ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 05-12-2018 Quarta-Feira

-BOLSONARO PRETENDE FATIAR A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

-CATARINENSE DEVE GASTAR EM MÉDIA 486 REAIS NO NATAL

-DIFICULDADE DE SE RELACIONAR COM OS FILHOS É MAIOR CAUSA DE ATENDIMENTOS DO CONSELHO TUTELAR DE SANTA HELENA.

-MINISTÉRIO PÚBLICO COBRA MAIOR EFETIVO NO CONSELHO TUTELAR DO MUNICÍPIO

-POLÍCIA MILITAR AVALIA AUMENTO DE CRIMES EM AMBIENTES PÚBLICOS E ORIENTA SOBRE PERÍODO DE FÉRIAS

-MUNICÍPIO DE TUNÁPOLIS CONTA COM ATENDIMENTO DE CINCO MÉDICOS A PARTIR DESTA SEMANA

-COLISÃO DEIXA MOTOTAXISTA GRAVEMENTE FERIDO

-ASSALTANTE DE BANCOS MORTO EM CONFRONTO COM A POLÍCIA NO RIO GRANDE DO SUL ERA NATURAL DA REGIÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.


A ONU anunciou nesta terça-feira que pretende arrecadar 738 milhões de dólares para destinar, no ano que vem, aos países da América do Sul e Caribe que receberam venezuelanos. Essa é a primeira vez que a crise na Venezuela é incluída no plano humanitário anual das Nações Unidas. O orçamento total de 2019 é estimado em 21 bilhões e 900 milhões de dólares, sem incluir os recursos para a Síria. A ONU estima que três milhões de pessoas já a Venezuela desde 2015.


O Tribunal Eleitoral Boliviano deu nesta terça-feira sinal verde ao presidente EVO MORALES para disputar um quarto mandato consecutivo, apesar dos protestos populares e da resistência da oposição. Adversários pedem respeito à Constituição e à soberania do povo boliviano que, em um referendo de 21 de fevereiro de 2016, rejeitou a reeleição de MORALES. Nesta semana, três caravanas avançam rumo a La Paz contra uma nova candidatura do presidente boliviano, enquanto seu principal adversário, o ex-presidente CARLOS MESA, se consolida em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto.


A vice-presidente do Equador, MARÍA ALEJANDRA VICUÑA, renunciou nesta terça-feira ao seu cargo, acossada por uma denúncia de corrupção relacionada com a cobrança ilegal de doações a um ex-assessor, quando ela era legisladora entre 2011 e 2013. Ela afirmou, via Twitter, que o país não merece esta instabilidade e, por isso, apresentou a renúncia. Na segunda-feira, o presidente LENÍN MORENO anunciou que VICUÑA ficaria afastada do cargo até o dia 31, para que pudesse se concentrar em sua defesa nos tribunais equatorianos.


O Ministério Público Eleitoral do Tocantins pediu na noite desta terça-feira que o Tribunal Regional Eleitoral casse os mandatos do governador do Tocantins, MAURO CARLESSE e do vice-governador, WANDERLEI BARBOSA, ambos do PHS. A suspeita da procuradoria é de que o governador tenha comprado apoio político através de emendas parlamentares e convênios durante a Eleição Suplementar no meio do ano. Também há indícios da utilização de bens públicos em campanha eleitoral, pagamentos irregulares de despesas e uso promocional de serviços de caráter social. O governador nega as acusações.


Após dois votos contrários à libertação do ex-presidente LULA, o ministro GILMAR MENDES pediu mais tempo para analisar o processo e adiou a conclusão do julgamento na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal. Antes do pedido de vistas, o relator EDSON FACHIN e CARMEM LUCIA tinham votado contra a concessão de liberdade a LULA e contra a anulação dos processos relacionados ao ex-presidente nos quais SÉRGIO MORO atuou como juiz federal. Não há data para o julgamento prosseguir. Os advogados de LULA alegam que a nomeação de MORO para o governo de BOLSONARO comprova parcialidade do juiz na condenação do ex-presidente.


O presidente eleito JAIR BOLSONARO afirmou nesta terça-feira, na sede do governo de transição, que pretende apresentar ao Congresso Nacional uma proposta fatiada de reforma da Previdência Social. Segundo ele, o primeiro tema que deve ser apresentado ao parlamento é a proposta de definição de uma idade mínima para aposentadoria. A vontade dele é manter a diferença de idade para aposentadoria entre homens e mulheres, porém, aumentando em dois anos a idade mínima de aposentadoria "para todo mundo".


A realidade das mortes em confrontos policiais este ano em Santa Catarina traz números superiores aos registrados em 2017. São 90 pessoas que morreram de janeiro a novembro de 2018, sendo 88 com a Polícia Militar e duas com a Polícia Civil. Já no ano passado, no mesmo período, foram 66 mortes: 61 com a PM e cinco com a Polícia Civil. O secretário de segurança pública, ALCEU DE OLIVEIRA PINTO JUNIOR disse que as prisões mais qualificadas, a necessidade de ação mais enérgica em situações de risco ao policial e à comunidade, além do próprio mercado criminoso do tráfico de drogas explicam o aumento dos confrontos com mortes envolvendo as polícias.


Em sessão desta terça-feira, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina derrubou o veto ao projeto de lei que estabelece prazos para o repasse de recursos ao Fundo Estadual da Saúde. O projeto, de autoria do deputado FERNANDO CORUJA, foi aprovado pelos deputados no primeiro semestre, mas o Poder Executivo vetou a proposta. Conhecido como Duodécimo da Saúde, o projeto determina que o dinheiro destinado à saúde pública estadual seja repassado mensalmente. O veto do governador PINHO MOREIRA foi derrubado por 24 votos a três.


A Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal deste ano, feita pela Fecomércio-SC em sete cidades do Estado, aponta a maior variação cinco vírgula nove por cento no valor gasto médio com o presente desde 2014. Os consumidores devem gastar, em média, 486 reais em compras no Estado. Florianópolis registra a maior pretensão de gasto com 721 e Joinville, no Norte, tem a tendência mais econômica com 310 reais. O levantamento ainda mostra que 37 por cento das pessoas pretendem pagar dívidas com o décimo terceiro. Outros 29 por cento querem economizar e 16 por cento devem usar para garantir os presentes do Natal.


-DIFICULDADE DE SE RELACIONAR COM OS FILHOS É MAIOR CAUSA DE ATENDIMENTOS DO CONSELHO TUTELAR DE SANTA HELENA.

-MINISTÉRIO PÚBLICO COBRA MAIOR EFETIVO NO CONSELHO TUTELAR DO MUNICÍPIO

-POLÍCIA MILITAR AVALIA AUMENTO DE CRIMES EM AMBIENTES PÚBLICOS E ORIENTA SOBRE PERÍODO DE FÉRIAS

-MUNICÍPIO DE TUNÁPOLIS CONTA COM ATENDIMENTO DE CINCO MÉDICOS A PARTIR DESTA SEMANA


Programação do Natal em Iporã do Oeste segue hoje com evento na praça. A informação é da coordenadora de cultura do município LUCIANE FLACH TREIN. Conforme ela, dando seqüência nos eventos alusivos ao natal deste ano, na noite de hoje junto a praça Reinoldo Ruschel, com inicio as 19h00 apresentações culturais da Apae, Caps, grupo italiano Amicci Dela Cantoria e artistas locais. Na oportunidade o CTG Herança Pampiana fará o programa Rancho e Querência transmitido ao vivo pela Rádio Oeste. Haverá também, o tradicional pastelaço do CTG e a mateada. A programação desta noite terá inauguração de um palco com arquibancadas na praça central da cidade. No dia nove, no ginásio poliesportivo, ocorre o tradicional show de patinação.


Escola de Cristo Rei promove hoje a terceira edição do Entardecer Gaúcho. Será nesta quarta-feira com inicio às 19 horas e 30 minutos, na Sociedade de Cristo Rei. Conforme a professora DAIANE FORMAGINI, o Entardecer Gaúcho faz parte do planejamento escolar que visa aproximar famílias e comunidade. Foi feito uma pesquisa da origem das famílias constando que a maioria veio do Rio Grande do Sul. DAIANE informa que os alunos trabalharam no resgate da cultura e hoje estarão presentes coral, clube do cavalo e CTGs da região com apresentações do resgate histórico e cultural. A professora lembra que o evento é aberto ao público e terá disponibilidade de água e erva-mate para o chimarrão. A programação deve ter no máximo duas horas e 30 minutos de duração.


São João do Oeste terá exposição e avaliação de cavalos da raça Campeiro. Os organizadores preparam a exposição de 11 animais durante o a quarta Expo São João. Domingo pela manhã terá concentração Cavalo Campeiro na arena de julgamento de gado com prova de marcha e avaliação morfológica. Conforme o presidente do Clube do Cavalo Otto Veit de São João do Oeste, JACKSON ROYER, a Raça Campeira é catarinense e teve origem em cavalos selvagens que se espalharam pela região serrana em áreas de araucária. Destaca que a raça se expandiu, no entanto existem no máximo dois mil animais registrados na Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Campeiros com sede em Curitibanos.


Extremo Oeste de Santa Catarina registra aumento de cavalos. JACKSON ROYER salienta que os municípios da microrregião possuem grande quantidade de animais sem registro e durante a Expo São João o objetivo é incentivar a identificação e registro. O presidente do clube do cavalo Otto Veit, JACKSON ROYER informa que propriedades em São João do Oeste e municípios vizinhos possuem criação do Cavalo Campeiro. Veterinários realizam curso de jurados e técnicos para serviço a campo buscando identificação dos animais. Para avaliação na Exposição em São João do Oeste foi contratado um técnico de Concórdia.No domingo à tarde também haverá encontro e concurso de cães.


Dificuldade de se relacionar com os filhos é maior causa de atendimentos do conselho Tutelar de santa Helena. O conselho tutelar de Santa Helena é composto por uma equipe de cinco profissionais . Em entrevista, a conselheira ERICA KARLINSKI que atua a quatro anos no município, disse que no último ano o conselho estava com a equipe reduzida o que só normalizou a partir de junho deste ano. Segundo ela, existem registros atendidos no município de estudantes que não querem frequentar a escola, alguns casos do interior que preferem ficar em casa auxiliando nas tarefas da propriedade. Também houveram registros de casos de maus tratos a crianças por parte dos pais.


Para a conselheira SANDRA PORTELA STAUB, por se tratar de um município pequeno, casos como estes, chamam atenção e geram preocupação. Além destas situações, a conselheira ERICA avalia que a maior demanda ainda está concentrada no atendimento aos conflitos entre pais e adolescentes. Conforme ela, os pais devem ser mais rígidos mas também ao mesmo tempo ser companheiros dos filhos transmitindo uma imagem de confiança a eles. Explica que isso está faltando nas famílias e por isso muitos conflitos. O horário normal de expediente no Conselho Tutelar de Santa Helena é das 7h30 as 11h30 pela manhã e das 13h00 as 17h00 pela parte da tarde. Além do trabalho em horário normal de expediente, o conselho trabalha com plantão, atendendo 24h00 se necessário, pelo telefone 991129369.


Ministério Público cobra maior efetivo no conselho tutelar do município. Conforme a presidente do CMDCA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Iporã do Oeste DENIZE FERRARRI, o número de conselheiros atuando no município é de apenas duas pessoas e não existem suplentes para preencher as demais três vagas totalizando cinco, quadro completo desses profissionais por município. A partir desta situação, DENIZE explica que a Promotoria de Mondai pediu para que o problema seja solucionado, completando o quadro de conselheiros em Iporã do Oeste. Somente duas pessoas estão no conselho por que houve algumas desistências das vagas.


Um projeto foi aprovado no legislativo e visa solucionar a falta de conselheiros tutelares no município. Para isso, serão chamadas no dia de hoje, as pessoas que concorreram no último concurso realizado em 2015 conforme ordem de classificação. A partir de hoje, serão convocados e aqueles que aceitarem, terão uma formação para desenvolver o trabalho junto a equipe do conselho. A eleição é realizada de forma unificada em todo o território nacional a cada quatro anos e será realizada no próximo ano no mês de outubro para os novos conselheiros que tomarão posse somente em 2020 no novo mandato de quatro anos. Conforme a presidente do CMDCA DENIZE FERRARRI, ainda está previsto para os próximos dias, um processo seletivo simplificado onde novos interessados poderão se inscrever e concorrer por meio de uma prova a uma vaga de suplente até o próximo mandato.


Polícia Militar avalia aumento de crimes em ambientes públicos e orienta sobre período de férias. O Sargento ILIONEI MANFRÓI comandante da Policia Militar no município de Descanso explica que neste período de final de ano, aumentou a ocorrência de alguns delitos no município, e chama atenção para a utilização de pontos turísticos por pessoas portando ou consumindo drogas nesses locais como o morro do cristo por exemplo. Para evitar que esses espaços sejam utilizados de forma negativa, a polícia desenvolve um trabalho preventivo que conta também com o auxílio do sistema de vídeo monitoramento, possibilitando inclusive, a prisão em flagrante por alguns delitos nesses locais.


Outras situações frequentes nesta época do ano, são os danos ao patrimônio público como enfeites de natal que estão em vários locais da cidade para embelezar e celebrar o espírito natalino. O comandante da polícia Militar de Descanso observa ser muito importante que as pessoas prestem maior atenção no movimento em sua rua ou bairro já que a circulação de pessoas estranhas é maior por se tratar de um período de férias em que as cidades recebem outras pessoas. Ele orienta que se a família planejar fazer alguma viagem e se ausentar por alguns dias da residência, para que tomem alguns cuidados importantes antes de sair de casa.


Município de Tunápolis conta com atendimento de cinco médicos a partir desta semana. Desde ontem terça-feira, o município conta com o atendimento de quatro médicos na unidade de saúde e um médico no plantão do Hospital. De acordo com o prefeito RENATO PAULATA, o município até poucos dias estava enfrentando dificuldades no atendimento de profissionais médicos. Isso se deu segundo PAULATTA, devido a saída dos médicos cubanos do Brasil que atuavam no programa Mais Médicos. Em Tunápolis ainda no mês de abril, houve a saída de um médico cubano e a reposição não havia sido feita até então. Contudo, como o programa mais médicos ainda existe, a médica JACQUELINE HERNÁNDEZ ESTERIS que está no Brasil à cinco anos, conseguiu o revalida ejá está atuando no município.


Sobre o revalida, este é um exame criado em 2011 para unificar o processo de validação de diplomas de medicina obtidos no exterior, que antes era feito por diversas universidades públicas em processos distintos. A prova é um requisito obrigatório para qualquer médico, de nacionalidade brasileira ou estrangeira, poder exercer a profissão de medicina no Brasil. No caso do programa Mais Médicos, nenhum médico com diploma obtido no exterior que atuava no programa, precisou participar do Revalida e validar o diploma. Isso aconteceu porque o Mais Médicos contratava os profissionais por meio de uma bolsa-formação, ou seja, eles não possuíam vínculo empregatício. No caso dos médicos cubanos, além de não precisarem fazer o Revalida, eles eram remunerados de maneira distinta, por meio de um acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).


Após a retirada dos médicos cubanos do programa Mais Médicos, os profissionais que foram aprovados no Revalida estão livres para atuarem na profissão no país, com contratos de trabalho como é o caso da médica JACQUELINE. Além dela, o município realizou um concurso público ainda em julho e somente na última semana foi possível preencher a vaga com o médico LUÍS ENRIQUE DOMINGUEZ PUPO. Sendo assim, o prefeito explica que são quatro médicos atuando 40 horas semanais na unidade de saúde e um no plantão do hospital. RENATO PAULATA agradeceu a compreensão dos munícipes neste período em que o município sentia dificuldade em preencher as vagas e reforçou o comprometimento com a população que tem o direito de um atendimento médico de qualidade.


Para a educação, PAULATA anunciou a aquisição de mais um veículo de 21 lugares. No valor de 204 mil e 800 reais, o veículo vai integrar a frota para o ano letivo de 2019. O prefeito explica que está tramitando ainda para o setor da educação, um projeto para aquisição de um terreno e construção de uma creche cujo objetivo é fazer a obra no próximo ano.


Obras seguem em ritmo acelerado em Tunápolis. O prefeito RENATO PAULATA destacou alguns serviços sendo feitos nesta reta final de ano como o asfalto de linha pitangueira no qual concluída a obra, o município contribui com os acessos às propriedades. Tanto em pitangueira quanto em mais um trecho de asfalto na saída da cidade, faltam apenas a parte da sinalização na qual a empresa responsável deverá fazê–la em breve. Inicia neste período ainda, outra obra que foi liberada após o período eleitoral. Ainda sobre serviços, PAULATA disseque no setor da agricultura a demanda tem sido grande durante o ano e nem todos os serviços poderão ser feitos neste ano devido ao curto espaço de tempo. Paulata observa que o ano não foi fácil,mas é preciso comemorar pelo que foi feito e projetar fazer ainda mais no próximo ano.


COLISÃO DEIXA MOTOTAXISTA GRAVEMENTE FERIDO

ASSALTANTE DE BANCOS MORTO EM CONFRONTO COM A POLÍCIA NO RIO GRANDE DO SUL ERA NATURAL DA REGIÃO


Caminhão sai da pista e tomba na SC-305. Um acidente de trânsito mobilizou as guarnições do Corpo de Bombeiros de Guaraciaba nesta terça-feira, 04. Segundo os bombeiros, foi uma saída de pista seguida de tombamento de um caminhão de Cunha Porã que transportava ração. Ele estava transitando pela SC-305 entre Guaraciaba e Anchieta. O caminhão era conduzido por um homem de 27 anos. Ele foi encontrado sobre a cabine do caminhão sem lesão aparente mas com sinais de convulsão. O condutor foi encaminhado para o Hospital São Lucas de Guaraciaba.


Ministério público denuncia suspeito de matar mulher com facada em Itapiranga. A promotora ANA CAROLINA CERIOTTI denunciou ontem o homem suspeito de ter assassinado ANA PAULA KLAUK, 29 anos, com uma facada no peito. O crime ocorreu na noite do dia 19 de novembro. Segundo a promotora, a denúncia foi por homicídio triplamente circunstanciado: pelo feminicídio, emboscada e motivo fútil. Com a denúncia, cabe ao judiciário citar o réu para apresentar resposta, marcar audiência para ouvir testemunhas e no final profere a decisão sobre sentença ou realização de júri popular. O suspeito do crime está preso na Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.


Colisão deixa mototaxista gravemente ferido. O acidente ocorreu na Rua Waldemar Rangrab em São Miguel do Oeste na manhã de hoje, proximidades da Fiat e envolveu um corsa que era conduzido por uma mulher e uma CG 150 Titan que era conduzida por um homem. Segundo informações, o mototaxista fazia sentido bairro-centro pela Waldemar Rangrab quando teve a frente cortada pelo Corsa. Ele teve lesões graves e precisou ser levado para o Hospital Regional.


Assaltante de bancos morto em confronto com a polícia no Rio Grande do Sul era natural da região. A polícia identificou, até o momento, quatro dos seis criminosos mortos em confronto com a Brigada Militar após ataque a bancos em Ibiraiaras, na tarde de domingo. Durante esta terça-feira foram identificados: MAICON RAFAEL DA SILVA, popular "Guela", que estava em prisão domiciliar e possuía dois antecedentes por roubo a lotéricas, roubos a residências, roubo de carro, além de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Outro envolvido é RICHARD TORRES, de 20 anos estava em liberdade provisória. O terceiro identificado foi ALEX DE MORAIS RÉBIS, 21 anos, que era foragido.


Outro integrante da quadrilha era MOISÉS DA SILVA, conhecido como "Doente", que também estaria em prisão domiciliar. MOISÉS tinha 45 anos, era natural de Guaraciaba e também morou em São Miguel do Oeste. Segundo a Brigada Militar, ele havia fugido seis vezes após ser preso e possuía antecedentes por roubo a comércio e roubo a um cartório. O ataque em Ibiraiaras ocorreu no domingo. Um refém também foi morto durante a fuga dos criminosos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.