ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 06/05/2022

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e oito centavos. O euro está valendo cinco reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

O primeiro-ministro da Ucrânia, DENYS SHMYHAL (XI MI HAL) estima que o país tenha recebido em torno de 12 bilhões de dólares, aproximadamente 60 bilhões de reais em ajuda externa desde o início da guerra. Em declaração dada ao lado de líderes da União Europeia, Polônia e Suécia, ele disse que os cálculos foram feitos baseados nas ajudas militar, econômica e humanitária. Durante o evento, o premiê ucraniano agradeceu "o apoio inabalável" ao seu país. Diversos países como Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido forneceram armas e ajuda humanitária para a Ucrânia desde o início da guerra, em 24 de fevereiro.

Um total de quase 500 civis foram evacuados nos últimos dias da cidade de Mariupol, sitiada e bombardeada por tropas russas no sul da Ucrânia. A informação foi dada por autoridades ucranianas nesta sexta-feira, que confirmaram que a retirada da população da cidade continua. As evacuações patrocinadas pela ONU começaram no fim de semana passado e continuarão nesta sexta-feira. A ONU, juntamente com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, anunciou na quinta-feira que enviou um novo comboio para Azovstal, onde há cerca de 200 civis e várias centenas de soldados, alguns deles feridos.

O primeiro caso de hepatite aguda grave de origem desconhecida da América Latina foi registrado nesta quinta-feira, na Argentina, segundo o Ministério da Saúde do país. A doença foi detectada em um menino de 8 anos internado no Hospital das Crianças da cidade de Rosario, Santa Fé. Ainda não se sabe a origem da infecção registrada em crianças, principalmente, em países da Europa e Estados Unidos. A doença, porém, pode desencadear uma série de problemas, incluindo a necessidade de transplante de fígado e a morte. Até o dia 3 de maio, mais de 200 casos em foram registrados em 20 países, segundo a OMS, a maioria no Reino Unido.

O Congresso Nacional promulgou, em sessão solene nesta quinta-feira, a emenda constitucional que cria regras para a remuneração de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. O texto fixa um piso salarial de dois salários mínimos de dois mil 424 para a categoria. A emenda é resultado de uma PEC protocolada em 2011 e que levou 11 anos para ser aprovada no Congresso. Não há estimativas oficiais para o impacto com a medida, mas técnicos do Congresso falam em três bilhões e 700 milhões de reais por ano. Segundo o relator da PEC no Senado, FERNANDO COLLOR, existem no país cerca de 400 mil agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. O valor para o pagamento será repassado pela União aos estados e municípios.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública coordenou nesta quinta-feira uma operação para averiguar os altos valores cobrados em postos de combustíveis em todo o país. O secretário nacional do consumidor, RODRIGO ROCA, disse que a operação não visa regular preços cobrados nos postos, mas averiguar o motivo de os valores dos combustíveis ainda estarem tão elevados e não menores, considerando as mudanças tributárias feitas pelo governo. A operação aconteceu simultaneamente em 10 estados brasileiros. ROCA disse que essa é apenas uma primeira parte de um conjunto de operações de fiscalização que acontecerá durante todo o mês de maio. Se for constatada alguma irregularidade, os órgãos reguladores podem decidir pela suspensão ou encerramento da atividade do posto.

O presidente JAIR BOLSONARO fez duras críticas à Petrobras nesta quinta-feira e pediu reiteradamente que a empresa não promova novos reajustes para os combustíveis. Segundo o chefe do Executivo, a empresa vem registrando lucros abusivos, mesmo em meio à pandemia da Covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia, enquanto o Brasil vê a inflação subir, muito em razão da alta dos preços dos derivados de petróleo. De acordo com ele, uma nova recomposição pode quebrar o país. A Petrobras informou nesta quinta-feira que teve lucro líquido de 44 trilhões 561 bilhões. O resultado foi três mil 718 por cento maior do que apurado no mesmo período do ano passado.

A chuva em Santa Catarina já atingiu 119 cidades desde segunda-feira. 11 decretaram situação de emergência. Segundo a Defesa Civil, 44 mil pessoas foram prejudicadas no Estado, sendo que sete mil 618 tiveram que deixar suas casas: sete mil foram para residências de familiares e amigos e 518 estão em abrigos. O temporal, efeito de um ciclone extratropical, também provocou a morte de três pessoas. O boletim da Defesa Civil, divulgado na tarde desta quinta-feira, também cita que moradores sofreram com alagamentos, deslizamentos e queda de árvores e muros. A chuva intensa aumentou os níveis dos rios e colocou em alerta para inundações as regiões do Litoral Sul, Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, especialmente na região da Bacia do Rio Tubarão.

Santa Catarina ganhou 58 mil 253 novos jovens de 16 e 17 anos que poderão votar nas eleições de 2022. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Estado, em setembro, havia 15 mil adolescentes com título de eleitor e, nesta quinta-feira, o número tinha saltado para 73 mil 253. De acordo com o TRESC, os números ainda são provisórios, pois grande quantidade de solicitações ainda precisa ser processada, e a relação oficial do eleitorado será divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral em 11 de julho. Nos últimos 30 dias, 173 mil 311 pessoas foram atendidas pela Justiça Eleitoral de Santa Catarina. Desse total, 55 mil 108 pedidos foram para fazer o primeiro título de eleitor e 90 mil 503 para transferência de domicílio eleitoral.

Segundo maior produtor nacional de carne de frango, Santa Catarina inicia 2022 com crescimento nas exportações. No primeiro trimestre, o estado embarcou 247 mil toneladas do produto, gerando um faturamento que passa de 471 milhões de dólares, um aumento de 28 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior. Os números são divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pela Epagri. De janeiro a março de 2022, Santa Catarina respondeu por 23 por cento do faturamento brasileiro com as exportações de carne de frango. No último mês, o agronegócio de Santa Catarina exportou 88 mil toneladas de carne de frango, com um faturamento de 172 milhões de dólares.

Tudo preparado para segunda feira de roupa usada do ano do Núcleo Amor a Vida. O grupo que cuida das ações das pessoas com câncer de Campo Erê fará amanhã mais uma edição da feira. CELESTINA ZANOVELLO – coordenadora da entidade, conta que tudo está preparado com muito carinho para atender a população que queira ajudar o Núcleo. Além de roupas terá também calçados, utensílios domésticos e roupas de cama, mesa e banho. Todos os produtos serão comercializados no valor mínimo de um real e máximo de 10. CELESTINA, lembra que a feira começa ás oito e meia e vai até as 16 horas.

Núcleo Amor a Vida atende em novo endereço. Já faz alguns dias em que o grupo ganhou uma sede própria do governo municipal de Campo Erê. CELESTINA ZANOVELO – coordenadora da entidade, lembra que antes a venda de roupas e calçados era feita numa sala anexa a rodoviária, e depois passou a atender no Pavilhão do Bairro São Francisco. Agora, que a pandemia deu uma trégua e que é possível voltar a atender o público, em conversa com a prefeita ROZANE MOREIRA, foi firmado um acordo e a antiga Secretaria de Agricultura, hoje é a sede do núcleo. Daqui a pouco acontece o ato oficial de entrega do espaço para a entidade.

Núcleo Amor a Vida atende o público toda segunda e quinta-feira á tarde. Nesses dois dias as voluntárias estão com o Brechó com vendas de produtos e também estão à disposição para receber doações. CELESTINA, reforça que não é preciso ser paciente de câncer para fazer parte do Núcleo. Qualquer pessoa com boa vontade de ajudar pode participar. A coordenadora lembra que todo valor arrecadado com o Brechó e as feiras é utilizado para compra de cesta básica para pacientes com câncer e uma parte ainda é destinado ao hospital do câncer em Pato Branco, que é o hospital referência para a doença em toda a região.

Governo reativa Programa Bolsa Estudante. SANDRA FURLAN – Supervisora Regional de Educação para o Noroeste revela que muita gente depende desse benefício. É grande a evasão escolar quando o estudante precisa trabalhar para ajudar a renda familiar e para isso é comum abandonar os estudos. Só a microrregião a qual pertence Campo Erê tem mais de mil alunos que serão beneficiados. O Bolsa Estudante foi lançado em 2021. Agora, em abril, foi feito o decreto de ativação do programa e para receber o aluno precisa estar cadastrado no CRAS até dezembro do ano passado. Já quem fez o cadastro somente esse ano vai receber o benefício ano que vem. Outro critério para ter acesso é a renda familiar.

Até dois membros da mesma família podem receber o Programa Bolsa Estudante. O aluno que preenche as exigências, e que informou na escola a conta bancária da família até o último dia 27, já vai receber o primeiro pagamento até o próximo dia 20 de maio, com valores retroativos a fevereiro. O Governo do Estado vai liberar para cada um 11 parcelas de 568 reais cada. Não tem idade nas exigências, mas o aluno precisa estar frequentando a Rede Estadual ou o Ensino de Jovens e Adultos. Tem uma questão muito importante: se o aluno não atingir 75 por cento de frequência escolar por mês, perde a bolsa naquele período. E se em 3 meses ele não atingir essa frequência mínima, perde a Bolsa Estudante definitivamente.

Polícia civil cumpre mandado de busca e prende homem por tráfico de droga em Campo Erê. No início da tarde de ontem, a Polícia Civil da Comarca da Fronteira de Campo Erê cumpriu mandado de busca e apreensão e, no decorrer da diligência, prendeu em flagrante um homem de 20 anos pelos crimes de tráfico ilícito de entorpecentes e de posse irregular de munição de uso restrito. Na residência alvo do cumprimento do mandado de buscas foram apreendidas certa quantidade de maconha e munição calibre .32. Após a lavratura do auto de prisão, o suspeito foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada (UPA) de São José do Cedro.

Acidente deixa entregador ferido na área central. Um acidente deixou uma pessoa ferida na noite de ontem no centro de Beltrão. De acordo com informações, o motociclista seguia pela Rua Ponta Grossa sentido ao semáforo, quando um veículo VWPolo, conduzido por uma mulher saia do estacionamento de um estabelecimento comercial e acabou ocorrendo a colisão. O condutor da moto, que trabalha como entregador teve ferimentos e foi socorrido por uma equipe do SAMU a Unidade de Pronto Atendimento.


Homem leva objetos furtados para casa da ex companheira e é preso por receptação e descumprimento de medida protetiva. Por volta das 15 horas de ontem, a Polícia Militar de Marmeleiro, recebeu informações através do Projeto Vizinhança segura, de que teria ocorrido um furto em uma residência onde foi levado um televisor 32” e um equipamento Chromecast. Durante as buscas a equipe recebeu nova informação de que um homem já conhecido dos policiais teria chegado na casa da ex companheira com um televisor enrolado em um cobertor.

Na casa, os policiais localizaram o homem com os objetos furtados e ainda outros objetos de origem duvidosa como, duas bicicletas, uma marca Caloi e outra marca Huston e um celular. A bicicleta cor laranja encontrada na casa havia sido furtado há alguns dias no bairro Santa Rita. A ex-mulher tinha medida protetiva contra ele e por isso o homem foi preso por receptação e por descumprimento da medida protetiva.

Polícia Civil emite nota após exame descartar estupro no caso de bebê de 4 meses que faleceu no último sábado. A Polícia Civil de Santa Catarina emitiu uma nota ontem, com relação ao caso do bebê argentino que morreu no último sábado em Dionísio Cerqueira. Relembre o caso: a Polícia Civil foi acionada por servidores plantonistas do Hospital de Dionísio Cerqueira, relatando caso de morte de um bebê (menina) de nacionalidade argentina de apenas quatro meses de vida. Na ocasião, foi informado que os pais da criança estiveram primeiramente em uma farmácia em Dionísio Cerqueira, onde fora constatado seu grave estado de saúde, razão pela qual foram imediatamente orientados a procurarem atendimento médico-hospitalar.

Mesmo com os esforços empreendidos pela equipe plantonista, o bebê acabou vindo a óbito horas mais tarde. Após o falecimento, os profissionais de saúde constataram alguns indícios que pudessem indicar a ocorrência de possível abuso sexual, e acionaram as Polícias Civil e Militar. Desse modo, os pais e a avó do bebê foram encaminhados à Delegacia de Polícia, onde o Delegado plantonista, após as oitivas dos familiares e dos policiais e análise dos demais elementos de prova, entendeu pela subsistência de indícios de prática delitiva, havendo autuado em prisão em flagrante o genitor do bebê.

Após, dando continuidade à apuração do caso, foram requisitados exames periciais e ouvidas novas testemunhas. O médico-legista, no laudo pericial, concluiu pela inexistência de violência física, ante a ausência de lesões de interesse médico legal, embora, pela natureza do exame, não tenha sido descartada a possibilidade da prática de algum outro ato libidinoso, cuja comprovação só será possível por outros meios de prova e exames laboratoriais.

Importante destacar que o exame pericial atestou a existência lesões dermatológicas (assaduras), que normalmente são decorrentes de falta de limpeza. Portanto, para completa elucidação dos fatos e da descoberta da causa mortis do bebê, outros exames foram requisitados. Eles ainda não foram concluídos. O caso também é acompanhado pela Justiça, Ministério Público e advogado do suspeito.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.



Warning: file_put_contents(/datadrive/pepericom/public_html/App/../framework/sessions/QqfDzTRbSrD0lVEeGfVXf7Y89kz8xL4ogn05kMHS): failed to open stream: Disk quota exceeded in /datadrive/pepericom/public_html/vendor/illuminate/filesystem/Filesystem.php on line 185