ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 06-03-2021 Sábado

-GUEDES DIZ QUE GOVERNO VAI ANTECIPAR 13º DOS MAIS FRÁGEIS E DOS MAIS IDOSOS

-PAZUELLO DIZ QUE NÃO TEM MÁGICA E NÃO SE ABREM MIL LEITOS EM UM DIA

-DEPUTADO APONTA DEZ ANOS DE DESCASO COM RODOVIAS DA REGIÃO

-SINTRAF ABRE PEDIDOS DE ALEVINOS EM PARCERIA COM PISCICULTURA DO RS

-LIONS CLUBE E PREFEITURA DE TUNÁPOLIS REALIZAM CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE LIXO

-TRANSPORTE DE BALSA DEVERÁ INTERDITAR TRÂNSITO DA REGIÃO NO FIM DE SEMANA

-POLÍCIA CIVIL LOCALIZA JOVEM DE SÃO MIGUEL DO OESTE QUE ESTAVA DESAPARECIDA

-HOMEM É PRESO POR VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA MENOR NA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 68centavos. O euro está valendo seis reais e 76 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


A Califórnia, nos Estados Unidos, reservará quase metade do seu próximo lote de vacinas para pessoas que vivem em regiões menos favorecidas, à medida que aumenta a preocupação com o enorme impacto da pandemia sobre ricos e pobres. A medida é tomada em resposta a dados que mostram que pessoas de baixa renda e minorias no estado mais populoso do país são mais gravemente atingidas pela covid-19 e, também, substancialmente menos propensas a receber vacinas. Segundo a política, as regiões carentes receberão 40 por cento da próxima rodada de vacinas.


Manifestantes e policiais entraram em confronto em Assunção, capital do Paraguai, na noite de sexta-feira, depois de um protesto contra a forma como o governo tem gerenciado a pandemia. O ministro de Saúde do país perdeu o cargo pouco antes do protesto de sexta-feira, que reuniu cerca de cinco mil pessoas. A polícia fez disparos com balas de borracha e usou bombas de gás nos manifestantes ao redor do prédio do Congresso do país. As infecções por coronavírus no país atingiram níveis recordes e os hospitais estão perto do colapso no Paraguai.


Depois de dizer na semana passada que o "Brasil vive uma tragédia", diretores da Organização Mundial de Saúde cobraram nesta sexta-feira medidas agressivas e disseram que o aumento dos casos de Covid-19 no país pode impactar toda a América Latina. Os diretores se posicionaram depois de serem questionados sobre o aumento de internações entre jovens. TEDROS ADHANOM, diretor-geral da OMS, resumiu a gravidade da situação dizendo que o Brasil precisa levar o aumento de casos "muito, muito a sério". Ele reforçou que a situação é muito séria e muito preocupante.


-GUEDES DIZ QUE GOVERNO VAI ANTECIPAR 13º DOS MAIS FRÁGEIS E DOS MAIS IDOSOS


O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta sexta-feira, sem dar detalhes, que o governo vai antecipar o 13º "dos mais frágeis" e "dos mais idosos". Segundo ele, a medida será adotada após a aprovação do orçamento. GUEDES deu a declaração na portaria do ministério, após ter se reunido com o deputado DANIEL FREITAS, relator da proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC Emergencial. O texto já foi aprovado pelo Senado e enviado para a Câmara. O ministro já havia dito que iria retomar o programa de suspensão de contratos e redução de jornada, mas não deu detalhes sobre a duração ou sobre o início da nova rodada do programa.


O Ministério da Educação suspendeu, na noite de quinta-feira, o ofício que havia emitido no início de fevereiro para “prevenir e punir atos político-partidários nas instituições públicas federais de ensino". No novo documento, a pasta volta atrás e afirma que não havia a intenção de "coibir a liberdade de manifestação e de expressão" no ensino superior. No primeiro documento, o governo considerava "imoralidade administrativa" manifestações políticas no ambiente universitário. Segundo o texto publicado na quinta-feira, o governo respeita a autonomia universitária prevista na Constituição Federal.


O Supremo Tribunal Federal formou maioria nesta sexta-feira para estender, enquanto durar a pandemia da Covid-19, a autorização para que governadores e prefeitos determinem medidas de combate ao coronavírus. Os governos locais podem determinar, diante da particularidades de cada local, medidas comoisolamento,

quarentena,restrição à locomoção, uso de máscaras e exames médicos. A decisão que deve ser confirmada em plenário também libera que os governos de estados e municípios decidam sobre importação e distribuição de quaisquer materiais, medicamentos, equipamentos e insumos da área da saúde sujeitos à vigilância sanitária sem registro na Anvisa considerados essenciais para auxiliar no combate da pandemia.


-PAZUELLO DIZ QUE NÃO TEM MÁGICA E NÃO SE ABREM MIL LEITOS EM UM DIA


Os primeiros 20 leitos de UTI em hospitais privados para atender pacientes graves com Covid-19 foram contratados pelo Estado. O processo está publicado no Diário Oficial de sexta-feira. Os leito ficam em um hospital de Florianópolis. Eles vão receber pacientes do Sistema Único de Saúde encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde. Os primeiros 10 leitos estarão disponíveis a partir da próxima terça, sendo os demais leitos ativados até o dia 12. A unidade hospitalar se enquadra nas exigências de atendimento previstas no edital publicado no início desta semana. O governo também informou que o chamamento público para contratação de leitos de UTI em hospitais privados segue aberto para novas contratações e atendimento de pacientes em todas as regiões do Estado.


Em Santa Catarina 22 mil 391 pessoas tomaram pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus.Os estão no novo balanço parcial da vacinação foi divulgado nesta sexta-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Agora, 68 mil 929 são consideradas imunizadas contra o vírus, porque tomaram as duas doses necessárias. Segundo a gerente de imunização da DIVE, ARIELI FIALHO, a orientação para os municípios é aplicarem as doses assim que elas chegarem, devido ao cenário crítico da pandemia em Santa Catarina. Ela explica que caso uma cidade encerre a vacinação nos idosos com 80 ou mais, por exemplo, ela tem autonomia para iniciar a vacinação nos grupos subsequentes, como idosos de 79 anos.


O ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, esteve em Chapecó nesta sexta-feira para discutir o enfrentamento à Covid-19 na região que vive um colapso na saúde. Ele visitou o centro de eventos que abriga pacientes com a doença e disse o governo trabalha para fazer mais leitos. PAZUELLO afirmou que “não tem mágica” e que não é possível fazer mil leitos em um dia. Ele disse que os leitos serão abertos aos pouco até atingir a capacidade de atender todo mundo. O ministro saiu de Chapecó por volta das quatro e 45 da tarde. De acordo com a agenda publicada no site do Ministério da Saúde, ele seguiu para o Rio de Janeiro. O ministro também passaria por Xanxerê, mas os compromissos dele nessa cidade foram cancelados.

-HOMEM DE 35 ANOS É A VÍTIMA MAIS JOVEM DE COVID-19 EM ITAPIRANGA

-DEPUTADO APONTA DEZ ANOS DE DESCASO COM RODOVIAS DA REGIÃO

-SINDICATO DOS TRABALHADORES DA AGRICULTURA FAMILIAR ABRE PEDIDOS DE ALEVINOS EM PARCERIA COM PISCICULTURA DO RS

-LIONS CLUBE E PREFEITURA DE TUNÁPOLIS REALIZAM CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE LIXO

-TRANSPORTE DE BALSA DEVERÁ INTERDITAR TRÂNSITO DA REGIÃO NO FIM DE SEMANA

Deputado manifesta preocupação com possível retorno de aulas presenciais. Conforme FABIANO DA LUZ, o momento enfrentado pelos hospitais é de lotação máxima. Segundo ele, liberar o retorno presencial de aulas seria colocar vários familiares em risco. O deputado aponta que nos últimos dias a maioria das internações é de jovens e crianças. Ele salienta que o governo federal está dificultando a compra das doses, além disso, não está liberando os municípios para adquirirem os imunizantes. O parlamentar frisa que os estados planejam comprar mais de dez milhões de vacinas e destacou que os laboratórios ofereceram 160 milhões de doses da CoronaVac, porém o governo federal recusou. Por causa desta decisão do governo, o Brasil passou a ser um dos últimos países do mundo a adquirir vacinas. FABIANO DA LUZ frisa que o STF autorizou os estados a comprarem as vacinas, porém falta o Ministério da Saúde liberar a aquisição. O governo estadual anunciou que possui reservado cerca de 300 milhões de reais para comprar doses.

ALESC busca liberação de recursos para os municípios. Além de auxiliar nos investimentos em obras federais, a ALESC solicitou ao governador o empenho de valores para todos os municípios do estado para investimentos. FABIANO DA LUZ destaca que o estado possui mais de três bilhões de reais em caixa, que deveriam ser destinados às prefeituras. O deputado assegura que os parlamentares estão cobrando do governador e que nos próximos 60 dias deverá haver a manifestação por parte do estado.

Atividades presenciais da APAE de Iporã do Oeste seguem suspensas até 14 de março. De acordo com a diretora ELIANE BRUGNEROTTO, do CAESP Caminho de Luz, APAE de Iporã do Oeste, a perspectiva era de receber os alunos já em fevereiro. Por conta do decreto número 40 de 26 de fevereiro, no entanto, as aulas na instituição estão suspensas até 14 de março. ELIANE enfatiza que os professores e a equipe técnica estavam preparando um retorno especial para os alunos, portanto, quando o retorno presencial estiver autorizado, o CAESP voltará a atender normalmente. No momento, segundo a diretora, o atendimento é individualizado, de forma remota. Ela relata preocupação em manter o distanciamento social no ambiente escolar, pois no momento a prioridade é de se cuidar, para evitar de colocar os alunos e professores em risco.

ELIANE enaltece que o CAESP conta com o quadro completo da equipe SUS para auxiliar no atendimento, porém ainda faltam professores, em função de não ter aulas presenciais e não haver chamada para contratação. A diretora do CAESP espera que o quadro de professores seja consolidado com o retorno das aulas presenciais. No momento em que ocorrer a liberação para o retorno presencial, a chamada para os professores será efetuada. Enquanto isso, nesta semana o CAESP entregou as atividades aos pais dos alunos.

Vigilância sanitária alerta sobre descumprimento de medidas de prevenção contra Covid-19. De acordo com fiscal da vigilância sanitária de Mondaí, EVANDRO BACK, a equipe trabalha com o apoio do poder público para fazer a fiscalização e o combate ao coronavírus. Apesar do novo decreto emitido pelo Comitê de Emergência e assinado pelo prefeito de Mondaí ainda no final de fevereiro, que abrange maiores restrições para o combate ao Covid, segundo BACK, nesta semana aconteceram alguns desrespeitos no município, que necessitaram de intervenção da vigilância. O fiscal ressalta que os trabalhos do setor compreendem principalmente bares, eventos, atividades de confraternização e mais recentemente os restaurantes, que agora também devem atuar com as atividades mais restritas.

EVANDRO BACK destaca algumas restrições mais incisivas, como a permissão para entrada de apenas um familiar em mercados ou no comércio em geral. O fiscal da vigilância sanitária de Mondaí ressalta que nos últimos dias o foco recaiu na orientação dos estabelecimentos quanto ao novo decreto. A partir de agora, haverá uma cobrança maior em relação ao cumprimento das obrigações. BACK reitera que, embora já tenha decorrido um ano desde o início da pandemia, a situação agravada do Covid-19 na região demanda cobranças mais rígidas para que a prevenção seja mantida. Mesmo com hospitais e UTIs lotadas e pacientes morrendo na fila, o fiscal da vigilância sanitária verifica que isso ainda não foi suficiente para algumas pessoas entenderem a gravidade do vírus.

BACK alerta que as pessoas que descumprirem as medidas serão enquadradas e penalizadas com valores monetários. Ele solicita para a população continuar usando máscara, cujo descumprimento inclusive prevê cobrança de multa. Para evitar maiores transtornos, como fechamento de lojas ou empresas e outras punições mais severas, ele reforça a importância de cada um colaborar nas medidas de prevenção. O fiscal recomenda aos proprietários de estabelecimentos e munícipes entrar em contato com a vigilância sanitária em caso de dúvidas.

Homem de 35 anos é a vítima mais jovem de Covid-19 em Itapiranga. Morador do interior do município estava internado no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso em São Miguel do Oeste e faleceu na manhã desta sexta-feira. O paciente procurou atendimento médico em Itapiranga na segunda-feira e devido à gravidade, foi encaminhado para o Hospital Regional. A vítima é a décima segunda morte registrada em Itapiranga em virtude de contágio pelo novo coronavírus. No último boletim informativo da Secretaria de Saúde, divulgado no final da tarde ontem, foram mais 34 casos confirmados da doença em Itapiranga. Agora, já são 215 pessoas com o vírus ativo no município.

Jovem de 23 anos morre esperando leito de UTI. Um morador do município de Princesa morreu de Covid-19 na tarde ontem, enquanto aguardava leito no Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Ele testou positivo para o coronavírus no dia 23 de fevereiro, e no dia 25, ele havia sido encaminhado ao Hospital de São José do Cedro para ser internado. O hospital de Dionísio Cerqueira informou ao Portal Peperi que ele havia sido internado no dia 26 de fevereiro na unidade, e após oito dias aguardando vaga na UTI, foi transferido nesta quinta-feira para o hospital regional de São Miguel do Oeste, onde faleceu às 17h, devido às complicações. Ele havia relatado para os profissionais da saúde de Princesa que tinha asma, porém não há nenhum registro na Secretaria de Saúde do município sobre retirada de medicamentos.

Deputado aponta dez anos de descaso com rodovias da região. Para o presidente da Alesc, deputado MAURO DE NADAL, a região Extremo Oeste está esquecida há mais de uma década. As rodovias estaduais da região receberam atenção devida no governo de Luiz Henrique da Silveira, que deixou o cargo em 2010. Falecido, o ex-governador é lembrado por ter feito investimentos significativos e valorizado o Extremo Oeste. DE NADAL observa que os oito anos do governo RAIMUNDO COLOMBO e mais de 50% do mandato de CARLOS MOISÉS possuem como marca o descaso com a região. O presidente da Assembleia Legislativa avalia ainda, como desconsideração do Governo Federal, o baixo investimento feito em Santa Catarina. Lembra que o estado ocupa o sexto lugar em arrecadação e contribuição para a União. Ainda assim, na devolução de recursos, Santa Catarina aparece em vigésimo quinto.

Segundo MAURO DE NADAL, o Governo Federal deveria olhar de forma diferente para Santa Catarina e no momento é frustrante ver a tabela de retorno. Para o parlamentar, este cálculo precisa mudar e o estado ser mais valorizado pelo que produz ao Brasil. O presidente da ALESC elogia o fato do governo catarinense ter equilibrado as finanças com aumento de produção e ajustes fiscais, o que proporcionou sobra de recursos, mas que não aparecem em forma de investimentos na região. O deputado diz que mantém, com a Bancada do Oeste, a luta por melhorias nas rodovias estaduais e reconhece que pouco tem sido feito para melhorar as condições de trânsito nas rodovias estaduais da região.

O que se vê é um tapa na cara do contribuinte que precisa enfrentar uma rodovia repleta de buracos no trecho de Itapiranga a Iporã do Oeste. Estes 32 quilômetros, cheios de buracos, afetam diretamente o custo de manutenção dos veículos que trafegam pela rodovia. De acordo com o deputado, ainda está em fase de licitação o projeto para recuperação da SC 163 de São Miguel do Oeste a Itapiranga. Será apenas algo paliativo, como tem ocorrido nos últimos anos com a operação tapa buracos. O serviço mais eficiente fica para uma próxima etapa, enquanto segue o jogo de empurra-empurra entres os governos estadual e federal sobre de quem é a responsabilidade pela SC 163. Conforme o parlamentar, o Governo do Estado já licita as obras para a SC 283, que liga Águas de Chapecó a Palmitos. MAURO DE NADAL também lembra que a Bancada do Oeste cobra a restauração da BR 163, que liga São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira e que teve a ordem de serviço lançada pelo Governo Federal nesta semana.

Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar abre pedidos de alevinos em parceria com piscicultura do Rio Grande do Sul. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Iporã do Oeste (SINTRAF), CANÍSIO REINEHR, os pedidos de alevinos podem ser feitos até o dia 26 de março e a entrega ocorre na semana seguinte, no dia 31. Os alevinos serão fornecidos pela Piscicultura Nossa Senhora Aparecida, de Ijuí-RS, a partir de parceria com o sindicato de Iporã do Oeste. REINEHR enfatiza que a procura no município é significativa, motivo pelo qual o SINTRAF também faz parcerias com uma piscicultura de Toledo, no Paraná. Para oferecer mais opções ao produtor associado, o sindicato ainda está procurando um terceiro parceiro.

O presidente CANÍSIO REINEHR salienta que o SINTRAF se coloca à disposição do produtor para fazer parcerias que obtenham quantidade maior de alevinos, e consequentemente reduzir o preço do produto. Ele destaca que a carne de peixe é saudável e pode ser uma alternativa de produção com custo menor, uma vez que a maioria dos agricultores já dispõe de açude no qual poderiam criar os alevinos. REINEHR complementa que a piscicultura parceira fornece alevinos de vários tipos e solicita para os produtores entrarem em contato ou virem ao sindicato para conhecer as opções. O presidente do sindicato de Iporã do Oeste aproveita a oportunidade para parabenizar todas as mulheres, em especial as camponesas, pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado na segunda-feira, oito de março. Ele lembra que em Iporã do Oeste sempre era realizado evento festivo nesta data, com almoço, demonstração de ervas medicinais, bordados e tudo o que a mulher camponesa fabrica. Devido à pandemia, neste ano a programação não será possível.

Lions Clube e prefeitura de Tunápolis realizam campanha de conscientização sobre lixo. O Lions Clube, uma organização centenária e com envolvimento mundial, trabalha com causas globais, como diabetes, problemas de visão, meio ambiente, câncer infantil e empréstimos de materiais ortopédicos, entre outras ações. Conforme a integrante do Lions de Tunápolis e Santa Helena, DIRCELEI ARENHARD, a partir da parceria entre esta organização, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e a Secretaria de Obras e Urbanismo, agora está sendo organizada uma campanha de conscientização sobre o lixo. Ela consiste em publicações no Facebook e divulgação nos meios de comunicação, com intuito de conscientizar a população de que o lixo é responsabilidade de todos.

DIRCELEI, que também é secretária de Agricultura de Tunápolis, observa que uma quantidade exagerada de lixo é produzida na região e também em nível mundial. Ela alerta para a população refletir sobre a situação e tentar reutilizar o lixo que produz. No caso do orgânico, por exemplo, orienta para que seja colocado em composteira, para reaproveitar depois. Mesmo o lixo seco, como sacolas plásticas, segundo a integrante do Lions Clube, pode ser reutilizado. DIRCELEI ARENHARD cita o artigo 225 da Constituição Brasileira, no qual consta que todos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Por outro lado, todos também têm o dever de se responsabilizar pelo lixo produzido e buscar reduzir a quantidade.

Transporte de balsa deverá interditar trânsito da região no fim de semana. O comandante do Posto 12 da Polícia Rodoviária de Iporã do Oeste, JOACIR FRIZON, alerta que a partir de meio dia deste sábado haverá transporte de balsa com origem no município de Caxambu do Sul e destino em Itapiranga. A balsa tem medidas que excedem os padrões de outros transportes, com cumprimento de 25 metros e largura de 6,5 metros. Além disso, ela pesa em torno de 35 toneladas, portanto o trânsito ficará lento e interditado por onde ela estiver passando. Segundo FRIZON, houve estudo de viabilidade nas rodovias, para identificar onde seria melhor para a balsa ser transportada.

A escolta sairá de Caxambu do Sul, há 30 quilômetros de Chapecó, e no trajeto de 130 quilômetros até Itapiranga haverá 15 pontos parada, onde tenha espaço maior para desafogar o trânsito de outros veículos. São os seguintes: Planalto Alegre, próximo ao km 127. Linha Gramado, próximo ao portal de Águas de Chapecó. Posto de gasolina em São Carlos. Termas do Pratas, no km 152 da SC 283. Palmitos, próximo ao trevo. Entroncamento da BR 158, em Caibi. Tanques de água em Caibi. Riqueza, na entrada da cidade. Área da Feira da Fruta em Mondaí. SC 386, em frente ao guincho na Linha Tigre, em Mondaí. Refúgio na serra em Linha Tigre, Mondaí. Trevo de Iporã do Oeste, no entroncamento da SC 163 com a 386. Antigo posto em Linha Cristo Rei, SJO, no km 102. Posto Do Nene, em Santa Isabel, Itapiranga. centro de Santa Fé Alta, Itapiranga. O destino é o porto em Itapiranga, com previsão de chegada na manhã de domingo.

As paradas não têm período definido, conforme FRIZON, e antes de fazer o deslocamento de um ponto para outro a rodovia será interditada para outros veículos. Em torno de 15 funcionários da empresa responsável pelo transporte estarão envolvidos, além de seis policiais rodoviários, que trabalharão em escala de revezamento para auxiliar no percurso. A balsa será transportada por um caminhão especial, com dimensões excedentes à rodovia e que demanda autorização especial para o serviço. Segundo o comandante, numa projeção otimista, o trajeto seria concluído ainda no sábado. Caso contrário, o transporte será interrompido à noite, devido ao risco para os motoristas que trafegarem na pista, e seguirá no domingo de manhã, com possibilidade de outras paradas se houver neblina. O Comandante da Polícia Rodoviária de Iporã do Oeste solicita para os motoristas evitarem trafegar pelo trajeto da balsa no período especificado, para evitar maiores transtornos. Embora este transporte tenha acompanhamento da polícia, as demais rodovias continuam com fiscalização. As viaturas da polícia continuarão trabalhando normalmente.

-POLÍCIA CIVIL LOCALIZA JOVEM DE SÃO MIGUEL DO OESTE QUE ESTAVA DESAPARECIDA

-HOMEM É PRESO POR VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA MENOR NA REGIÃO

Polícia Civil localiza jovem de São Miguel do Oeste que estava desaparecida. Uma adolescente de 15 anos, que havia desaparecido na noite desta quinta-feira, por volta das 23h40, no município de São Miguel do Oeste, foi localizada pela Polícia Civil, através da Delegacia da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso. Durante a investigação, a Polícia Civil verificou imagens de câmeras de monitoramento, indicando que a jovem havia entrado em um veículo, na noite desta quinta-feira. A partir de então, ela não foi mais encontrada pelos familiares. Após diversas investigações da Polícia Civil, constatou-se que a adolescente teria solicitado ao pai que a viesse buscar em São Miguel do Oeste, sendo levada para o município Bom Jesus/RS, onde reside o pai. A jovem relatou à polícia que está bem e aos cuidados do pai. A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul e o Conselho Tutelar do município gaúcho foram acionados para acompanhamento do caso.

Homem é preso por violência sexual contra menor na região. A Polícia Civil de Itapiranga cumpriu mandado de prisão por sentença definitiva de um homem de 24 anos de idade na tarde de ontem. Ele residia na cidade de Itapiranga e foi condenado à prisão pela prática de violência sexual contra criança ou adolescente. A captura ocorreu na Rua das Palmeiras, Bairro Santa Tereza Alto. Após a localização, o suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para prisão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.