ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 06/01/2020

GLOBO EM FOCO – 06/02/20

-CÂMARA DERRUBA DECISÃO DO STF E REINTEGRA DEPUTADO AFASTADO DO CARGO

-ALESC ARQUIVA PEDIDO DE IMPEACHMENT DO GOVERNADOR CARLOS MOISÉS

-INÁCIO HAMMES ASSUME PRESIDÊNCIA DA ACETI

-CÂMARA DE SÃO JOÃO DO OESTE APROVA REPOSIÇÃO SALARIAL

-MÁQUINAS DA PREFEITURA NECESSITAM DE FREQUENTE MANUTENÇÃO

-VIGILÂNCIA REGISTRA REDUÇÃO DE AMBULANTES IRREGULARES

-CICLISTA ALCOOLIZADO E COM TORNOZELEIRA CAUSA ACIDENTE DE TRÂNSITO

-TRÊS PESSOAS MORREM EM GRAVE ACIDENTE NA SC-157

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 36 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

A província chinesa de Hubei, epicentro de um surto de coronavírus na China, registrou 70 novas mortes e dois 987 novos casos confirmados da doença nesta quarta-feira. A informação é da comissão de saúde local. O aumento leva o total de mortes em decorrência do vírus para 564 até o final desta quarta-feira, incluindo um óbito em Hong Kong. O número total de casos confirmados da infecção sobe para 28 mil e 60 na China.

Um avião da companhia Pegasus Airlines saiu da pista ao aterrissar no aeroporto de Istambul, na Turquia, nesta quarta-feira. Três pessoas morreram e 179 ficaram feridas. Imagens divulgadas pela imprensa local mostraram a fuselagem do avião, um Boeing 737-800, quebrada em várias partes e os passageiros sendo retirados pelas equipes de emergência. O Boeing 737-800 tocou o solo a cerca de mil 950 metros depois da cabeceira e a apenas mil metros do fim da pista. Com espaço muito curto, não houve como frear a tempo, e o avião caiu de um barranco no fim da pista.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, foi absolvido pelo Senado nesta quarta-feira em um processo de impeachment aprovado pela Câmara. Desta forma, ele não será afastado da presidência. TRUMP era acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso e foi absolvido pelos votos de 52 senadores na primeira acusação. 48 votaram contra o presidente. Na segunda acusação, foram 53 votos pela absolvição e 47 a favor do impeachment. Para que fosse condenado, ele teria que ser considerado culpado por pelo menos dois terços dos senadores, ou seja, 67 dos 100 membros da casa.

O Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto que inclui na lista de medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha o comparecimento do agressor a programas de recuperação e reeducação. O texto já havia sido aprovado pelo Senado em 2016, mas foi modificado na Câmara dos Deputados e precisou ser analisado novamente pelos senadores. Com a aprovação desta quarta, o projeto segue para a sanção presidencial. O presidente Jair Bolsonaro poderá sancionar o texto integralmente, parcialmente ou vetá-lo. A proposta também estabelece como medida protetiva de urgência o acompanhamento psicossocial do agressor, por meio de atendimento individual e/ou em grupo de apoio.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quarta-feira que vai zerar os tributos federais sobre combustíveis se os governadores aceitarem zerar o ICMS, que é um imposto estadual. Ele disse que está lançando um "desafio" aos governadores. Nos últimos meses, BOLSONARO vem defendendo uma alteração na cobrança do ICMS sobre combustíveis. De acordo com o presidente, o imposto é o responsável pelos altos preços cobrados na bomba ao consumidor. Os tributos federais que incidem sobre combustíveis são a CID e o PIS/Cofins. No domingo, pelas redes sociais, BOLSONARO anunciou que enviará ao Congresso um projeto para que o ICMS tenha um valor fixo por litro.

A Câmara dos Deputados derrubou na noite desta quarta-feira a decisão do ministro CELSO DE MELLO, do Supremo Tribunal Federal, que havia determinado o afastamento do mandato do deputado JOSÉ WILSON SANTIAGO do PTB da Paraíba. Foram 170 votos a favor do afastamento. Eram necessários 257, metade da composição da Casa. Votaram contra 233 deputados e houve sete abstenções. SANTIAGO estava afastado do mandato desde dezembro. Com a decisão, será reintegrado. Ele foi denunciado pela Procuradoria Geral da República em dezembro passado pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa por supostamente ter desviado recursos destinados à construção da adutora Capivara no Sertão da Paraíba. Mesmo com a reintegração, SANTIAGO deverá responder a um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara.

A bancada feminina da Assembleia Legislativa de Santa Catarina denunciou o deputado estadual JESSÉ LOPES à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar do legislativo por quebra de decoro parlamentar. A denúncia entregue na terça-feira ao presidente da Casa, JÚLIO GARCIA, pede a perda do mandato de JESSÉ após ele postar em janeiro em uma rede social que mulheres gostam de ser assediadas, que isso é direito delas e que “massageia o ego". Não há prazo para análise da representação pela Comissão de Ética, que também é integrada pelo próprio deputado. O documento requer que seja instaurado um processo disciplinar contra o deputado e recomenda a perda do mandato parlamentar. Caso não seja aceito o pedido, as deputadas requerem censura escrita ao deputado, uma advertência formal.

Santa Catarina tem a maior taxa estimada do Brasil de novos casos de câncer em mulheres em 2020, segundo estudo do Instituto Nacional de Câncer divulgado na terça-feira. No caso dos homens, o índice é o segundo maior do país, atrás apenas de São Paulo. O Inca é o órgão ligado ao Ministério da Saúde, com base em registros populacionais do país e de hospitais de câncer, e realizou o levantamento no país. Em Santa Catarina, a taxa estimada de novos casos de câncer em mulheres é de 247 vírgula 47 por 100 mil mulheres. No caso dos homens, é de 372 vírgula 46 casos por 100 mil homens. Em São Paulo, esse índice é de 378 vírgula 88 casos por 100 mil homens.

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, JÚLIO GARCIA, decidiu nesta quarta-feira arquivar o pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS protocolado no mês passado. A decisão seguiu parecer da Procuradoria do legislativo, que entendeu que a solicitação não preenchia os requisitos para sustentar a prática do crime de responsabilidade por parte do chefe do Executivo estadual e da vice-governadora, DANIELA REINEHR. O pedido foi feito pelo defensor público RALF ZIMMER, que alegou crime de responsabilidade pela equiparação salarial entre procuradores do estado e da Alesc.

Assemit alerta associados sobre golpes aplicados com mensagens de WhatsApp. Vários casos de acesso não autorizado a contas de WhatsApp foram identificados nos últimos dias na cidade. A Associação Empresarial recomenda cuidado com solicitação para ser enviado código, pois é desta maneira que o hackear consegue a clonagem. Outro alerta é sobre contato de pessoas conhecidas relatando compra de um carro, ou que precisa de dinheiro emprestado. A recomendação é bloquear e excluir aquele contato, e esperar a pessoa que teve o celular clonado, entrar em contato novamente, pois provavelmente terá de trocar de aparelho ou de número.

Câmara de vereadores de São João do Oeste tem projeto para informatização de todos os documentos. Meta é eliminar projetos em papel como ocorre atualmente. Conforme o presidente do legislativo, ERNI JUVER, será possível reduzir custos e contribuir com o meio ambiente sem a necessidade de uso de papel em todas as sessões. Primeiro passo será de eliminar a impressão de projetos distribuindo tablet para os vereadores. JUVER considera que a evolução da tecnologia permite agilizar os trabalhos na câmara com segurança sem as despesas de impressão e grande acumulo de papel. O legislativo de São João do Oeste retomou os trabalhos nesta semana e vai manter as sessões nas terças-feiras, às 18 horas.

Câmara de vereadores de São João do Oeste aprova reposição salarial aos servidores públicos. Conforme o presidente do legislativo, ERNI JUVER, o projeto reposição salarial aos servidores públicos de São João do Oeste foi votado na primeira sessão do ano e aprovado com base no IGPM no percentual de 7,81 por cento. O aumento salarial atinge aproximadamente 200 funcionários. JUVER projeta trabalho harmonioso na câmara e enaltece a estrutura invejável a disposição dos vereadores. Cita que a é preciso ter cuidado com a manutenção do patrimônio que é fruto de economia e investimento correto dos recursos públicos. ERNI JUVER reconhece a pequena participação dos munícipes nas sessões por falta de interesse ou horário impróprio das reuniões.

APAE inicia as aulas na próxima semana. De acordo com a diretora do CAESP Doce Esperança APAE de Santa Helena e Tunápolis, LORENI ALBAN, as atividades com os professores foram retomadas no começo desta semana, com formação e planejamento. O retorno as aulas será no dia 12, quarta-feira, cada aluno no seu turno. A diretora comenta que no primeiro dia de aula as atividades serão diferenciadas para recepcionar os estudantes. No recesso a equipe técnica manteve as visitas domiciliares aos alunos e seus familiares. LORENI diz que apesar do quadro de professores ainda não estar completo, as atividades serão retomadas normalmente com os alunos. Serão 11 professores, desses, oito são de turma e os demais nas áreas de educação física, artes e informática. Para este ano, a diretora afirma que a expectativa é começar a construção da nova sede da APAE, para a qual já um terreno.

São João do Oeste promove seminário para discutir elaboração do Planejamento Estratégico do Turismo. O evento será realizado no auditório da prefeitura, a partir das 19 horas desta quinta-feira. O assessor de Planejamento, Gestão e Economia, VANEI RITTER, explica que o seminário faz parte da elaboração do Plano Municipal de Turismo, documento que será feito por meio do convênio firmado pela prefeitura com o Sebrae em outubro de 2019. O assessor cita que a primeira etapa foi o inventário turístico do levantamento dos potenciais e atrativos turísticos, e a segunda etapa é o planejamento estratégico. VANEI comenta que serão realizados nesta etapa quatro seminários em fevereiro e março. As orientações na noite de hoje serão repassadas por uma turismóloga do Sebrae, com foco no fomento do turismo no município. Ele lembra que todos os munícipes, e pessoas com interesse em investir no turismo, devem participar dos seminários.

Ampliação da rede representa maior parte do orçamento da Celesc para 2020. Conforme o gerente da Celesc regional de SMOeste, JOSÉ WOLKWEISS, para os 34 municípios atendidos no Extremo Oeste, o investimento na rede elétrica este ano será de 15 milhões. O valor será aplicado na baixa e média tensão, além da alta tensão com ampliação das subestações. O gerente cita que o orçamento é dividido em vários sub-programas, a exemplo dos alimentadores, com investimento de dois milhões 550 mil. O valor será destinado para construção de redes troncos que levam a energia até os transformadores. No programa de melhoria e ampliação da rede, para aumento da potência e instalação de novos transformadores, além de extensão de rede, ampliação de fase e reforço de condutores de baixa tensão, o investimento previsto é de quatro milhões e 700 mil. Serão instalados neste ano 522 novos transformadores na rede de todo o extremo oeste.

O orçamento da Celesc em 2020 prevê também a instalação de mil 490 novos postes na rede de distribuição. O gerente da Celesc destaca que na automação de rede e equipamentos especiais o investimento previsto é de um milhão e 200 mil reais para instalação de dez novos religadores automáticos. A Celesc irá investir dois milhões 770 mil, em 31 quilômetros de rede que hoje são mono e passarão para trifásicas. Na ampliação de subestações, com aumento de potencia de transformadores, o investimento será de três milhões e 500 mil reais. JOSÉ WOLKWEISS enfatiza que os investimentos se fazem necessários para atender a demanda do aumento do consumo de energia elétrica nos vários setores. O gerente lembra que os 15 milhões não contemplam despesas com a renovação de frota, materiais de manutenção e de segurança, informática e as roçadas de rede que são feitas por empresa terceirizada. Na regional são 79 eletricistas.

Ameosc realiza primeira assembleia do ano nesta sexta-feira. A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina realiza amanhã a primeira assembleia de prefeitos de 2020. A reunião, que terá início às nove horas e será realizada no auditório da associação, em São Miguel do Oeste. Os trabalhos neste ano serão coordenados pelo presidente da entidade e prefeito de São José do Cedro, PLINIO DE CASTRO. Na pauta do encontro, estão contratação de servidores, licitação da parte estrutural da nova sede Ameosc com entrega da ordem de serviço da nova sede a empresa vencedora. O presidente da associação destaca que além destas ações também haverá destinação de valores para a casa de apoio do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, prestação de contas na Fecan e também discussões sobre as rodovias que cortam a região. Para PLLÍNIO DE CASTRO esta será a pauta mais importante para os prefeitos da região neste ano de 2020.

Com o fim das férias dos servidores públicos a secretaria de Transportes e Obras de Itapiranga intensifica os trabalhos no interior do município. Nesta semana a equipe concluiu o serviço para canalização dos biodigestores no projeto de produção de biogás, na comunidade de Santa Fé Baixa. Conforme o secretário de Transportes e Obras, PAULO THEOBALD, o trabalho segue com a recuperação e cascalhamento nas estradas de Santa Fé Baixa e na SC 283, a Estrada Beira Rio até a divisa com Mondaí. De acordo com o secretário, a prioridade das ações está nas estradas secundárias devido à pouca umidade do solo. THEOBALD chama atenção que no período de férias dos servidores, os mecânicos aproveitaram para realizar manutenção das máquinas do município. Ele considera que os problemas são frequentes e que exige cuidado na manutenção.

O secretário de Transportes e Obras de Itapiranga, diz que é indispensável o uso de serviços terceirizados. Segundo PAULO THEOBALD é comum a utilização de patrola, rolo compactador, escavadeira hidráulica e trator esteira de acordo com a demanda de serviços. A grande demanda de serviços em diversas frentes é complementada com programa de créditos e incentivos para terraplenagem e outros serviços realizados por empresas nas propriedades agrícolas. O município contribui com os produtores rurais sem a necessidade de uso de máquinas públicas.

ACETI tem nova diretoria. INÁCIO HAMMES foi eleito presidente da Associação de Cultura, Esporte e Turismo de Itapiranga. A Assembleia Geral Ordinária foi realizada na noite de terça-feira, na Sociedade Kolping. HAMMES destaca que não tinha pretensão de assumir a ACETI, porém atendeu aos pedidos de mais de 60 pessoas que representaram 27 das 31 entidades associadas. Somente uma chapa foi apresentada, esta eleita por aclamação pelos presentes na assembleia. A nova diretoria da ACETI é composta pelo presidente, INÁCIO HAMMES, vice-presidente, JOÃO WELTER, secretária DIANA ISABEL MAYER, vice-secretário LEONEI ROTHER, tesoureira IVONE STEINHROST e vice tesoureira, LISETE JUCHEM. O presidente eleito, INÁCIO HAMMES, reconheceu o esforço e o trabalho realizado pela diretoria passada e defende o trabalho coletivo com as entidades culturais associadas.

Realização da Oktoberfest é um grande desafio para a ACETI. O presidente da Associação diz que é preciso defender o interesse das entidades. INÁCIO HAMMES considera um grande desafio coordenar integralmente a maior festa do município, a Oktoberfest. HAMMES destacou que as tarefas frente à entidade serão conduzidas com transparência, bem como as decisões e medidas adotadas vão visar o bom andamento das atividades e a valorização das entidades . INÁCIO HAMMES defende o formato atual de organização da Oktoberfest sem interferência de empresas, valorizando as entidades culturais.

Itapiranga registra considerável redução nas denúncias de comércio ambulante de produtos irregulares. Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária, ALCENIR BENÁCHIO, isso é fruto da legislação sendo aplicada. Outro fator é a redução da demanda devido o conhecimento que a população tem sobre os produtos que adquire e ainda a facilidade dos estabelecimento legalizarem suas atividades atendendo as normas da vigilância sanitária. Para o coordenador, tudo tem como objetivo a proteção a saúde pública. BENÁCHO observa que a legislação atual prevê maior facilidade para adequações as normas e as pequenas agroindústrias conseguem atender as exigências para comercialização de produtos de origem animal. O coordenador da Vigilância Sanitária de Itapiranga, destaca ainda a queda de denúncia de abate de animais em propriedades agrícolas visando a comercialização.

ALCENIR BENÁCHIO lembra que este trabalho é feito em conjunto com o setor da agricultura que é o órgão competente para a inspeção de produtos de origem animal. Ele lembra que é proibido o abate de animais em propriedade rural com objetivo de comercialização da carne, no entanto é liberado para o consumo próprio. A Vigilância Sanitária já iniciou novo roteiro para realizar a inspeção nas associações comunitárias visando a proteção da saúde dos consumidores. BENÁCHO cita evolução nas adequações físicas e maior compreensão da necessidade de boas práticas na manipulação de alimentos. Ele acredita que em breve Itapiranga terá 100 por cento das associações comunitárias adequadas a todas as exigências . ALCENI BENÁCHIO informa que o atendimento da vigilância sanitário é realizado em sala no edifício em que está localizada a câmara de vereadores e também pelo site da prefeitura.

Ciclista alcoolizado e com tornozeleira eletrônica causa acidente em SMOeste. A ocorrência foi registrada no final da manhã desta quarta-feira, no cruzamento das ruas Rodolfo Spier com a Salgado Filho, bairro Sagrado Coração em São Miguel do Oeste. Segundo o motociclista que foi atingido, o ciclista desceu pela avenida em alta velocidade e que ele esperou o homem passar, porém o condutor da bicicleta pegou outra direção e atingiu a moto no pneu dianteiro. Com o impacto, a vítima caiu e teve escoriações. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas foi dispensado. O homem estava em visível estado de embriagues e também usava tornozeleira eletrônica. A Polícia Militar foi chamada e fez os levantamentos necessários.

Três pessoas morrem em grave acidente na SC-157 em São Lourenço do Oeste . Foi por volta das 23h45min. Segundo as informações do Corpo de Bombeiros de Quilombo, a colisão frontal envolveu carro e caminhão próximo a Santana Bela Vista, sentido São Lourenço do Oeste. A colisão frontal ocorreu entre uma Ecosport placas de Mariópolis e um caminhão com placas de Formosa do Sul. Segundo a Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste, dentro do veículo foram encontradas três vítimas sem vida. Foi identificado o condutor, de 37 anos e os passageiros, uma mulher de 42 anos e um rapaz de 18 anos. O motorista do caminhão nada sofreu, assinou a ficha de recusa de atendimento, e foi liberado. Ainda, segundo os bombeiros de Quilombo, as vítimas precisaram ser desencarceradas. Também estiveram presentes no local a PMRv, Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste além da equipe do SAMU de São Lourenço e IGP.

PM flagra carretas transportando pneus e cigarros contrabandeados. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu por volta das 20h desta quarta-feira uma ocorrência de contrabando na Avenida Willy Barth, altura do Bairro São Sebastião. Segundo informações da PM, Guarnições estavam realizando uma Operação Barreira quando abordaram duas carretas que estavam carregadas com farelo de soja. Ao realizar uma busca na cabine de ambas as carretas os policiais encontraram cigarros oriundos do Paraguai, fato confirmado pelos condutores. Continuando as buscas a equipe policial encontrou dentro da caixa de ferramentas de ambas as carretas, vários pneus, também oriundos do Paraguai. Foram adotadas as medidas pertinentes ao caso.

Caminhoneiro fica gravemente ferido em tombamento na SC-305 em Anchieta. O acidente aconteceu por volta das 18h desta quarta-feira, em Anchieta. Foi uma saída de pista seguida de tombamento envolvendo o caminhão trator Scania com placas de Maringá/PR que tracionava dois semirreboques. O veículo era conduzido por um homem de 31 anos que teve lesões graves. A vítima, natural de Icaraíma/PR ficou presa nas ferragens após o tombamento. Ele apresentava fratura na perna esquerda, fratura no braço e escoriações generalizadas. Os bombeiros de Anchieta, Guaraciaba, São Miguel do Oeste, além de uma equipe do Samu trabalharam por cerca de 4h na ocorrência. A vítima foi conduzida pela equipe do Samu ao Hospital Regional do Extremo Oeste. Foi solicitado apoio do guincho de Guaraciaba que auxiliou no resgate. Durante a ocorrência, a Polícia Militar realizou o fechamento total da pista para segurança das equipes de socorro.

Morre bebê nascido em cesárea de emergência após acidente em Maravilha. O acidente foi registrado por volta das 13h40 desta quarta-feira, interior de Maravilha. A equipe do Samu foi chamada para atendimento das vítimas da uma colisão frontal envolvendo um Gol e uma Saveiro, ambos de Maravilha. Os socorristas prestaram atendimento ao motorista da picape, de 66 anos, que referia dores nas costas, coluna e no abdômen. Foi atendida ainda a motorista do automóvel, uma jovem de 24 anos, grávida de 31 semanas. Ela se queixava de dores no braço esquerdo e apresentava um corte no pé esquerdo. A vítima também relatava diminuição dos movimentos fetais. Após os primeiros socorros no local ambos foram levados ao hospital. A gestante também foi levada até o Hospital São José de Maravilha onde passou por uma cesárea de emergência, mas, o bebê não resistiu e morreu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.