ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 06/05/2019

-GOVERNO PODE REABRIR A AUTORIZAÇÃO PARA SAQUES DE COTAS DO PIS E PASEP
-AUDIÊNCIAS NA ALESC DISCUTEM UNIFICAÇÃO DE MUNICÍPIOS NO ESTADO
-ESTUDANTES DE AGRONOMIA PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE AGRICULTURA DE PRECISÃO
-APROVADO PROJETO PARA COMPRA DE UNIFORMES PARA CORAL
-INVESTIMENTO DE 500 MIL AUMENTA OFERTA DE VAGAS EM CRECHE DE PRINCESA
-FILME “OS VINGADORES” LOTA TODAS AS SESSÕES DO CINE PEPERI
-ESTUDO APONTA PARA ALTA DE DOIS CENTAVOS NO PAGAMENTO DO LITRO DO LEITE
-EMPRESA DEVE FINALIZAR PINTURAS DE FAIXAS NESTE MÊS
-ADOLESCENTE TEM QUEIMADURAS APÓS SOFRER DESCARGA ELÉTRICA DE LAVA JATO
-CAPOTAMENTO DE TRATOR DEIXA CASAL GRAVEMENTE FERIDO

O tempo é nublado. A previsão para as próximas horas é de tempo encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

Os serviços de resgate encontraram nesta segunda-feira as duas caixas-pretas do avião que fez um pouso de emergência e pegou fogo no Aeroporto Internacional de Sheremetievo, em Moscou, no domingo. Segundo o ministério dos Transportes russo, 41 pessoas morreram e 37 sobreviveram. Seis das vítimas estão em estado grave. O estado das caixas pretas permite a leitura de dados e o material pode apontar a causa do acidente.

Israel foi alvo de 690 foguetes disparados a partir de Gaza e atacou 350 alvos do Hamas e da Jihad Islâmica. Quatro israelenses morreram e 210 mil crianças tiveram as aulas canceladas, segundo o balanço. Ao menos 23 palestinos morreram. As Forças de Defesa de Israel dizem que os alvos atacados em Gaza são locais de lançamento de foguetes, esquadrões de terror, centros de comando e treinamento, fábricas e depósitos de armas, postos de observação e complexos militares.

A Assembleia Constituinte da Venezuela, que dirige o país com poderes absolutos, se prepara para retirar a imunidade parlamentar de deputados opositores que apoiaram uma insurreição militar frustrada na terça-feira. A informação é do presidente da Casa, DIOSDADO CABELLO. Na terça-feira, cerca de 30 militares protagonizaram um levante frustrado contra o presidente NICOLÁS MADURO. Vários deputados da Assembleia Nacional, único órgão da Venezuela em poder da oposição, apoiaram JUAN GUAIDÓ, que considerou o levante o início da chamada Operação Liberdade com que tenta tirar MADURO do poder.

Dois dias depois de ter anunciado que havia desistido de uma viagem a Nova York, onde receberia um prêmio da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, o presidente JAIR BOLSONARO disse neste domingo que vai para os Estados Unidos. O presidente foi questionado por jornalistas se havia desistido da viagem por conta das críticas do prefeito de Nova York, BILL DE BLASIO, que chegou a pedir a um dos locais escolhidos para o evento que não recebesse o presidente por considerá-lo um "ser humano perigoso". BOLSONARO respondeu que vai para os Estados Unidos, mas não deu mais detalhes.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, voltou a pedir a suspensão do inquérito aberto para apurar ofensas e ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal. DODGE se manifestou na ação apresentada pela Rede Sustentabilidade, que pede para suspender a apuração. Ela já havia requerido o arquivamento do caso, mas o pedido foi rejeitado pelo relator, ministro ALEXANDRE DE MORAES. DODGE afirmou que a “investigação por ministro do STF previamente escolhido, de fatos genéricos, de modo sigiloso, sem a participação do Ministério Público, é prática compatível com o sistema inquisitorial” e que viola princípios da Constituição.

O governo do presidente JAIR BOLSONARO vai reabrir a autorização para saques de quem tem cotas do PIS e Pasep. Com a medida, assessores presidenciais estimam que cerca de nove a 10 bilhões de reais podem ser injetados na economia, ajudando as pessoas a pagarem dívidas ou consumirem. Em torno de 30 por cento do saldo remanescente é de pessoas com mais de 70 anos. O governo deve divulgar formas de as pessoas identificarem se ainda têm direito a saque, inclusive de familiares que já morreram.

Em Santa Catarina, 199 crianças foram adotadas entre 2016 e 2018, conforme dados do Cadastro Nacional de Adoção, feito pelo Conselho Nacional de Justiça. Com relação ao restante do país, o estado está em sexta posição entre os que mais adotam. Ainda segundo o CNA, em 2018 foram adotadas 86 crianças em território catarinense. Em 2017 foram para novos lares 89. Já em 2016, 24. O Paraná, estado que mais realizou o procedimento de adoções nos últimos três anos, adotou cerca de cinco vezes mais que Santa Catarina. Foram mil 125 crianças adotadas.

O estado de Santa Catarina chegou a 43 vírgula 45 por cento da meta da campanha de vacinação contra o vírus Influenza, que causa a gripe. Segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, 199 mil 930 pessoas foram imunizadas no sábado, quando foi realizado o dia "D". A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de vacinar um pouco mais de dois milhões de pessoas até o dia 31 de maio. O maior percentual de cobertura vacinal está entre as mães de até 45 dias após a parto com 59 por cento da meta. Entre os idosos, o índice é de 55 por cento.

As duas primeiras audiências públicas promovidas pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina para debater um estudo do Tribunal de Contas do Estado sobre os custos das emancipações de pequenas cidades alcançaram seu objetivo central. Prefeitos, vices, vereadores e lideranças de 39 cidades do Alto Vale e da Serra discutiram e tema e concluíram que não há risco de fusões ou incorporações de cidades. Ainda faltam quatro audiências e, segundo o presidente da Comissão de Assuntos Municipais do Parlamento catarinense, JERRY COMPER, as datas e locais devem ser definidas em uma reunião, programada para a próxima semana.

Estudantes de agronomia participam de palestra sobre agricultura de precisão. A atividade foi realizada, em parceria com a Rodomac Tratores, no componente curricular de Mecanização Agrícola. Conforme o professor, NEDIO VERDI, além de ouvir profissionais da área sobre as tendências, os acadêmicos da Unoesc de SJCedro fizeram contatos para futuros estágios e possíveis oportunidades de trabalho. Durante a palestra, foram abordadas as inovações e as tendências na produção agrícola; a agricultura de precisão; a mecanização; o georreferenciamento da propriedade e abordado sobre os equipamentos utilizados nas máquinas e tratores. O professor explica que a agricultura de precisão trabalha para otimizar os insumos agrícolas com o objetivo de aumentar a produtividade, a qualidade dos produtos e, consequentemente, gerar maior lucratividade. Os acadêmicos também puderam conhecer os GPS utilizados nas máquinas e manusearam um volante que simula aplicação de defensivos na lavoura. O acadêmico ELBER PEREIRA, que está à frente da secretaria da agricultura de Palma Sola, avaliou positivamente a atividade e lembrou que o agrônomo deve estar sempre atualizado e por dentro das novas tecnologias.

Aprovado projeto de lei que autoriza prefeitura de SJCedro a investir 1.500 reais na compra de uniformes para Coral Estrela D’Alva. A matéria, em regime de urgência, pede autorização para a prefeitura investir os recursos na confecção de camisetas personalizadas para utilização do grupo no encontro da Liga de Corais, que acontecerá no dia 26 de maio em São José do Cedro. Conforme a líder do Governo na Câmara, MÁRCIA DEMOSSI neste evento existe a previsão de que representantes de 10 municípios venham ao município. A vereadora lembra ainda que os integrantes do Coral Estrela D'Alva irão interpretar o hino de Cedro na abertura da feira que ocorre em julho e vão participar de eventos relativos ao aniversário do município. MÁRCIA comenta que a camiseta não será doada, mas emprestada para os integrantes do Coral utilizarem ao longo do ano. O pedido foi aprovado por unanimidade, com dispensa de parecer das comissões.

Creche de Princesa poderá atender 60 novos alunos. A capacidade foi praticamente duplicada a partir de uma reforma para atender a demanda. A diretora do centro municipal infantil Pequenos Anjos TATIANE KLEIN revela que 70 crianças frequentam a escola que recebeu investimento de aproximadamente 500 mil reais. Os recursos são próprios do município. Houve ampliação do espaço em 300 metros quadrados além da pintura da parte interna e externa, troca do telhado, construção de quatro salas, refeitório, sala de professores e lavanderia. TATIANE lembra que os pais puderam conhecer o espaço durante o dia da família na escola quando também foi apresentado o projeto de leitura.Também houve compra de toda mobília como computadores, ar-condicionado e televisores. A diretora comenta que os investimentos vão melhorar as atividades desenvolvidas e dar mais conforto aos atuais alunos e aos futuros, já que a oferta de vagas foi ampliada para atender a demanda dos próximos anos.

O Filme Os Vingadores já é um dos mais vistos no Cine Peperi em São Miguel do Oeste, desde sua inauguração em 2010. Só neste final de semana mais de Mil pessoas assistiram o filme. Ele já é terceiro mais visto no Cine Peperi, atrás apenas de Velozes e Furioso 7 e 8. A previsão é de que ele siga a tendência mundial de ser o mais visto desta nova era do cinema, ultrapassando o Titanic.Os Vingadores continua em exibição. A próxima sessão é hoje a noite as 19 horas.

Evento sobre dia das mães reúne quase 500 pessoas em SJCedro. A secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, em parceria com a Cooper Alfa e Núcleo da Mulher Cooperativista, promoveu na ultima sexta-feira, dia 3, uma palestra motivacional intitulada “Mãe, Simplesmente Mãe” com a palestrante MARITANIA BAGNARA. O secretário de Desenvolvimento Social ALEXANDRE VOGT destaca que o evento contou com a presença de mais de 480 mulheres, muitas delas agricultoras e outras participantes de programas. Segundo ele, o objetivo da palestra foi homenagear, lembrar, agradecer estas mulheres pelo esforço feito pela família na dupla jornada muitas vezes desempenhada. Ele lembra que além das mãe biológicas, o evento visou valorizar as mães adotivas, avós e outras mulheres que se responsabilizam pela criação e educação das crianças. Na oportunidade o grupo do Serviço de Convivência de Crianças e adolescentes do CRAS fez uma apresentação de percussão. Após a palestra foi servido coquetel.

Evento no CTG elege as soberanas da Facig. A corte da Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Guaraciaba deste ano foi escolhida na noite deste sábado em grande evento no CTG Fronteira do Oeste. Quinze candidatas concorreram aos postos de rainha, primeira princesa e segunda princesa na categoria adulto. A rainha é MARIANA BUTTINI,como primeira princesa foi eleita GABRIELA NEGRI e LETÍCIA ZANETTI como segunda princesa. Já na categoria infantil foram onze candidatas concorreram sendo eleita EDUARDA SEIBEL como rainha, ISABELE GELLER e ANA VITÓRIA SCALCO são as princesas desta edição. Após a escolha o público curtiu Baile com a Banda Indexão.Ainda na quarta-feira durante o encontro anual dos idosos foram escolhidas as soberanas da terceira idade com a corte formada por OLÍMPIA ROMIO, ILANE GEHLEN e LEONI MÜLLER. O prefeito ROQUE MENEGHINI, destacou que praticamente todos os stands internos já foram comercializados e a procura pelos stands externos é grande. A dupla JOÃO NETO & FREDERICO será um dos grandes shows da Facig 2019. Com o slogan: "Você é o que nos movimenta", a feira será realizada de 4 a 6 outubro, com venda de estandes, shows nacionais, seminários e demais atrações.

A prefeitura de Palma Sola está auxiliando a Apae com convênio. O prefeito CLEOMAR MANTELLI afirma que serão repassados 114 mil reais para escola usar em alimentação, pagamento das despesas fixas e professores contratados em nível local. Ele afirma que há algum tempo a administração tentava firmar a parceria para o convênio que vai auxiliar a instituição a manter as atividades. O valor deverá varias entre 115 e 140 mil reais ao ano além dos 13 mil reais que a escola recebe do estado, via prefeitura, que é transferido diretamente para gestão da entidade. O prefeito comentou que o valor será dividido mensalmente. O prefeito lembra que no sábado foi promovido o tradicional café colonial da Escola Pequeno Guinter que reuniu centenas de pessoas. A administração auxiliou na organização do evento que ajuda na arrecadação de fundos para obras e melhorias na instituição.

Nos três primeiros meses de 2019, a SC Transplantes registrou 72 doações de múltiplos órgãos, um crescimento de quase 20 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 21 doações em janeiro, 24 em fevereiro e outras 27 em março. No ano passado, o primeiro trimestre contabilizou 59 doações. Na opinião da médica e da presidente da central hospitalar de transplantes do Hospital Regional do Extremo Oeste, CÁTIA BUGS esse resultado é fruto de um trabalho intenso realizado em todo o estado e que vem ganhando adesão na região. Ela explicou que a central faz um trabalho de esclarecimento sobre morte encefálica com a população. A médica comentou que essa ação ajuda a aumentar a conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Ela revela que as informações trazidas pelo rádio são fundamentais para que um público maior conheça as campanhas e como ocorre a captação e transplantes.

O hospital regional já fez 11 captações de órgãos para transplantes desde 2012. A informação é da médica e da presidente da central hospitalar de transplantes do Hospital Regional, CÁTIA BUGS. Ela disse que o hospital tem um quantitativo menor do que outras unidades do estado, mas a região está registrando um crescimento da conscientização das pessoas e das autorizações para doações de órgãos. Ocorria medo e informações desencontradas sobre os procedimentos. A médica lembrou que as doações só ocorrem em caso de morte cerebral e que a retirada dos órgãos só acontece com o consentimento da família. Por isso, segundo CÁTIA, é fundamental que as pessoas manifestem o desejo de doar e que os familiares conversem a respeito desse tema.

Programa Troca-Troca de calcário inicia hoje em Princesa. O extensionista LEANDRO HUBNER afirma que os agricultores interessados em participar do programa estadual de distribuição de calcário dolomítico e calcítico podem procurar a Epagri a partir desta semana. As inscrições e a liberação para o programa iniciam a partir da entrega da autorização. A cota de calcário inicial para Princesa é de duzentas toneladas de calcário. O extensionista revela que o objetivo do programa é fornecer insumos para os agricultores proporcionarem correção da acidez do solo e, consequentemente, melhores resultados na hora de plantar. Os agricultores que tiverem interesse em se inscrever no programa de calcário podem procurar o escritório da Epagri de Princesa a partir de segunda-feira munidos do CPF, do Bloco de Produtor Rural e análise de solo com validade dos últimos dois anos com interpretação.

Preço do leite segue estável com variação quase imperceptível. No mês passado a tendência era de redução de aproximadamente dois centavos no litro, mas, as empresas, na maioria, optaram em manter os valores pagos desde janeiro. Para o pagamento do leite entregue em abril a projeção é de dois centavos de alta. O presidente do Conseleite, ADELAR ZIMMER justificou que na reunião do conselho na semana passada houve análise de mercado e os estudos indicam que os dois centavos podem ser pagos pelas empresas. O presidente justifica que com a chegada do frio aumenta o consumo do produto e as laticínios compram mais para estocar. A valorização é aguardada para os próximos meses de inverno. ZIMMER comenta que o objetivo é pressionar as empresas para que o aumento seja maior já que a partir de setembrooutubro o preço pago pelo litro volta cair. O presidente lembra que existem três bases de preço do leite padrão, abaixo e acima deste parâmetro. Na região os valores são médios e de aproximadamente 1 real e 22 centavos. ADELAR acredita que com a erradicação da brucelose e tuberculose na região e Estado o produto possa ter uma alta expressiva.

Previsão de aumento no valor pago pelo leite gera expectativa dos produtores. O presidente da Coopacep de SJCedro e Princesa, MARCIO TSCHIEDEL afirma que nestes meses de inverno a previsão de fato anima as famílias que tem a principal fonte de renda na cadeia leiteira, porém, como houve oscilações que não eram esperadas no começo do ano, havia dúvida quanto à tendência. Lembrou que a previsão indicada pelo Conseleite é de dois centavos para mais no pagamento que acontece nesta semana, mas, há previsão de uma remuneração ainda maior. A cooperativa conta com cerca de 80 associados que entregam leite de forma coletiva para venda a três empresas. O presidente afirma que como existe esta parceria há bastante tempo o preço costuma ser mantido. Uma das laticínios indicou um aumento maio para maio no pagamento que ocorre em junho. MÁRCIO revela que a expectativa da entidade é captar um volume maior caso a previsão se confirme já que a época é de estoque das empresas que também produzem derivados. São 150 mil litros ao mês e a meta é duplicar.

Cooperativa quer aumentar o quadro de sócios para oferecer suporte às pequenas propriedades. MARCIO TSCHIEDEL explica que o objetivo é que os agricultores que tem uma produção pequena não sejam excluídos da atividade devido aos critérios que estão cada vez mais rigorosos. A ideia é que o volume seja entregue de forma conjunta para agregação de valor. Por outro lado, a união visa ainda baratear custos na compra de insumos para as propriedades. Há também uma agropecuária para venda de produtos mais acessíveis. O presidente da Coopacep lembra que nesse mês começam a vigorar normativas que são exigentes. Algumas regras preveem inclusive contratação de profissionais para análise do leite e demais adequações. TSCHIEDEL comentou que a cooperativa possui veterinário e técnicos que farão as orientações e também darão o suporte para transição e adequações.

Inscrições para Processo Seletivo de SJCedro terminam hoje. O processo seletivo é destinado à contratação de servidores pelo período de um ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por pelo mesmo período conforme a necessidade da Administração Municipal. As vagas são para enfermeiro, bioquímico, fiscal de obras e auxiliar de dentista. As inscrições poderão ser feitas pela internet acessando o site www.ameosc.org.br. Os candidatos que não têm acesso à internet poderão realizar a sua inscrição na prefeitura. A prova objetiva é obrigatória para todos os cargos e será aplicada no dia primeiro de junho, nas dependências do Cemeg.

Trabalho de sinalização nas ruas de SJCedro será retomado. O diretor do Semae, JUNIOR KUNZ lembra que desde o começo do ano iniciaram as pinturas de novas faixas, estacionamentos e demais sinalizações e houve uma série de mudanças. Várias faixas para travessia de pedestres foram mudadas e recuadas. Ele esclareceu que o serviço, apesar de suspenso, será retomado de acordo com o cronograma da empresa contratada via licitação. Lembrou que nos últimos dias foi registrado um volume grande de chuvas o que dificulta na pintura, já que a tinta precisa ser fixada quando a camada estiver seca, garantindo a aderência. O diretor justificou outros motivos para o atraso. JUNIOR revela que está programado que nesta semana a equipe retorne para SJCedro para concluir o trabalho em vias ainda não atendidas. O diretor salienta que após a finalização desta etapa o setor fará melhorias para acessibilidade, já que algumas faixas novas terminam em árvores, postes e demais situações que impedem a passagem. Ele comenta que será feito um mapeamento, estudo, cronograma financeiro e de obra para as adequações. Além da remoção de árvores, por exemplo, é necessária recuperação do meio fio e das calçadas.

Polícia Militar realiza Operação na área da Fronteira com a Argentina. Denominada Presentes e Protegendo, a ação iniciou na sexta-feira e fez parte das comemorações aos 184 anos de criação da Polícia Militar em Santa Catarina. Ela teve como objetivo principal realizar ações de policiamento ostensivo em toda a região com o aumento da presença policial nas cidades e a realização de barreiras policiais nas principais rodovias que cortam a região. Em 24 horas de ações, foram realizadas 109 barreiras nas rodovias onde mais de 1.100 veículos foram abordados e 1.456 pessoas identificadas, sendo que quatro pessoas foram presas. Além disso, os policiais apreenderam seis carteiras de habilitação por crimes e infrações de trânsito diversas e 107 gramas de maconha foram apreendidas. De acordo com a nota encaminhada para impressa, foram realizadas vistorias em 20 bares e similares, dos quais dois estabelecimentos foram fechados. A Operação contou com a participação de 217 agentes e o emprego de 112 viaturas.

Policia Rodoviária Estadual prende três motoristas por embriaguez ao volante. A Polícia Militar prendeu três motoristas flagrados dirigindo sob influência de álcool no final de semana em rodovias estaduais da região. Em São Miguel do Oeste, a ocorrência foi por volta das 21h30, na SC-492, após um acidente envolvendo uma motoneta Honda Biz, placa de Itapiranga. O condutor, de 58 anos, foi conduzido pelo Corpo de Bombeiros até o Hospital Regional, onde a guarnição prendeu o homem em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante após o médico plantonista atestar cinco sinais de ingestão de bebida alcoólica. As outras duas prisões em flagrante por embriaguez ao volante foram na SC-157, no município de São Lourenço do Oeste, onde foram flagrados dirigindo sob influência de álcool um homem de 32 anos, motorista de um Palio, e outro de 39 anos, condutor de um Fusion, ambos os veículos emplacados no município.

Adolescente tem queimaduras após sofrer descarga elétrica de lava jato. A ocorrência foi atendida pela guarnição dos bombeiros de Cunha Porã próximo às 16 horas de sábado, em uma residência na Linha Vera Cruz. O adolescente, de 13 anos, foi encontrado pelos bombeiros no jardim e com os batimentos cardíacos alterados. O pai informou ter encontrado o filho inconsciente e sem respirar. O menor relatou aos socorristas que sofreu uma descarga elétrica de um lava jato. Ele estava em contato com o chão molhado e após o primeiro choque, caiu no chão sobre o cabo de energia da máquina. O adolescente disse ainda que sentia dores no peito. Os bombeiros verificaram queimadura de segundo grau na região da coxa esquerda, onde a vítima teria caído sobre o cabo de energia. Após atendimento dos bombeiros a vítima foi encaminhada ao hospital. Outro caso parecido ocorreu na madrugada de sábado com um jovem de Xaxim que participativa em SMOeste do campeonato de futsal. Ele teria tentado mudar a temperatura do chuveiro com o aparelho ligado e recebeu a descarga. Além disso, a vítima de 17 anos, estaria de pés de calços, o que pode ter contribuído para o incidente. Pessoas ligadas ao jogador, apontam que com o choque descarga ele sofreu queda e chegou a ficar inconsciente. Equipes de resgate foram ao local e prestaram o atendimento inicial e realizaram o encaminhamento ao Hospital Regional para atendimento médico.

Agricultores ficam gravemente feridos em capotamento de máquina agrícola. Por volta das 8 horas e 20 minutos de sábado o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a um acidente com máquina agrícola na Linha Alto Guamerim, interior de São Miguel do Oeste. No capotamento do trator, o condutor da máquina e a caroneira ficaram feridos. De acordo com os Bombeiros, a caroneira, uma mulher de 21 anos apresentava edema na região da cabeça, suspeita de fratura no pé direito e intensa hemorragia. O condutor de 23 anos, apresentava edema na perna esquerda, fratura exposta no braço esquerdo, com hemorragia intensa, escoriações generalizadas e palidez. Após imobilização, ambos foram conduzidos para atendimento médico no Hospital Regional de São Miguel do Oeste onde passaram por cirurgia. Eles permanecem internados nesta segunda-feira, mas, fora de perigo.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.