ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 06-05-2019 Segunda-Feira

-GOVERNO PODE REABRIR A AUTORIZAÇÃO PARA SAQUES DE COTAS DO PIS E PASEP

-AUDIÊNCIAS NA ALESC DISCUTEM UNIFICAÇÃO DE MUNICÍPIOS NO ESTADO

-FILME OS VINGADORES LOTA TODAS AS SESSÕES DO CINE PEPERI

-VEREADOR DE TUNÁPOLIS DEIXA O CARGO E ASSUME A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

-CONSELEITE DIZ QUE ESTADO TEM CONDIÇÕES DE EXPORTAR LEITE SE OBTER CERTIFICAÇÃO DE LIVRE DE DOENÇAS

-ENGENHEIRO SANITARISTA EXPLICA ETAPAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA ATÉ CHEGAR AO CONSUMIDOR

-TUNÁPOLIS CRIA SALA DE SITUAÇÃO PARA REFORÇAR COMBATE A DENGUE NO MUNICÍPIO

-QUATRO MOTORISTAS SÃO PRESOS NA REGIÃO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

-DUAS PESSOAS FICAM FERIDAS EM CAPOTAMENTO DE TRATOR NO INTERIOR

-ADOLESCENTE TEM QUEIMADURAS APÓS SOFRER DESCARGA ELÉTRICA DE LAVA JATO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de tempo encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.


Os serviços de resgate encontraram nesta segunda-feira as duas caixas-pretas do avião que fez um pouso de emergência e pegou fogo no Aeroporto Internacional de Sheremetievo, em Moscou, no domingo. Segundo o ministério dos Transportes russo, 41 pessoas morreram e 37 sobreviveram. Seis das vítimas estão em estado grave. O estado das caixas pretas permite a leitura de dados e o material pode apontar a causa do acidente.


Israel foi alvo de 690 foguetes disparados a partir de Gaza e atacou 350 alvos do Hamas e da Jihad Islâmica. Quatro israelenses morreram e 210 mil crianças tiveram as aulas canceladas, segundo o balanço. Ao menos 23 palestinos morreram. As Forças de Defesa de Israel dizem que os alvos atacados em Gaza são locais de lançamento de foguetes, esquadrões de terror, centros de comando e treinamento, fábricas e depósitos de armas, postos de observação e complexos militares.


A Assembleia Constituinte da Venezuela, que dirige o país com poderes absolutos, se prepara para retirar a imunidade parlamentar de deputados opositores que apoiaram uma insurreição militar frustrada na terça-feira. A informação é do presidente da Casa, DIOSDADO CABELLO. Na terça-feira, cerca de 30 militares protagonizaram um levante frustrado contra o presidente NICOLÁS MADURO. Vários deputados da Assembleia Nacional, único órgão da Venezuela em poder da oposição, apoiaram JUAN GUAIDÓ, que considerou o levante o início da chamada Operação Liberdade com que tenta tirar MADURO do poder.


Dois dias depois de ter anunciado que havia desistido de uma viagem a Nova York, onde receberia um prêmio da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, o presidente JAIR BOLSONARO disse neste domingo que vai para os Estados Unidos. O presidente foi questionado por jornalistas se havia desistido da viagem por conta das críticas do prefeito de Nova York, BILL DE BLASIO, que chegou a pedir a um dos locais escolhidos para o evento que não recebesse o presidente por considerá-lo um "ser humano perigoso". BOLSONARO respondeu que vai para os Estados Unidos, mas não deu mais detalhes.


A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, voltou a pedir a suspensão do inquérito aberto para apurar ofensas e ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal. DODGE se manifestou na ação apresentada pela Rede Sustentabilidade, que pede para suspender a apuração. Ela já havia requerido o arquivamento do caso, mas o pedido foi rejeitado pelo relator, ministro ALEXANDRE DE MORAES. DODGE afirmou que a “investigação por ministro do STF previamente escolhido, de fatos genéricos, de modo sigiloso, sem a participação do Ministério Público, é prática compatível com o sistema inquisitorial” e que viola princípios da Constituição.


O governo do presidente JAIR BOLSONARO vai reabrir a autorização para saques de quem tem cotas do PIS e Pasep. Com a medida, assessores presidenciais estimam que cerca de nove a 10 bilhões de reais podem ser injetados na economia, ajudando as pessoas a pagarem dívidas ou consumirem. Em torno de 30 por cento do saldo remanescente é de pessoas com mais de 70 anos. O governo deve divulgar formas de as pessoas identificarem se ainda têm direito a saque, inclusive de familiares que já morreram.



Em Santa Catarina, 199 crianças foram adotadas entre 2016 e 2018, conforme dados do Cadastro Nacional de Adoção, feito pelo Conselho Nacional de Justiça. Com relação ao restante do país, o estado está em sexta posição entre os que mais adotam. Ainda segundo o CNA, em 2018 foram adotadas 86 crianças em território catarinense. Em 2017 foram para novos lares 89. Já em 2016, 24. O Paraná, estado que mais realizou o procedimento de adoções nos últimos três anos, adotou cerca de cinco vezes mais que Santa Catarina. Foram mil 125 crianças adotadas.


O estado de Santa Catarina chegou a 43 vírgula 45 por cento da meta da campanha de vacinação contra o vírus Influenza, que causa a gripe. Segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, 199 mil 930 pessoas foram imunizadas no sábado, quando foi realizado o dia "D". A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de vacinar um pouco mais de dois milhões de pessoas até o dia 31 de maio. O maior percentual de cobertura vacinal está entre as mães de até 45 dias após a parto com 59 por cento da meta. Entre os idosos, o índice é de 55 por cento.


As duas primeiras audiências públicas promovidas pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina para debater um estudo do Tribunal de Contas do Estado sobre os custos das emancipações de pequenas cidades alcançaram seu objetivo central. Prefeitos, vices, vereadores e lideranças de 39 cidades do Alto Vale e da Serra discutiram e tema e concluíram que não há risco de fusões ou incorporações de cidades. Ainda faltam quatro audiências e, segundo o presidente da Comissão de Assuntos Municipais do Parlamento catarinense, JERRY COMPER, as datas e locais devem ser definidas em uma reunião, programada para a próxima semana.


-FILME OS VINGADORES LOTA TODAS AS SESSÕES DO CINE PEPERI

-VEREADOR DE TUNÁPOLIS DEIXA O CARGO E ASSUME A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

-CONSELEITE DIZ QUE ESTADO TEM CONDIÇÕES DE EXPORTAR LEITE SE OBTER CERTIFICAÇÃO DE LIVRE DE DOENÇAS

-ENGENHEIRO SANITARISTA EXPLICA ETAPAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA ATÉ CHEGAR AO CONSUMIDOR

-TUNÁPOLIS CRIA SALA DE SITUAÇÃO PARA REFORÇAR COMBATE A DENGUE NO MUNICÍPIO


Projeto de Biogás vai contemplar suinocultores de Itapiranga. Economia será significativa no consumo de energia elétrica. Segundo o presidente do Núcleo dos Suinocultores, NILO BOURSCHEIDT, Itapiranga está tornando realidade o Projeto Alto Uruguai implantado há 15 anos. Uma empresa paulista iniciou as obras para canalização de gás produzido pelos dejetos suínos. Também ocorre a construção da Central de Biogás para a produção de energia elétrica no prazo de seis meses. NILO BOURSCHEIDT diz que as propriedades serão auto-suficientes na produção de energia, aliviando um custo significativo aos suinocultores.


O Filme Os Vingadores já é um dos mais vistos no Cine Peperi em São Miguel do Oeste, desde sua inauguração em 2010. Só neste final de semana mais de mil pessoas assistiram o filme. Ele já é terceiro mais visto no Cine Peperi, atrás apenas de Velozes e Furioso 7 e 8. A previsão é de que ele siga a tendência mundial de ser o mais visto desta nova era do cinema, ultrapassando o Titanic.Os Vingadores continua em exibição. A próxima sessão é hoje a noite as 19 horas.


Maravilha vai sediar audiência pública para discutir melhorias previstas nas BRs 282 e 158. O evento é uma proposição do vice-presidente da Assembleia Legislativa, MAURO DE NADAL. Ele explica que o objetivo é discutir alguns aspectos do projeto de revitalização da rodovia e a própria situação da obra que foi afetada pela falta de recursos por parte do governo federal. A audiência será na sexta-feira, as nove horas, na câmara de vereadores de Maravilha. NADAL diz que o encontro tem por objetivo mostrar a população e lideranças regionais quais serão as mudanças nos trevos aos municípios que margeiam as BRs. MAURO destaca que o evento vai contar com a presença do Dnit e das empresas que formam o consórcio que está executando as obras. O parlamentar afirma ainda que o entroncamento da 282 com a 158 e os trevos de acesso aos municípios sejam seguros e funcionais. Ele avalia que a hora de discutir esse tema é agora e que depois que a obra estiver pronta, não adianta reclamar.


A empresa Gaia Rodovias está com uma equipe de trabalho em um trecho da BR 282 que fica nas proximidades de São Miguel do Oeste. Na semana passada, três máquinas da empresa estavam trabalhando na terraplenagem da terceira pista na Linha Aparecida, entre o salão da comunidade e a antiga Vinícola Cavalli. De acordo com o superintendente do Dnit, DIEGO DA SILVA, a empresa está realizando intervenções para manter o trabalho que já foi feito. Ele explicou que são ações pontuais, como por exemplo, terraplenagens. Recentemente, o governo federal garantiu 35 milhões para as obras neste ano, mas os trabalhos ainda não foram retomados totalmente.


AEST organiza ação alusiva ao feirão do imposto para o dia 20 de maio. O feirão do imposto é um movimento que surgiu em Santa Catarina, e em todo o país serão realizadas ações, com o objetivo de demonstrar a população quanto é pago de imposto, de 20 a 25 de maio. Conforme o integrante do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, PAULO BOLSONI, para chamar a atenção dos munícipes quanto à carga tributária em vigor sobre vários produtos comercializados no país, será organizada uma ação para o dia 20, ainda a ser definida. Ele cita que o núcleo dos jovens se envolve todos os anos no evento, sendo esta uma forma de mostrar a população a importância de reivindicar seus direitos, tendo em vista o valor alto pago em impostos.


Venda de ingressos para os shows da Festa da Fruta inicia nesta quarta-feira. Conforme o presidente da Comissão Central Organizadora da décima sétima Festa da Fruta de Mondaí, GILMAR STUDT, os shows serão realizado em uma arena coberta, divididos em pista, área vip e camarotes. No dia 21 de junho, uma sexta-feira, haverá apresentação do cantor Armandinho. O valor do ingresso promocional na pista é de 30 reais, na área vip, 50 reais e o camarote será de 800 reais, com espaço privativo para 12 pessoas. Já para o sábado, dia 22 de junho, haverá show com a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba. O valor dos ingressos promocionais na pista será de 40 reais, na área vip 70 reais, e o camarote mil e 200 reais, também com espaço para 12 pessoas. A área vip contará com entrada exclusiva, acesso a frente do palco, e bares e banheiros exclusivos. O camarote terá estrutura elevada, que possibilita visão privilegiada do show. Haverá pontos de venda em toda região, e pelo site www.blueticket.com.br


Epagri orienta agricultores sobre compra e plantio de mudas frutíferas. Conforme o gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON, neste período os agricultores recebem a visita de vendedores de mudas, e uma orientação importante, é conhecer a origem e a procedência destas mudas. O agrônomo destaca que mudas de qualidade e com procedência evitam que o produtor tenha problemas com sanidade, e que acabem causando problemas às outras mudas do pomar. O agricultor deve observar também que algumas mudas necessitam de outra para a polinização, e observar ainda a adaptação da muda ao clima da região. O gerente lembra que a Epagri também promove capacitações para auxiliar os agricultores na escolha das mudas e no correto plantio e manejo. SIDINEI SIMON enfatiza que para o plantio, o ideal é fazer uma análise de solo, e se necessário a adubação. A cova deve ser profunda e bem adubada com material orgânico e calcário, levando em conta o tempo que a muda irá permanecer no local.


Vereador de Tunápolis deixa o cargo e assume a secretaria de administração. DONATO LAUSCHNER foi presidente da Câmara de Vereadores de Tunápolis no ano passado e deixou o cargo de vereador para assumir função no executivo. Com 212 votos ele foi o quinto mais votado na eleição de 2016, eleito pelo Partido dos Trabalhadores. O substituto no legislativo será FLAVIO WENDLING, também do PT. LAUSCHNER diz que tinha compromisso com seus eleitores para exercer função na Câmara de Vereadores. Só aceitou o cargo de secretário de administração, planejamento e finanças por ter recebido repetidos convites do prefeito RENATO PAULATA e acreditar na condição de fazer um bom trabalho na administração. LAUSCHNER já exerceu a função de chefe de gabinete na administração do ex-prefeito ADENOR WENDLING. Ele destaca como principal missão tornar o governo mais próximo da população.


Prefeito RENATO PAULATA declara total confiança no trabalho de DONATO LAUSCHNER. Salienta que seu novo secretário de administração, planejamento e finanças será importante na gestão de todas as secretarias. Prefeito define o novo secretário como uma pessoa de grande capacidade de articulação política e também na administração de questões públicas. DONATO LAUSCHNER assumiu a função na última quinta-feira substituindo NELCINA DECKER que deixou o cargo no final de abril. A partir de hoje também muda a configuração no legislativo com FLAVIO WENDLING assumindo vaga entre os nove vereadores do município.


Tunápolis registra cinco alterações de secretários na atual gestão. A maior rotatividade está justamente na secretaria de administração, planejamento e finanças. EGON BIEGER, iniciou o mandato. Em seguida deixou a função para dar lugar a NELCINA DECKER. No final de abril NELCINA deixou o cargo, que agora é ocupado por DONATO LAUSCHNER. Na secretaria de transportes e obras, MAURO BAMBERG foi substituído por JULINHO ZINHANI. Já na secretaria da saúde, o vice-prefeito, AQUILES BAMBERG assumiu a função que inicialmente foi exercida por CLARICE STAUB. Permanecem no cargo desde o início da gestão, ANGELITA BOURSCHEID na secretaria de educação, VOLMIR LAWISCH na indústria e comércio e PEDRO BAUMGRATZ na secretaria da agricultura.


Engenheiro sanitarista explica etapas de tratamento de água até chegar ao consumidor. De acordo com o engenheiro sanitarista da Casan regional de Chapecó, e responsável pela supervisão do sistema de tratamento de água nos municípios da região, VICENTE THOME, o tratamento da água feito pelo órgão atende a portaria de potabilidade do ministério da saúde. Esta portaria define os parâmetros que a água deve ter tanto na saída do tratamento quanto na rede de distribuição. Em Iporã do Oeste a água distribuída aos consumidores da cidade é oriunda do rio Pirapó, onde está localizada a estação de captação e tratamento da água. O engenheiro sanitarista explica que após o tratamento a água passa por um sistema em que é dosado um coagulante, que tem a função de juntar as impurezas da água. A partir disso a água passa por um floco decantador, onde as impurezas se juntam e ficam maiores, e são descartadas. THOME cita a segunda etapa do tratamento que é a passagem da água por um filtro com areia.


Ainda após a filtração, é adicionado na água o cloro, produto desinfetante usado em 99% das estações de tratamento de água do Brasil. O engenheiro sanitarista da Casan ressalta que na água é adicionado o flúor, que não faz parte do tratamento, mas contribui para evitar doenças, a exemplo de cáries. A partir disso a água é distribuída aos consumidores. Segundo VICENTE THOME, a Casan deve respeitar um limite mínimo e máximo de cloro que pode ser dosado na água. O que acontece é que alguns consumidores podem perceber o gosto e o cheiro do desinfetante mais forte do que os demais, em função da proximidade com o reservatório e ponto principal de distribuição. VICENTE THOME lembra que o monitoramente da qualidade da água é feito tanto ainda no manancial, como na saída do tratamento e no sistema de distribuição.


Nos municípios a água para análise é coletada em pontos de coleta localizados em locais de maior consumido. Além das análises feitas pelos escritórios municipais, a Casan disponibiliza de um laboratório regional em SMOeste para analisar as coletas. O resultado das análises é disponibilizado a vigilância sanitária dos municípios, a agencia reguladora, ARIS, no site da Casan, e também na fatura de água. O engenheiro sanitarista VICENTE THOME lembra que no site da Casan está especificado ao consumidor como entender a análise da água, e o que significa cada produto adicionado para o tratamento da água.


Conseleite afirma que certificação de livre de doenças é fundamental para conquistar exportação de leite. O presidente do Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite de Santa Catarina, Conseleite, ADELAR ZIMMER, explica que o estado já é o único do país livre de febre aftosa sem vacinação, conquista que está sendo obtida também por Paraná e Rio Grande do Sul. Agora, o presidente avalia que o dever dos produtores em parceria com indústrias é obter a certificação de livre de brucelose e tuberculose, processo que na região extremo oeste está bastante adiantado. ADELAR ZIMMER afirma que Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do país, e entre os estados do sul, é o único capacitado para exportação, mas para isso, a certificação é fundamental. Para tanto, o presidente afirma que o apoio do governo, e órgãos como a Cidasc, é necessário para que isso de fato ocorra nas propriedades.


O presidente do Conseleite avalia que não há mais condições para continuar produzindo leite e gerando renda se o mercado interno tem preços bons no inverno, mas no verão os preços sofrem quedas significativas. ADELAR ZIMMER enfatiza que outra dificuldade que barra a exportação é o preço final do leite, devido a todos os gastos que o agricultor tem para produzir. O presidente diz que eliminando a brucelose e a tuberculose, será aberto à concorrência e o mercado para venda a outros países. Ele lembra que muitos produtores temem em realizar os exames, pois caso o diagnóstico seja positivo, o plantel precisa ser descartado. Por outro lado, ZIMMER comenta que não fazendo os exames será pior, pois só há essa forma de obter a certificação e abrir novos mercados.


Preço do leite segue estável com variação quase imperceptível. No mês passado a tendência era de redução de aproximadamente dois centavos no litro, mas, as empresas, na maioria, optaram em manter os valores pagos desde janeiro. Para o pagamento do leite entregue em abril a projeção é de dois centavos de alta. No entanto, o presidente do Conseleite, revela que na reunião do conselho na semana passada houve análise de mercado e os estudos indicam que os dois centavos podem ser pagos pelas empresas. ADELAR ZIMMER justifica que com a chegada do frio aumenta o consumo do produto e as laticínios compram mais para estocar. A valorização é aguardada para os próximos meses de inverno. O presidente do Conseleite comenta que o objetivo é pressionar as empresas para que o aumento seja maior já que a partir de setembro e outubro o preço pago pelo litro volta cair. Existem três bases de preço do leite padrão, abaixo e acima deste parâmetro. Na região os valores são médios e de aproximadamente 1.22.


Tunápolis implanta sala de situação para reforçar trabalho de combate ao mosquito transmissor de doenças. Conforme a agente de combate as endemias de Tunápolis PATRÍCIA SCHOENBERGER, a implantação da sala de situação iniciou ainda no final de abril, como exigência da regional de São Miguel do Oeste, já que o município é considerado infestado. A agente de endemias explica que a sala de situação contempla um grupo de pessoas que trabalha com ações voltadas ao combate do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os integrantes são representantes diversos da comunidade, entidades, comerciantes e poder público. PATRÍCIA ressalta que de forma conjunta o objetivo é definir ações que conscientizem a população a contribuir com o combate, já que esta é a única forma de evitar o surgimento de focos e casos da doença.


Em Tunápolis, além da agente de combate as endemias, o trabalho conta com o auxílio dos agentes comunitários de saúde e da vigilância sanitária. PATRÍCIA SCHOENBERGER ressalta que a situação preocupa na medida em que o número de focos aumenta, totalizando 24 focos no município, e também com a confirmação de casos de dengue em municípios próximos. Tunápolis está com risco médio de transmissão da doença no município. A agente de combate as endemias enfatiza que a orientação se repete, mas se faz necessária. Ações simples são não deixar água parada, com atenção a bromélias, calhas, caixas de coleta de água da chuva, lonas espalhadas nas propriedades, fazer uma revisão semanal no quintal para identificar pontos de água acumulada, além de usar repelente quando se deslocar a cidades que já tiveram casos da doença diagnosticados.


Para auxiliar no descarte de materiais que podem acumular água, o setor de urbanismo irá realizar uma campanha de recolha de móveis e utensílios domésticos que não tem mais utilidade. Conforme o responsável pelo setor de urbanismo, VOLMIR LAWISCH, a recolha será feita no dia 11 de maio, por tanto, móveis, pneus, garrafas e demais utensílios que serão descartados devem ser destinados para a coleta em frente ou próximo as residências até o sábado pela manhã. LAWISCH lembra que entulhos de material de construção, lâmpadas e vidros não serão recolhidos no dia 11. Ele enfatiza que alguns materiais que não tem mais utilidade acabam ficando nos quintais ou pátios de residências e são potenciais criadouros dos mosquitos.


-QUATRO MOTORISTAS SÃO PRESOS NA REGIÃO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

-DUAS PESSOAS FICAM FERIDAS EM CAPOTAMENTO DE TRATOR NO INTERIOR

-ADOLESCENTE TEM QUEIMADURAS APÓS SOFRER DESCARGA ELÉTRICA DE LAVA JATO


Polícia Militar realiza operação presentes e protegendo na faixa de fronteira do oeste catarinense. A operação foi realizada na sexta-feira. A operação faz parte das comemorações de 184 anos da Polícia Militar Catarinense. As ações iniciaram logo após a solenidade comemorativa do aniversário realizada em SMOeste. O décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira contou com o apoio de efetivos de Chapecó e Concórdia para as ações em toda a faixa de fronteira. Em 24 horas, foram realizadas 109 barreiras nas rodovias. Mais de mil e 100 veículos foram abordados e mil 456 pessoas identificadas. Quatro pessoas foram presas. Os policiais apreenderam seis CNHs por crimes e infrações de trânsito. 107 gramas de maconha foram apreendidas. Também foram realizadas vistorias em 20 bares e similares, dos quais dois estabelecimentos foram fechados por estarem com os alvarás vencidos e um por estar funcionando fora do horário estabelecido no alvará. A operação contou com 217 policiais militares e 112 viaturas.


Em Iporã do Oeste, foram realizadas por meio da operação presentes e protegendo barreiras no interior e cidade, e no período noturno, foi realizada barreira policial junto ao Posto da Polícia Militar Rodoviária. Durante os trabalhos de fiscalização, foi apreendido um veículo que efetuava transporte escolar, sem possuir autorização para condução de escolares, além de não possuir tacógrafo, equipamento obrigatório para este tipo de veículo.


Polícia Militar Rodoviária registra três acidentes na região durante o final de semana. O acidente ocorreu por volta das oito horas e 30 minutos de sábado na SC 163 em São João do Oeste. A colisão envolveu uma Saveiro de Tenente Portela – RS, conduzida por um homem de 49 anos, e a moto Fazer emplacada em Itapiranga, conduzida por um rapaz de 22 anos. O motociclista teve ferimentos leves. Outro acidente ocorreu por volta das 13 horas e 40 minutos de ontem, na SC 163 em Descanso. A colisão seguida de capotamento envolveu um caminhão Mercedes Benz de Descanso, conduzido por um homem de 55 anos, e em Fiesta, emplacada em Iporã do Oeste, conduzido por uma mulher de 23 anos. Ninguém se feriu, e houve apenas danos no carro. Ainda na madrugada de hoje, na SC 283 em Caibi, ocorreu uma saída de pista de uma moto Neo emplacada em Caibi, conduzida por uma mulher de 39 anos. Com a queda, a piloto teve ferimentos leves.


Incêndio destrói casa, móveis e moto no interior de São Lourenço do Oeste. O fato ocorreu na manhã deste domingo, próximo às oito horas, no Distrito de São Roque, comunidade de Ouro Verde em São Lourenço do Oeste. A casa mista estava totalmente tomada pelas chamas quando a guarnição dos bombeiros chegou ao local. Foram gastos aproximadamente oito mil litros de água para combater as chamas e efetuar o rescaldo. Segundo os bombeiros, móveis e utensílios domésticos foram consumidos pelas chamas, bem como uma moto que estava no porão. A residência era habitada por um casal que não estava em casa no momento do sinistro.


Quatro motoristas são presos após serem flagrados conduzindo sob efeito de álcool nas rodovias da região. A primeira ocorrência foi atendida pela Polícia Militar Rodoviária por volta das 18 horas e 30 minutos de sábado, na SC 157 em São Lourenço do Oeste. No local foi preso um motorista de 32 anos, condutor de um Palio de São Lourenço do Oeste. Por volta das 21 horas e 40 minutos também de sábado, ocorreu um acidente na SC 492, em SMOeste, envolvendo uma moto biz de Itapiranga. O piloto foi conduzido pelos bombeiros ao hospital regional. O motociclista, de 58 anos, foi preso após o médico plantonista atestar cinco sinais de embriaguez. O piloto permanecerá internado devido a gravidade das lesões. Mais uma ocorrência de embriaguez foi atendida na madrugada de ontem,na SC 157 em São Lourenço do Oeste. No local foi preso um motorista de 39 anos, condutor de um Fusion de São Lourenço do Oeste. E na noite de ontem, um homem de 32 anos, motorista de um Fiesta, foi preso por embriaguez após uma colisão contra um caminhão Cargo de SMOeste, na 305 em São Lourenço do Oeste.


Nas rodovias federais de Santa Catarina a PRF flagrou 143 motoristas dirigindo sob efeito de álcool neste final de semana. Além das fiscalizações rotineiras dos agentes de plantão em todo o estado, houve ainda duas ações específicas para combater a embriaguez na BR 280 em Araquari e na BR 282 em Maravilha e Pinhalzinho. Somente este ano, já são mais de dois mil e 50 flagrantes de embriaguez ao volante nas rodovias federais do estado. Dirigir sob efeito de álcool é infração gravíssima, com multa de dois mil 934 reais e pode suspender a CNH por 12 meses. A Polícia Rodoviária Federal alerta que o motorista embriagado perde a noção de distância, espaço e de velocidade e tem diminuído o equilíbrio, o campo de visão e o tempo de resposta. Esta conduta coloca em risco não só a sua própria vida, mas também a vida de outros usuários da rodovia.


Duas pessoas ficam feridas em capotamento de trator no interior de SMOeste. Por volta das oito horas e 20 minutos da manhã de sábado, o Corpo de Bombeiros de SMOeste foi acionado para atender um acidente com máquina agrícola na Linha Alto Guamerim, interior do município. No local ocorreu um capotamento de trator, em que o condutor da máquina e a caroneira ficaram feridos. De acordo com os Bombeiros, a caroneira, uma mulher de 21 anos, foi encontrada deitada ao lado do trator, consciente e orientada, com edema na região da cabeça, suspeita de fratura no pé direito e intensa hemorragia. O condutor, um homem de 23 anos, estava de pé em frente ao trator, consciente e orientado, apresentava edema na perna esquerda, fratura exposta no braço esquerdo, com hemorragia intensa, escoriações generalizadas e palidez. Após imobilização, os dois foram conduzidos ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.


Adolescente tem queimaduras após sofrer descarga elétrica de lava jato. A ocorrência foi atendida pela guarnição dos bombeiros de Cunha Porã próximo às 16 horas de sábado, em uma residência na Linha Vera Cruz. O adolescente, de 13 anos, foi encontrado pelos bombeiros consciente e orientado, deitado no jardim e com os batimentos cardíacos alterados. O pai do menor informou ter encontrado o filho inconsciente e sem respirar. O menor relatou aos socorristas que sofreu uma descarga elétrica de um lava jato. Ele estava em contato com o chão molhado e após o primeiro choque, caiu no chão sobre o cabo de energia da máquina. O adolescente disse ainda que sentia dores no peito. Os bombeiros verificaram queimadura de segundo grau de menos de 1% na região anterior da coxa esquerda, onde a vítima teria caído sobre o cabo de energia.Após atendimento dos bombeiros a vítima foi encaminhada ao hospital de Cunha Porã.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.