ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 06 05 19

-GOVERNO PODE REABRIR A AUTORIZAÇÃO PARA SAQUES DE COTAS DO PIS E PASEP

-AUDIÊNCIAS NA ALESC DISCUTEM UNIFICAÇÃO DE MUNICÍPIOS NO ESTADO

-VINGADORES ULTIMATO LOTA TODAS AS SESSÕES DO CINE PEPERI

-EX-MINISTRO DIZ QUE PROJETO VAI PROMOVER O DESMONTE DA PREVIDÊNCIA

-CONDER PODE ASSUMIR METADE DOS PEDIDOS DE LICENÇA AMBIENTAL DO IMA

-POLÍCIA PRENDE TRÊS MOTORISTAS EMBRIAGADOS NAS SCs DA REGIÃO

-CAPOTEMENTO DE TRATOR DEIXA DOIS AGRICULTORES FERIDOS NO INTERIOR

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de tempo encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

Os serviços de resgate encontraram nesta segunda-feira as duas caixas-pretas do avião que fez um pouso de emergência e pegou fogo no Aeroporto Internacional de Sheremetievo, em Moscou, no domingo. Segundo o ministério dos Transportes russo, 41 pessoas morreram e 37 sobreviveram. Seis das vítimas estão em estado grave. O estado das caixas pretas permite a leitura de dados e o material pode apontar a causa do acidente.

Israel foi alvo de 690 foguetes disparados a partir de Gaza e atacou 350 alvos do Hamas e da Jihad Islâmica. Quatro israelenses morreram e 210 mil crianças tiveram as aulas canceladas, segundo o balanço. Ao menos 23 palestinos morreram. As Forças de Defesa de Israel dizem que os alvos atacados em Gaza são locais de lançamento de foguetes, esquadrões de terror, centros de comando e treinamento, fábricas e depósitos de armas, postos de observação e complexos militares.

A Assembleia Constituinte da Venezuela, que dirige o país com poderes absolutos, se prepara para retirar a imunidade parlamentar de deputados opositores que apoiaram uma insurreição militar frustrada na terça-feira. A informação é do presidente da Casa, DIOSDADO CABELLO. Na terça-feira, cerca de 30 militares protagonizaram um levante frustrado contra o presidente NICOLÁS MADURO. Vários deputados da Assembleia Nacional, único órgão da Venezuela em poder da oposição, apoiaram JUAN GUAIDÓ, que considerou o levante o início da chamada Operação Liberdade com que tenta tirar MADURO do poder.

Dois dias depois de ter anunciado que havia desistido de uma viagem a Nova York, onde receberia um prêmio da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, o presidente JAIR BOLSONARO disse neste domingo que vai para os Estados Unidos. O presidente foi questionado por jornalistas se havia desistido da viagem por conta das críticas do prefeito de Nova York, BILL DE BLASIO, que chegou a pedir a um dos locais escolhidos para o evento que não recebesse o presidente por considerá-lo um "ser humano perigoso". BOLSONARO respondeu que vai para os Estados Unidos, mas não deu mais detalhes.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, voltou a pedir a suspensão do inquérito aberto para apurar ofensas e ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal. DODGE se manifestou na ação apresentada pela Rede Sustentabilidade, que pede para suspender a apuração. Ela já havia requerido o arquivamento do caso, mas o pedido foi rejeitado pelo relator, ministro ALEXANDRE DE MORAES. DODGE afirmou que a “investigação por ministro do STF previamente escolhido, de fatos genéricos, de modo sigiloso, sem a participação do Ministério Público, é prática compatível com o sistema inquisitorial” e que viola princípios da Constituição.

O governo do presidente JAIR BOLSONARO vai reabrir a autorização para saques de quem tem cotas do PIS e Pasep. Com a medida, assessores presidenciais estimam que cerca de nove a 10 bilhões de reais podem ser injetados na economia, ajudando as pessoas a pagarem dívidas ou consumirem. Em torno de 30 por cento do saldo remanescente é de pessoas com mais de 70 anos. O governo deve divulgar formas de as pessoas identificarem se ainda têm direito a saque, inclusive de familiares que já morreram.

Em Santa Catarina, 199 crianças foram adotadas entre 2016 e 2018, conforme dados do Cadastro Nacional de Adoção, feito pelo Conselho Nacional de Justiça. Com relação ao restante do país, o estado está em sexta posição entre os que mais adotam. Ainda segundo o CNA, em 2018 foram adotadas 86 crianças em território catarinense. Em 2017 foram para novos lares 89. Já em 2016, 24. O Paraná, estado que mais realizou o procedimento de adoções nos últimos três anos, adotou cerca de cinco vezes mais que Santa Catarina. Foram mil 125 crianças adotadas.

O estado de Santa Catarina chegou a 43 vírgula 45 por cento da meta da campanha de vacinação contra o vírus Influenza, que causa a gripe. Segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, 199 mil 930 pessoas foram imunizadas no sábado, quando foi realizado o dia "D". A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de vacinar um pouco mais de dois milhões de pessoas até o dia 31 de maio. O maior percentual de cobertura vacinal está entre as mães de até 45 dias após a parto com 59 por cento da meta. Entre os idosos, o índice é de 55 por cento.

As duas primeiras audiências públicas promovidas pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina para debater um estudo do Tribunal de Contas do Estado sobre os custos das emancipações de pequenas cidades alcançaram seu objetivo central. Prefeitos, vices, vereadores e lideranças de 39 cidades do Alto Vale e da Serra discutiram e tema e concluíram que não há risco de fusões ou incorporações de cidades. Ainda faltam quatro audiências e, segundo o presidente da Comissão de Assuntos Municipais do Parlamento catarinense, JERRY COMPER, as datas e locais devem ser definidas em uma reunião, programada para a próxima semana.

O Filme “Vingadores Ultimato” é um dos mais vistos no Cine Peperi em São Miguel do Oeste, desde sua inauguração em 2010. Só neste final de semana, mais de mil pessoas assistiram ao filme. Ele já é terceiro mais visto no Cine Peperi, atrás apenas de Velozes e Furioso 7 e 8. A previsão é de que “Vingadores Ultimato” siga a tendência mundial de ser o mais visto desta nova era do cinema, ultrapassando Titanic. A filma continua em cartaz e a próxima sessão é hoje às sete horas da noite.

O vereador do MDB, CLAUDIO BARP, apresentou na câmara uma indicação para a criação do programa “SOS Bezerros” em São Miguel do Oeste. Ele defendeu a instituição de um cadastro de doadores de bezerros no município. O objetivo, segundo BARP, é evitar o sacrifício de animais, já que muitos agricultores não tem a intenção de criar os bezerros. O vereador disse que o município deve fazer um cadastro que reúna os agricultores interessados em doar e os produtores com interesse em receber esses animais. A sugestão foi aprovada em plenário e será encaminhada para a secretaria de Agricultura.

Hoje é o último dia para regularização do título eleitores de eleitores faltosos e que não justificaram ausência nas últimas três eleições. De acordo com o chefe do cartório eleitoral de São Miguel do Oeste, ANGELO PASQUALE, sem a regularização, o título é cancelado. Quem estiver com a situação irregular deve pagar multa no valor aproximado de três reais e 50 centavos e comparecer ao cartório eleitoral com documento oficial com foto, comprovante de residência e o título. O cartório, que funciona no prédio da Rede Peperi Comunicação fica aberto até as sete horas da noite.

475 pessoas foram imunizadas contra gripe no Dia D da campanha de vacinação realizada neste sábado em São Miguel do Oeste. Durante a parte da manhã, houve formação de filas nos postos de saúde. O Dia D foi até as cinco da tarde na unidade de saúde do centro e dos bairros Estrela, Salete e Agostini. Até agora, cerca de sete mil e 700 pessoas foram vacinadas, o que representa 50 por cento da meta total que é vacinar 15 mil pessoas. A campanha de imunização segue até o dia 31 deste mês. A vacina está liberada para idosos, crianças entre seis meses e seis anos, profissionais da saúde, professores, portadores de doenças crônicas, gestantes e mães de bebes de até 45 dias de vida.

A secretaria de Saúde esperava um número maior de pessoas no dia D da campanha de vacinação contra a gripe. A avaliação é do secretário, LEONIR CARON. Ele disse que “ou as pessoas estão se vacinando na rede privada ou não estão preocupadas em se proteger”. CARON comentou que as pessoas não devem deixar a vacina para os últimos dias. A campanha vai até o dia 31 de maio. O secretário destacou que metade do público alvo da iniciativa ainda não foi para os postos aplicar a vacina. A imunização pode ser feita na unidade central de saúde entre sete da manhã e sete da noite sem intervalo ao meio-dia.

A Unidade de Pronto Atendimento 24h completa neste mês seis anos de atividades. Desde 2013, a UPA realizou mais de 205 mil atendimentos. Por mês, cerca de três mil pessoas passam pela unidade. Somente neste ano, a estrutura prestou atendimentos a mais de 34 mil pacientes. Além de São Miguel do Oeste, a UPA tem convênio para atender os moradores de Bandeirante e Paraíso. De acordo com a diretora GENI GIRELLI, a atual gestão busca diminuir os gastos e aumentar a credibilidade do serviço ofertado à população.

Um grupo de autoridades do município está discutindo a criação de um serviço de acolhimento institucional para mulheres vítimas de violência em São Miguel do Oeste. Nos últimos dias, o presidente da Câmara de Vereadores, EVERALDO DI BERTI, o juiz de Direito da Vara Criminal da Comarca, MÁRCIO CRISTÓFOLI, e a delegada LISIANE JUNGES visitaram a Casa Abrigo, em Chapecó. O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento e buscar subsídios para a instituição de um espaço semelhante em São Miguel. A unidade em Chapecó funciona desde 2005 com oito profissionais e possui capacidade para 14 pessoas vítimas de violência doméstica. O custeio é realizado pela prefeitura de Chapecó.

Dados da DPCami revelam que São Miguel do Oeste já registrou 238 crimes de violência doméstica neste ano. No mesmo período, foram formalizados 73 pedidos de medidas protetivas de urgência e realizadas 18 prisões em flagrante. De acordo com a delegada LISIANE JUNGES, a implantação de uma casa abrigo no município é uma necessidade. Ela comentou que um espaço desse tipo pode auxiliar bastante na proteção das mulheres que sofrem violência em casa. O presidente da Câmara de Vereadores, EVERALDO DI BERTI, explicou que a intenção é buscar parcerias com municípios do Extremo-Oeste e instalar uma estrutura desse tipo em São Miguel do Oeste.

O projeto do governo de JAIR BOLSONARO não é uma reforma da previdência, mas um ajuste fiscal em que a conta vai ser cobrada do trabalhador. A declaração é do ex-ministro da Previdência, CARLOS GABAS. Ele foi ministro nos governo LULA e DILMA e participou de um evento promovido pelo Partido dos Trabalhadores na última sexta-feira em São Miguel do Oeste. GABAS esteve no RPN primeira edição desta segunda-feira e afirmou que o ajuste de contas não é responsabilidade do trabalhador. O ex-ministro disse que o governo mente ao declarar que o sistema previdenciário brasileiro está ultrapassado. O modelo de proteção social está amparado no princípio da solidariedade com contribuições do governo, das empresas e dos trabalhadores.

A proposta de reforma previdenciária do governo federal prevê a substituição do modelo solidário pela capitalização individual. De acordo com o ex-ministro da Previdência, CARLOS GABAS, o sistema defendido pelo atual governo foi aplicado em 30 países do mundo e 18 já voltaram para o modelo solidário. Na visão do ex-ministro, é a ferramenta errada para fazer a coisa errada. Ele disse que a proposta acaba com a contribuição previdenciária do governo e das empresas e leva a contribuição do trabalhador os bancos.

A reforma da previdência deve acontecer, mas não da forma como o governo de JAIR BOLSONARO está propondo. A posição é do ex-ministro da Previdência, CARLOS GABAS. Ele disse que o governo deveria, fundamentalmente, rever as fontes de financiamento. GABAS defende a criação de mecanismos para cobrar as contribuições previdenciárias de empresas que aumentam os lucros sem comprometimento com o sistema, como por exemplo, os bancos. O ex-ministro disse que o debate deve ser ampliado e ser feito de forma transparente. É preciso, de acordo com ele, chamar as empresas, convocar os trabalhadores e discutir o que deve ser mudado. GABAS criticou o fato do governo colocar em sigilo os dados e números sobre a previdência.

A municipalização dos serviços ambientais vai dar mais agilidade para a emissão das licenças ambientais no extremo-oeste. A avaliação é do gerente regional do Instituto do Meio Ambiente, RODRIGO ESKUDLARK. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que o processo de dividir a análise dos projetos com aos municípios causa um efeito imediato para o IMA. De acordo com ele, a municipalização vai desafogar a demanda de pedidos de licenciamentos protocolados no órgão estadual. Ele comentou que o Conder da Ameosc já começou o trabalho de documentação legal e montagem da equipe para assumir os serviços de licenciamento ambiental.

O Instituto do Meio Ambiente de São Miguel do Oeste recebe entre seis e 12 pedidos de licenças ambientais por dia. A informação é do gerente regional do IMA, RODRIGO ESKUDLARK. De acordo com ele, 60 por centos por processos são da suinocultura. Depois, o setor que mais demanda licenciamento é o industrial. Em terceiro lugar vem os pedidos para abertura de novos loteamentos nos municípios. RODRIGO disse que metade dessa demanda poderá ser repassada para apreciação pelos municípios, gerando a redução do volume de processos com o IMA. Para ele, essa mudança vai reduzir o tempo para emissão das licenças.

A equipe do Instituto do Meio Ambiente de São Miguel do Oeste é formada por 14 profissionais. De acordo com o gerente regional do órgão, RODRIGO ESKUDLARK, o IMA conta com seis técnicos, dois servidores administrativos, dois terceirizados e quatro estagiários. Ele comentou que a equipe faz um bom trabalho, mas o ideal é a que houve uma ampliação do número de profissionais com a contratação de mais técnicos. RODRIGO destacou que a habilitação do Conder para a prestação de serviços ambientais vai ser muito importante. Ele explicou que o processo está em curso, mas ainda não é possível apontar uma data para que o consórcio comece a analisar e emitir licenças ambientais.

Um adolescente sofreu queimaduras ao receber uma descarga elétrica neste final de semana durante o manuseio de aparelho Lava Jato em Cunha Porã. A ocorrência foi atendida pela guarnição dos bombeiros por volta das quatro horas da tarde na Linha Vera Cruz. O adolescente, de 13 anos, foi encontrado pelos bombeiros deitado no jardim e com os batimentos cardíacos alterados. Os bombeiros verificaram queimadura de segundo grau de menos na coxa esquerda. Ele foi socorrido e levado ao hospital de Cunha Porã.

Um casa foi incendiada neste domingo no interior de São Lourenço do Oeste. O fogo atingiu uma residência na comunidade de Ouro Verde por volta das oito horas da manhã. Quando a guarnição dos bombeiros chegou no local, a casa estava totalmente tomada pelas chamas. A residência foi completamente destruída. Móveis, utensílios domésticos e uma moto que estava no porão também foram consumidos pelas chamas. O casal que morava no local não estava na casa na hora do incêndio. As causas não foram confirmadas pelos bombeiros.

A Polícia Rodoviária Estadual prendeu três motoristas dirigindo embriagados neste final de semana nas rodovias da região. Em São Miguel do Oeste, a ocorrência foi por volta das nove e meia da noite de sábado na SC-492. Um motociclista sofreu um acidente e foi socorrido pelos Bombeiros. O homem, de 58 anos, foi preso em flagrante após o médico plantonista do Hospital Regional atestar cinco sinais de ingestão de bebida alcoólica. As outras duas prisões em flagrante por embriaguez ao volante foram na SC-157, no município de São Lourenço do Oeste. A PRE prendeu um homem de 32 anos que estava dirigindo um Palio e outro de 39 anos que estava conduzindo um Fusion.

A Polícia Militar recuperou neste domingo uma caminhonete com registro de furto no interior de Paraíso. O veículo foi encontrado estacionada em uma propriedade rural do município. Trata-se de uma Strada com registro de furto ou roubo. O veículo estava em uma estrada de difícil acesso, no meio de um vassoural. Dentro do carro estavam duas CPUs de computador. A caminhonete foi guinchada e levada para a delegacia de polícia.

Dois agricultores ficaram feridos em um acidente com máquina agrícola neste sábado no interior de São Miguel do Oeste. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um trator tombou por volta das oito e meia da manhã de sábado na Linha Alto Guamerim. O condutor da máquina, um homem de 23 anos, sofreu ferimentos na perna, fratura exposta no braço esquerdo, hemorragia intensa e escoriações generalizadas. Uma mulher de 21 anos que também estava no trator sofreu ferimentos na cabeça, suspeita de fratura no pé direito e intensa hemorragia. Os dois foram encaminhados para o Hospital Regional onde receberam atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.