ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quarta-feira - 05 11 2025

-CÂMARA APROVA PROJETO QUE AMPLIA LICENÇA PATERNIDADE DE CINCO PARA 20 DIAS

-SANTA CATARINA VAI DEFENDER TRÊS PROPOSTAS NA COP30 EM BELÉM

-GOVERNO VAI INVESTIR OITO MILHÕES DE REAIS EM TRÊS PROJETOS DE TURISMO

-PLANO PLURIANUAL É APROVADO POR UNANIMIDADE PELOS VEREADORES DE SMOESTE

-PARA ENTIDADES, CRISE DO LEITE É UMA DAS PIORES JÁ REGISTRADAS EM SC

-GOLPE FAZ VÍTIMA PERDER MAIS DE 22 MIL REAIS EM MUNICÍPIO DA REGIÃO

-CAMINHONEIRO DE SMOESTE MORRE EM GRAVE ACIDENTE NO PARANÁ

A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 17 graus. A máxima pode chegar a 27 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 39 centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0036 centavos.

O governo de DONALD TRUMP está planejando operações militares terrestres no México contra cartéis de drogas. Porém, a presidente mexicana, CLAUDIA SHEINBAUM, negou a possibilidade de uma eventual ação unilateral em seu território e disse ser contra interferência dos Estados Unidos em seus assuntos internos. Segundo fontes do governo americano, a missão contra os cartéis mexicanos incluiria o envio de tropas e de oficiais de inteligência ao país vizinho. O plano incluiria ataques com drones a "laboratórios de drogas, membros e líderes de cartéis.

Um avião de carga caiu nesta terça-feira no aeroporto Muhammad Ali, na cidade de Louisville, no Kentucky, nos Estados Unidos. Quatro pessoas morreram, três delas sendo os tripulantes, e outras 11 ficaram feridas, segundo o governador do estado. Imagens que circulam nas redes sociais mostram chamas na asa esquerda do avião e uma trilha de fumaça durante a decolagem. A aeronave chegou a se erguer levemente do solo antes de cair e explodir. O incidente provocou um incêndio de grandes proporções — alimentado pelo combustível a bordo — ao longo de uma faixa que se estende por centenas de metros. Todas as decolagens no aeroporto foram canceladas para a noite desta terça-feira.

ZOHRAN MAMDANI foi eleito prefeito de Nova York nesta terça-feira. O resultado representa uma derrota política para o presidente DONALD TRUMP, que tentou interferir na disputa ao pregar voto contra o democrata e ameaçar cortar verbas federais caso ele fosse eleito. MAMDANI recebeu 50 virgula quatro por cento dos votos. Em segundo ficou o ex-governador ANDREW CUOMO, com 41 virgula seis. Aos 34 anos, MAMDANI fará história ao se tornar o primeiro muçulmano a comandar a maior cidade dos Estados Unidos. De perfil socialista e progressista, MAMDANI ganhou destaque nacional pelos discursos em defesa da Palestina e pelas críticas às ações de Israel na Faixa de Gaza durante a guerra contra o Hamas.

Um projeto que amplia de forma gradual a licença paternidade para 20 dias em até três anos foi aprovado nesta terça-feira pela Câmara dos Deputados. Atualmente, a licença-paternidade é de cinco dias. No primeiro ano, caso a lei seja aprovada, a licença passaria a ser de 10 dias. O texto ainda passará por nova análise do Senado. Inicialmente, a ideia, de relatoria de PEDRO CAMPOS do PSB-PE, era de que a licença-paternidade progredisse para até 30 dias. Entretanto, foi necessário que houvesse uma alteração, já que os deputados não entraram em consenso. Dessa forma, ficou decidido que o projeto contemplaria as seguintes mudanças: do primeiro ao segundo ano em que a lei estará em vigor, a licença-paternidade seria de até 10 dias; do segundo ao terceiro ano, 15 dias, e a partir do quarto ano, 20 dias.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil se reúne nesta quarta-feira e deve manter a taxa básica de juros da economia inalterada em 15 por cento ao ano — o maior patamar em quase 20 anos. Se confirmada, esta será a terceira manutenção seguida da taxa Selic. Essa é a expectativa dos economistas do mercado financeiro, que preveem início do ciclo de corte dos juros somente para janeiro de 2026. O anúncio da decisão do BC acontecerá após as seis da tarde. A taxa básica de juros da economia é o principal instrumento do BC para tentar conter as pressões inflacionárias. O Banco Central tem dito claramente que uma desaceleração, ou seja, um ritmo menor de crescimento da economia, faz parte da estratégia de conter a inflação no país.

O prazo para o pedido de ressarcimento ao INSS dos descontos indevidos termina no dia 14 de novembro. Até agora foram devolvidos quase dois vírgula quatro bilhões a três vírgula cinco milhões de aposentados e pensionistas vítimas de descontos associativos indevidos, entre março de 2020 e março de 2025. O programa de devolução, que começou em 24 de julho, ainda tem mais de um milhão de beneficiários com direito ao ressarcimento que não aderiram ao acordo. Para receber, é preciso fazer a adesão, por meio do aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios, de forma gratuita.

O modelo produtivo catarinense será defendido na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Belém. Na avaliação do deputado estadual MAURO DE NADAL do MDB, coordenador da Frente Parlamentar da COP30 da Alesc, Santa Catarina é reconhecida pela “capacidade de gerar desenvolvimento mantendo altos índices de preservação ambiental”. Santa Catarina vai defender três propostas na COP30: a compensação financeira para produtores que preservam áreas verdes; incentivos fiscais para quem investe em energia limpa e renovável e compensação ambiental para municípios com áreas preservadas, com recursos destinados ao saneamento básico e proteção hídrica. As sugestões foram construídas em parceria com o setor produtivo catarinense, por meio de encontros realizados em diferentes regiões do estado.

O IBGE divulgou ontem a lista com os nomes mais comuns em Santa Catarina. Os dados integram a nova versão da plataforma "Nomes do Brasil", atualizada a partir dos dados do Censo 2022. Os dados fazem parte do banco de nomes do IBGE e abrange os nomes e sobrenomes de todos os moradores dos 90 vírgula sete milhões de domicílios registrados. Dos nomes femininos mais populares no estado em primeiro aparece MARIA com 249 mil, 573 pessoas, seguido por ANA e JÚLIA. Já os nomes mais comuns no estado são JOÃO, JOSÉ e LUIZ. Já em relação aos sobrenomes em Santa Catarina aparecem em primeiro SILVA, SANTOS e OLIVEIRA.

Pacientes insatisfeitos com a prestação de serviços de saúde registraram 72 mil 247 novas ações judiciais por danos materiais e morais entre os meses de janeiro e setembro deste ano em todo o país. Em Santa Catarina, foram dois mil 469 novos processos no período, envolvendo saúde privada e pública. Os dados integram um levantamento do Conselho Nacional de Justiça. Entre os motivos mais frequentes para as ações estão erros médicos, eventos adversos e falhas sistêmicas. Essas situações seriam motivadas pela sobrecarga dos profissionais da saúde e também pela falta de padronização de processos em hospitais e clínicas, de acordo com o documento. Santa Catarina é o décimo estado do país com maior número de ações judiciais desse tipo.

A Prefeitura de Descanso lançou neste ano o Concurso Natal Iluminado 2025. A ação visa premiar as melhores decorações de Natal em duas categorias, sendo residencial e comercialindustrial. Segundo o prefeito JULIANO KASPER, os vencedores receberão prêmios em dinheiro, que variam entre mil e dois mil reais, além de troféus e menções honrosas. Ele destacou que os interessados podem se inscrever até o dia 28 deste mês de forma gratuita de forma online no site da prefeitura ou presencialmente no Setor de Desenvolvimento Econômico. Conforme KASPER, as decorações precisam estar prontas até o dia cinco de dezembro e a premiação será no dia 21 de dezembro durante evento na praça municipal de Descanso.

MARIA é o nome mais popular de São Miguel do Oeste segundo dados divulgados pelo IBGE. De acordo com as informações, ao menos 965 moradoras atendem por esse nome no município. O número corresponde a dois vírgula 18 por cento da população total. Em seguida aparece o nome ANA com 552 pessoas registradas, seguido pelo nome JOÃO com 529 registros. Na quarta posição aparece o nome LUIZ com 364 pessoas registradas e JOSÉ com 318 registros. Já em relação ao sobrenome mais comum no município, SILVA aparece em primeiro com dois mil e 47 registros, seguido por SANTOS com mil, 413 pessoas registradas. Em terceiro lugar o sobrenome mais popular em São Miguel do Oeste é OLIVEIRA com 909 registros, seguido por RODRIGUES com 578 pessoas e SOUZA com 495 registros.

O Hospital Regional do Extremo-oeste realizou, nesta semana, mais uma captação de órgãos. O doador foi um paciente de 66 anos, vitimado por um acidente vascular cerebral. Essa foi a quarta captação externa de órgãos do ano. A captação dos rins foi realizada por uma equipe que se deslocou de Florianópolis para cirurgia em São Miguel do Oeste. Já as córneas foram captadas pela equipe do Hospital Regional e também encaminhadas para transplante na capital. Todo trabalho foi coordenado pela Comissão Hospitalar de Transplantes com apoio das equipes da UTI, Centro Cirúrgico, Laboratório e Imagem, entre outros. No dia da captação, os profissionais fizeram o Corredor da Esperança de Doação de Órgãos para homenagear o doador e a família dele.

A administração de São Miguel do Oeste iniciou, nesta semana, mais uma obra de pavimentação asfáltica no interior do município. O trabalho está ocorrendo na Linha Waldemar. O projeto contempla dois virgula quatro quilômetros de extensão. A execução está a cargo da empresa E.J.F. Empreendimentos Ltda. que venceu a licitação. A empresa utiliza Concreto Betuminoso Usinado a Quente proveniente da usina do CONDER. O investimento total é de três milhões 389 mil 150 reais, valor que inclui mão de obra e materiais. Segundo o prefeito EDENILSON ZANARDI, a pavimentação da Linha Waldemar faz parte do plano de melhorias das estradas do interior, contribuindo para o escoamento da produção agrícola, o desenvolvimento local e a mobilidade dos moradores.

A Diretoria de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Miguel do Oeste licitou a contratação de profissionais especializados na elaboração dos projetos turísticos. A informação é do Diretor de Turismo, JEFERSON DIAS. De acordo com ele, foram investidos cerca de 150 mil apenas na criação de três grandes projetos. O objetivo é valorizar os atrativos locais e promover o desenvolvimento econômico, o lazer e a cultura para a população. Um dos projetos é do Ecoparque CAPETI. DIAS explicou que trata-se de um espaço amplo voltado ao lazer e à educação ambiental, com diversas opções de recreação e convivência, além de se consolidar como um novo atrativo turístico.

Outro projeto que a prefeitura está sendo desenvolvido é o Parque Linear Caminho da Paz. De acordo com o Diretor de Turismo, JEFERSON DIAS, o projeto é voltado à peregrinação e à manifestação da fé e contará com um monumento em homenagem à devoção religiosa da população e oferecerá uma vista privilegiada do Morro da Gruta. A terceira iniciativa é a revitalização do Calçadão. DIAS disse que um dos pontos mais tradicional da área central do município será revitalizado, com novos elementos arquitetônicos e paisagísticos, tornando o local mais moderno e atrativo para moradores e visitantes. A execução dessas obras representa um investimento público estimado em aproximadamente oito milhões de reais.

Durante a sessão do Parlamento Jovem desta terça-feira, jovens parlamentares de São Miguel do Oeste aprovaram diversos requerimentos de informação à Administração Municipal. Os pedidos tratam sobre segurança em cruzamento, acessibilidade em calçadas, atendimento de indicações e filas na saúde. Durante a sessão, o jovem parlamentar ARTHUR MERIGO BISUTTI apresentou um requerimento de informação solicitando esclarecimentos a prefeitura sobre o andamento das sugestões apresentadas pelo programa Parlamentar Jovem. Ele disse que o prefeito precisa informar aos parlamentares jovens quais foram as sugestões dos estudantes efetivamente acolhidas pelo Executivo, quais estão em fase de análise, e quais ainda aguardam encaminhamento.

A Câmara de vereadores aprovou, nesta terça-feira, em votação única, o Projeto de Lei que institui o Plano Plurianual do município para o período de 2026 a 2029. O PPA organiza a atuação governamental em programas e ações para alcançar os objetivos estratégicos do Governo para o quadriênio. A sessão, realizada ontem à noite, foi exclusiva para discussão da matérias enviada pelo executivo e votação do projeto em plenário, que foi aprovado por unanimidade. Agora, o texto segue para sanção do prefeito. O PPA também projeta os orçamentos que serão elaborados pelo atual governo. O orçamento desse ano foi elaborado pela equipe do ex-prefeito WILSON TREVISAN.

O Plano Plurianual divide as ações em dois tipos: programas finalísticos, que visam viabilizar o acesso da população a bens e serviços públicos, e programas de melhoria de gestão, que buscam aprimorar a qualidade e a eficiência dos serviços. Uma emenda do vereador líder do governo, DELEGADO ZANCANARO, traz alterações e correções pontuais na redação do projeto, além de listar os 12 anexos que fazem parte da proposta. Conforme a mensagem do prefeito EDENILSON ZANARDI anexa ao projeto, o PPA busca a humanização dos serviços essenciais e propõe ações que contemplam diversas áreas do poder público. Os orçamentos que serão enviados nesse período para o Legislativo devem estar alinhados ao Plano Plurianual aprovado nesta terça-feira.

Entre as ações previstas pela administração e previstas no Plano Plurianual estão a qualificação da saúde e da educação, a valorização da cultura e do esporte, o fortalecimento da rede socioassistencial, a melhoria do sistema viário, o fomento aos negócios, a sustentabilidade e a qualificação do turismo. De acordo com a justificativa do prefeito EDENILSON ZANARDI, o plano foi elaborado com base em um cenário econômico realista. Além disso, ação governamental busca a “continuidade no equilíbrio econômico-financeiro e a manutenção da capacidade de investimentos com recursos próprios”. O texto enviado junto com o projeto diz ainda que o Poder Executivo incentivará a participação popular com audiência pública para apresentar e discutir o plano e suas revisões, e que as informações sobre o PPA serão disponibilizadas no site oficial do município.

Entidades representativas de Santa Catarina divulgaram, nesta semana, um comunicado conjunto alertando para o agravamento da crise no setor e cobrando providências urgentes por parte do governo federal. O documento foi assinado pelo Conseleite, Sindileite e a Faesc – Federação dos Agricultores, que representam produtores, indústrias de laticínios e a agricultura do estado. O presidente do Conseleite e do Sindileite, SELVINO GIESEL, esteve no Peperi Entrevista e disse que essa é uma das piores crises do setor de leite de Santa Catarina. Ele citou que a queda no preço tem gerado muitas dificuldades para industrias e produtores e que a tendência é de que a situação se agrave ainda mais se não forem adotadas medidas urgentes para socorrer o setor.

O setor do leite enfrenta uma combinação perigosa de fatores como a produção interna em alta e importações crescentes, que vêm derrubando os preços pagos ao produtor e ameaçando a sustentabilidade econômica da atividade. A afirmação é do presidente do Conseleite e do Sindileite, SELVINO GIESEL. De acordo com ele, a queda no consumo é outro fator que contribui para o cenário de dificuldade que afeta tanto a indústria quanto os produtores. SELVINO comentou que as entidades ligadas ao setor estão mobilizadas para alertar a gravidade do quadro e cobrar ações por parte dos governos. Ele citou que a crise pode provocar o fechamento de indústrias e o abandono da atividade de muitos agricultores.

O valor de remuneração do leite é menor do que o custo de produção. O comentário é do presidente do Conseleite e do Sindileite, SELVINO GIESEL. De acordo com ele, os agricultores estão pagando para trabalhar e a classe não vai conseguir suportar essa situação por muito tempo. No documento publicado nesta semana, Conseleite, Sindileite e a Faesc, cobraram algumas ações para enfrentar o problema. GIESEL disse que as medidas devem ser adotas urgentemente para evitar o agravamento da crise do leite.

Uma motoneta sem placa foi abordada ontem por volta do meio-dia na Avenida Getúlio Vargas em São Miguel do Oeste. No local, a guarnição realizava rondas quando avistou uma motoneta azul sem a devida identificação. Os policiais tentaram a abordagem, porém, o condutor não obedeceu às ordens e fugiu, sendo alcançado de imediato pela viatura. Em consulta ao sistema foi constatado que o condutor não era habilitado. Diante dos fatos ele vai responder por diversas infrações de trânsito, haja visto que a fuga foi próximo de um hospital e de um ponto de ônibus, gerando perigo aos pedestres.

Um homem foi preso no final da tarde de ontem pelo crime de violência doméstica. O fato foi registrado por volta das seis horas da tarde nas proximidades do Termas São João. No local, os policiais encontraram um casal de 22 e 26 anos que havia se desentendido. Durante a discussão eles acabaram se agredindo, sendo que a mulher apresentava lesões visíveis. Ela optou por representar contra o companheiro e dessa forma, o homem foi preso em flagrante. Ambos foram encaminhados para a Delegacia para formalizar a denúncia.

Ao menos quatro pessoas foram presas em duas operações realizadas pela Polícia Federal na fronteira entre o Brasil e a Argentina, em Dionísio Cerqueira. No local, os policiais interceptaram dois caminhões carregando cargas ilegais, principalmente chumbo e sucata que entravam no país por rotas clandestinas. O primeiro flagrante foi na semana passada ainda e o segundo foi nesta semana no momento em que um caminhão entrava em um depósito. Além da carga de chumbo, haviam também sucatas de baterias de carros e rodas de alumínio. Todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal e devem responder por contrabando e descaminho. Já as cargas e os caminhões foram apreendidos e entregues à Receita Federal.

Uma moradora de Anchieta perdeu quase 22 mil e 500 reais em um golpe envolvendo um suposto funcionário do INSS. O fato foi registrado na tarde de ontem. Ela acionou os policiais e contou que na segunda-feira recebeu uma ligação de um suposto funcionário do INSS informando que seria necessário atualizar a prova de vida. Durante o contato, o golpista pediu que ela realizasse um pix no valor de um real para qualquer pessoa, visando verificar o funcionamento da conta. O golpista também orientou que ela não realizasse mais movimentações até o dia de ontem. A mulher contou ainda que na manhã de ontem fez um pix para um familiar e em seguida recebeu a ligação do suposto golpista orientando que ela fosse até a instituição bancária e alterasse a sua senha. Já na instituição, a vítima foi informada por uma funcionária que não havia sido atualizada a prova de vida, havendo indícios de golpe. A mulher disse que mais tarde ao consultar o aplicativo bancário percebeu que haviam sido realizados vários pix não autorizados, totalizando 22 mil, 460 reais. A Polícia Militar reforça que golpes dessa natureza são frequentes e por isso toda a população deve ficar atenta sempre e desconfiar de qualquer contato estranho.

Um morador de São Miguel do Oeste morreu em um acidente de transito nesta terça-feira na BR-476, entre São Mateus do Sul e União da Vitória, no Paraná. A colisão ocorreu por volta das oito horas da noite e envolveu quatro carretas. SÉRGIO TONIAZZO, de 60 anos, conduzia uma carreta carregada com gás de cozinha quando foi atingido por outro caminhão que seguia no sentido contrário e perdeu o controle em uma curva. Com o impacto, a cabine da carreta onde ele estava ficou completamente destruída. O motorista morreu no local. A pista ficou totalmente interditada até a madrugada desta quarta-feira, 4, para retirada dos veículos e liberação do trânsito. O velório de Sérgio será realizado na Igreja do Bairro Jardim Peperi, em São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.