ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 05/12/2018

-BOLSONARO PRETENDE FATIAR A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
-CATARINENSE DEVE GASTAR EM MÉDIA 486 REAIS NO NATAL
-ESCOLAS ESTADUAIS ENCERRAM ANO LETIVO NA PRÓXIMA SEMANA
-EXTREMO OESTE CONQUISTA TRÊS PRÊMIOS ESTADUAIS DE TURISMO
-EPAGRI PROMOVE TARDE DE CAMPO SOBRE HORTICULTURA
-BAIXAS TEMPERATURAS FORA DE ÉPOCA CAUSAM DANOS ÀS PLANTAS
-CÂMARAS DE CEDRO E PRINCESA APROVAM CONVÊNIO DAS PREFEITURAS COM BOMBEIROS
-LEVANTAMENTO DE OPORTUNIDADES LISTA INVESTIMENTOS VIÁVEIS NO MUNICÍPIO
-AGRICULTOR SAI DE CASA PARA VENDER MILHO VERDE E DESAPARECE
-ASSALTANTE NATURAL DA REGIÃO MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA GAÚCHA

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas é de sol. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

A ONU anunciou nesta terça-feira que pretende arrecadar 738 milhões de dólares para destinar, no ano que vem, aos países da América do Sul e Caribe que receberam venezuelanos. Essa é a primeira vez que a crise na Venezuela é incluída no plano humanitário anual das Nações Unidas. O orçamento total de 2019 é estimado em 21 bilhões e 900 milhões de dólares, sem incluir os recursos para a Síria. A ONU estima que três milhões de pessoas já a Venezuela desde 2015.

O Tribunal Eleitoral Boliviano deu nesta terça-feira sinal verde ao presidente EVO MORALES para disputar um quarto mandato consecutivo, apesar dos protestos populares e da resistência da oposição. Adversários pedem respeito à Constituição e à soberania do povo boliviano que, em um referendo de 21 de fevereiro de 2016, rejeitou a reeleição de MORALES. Nesta semana, três caravanas avançam rumo a La Paz contra uma nova candidatura do presidente boliviano, enquanto seu principal adversário, o ex-presidente CARLOS MESA, se consolida em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto.

A vice-presidente do Equador, MARÍA ALEJANDRA VICUÑA, renunciou nesta terça-feira ao seu cargo, acossada por uma denúncia de corrupção relacionada com a cobrança ilegal de doações a um ex-assessor, quando ela era legisladora entre 2011 e 2013. Ela afirmou, via Twitter, que o país não merece esta instabilidade e, por isso, apresentou a renúncia. Na segunda-feira, o presidente LENÍN MORENO anunciou que VICUÑA ficaria afastada do cargo até o dia 31, para que pudesse se concentrar em sua defesa nos tribunais equatorianos.

O Ministério Público Eleitoral do Tocantins pediu na noite desta terça-feira que o Tribunal Regional Eleitoral casse os mandatos do governador do Tocantins, MAURO CARLESSE e do vice-governador, WANDERLEI BARBOSA, ambos do PHS. A suspeita da procuradoria é de que o governador tenha comprado apoio político através de emendas parlamentares e convênios durante a Eleição Suplementar no meio do ano. Também há indícios da utilização de bens públicos em campanha eleitoral, pagamentos irregulares de despesas e uso promocional de serviços de caráter social. O governador nega as acusações.

Após dois votos contrários à libertação do ex-presidente LULA, o ministro GILMAR MENDES pediu mais tempo para analisar o processo e adiou a conclusão do julgamento na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal. Antes do pedido de vistas, o relator EDSON FACHIN e CARMEM LUCIA tinham votado contra a concessão de liberdade a LULA e contra a anulação dos processos relacionados ao ex-presidente nos quais SÉRGIO MORO atuou como juiz federal. Não há data para o julgamento prosseguir. Os advogados de LULA alegam que a nomeação de MORO para o governo de BOLSONARO comprova parcialidade do juiz na condenação do ex-presidente.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO afirmou nesta terça-feira, na sede do governo de transição, que pretende apresentar ao Congresso Nacional uma proposta fatiada de reforma da Previdência Social. Segundo ele, o primeiro tema que deve ser apresentado ao parlamento é a proposta de definição de uma idade mínima para aposentadoria. A vontade dele é manter a diferença de idade para aposentadoria entre homens e mulheres, porém, aumentando em dois anos a idade mínima de aposentadoria "para todo mundo".

A realidade das mortes em confrontos policiais este ano em Santa Catarina traz números superiores aos registrados em 2017. São 90 pessoas que morreram de janeiro a novembro de 2018, sendo 88 com a Polícia Militar e duas com a Polícia Civil. Já no ano passado, no mesmo período, foram 66 mortes: 61 com a PM e cinco com a Polícia Civil. O secretário de segurança pública, ALCEU DE OLIVEIRA PINTO JUNIOR disse que as prisões mais qualificadas, a necessidade de ação mais enérgica em situações de risco ao policial e à comunidade, além do próprio mercado criminoso do tráfico de drogas explicam o aumento dos confrontos com mortes envolvendo as polícias.

Em sessão desta terça-feira, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina derrubou o veto ao projeto de lei que estabelece prazos para o repasse de recursos ao Fundo Estadual da Saúde. O projeto, de autoria do deputado FERNANDO CORUJA, foi aprovado pelos deputados no primeiro semestre, mas o Poder Executivo vetou a proposta. Conhecido como Duodécimo da Saúde, o projeto determina que o dinheiro destinado à saúde pública estadual seja repassado mensalmente. O veto do governador PINHO MOREIRA foi derrubado por 24 votos a três.

A Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal deste ano, feita pela Fecomércio-SC em sete cidades do Estado, aponta a maior variação cinco vírgula nove por cento no valor gasto médio com o presente desde 2014. Os consumidores devem gastar, em média, 486 reais em compras no Estado. Florianópolis registra a maior pretensão de gasto com 721 e Joinville, no Norte, tem a tendência mais econômica com 310 reais. O levantamento ainda mostra que 37 por cento das pessoas pretendem pagar dívidas com o décimo terceiro. Outros 29 por cento querem economizar e 16 por cento devem usar para garantir os presentes do Natal.

Escola de Mariflor organiza encerramento do ano letivo para próximas semanas. A diretora EDIMARA PONTIN explica que os educandários estão realizando atividades visando o encerramento do ano previsto para o dia 14 de dezembro. A entrega dos boletins e certificados para formandos ocorre dia 19. O período de matrículas foi encerrado para organização das turmas e ensalamento. A diretora comenta que também já houve distribuição das vagas para os efetivos para avaliar quantos professores temporários serão contratados para as remanescentes. Para semana que vem já está prevista a chamada de ACTs. Lembra que para o bom funcionamento e integração da comunidade escolar são feitas parceiras. EDIMARA revela que as metas propostas foram cumpridas. A expectativa é também continuar as ações ambientais desenvolvidas há vários anos.

Na escola estadual de Princesa a programação se encerramento começa hoje. O diretor da Antenor Nascentes, CEDENIR SCHNEIDER explica que hoje os estudantes do ensino médio participam dos jogos escolares em São Vendelino em SJCedro. Já na quinta-feira que vem os alunos visitam e assistem uma seção de cinema no Cine Peperi. As aulas normais terminam na sexta-feira que vem. Na semana seguinte, dia 17, ocorre o conselho de classe final. No dia 19 haverá a entrega dos boletins para os pais ou alunos. No dia 20 acontece a formatura do terceiro ano do ensino médio. O diretor destaca que o ano foi excelente com várias atividades envolvendo viagens de estudos, feiras, projetos e demais eventos que integraram outras instituições. CEDENIR prevê uma redução drástica na quantidade de matrículas. Hoje em dia são duas turmas do sexto ano e duas do segundo ano do ensino médio. A previsão é que em 2019 haja somente uma turma por ano letivo devido a redução na taxa de natalidade observada em todo país.

Empresa de Anchieta conquista o primeiro lugar em prêmio do destaque do turismo catarinense. A Ar Livre Ecoturismo conquistou nesta semana destaque no prêmio do Beto Carrero com o primeiro lugar na categoria Empreendimento Destaque no Turismo catarinense com 4.482 votos. O idealizador do projeto ANDERSON CAVASIN recebeu o troféu ontem. A região também ficou em terceiro lugar na categoria "Evento de Destaque" com a Oktoberfest de Itapiranga e em quarto lugar na categoria "Personalidade do Turismo" com a consultora SISSE ABDALA. CASAVIN afirma que o objetivo de investir no setor foi de oferecer opções aos visitantes, além de poder melhorar a renda dos agricultores. O município já recebeu turistas da Suécia, Dinamarca, Portugal, Suíça e Argentina, além daqueles da região. Além disso, as mais de 115 cachoeiras catalogadas, voos de balão, morros para saltos, passeios com Kombi conversível, lual, degustação de alimentos e bebidas vêm atraindo a cada semana mais pessoas.

A rota turística caminhos da fronteira foi desenvolvida para valorizar a cultura e a história da região com o objetivo de movimentar economicamente os municípios. O secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA disse que os efeitos econômicos que o turismo pode trazer são muito significativos, já que a atividade impacta em 52 setores da economia. Ele comentou estes reconhecimentos cada vez mais frequentes devem colocar o turismo regional em outro patamar. O desafio é divulgar e vender esse produto ainda novo. FONTANA que essa integração é fundamental para alavancar o turismo no Extremo Oeste. Ele lembrou que o roteiro começou a ser montado em 2015 e havia muita cobrança para conclusão que em 2018 melhorou e muitos os resultados.

Passeios constantes fortalecem também a rota turística de SJCedro. Próximas atividades estão programadas para março e abril de 2019. Durante o roteiro deste final de semana, o segundo promovido pela iniciativa, os 45 visitantes conheceram o Morro do Salto, localizado na linha Imperatriz, onde há uma visão panorâmica do interior do município; em seguida, foram até a Cachaçaria da Família Fagundes, na mesma localidade, onde havia uma café com produtos fabricados pela família.A rota também teve passeio para os Cânions da linha São Vendelino. Em seguida o grupo voltou a cidade onde ocorreu uma almoço com comida e bebida inclusos no pacote. A tarde aconteceu uma trilha ecológica até a Cachoeira do Trentin. O presidente do Conselho de Turismo, DOUGLAS PATEL, destacou que a expectativa é de que os passeios possam ocorrer mensalmente, aumentando a participação de famílias e também de pessoas de outros municípios e regiões.

Cooper Alfa de São José do Cedro realiza pré-assembleia nesta semana. A informação é do gerente da unidade local, JOVANI GREGOLIN. Segundo ele, o convite para os associados da Alfa de São José do Cedro está sendo enviado nesta semana. Ele lembra que a Pré-Assembleia da Cooper Alfa da regional de Cedro que engloba outros municípios acontece amanhã no Clube Cedrense, a partir das 14 horas. Serão repassados números relativos às vendas, compras, produção e recebimentos. Também serão anunciados os investimentos previstos para o município no ano que vem pela empresa. GREGOLIN destaca que são esperadas sugestões por parte do quadro de sócios que são os acionistas e donos da Alfa. Ele entende que é importante esta transparência nas ações e para traçar as metas e gerar confiança entre sócios, colaboradores e a direção.

Epagri de Guarujá do Sul promove tarde de campo sobre horticultura. Segundo a extensionista social da Epagri, DIANDRA ANDREOLLA, será nesta amanhã na propriedade de VANDERLEI KROMBAUER, na linha Possatto. Ela explica que a programação é aberta para quem quiser participar. Durante a tarde de campo serão repassados conhecimentos sobre o plantio, cultivo, consume e venda dos alimentos como legumes e hortaliças. A extensionista salienta que a propriedades, escolhida para sediar os trabalhos, já se dedica há um bom tempo para a produção orgânica, que é o foco da capacitação.

Apresentação de resultados e decisões sobre programas da agricultura de SJCedro serão feitos amanhã. O secretário da agricultura, PEDRINHO CASARIN lembra que nesta quinta-feira, a partir das 9 horas, na câmara, acontece a reunião do conselho agrícola que neste ano é presidido por NILVO GISCH.Ele lembra que são reunidos os representantes das localidades que integram o conselho, mas, a reunião é aberta para todos agricultores interessados em auxiliar na tomada de decisões sobre o andamento dos serviços públicos oferecidos neste setor. A prefeitura vai prestar conta sobre o programa da silagem, açudagem, melhoramento genético, além do cascalhamento que contemplou mais de cem propriedades. Também sobre iniciativas da recolha de animais pela empresa terceirizada e certificação de propriedades de livres de doenças que acometem o rebanho e geram risco aos humanos. O secretário salienta que a Epagri, Cidasc, cooperativas e sindicato também terão espaço para expor ações e perspectivas.

Baixas temperaturas fora de época causam danos às plantas. Conforme o extensionista da Epagri de Princesa, LEANDRO HÜBNER, as temperaturas registradas neste começo de dezembro não são comuns. Algumas das regiões do Estado chegaram a registrar geada no amanhecer de segunda-feira e de ontem, mas, no Extremo Oeste as manhãs tiveram cerca de seis a dez graus na mínima. Ele explicou que as frentes frias que trazem o frio geram problemas nas culturas de verão que se desenvolvem melhor com o clima estável e calor. O extensionista explica essa média de dez graus cessa o desenvolvimento das plantas e afeta, mesmo que maneira pequena, a produtividade e qualidade dos frutos ou grãos. LEANDRO lembra que não há nada que possa ser feito, porque apesar do zoneamento que prevê épocas para cada fase do plantio, há variações de ano para ano em relação ao frio, calor e chuvas fora de época, ou da média.

Culturas com solo adubado conseguem reagir após o período de frio registrado nesta semana. A previsão é do agrônomo da Epagri de Princesa, LEANDRO HÜBNER. Ele acredita que aquelas plantas com boa qualidade de sementes ou mudas e que estejam com solo fértil e conservado conseguirão evitar prejuízos. O profissional comenta que existe um processo natural de reação nestes casos. Além do frio, o próprio vento pode interferir nesse processo. Muitas plantas deverão reduzir seu metabolismo e isso poderá trazer uma ligeira redução no potencial produtivo. Mas, as condições meteorológicas do restante do mês continuarão sendo para uma excelente safra, pois existe previsão de aumento da temperatura nesta tarde. HÜBNER orienta ainda cuidados com algumas espécies frutíferas como o pêssego, uva e figo em relação às doenças. A sugestão é usar fungicidas naturais como a calda bordalesa.

Décimo terceiro salário dos servidores públicos de Princesa já está depositado. A informação é do prefeito, EDILSON VOLKWEIS. Ele explica que a gratificação é um direito do trabalhador e pode ser paga em duas parcelas até o final do ano, porém, a Administração optou pagar em cota única. Ele explica que isso foi possível por conta do corte de gastos desnecessários, fruto de um planejamento estratégico, que tem como principal objetivo uma gestão equilibrada dos recursos públicos e a valorização dos servidores. Ele revela que os valores do décimo terceiro salário já foram depositados nas agências credenciadas e estão à disposição de aproximadamente 185 funcionários públicos de Princesa.

Prefeitura de Guarujá do Sul trabalha em turno único desde segunda-feira. O secretário de Administração JULIO DELLA FLORA informa que o decreto assinado pelo prefeito prevê expediente das 7 às 13 horas a partir desta semana até o fim do mês. Apenas a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde não terão seus horários de atendimento alterados no período. DELLA FLORA explica que, por ter dado conta de atender a demanda de serviços no interior, os servidores das Secretarias de Agricultura e de Transportes e Obras, farão turno único, assim como os servidores do centro administrativo. O secretário sugere que as pessoas, principalmente do interior, que precisam de serviços públicos se organizem para o horário matutino.

Câmara de SJCedro aprova convênio entre prefeitura e bombeiros. Oprojeto prevê convênio, por meio do qual os bombeiros militares poderão prestar serviços de prevenção, combate a sinistros, busca e salvamento de pessoas e bens em São José do Cedro. A matéria cita que o município poderá ceder até quatro servidores públicos efetivos. O texto detalha que a administração continuará pagando os encargos administrativos, sociais, financeiros e trabalhistas e o prazo de cessão é de cinco anos, renováveis por igual período. Há ainda, a previsão de que o município repasse dois mil e quinhentos reais por mês para investimento em equipamentos, materiais e despesas de custeio do quartel local. Durante a sessão os vereadores também aprovaram o projeto sobre a incorporação de um caminhão, repassado pela Associação Intermunicipal dos Bombeiros, ao patrimônio público cedrense. O caminhão, considerado inservível à associação, será utilizado para o reabastecimento de água no interior. Na próxima segunda-feira será realizada a última Sessão Ordinária do ano.

Legislativo de Princesa também autorizou o executivo a firmar convênio com o Corpo de Bombeiros. O projeto de lei foi aprovado em segunda votação esta semana. A matéria prevê que, a partir do convênio com o município, os bombeiros façam a fiscalização em relação à autorização para construção, alvarás de funcionamento, além do resgate e salvamento de pessoas. Segundo o líder do Governo LUCAS THEISEN, com a aprovação do texto, o município de Princesa fica autorizado a ceder um servidor público efetivo para a composição das guarnições. Esse profissional deve atuar como auxiliar de Defesa Civil em regime de plantão, fazendo escala de 24 horas de trabalho e 48 horas de descanso. O município assume os encargos financeiros e trabalhistas. O projeto de lei, que firma convênio entre Princesa e o Corpo de Bombeiros ainda prevê o repasse de mil e quinhentos reais por mês para reequipamento, aquisição de materiais de serviço e despesas de custeio.

Potenciais de SJCedro são apresentados no Levantamento de Oportunidades. Os detalhes sobre os potenciais de desenvolvimento econômico do município foram apresentados na última semana, durante evento que marcou a entrega do documento. Segundo o coordenador do Sebrae no Extremo Oeste, UDO TRENNEPOHL, o estudo aponta as atividades econômicas que servem como alternativas para a geração de empreendimentos, visando impactar a dinâmica econômica e social. A iniciativa faz parte das ações do Programa Cidade Empreendedora.Ele explicou que o estudo apresenta a análise de aspectos socioeconômicos levando em conta os recursos humanos, infraestrutura, localização geográfica de Cedro, entre outros aspectos. São três eixos principais: setor de móveis, turismo e o agronegócio. O coordenador acredita que o plano servirá de ferramenta estratégica para direcionar as ações.

SJCedro deverá promover uma feira para apresentar oportunidades de geração de renda. O coordenador Extremo Oeste do Sebrae, UDO TRENNEPOHL esclarece que são opções e alternativas que ainda não existem na região e pode gerar maior renda como o caso da tecnologia da informação como geração de aplicativos e programas que impulsionem fábricas e agroindústrias. Ele destaca que esta feira será promovida no ano que vem numa parceria com a AciscCDL porque também vai haver orientação para negócios já consolidados. A intenção é lidar com a competividade e concorrência.UDO citou ainda as dez principais atividades que tem a Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura em primeiro lugar, seguidas do comercio varejista. Na terceira posição está a fabricação de produtos alimentícios, o transporte em quatro, a eletricidade/gás em quinta. Também há grande representatividade na fabricação de móveis, atacados, telecomunicações, oficinas mecânicas e confecção de artigos do vestuário e acessórios.

Motociclista sofre ferimentos em colisão contra Van em SMOeste. A Policia Militar e o Corpo de Bombeiros atenderam por volta das 18 horas de ontem a uma colisão na Rua Padre Aurélio Canzi, proximidades do Batalhão da PM, envolvendo uma van que transportava crianças de escolas e uma motocicleta Twister. Segundo a PM, os dois veículos chegaram ao mesmo tempo na rotária, momento em que houve a colisão. Com a queda o motociclista sofreu diversas escoriações pelo corpo. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional para atendimento médico.

Caminhão sai da pista e tomba na SC-305. Um acidente de trânsito mobilizou as guarnições do Corpo de Bombeiros de Guaraciaba no final da tarde de ontem. Segundo os bombeiros, foi uma saída de pista seguida de tombamento de um caminhão de Cunha Porã que transportava ração. Ele estava transitando pela serra, na altura de Guatapará Baixo, nas proximidades da ponte sobre o Rio das Antas. O caminhão era conduzido por um homem de 27 anos. Ele foi encontrado deitado em ciba da cabine do caminhão sem lesão aparente, mas com sinais de convulsão. O motorista foi encaminhado para o Hospital São Lucas de Guaraciaba para exames e avaliação médica.

Família busca por agricultor desaparecido na região. A família de JOSÉ LÍRIO DE MORAIS, 65 anos, morador na linha Siqueira Bello, interior de Barracão, está em busca de informações sobre seu paradeiro. Na segunda-feira ele saiu de casa às sete e meia da manhã dizendo que iria a uma cooperativa de crédito em Barracão, depositar certa quantia em dinheiro e em seguida iria a Santo Antônio do Sudoeste, Santa Izabel, Ampére, Marmeleiro e Francisco Beltrão vender milho verde. “KI MILHO” como é conhecido, estava com uma Saveiro preta, emplacada em Barracão. Os familiares foram até a cooperativa, mas, conforme funcionários e câmeras, o produtor não esteve no local, não depositou o valor e nem utilizou o cartão de crédito. Foram feitos também contatos nos locais onde ele costuma vender o milho, mas, ele também não esteve nos pontos de costume. O boletim de ocorrência foi confeccionado na Polícia Civil, que trabalha em busca do desaparecido. Qualquer informação pode ser encaminhada a Polícia pelo 3644-1201.

Assaltante de bancos morto em confronto com a polícia no Rio Grande do Sul era natural da região. A polícia identificou, até o momento, quatro dos seis criminosos mortos em confronto com a Brigada Militar após ataque a bancos em Ibiraiaras. Durante esta terça-feira foram identificados: MAICON RAFAEL DA SILVA, popular "Guela", que estava em prisão domiciliar e possuía dois antecedentes por roubo a lotéricas, roubos a residências e de carro, além de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Outro envolvido é RICHARD TORRES, de 20 anos estava em liberdade provisória. O terceiro identificado foi ALEX DE MORAIS RÉBIS, 21 anos, que era foragido. Outro integrante da quadrilha era MOISÉS DA SILVA, conhecido como "Doente", que também estaria em prisão domiciliar. MOISÉS tinha 45 anos, era natural de Guaraciaba e também morou em São Miguel do Oeste. Segundo a Brigada Militar, ele havia fugido seis vezes após ser preso e possuía antecedentes por roubo a comércio e roubo a um cartório. O ataque em Ibiraiaras ocorreu na tarde de segunda-feira. Um refém foi morto durante a fuga dos criminosos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.