ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 06/06/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 2 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos para a compra e nove centavos e meio para venda.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta quarta-feira que as conversas com o México sobre imigração avançaram pouco, "nem perto do suficiente". Representantes do governo mexicano viajaram a Washington para discutir alguma forma de controlar o fluxo migratório, motivo pelo qual TRUMP anunciou a aplicação gradual de tarifas à importação de produtos do país vizinho. O ministro das Relações Exteriores do México, MARCELO EBRARD, ponderou que os debates desta quarta abordaram a questão migratória, mas não as tarifas.

Controlado pela oposição, o Congresso do Peru votou nesta quarta-feira a favor da moção de confiança apresentada pelo Poder Executivo. A votação é uma importante vitória política para o presidente MARTÍN VIZCARRA, que obteve o apoio para iniciar uma reforma anticorrupção. O folgado resultado favorável a VIZCARRA, que não tem partido nem bancada, causou surpresa. A expectativa era de uma votação mais apertada. Se a moção tivesse sido rejeitada, poderia levar à dissolução do Legislativo prevista na Constituição e à renúncia do gabinete.

O governo japonês irá doar três milhões e 600 mil dólares para ajudar a acolher refugiados e migrantes venezuelanos que buscam abrigo no Brasil. O acordo de cooperação será assinado com quatro agências da ONU nesta quinta-feira. O dinheiro será usado para ampliar o registro e documento dos venezuelanos, apoio psicossocial e serviços de saúde e proteção de crianças nos estados de Roraima, Amazonas e Pará. Segundo a Polícia Federal, desde 2017 até abril de 2019 foram registrados cerca de 100 mil pedidos de refúgio e 70 mil solicitações de residência temporária no Brasil por parte de cidadãos venezuelanos.

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta-feira a redução na taxas de juros do financiamento para compra de imóveis. O banco também anunciou novas possibilidades para renegociação de empréstimos em atraso. Conforme o anúncio, para os empréstimos concedidos por meio do Sistema Financeiro de Habitação, a taxa passou de TR mais 8,75% para TR mais 8,5%, ou seja, queda de zero vírgula 25 ponto percentual. As taxas valem para empréstimos assinados a partir do próximo dia 10. O banco também anunciou novas possibilidades de renegociação de financiamento imobiliário em atraso, sem aumento do prazo do contrato. Cerca de 600 mil mutuários devem ser beneficiados.

O brasileiro trabalha, em média, 29 dias por ano somente para pagar a conta da corrupção, de acordo com um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Segundo a pesquisa, a corrupção consome oito por cento de tudo que é arrecadado no país, ou seja, cerca de 160 bilhões de reais por ano. Para chegar a essa conclusão, o instituto levou em conta os desvios apurados pela Operação Lava Jato e processos envolvendo corrupção no Tribunal de Contas da União e nos tribunais de contas dos estados. O valor cobriria o rombo estimado para o orçamento do governo federal, que é de 139 bilhões ou também poderia evitar, por exemplo, os contingenciamentos na educação.

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça deverá julgar ainda neste mês o pedido da defesa de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA para que o ex-presidente cumpra o restante da pena do caso do triplex do Guarujá em regime domiciliar. Na ocasião, a Quinta Turma também avaliará a manifestação da subprocuradora-geral da República ÁUREA PIERRE que considera que LULA já tem direito de ir para o regime semiaberto, quando é possível deixar a prisão durante o dia para trabalhar. O Ministério Público Federal enviou um parecer ao Superior Tribunal de Justiça no qual afirmou que o ex-presidente já cumpriu tempo suficiente da pena para deixar o regime fechado de prisão.

O governo do estado está investindo três milhões de reais, dentro do Programa Nacional do Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas, para avançar na organização, planejamento e gestão do uso de água nas 16 bacias hidrográficas catarinenses. De acordo com a diretora de recursos hídricos da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina, JAQUELINE ISABEL DE SOUZA, dos 16 comitês apenas dois ainda não têm planos elaborados, que são dos rios do Peixe e Canoas, mas que estão em processo de licitação. Outro objetivo é avançar no cadastramento do uso da água e na outorga. Ela estima que até 2023 deve ser implantado um pilo de cobrança pelo uso da água.

O número de homicídios em Santa Catarina subiu 68 vírgula sete por cento em 10 anos. De acordo com dados do Atlas da Violência do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, o número de mortes violentas no Estado subiu de 632, em 2007, para mil e 66, em 2017. Os números, no entanto, divergem dos dados da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina. Conforme o boletim semanal de indicadores de violência, em 2017, foram registrados 987 homicídios no Estado. Os dados do Ipea também mostram que a taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes também subiu. Em 10 anos, o índice foi de 10 vírgula quatro para 15 vírgula dois, um aumento de 45 vírgula sete por cento.

O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA entrou com ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra dispositivos da Lei Orçamentária Anual, que destina 10 por cento do Fundo Estadual de Saúde para os hospitais filantrópicos de Santa Catarina. Os recursos de 180 milhões foram assegurados em emenda do deputado JOSÉ MILTOM SCHAEFER, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa Ela foi vetada pelo governador do Estado e o veto foi rejeitado na assembleia. Depois da promulgação pelo presidente da Alesc, o governo chegou a conversar a forma de aplicação da lei com os hospitais, mas ingressou com uma Adin para derrubar essa exigência local.

Apae tem programação especial para semana do auto defensor. A informação é da fisioterapeuta da Escola Especial de Campo Erê ISIS ANTONIETTI. De acordo com ela, a auto defensoria é um movimento que acontece em todas as Apaes, onde os alunos tem espaços para sugestões e ideias que visem seus direitos. Apae de Campo Erê tem dois representantes e dois suplentes responsáveis por defender os direitos dos demais colegas. Eles podem sugerir, bem como fazer reclamações a diretoria e também perante a sociedade.

Principal objetivo dos auto defensores é dar autonomia aos alunos. Essa é a luta de apaeanos e professores para que os alunos tenham não só dentro da escola mais espaço, mas também na sociedade em que vivem. A programação em alusão a semana dos auto defensores será de 14 a 21, agora de junho. A programação será bem extensa, começando com o canto do hino da pessoa com deficiência, e logo após oficinas conduzidas pelos próprios alunos. Tudo isso ocorre com auxílio dos professores. Os pais estão convidados a acompanhar os filhos neste dia e participar junto das oficinas.

Produção de pizzas faz parte das atividades da semana do auto defensor. Segundo a fisioterapeuta da Apae de Campo Erê, é importante que os alunos se envolvam nessas ações, pois ajuda a desenvolver suas habilidades. Faz parte ainda da programação uma festa a fantasia, visita ao pelotão da Polícia Militar do município, onde vão conhecer as viaturas da PM, e vão saber como funciona o trabalho dos militares. ISIS, destaca que a semana será bem especial e totalmente voltada aos alunos.

Inscritos para conselheiros tutelares estão agindo de forma ilegal. A constatação é de NELSON TRESSOLDI – presidente do Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Campo Erê. Segundo ele, as candidaturas ainda não estão oficialmente homologadas, e já tem gente fazendo campanha, pedindo foto, o que ainda não é permitido. Isso pode ser feito apenas após o dia 19 de agosto. A propaganda precisa ser feita com santinho constando apenas o número, nome e foto do candidato e se a pessoa quiser pode anexar um currículo com as qualificações do candidato.

Instituto Federal de Santa Catarina está com inscrições abertas para estagiários e concurso público para profissionais. O anúncio é de GABRIEL FERRARI, coordenador do campus do IFSC em São Lourenço do Oeste. No caso de estágio, explica que ao todo são quatro vagas. Duas vagas são para atuação no turno vespertino, e as outras duas para o período noturno. Complementa, que os estagiários serão divididos entre secretaria acadêmica, departamento de administração e núcleo pedagógico.

Requisitos devem ser atendidos para vagas de estágio no IFSC. De acordo com coordenador do campus de São Lourenço, poderão efetuar a inscrição, estudantes de administração e áreas afins, estudantes de pedagogia ou alguma licenciatura. FERRARI comenta que os estagiários deverão atuar por 20 horas semanais. Para realizar a inscrição o candidato deve acessar o site do campus: www.slo.ifsc.edu.br, o prazo para inscrição encerra agora dia 10.

Além de vagas de estágio o IFSC também abre vagas para servidores efetivos. Quem conta é GABRIEL FERRARI, coordenador do campus do IFSC em São Lourenço do Oeste. Neste caso o processo é diferente, a contratação é por meio de concurso público. Para o campus de São Lourenço, existem seis vagas: Três vagas para professor, destas uma para professor de administração, outra para inglês e a terceira para professor de produção vegetal.

Outros três cargos abertos no IFSC são para técnicos. O coordenador do campus, revela que destes um será destinado para pedagogo, outro técnico em tecnologia da informação e por fim a última vaga para assistente de aluno. O prazo para inscrição termina no dia 30 deste mês e a taxa é de 150 reais. O edital pode ser acessado na página da instituição. A remuneração aos cargos de professor varia entre quatro mil 921 reais a 10 mil e 58. Para os cargos de técnico-administrativo, o valor inicial vai de dois mil 403 até quatro mil 638 reais.

Celesc emite alerta nesta semana sobre um golpe que está sendo aplicado com o nome da empresa no estado. De acordo com gerente comercial-administrativo da empresa na região, SANDRO VALMORBIDA, clientes relataram que receberam telefonemas e e-mails de cobrança da fatura de energia elétrica. Os golpistas dizem que a quantia precisa ser depositada para que o usuário não tenha seu fornecimento de energia suspenso. Já por e-mail, são enviadas faturas de energia elétrica muito similares às verdadeiras. VALMORBIDA diz que é preciso tomar muito cuidado para evitar prejuízos. Ele reforça que as pessoas precisam se certificar que o e-mail com a fatura foi realmente emitido pela Celesc.

Lideranças discutem principais pautas da Agricultura Familiar em Brasília. De acordo com ALEXANDRE BERGAMIN – coordenador da Fetraf, o primeiro dia de reunião foi com a direção Nacional da Contraf Brasil. As federações discutiram a capacidade de mobilização e ações pontuais de enfrentamento contra os retrocessos. Ele diz que são três dias de mobilização na capital federal com lideranças e representantes da Contraf Brasil, Fetrafs e Sintrafs.

O primeiro dia de evento foi marcado pelo debate sobre a conjuntura política, mobilizações, aprovação, nesta semana, da Medida Provisória 871, a Reforma da Previdência e o diálogo sobre o cooperativismo solidário no Brasil e suas organizações. BERGAMIN destaca que agrande parte das lideranças destacaram a necessidade de uma ação objetiva e de enfretamento pontual contra os retrocessos que acontecem. Ontem a reunião continuou com os temas: organização sindical, registro sindical, jornada da Agricultura Familiar, plano safra, reforma agrária e Congresso da Central Única dos Trabalhadores. ALEXANDRE acrescenta que a Fetraf deve realizar também um ato no Congresso Nacional, em defesa das políticas públicas da Agricultura Familiar e contra a Reforma da Previdência.

Um mês após a interrupção, recolha dos animais mortos continua sem definição. Na região o serviço era prestado pela empresa Previatti de Cunha Porã, e as carcaças eram destinadas para a Companhia Brasileira de Reciclagem Animal, Cbrasa, de Seara. Santa Catarina foi pioneira no país na implantação do projeto Recolhe. Segundo a deputada e coordenadora da bancada dos deputados do Oeste catarinense, MARLENE FENGLER, após a interrupção do serviço de recolha a bancada convidou para uma reunião o secretário de estado da agricultura e um representante do Ministério da Agricultura, que não compareceu.

Encontro para discutir recolha dos animais mortos define encontro com ministra da agricultura. MARLENE FENGLER conta que ficou decidido pelo agendamento de uma audiência com a ministra da agricultura TEREZA CRISTINA, mas apesar das tentativas diárias do deputado MAURO DE NADAL, responsável direto pelas tratativas, o encontro não foi marcado até agora.

Deputada lembra que uma equipe do ministério da agricultura esteve na região e constatou as adequações que a empresa precisa realizar para obter a autorização para exportação da farinha que é produzida a partir da carcaça dos animais. A farinha possui mercados internacionais interessados na compra, mas é necessária a liberação da licença pelo ministério. MARLENE FENGLER ressalta que em nenhum momento a empresa disse que não faria as adequações, mas a questão é que enquanto isso não se resolve todo o estado é prejudicado.

Parlamentar defende agilidade no atendimento a demanda de recolha dos animais mortos. MARLENE diz que é preciso levar em conta que a recolha das carcaças evita prejuízos ao meio ambiente e água, além disso, auxilia os agricultores na destinação correta dos animais. MARLENE ressalta que nova reunião será realizada na quarta-feira, com expectativa da presença de um representante do MAPA para apresentação de novidades.

Casan segue com trabalhos para normalização do abastecimento. ARENOR WAGNER- Chefe da Casan em Campo Erê ressalta que seguem com o abastecimento através do caminhão pipa. Enfatiza que conseguiram abastecer as casas que ficam mais no alto no loteamento da Dass. ARENOR salienta que estão com um pouco de dificuldade na Vila Feliz nas casas mais ao fundo, mas acredita que hoje essas residências estarão abastecidas. Afirma ainda que o rodizio de abastecimento continua para ser possível que os bairros mais altos tenham água.

Previsão de normalização é para final de semana. De acordo com ARENOR, a nova base para instalação do motor foi concretada ontem. Amanhã os mecânicos e técnicos de Chapecó e São Miguel do Oeste estarão trabalhando para fixar o conjunto moto bomba, ele acredita que a finalização do trabalho deve ocorrer entre o fim da tarde e final de semana. O chefe da Casan enfatiza que esse investimento estará suprindo a necessidade da população, ficando com reservas para quando for necessário aumentar a rotação. ARENOR diz que, espera que com isso, problemas como os que ocorreram nesses últimos dias não ocorram mais.

ROTAM apreende drogas e notas falsas. Ontem, em patrulhamento no bairro Marrecas a equipe suspeitou de uma motocicleta que estava circulando na região. Ao realizar abordagem foi constatado que se tratava de um mototaxista que transportava uma sacola carregada em seu braço com dois pacotes de arroz, aparentemente lacrados. Os policiais desconfiaram de um objeto dentro de um pacote e ao abrir encontraram um tablete de maconha pesando cerca de 200 gramas. piloto da motocicleta informou que uma mulher havia pagado a corrida para ele entregar em uma residência no bairro Padre Ulrico e repassou o endereço da mulher na Rua Planalto, bairro Marrecas. Quando as equipes chegaram na casa, uma mulher arremessou um objeto pela janela e foi constatado que ela está com monitoramento eletrônico e já responde pelo crime de tráfico de droga.

Na residência foram encontradas porções fracionadas de maconha, um comprimido de Ecstasy, uma faca usada para fracionar a droga, balança de precisão e um caderno com anotações da movimentação do tráfico. Do lado de fora foi encontrado objeto jogado pela mulher, um pote contendo dois celulares, uma balança de precisão, três porções de maconha e sete mil 110 reais em notas falsas. No total foram apreendidas as notas falsas, cinco celulares de procedência duvidosa, duas balanças de precisão e 463 gramas de maconha.O mototaxista foi arrolado como testemunha e liberado no local, a mulher assumiu sozinha a propriedade da droga.

Bombeiros encontram corpo de vítima que caiu com carro no Marrecas. Foi localizado na tarde de ontem por volta de 15 horas próximo da comunidade de Nova Seção, um corpo enroscado em alguns galhos as margens do Rio Marrecas em Francisco BeltrãoPR. A suspeita era que fosse o corpo de CEZÁRIO MACHADO, 69 anos, que caiu no rio no final da Rua São Pedro, bairro da Guanabara no início da tarde de sexta-feira, dia 31. O corpo foi encontrado a cerca de 11 km do acidente, em um lugar de difícil acesso, por terra sendo necessário utilizar uma retroescavadeira para chegar até o local. O corpo foi encaminhado ao IML de Francisco Beltrão para necropsia e identificação oficial.

Familiares reconheceram corpo como sendo de homem desaparecido no Marrecas. Os bombeiros ainda vão continuar com as buscas para tentar localizar o veículo e se certificar se ele estava sozinho no carro na hora do acidente. O caso será investigado através de inquérito pela Polícia Civil.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.