ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - sexta-feira - 05 12 2025

-PIB DO BRASIL DESACELERA E AVANÇA ZERO VIRGULA UM NO TERCEIRO TRIMESTRE

-EXPORTAÇÕES DE SC CAEM 11% EM NOVEMBRO, COM RECUO DE 56% PARA OS EUA

-MUNICÍPIO REGISTRA 120 FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE EM 2025 E MUDA ESTRATÉGIA

-MOÇÃO DE APELO PEDE PRORROGAÇÃO DAS DÍVIDAS DE PRODUTORES DE LEITE

-VEREADORES APROVAM PROJETO QUE LIBERA HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS EMPRESAS

-POLÍCIA MILITAR CUMPRE DOIS MANDADOS DE PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS

-OPERAÇÃO PRENDE PROFESSOR CONDENADO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL NA REGIÃO

A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima nas últimas horas foi de 15 graus. A máxima pode chegar a 31 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quinta-feira cotado em cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo seis reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0036 centavos.

O orçamento de defesa de Israel para 2026 foi fixado em 34 bilhões e 600 milhões de dólares, um aumento em relação aos 27 bilhões e 800 milhões orçados em uma versão anterior. A guerra em Gaza tem sido custosa para Israel, que gastou 31 bilhões em 2024 em seus conflitos militares com o Hamas e com o Hezbollah no Líbano. Desde então, Israel firmou acordos de cessar-fogo com ambos os grupos militantes. O orçamento de defesa para 2026 teve um aumento de 14 bilhões e 500 milhões de dólares em comparação com 2023, às vésperas da guerra.

A Ucrânia quer "paz real, não apaziguamento" com a Rússia. A afirmação foi feita pelo ministro das Relações Exteriores nesta quinta-feira na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, o órgão de segurança e direitos que busca um papel para si em uma Ucrânia pós-guerra. O ministro ANDRII SYBIHA disse que a Europa teve muitos acordos de paz injustos no passado e que todos eles só levaram a novas catástrofes. O presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, disse que sua equipe estava se preparando para reuniões nos Estados Unidos e que o diálogo com os representantes de TRUMP continuará.

O governo dos Estados Unidos emitiu um comunicado nesta quarta-feira orientando cidadãos americanos a deixar a Venezuela "imediatamente" e reforçou seu alerta contra viagens ao país. No documento, que foi publicado originalmente em maio, o Departamento de Estado dos Estados Unidos afirma que "existe um risco muito elevado de detenção ilegal de cidadãos americanos na Venezuela" e aponta outros fatores como a criminalidade e a falta de infraestrutura de saúde, por exemplo, como razões para a determinação. No sábado, o presidente DONALD TRUMP falou para que companhias aéreas considerassem o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela fechado.

O exame toxicológico para a primeira Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A, para motos, e B, para carros de passeio, voltou a ser obrigatório após uma decisão do Congresso nesta quinta-feira. A obrigatoriedade havia sido vetada pelo presidente LULA, mas foi retomada com a derrubada do veto na Câmara e no Senado. Ao todo, foram 379 votos a favor e 51 contrários na Câmara dos Deputados, enquanto no Senado foram 70 votos a favor e 2 contrários. A obrigatoriedade já era válida para obtenção e renovação nas categorias C, D e E, referentes ao transporte de cargas e de passageiros. A medida entra em vigor assim que a lei for publicada no Diário Oficial da União. A regra havia sido aprovada em junho, com a criação da CNH Social.

O Congresso aprovou nesta quinta-feira, em sessão conjunta, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026. Além de estabelecer instruções para execução e elaboração do Orçamento do próximo ano, o texto determina que mais da metade das emendas parlamentares terá de ser paga pelo governo até o final do primeiro semestre. A regra vai abranger indicações feitas por parlamentares em duas modalidades de emendas: individuais e de bancadas. Essas categorias têm pagamento obrigatório pelo governo, mas o fluxo de desembolso varia. O Executivo terá de quitar 65 por cento do total indicado por parlamentares nessas modalidades para as áreas da saúde e da assistência social — que representarão a maior parte dos recursos indicados por deputados e senadores em 2026.

O Produto Interno Bruto do Brasil variou zero vírgula um por cento no terceiro trimestre de 2025. O dado foi divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira. Em valores correntes, a economia movimentou três trilhões e 200 bilhões de reais. O desempenho indica uma leve perda de ritmo em relação ao segundo trimestre, quando a economia avançou zero virgula três e já mostrava sinais de desaceleração. Na comparação com o mesmo período de 2024, o PIB cresceu um virgula oito por cento.

No recorte setorial, na comparação com o trimestre anterior, Agropecuária com alta de zero virgula quatro e Indústria, que cresceu zero virgula oito por cento, registraram altas moderadas.

A Comissão de Finanças e Tributação encaminhou, nesta semana, a aprovação de 20 projetos de lei. Os textos tratam de temas diversos, tais como política tributária, economia, saúde, educação e meio ambiente. Também foi aprovada a realização de uma audiência pública para debater o impacto da reforma tributária federal nos municípios catarinenses. Um dos projetos, de autoria do deputado JESSÉ LOPES do PL, isenta o contribuinte catarinense do pagamento da taxa de licenciamento anual de veículos. Na justificativa, o autor argumenta que, ao contrário dos impostos, taxas não têm previsibilidade orçamentária, podendo ser alvo de revogação por parte do Legislativo estadual.

O oitavo porto de Santa Catarina dá mais um passo para sair do papel. O projeto para construção do oitavo porto de Santa Catarina será apresentado em audiência pública na próxima quarta-feira, 10 de dezembro, em Itapoá. O terminal terá movimentação de granéis sólidos e líquidos, incluindo soja, milho, fertilizantes e outros. O empreendimento projeta iniciar operações em 2030 e movimentar 11 milhões de toneladas por ano. O projeto prevê um investimento de três bilhões de reais em uma área de 43 hectares, com três berços de atracação. A instalação vem sendo estudada há anos na região. Lcalizado próximo ao atual Porto de Itapoá, o novo terminal pretende desafogar o escoamento da produção agrícola no Sul do Brasil.

Santa Catarina registrou em novembro queda de 11 por cento no faturamento de exportações frente ao mesmo mês de 2024 e somou receita de 941 milhões de dólares. O que mais puxou para baixo o resultado foi o recuo de 55 por cento das exportações para os Estados Unidos frente ao mesmo mês do ano passado. Mas o mês apresentou recuo também em outros mercados e um dos produtos impactados foi a carne suína, que teve queda nas vendas de 20 por cento em novembro frente ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, até novembro, as vendas externas do estado tiveram alta de três e meio por cento frente aos mesmos meses de 2024, totalizando 11 bilhões de dólares.

Durante o mês de Dezembro, o Peperi Debates vai promover edições de avaliação do ano que está terminando. O programa vai analisar os avanços e as dificuldades enfrentadas por diferentes segmentos. Amanhã, o debate vai analisar 2025 pela perspectiva das entidades ligadas a agricultura e a pecuária. O programa vai reunir o gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON, o gerente regional da Cidasc, DIOGO GADOTTI e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, LIRIO WATHIER. o Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o presidente eleito do Conselho das Entidades Empresariais. ASTOR KIST, que é o vice-presidente regional da Fiesc, vai comandar a entidade em 2026. No programa de amanhã, ele vai falar sobre as metas e os temas prioritários do Conselho das Entidades para o ano que vem. O Peperi Rádio Repórter começa as 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com o presidente eleito do Conselho das Entidades Empresariais, ASTOR KIST, está programada para as 11 e meia.

A celebração pelos 47 anos da Apae reuniu cerca de 200 pessoas nesta quinta-feira, em São Miguel do Oeste. O evento destacou a trajetória da entidade, fundada em 1978, e reforçou o papel que ela desempenha no atendimento especializado na região. A programação incluiu a homenagem a figuras fundamentais da história da Apae, entre elas a primeira presidente, EDITE ASSENHEIMER, os primeiros professores, a primeira merendeira e uma aluna representando os cinco primeiros alunos que integraram a turma inaugural. Outro momento de destaque foi o lançamento do livro escrito por MARIA INEZ FROZZA, que registra os desafios, avanços e transformações da associação ao longo de quase cinco décadas.

A presidente da Apae, DILIS RIBEIRO, disse que o evento desta quinta-feira na Apae foi positivo, ressaltando a adesão das famílias, colaboradores e convidados. Segundo ela, o engajamento do público reforça a confiança no trabalho desenvolvido. DILIS também destacou as mudanças ocorridas desde a origem da instituição, que inicialmente tinha foco na socialização e hoje oferece serviços de educação e saúde, com alunos cada vez mais incluídos na comunidade. A noite marcou ainda a entrega de seis novas salas, já utilizadas por equipes multiprofissionais. Os espaços recebem atividades de psicologia, estimulação precoce, linguagem, comunicação alternativa e outras áreas de atendimento. A ampliação atende a uma demanda antiga por melhor estrutura física.

A campanha Dezembro Laranja, que marca o mês de conscientização sobre o câncer de pele, está sendo reforçada em São Miguel do Oeste com ações informativas e ampliação do acesso ao diagnóstico e tratamento. Segundo a secretária de Saúde do município, CAMILA BERNARDI, a prioridade este ano é levar informações à população e garantir atendimento rápido em casos suspeitos. Ela explicou que as equipes estão divulgando essas informações de orientação e prevenção nas escolas e empresas da cidade. CAMILA disse que a ideia é manter essas ações ao longo do ano, não apenas em dezembro. Em entrevista para a Peperi, ela reforçou a importância do diagnóstico precoce.

Uma das estratégias da Secretaria de Saúde é facilitar o acesso à remoção de lesões de pele por meio do serviço de pequenos procedimentos, que realiza a retirada das lesões e encaminha para análise laboratorial. A informação é da secretária de saúde, CAMILA BERNARDI. De acordo com ela, o serviço é ofertado pelo SUS e não há fila de espera. Para ter acesso, o primeiro passo é procurar a Unidade Básica de Saúde que é a porta de entrada. CAMILA destacou que qualquer alteração suspeita, como manchas com bordas irregulares ou mudança de cor, deve ser avaliada por um médico. O município também conta com um serviço de teledermatologia, onde as imagens das lesões são avaliadas por um dermatologista à distância, que orienta o melhor encaminhamento, cirurgia, consulta presencial ou apenas acompanhamento.

O município de São Miguel do Oeste registrou 121 focos do mosquito Aedes aegypti entre janeiro e novembro. Apesar do número considerado relativamente baixo para o período, a Secretaria de Saúde alerta que isso não é motivo para relaxar nas ações de combate à dengue. Segundo o coordenador do Setor de Combate a Endemias, RENÉRIO DILL, o município está implementando uma nova estratégia de monitoramento e controle, baseada nas diretrizes do Ministério da Saúde. O foco agora é a estratificação de risco. Um estudo dos casos dos últimos cinco anos vai apontar os bairros com maior incidência da doença, para concentrar ações nessas áreas prioritárias.

O sistema de armadilhas para identificar a presença do mosquito da dengue foi reformulado. De acordo com o coordenador do Setor de Combate a Endemias, RENÉRIO DILL, antes, eram utilizadas 63 larvitrampas para coleta de larvas. Agora, o município passou a usar 163 equipamentos, que coletam ovos do mosquito e permitem um diagnóstico mais precoce da infestação. As armadilhas estão instaladas em média a cada 300 metros na área urbana. As inspeções passaram a ser mensais, e as regiões com presença do vetor receberão visitas para eliminar criadouros. DILL que a participação da comunidade também é essencial. Mesmo com os números menores, a vigilância continua constante, principalmente com a chegada dos dias mais quentes e chuvosos.

Os vereadores VIVI DE CARLI do Podemos, BUFO do MDB, BORGHETTI, DEÇEGADO ZANACANARO e DE MARCH do PL apresentaram, na sessão da Câmara desta quinta-feira, uma moção de apelo solicitando medidas emergenciais para a prorrogação das dívidas rurais dos produtores de leite. O documento é destinado ao Banco do Brasil, à Caixa Econômica Federal, ao Sicoob, ao Sicredi e à Cresol. Os autores da moção pedem que essas instituições adotem “medidas emergenciais de prorrogação, alongamento ou renegociação das dívidas rurais dos produtores de leite do município e região”. A moção foi aprovada por unanimidade diante da crise que atinge o setor leiteiro. Os vereadores propõem que as instituições adotem prorrogação de parcelas vencidas e vincendas, readequação de prazos e carências e condições especiais que permitam aos produtores atravessarem esse período crítico sem inadimplência.

O setor do leite atravessa um dos períodos mais críticos dos últimos anos, com produtores enfrentando “queda acentuada no preço pago pelo litro de leite, muitas vezes abaixo do custo de produção”. A afirmação é dos vereadores autores da moção de apelo aprovada ontem a noite. O texto destaca ainda “aumentos dos insumos essenciais, como ração, fertilizantes, energia e combustíveis” e “dificuldades de fluxo de caixa, comprometendo o cumprimento das obrigações financeiras, o manejo diário e a sustentabilidade da atividade”. Os vereadores alegam que essa realidade tem colocado inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade financeira e ameaça à continuidade da produção”. Eles reforçaram que a atividade leiteira tem grande relevância econômica e social para São Miguel do Oeste e para toda a região Oeste de Santa Catarina, o que justifica o pedido.

Na sessão desta quinta-feira, os vereadores aprovaram dois projetos em segundo turno. Um deles é que altera as Leis que trata do valor das diárias e que regulamenta o regime de adiantamentos. O projeto foi aprovado por maioria, com voto contrário de CRIS ZANATTA do PSDB e segue para sanção do prefeito. Outro projeto aprovado em segundo turno é que autoriza a doaçao de uma área pública ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional para a implantação, operação e administração de uma usina de reciclagem de lixo. O espaço também vai abrigar as atividades administrativas do consórcio. O projeto foi aprovado por unanimidade e segue para sanção do prefeito.

A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste aprovou nesta quinta-feira, em primeiro turno, o Projeto de Lei, que libera o horário e os dias de funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços no município. O texto estabelece que “em qualquer dia da semana, inclusive feriados nacionais, estaduais e municipais, o funcionamento será facultativo”. De acordo com o poder executivo, a proposta está alinhada à Declaração de Direitos de Liberdade Econômica previstos em lei federa. O texto assegura a possibilidade de operar em qualquer horário ou dia da semana, inclusive feriados, desde que respeitadas normas de meio ambiente, saúde, segurança e sossego público.

O projeto que libera o horário e os dias de funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços no município moderniza e simplifica as regras locais. A afirmação é do prefeito EDNILSON ZANARDI. De acordo com ele, o projeto elimina restrições “defasadas” e evita “intervenção desnecessária do Poder Público na livre iniciativa”. ZANARDI ressaltou, no entanto, que a liberdade de horário não desobriga o cumprimento das normas de proteção ambiental, sanitária, de segurança e de sossego. A lei revoga a legislação municipal anterior sobre o tema e entra em vigor no dia primeiro de janeiro de 2026. O projeto foi aprovado por maioria, com abstenção da vereadora do PSDB, CRIS ZANATTA.

Na madrugada desta sexta-feira, a Polícia Militar interceptou um caminhão carregado com aproximadamente 10 toneladas de resina de pinos na Linha Presidente Vargas, interior de Dionísio Cerqueira. O material contrabandeado havia entrado no país por um ponto clandestino na fronteira com a Argentina e seria transportado até São José do Cedro. Os policiais avistaram o caminhão saindo de um acesso irregular e decidiram realizar a abordagem. Dentro do veículo foram encontrados 52 tambores com o produto, totalizando cerca de 10 mil litros. De acordo com a PM, o motorista, de 34 anos, afirmou que pegou a carga na Argentina e a entregaria em São José do Cedro. O caminhão e a carga foram levados à Receita Federal. Já o motorista foi encaminhado à Polícia Federal para responder pelo crime de contrabando.

Durante uma operação de fiscalização na noite de quinta-feira, na Linha São Pedro Tobias, interior de Dionísio Cerqueira, a Polícia Militar apreendeu um veículo transportando 254 garrafas de vinho acima da cota permitida, além de uma bucha de cocaína. Segundo a Polícia Militar, o carro foi interceptado por volta das dez e meia da noite. Durante a revista, os policiais encontraram as caixas com vinhos de diversas marcas e o motorista confessou que a droga localizada era para consumo próprio. Ele também já possuía antecedentes pelo mesmo tipo de crime. A carga, o veículo e o entorpecente foram encaminhados à Receita Federal para os procedimentos cabíveis.

Um homem suspeito de furto em supermercado foi preso no final da tarde de ontem em Maravilha. A guarnição policial militar foi acionada por volta das seis horas para atender uma ocorrência de furto em um supermercado no centro de Maravilha. Ao chegar no local, o suspeito, homem de 19 anos, estava sob custódia do segurança do estabelecimento. O gerente informou que o suspeito trabalha no supermercado e pegou uma garrafa de Whisky e 12 caixas de leite e escondeu na parte externa do estabelecimento. Diante da situação a guarnição conduziu o suspeito até a delegacia de polícia onde ficou a disposição da justiça.

A Polícia Militar cumpriu dois mandados de prisão nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste. Por volta das 10 da manhã, uma guarnição abordou uma mulher na rua Tiradentes, Bairro São Gotardo. A mulher de 27 anos tinha um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas, expedido pela Comarca de São Miguel do Oeste. Cerca de meia hora depois, outra guarnição se deslocou até a Rua Arlindo Toral, Bairro Estrela, onde cumpriu um Mandado de Prisão em desfavor de um homem de 49 anos de idade pelo crime de tráfico de drogas. Os dois presos foram levados para o presídio regional de São Miguel.

A Polícia Civil de Itapiranga, com apoio da Polícia Militar, da Divisão de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste e da Polícia Civil de Tunápolis, cumpriu mandado de prisão definitiva na manhã desta sexta-feira, contra um professor de 57 anos, condenado pelo crime de estupro de vulnerável. O crime ocorreu em Santa Helena e o mandado de prisão foi expedido pela Comarca de Descanso. O condenado estava foragido desde fevereiro de 2024, foi condenado a 30 anos e 10 meses de reclusão. As investigações apontaram que, após permanecer escondido no Paraguai, ele havia retornado recentemente ao território brasileiro, passando a se esconder na residência dos pais, na comunidade de Linha Soledade, interior de Itapiranga. Ele foi preso ontem e conduzido ao sistema prisional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.