ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 06-02-2019 Quarta-Feira

-REFORMA DA PREVIDÊNCIA DEVERÁ SEM VOTADA EM TRÊS MESES PELO SENADO

-GOVERNADOR QUER TRABALHAR EM CONJUNTO COM DEPUTADOS ESTADUAIS

-LEGISLATIVO DE DESCANSO RETOMA SESSÕES ORDINÁRIAS PARA O ANO

-NASF DE TUNÁPOLIS ABRE INSCRIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE NOVOS GRUPOS

-CASA FAMILIAR RURAL INICIA ANO LETIVO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

-NOVA SECRETÁRIA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO INÍCIO DO ANO LETIVO

-TEMPORAL CAUSA DIVERSOS PREJUÍZOS EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO

-POLÍCIA CIVIL ALERTA SOBRE NECESSIDADE DE RENOVAÇÃO DO ALVARÁ ANUAL

-ACUSADO DE ESTELIONATO É LIBERADO DA PRISÃO PARA RESPONDER PROCESSOS EM LIBERDADE


O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de sol e com possibilidades de pancadas de chuvas isoladas no final do dia. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ...graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo começou a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.


Um tanque de transporte de combustível e um gigantesco contêiner de carga impedem o tráfego em uma ponte na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia. Um deputado afirmou que militares venezuelanos bloquearam a ponte Tienditas na tarde de ontem. O bloqueio acontece em um momento em que em que o presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO, e o autodeclarado presidente interino, JUAN GUAIDÓ, travam uma disputa sobre a entrega de ajuda humanitária no país.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, abriu o discurso sobre o Estado da União na madrugada desta quarta-feira pedindo, justamente, a união entre os dois principais partidos do país. Em seguida, ele voltou a insistir sobre a construção do muro na fronteira com o México, motivo de impasse no Congresso norte-americano que levou à paralisação mais longa do governo. No discurso, TRUMP celebrou o crescimento econômico e a geração de empregos. O presidente criticou as investigações que considera partidárias e reforçou apoio a JUAN GUAIDÓ. TRUMP pediu ainda apoio na luta contra o câncer infantil e prometeu erradicar a epidemia de HIV, além de defender a retirada de militares da Síria.


Um motorista do Uber, autor de um tiroteio que matou seis pessoas no estado de Michigan, nos Estados Unidos, foi condenado nesta terça-feira à prisão perpétua. JASON DALTON se declarou culpado no mês passado de um ataque a tiros executado em fevereiro de 2016 na pequena cidade de Kalamazoo, em um intervalo de sua atividade como motorista de aplicativo. O réu, de 48 anos, não explicou a motivação de seus crimes publicamente, embora aparentemente tenha dito a um policial que o Uber o tinha transformado em uma marionete e que o levava a atirar em pessoas ao acaso no transcurso de várias horas de direção.



O novo presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, do Democratas, estimou nesta terça-feira que o prazo para a Casa votar a proposta de reforma da Previdência Social será de três meses. ALCOLUMBRE disse que os senadores querem que a reforma seja aprovada para que dessa forma o Brasil possa virar essa página. Ele disse que se a Câmara concluir em três meses, o Senado também irá aprovar no mesmo período. Por se tratar de proposta de emenda à Constituição, a reforma da Previdência precisa do apoio mínimo de três quintos dos parlamentares sendo 308 dos 513 deputados e 49 dos 81 senadores. Se a proposta for aprovada em dois turnos na Câmara, seguirá para o Senado, onde também será submetida a dois turnos de votação. Para o presidente do Senado, a reforma a ser votada precisa estabelecer idades diferentes para homens e mulheres poderem se aposentar.


O presidente JAIR BOLSONORA exonerou MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO do PSL mineiro do cargo de ministro do Turismo. O decreto foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União. De acordo com a assessoria do ministro, ele foi exonerado da pasta para poder tomar posse no cargo de deputado. ANTÔNIO é um dos quatro ministros que também é deputado e o único que ainda não havia sido exonerado pelo presidente para tomar posse no mandato de parlamentar. Ele também é o único dos 513 deputados eleitos em 2018 que não compareceu à cerimonia de posse no dia primeiro deste mês. Os outros três ministros, ONYX LORENZONI, TEREZA CRISTINA e OSMAR TERRA foram exonerados para tomar posse e já foram nomeados novamente.


Na primeira reunião do governo de JAIR BOLSONARO, o Comitê de Política Monetária do Banco Central deve manter, nesta quarta-feira, os juros básicos da economia estáveis em seis vírgula cinco por cento ao ano. Essa é a expectativa do mercado financeiro. Se a previsão do mercado se confirmar, esta será a sétima manutenção seguida da taxa, que está no menor nível desde 1986, quando começa a série histórica do Banco Central. A decisão do Copom será anunciada após as 18 horas de hoje.


A volta do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na tarde de terça-feira, foi novamente pautada por um discurso de busca pela conciliação. A exemplo de quando foi empossado no cargo, também na Alesc, MOISÉS defendeu a integração entre os poderes durante a leitura da mensagem anual. Em um gesto simbólico, ele entregou a mensagem em um pendrive ao presidente do Legislativo, o deputado JULIO GARCIA do PSD. Foi uma forma do governo expressar o compromisso de digitalizar e simplificar processos a partir da redução do consumo de papel. Após a fala de MOISÉS, JULIO GARCIA destacou a autonomia e as diversas frentes ideológicas da nova legislatura.


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina está com sete mil 255 vagas disponíveis no estado. Ao todo, são955 para cursos de graduação seis vírgula três mil para técnicos. As áreas dos cursos são alimentos e bebidas, automação, mecatrônica, automotiva, construção civil, eletroeletrônica, gestão, logística, madeira e mobiliário, metalmecânica, polímeros, química, refrigeração e climatização, segurança do trabalho, tecnologia da informação, têxtil e vestuário. Uma das novidades é o curso técnico de administração, com foco na indústria quatro ponto zero que será oferecido em 17 cidades catarinenses.


O deputado BRUNO SOUZA do PSB somou nesta terça-feira 20 assinaturas entre os parlamentares na Assembleia Legislativa de Santa Catarina para propor a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito da Ponte Hercílio Luz. A intenção é apurar eventuais irregularidades no histórico das obras de recuperação da ponte. Seriam necessárias apenas 14 assinaturas, mas as 20 manifestações correspondem à metade de toda a legislatura. O deputado pretende protocolar hoje o pedido de CPI à presidência da casa.O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA garantiu que as ações de transparência são uma prerrogativa da nova gestão. Outra CPI especulada nos corredores da Alesc diz respeito à cobrança de luz nas faturas lançadas pela Celesc. Como o caso é acompanhado pelo Ministério Público, uma tendência é de que os parlamentares apenas repercutam o que for apurado pelo MP-SC.


-LEGISLATIVO DE DESCANSO RETOMA SESSÕES ORDINÁRIAS PARA O ANO

-NASF DE TUNÁPOLIS ABRE INSCRIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE NOVOS GRUPOS

-CASA FAMILIAR RURAL INICIA ANO LETIVO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

-NOVA SECRETÁRIA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO INÍCIO DO ANO LETIVO


São João do Oeste registra dois focos do mosquito da Dengue. O Aedes Aegypti também transmite zika e Chikungunya. Nos últimos dias a vigilância constatou foco na comunidade de Cristo Rei e outro no centro da cidade. De acordo com a agente de combate à endemias, NEUSA SPECHT, já ocorreu uma ampla vistoria no local e em áreas próximas, a fim de evitar a proliferação do mosquito. A agente efetuou visitas em vários imóveis nas proximidades e pede a compreensão da população, e, principalmente, o empenho de todos, para que efetuem a limpeza de seus terrenos, não deixando recipientes que possam acumular água. NEUSA salienta que é preciso ter o máximo de atenção e colaboração dos moradores para controlar o inseto. O monitoramento foi intensificado nas áreas próximas aos focos que foram identificados.


Secretaria de saúde de Iporã do Oeste chama atenção para número de focos do mosquito da dengue encontrados em bromélias. Já chega a 17 o número de focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, encontrados no mês de janeiro. Os agentes da vigilância epidemiológica chamam atenção que mesmo tratando a planta com cloro ou detergente foram encontrados focos em bromélias. Dos 17 focos no mês de janeiro, oito foram em bromélias. Os profissionais citam atitudes que precisam ser adotadas pela população para evitar novos focos, como tampar corretamente as caixas de água, principalmente as de coleta da chuva, fazer o tratamento da água das piscinas inclusive as de plásticos que devem ser tratadas com cloro, e quando esvaziadas, devem ser dobradas e guardadas secas em locais cobertos.


Sociedade Protetora dos Animais de Descanso organiza evento para vacinação antirrábica de cães e gatos. A atividade será realizada no dia 23 de fevereiro, sábado, das 14 às 18 horas, na praça municipal, em parceria com a UCEFF, de Itapiranga. Conforme uma das coordenadoras da Sociedade Protetora dos Animais de Descanso, SPAD, HELENA PIASESKI, para serem vacinados cães e gatos devem estar saudáveis. No dia haverá ainda brechó, música ao vivo, feirinha de adoção, cama elástica e pintura facial, em parceria com o Rotaract. Também serão desenvolvidas a Feira do Artesanato, a Feira da Agricultura Familiar e a mateada. A APAE de Descanso se encarregará pelos lanches, sendo que o lucro será revertido para a própria entidade. Em caso de chuva naquele dia, a programação transcorrerá no salão paroquial. A SPAD também organiza para abril, a vinda da Unidade Móvel de Castração, em parceria com a ASANIO de Iporã do Oeste.


APAE Caminho de Luz promove reunião com pais de alunos no dia 18 de fevereiro. A diretora da escola especial de Iporã do Oeste, ELIANE BRUGNEROTTO, explica que o convite para a reunião no dia 18, às 13 horas e 30 minutos, é para todas as famílias que possuem alunos na APAE. Neste dia não haverá atividades com os alunos, porque as aulas serão retomadas no dia 25 de fevereiro. ELIANE comenta que os professores efetivos iniciaram as atividades já no dia primeiro, com a organização das salas. Os professores ACTs escolheram as aulas na segunda-feira, e as vagas remanescentes serão escolhidas hoje na chamada pública em Itapiranga. Este ano houve uma redução no numero de alunos, que serão 73 em 2019.A diretora comenta que desde o dia sete de janeiro a equipe técnica retomou os atendimentos aos alunos na escola com as oficinas e as visitas as famílias.


A Unidade Regional de Educação de Itapiranga fará hoje nova escolha de aulas para as APAEs. 10 vagas ainda estão em aberto. Conforme o Integrador Educacional e responsável pela educação especial, NESTOR SCHNEIDER, são necessários 40 professores para atuar em quatro escolas especiais. 17 fizeram a escolha de aula na última segunda-feira, outros 14 professores são efetivos. Hoje terá escolha, ás 14 horas, na Unidade Regional de Educação, em Itapiranga. As vagas terão por base o processo seletivo de 2016 e na sequência ocorre chamada pública. SCHNEIDER destaca que a maior carência de professores está na APAE Doce Esperança de Tunápolis, com cinco vagas. A escola Caminho de Luz de Iporã do Oeste, possui três vagas. A APAE Renascer, em São João do Oeste também tem três vagas. Já na escola especial Irene Schroeder de Itapiranga, uma vaga.


Disponibilidade de aula apenas no período da tarde não desperta interesse dos professores. Conforme o Integrado Educacional, a dificuldade está em nove vagas disponíveis para o período vespertino com 20 horas semanais. NESTOR SCHNEIDER salienta que as quatro APAEs da região atendem grande número de alunos e necessitam de equipe completa para atendimento. Iporã do Oeste tem 73 inscritos, em Itapiranga 65, em Tunápolis 45 alunos com abrangência também em Santa Helena. Em São João do Oeste são 41 alunos. As aulas nas escolas especiais terão início no dia 25 de fevereiro.


Legislativo de Descanso retoma sessões ordinárias para o ano. A primeira sessão ocorreu na noite de ontem. Conforme o presidente da câmara de vereadores, MARCOS BALDO, no período de recesso não houve necessidade de realizar sessão extraordinária. Ele explica que na primeira sessão do ano foram definidas as comissões permanentes, com poucas alterações na composição do ano passado. A composição das comissões, pelas quais passam a análise de todos os projetos, é sugerida pelo presidente e aprovada pelos demais vereadores. MARCOS comenta que anteriormente era o presidente que definia, no início de cada mês, os dias das sessões, e para este ano a intenção é fixar a sessão na terça-feira, às 18 horas e 30 minutos.


O regimento interno do legislativo de Descanso prevê a realização de cinco sessões ordinárias por mês. MARCOS BALDO explica que além da terça-feira, na primeira semana do mês haverá mais uma sessão na quinta-feira. Por tanto, além da sessão de ontem, haverá mais uma sessão nesta semana, na quinta-feira. Na pauta da próxima sessão, o presidente cita o projeto que trata da reforma do ginásio municipal, projeto que foi rejeitado pelos vereadores anteriormente e foi reencaminhado pelo executivo. O projeto sugere a venda de imóveis do município para investir os recursos na reforma do ginásio. As comissões farão a análise para posterior votação.


NASF de Tunápolis abre inscrições para formação de novos grupos de prevenção e tratamento de doenças. As inscrições são para os grupos peso saudável, dor crônica e auriculoterapia. Segundo a coordenadora do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, GRACIELA FISCHER, o grupo denominado de peso saudável objetiva proporcionar maior qualidade de vida a população, prevenir e controlar doenças crônicas não transmissíveis, como pressão alta, diabetes, sobre peso e obesidade. Ela enfatiza que por meio do atendimento em grupo o NASF procura incentivar a adoção de uma alimentação saudável e a prática da atividade física. GRACIELA comenta que a ideia de formar o grupo surgiu em função de um levantamento nutricional realizado com a população adulta em 2018, e que apontou que de mais de mil e 500 pessoas avaliadas, 60% delas estava com sobre peso e obesidade. Os encontros deste grupo são semanais.


Já o grupo da dor crônica terá encontros a cada duas semanas, e objetiva auxiliar pessoas que sofrem com esses problemas que acabam limitando a vida dos pacientes. A coordenadora do Núcleo de Apoio a Saúde da Família ressalta que dor crônica é qualquer dor que dura mais de três meses. GRACIELA FISCHER cita também as inscrições para o atendimento de auriculoterapia, que é prestado individualmente aos pacientes. Ela explica que esta é uma terapia natural que estimula pontos na região da orelha com sementes de mostarda. A coordenadora comenta que o pavilhão auricular possui o formato de um feto, e cada ponto dessa região se refere a um órgão em específico, para os quais são usadas as sementes como forma de tratamento. Os principais problemas tratados são dor muscular, respiratórios, cardíacos, ansiedade e depressão. Cada paciente passa por oito sessões de auriculoterapia.


A formação dos grupos de peso saudável e dor crônica foi possível com a contratação de novo fisioterapeuta no começo deste ano. O profissional, contratado após aprovação em concurso público, integra a equipe de profissionais que faz o atendimento aos pacientes. A coordenadora do Núcleo de Apoio a Saúde da Família de Tunápolis cita ainda o grupo de cuidadores, para o qual não são abertas inscrições em função de atender um grupo em específico de cuidadores de pacientes acamados. As inscrições para os grupos devem ser feitas nos dias sete, 11, 13 e 18 de fevereiro, somente no período vespertino, das 13 horas e 15 minutos às 17 horas e 15 minutos, na secretaria da saúde, mediante a apresentação do documento de identidade. A avaliação dos pacientes para a participação nos grupos será feita posteriormente as inscrições. O início das atividades está prevista para o mês de março, e seguem durante o ano.


Casa Familiar Rural de Iporã do Oeste inicia ano letivo na próxima segunda-feira. O educandário segue o calendário das demais escolas da região. A diretora da Casa Familiar Rural, LIANE WENDENBURG, explica que no dia 11 retornam as aulas no turno matutino os novos alunos que ingressam no primeiro ano, e também os alunos do terceiro ano A. Já as turmas do segundo ano e do terceiro B retornam a escola no dia 18 de fevereiro, quando as demais turmas já estarão nas propriedades. LIANE comenta que foi necessário adotar essa estratégia em função do número elevado de alunos e do espaço físico disponível, principalmente o alojamento, não ser suficiente pata atender todos os alunos de uma vez. A diretora lembra que o transporte dos alunos que vem de outros municípios continua da forma como vinha sendo realizado, e cada família deve apenas entrar em contato com a secretaria de educação da sua cidade para confirmar o local de embarque.


A partir do retorno dos alunos, o educandário irá definir a forma de atendimento das turmas. A diretora da Casa Familiar Rural de Iporã do Oeste comenta que ainda será definido se as turmas permanecem da forma como iniciam o ano letivo ou se haverá alterações. LIANE WENDENBURG destaca que a turma do primeiro ano, contempla 34 novos alunos. Já o segundo ano conta com 29 alunos, e a turma dos formandos deste ano, possui 36 alunos divididos em duas turmas. A diretora lembra que o quadro de professores vai ser definido este ano por meio de chamada pública, já publicado no site da secretaria de estado da educação. A escolha de aulas será nesta quarta-feira. LIANE acredita que não vai haver muitas alterações no quadro de professores do ano passado, sendo que alguns deles já retomaram os trabalhos para organizar o início das aulas. Nesta quinta e sexta-feira o grupo se reúne para os planejamentos finais.


Nova secretária de educação divulga programação do início do ano letivo em Iporã do Oeste. A professora ELIZIANE FRANTZ assume o cargo que até o final do ano passado era ocupado pela também professora SELMIRA SCHWENGBER. A nova secretária possui formação como professora de anos iniciais, especialização em interdisciplinaridade, licenciatura em educação especial, licenciatura em pedagogia, e mais uma especialização em gestão, supervisão e orientação. Nos últimos quatro anos a secretária assumia o setor de recursos multifuncional em Brusque, onde passou em concurso público. ELIZIANE comenta que é um privilégio voltar a Iporã do Oeste, onde iniciou os trabalhos há cerca de 18 anos, e um município que ela avalia ter ótimos profissionais atuando na educação. Ela defende o trabalho coletivo para os bons resultados na educação, além da valorização dos profissionais e o trabalho fortalecido desde a educação infantil.


Os professores efetivos retomaram as atividades já no dia primeiro, e todas as escolas da rede municipal passaram por melhorias durante o período de recesso. De acordo com a secretária de educação, além de auxiliar na organização da estrutura das escolas, os professores também se dedicam ao planejamento pedagógico. Hoje pela manhã os profissionais participaram de formação com ANDREA CORAD, tendo como tema, a sociedade dos filhos órfãos, com referencia ao comprometimento da educação em fazer os alunos serem mais, e não de terem mais. À tarde, a formação terá continuidade com estudos sobre a base nacional e as políticas nacionais. Na quinta-feira será trabalhado com os docentes o projeto político pedagógico de cada escola, com base nas políticas nacionais, estaduais e municipais. Nesse mesmo dia haverá palestra com a nutricionista, sobre alimentação da merenda escolar. O retorno as aulas será dia 11.


Para o dia 12 a secretaria de educação organiza um roteiro com três palestras beneficentes abertas ao público em geral. ELIZIANE FRANTZ explica que a temática será voltada a imposição de limites e as dificuldades que isso gera a cada pessoa. Ela não revela o nome do palestrante, sendo uma surpresa ao público. A secretária de educação comenta que o objetivo da palestra é mudar a percepção sobre nós mesmos e sobre os outros. Serão disponibilizados três horários para a palestra, no pavilhão católico. A primeira será às oito horas, à tarde às 14 horas e a noite às 19 horas. O ingresso será um quilo de alimento não perecível, que será doado posteriormente a APAE, hospital e Casa Lar.


-TEMPORAL CAUSA DIVERSOS PREJUÍZOS EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO

-POLÍCIA CIVIL ALERTA SOBRE NECESSIDADE DE RENOVAÇÃO DO ALVARÁ ANUAL

-ACUSADO DE ESTELIONATO É LIBERADO DA PRISÃO PARA RESPONDER PROCESSOS EM LIBERDADE


Polícia Militar de Itapiranga cumpre mandado de prisão. Foi na tarde de ontem, no centro da cidade. A guarnição da PM realiza rondas quando identificou um homem caminhando na rua, próximo a prefeitura. Os policiais fizeram a abordagem e constaram que o homem de 30 anos, natural de Itapiranga, possuía mandado de prisão por descumprimento de medidas protetivas referente a Lei Maria da Penha. Ele foi conduzido para a Unidade Prisional de São Miguel do Oeste.


Idoso desaparecido é encontrado pelos bombeiros em Cunha Porã. Senhor Olívio, de 91 anos, portador de Alzheimer, que desapareceu de uma casa de repouso no fim da tarde desta terça-feira, foi encontrado pouco antes das 10h desta manhã. Ele estava em uma área de mata, próxima cerca de um quilometro da casa de repouso. As buscas iniciaram ainda na noite de ontem, se estenderam durante a madrugada e foram retomadas na manhã de hoje. Atuaram nas buscas bombeiros de Cunha Porã, São Miguel do Oeste e canil de Xanxerê. Após atendimento inicial dos bombeiros o idoso foi encaminhado para avaliação médica. A família irá decidir se ele será encaminhado novamente a casa de repouso.


Temporal causa diversos prejuízos em municípios da região. A chuva, o vento forte acompanhado de granizo no início da noite desta terça-feira causou prejuízos no interior de Campo Erê, Palma Sola e Anchieta. O Corpo de Bombeiros foi acionado para o corte de árvore e o auxílio a residências que foram atingidas. A defesa civil municipal, com suporte da defesa civil regional, fará o levantamento dos estragos para que sejam adotadas as medidas necessárias. Os maiores prejuízos foram causados nas lavouras de milho e soja. O município pretende decretar situação de emergência e garantir que os agricultores tenham acesso aos serviços de auxílio para amenizar os danos.


Polícia Civil alerta sobre necessidade de renovação do alvará anual. A Polícia Civil, por meio do Setor de Jogos, Diversões Públicas e Produtos Controlados da delegacia regional de SMOeste informa que o alvará anual expedido pela Polícia Civil vence no próximo dia 28 de fevereiro. A Polícia Civil possui a competência para fiscalizar jogos, diversões públicas e produtos controlados, podendo, inclusive, ensejar a interdição das atividades, caso sejam constatadas irregularidades e atuação em desacordo com os preceitos legais. A Polícia orienta ainda que estabelecimentos que realizam atividades de comércio debebida alcoólica, produtos controlados, gêneros alimentícios, hotéis, motéis, estádios de futebol, sonorização de rua e ainda, festas e diversões públicas, dentre outros, procurem o Setor de Jogos, Diversões Públicas e Produtos Controlados e delegacias para se informar sobre a renovação do alvará anual e evitar transtornos.


Acusado de estelionato é liberado da prisão para responder processos em liberdade. O empresário de 39 anos preso em SJCedro no final de janeiro, em decorrência de estelionato contra idosos, foi libertado ontem a tarde da UPA. Conforme o delegado, SANDRO ZANCANARO a decisão da justiça ocorreu devido aos pedidos da defesa. O delegado comenta que o golpe supostamente aplicadoteria vitimado dezenas de pessoas na região. Ele garantiu que a decisão do juiz não vai atrapalhar a sequência da investigação que está em fase adiantada. Estão sendo feitos contatos e buscas de informações com o INSS e bancos acerca de todos os empréstimos consignados e contratos para confrontação grafotécnicas no caso das assinaturas. Foram enviados ofícios às instituições bancárias para angariar provas. ZANCANARO relatou que duas investigações relativas ao estelionato estão finalizadas. Já há elementos para dar início ao processo nessas duas situações, mas, passa de 60 registros até o memento. Há vítimas de SJCedro, Dionísio Cerqueira, Barra Bonita e Paraíso.


Polícia poderá pedir novamente prisão de investigado por golpes atrelados a empréstimos. O delegado da comarca de SJCedro, SANDRO ZANCANARO não descarta o pedido de prisão novamente, porém, isso só deve ocorrer caso a liberdade do homem esteja atrapalhando a investigação. Ele esclarece que em casos de ameaças às pessoas que registraram boletim de ocorrência ou destruição de documentos e provas, a polícia poderá solicitar novamente uma prisão preventiva. No entanto, ele não acredita que isso vá ocorrer devido a cooperação das instituições e análises já feitas nos materiais apreendidos, entre eles, os computadores da financeira.


O delegado afirma também que um novo processo vai investigar golpes relativos a transações para compra de carros envolvendo a mesma pessoa. Foram feitos vários boletins de ocorrencia sobre a compra de motos e de carros nos quais o comprador assinava o contrato, pagava a parcela, mas, o dinheiro não era liberado à vítima que não podia comprar o veiculo. SANDRO ZANCANARO sugere que as pessoas que tem dúvidas ou acreditam terem sido vítimas podem procurar a delegacia com seus documentos pessoas e também contratos e extratos bancários que subsidiem a investigação.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.