ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 06/02/19

O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de sol e com possibilidades de pancadas de chuvas isoladas no final do dia. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

Um tanque de transporte de combustível e um gigantesco contêiner de carga impedem o tráfego em uma ponte na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia. Um deputado afirmou que militares venezuelanos bloquearam a ponte Tienditas na tarde de ontem. O bloqueio acontece em um momento em que em que o presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO, e o autodeclarado presidente interino, JUAN GUAIDÓ, travam uma disputa sobre a entrega de ajuda humanitária no país.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, abriu o discurso sobre o Estado da União na madrugada desta quarta-feira pedindo, justamente, a união entre os dois principais partidos do país. Em seguida, ele voltou a insistir sobre a construção do muro na fronteira com o México, motivo de impasse no Congresso norte-americano que levou à paralisação mais longa do governo. No discurso, TRUMP celebrou o crescimento econômico e a geração de empregos. O presidente criticou as investigações que considera partidárias e reforçou apoio a JUAN GUAIDÓ. TRUMP pediu ainda apoio na luta contra o câncer infantil e prometeu erradicar a epidemia de HIV, além de defender a retirada de militares da Síria.

Um motorista do Uber, autor de um tiroteio que matou seis pessoas no estado de Michigan, nos Estados Unidos, foi condenado nesta terça-feira à prisão perpétua. JASON DALTON se declarou culpado no mês passado de um ataque a tiros executado em fevereiro de 2016 na pequena cidade de Kalamazoo, em um intervalo de sua atividade como motorista de aplicativo. O réu, de 48 anos, não explicou a motivação de seus crimes publicamente, embora aparentemente tenha dito a um policial que o Uber o tinha transformado em uma marionete e que o levava a atirar em pessoas ao acaso no transcurso de várias horas de direção.

O novo presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, do Democratas, estimou nesta terça-feira que o prazo para a Casa votar a proposta de reforma da Previdência Social será de três meses. ALCOLUMBRE disse que os senadores querem que a reforma seja aprovada para que dessa forma o Brasil possa virar essa página. Ele disse que se a Câmara concluir em três meses, o Senado também irá aprovar no mesmo período. Por se tratar de proposta de emenda à Constituição, a reforma da Previdência precisa do apoio mínimo de três quintos dos parlamentares sendo 308 dos 513 deputados e 49 dos 81 senadores. Se a proposta for aprovada em dois turnos na Câmara, seguirá para o Senado, onde também será submetida a dois turnos de votação. Para o presidente do Senado, a reforma a ser votada precisa estabelecer idades diferentes para homens e mulheres poderem se aposentar.

O presidente JAIR BOLSONORA exonerou MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO do PSL mineiro do cargo de ministro do Turismo. O decreto foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União. De acordo com a assessoria do ministro, ele foi exonerado da pasta para poder tomar posse no cargo de deputado. ANTÔNIO é um dos quatro ministros que também é deputado e o único que ainda não havia sido exonerado pelo presidente para tomar posse no mandato de parlamentar. Ele também é o único dos 513 deputados eleitos em 2018 que não compareceu à cerimonia de posse no dia primeiro deste mês. Os outros três ministros, ONYX LORENZONI, TEREZA CRISTINA e OSMAR TERRA foram exonerados para tomar posse e já foram nomeados novamente.

Na primeira reunião do governo de JAIR BOLSONARO, o Comitê de Política Monetária do Banco Central deve manter, nesta quarta-feira, os juros básicos da economia estáveis em seis vírgula cinco por cento ao ano. Essa é a expectativa do mercado financeiro. Se a previsão do mercado se confirmar, esta será a sétima manutenção seguida da taxa, que está no menor nível desde 1986,quando começa a série histórica do Banco Central. A decisão do Copom será anunciada após as 18 horas de hoje.

A volta do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na tarde de terça-feira, foi novamente pautada por um discurso de busca pela conciliação. A exemplo de quando foi empossado no cargo, também na Alesc, MOISÉS defendeu a integração entre os poderes durante a leitura da mensagem anual. Em um gesto simbólico, ele entregou a mensagem em um pendrive ao presidente do Legislativo, o deputado JULIO GARCIA do PSD. Foi uma forma do governo expressar o compromisso de digitalizar e simplificar processos a partir da redução do consumo de papel. Após a fala de MOISÉS, JULIO GARCIA destacou a autonomia e as diversas frentes ideológicas da nova legislatura.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina está com sete mil 255 vagas disponíveis no estado. Ao todo, são 955 para cursos de graduação seis vírgula três mil para técnicos. As áreas dos cursos são alimentos e bebidas, automação, mecatrônica, automotiva, construção civil, eletroeletrônica, gestão, logística, madeira e mobiliário, metalmecânica, polímeros, química, refrigeração e climatização, segurança do trabalho, tecnologia da informação, têxtil e vestuário. Uma das novidades é o curso técnico de administração, com foco na indústria quatro ponto zero que será oferecido em 17 cidades catarinenses.

O deputado BRUNO SOUZA do PSB somou nesta terça-feira 20 assinaturas entre os parlamentares na Assembleia Legislativa de Santa Catarina para propor a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito da Ponte Hercílio Luz. A intenção é apurar eventuais irregularidades no histórico das obras de recuperação da ponte. Seriam necessárias apenas 14 assinaturas, mas as 20 manifestações correspondem à metade de toda a legislatura. O deputado pretende protocolar hoje o pedido de CPI à presidência da casa.O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA garantiu que as ações de transparência são uma prerrogativa da nova gestão. Outra CPI especulada nos corredores da Alesc diz respeito à cobrança de luz nas faturas lançadas pela Celesc. Como o caso é acompanhado pelo Ministério Público, uma tendência é de que os parlamentares apenas repercutam o que for apurado pelo MP-SC.

Regras para participar do Bônus Eficiente Linha Eletrodomésticos permanecem as mesmas das edições anteriores. O gerente explica que é necessário ser consumidor residencial da Celesc Distribuição; Estar em dia com a Celesc; Levar documentos pessoais e uma fatura de energia; Possuir um eletrodoméstico similar ao desejado, em funcionamento, com mais de cinco anos de uso e sem o Selo Procel; Entregar cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes compactas para troca gratuita por cinco lâmpadas LED.

Essa obrigatoriedade existe para cumprir a exigência regulatória da economia de energia. VOLKWEIS diz que essa troca será realizada na entrega do eletrodoméstico na residência do consumidor. O consumidor que quiser participar da campanha, precisa ainda ler e assinar o termo de adesão no ato da compra e ainda fazer a doação, que será destinada a instituições beneficentes, no ato da compra.

Objetivo do programa é promover o uso consciente de energia elétrica. Além disso, afirma o gerente da Celesc, é facilitar o acesso dos consumidores catarinenses a eletrodomésticos novos, com Selo Procel e a lâmpadas LED, mais econômicas e duráveis. Lembra que nas quatro edições realizadas foram substituídos 87 mil e 98 eletrodomésticos e 516 mil e 605 lâmpadas. O número de unidades consumidoras alcançadas foi de 117 mil e 604, beneficiando mais de 450 mil catarinenses.

Ao todo nas quatro edições foram investidos mais de 76 milhões. JOSÉ VOLKWEIS, conta que além da economia, essa ação ajuda entidades. Até hoje, já foram arrecadados mais de quatro milhões para diversas instituições filantrópicas. O programa gerou economia equivalente a quase 64 Quilowatt, durante os 10 anos de vida útil dos eletrodomésticos. Isso, é energia suficiente para abastecer 265 mil e 144 residências durante um ano com consumo médio de 200 Quilowatt.

Os perigos de contato com lagarta taturana. SAMARA RONCHI, enfermeira da Vigilância da Saúde de Campo Erê informa que nos últimos dias duas pessoas do interior tiveram contato direto com a ruga venenosa. Elas receberam soro e agora estão bem. Orienta as famílias a ficar bem alertas, próximo as casas, principalmente quem tem criança. Quando alguém encosta numa taturana, pode demorar até 12 horas para acontecer as primeiras manifestações do veneno. Surgem sangramentos, náuseas e vômitos, inchaço e vermelhidão no corpo.

A época é de bastante desenvolvimento de colônias de taturana. Outra recomendação de SAMARA RONCHI é de quando há contato com a pele, se dirigir imediatamente ao posto de saúde ou hospital, de preferência e com todo cuidado, levando pelo menos um animal num frasco. As rugas venenosas se agrupam em troncos de árvores, bem próximo do chão. Elas preferem frutíferas como ameixeira, figueira, parreira de uva, abacateiro e pessegueiro. No interior as rugas preferem se alojar em árvores como cedro, figueira do mato, ariticum, aroeira e ipê.

Temporal atinge municípios da região. Chuva, vento forte e granizo atingiram a região no início da noite de ontem. Os prejuízos foram no interior de Campo Erê, Palma Sola e Anchieta. Na 305 a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, atendeu a um chamado de corte de árvore. Algumas residências que foram atingidas também receberam auxílio. O prefeito de Campo Erê, ODILSON LIMA, publicou em sua rede social que um levantamento extraoficial foi feito e aponta que as comunidades mais prejudicadas foram Agroisa, Itatiba e o Assentamento Olívio Albani.

Defesa Civil Municipal foi acionada e já trabalha nos levantamentos. Segundo o prefeito a equipe percorreu nesta manhã, o interior que foi atingido pela chuva de granizo. Essa medida é feita, para que sejam adotadas as medidas necessárias. O prefeito comentou que já visitou duas comunidades atingidas para verificar os danos causados. A Defesa Civil Regional também foi chamada para dar suporte, e daqui a pouco ás 14 horas e 30 minutos acontece uma reunião no gabinete do executivo.

Prefeito vairepassar a situação ao Chefe de Estado da Casa Civil, DOUGLAS BORBA. ODILSON LIMA, relata que isso é importante, para que o governo estadual tome conhecimento dos prejuízos causados pelo temporal. A princípio, LIMA antecipa que os maiores prejuízos foram causados nas lavouras de milho e soja. Após a reunião deve ser decretado situação de emergência, para garantir que os agricultores tenham acesso aos serviços de auxílio para amenizar os danos.

Defesa Civil Municipal faz levantamento do temporal que atingiu o interior do município. Na manhã de hoje o coordenador da pasta NELSON TRESSOLDI, juntamente com o secretário de assistência social ADEMAR ALBERTON, e mais dois servidores, DILAMAR e LEOZIR, percorreram o interior de Campo Erê, nas comunidades atingidas pelo temporal para fazer o levantamento fotográfico e conversar com os agricultores sobre os danos causados pela forte chuva de granizo de ontem.

Linha Agroísa e Itatiba são as mais atingidas pelo temporal. NELSON TRESSOLDI – coordenador de Defesa Civil Municipal de Campo Erê, relata que neste primeiro levantamento de dados, o que se pode observar é que algumas lavouras teve 100 por cento de perda, outras partes metade. Percebe que a chuva de pedra não foi abrangente, ela foi esparsa.

Levantamento de dados precisa ser feito para comprovar o fenômeno climático. TRESSOLDI explica que todos os registros são necessários para que os agricultores possam acessar ao seguro agrícola. Além dos prejuízos nas lavouras de soja e milho, o coordenador cita alguns destelhamentos de casas e galpões. Foram distribuídos ainda na noite de ontem, lonas para as famílias afetadas.

15 horas após chuva de granizo, lavoura ainda tem gelo. Na Linha Agroísa, interior de Campo Erê, nesta manhã por volta das 10 horas, ainda tinha gelo numa roça próximo ao mato. A intensidade do granizo foi intensa, diz TRESSOLDI, pois logo após a ocorrência pode registrar locais em que as pedras estavam acumuladas chegando alcançar um metro. Em conversa com os agricultores, todos estão bastante assustados, pois relataram que em 50 anos de produção nunca tinham visto um fenômeno tão forte assim.

Secretaria de Assistência Social acompanha levantamento da Defesa Civil. ADEMAR ALBERTON Secretário da pasta em Campo Erê enfatiza que o trabalho começou ainda ontem, logo após o temporal. Afirma que a secretaria visitou as comunidades atingidas, entregando lonas e prestando assistência às famílias. O secretário ressalta que no início achou que se tratava de poucos casos e estragos, mas durante o levantamento se impressionou com os prejuízos causados, principalmente nas lavouras.

A partir de agora o trabalho é da Defesa Civil. Quem comenta é ADEMAR ALBERTON. Afirma que o levantamento ocorreu na manhã de hoje e se estende até o início da tarde. O secretário acompanha a equipe que visita as comunidades do município. A Epagri também acompanha a situação. ADEMAR ressalta que ainda estão fazendo o levantamento do prejuízo econômico. Lembra do caso que ocorreu em 2015 no município, quando a chuva de granizo atingiu a área urbana, e agora, lamenta também a situação das lavouras.

Temporal assusta agricultores. MARINO GONZATTO - Produtor da linha Itatiba, interior de Campo Erê, afirma que em 57 anos nunca tinha visto algo parecido com o que ocorreu ontem. Ele se emociona ao falar sobre os prejuízos na sua propriedade. Afirma que ainda estão contabilizando os estragos, mas que agora é hora de levantar a cabeça e tentar achar maneiras de amenizar a situação econômica. Destaca que no seu caso, além dos prejuízos com a soja e milho, teve também destelhamento de galpões e uma casa.

Destruição e perdas são grandes no interior. O produtor GONZATTO, morador da Linha Itatiba, cita que além da lavoura de milho e soja, tem a situação do gado leiteiro, o qual as pastagens também ficaram destruídas. Afirma que na casa de seu filho e na estrebaria houve grandes estragos no telhado. O agricultor ressalta que os vizinhos também foram prejudicados.

Bombeiros atendem alguns chamados no interior. DIEGO CIQUELERO – soldado do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, relata que por volta das 20 horas e 10 minutos foram acionados por populares para prestar atendimento ás margens da rodovia SC 305, próximo a comunidade de Agroísa. Quando chegou no local, os moradores já haviam feito o corte da árvore que estava caída sobre a via. A equipe prestou apoio e fez a retirada de mais alguns galhos que haviam caído. Ele conta que foi possível observar a intensidade dos prejuízos, vendo as lavouras destruídas.

Bombeiros atendem chamado de entrega de lona. CIQUELERO conta que, enquanto deslocavam com o caminhão para o corte de árvore, na Linha Agroísa, a central recebeu ligações solicitando lonas, devido aos destelhamentos. Neste atendimento quem fez a entrega das lonas foi a equipe da assistência social de Campo Erê, já que os bombeiros estavam atendendo outro chamado Na cidade, o soldado informa que não teve nenhum chamado relativo ao temporal.

Polícia Militar recupera motocicleta e prende acusado de furto.

Uma motocicleta que havia sido furtada foi recuperada pela Polícia Militar na noite de ontem, em Francisco Beltrão. Uma equipe da PM realizava patrulhamento preventivo no Bairro São Miguel, quando avistou uma motocicleta trafegando sem a placa traseira e em atitude suspeita. Ao dar a ordem de parada, o condutor fugiu, abandonou a moto no Bairro Marrecas e continuou a fuga a pé após acompanhamento tático. Ao consultar os dados da motocicleta foi verificado que a mesma havia sido furtada há poucos dias em Francisco Beltrão.

Com auxílio do cão Thor, PM apreende drogas, arma e munições. A equipe da Rotam apreendeu drogas, arma e munições no início da noite de ontem, em Pato Branco. Por volta das 18 horas e 45 minutos, a equipe abordou um VWGol ocupado por duas pessoas na Rua Tapir, na área central da cidade.

No interior do veículo foram localizadas 25 porções de cocaína em um compartimento embaixo de uma cadeirinha utilizada no transporte de criança. Com o auxílio da equipe Canil e do cão de faro Thor, foi realizado buscas na residência do condutor no bairro Pinheiros e localizados 433 gramas de maconha; 104 gramas de cocaína; 29 gramas de haxixe; um revólver calibre 38; 40 munições do mesmo calibre e uma munição de calibre 32 S&W. O passageiro relatou que é usuário e já havia comprado entorpecentes em outras oportunidades, porém no momento da abordagem estava apenas acompanhando a entrega da droga. Os dois envolvidos, o veículo e os produtos apreendidos foram encaminhados delegacia.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.