ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 06/05/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de tempo encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

Os serviços de resgate encontraram nesta segunda-feira as duas caixas-pretas do avião que fez um pouso de emergência e pegou fogo no Aeroporto Internacional de Sheremetievo, em Moscou, no domingo. Segundo o ministério dos Transportes russo, 41 pessoas morreram e 37 sobreviveram. Seis das vítimas estão em estado grave. O estado das caixas pretas permite a leitura de dados e o material pode apontar a causa do acidente.

Israel foi alvo de 690 foguetes disparados a partir de Gaza e atacou 350 alvos do Hamas e da Jihad Islâmica. Quatro israelenses morreram e 210 mil crianças tiveram as aulas canceladas, segundo o balanço. Ao menos 23 palestinos morreram. As Forças de Defesa de Israel dizem que os alvos atacados em Gaza são locais de lançamento de foguetes, esquadrões de terror, centros de comando e treinamento, fábricas e depósitos de armas, postos de observação e complexos militares.

A Assembleia Constituinte da Venezuela, que dirige o país com poderes absolutos, se prepara para retirar a imunidade parlamentar de deputados opositores que apoiaram uma insurreição militar frustrada na terça-feira. A informação é do presidente da Casa, DIOSDADO CABELLO. Na terça-feira, cerca de 30 militares protagonizaram um levante frustrado contra o presidente NICOLÁS MADURO. Vários deputados da Assembleia Nacional, único órgão da Venezuela em poder da oposição, apoiaram JUAN GUAIDÓ, que considerou o levante o início da chamada Operação Liberdade com que tenta tirar MADURO do poder.

Dois dias depois de ter anunciado que havia desistido de uma viagem a Nova York, onde receberia um prêmio da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, o presidente JAIR BOLSONARO disse neste domingo que vai para os Estados Unidos. O presidente foi questionado por jornalistas se havia desistido da viagem por conta das críticas do prefeito de Nova York, BILL DE BLASIO, que chegou a pedir a um dos locais escolhidos para o evento que não recebesse o presidente por considerá-lo um "ser humano perigoso". BOLSONARO respondeu que vai para os Estados Unidos, mas não deu mais detalhes.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, voltou a pedir a suspensão do inquérito aberto para apurar ofensas e ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal. DODGE se manifestou na ação apresentada pela Rede Sustentabilidade, que pede para suspender a apuração. Ela já havia requerido o arquivamento do caso, mas o pedido foi rejeitado pelo relator, ministro ALEXANDRE DE MORAES. DODGE afirmou que a “investigação por ministro do STF previamente escolhido, de fatos genéricos, de modo sigiloso, sem a participação do Ministério Público, é prática compatível com o sistema inquisitorial” e que viola princípios da Constituição.

O governo do presidente JAIR BOLSONARO vai reabrir a autorização para saques de quem tem cotas do PIS e Pasep. Com a medida, assessores presidenciais estimam que cerca de nove a 10 bilhões de reais podem ser injetados na economia, ajudando as pessoas a pagarem dívidas ou consumirem. Em torno de 30 por cento do saldo remanescente é de pessoas com mais de 70 anos. O governo deve divulgar formas de as pessoas identificarem se ainda têm direito a saque, inclusive de familiares que já morreram.

Em Santa Catarina, 199 crianças foram adotadas entre 2016 e 2018, conforme dados do Cadastro Nacional de Adoção, feito pelo Conselho Nacional de Justiça. Com relação ao restante do país, o estado está em sexta posição entre os que mais adotam. Ainda segundo o CNA, em 2018 foram adotadas 86 crianças em território catarinense. Em 2017 foram para novos lares 89. Já em 2016, 24. O Paraná, estado que mais realizou o procedimento de adoções nos últimos três anos, adotou cerca de cinco vezes mais que Santa Catarina. Foram mil 125 crianças adotadas.

O estado de Santa Catarina chegou a 43 vírgula 45 por cento da meta da campanha de vacinação contra o vírus Influenza, que causa a gripe. Segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, 199 mil 930 pessoas foram imunizadas no sábado, quando foi realizado o dia "D". A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de vacinar um pouco mais de dois milhões de pessoas até o dia 31 de maio. O maior percentual de cobertura vacinal está entre as mães de até 45 dias após a parto com 59 por cento da meta. Entre os idosos, o índice é de 55 por cento.

As duas primeiras audiências públicas promovidas pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina para debater um estudo do Tribunal de Contas do Estado sobre os custos das emancipações de pequenas cidades alcançaram seu objetivo central. Prefeitos, vices, vereadores e lideranças de 39 cidades do Alto Vale e da Serra discutiram e tema e concluíram que não há risco de fusões ou incorporações de cidades. Ainda faltam quatro audiências e, segundo o presidente da Comissão de Assuntos Municipais do Parlamento catarinense, JERRY COMPER, as datas e locais devem ser definidas em uma reunião, programada para a próxima semana.

Os Vingadores lotam todas as sessões do Cine Peperi. O Filme Os Vingadores já é um dos mais vistos no Cine Peperi em São Miguel do Oeste, desde sua inauguração em 2010. Só neste final de semana mais de mil pessoas assistiram ao filme. Ele já é o terceiro mais visto no Cine Peperi, atrás apenas de Velozes e Furioso 7 e 8. A previsão é de que ele siga a tendência mundial de ser o mais visto desta nova era do cinema, ultrapassando o Titanic.Os Vingadores continua em exibição. A próxima sessão é hoje a noite as 19 horas.

Proerd com foco nos pais e responsáveis começa hoje em Campo Erê. O anúncio é da secretária de educação do município RAQUEL CRISTINA. De acordo com ela, o objetivo desta ação com os pais, é prepara-los para lidar melhor com os filhos, visando principalmente mante-los longe das drogas e a violência. Afirma que o esta capacitação é muito importante, porque atua na prevenção de eventuais problemas com os jovens.

Proerd pais inicia hoje na escola Irma Roberto Florêncio. A informação é de RAQUEL CRISTINA, secretária de educação. O primeiro encontro com os pais é hoje, no período noturno. A secretária complementa que todas as atividades serão coordenadas pelo policial Dirceu Luiz Schneider o LUIZINHO. Afirma que a participação dos pais é primordial, de acordo com ela, o jovem de hoje exige olhos dos pais cada vez mais abertos.

Escola realiza tradicional feira do livro. O anúncio é de MARINÊS PICININI, diretora da escola municipal João Telles Padilha de Campo Erê. Para a feira, a escola preparou uma programação que se entenderá por toda semana. As atividades iniciam hoje, com contação de história. Amanhã será o dia das oficinas, a diretora conta que ao todo serão quatro oficinas: Slime, Esportes Urbanos, Matemática e oficina de Culinária.

Feira do livro terá ainda mais atrações neste ano. A diretora da João Telles, revela que está previsto para esta edição, um profissional que fará apresentações nos intervalos da feira. Ainda na noite de quinta-feira,professores da escola apresentarão uma peça teatral para os alunos. MARINÊS PICININI, informa que a feira para compra de livros ocorre nesta quinta e sexta-feira no centro de eventos durante o dia todo.

Mais da metade do público alvo já está vacinado contra a gripe em Campo Erê. De acordo com CASSIANE DE LIMA- Responsável pela sala de vacinas da Unidade do bairro São Francisco, dos 90 por cento de meta, já foi imunizado 54 por cento. Enfatiza que o dia D, realizado sábado, teve a adesão da população, que compareceu em grande número. CASSIANE informa que a partir de agora, as vacinas vão ocorrer somente na unidade do São Francisco, pois há alguns dias já foram realizadas em outros bairros e clubes da cidade.

Imunização do público alvo ocorre até fim do mês. Segundo CASSIANE DE LIMA, as pessoas devem ir até a unidade de saúde portando o cartão do SUS e a carteirinha de vacina. Estão no público alvo os idosos, crianças de 06 meses a 06 anos incompletos, gestantes, mulheres que tiveram filho em até 45 dias, trabalhadores na área de saúde, professores, povos indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Projeto Odonto Sesc inicia hoje no município. Conforme a secretária de Saúde de Campo Erê ELIZANDRA DA SILVA, ação é um parceria entre Sesc e Secretaria Municipal de Saúde. Explica que o Odontosesc é um projeto social itinerante que tem por objetivo levar serviços odontológicos aos municípios de todo estado. A carreta da Odonto Sesc estará instalada ao lado do Centro de Múltiplo Uso de Campo Erê e permanece no município, segundo a secretária, por 48 dias uteis, o que equivale a cerca de dois meses e meio. Os atendimentos iniciam na tarde de hoje.

Vários são os serviços prestados pelo Projeto Odontosesc. Conforme a secretária, todos os atendimentos de saúde bucal neste período serão feitos na carreta. Os serviços prestados serão tanto clínicos, como educativos e preventivos

A unidade móvel odontológica conta com quatro cadeiras odontológicas, uma sala de raio x e central de esterilização. ELIZANDRA, relata que os quatro dentistas da pasta, mais os auxiliares estarão atuando junto com os profissionais do Sesc, nesses 48 dias.

Projeto Odontosesc é importante para toda população. Seu principal objetivo cita a secretária, é prestar atendimento gratuito e ações de educação em saúde bucal para a comunidade. São serviços de difícil acesso seja público ou privado, que a unidade móvel odontológica vem prestar para as pessoas. A ideia do projeto é trabalhar para sensibilizar para uma nova concepção de saúde, e entender a saúde não somente como ausência de doença, mas sim como qualidade de vida.

Cooperitaipu é destaque no Prêmio Empreendedor Rural Cooperativista. a premiação reconhece a qualidade das propriedades rurais. Para o presidente da cooperativa ARNO PANDOLFO, a ideia é reconhecer o desempenho de empresários rurais que adotam práticas diferenciadas, melhorando a qualidade de vida e a renda da sua empresa rural, aumentando a sua produtividade e reduzindo custos, sempre respeitando a natureza. Esse é o principal objetivo do sétimo Prêmio Empreendedor Rural Cooperativista – Troféu Aury Luiz Bodanese que aconteceu sábado, em Chapecó.

Premiação marca 50 anos da Cooperativa Central Aurora Alimentos. Ela é a promotora da premiação junto com Sebrae, Excelência SC, Fundação Aury Luiz Bodanese e Projeto Encadeamento Produtivo. A Cooperitaipu esteve representada no evento pelo presidente ARNO PANDOLFO, vice SERAFIN THIESEN, gerentes SADI LINK, MARCOS NIEDERLE e FERNANDO ROHR, gestora GILDA VALENTE, além dos coordenadores das filiais, técnicos e as famílias dos associados.

Edição contou com trezentas e 16 propriedades das cooperativas filiadas a Aurora Alimentos que participaram do Programa Encadeamento Produtivo. Foram visitadas 100 e, destas, 50 foram premiadas. Oito propriedades associadas a Cooperitaipu se classificaram e receberam troféu de qualidade e brindes. Reconhecidas as empresas rurais de: CLEOMAR MORCHELL, GRANJA GIARETTA, ANDERLEI WERLANG, ALDERI PIRES, BERTILO WICKERT, ARCELO ASMANN, GRANJA BEM e VOLMIR PARISOTTO.

Troféu Empreendedor Rural Cooperativista foi criado em 2008. Ele avalia liderança, estratégias e planos, relacionamento com consumidores, relacionamento com o meio ambiente e com demais empresários rurais na prática do cooperativismo, informações e conhecimento, relacionamento com colaboradores da propriedade. Além disso, executa e acompanha as atividades diárias, além de resultados e ganhos da propriedade.

Premiação do Troféu Empreendedor Rural Destaque vai para Cooperitaipu. A Cooperativa Regional Itaipu teve dois associados concorrendo aos três primeiros lugares. Com uma comitiva de 70 pessoas, a Cooperitaipu comemorou a conquista dos dois maiores prêmios. A propriedade do associado SILVÊNIO WERLANG e família levou o troféu de primeiro lugar e um cheque de 10 mil reais. Já a propriedade de MÁRCIO VINCENZI e família garantiu o troféu de segundo lugar e cheque de 5 mil reais. Para selar a participação, a Cooperitaipu ainda ganhou troféu e certificado de Cooperativa Destaque Aurora.

Patrulhas agrícolas devem receber novos equipamentos. TATO, comenta quer será aberto edital para compra de três Gobys. Cada patrulha vai receber uma máquina. Esse é um pedido antigo dos agricultores. Tem também o projeto na Câmara e Vereadores para compra de retroescavadeira.

Briga em Penitenciária deixa três presos feridos. A briga aconteceu no sábado, na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão\PR. Três pessoas ficaram feridas. Os presos estavam em uma cela do bloco 01 quando o tumulto começou. Dois presos foram atingidos por golpes de arma branca e o terceiro ficou com várias lesões pelo corpo. A Polícia Militar foi acionada e fez a escolta de emergência dos detentos feridos até a UPA.

Polícia Militar faz apreensão de mercadorias em Campo Erê. A Guarnição Policial Militar realizava operação policial, quando por volta das 16 horas, na Rua Coronel Bertaso, no centro de Campo Erê, abordou um caminhão guincho do município de Salto do LontraPR, o qual transportava uma caminhonete Ford Ranger com placas de ChuíRS. Ao realizar a revista veicular na caminhonete, os policiais perceberam que, além de pertences pessoais e alguns cilindros, chopeira e barris de chopp, o veículo transportava diversos produtos eletrônicos, perfumaria e vestuário, oriundos do Paraguai, sem o devido desembaraço aduaneiro.

Condutor do guincho disse que foi acionado pela Companhia de Seguro para buscar o veículo no trevo de acesso à cidade de AmpérePR e leva-lo até a cidade de PelotasRS. Disse ainda aos policiais que no local o condutor da camionete informou-o que era problema elétrico. Alegando desconhecer que haviam mercadorias na caminhonete. A Guarnição Policial Militar buscou informações junto ao sistema de consulta da Receita Federal do Brasil, onde verificou que o responsável pela caminhonete já possuía processos por contrabando, além de possuir empresa especializada no comércio varejista de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo. As mercadorias, veículos e envolvido foram encaminhados para as providências.

Incêndio destrói residência no interior. O sinistro ocorreu na manhã de ontem, no Distrito de São Roque, comunidade de Ouro Verde em São Lourenço do Oeste. O Corpo de Bombeiros foi chamado por volta das 07h50. A casa unifamiliar mista estava totalmente tomada pelas chamas quando a guarnição chegou. Foram gastos aproximadamente oito mil litros de água para combater as chamas e efetuar o rescaldo. Segundo os bombeiros, móveis e utensílios domésticos foram consumidos pelas chamas, bem como uma moto que estava no porão. A residência era habitada por um casal que não estava em casa no momento do sinistro.

Após acidente, motorista é preso por dirigir alcoolizado. A colisão ocorreu por volta das 22 horas e 30 minutos de ontem, no Km 14,700 da rodovia SC-305 no município de São Lourenço do Oeste. Foi um abalroamento longitudinal sentido oposto, envolvendo um Fiesta, placas de São Lourenço do Oeste, conduzido por um homem de 32 anos e um caminhão FordCargo emplacado no município de São Miguel do Oeste, dirigido por um homem de 31 anos. Nesse acidente não houve feridos, nos veículos registrado danos de pequena monta.

No teste do bafômetro Polícia confirma embriagues de motorista. Durante os procedimentos no acidente, a Polícia Militar Rodoviária, prendeu em flagrante delito, pelo crime de embriaguez ao volante o motorista do Fiesta de 32 anos. Após a abordagem ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.