ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 06 02 2019

-REFORMA DA PREVIDÊNCIA DEVERÁ SEM VOTADA EM TRÊS MESES PELO SENADO

-GOVERNADOR QUER TRABALHAR EM CONJUNTO COM DEPUTADOS ESTADUAIS

-CÂMARA APROVA CPI PARA INVESTIGAR DENÚNCIAS CONTRA VEREADORES

-PREFEITURA NOTIFICOU MAIS DE 70 POR CENTO DOS IMÓVEIS DO CENTRO

-CERTIFICAÇÃO DAS PROPRIEDADES PELA CIDASC SEGUE EM ANDAMENTO

-IDOSO DESAPARECIDO É ENCONTRADO EM MUNICÍPIO DA REGIÃO

-POLÍCIA CIVIL ALERTA PARA RENOVAÇÃO DE ALVARÁ ANUAL

O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de sol com possibilidades de pancadas de chuvas isoladas no final do dia. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

Um tanque de transporte de combustível e um gigantesco contêiner de carga impedem o tráfego em uma ponte na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia. Um deputado afirmou que militares venezuelanos bloquearam a ponte Tienditas na tarde de ontem. O bloqueio acontece em um momento em que o presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO, e o autodeclarado presidente interino, JUAN GUAIDÓ, travam uma disputa sobre a entrega de ajuda humanitária no país.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, abriu o discurso sobre o Estado da União na madrugada desta quarta-feira pedindo, justamente, a união entre os dois principais partidos do país. Em seguida, ele voltou a insistir sobre a construção do muro na fronteira com o México, motivo de impasse no Congresso norte-americano que levou à paralisação mais longa do governo. No discurso, TRUMP celebrou o crescimento econômico e a geração de empregos. O presidente criticou as investigações que considera partidárias e reforçou apoio a JUAN GUAIDÓ. TRUMP pediu ainda apoio na luta contra o câncer infantil e prometeu erradicar a epidemia de HIV, além de defender a retirada de militares da Síria.

Um motorista do Uber, autor de um tiroteio que matou seis pessoas no estado de Michigan, nos Estados Unidos, foi condenado nesta terça-feira à prisão perpétua. JASON DALTON se declarou culpado no mês passado de um ataque a tiros executado em fevereiro de 2016 na pequena cidade de Kalamazoo, em um intervalo de sua atividade como motorista do aplicativo. O réu, de 48 anos, não explicou a motivação de seus crimes publicamente, embora aparentemente tenha dito a um policial que o Uber o tinha transformado em uma marionete que o levava a atirar em pessoas ao acaso no transcurso de várias horas de direção.

O novo presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, do Democratas, estimou nesta terça-feira que o prazo para a Casa votar a proposta de reforma da Previdência Social será de três meses. ALCOLUMBRE disse que os senadores querem que a reforma seja aprovada para que dessa forma o Brasil possa virar essa página. Ele disse que se a Câmara concluir em três meses, o Senado também irá aprovar no mesmo período. Por se tratar de proposta de emenda à Constituição, a reforma da Previdência precisa do apoio mínimo de três quintos dos parlamentares sendo 308 dos 513 deputados e 49 dos 81 senadores. Se a proposta for aprovada em dois turnos na Câmara, seguirá para o Senado, onde também será submetida a dois turnos de votação. Para o presidente do Senado, a reforma a ser votada precisa estabelecer idades diferentes para homens e mulheres poderem se aposentar.

O presidente JAIR BOLSONORA exonerou MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO do PSL mineiro do cargo de ministro do Turismo. O decreto foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União. De acordo com a assessoria do ministro, ele foi exonerado da pasta para poder tomar posse no cargo de deputado. ANTÔNIO é um dos quatro ministros que também é deputado e o único que ainda não havia sido exonerado pelo presidente para tomar posse no mandato de parlamentar. Ele também é o único dos 513 deputados eleitos em 2018 que não compareceu à cerimonia de posse no dia primeiro deste mês. Os outros três ministros, ONYX LORENZONI, TEREZA CRISTINA e OSMAR TERRA foram exonerados para tomar posse e já foram nomeados novamente.

Na primeira reunião do governo de JAIR BOLSONARO, o Comitê de Política Monetária do Banco Central deve manter, nesta quarta-feira, os juros básicos da economia estáveis em seis vírgula cinco por cento ao ano. Essa é a expectativa do mercado financeiro. Se a previsão do mercado se confirmar, esta será a sétima manutenção seguida da taxa, que está no menor nível desde 1986,quando começa a série histórica do Banco Central. A decisão do Copom será anunciada após as 18 horas de hoje.

A volta do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na tarde de terça-feira, foi novamente pautada por um discurso de busca pela conciliação. A exemplo de quando foi empossado no cargo, também na Alesc, MOISÉS defendeu a integração entre os poderes durante a leitura da mensagem anual. Em um gesto simbólico, ele entregou a mensagem em um pendrive ao presidente do Legislativo, o deputado JULIO GARCIA do PSD. Foi uma forma do governo expressar o compromisso de digitalizar e simplificar processos a partir da redução do consumo de papel. Após a fala de MOISÉS, JULIO GARCIA destacou a autonomia e as diversas frentes ideológicas da nova legislatura.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina está com sete mil 255 vagas disponíveis no estado. Ao todo, são 955 para cursos de graduação e seis vírgula três mil para técnicos. As áreas dos cursos são alimentos e bebidas, automação, mecatrônica, automotiva, construção civil, eletroeletrônica, gestão, logística, madeira e mobiliário, metalmecânica, polímeros, química, refrigeração e climatização, segurança do trabalho, tecnologia da informação, têxtil e vestuário. Uma das novidades é o curso técnico de administração, com foco na indústria quatro ponto zero que será oferecido em 17 cidades catarinenses.

O deputado BRUNO SOUZA do PSB somou nesta terça-feira 20 assinaturas entre os parlamentares na Assembleia Legislativa de Santa Catarina para propor a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito da Ponte Hercílio Luz. A intenção é apurar eventuais irregularidades no histórico das obras de recuperação da ponte. Seriam necessárias apenas 14 assinaturas, mas as 20 manifestações correspondem à metade de toda a legislatura. O deputado pretende protocolar hoje o pedido de CPI à presidência da casa.O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA garantiu que as ações de transparência são uma prerrogativa da nova gestão. Outra CPI especulada nos corredores da Alesc diz respeito à cobrança de luz nas faturas lançadas pela Celesc. Como o caso é acompanhado pelo Ministério Público, uma tendência é de que os parlamentares apenas repercutam o que for apurado pelo MP-SC.

Foi realizada na noite de ontem a primeira sessão ordinária do ano de 2019 da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste.A sessão como de costume teve transmissão ao vivo da Rádio Peperi. Logo no início, foi realizada a formação das comissões e em seguida a votação da CPI, o momento mais importante da noite. O presidente da casa, EVERALDO DI BERTI lembrou que a CPI visa investigar vereadores que, segundo uma denúncia, estariam obrigando assessores a prestar serviços particulares. De acordo com depoimentos, alguns estariam inclusive retendo parte dos salários dos servidores. O caso mais grave é o de uma assessora que alegou ter sido vítima de assédio funcional e sexual.

Durante a votação, a CPI foi bastante discutida pelos vereadores MARIA TEREZA CAPRA, ELIAS ARAUJO, WAGNER PASSOS, CLAUDIO BARP, CASSIO DA SILVA, ODEMAR MARQUES e VANIRTO CONRAD. A maioria deles se manifestaram em razão da não divulgação dos nomes dos vereadores que serão investigados e também pelo pedido de abertura da CPI estar muito vazio. Para eles, é injusto que todos os parlamentares sejam investigados. Eles disseram que o correto seria divulgar os nomes dos investigados e não colocar em suspeita todos os vereadores. A partir de agora com a aprovação da CPI, os partidos terão 15 dias para indicar um nome para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito que irá investigar as denúncias recebidas pela ouvidoria da Câmara ainda no ano passado.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, também participou da sessão de ontem à noite na Câmara de Vereadores. Ele aproveitou para apresentar aos vereadores projetos do executivo. Ele também fez um breve resumo dos trabalhos realizados pela Administração ao longo de 2018 e fez uma projeção para 2019. Ele foi o entrevistado de hoje do Peperi Entrevista e os detalhes dos projetos e também da sua ida até a Câmara ontem serão abordados no Globo em Foco de amanhã.

A secretaria de Saúde de Guaraciaba está trabalhando neste mês com ações voltadas ao Câncer. A informação é da secretária da pasta, DAIANE DORIGON. Ela revela que o fevereiro Laranja é trabalhado no mundo todo principalmente no Combate à Leucemia. DAIANE comentou que durante este período as equipes da secretaria estarão realizando orientações. Na unidade de Linha Ouro Verde as atividades acontecem no dia 19, pela parte da manhã. Na unidade da Rua Primeiro de Maio as atividades acontecem no dia 20, pela parte da tarde. No Bairro Santa Terezinha as ações acontecem no dia 26 pela parte da tarde e para finalizar no Posto de Saúde Central na parte da tarde do dia 28. Uma equipe de multiprofissionais estará orientando a população sobre este tema.

As APAEs do estado irão retomar as aulas antes do previsto. A previsão inicial de volta as aulas nas escolas especiais de Santa Catarina era somente para dia sete de março. Conforme a presidente da federação das APAEs de Santa Catarina, LORENA SCHMITD, a federação conseguiu reverter a situação dos professores contratados em caráter temporário, que seriam dispensados e não mais chamados para completar as vagas nas escolas especiais. Ela explica que com a prorrogação para contratação dos professores efetivos e da burocracia de todo esse processo, o início das aulas seria atrasado para março, quase um mês depois das demais escolas de ensino regular. A presidente explica que a federação, junto com a fundação catarinense de educação especial, conseguiu confirmar o início das aulas para o dia 25 de fevereiro.

Pais de alunos das escolas especiais pressionaram o governo a iniciar as aulas das APAEs junto com o ensino regular. A presidente da federaçãoenfatiza que a reivindicação era que as aulas iniciassem pelo menos no dia 18 de fevereiro, o que não foi possível por questões jurídicas e burocráticas. A presidente lembra que a partir desta semana os professores efetivos estão retomando as atividades, mas em muitas APAEs, é necessário aguardar a contratação dos professores ACTs para o início das aulas. A maioria das APAEs também já iniciou o atendimento da equipe técnica de profissionais do SUS. Em todo o estado são cerca de 21 mil alunos que frequentam as escolas especiais.

O Movimento das Mulheres Camponesas está promovendo encontros regionais para debater o calendário de eventos. A coordenadora regional do grupo, ZELINDA PECIN afirma que em janeiro já foram feitas reuniões com agricultores para ouvir sobre as necessidades e temas que devem ser debatidos nesse ano. Ela explica que o incentivo a produção de alimentos naturais vai continuar ensinando a produção em pequenos e grandes espaços, demonstrando variedades. A coordenadora percebe a necessidade de reforçar a questão da violência doméstica também aos homens. ZELINDA cita outro tema preocupante relativo aos danos ambientais que prejudicam a sustentabilidade e refletem nas famílias. O encontro das lideranças regionais acontece hoje, em Anchieta.

A Administração de São Miguel do Oeste está realizando os trabalhos de acessibilidade nos imóveis pertencentes ao município. A afirmação é do diretor de Engenharia da prefeitura, CHARLES DALL ORSOLETTA. Ele disse que faltam apenas as calçadas do cemitério e do Creas para ser finalizadas. CHARLES comentou que a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até o final deste mês. Em relação à acessibilidade nos prédios públicos, o diretor explicou que os projetos estão sendo encaminhados para licitação. Ele disse que esse encaminhamento deve demorar cerca de 20 dias.

Os prazos para as adequações nos passeios públicos no centro da cidade terminaram na última quinta-feira. De acordo com o diretor de Engenharia da prefeitura, CHARLES DALL ORSOLETTA, quem não realizou as adequações até a data limite será notificado. O profissional comentou que as multas serão aplicadas para aqueles moradores que até o momento não realizaram nenhum procedimento em relação à adequação exigida. Ele explicou que os moradores que estão procurando informações e ainda não realizaram os trabalhos, receberão uma atenção maior da prefeitura.

Cerca de 70 por cento dos imóveis do perímetro urbano foram notificados pela prefeitura. O número foi divulgado pelo diretor de Engenharia da prefeitura, CHARLES DALL ORSOLETTA. Ele citou o caso de moradores que acabaram realizando a construção de calçadas irregularmente ou aqueles que nem mesmo iniciaram o processo de adequação. O diretor disse que a porcentagem é alta e nesses casos, os moradores terão um prazo para apresentar uma justificativa junto à prefeitura.

A prefeitura vai verificar os casos de pessoas que não possuem condições de realizar as adequações necessárias nas calçadas. Conforme CHARLES DALL ORSOLETTA, uma equipe da prefeitura vai analisar se de fato o morador possui o cadastro único na secretaria de Assistência Social. Feito isso a comissão vai analisar se irá conceder um prazo maior ou não para o morador. O diretor citou que a prefeitura está contribuindo com todo o apoio técnico para os munícipes. Ele disse que a procura por auxílio é intensa. CHARLES citou que a justificativa mais comum usada pelos moradores é a falta de material e mão de obra disponível. Ele lembra que aqueles moradores que não justificarem serão multados. O valor da penalidade nesse caso, ultrapassa os 500 reais.

O prazo para adequação das calçadas nos bairros termina no final deste ano, porém a prefeitura já está encaminhando as licitações para as construções nesses locais. A afirmação é do diretor de Engenharia da prefeitura, CHARLES DALL ORSOLETTA. Ele disse que os projetos serão mandados para licitação e deverão estar prontos até dezembro. Ele disse que a expectativa do governo municipal é que todos os imóveis pertencentes à prefeitura estejam de acordo com as normas de acessibilidade o mais breve possível.

Está em andamento nos municípios da região Extremo Oeste catarinense o programa de certificação das propriedades livres de brucelose e tuberculose da Cidasc. A informação é do médico veterinário e coordenador de pecuária da companhia de São Miguel do Oeste, JOÃO SHUERNE. Ele disse que a Cidasc está atenta e acompanhando de perto essas duas doenças. SHUERNE explicou que dos 22 municípios atendidos pelo órgão, apenas dois estão engajados nesse trabalho de certificação, sendo Iporã do Oeste e Tunapolis. O profissional explicou que esses municípios se propuseram a fazer um projeto e acabaram implementando a certificação em seus territórios. SHUERNE disse que outros municípios estão realizando incentivos para a realização de exames, mas não com projetos relacionados à certificação.

Para implantar esse programa nos demais municípios da regional os agricultores precisam mostrar interesse nesse projeto. O comentário é do médico veterinário, JOÃO SHUERNE. Ele disse que os produtores precisam entender que de extrema importância à realização dos exames e certificação das propriedades. O médico veterinário explicou que a Cidasc acompanha todos os trabalhos e faz a indenização dos animais infectados. Ele lembrou que a tuberculose animal pode ser transmitida para humanos e por isso as pessoas devem ficar em alerta e em casos de doença nas propriedades devem procurar uma unidade de Saúde mais próxima para a realização de exames.

Para obter a certificação das propriedades livres de brucelose e tuberculose o produtor deve procurar um médico veterinário de sua confiança. De acordo com JOÃO SHUERNE, esse é o primeiro passo para o agricultor obter o certificado na sua propriedade.

O Médico veterinário explicou que no ano passado o programa teve uma pequena parada em virtude da falta de tuberculina. Ele lembrou que na oportunidade, vários municípios apresentaram interesse, porém com a falta do produto houve um recuo na procura pelo programa. SHUERNE lembrou que a Cidasc possuí cinco veterinários para atender a região de Dionísio Cerqueira até Itapiranga, compreendendo dessa forma, 22 municípios.

A Polícia Militar de Anchieta deu cumprimento a um mandado de prisão nesta semana. A prisão ocorreu durante rondas pelo centro da cidade. Um homem foi abordado e em verificação ao sistema foi confirmado que ele possuía um mandado de prisão em aberto expedido pela comarca da cidade gaúcha de Ibirubá. Diante dos fatos, ele foi conduzido a Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu na madrugada de ontem, uma ocorrência de posse de drogas. O fato foi registrado na Avenida Willy Barth nas proximidades do Trevo da BR-282. No local, uma motocicleta foi abordada com dois homens, sendo um de 23 e outro de 26 anos. Ambos foram submetidos à busca pessoal. Com eles foi encontrado um cigarro de maconha parcialmente consumido. O cigarro estava no interior de uma caixa de fósforos. Uma porção de cocaína também foi encontrada. Os policiais confeccionaram o termo circunstanciado. A droga encontrada foi apreendida.

A Polícia Civil está fazendo um alerta sobre a necessidade de renovação do alvará anual. O documento expedido pelo órgão vence no próximo dia 28 de fevereiro. A polícia lembra que possui competência para fiscalizar jogos, diversões públicas e produtos controlados, podendo, inclusive, interditar atividades, caso sejam constatadas irregularidades e atuação em desacordo com os preceitos legais. Eles orientam ainda que estabelecimentos que realizam atividades de comércio de bebida alcoólica, produtos controlados, gêneros alimentícios, hotéis, motéis, estádios de futebol, sonorização de rua e ainda, festas e diversões públicas, dentre outros, procurem o Setor de Jogos, Diversões Públicas e Produtos Controlados e delegacias para se informar sobre a renovação do alvará anual e evitar transtornos.

Um idoso que estava desaparecido desde o final da tarde de ontem foi encontrado nesta manhã pelo Corpo de Bombeiros. Um senhor identificado como OLÍVIO de 91 anos é portador de Alzheimeier e havia desaparecido de uma casa de repouso no município de Cunha Porã. Ele estava em uma área de mata há cerca de um quilometro do local.As buscas iniciaram ainda na noite de ontem e se estenderam durante a madrugada e manhã de hoje. Atuaram nas buscas os bombeiros de Cunha Porã, São Miguel do Oeste e o canil de Xanxerê. Após o atendimento inicial dos bombeiros, o idoso foi encaminhado para avaliação médica. A família irá decidir se ele será encaminhado novamente à casa de repouso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.