolvendo corrupção no Tribunal de Contas da União e nos tribunais de contas dos estados. O valor cobriria o rombo estimado para o orçamento do governo federal, que é de 139 bilhões ou também poderia evitar, por exemplo, os contingenciamentos na educação.

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça deverá julgar ainda neste mês o pedido da defesa de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA para que o ex-presidente cumpra o restante da pena do caso do triplex do Guarujá em regime domiciliar. Na ocasião, a Quinta Turma também avaliará a manifestação da subprocuradora-geral da República ÁUREA PIERRE que considera que LULA já tem direito de ir para o regime semiaberto, quando é possível deixar a prisão durante o dia para trabalhar. O Ministério Público Federal enviou um parecer ao Superior Tribunal de Justiça no qual afirmou que o ex-presidente já cumpriu tempo suficiente da pena para deixar o regime fechado de prisão.

O governo do estado está investindo três milhões de reais, dentro do Programa Nacional do Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas, para avançar na organização, planejamento e gestão do uso de água nas 16 bacias hidrográficas catarinenses. De acordo com a diretora de recursos hídricos da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina, JAQUELINE ISABEL DE SOUZA, dos 16 comitês apenas dois ainda não têm planos elaborados, que são dos rios do Peixe e Canoas, mas que estão em processo de licitação. Outro objetivo é avançar no cadastramento do uso da água e na outorga. Ela estima que até 2023 deve ser implantado um pilo de cobrança pelo uso da água.

O número de homicídios em Santa Catarina subiu 68 vírgula sete por cento em 10 anos. De acordo com dados do Atlas da Violência do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, o número de mortes violentas no Estado subiu de 632, em 2007, para mil e 66, em 2017. Os números, no entanto, divergem dos dados da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina. Conforme o boletim semanal de indicadores de violência, em 2017, foram registrados 987 homicídios no Estado. Os dados do Ipea também mostram que a taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes também subiu. Em 10 anos, o índice foi de 10 vírgula quatro para 15 vírgula dois, um aumento de 45 vírgula sete por cento.

O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA entrou com ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra dispositivos da Lei Orçamentária Anual, que destina 10 por cento do Fundo Estadual de Saúde para os hospitais filantrópicos de Santa Catarina. Os recursos de 180 milhões foram assegurados em emenda do deputado JOSÉ MILTOM SCHAEFER, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa Ela foi vetada pelo governador do Estado e o veto foi rejeitado na assembleia. Depois da promulgação pelo presidente da Alesc, o governo chegou a conversar a forma de aplicação da lei com os hospitais, mas ingressou com uma Adin para derrubar essa exigência local.

Lions Clubes de São José do Cedro e de Guarujá do Sul estão irmanados.O ato oficial foi firmado durante assembleia festiva realizada na linha São Domingos. A comunidade foi escolhida por ficar praticamente na divisa entre os municípios. Além dos presidentes do clube de Cedro SOLANGE BERNARDI e de Guarujá ARI HART, os prefeito PLINIO DE CASTRO e CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER também participaram do evento. O ato consistiu na troca de camisetas e bandeiras dos clubes de serviços dos dois municípios e assinatura dos protocolos de irmanação que prevê a união, auxílio e parceria nos projetos e programações beneficentes. Os prefeitos destacaram a importâncias das ações promovidas em prol da comunidade, entre elas, o empréstimo de aparelhos ortopédicos para sociedade. O governado do distrito LD8 do Lions Clube, IVO GIACOMETTI também esteve presente junto aos cerca de 55 associados.

Prefeitura sinaliza possibilidade de doação de área para construção da sede do Lions Clube Renascer. O prefeito de SJCedro PLINIO DE CASTRO afirmou que existe a possibilidade de a prefeitura viabilizar uma área ou imóvel como vem sendo reivindicado. Para isso, ele pretende reunir a diretoria e negociar as possibilidade, de acordo com a Lei. O prefeito lembra que doações não podem ser feitas por parte do poder público para entidades, mas, há outras formas de firmar a parceria. CASTRO informou que já nesta semana vai buscar contato com a presidente SOLANGE BERNARDI para a primeira conversa sobre o assunto.

Princesa mantém ações ambientais envolvendo as Escolas, Cras, Epagri, entre outras entidades. A Campanha “Quero o Mundo Mais Limpo” é um destes trabalhos voltado para a recolha de materiais recicláveis e o roteiro já está confirmado. Conforme o agrônomo da prefeitura, SILVIO DA SILVEIRA, no dia 18 será recolhido somente vidro em todas as sedes das comunidades e nas estradas principais. Dia 25 será recolhido material reciclável nas comunidades de Sagrada Família, Esquina Tobias, Jatobá, Vista Alegre, União, São Francisco, Progresso, Cruzeiro e Califórnia. Dia 27 serão atendidas as comunidades de Marmeleiro, Vila Rica, Vista Alta, Novo Paraíso, Pinheirinho, Moquém e Maria Preta. Não serão recolhidos frascos de remédios, embalagens de agrotóxicos, lâmpadas e vidros. Tudo deverá estar ensacado e alocado próximo as estradas principais ou na sede das comunidades. Dentro da mesma campanha, Princesa fomenta a recolha de vidros na área urbana. Um contêiner ficará junto à antiga prefeitura e o clube da sede para deposito. A recolha de óleo de cozinha ocorre o ano toda pela escola Renascer.

Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física torna-se obrigatório em todo país. O presidente do Sintraf de SJCedro e Princesa, ARNÉLIO NADIN comenta que desde metade de janeiro os produtores estão recebendo informativos solicitando o cadastro por parte de empresas e de laticínios. Ele explica que os agricultores tem dúvida sobre o procedimento que é obrigatório para comercialização de produtos e para compra. A medida se aplica a todos produtores rurais, contribuintes individuais e segurados especiais. O presidente do Sintraf esteve no encontro de jovens rurais em Princesa esclarecendo dúvidas sobre o tema. NADIM orienta que as famílias busquem informações junto ao sindicado porque há mudanças. Segundo ele, os agricultores não devem se apavorar já que o CAEPF servirá como um código e possivelmente substitua a inscrição estadual. Ele será utilizado pelos produtores rurais ao prestar as informações no eSocial, porém, a “Matrícula CEI” será obrigatória até que todos processos sejam readequados.

O prazo para o cadastramento no CAEPF já encerrou e quem não fez corre o risco de ser multado. Conforme ele o presidente do sindicato da agricultura familiar de SJCedro e Princesa, ARNÉLIO NADIM, a multa pode chegar a 500 reais. Ele explicou que até o momento o Sindicato não tem conhecimento sobre nenhum produtor que foi multado, porém a possibilidade dessa ação é grande. Aqueles que não efetuarem o cadastramento ficarão impedidos de comercializar qualquer produto colonial. Ele reforça que mesmo após o término do prazo, quem ainda não fez o procedimento deve procurar o Sindicato. Os agricultores devem se cadastrar na Receita Federal até o dia 30 deste mês.

Mutirões de cirurgias de oftalmologia e ortopedia beneficiam mais de cem pacientes de Palma Sola. De acordo com o vice-prefeito MOACIR SANSIGLO, neste cinco meses do ano 79 moradores locais realizaram cirurgia da catarata e 32 realizaram cirurgia de joelhos. Ele revela que são próprios investidos para os mutirões de saúde e também recursos do estado para viabilizar as cirurgias. O vice-prefeito comenta que desde o começo da gestão mais de 250 pessoas foram beneficiadas com as duas especialidades. Houve ainda cirurgias de otorrino intermediadas.MOACIR percebe que estes mutirões geram impacto não apenas na vida do paciente, mas também de toda a família e comunidade, afinal passam a ter mais mobilidade. Além disso, o setor público economiza com consultas, exames e acompanhamento na maioria dos casos que são cem por cento resolvidos.

A Celesc emitiu um alerta nesta semana sobre um golpe que está sendo aplicado com o nome da empresa no estado. De acordo com gerente comercial-administrativo da empresa no Extremo Oeste, SANDRO VALMORBIDA, clientes relataram que receberam telefonemas e e-mails de cobrança da fatura de energia elétrica. Os golpistas dizem que a quantia precisa ser depositada para que o usuário não tenha seu fornecimento de energia suspenso. Já por e-mail, são enviadas faturas de energia elétrica muito similares às verdadeiras. VALMORBIDA disse que é preciso tomar muito cuidado para evitar prejuízos. Ele reforçou que as pessoas precisam se certificar que o e-mail com a fatura foi realmente emitido pela Celesc.

Moradores de SJCedro já podem participar da elaboração da LDO 2020. A informação é do controlador interno da prefeitura, RUDIMAR WINTER. De acordo com ele, os apontamentos para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano que vem foram feitos em audiência pública, após a prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre deste ano. Porém, o controlador interno informa que a comunidade pode participar indicando as prioridades de investimento para o poder público municipal em 2020. Para isso, segundo ele, o município criou um formulário para a coleta de sugestões. O formulário está disponível no site: www.prefcedro.sc.gov.br. RUDIMAR exemplifica que logo que a pessoa acessa a página verá uma imagem que diz: ‘Participe da Coleta de Sugestões para a LDO 2020'. É só clicar na imagem e responder o questionário ao final da página apontando as demandas.

Parlamento jovem se reúne pela segunda vez no ano em SJCedro e debate pedidos.A pauta de estudos de ontem foi sobre a organização político-administrativa do Brasil apresentada pela Presidente do Legislativo cedrense ISOLDI WILL. Fotos tiradas pelos Vereadores Mirins relacionadas ao meio ambiente foram mostradas com a intenção de lembrar a passagem do dia Mundial do Meio Ambiente. Os estudantes realizaram agradecimentos e requerimentos relativos às suas escolas e outros pontos que poderão beneficiar os munícipes. Estas solicitações serão repassadas aos parlamentares na próxima sessão para serem analisadas, aprovadas em Sessão Ordinária e enviadas ao Executivo.A terceira sessão ordinária do parlamento jovem está programada para o dia nove de Julho, às 14 horas, no Plenário da Câmara.

Bancada de situação do Legislativo de São José do Cedro envia moção de apoio para criação de um Fundo de Manutenção e Conservação das rodovias estaduais. Os vereadores ISOLDI WILL, CLÁUDIO WARTHA, CLOVIS SCALCO, INACIR GONÇALVES, CLAUDIOMIRO ONGARATTO e MÁRCIA DEMOSSI solicitaram elaboração de expediente ao governador CARLOS MOISÉS e ao presidente da Alesc, JULIO GARCIA. A moção é de apoio ao Projeto de Lei que visa criar um mecanismo permanente de ingresso de recursos financeiros que contribuam para a manutenção das SCs. Segundo a presidente da câmara, ISOLDI WILL, um estudo da Fecam aponta que 35 por cento das rodovias em Santa Catarina estão em péssimo estado de conservação. O estudo indica que das estradas 43 por cento apresentam danificações em relação à limpeza e roçada e 83 por cento são consideradas péssimas. O documento cita ainda um estudo da Fiesc como embasamento. Ela lembra que esse diagnóstico da classe empresarial aponta que se os 8 mil quilômetros da malha viária estadual tem um valor patrimonial estimado em 20 bilhões de reais o Estado investiu nos últimos dois anos e meio, um valor médio anual de apenas 0,20% desse deste montante em conservação e manutenção do pavimento.

Rodovias estaduais do Extremo Oeste tem função importante de ligação entre municípios. A presidente da câmara de SJCedro, ISOLDI WILL afirma que apesar de o município não ter SCs, há várias rodovias próximas que ligam Guaraciaba a Anchieta, Palma Sola ao Paraná, a SC-163 que dá acesso para região do Vale do rio Uruguai e que precisam de mais segurança. Também o acesso para Princesa que demanda de uma revitalização. A presidente comenta que o deputado ALTAIR SILVA que propôs o projeto sugerindo o uso de recursos do IPVA e parte dos valores arrecadados com multa. O parlamentar pediu apoio das câmaras. Conforme ela, o documento ainda traz estudos do Dnit demonstrando que o mau estado de conservação da rede viária resulta no acréscimo no consumo de combustíveis em até 58% e aumento no custo operacional dos veículos em até 40%. ISOLDI citou a preocupação com acidente que tem elevação de até 50% devido a situação da via. Os vereadores enfatizam que a situação traduz a necessidade de investimentos na restauração imediata e que seja instruído um mecanismo que garanta recursos para isso.

Vereador sugere retomada do convênio para oferta de terapia com cavalos a pacientes de SJCedro. JOÃO DE ANDRADE solicitou que a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, estude a continuidade do convênio já realizado com o município vizinho de Guaraciaba relativo ao tratamento de pessoas com necessidades especiais com a utilização de cavalos, a equoterapia. Ele lembra que a equoterapia é um método terapêutico e educacional, que faz uso do cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar a fim de melhorar a saúde e a educação.

Rejeição de projetos na câmara de Guaraciaba reflete na prestação de serviços públicos. De acordo com o prefeito ROQUE MENEGHINI as duas matérias refletem diretamente em atendimentos das pastas da saúde e agricultura. A matéria previa abertura de orçamento para possibilitar a continuidade dos serviços, mas, foi reprovada na câmara por cinco votos a quatro. O resultado causou estranheza segundo o prefeito, já que o projeto tinha parecer favorável unânime das comissões. No caso da área da saúde os 250 mil seriam usados para o transporte de pacientes para tratamento fora do município. Ele lembra que as ambulâncias se deslocam diariamente para Chapecó, SMOeste, Xanxerê e Cascavel, mas a partir de segunda-feira, esse deslocamento não poderá ser feito. Citou ainda a suspensão de exames laboratoriais, ressonâncias, tomografias, ultrassonografia, fonoaudióloga, fisioterapeuta e consultas especializadas.Será dada prioridade as consultas nos ESFs e aos pacientes em tratamento de câncer.

Município possui valores em caixa para atender as necessidades da população. O prefeito de Guaraciaba ROQUE MENEGHINI esclarece que os valores estão em conta, mas sem a aprovação da câmara e previsão orçamentária o dinheiro não pode ser aplicado. Ele lembra que 250 mil seria para serviços prestados aos agricultores. Além de prejudicar os produtores rurais, o prefeito acredita que o movimento econômico também vai ter queda no setor agrícola, pois várias propriedades estão investimento em galpões, aviários e ampliação de estruturas. Elas dependiam de horasmáquinas para as obras que seriam disponibilizadas com equipamentos públicos. O prefeito afirma que na área da agricultura serão suspensos os serviços particulares nas propriedades, a distribuição de nitrogênio e de sêmen. A prioridade será a manutenção emergencial das estradas. ROQUE afirma que são comuns os remanejamentos e abertura de créditos especiais. O prefeito não entendeu o motivo da rejeição, já que a falta de orçamento vai atingir a população. Conforme ele, como existe o tribunal de contas e promotoria, a administração não tem como agir sem amparo legal.

PM fiscaliza passageiros de ônibus e bagagens durante operação em SJCedro. A Polícia Militar de São José do Cedro e Guarujá de Sul, com o reforço das guarnições especializadas da Reforçada de Fronteira e Canil de Dionísio Cerqueira, realizaram nesta quarta-feira, operações de ostensividade e abordagens de ônibus.Conforme a PM, a ação busca prevenir e reprimir fatos criminosos, proporcionando ao cidadão segurança e preservação da ordem pública.Conforme o comandante, CLEITON TRECO, os trabalhos serão desencadeados com frequência e juntamente com os órgãos de segurança pública buscarão o combate ao tráfico de drogas, a fiscalização de documentação, a fim de cumprir possíveis mandados de prisão e outros crimes que possam estar ocorrendo nas dimensões da fronteira do Extremo Oeste.

Polícia Civil de Itapiranga prende jovem condenado pela justiça. Na tarde de ontem agentes da delegacia de Itapiranga prenderam um homem de 19 anos. A prisão ocorreu após trabalho investigativo realizado desde no ano de 2018 por meio de Inquérito Policial que se apurou crime de furto qualificado, dano ao patrimônio público, dirigir veículo automotor embriagado e sem habilitação gerando perigo de dano. O homem preso ontem, na cidade, foi condenado em segunda instância. Conforme o delegado JOÃO WESTPHAL, o jovem possui várias passagens pela polícia e foi condenado a cinco anos e 4 preses de prisão.

Cliente é preso por furto de celular em estabelecimento. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar às 15 horas de ontem na Rua Cacanjure, no centro em SMOeste. A vítima relatou a polícia que estava em seu estabelecimento trabalhando e quando foi fazer uma ligação notou que o seu celular que estava carregando havia desaparecido. Os dois clientes que estavam no local também haviam saído. A guarnição fez rondas e abordou um deles, e ele informou onde o outro morava. Na residência do suspeito a polícia encontrou o homem com o celular na mão. Ao perceber a PM ele tentou esconder o aparelho. A vítima reconheceu o objeto e o homem foi preso por furto.

Suposto estrangeiro tenta aplicar golpe com promessa da entrega de mala de dinheiro. Por volta das oito horas da manhã de ontem a Polícia Militar de SMOeste foi acionada por uma mulher, que relatou estar conversando com um homem que dizia morar nos Estados Unidos. O homem teria dito a ela que viria para o Brasil, mas antes lhe mandaria uma mala de dinheiro. Depois do contato pelo telefone outra pessoa entrou em contato pedindo a vítima um depósito de cinco mil reais para a que a referida mala fosse entregue. A mulher suspeitou do fato e não fez o depósito. A Polícia Militar orienta que esse é um golpe de estelionato frequente aplicado e orienta a população a não fazer depósitos.

Homem é preso ao intimidar vítima com canivete para pedir dinheiro emprestado. Um rapaz de 23 anos foi preso ao pedir dinheiro emprestado a outro rapaz de 18 anos na noite desta quarta-feira. A vítima, que estava em uma academia próximo à praça, informou que o suspeito entrou no estabelecimento, por volta das 22 horas, e o abordou com o uso de um canivete. O acusado não teria sido agressivo, mas utilizou a arma para intimidá-lo a fim de solicitar cinco reais emprestados. A vítima conversou com o homem e revelou que não tinha dinheiro e que se deslocaria até outra academia, pertencente ao patrão, para pedir o valor. Ainda conforme a vítima, o homem o seguiu pela região da Igreja Matriz até o outro estabelecimento, que fica nas proximidades do Sicredi, na rua 15 de Novembro. O suspeito utilizava uma touca e acabou preso pela Polícia Militar. O canivete utilizado na ação foi apreendido. O caso foi parar na delegacia e o suspeito deve responder por tentativa de furto.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.