ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 06 03 2021

-GUEDES DIZ QUE GOVERNO VAI ANTECIPAR 13º DOS MAIS FRÁGEIS E DOS MAIS IDOSOS

-PAZUELLO DIZ QUE NÃO TEM MÁGICA E NÃO SE ABREM MIL LEITOS EM UM DIA

-PEPERI DEBATES DISCUTE ATUAÇÃO DOS MUNICÍPIO NA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

-MUNICÍPIOS DEIXAM MÉDICOS LIVRES PARA PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS CONTRA COVID

-CASA VITTA E SÃO MIGUEL ENTREGAM PROPOSTAS PARA ABERTURA DE LEITOS DE UTI

-DPCAMI LOCALIZA NO RIO GRANDE DO SUL ADOLESCENTE QUE FUGIU DE CASA NA REGIÃO

-RAPAZ SOFRE FRATURAS EM SAÍDA DE PISTA E COLISÃO EM ÁRVORE NA BR 282

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 68 centavos. O euro está valendo seis reais e 76 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A Califórnia, nos Estados Unidos, reservará quase metade do seu próximo lote de vacinas para pessoas que vivem em regiões menos favorecidas, à medida que aumenta a preocupação com o enorme impacto da pandemia sobre ricos e pobres. A medida é tomada em resposta a dados que mostram que pessoas de baixa renda e minorias no estado mais populoso do país são mais gravemente atingidas pela covid-19 e, também, substancialmente menos propensas a receber vacinas. Segundo a política, as regiões carentes receberão 40 por cento da próxima rodada de vacinas.

Manifestantes e policiais entraram em confronto em Assunção, capital do Paraguai, na noite de sexta-feira, depois de um protesto contra a forma como o governo tem gerenciado a pandemia. O ministro de Saúde do país perdeu o cargo pouco antes do protesto de sexta-feira, que reuniu cerca de cinco mil pessoas. A polícia fez disparos com balas de borracha e usou bombas de gás nos manifestantes ao redor do prédio do Congresso do país. As infecções por coronavírus no país atingiram níveis recordes e os hospitais estão perto do colapso no Paraguai.

Depois de dizer na semana passada que o "Brasil vive uma tragédia", diretores da Organização Mundial de Saúde cobraram nesta sexta-feira medidas agressivas e disseram que o aumento dos casos de Covid-19 no país pode impactar toda a América Latina. Os diretores se posicionaram depois de serem questionados sobre o aumento de internações entre jovens. TEDROS ADHANOM, diretor-geral da OMS, resumiu a gravidade da situação dizendo que o Brasil precisa levar o aumento de casos "muito, muito a sério". Ele reforçou que a situação é muito séria e muito preocupante.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta sexta-feira, sem dar detalhes, que o governo vai antecipar o 13º "dos mais frágeis" e "dos mais idosos". Segundo ele, a medida será adotada após a aprovação do orçamento. GUEDES deu a declaração na portaria do ministério, após ter se reunido com o deputado DANIEL FREITAS, relator da proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC Emergencial. O texto já foi aprovado pelo Senado e enviado para a Câmara. O ministro já havia dito que iria retomar o programa de suspensão de contratos e redução de jornada, mas não deu detalhes sobre a duração ou sobre o início da nova rodada do programa.

O Ministério da Educação suspendeu, na noite de quinta-feira, o ofício que havia emitido no início de fevereiro para “prevenir e punir atos político-partidários nas instituições públicas federais de ensino". No novo documento, a pasta volta atrás e afirma que não havia a intenção de "coibir a liberdade de manifestação e de expressão" no ensino superior. No primeiro documento, o governo considerava "imoralidade administrativa" manifestações políticas no ambiente universitário. Segundo o texto publicado na quinta-feira, o governo respeita a autonomia universitária prevista na Constituição Federal.

O Supremo Tribunal Federal formou maioria nesta sexta-feira para estender, enquanto durar a pandemia da Covid-19, a autorização para que governadores e prefeitos determinem medidas de combate ao coronavírus. Os governos locais podem determinar, diante da particularidades de cada local, medidas como isolamento,

quarentena, restrição à locomoção, uso de máscaras e exames médicos. A decisão que deve ser confirmada em plenário também libera que os governos de estados e municípios decidam sobre importação e distribuição de quaisquer materiais, medicamentos, equipamentos e insumos da área da saúde sujeitos à vigilância sanitária sem registro na Anvisa considerados essenciais para auxiliar no combate da pandemia.

Os primeiros 20 leitos de UTI em hospitais privados para atender pacientes graves com Covid-19 foram contratados pelo Estado. O processo está publicado no Diário Oficial de sexta-feira. Os leito ficam em um hospital de Florianópolis. Eles vão receber pacientes do Sistema Único de Saúde encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde. Os primeiros 10 leitos estarão disponíveis a partir da próxima terça, sendo os demais leitos ativados até o dia 12. A unidade hospitalar se enquadra nas exigências de atendimento previstas no edital publicado no início desta semana. O governo também informou que o chamamento público para contratação de leitos de UTI em hospitais privados segue aberto para novas contratações e atendimento de pacientes em todas as regiões do Estado.

Em Santa Catarina 22 mil 391 pessoas tomaram pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus. Os estão no novo balanço parcial da vacinação foi divulgado nesta sexta-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Agora, 68 mil 929 são consideradas imunizadas contra o vírus, porque tomaram as duas doses necessárias. Segundo a gerente de imunização da DIVE, ARIELI FIALHO, a orientação para os municípios é aplicarem as doses assim que elas chegarem, devido ao cenário crítico da pandemia em Santa Catarina. Ela explica que caso uma cidade encerre a vacinação nos idosos com 80 ou mais, por exemplo, ela tem autonomia para iniciar a vacinação nos grupos subsequentes, como idosos de 79 anos.

O ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, esteve em Chapecó nesta sexta-feira para discutir o enfrentamento à Covid-19 na região que vive um colapso na saúde. Ele visitou o centro de eventos que abriga pacientes com a doença e disse o governo trabalha para fazer mais leitos. PAZUELLO afirmou que “não tem mágica” e que não é possível fazer mil leitos em um dia. Ele disse que os leitos serão abertos aos pouco até atingir a capacidade de atender todo mundo. O ministro saiu de Chapecó por volta das quatro e 45 da tarde. De acordo com a agenda publicada no site do Ministério da Saúde, ele seguiu para o Rio de Janeiro. O ministro também passaria por Xanxerê, mas os compromissos dele nessa cidade foram cancelados.

O município de Romelândia deve receber neste ano mais de um milhão de reais em emendas parlamentares vindas dos deputados estaduais. A informação é do prefeito JUAREZ FURTADO. Ele esteve nas últimas semanas na capital do Estado e retornou satisfeito com os recursos já confirmados. De acordo com ele, a viagem serviu para conversar com deputados de vários partidos, além de se reunir com alguns secretários do governo estadual. Conforme ele, essa ação só foi possível graças a união dos partidos políticos de Romelândia na busca de recursos diversos para o município.

O município de Romelândia já tem confirmado ao menos oito emendas parlamentares. A afirmação é do prefeito JUAREZ FURTADO. Segundo ele, a expectativa é que os recursos sejam liberados até a metade deste ano. Entre os recursos disponíveis, ele citou 500 mil reaispara investir em estradas e obras diversas, 100 mil reais que serão destinados para a área industrial e outros 100 mil reais para a construção de uma quadra de esportes. FURTADO destacou ainda que outros 100 mil reais serão para a APAE e 320 mil reais serão destinados para o setor da Saúde de Romelândia. O prefeito ressaltou que ao todo, já estão confirmados para o município um milhão 270 mil reais.

Além dos recursos já confirmados o prefeito de Romelândia já deixou encaminhado diversos pedidos para outras ações que devem ser realizadas ao longo dos próximos anos. JUAREZ FURTADO comentou que entre os projetos já protocolados estão a destinação de recursos para a construção de um Portal de Acesso, aquisição de uma retroescavadeira, além de recursos para a construção de calçadas nos padrões de acessibilidade e uma ponte para o interior. FURTADO lembrou ainda que outra ação que deve ocorrer ao longo dos meses é a ligação asfáltica entre Romelândia e São Miguel da Boa Vista. O prefeito classificou essa obra como sendo de extrema importância e que deve ser licitada em breve.

A secretaria de saúde de Paraíso aproveitou o sábado de lockdown no estado para vacinar as pessoas contra o coronavírus. De acordo com o secretário de saúde, VALDECIR MENEGAIS, o posto ficou aberto hoje entre oito e 11 e meia da manhã para aplicar a vacina nos idosos com idade entre 80 a 84 anos. Ele explicou que o município está seguido o plano nacional de imunização contra a Covid e seguindo os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. MENEGAIS lembrou que a prefeitura de Paraiso assinou nesta semana a carta de intenções junto a Fecam para a compra de doses da vacina. O objetivo de Paraíso é adquirir cerca de 500 doses do imunizante.

O Peperi Debates deste sábado reuniu secretários municipais de saúde da região para analisar as ações de enfrentamento a pandemia do coronavírus. O programa discutiu quais são as dificuldades e como os município estão atuando para reduzir os casos de Covid-19. O debate reuniu a secretária de Saúde de Palma Sola e coordenadora do Colegiado de Secretários de saúde da Ameosc, DEBORA PREVEDELLO, da secretária de saúde de São Miguel do Oeste, GENI GIRELLI e do secretário de saúde de São João do Oeste, MAURO BARELLA. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no Portal da Peperi na internet.

A atenção primária da saúde nos município foi reforçada desde o início da pandemia para o atendimentos dos casos de Covid-19. A afirmação é da secretária de saúde de Palma Solae coordenadora Colegiado de Secretários de saúde da Ameosc, DEBORA PREVEDELLO. Ela disse que os municípios trabalharam desde março do ano passado para garantir equipamentos de proteção aos profissionais, testes para verificar o avanço da doença e centro de triagem e atendimento das pessoas com sintomas respiratórios. DEBORA comentou que um ano depois do início do ano, a visão é outra e os municípios seguem desenvolvendo ações para enfrentar esse problema. Ela explicou que uma das questões centrais é fazer as pessoas observarem as normas de segurança, como o uso das máscaras e o distanciamento social. Outro problema é a falta de vagas nos hospitais para atendimento dos casos mais graves da doença.

A saúde municipal de São Miguel do Oeste passou para uma reorganização estrutural para enfrentar a pandemia do coronavírus. O comentário é da secretária de saúde de São Miguel do Oeste, GENI GIRELLI. Ela explicou que os postos de saúde dos bairros foram mantidos de portas abertas, mas o município criou uma ala específica para pacientes com sintomas respiratórios na UPA 24 horas e abriu um centro de triagem no salão paroquial. Também foram adquiridos testes adicionais para identificação e isolamento dos casos. Ela reforçou que a orientação é de que as pessoas, ao perceberem qualquer sintoma, procurem a saúde pública. GENI reforçou que a situação é extremamente grave e que cada precisa fazer a sua parte para evitar que vírus avance. Ela disse que os municípios fizeram o seu papel muito bem e a dificuldade hoje está na alta complexidade: a falta de leitos de UTI e baixa quantidade de vacinas para imunizar a população.

As equipes de saúde dos municípios tiveram que se reorganizar e aprender a trabalhar com um problema novo e desconhecido que foi o coronavírus. A observação é do secretário de saúde de São João do Oeste, MAURO BARELLA. Ele disse que o começo foi caótico e de muitas dificuldades para os municípios. BARELLA comentou que as secretarias de saúde montaram estruturas, organizaram novos fluxos de atendimentos e conseguiram atender as pessoas. O secretário lembrou que as medidas restritivas que os municípios adotaram foram necessárias, mas muito questionadas pela própria comunidade. Ele citou que quando as pessoas começaram a descuidar, com a eleição e com a época de festas de final de ano e féria, os casos voltaram a crescer. Para BARELLA, foi esse desleixo com as regras sanitárias que provocaram o aumento de novos diagnósticos e lotação dos hospitais.

Os secretários de saúde que participaram do Peperi Debates deste sábado analisaram um tema que tem gerado muita discussão sobre o enfrentamento da pandemia: a adoção ou não do chamado tratamento precoce. Em Palma Sola, a secretária de saúde DEBORA PREVEDELLO disse que prevalece o olhar técnico do profissional médico. Ela disse que cada caso deve ser analisado individualmente e se mantem o respeito ao profissional que prescreve os medicamentos. Assim como Palma Sola, São Miguel do Oeste também não adota um protocolo padrão. A secretária GENI GIRELLI disse que os médicos são livres para prescrever. Ela disse que a farmácia básica tem os remédios do tratamento precoce e os profissionais podem receita-los para os pacientes. GENI disse não existe um protocolo padrão porque adotar um procedimento para todos os casos pode ser perigoso. Em São João do Oeste, o entendimento é o mesmo: quem vai decidir os medicamentos usados nos pacientes confirmados é uma decisão do médico. O secretário MAURO BARELLA disse que é preciso ter cuidado e muita responsabilidade com essas informações.

29 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta sexta-feira em São Miguel do Oeste. Outros 47 pacientes entraram para a lista de recuperados. 327 estão com o vírus ativo. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso foram confirmados mais quatro óbitos ligados à Covid nas últimas 24 horas: uma mulher de 55 anos de Santa Terezinha do Progresso, uma idosa de 68 anos de União do Oeste, um homem de 35 anos de Itapiranga e um rapaz de 23 anos de Princesa. A ocupação é de cem por cento com 25 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria são 13 confirmados. 16 pacientes aguardam transferência para leito de UTI. Desse total, 13 estão no Pronto Socorro e três estão na enfermaria.

A possibilidade de abertura de leitos de UTI em hospitais privados da região foi discutida ontem durante reunião virtual nesta sexta-feira. A atividade teve a participação da coordenação do colegiado de secretários da Saúde e do Secretário Adjunto da Saúde de Sant Catarina, ALEXANDRE FAGUNDES. O presidente da Ameosc e os representantes dos hospitais privados da região também participaram do encontro. O secretário adjunto de Saúde explicou os detalhes do edital publicado no Diário Oficial do Estado da terça-feira.A medida, determinada pelo governador CARLOS MOISÉS, visa ampliar a oferta de leitos diante do aumento significativo de infectados por Covid-19 e consequente agravamento do quadro de saúde dos pacientes.Os dois hospitais privados da cidade estão negociando a instalação de 20 leitos de UTI para pacientes da Covid.

Durante a reunião virtual desta sexta-feira organizada pela Ameosc, o Secretário Adjunto da Saúde de Santa Catarina, ALEXANDRE FAGUNDES, garantiu um tempo mínimo de contrato para os hospitais privados que abrirem leitos de UTI Covid. Ele afirmou que a contratação será de no mínimo três meses, podendo ser prorrogado conforme a necessidade. A contratação, segundo o governo estadual, será em forma de diárias em unidades hospitalares que ofereçam assistência médica multiprofissional, em caráter ininterrupto, com equipamentos específicos próprios e recursos humanos especializados. Haverá um valor por leito e outro por leito ocupado. As vagas abertas na rede privada serão incorporadas ao sistema do estado e a ocupação dos leitos vai ser definida pela central de regulação da secretaria estadual de saúde.

O Hospital São Miguel do Oeste já entregou ao Estado a proposta técnica para instalação de 10 leitos de UTI Covid na Unidade. A informação foi confirmada em coletiva de imprensa no final da manhã de ontem pelo sócio Diretor do Hospital São Miguel, MARCOS SABADIN. Ele disse que no último final de semana, a secretária de estado da Saúde entrou em contato com o hospital para discutir essa possibilidade. A unidade fez um levantamento de custos, equipamentos e equipe para implantar os leitos de UTI e encaminhou a proposta ao Estado. SABADIN citou que o Hospital São Miguel agora está aguardando a resposta do governo. A expectativa, caso a proposta seja aceita, é de que os leitos de UTI sejam instalados até o final de março.

A ideia do Hospital São Miguel é servir a comunidade de uma forma adequada e colaborar nesse momento de superlotação dos hospitais públicos em decorrência do agravamento dos casos de Covid-19. A afirmação é do sócio diretor do Hospital Regional, MARCOS SABADIN. Ele disse que a abertura de uma ala com 10 leitos de UTI Covid vai comprometer em 44 por cento a estrutura do hospital. SABADIN disse que a equipe de profissionais para atuar na UTI já está definida e que os equipamentos para a implantação dos leitos já estão encaminhados. De acordo com o edital lançado pelo estado, o governo vai pagar um valor de aproximadamente três mil reais por leito de UTI da rede privada.

O Hospital Casa Vitta também aguarda uma resposta do governo catarinense sobre a instalação de leitos de UTI para pacientes de Covid-19 na unidade. Em nota distribuída na manhã de ontem, a direção da casa de saúde informa que foi contatada na última semana pela Secretaria de Estado da Saúde para que fosse feito um levantamento de custos a fim de viabilizar a abertura de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva e de cinco leitos clínicos. Os valores e a necessidade de equipamentos e profissionais foram levantados e encaminhados ao Governo do Estado através de ofício na tarde do último domingo. O Casa Vitta informou que até o momento, não houve retorno quanto à proposta e o hospital segue aguardando o posicionamento do Estado.

O Corpo de Bombeiros de Campo Erê atendeu, nesta sexta-feira, um acidente de trânsito na SC-305. A colisão envolveu um caminhão placas de Xanxerê e um Ônix, emplacado em São Miguel do Oeste. Duas pessoas que estavam no Ônix ficaram feridas. Uma mulher, que estava no banco do carona , queixava-se de dores na região lombar. Ela disse aos bombeiros que já tinha pinos na coluna. Após avaliação ela foi levada ao hospital. A segunda vítima era condutora do veículo. Ela também queixava-se de dores nas costas. Ela também foi conduzida para atendimento médico. O acidente aconteceu no acesso ao município de Saltinho.

A Delegacia da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de São Miguel do Oeste, localizou a adolescente de 15 anos que havia desparecido na noite desta quinta-feira. Durante a investigação, a Polícia Civil verificou imagens de câmeras de monitoramento que identificaram que a adolescente havia entrado em um veículo de cor branca por volta das 11 e 40 da noite de quinta-feira. A menina havia deixado uma carta informando que iria em busca de uma nova vida. Após diversas diligências empreendidas pela Polícia Civil foi confirmado que a adolescente teria solicitado ao pai que viesse lhe buscar em São Miguel do Oeste. Ela foi levada para o município de Bom Jesus no Rio Grande do Sul. A menina relatou aos policiais civis que está bem e sob os cuidados do pai. A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul e o Conselho Tutelar daquele município foram acionados para acompanhamento do caso.

A Polícia Civil de Itapiranga cumpriu Mandado de Prisão por sentença definitiva expedido pelo Poder Judiciário da Comarca nesta sexta-feira. O homem condenado pelo crime de lesão corporal e por fornecer bebida alcoólica para menor de idade foi preso no Bairro Santa Tereza Alto, na cidade de Itapiranga. Após a localização do suspeito, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis. O homem tem 24 anos e os crimes foram cometidos em novembro de 2020.

Um rapaz de 20 anos sofreu ferimentos graves em um acidentes nesta sexta-feira na BR 282. De acordo com o Corpo de bombeiros, o condutor de um Siena de Maravilha perdeu o controle da direção e saiu da pista por volta da uma horas da tarde de ontem nas proximidades do Posto Tedesco, entre Maravilha e São Miguel do Oeste. O carro ainda bateu em uma arvore. O motorista ficou preso nas ferragens e sofreu traumatismo craniano grave, fratura nos ossos do rosto e trauma de tórax e de abdômen. Ele foi socorrido pelas equipes do Bombeiros e do Samu e foi levado pelo helicóptero do Saer até o Hospital São José em Maravilha.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.