ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 05/12/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

A ONU anunciou nesta terça-feira que pretende arrecadar 738 milhões de dólares para destinar, no ano que vem, aos países da América do Sul e Caribe que receberam venezuelanos. Essa é a primeira vez que a crise na Venezuela é incluída no plano humanitário anual das Nações Unidas. O orçamento total de 2019 é estimado em 21 bilhões e 900 milhões de dólares, sem incluir os recursos para a Síria. A ONU estima que três milhões de pessoas já a Venezuela desde 2015.

O Tribunal Eleitoral Boliviano deu nesta terça-feira sinal verde ao presidente EVO MORALES para disputar um quarto mandato consecutivo, apesar dos protestos populares e da resistência da oposição. Adversários pedem respeito à Constituição e à soberania do povo boliviano que, em um referendo de 21 de fevereiro de 2016, rejeitou a reeleição de MORALES. Nesta semana, três caravanas avançam rumo a La Paz contra uma nova candidatura do presidente boliviano, enquanto seu principal adversário, o ex-presidente CARLOS MESA, se consolida em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto.

A vice-presidente do Equador, MARÍA ALEJANDRA VICUÑA, renunciou nesta terça-feira ao seu cargo, acossada por uma denúncia de corrupção relacionada com a cobrança ilegal de doações a um ex-assessor, quando ela era legisladora entre 2011 e 2013. Ela afirmou, via Twitter, que o país não merece esta instabilidade e, por isso, apresentou a renúncia. Na segunda-feira, o presidente LENÍN MORENO anunciou que VICUÑA ficaria afastada do cargo até o dia 31, para que pudesse se concentrar em sua defesa nos tribunais equatorianos.

O Ministério Público Eleitoral do Tocantins pediu na noite desta terça-feira que o Tribunal Regional Eleitoral casse os mandatos do governador do Tocantins, MAURO CARLESSE e do vice-governador, WANDERLEI BARBOSA, ambos do PHS. A suspeita da procuradoria é de que o governador tenha comprado apoio político através de emendas parlamentares e convênios durante a Eleição Suplementar no meio do ano. Também há indícios da utilização de bens públicos em campanha eleitoral, pagamentos irregulares de despesas e uso promocional de serviços de caráter social. O governador nega as acusações.

Após dois votos contrários à libertação do ex-presidente LULA, o ministro GILMAR MENDES pediu mais tempo para analisar o processo e adiou a conclusão do julgamento na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal. Antes do pedido de vistas, o relator EDSON FACHIN e CARMEM LUCIA tinham votado contra a concessão de liberdade a LULA e contra a anulação dos processos relacionados ao ex-presidente nos quais SÉRGIO MORO atuou como juiz federal. Não há data para o julgamento prosseguir. Os advogados de LULA alegam que a nomeação de MORO para o governo de BOLSONARO comprova parcialidade do juiz na condenação do ex-presidente.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO afirmou nesta terça-feira, na sede do governo de transição, que pretende apresentar ao Congresso Nacional uma proposta fatiada de reforma da Previdência Social. Segundo ele, o primeiro tema que deve ser apresentado ao parlamento é a proposta de definição de uma idade mínima para aposentadoria. A vontade dele é manter a diferença de idade para aposentadoria entre homens e mulheres, porém, aumentando em dois anos a idade mínima de aposentadoria "para todo mundo".

A realidade das mortes em confrontos policiais este ano em Santa Catarina traz números superiores aos registrados em 2017. São 90 pessoas que morreram de janeiro a novembro de 2018, sendo 88 com a Polícia Militar e duas com a Polícia Civil. Já no ano passado, no mesmo período, foram 66 mortes: 61 com a PM e cinco com a Polícia Civil. O secretário de segurança pública, ALCEU DE OLIVEIRA PINTO JUNIOR disse que as prisões mais qualificadas, a necessidade de ação mais enérgica em situações de risco ao policial e à comunidade, além do próprio mercado criminoso do tráfico de drogas explicam o aumento dos confrontos com mortes envolvendo as polícias.

Em sessão desta terça-feira, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina derrubou o veto ao projeto de lei que estabelece prazos para o repasse de recursos ao Fundo Estadual da Saúde. O projeto, de autoria do deputado FERNANDO CORUJA, foi aprovado pelos deputados no primeiro semestre, mas o Poder Executivo vetou a proposta. Conhecido como Duodécimo da Saúde, o projeto determina que o dinheiro destinado à saúde pública estadual seja repassado mensalmente. O veto do governador PINHO MOREIRA foi derrubado por 24 votos a três.

A Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal deste ano, feita pela Fecomércio-SC em sete cidades do Estado, aponta a maior variação cinco vírgula nove por cento no valor gasto médio com o presente desde 2014. Os consumidores devem gastar, em média, 486 reais em compras no Estado. Florianópolis registra a maior pretensão de gasto com 721 e Joinville, no Norte, tem a tendência mais econômica com 310 reais. O levantamento ainda mostra que 37 por cento das pessoas pretendem pagar dívidas com o décimo terceiro. Outros 29 por cento querem economizar e 16 por cento devem usar para garantir os presentes do Natal.

Tudo preparado para tradicional Romaria de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Afirmação é do pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Campo Erê, CILDO ROCHENBACK. Segundo ele, a procissão sai às oito horas da manhã de frente da Igreja Matriz. O tema escolhido para esse ano é: Maria Mãe Missionária. É um tema importante, pois caminhada junto com as adversidades de cada um, e vem de encontro também com o trabalho feito nas Santas Missões.

Secretaria de Assistência Social promove encontro para encerramento das atividades do ano. O evento acontece daqui a pouco no Centro de Evento de Campo Erê. Ação é da Secretaria Social, Cras e Creas. Será uma confraternização das atividades desenvolvidas através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família, o Paif. A partir das 14 horas abertura, depois show com comediante PAULINHO MIXARIA.

Reunião discute convênio com extracredi. NELSON TRESSOLDI Agente de desenvolvimento de Campo Erê ressalta que o encontro ocorreu ontem nas dependências da Prefeitura Municipal. Afirma que a parceria entre a sala do empreendedor e a agência de crédito de São Miguel do Oeste acontecem desde 2015 através de um convênio de cooperação. De acordo com TRESSOLDI, os atendimentos da extracredi ocorrem uma vez por semana no município. O objetivo foi de melhorar e ampliar a parceria.

Encaminhamentos preveem qualificação dos agentes locais. de acordo com NELSON TRESSOLDI um dos encaminhamentos é de que os servidores que trabalham na sala do empreendedor possam se qualificar para prestar um melhor atendimento aos micro empreendedores sobre os programas juro zero e micro crédito. TRESSOLDI afirma que em relação ao juro zero, é um programa que está sendo planejado para ser implantado no próximo ano também no município.

MMC encerra atividades de 2018. A informação é de FATIMA CIVIDINI - Coordenadora regional do Movimento das Mulheres Camponesas. Ela menciona que foi um ano de muitas lutas e conquistas e classifica como muito positivo. Lembra da festa de comemoração aos 35 anos do movimento que ocorreu em Chapecó, reunindo diversas caravanas da região. Ação envolveu mais de quatrocentas mulheres. FÁTIMA afirma que foi um momento especial e histórico, pois mostrou as lutas e conquistas das mulheres.

Agroecologia e autonomia das mulheres são assuntos de destaque no MMC. FÁTIMA CIVIDINI, salienta que durante a celebração dos 35 anos do Movimento das Mulheres Camponesas, foram feitos seminários com palestrantes que trabalharam temas importastes. Cita que uma das ações do MMC, que deve continuar no próximo ano é o resgate das plantas crioulas, alimentação saudável, chás e trazer de volta pessoas que já participaram em algum momento do MMC.

Epagri promove mais uma Tarde de Campo em Santa Terezinha do Progresso. GILBERTO LAMAISON – extensionista rural no município relata que o evento está marcado para amanhã, a partir das 13 horas e 30 minutos, na propriedade de MARCELO COPSEL. O tema será: instalação de bebedouros nos piquetes e higiene na ordenha. O extensionista explica que os temas a serem debatidos nas Tardes de Campo é planejado no decorrer do ano, após conversas com agricultores e profissionais.

Epagri tem atendimento normal neste mês, só para nas vésperas e datas de natal e ano novo. LAMAISON, informa que o atendimento segue normalmente, só não haverá atendimento no dia 24 e 25, bem como nos dias 31 e primeiro de janeiro.

Parceria entre Polícias Civil, Militar e governo municipal implanta câmeras de videomonitoramento em Saltinho. DEONIR FERRONATTO – prefeito do município relata que o projeto conta com recursos dos convênios de arrecadação de multas pela prefeitura. Conta que é antiga a necessidade de instalação desse equipamento na cidade. Como Saltinho é um corredor de acesso a outros municípios, se tornou uma rodovia de passagens de mercadorias contrabandeadas e droga.

Instalação de câmeras na rodovia SC 160 que passa pelo centro de Saltinho vai diminuir passagem de contrabando. O comentário é do prefeito DEONIR FERRONATTO. Ele conta que os três órgãos envolvidos nesse projeto, administração, Polícia Civil e Militar economizaram por vários anos para chegar até a instalação. É uma ferramenta que vai ajudar muito no trabalho das polícias. O chefe do executivo acrescenta que a Associação Comercial de Saltinho também esteve preocupada com essa questão, e foi uma das apoiadoras do projeto.

Câmeras de videomonitoramento estão sendo instaladas em pontos estratégicos do município. FERRONATTO, diz que ao serão nove câmeras distribuídas pela cidade, em pontos de grande circulação, bem como nas saídas para comunidades. Cinco delas são mais sofisticadas que vão abranger o centro e passagem do município, as outras quatro são diferentes, com ângulos menores mas terão a mesma função.

175 mil reais é o valor investido nas câmeras de videomonitoramento de Saltinho. Esse investimento será divido entre as três instituições. Desde a semana passada a equipe vencedora da licitação trabalha na instalação, e segundo eles, até 20, agora de dezembro devem estar funcionando. O monitoramento será feito pela Polícia Militar. FERRONATTO, acrescenta que é um bom investimento e que vai beneficiar toda a população. É uma segurança a mais também para a educação, onde é possível ver se os alunos estão de fato indo para a escola. Além de ser uma maneira de coibir uso de drogas pelos adolescentes e jovens que muitas vezes faltam as aulas e ficam na rua para esse fim.

Câmeras de Videomonitoramento são fundamentais no combate a criminalidade. Afirmação é de ROBERTO FRONZA – delegado da comarca de Campo Erê. Ele diz que, alguns casos de furto, roubo e ouras situações é possível acompanhar e solucionar apenas pelas câmeras. Além do equipamento de vídeo do Sistema Bem-Te-Vi, que são as câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, tem ainda as de segurança dos estabelecimentos comerciais e residências. O delegado recomenda que sempre que possível a população tenha essa segurança a seu favor. Em casos de crimes, a solução é bem mais fácil.

Policiais militares participam de formação para aprimoramento das atividades. Segundo o capitão VILMAR ROSA, os PMs de São Lourenço do Oeste passaram por uma instrução de revitalização. É uma formação que teve início na ontem na sede da quinta Companhia de Polícia Militar. Segundo ele, atividade busca repassar aos policiais novas técnicas de atuação, buscando o constante aprimoramento do efetivo para desenvolvimento da atividade policial.

Formação reúne 85 policiais. Além das aulas curriculares, a PM informa que dentro do plano de ensino, realizado durante 2018, os policiais passarão por atividades práticas de técnicas de tiro nessa semana, até sexta-feira. Para o capitão essas formações são fundamentais para deixar o policial cada mais capacitado para atender a população.

Homem é agredido e tem dinheiro furtado. A vítima de 55 anos sofreu o ataque na rodoviária de São Lourenço do Oeste. A Polícia prendeu o suspeito de 41 anos. Conforme a PM, o caso aconteceu por volta das 21 horas e 40 minutos de segunda-feira, mas repassada ontem no final da tarde. A situação foi verificada através do sistema de monitoramento, que flagrou o momento do furto. O homem usava jaqueta preta e calção claro e entrou em luta corporal com a vítima. Em seguida, o acusado do furto foi visto entrando em um mercado. A PM chegou abordou e encontrou no bolso do calção 310 reais em dinheiro, além de vários documentos da vítima.

Caminhão sai da pista e tomba na SC-305. Um acidente de trânsito mobilizou as guarnições do Corpo de Bombeiros de Guaraciaba ontem. Segundo os bombeiros, foi uma saída de pista seguida de tombamento de um caminhão de Cunha Porã que transportava ração. Ele estava transitando pela SC-305 entre Guaraciaba e Anchieta. O caminhão era conduzido por um homem de 27 anos. Ele foi encontrado sobre a cabine do caminhão sem lesão aparente mas com sinais de convulsão. O condutor foi encaminhado para o Hospital São Lucas de Guaraciaba.

Rapaz fica ferido após carro capotar na PR-280. Um veículo Focus capotou por volta das 07 horas e 25 minutos de hoje, na rodovia PR-280, próximo a ponte do Rio Santana, em Renascença. O condutor informou que vinha de União da Vitória para Medianeira, quando uma roda do veículo quebrou, ele perdeu o controle, saiu da pista e capotou. Equipes do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão prestaram atendimento ao condutor que teve ferimentos e foi encaminhado ao hospital para atendimento médico. A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local para registrar a ocorrência.

Mulher é presa em operacao do GAECO em Campo Erê. O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público de Santa Catarina cumpriu 52 mandados de prisão preventiva e 52 de busca e apreensão, ontem, na Operação "Encarcerados", deflagrada em oito municípios catarinenses dentro e fora dos presídios. As ordens judiciais foram executadas em: Chapecó,Capinzal, Joinville, Florianópolis, São Pedro de Alcântara,Itajaí, Campo Erê e São Cristóvão do Sul.

Conforme o MPSC, os mandados são cumpridos contra integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Segundo informações obtidas pelo Portal Peperi, foi detida uma mulher de Campo Erê. Ela estava em casa, no centro do município. Uma outra mulher também foi presa em São Lourenço do Oeste. Na residência da detida em Campo Erê foi encontrado um torrão de maconha. Ela foi conduzida pela equipe do GAECO para o presídio de Chapecó.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.