ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - segunda-feira - 05 11 2018

-ONYX É NOMEADO MINISTRO EXTRAORDINÁRIO DO GOVERNO DE TRANSIÇÃO

-JUSTIÇA PROMOVE SEMANA DA CONCILIAÇÃO EM 111 COMARCAS DO ESTADO

-DIRETOR DA PEPERI ASSUME VICE PRESIDENCIA PARA RADIOS DE SINDICATO

-VEREADORES COBRAM MAIS AJUDA PARA CONSTRUÇÃO DE CALÇADÃO PADRÃO

-DEPUTADO ELEITO PELO PP DEFENDE REDUÇÃO DE PRIVILÉGIOS NO SERVIÇO PÚBLICO

-VEÍCULO É FURTADO E INCENDIADO NA FRONTEIRA COM A ARGENTINA

-HOMEM SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM CAPOTAMENTO NA SC 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância exigiu neste domingo às partes em conflito no Iêmen que detenham as hostilidades. O secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES, pediu o fim da "violência" para evitar que o país caia em um "precipício". Ele afirmou que o Iêmen se tornou um "inferno na terra" para as crianças ameaçadas pela fome. Segundo a Unicef, cerca de um milhão e 800 mil crianças menores de cinco anos estão em situação de "desnutrição severa" no país.

A Coreia do Norte alertou os Estados Unidos de que estuda "seriamente" retomar seu programa de desenvolvimento de armas nucleares, se as sanções econômicas não forem levantadas. Durante anos, Pyongyang conduziu uma política conhecida que consistia no "desenvolvimento simultâneo" de suas capacidades nucleares e de sua economia. As ações podem ser retomadas se os Estados Unidos não mudarem sua posição sobre as sanções econômicas contra a Coreia.

Pelo menos 12 pessoas foram mortas por causa do mau tempo na ilha da Sicília, elevando o total de mortos com as tempestades que varreram a Itália para 29. As chuvas torrenciais provocaram deslizamentos de terra e inundações na região de Palermo. Fortes chuvas e ventos vêm golpeando a Itália por vários dias, arrancando milhões de árvores e isolando aldeias e estradas.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO voltou a recorrer às redes sociais para defender a unidade em torno do novo governo. Em sua conta no Twitter, Bolsonaro argumentou que estão todos "no mesmo barco". Mais cedo, BOLSONARO já tinha usado o Twitter para repercutir a sua trajetória na corrida eleitoral e anunciar o que considera ser uma "nova era" que está por vir no cenário político. Pela manhã ele participou de um culto e afirmou para os mais de quatro mil fiéis presentes que vai governar para todo o Brasil e não apenas para quem votou nele.

O juiz SÉRGIO MORO vai levar para o Ministério da Justiça integrantes da força-tarefa da Operação Lava-Jato. O magistrado já avalia nomes ligados à Polícia Federal, que voltará a ficar sob o comando da pasta, e à Receita Federal. Para colocar em prática a promessa de uma "agenda anticorrupção e anticrime", MORO terá o maior orçamento da pasta nesta década. Serão quatro bilhões 798 milhões em 2019, 47 por cento a mais do que a dotação autorizada para este ano. Ao mesmo tempo, herdará um déficit de pessoal em órgãos como a Polícia Rodoviária Federal.

O deputado federal ONYX LORENZONI do DEM gaúcho foi nomeado, nesta segunda-feira, ministro extraordinário do governo de transição do presidente eleito JAIR BOLSONARO. A nomeação, assinada pelo presidente MICHEL TEMER e o ministro ELISEU PADILHA, foi publicada na edição desta segunda do "Diário Oficial da União". O futuro presidente poderá indicar até 50 pessoas para cargos temporários na equipe de transição. A equipe de BOLSONARO passará a despachar, a partir desta segunda-feira, na sede do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília.

Em Santa Catarina, dos 125 mil 360 inscritos para o Enem deste ano, 30 mil e 300, ou 24 vírgula dois por cento faltaram no primeiro dia de provas. O percentual de comparecimento ficou em 75 por cento, ou seja, 95 mil estiveram presentes. Na comparação com outros Estados, Santa Catarina foi o décimo primeiro com menos índice de faltantes. Ano passado, a taxa de abstenção no Estado foi de 28 vírgula 10 por cento.

Ocorre nesta segunda-feira em Florianópolis a abertura da Semana Nacional da Conciliação. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina realiza diversas ações do evento até sexta-feira. A ideia é solucionar conflitos de forma pacífica em 111 comarcas do estado. De acordo com o TJ, no evento do ano passado, 15 mil 704 pessoas foram atendidas no estado e a soma dos valores negociados foi de cerca de 14 milhões de reais. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, foram solucionados no país ao menos 225 mil processos que estavam em tramitação.

O comércio de Santa Catarina deve contratar cerca de sete mil e 500 trabalhadores temporários entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019. São duas mil vagas temporárias formais no comércio e mais cinco mil e 500 no setor de serviços. São mil vagas a mais do que o número registrado na temporada passada. A pesquisa da Fecomércio apontou ainda que para 35 por cento dos empresários a previsão é de ampliação do quadro de funcionários.

O diretor da Rede Peperi de Comunicação, jornalista ADILSON BALDISSERA, foi empossado na noite deste domingo, como vice-presidente para Assuntos de Rádio do Sindicato Patronal de Rádio e Televisão de Santa Catarina. A eleição e posse da diretoria do Sert aconteceu no Park Hotel, em Gaspar, durante o sétimo seminário da entidade. A chapa de consenso foi liderada pela radiodifusora ANA PAULA MELO tendo como vice-presidente para Assuntos de Televisão MÁRIO NEVES, vice-presidente para Assuntos de Rádio ADILSON BALDISSERA e vice-presidente para Assuntos Éticos e Jurídicos CARLOS ALBERTO ROSS.

A primeira prova do Enem de 2018 foi aplicada neste domingo no campus do Unoesc em São Miguel do Oeste. O processo transcorreu com tranquilidade, sem registros de atrasos ou problemas. O caso mais curioso foi o de uma estudante de São José do Cedro que perdeu a carteira de identidade no domingo pela manhã. Com a ajuda de dois PMs, ela registrou um Boletim de Ocorrência por perda de documento e conseguiu entrar no prédio às 12 e 57, três minutos antes dos fechamentos dos portões. A segunda etapa do Enem no município será realizada no domingo que vem, também na Unoesc.

O grupo dois da feira itinerante de São Miguel do Oeste começa as atividades no próximo sábado no município. São oito famílias que vão vender produtos da agricultura familiar todos os sábados, das oito da manhã a uma da tarde, na praça Walnir Botaro Daniel. Além disso, o grupo vai ter pontos de venda no primeiro sábado do mês no São Sebastião, no segundo no São Jorge, no terceiro sábado no Sagrado Coração Jesus e no último no Jardim Peperi. O lançamento do segundo grupo de agricultores da feira itinerante está marcado para as oito horas da manhã de sábado na feira itinerante.

O grupo um da feira itinerante continua com o mesmo calendários nos mesmos locais para a venda de produtos da agricultura familiar. A informação é do secretário de Agricultura, RENATO ROMANCINI. O grupo um tem três famílias que atendem todos os sábados na praça Belarmino Anoni. Além disso, as famílias também participaram das feiras nos bairros Salete, Estrela e Agostini. ROMANCINI destacou que a secretaria está com o prazo aberto para a inscrição de novas famílias que desejam participar do processo de feiras itinerantes na cidade.

Uma empresa contratada pela Serbet deve promover nesta semana a correção das pinturas de vagas de estacionamento na avenida Getúlio Vargas. A informação é do Gestor do Estacionamento Digital, JUNIOR OLIVEIRA. De acordo com ele, a empresa fez a pinturas da vagas na zona azul e a prefeitura pediu para a Serbet aproveitar a presença da empresa para fazer a demarcação ao longo da Getúlio Vargas, inclusive na área fora do rotativo. JUNIOR alegou que a empresa reduziu o tamanho das vagas em alguns pontos de garagem e isso gerou polemica. Alguns moradores reclamaram que os espaços eram menores do que o tamanho dos carros.

As vagas que ficaram pequenas demais para os carros na avenida Getúlio Vargas serão transformadas em vagas de moto. A explicação é do Gestor do Estacionamento Digital, JUNIOR OLIVEIRA. Ele disse que a empresa que fez a pintura voltará para a cidade nos próximos dias para corrigir os problemas. Além disso, algumas vagas serão anuladas e receberão as faixas amarelas indicando a proibição de estacionar. Sobre a mudança na forma de estacionar, JUNIOR disse que a decisão foi tomada pelo Demutran. A partir de agora, o estacionamento, que era oblíquo, passou a ser horizontal.

A prefeitura de São Miguel do Oeste deve promover a contenção de empenhos até o final deste ano. A informação é do prefeito em exercício, ALFREDO SPIER. De acordo com ele, é provável que o município reduza os procedimentos para compras e outros gastos até o final. SPIER disse que a prefeitura vai fazer empenhos somente se houver o recurso correspondente em caixa. Ele explicou que a prefeitura não vai parar, mas haverá uma condução mais conservadora dos trabalhos da administração até o final do ano para fechar as contas de 2018.

A mudança da administração municipal para o prédio do antigo Besc deve ocorrer em fevereiro ou maço de 2019. A projeção é do prefeito em exercício, ALFREDO SPIER. Ele explicou que o setor de engenharia está trabalhando no layout do espaço para abrigar as secretarias municipais. ALFREDO disse que o prédio do Besc tem cerca de 600 metros quadrados e vai abrigar parte da equipe de trabalho do município. Além disso, haverá a construção de um pré moldado de três ou quatro pavimentos para receber os demais serviços da administração. A licitação para a construção da estrutura deve ser lançada ainda neste ano.

O pré-moldado que vai ser construído ao lado do prédio do antigo Besc deve custar cerca de um milhão e 200 mil reais para os cofres municipais. A estimativa é do prefeito em exercício, ALFREDO SPIER. Ele disse que cada pavimento deve ter cerca de 300 metros quadrados e o espaço será suficiente para receber as secretarias municipais. Ele disse que assim que a prefeitura começar a ser transferida para a nova sede, o antigo prédio ao lado do Sicoob será adaptado para receber as turmas das creches que hoje estão em um espaço alugado no centro da cidade.

A câmara de vereadores de São Miguel do Oeste aprovou na última semana uma moção de apelo para que a prefeitura auxilie os moradores com os custos para a execução de obras de acessibilidade. O pedido é de autoria dos vereadores GILBERTO BERTÉ do MDB e CARLOS GRASSI do PP. Eles lembraram que o prazo para construção de calçadão padrão nos imóveis da área central do município vence no final do mês e muitos moradores não terão condições de arcar com as despesas. O pedido será encaminhado ao prefeito em exercício e ao superintendente regional do Dnit em Santa Catarina.

A prefeitura poderia desenvolver um programa para dividir o custo da construção dos passeios padrão a exemplo do que ocorre com os projetos de calçamento. A sugestão é do vereador do Partido Progressista, CARLOS GRASSI. Ele disse que é possível pensar em um programa onde a prefeitura banca uma parte e os moradores pagam a outra. GRASSI disse que muitas pessoas não tem condições para fazer a obra. Ele afirmou que essa parceria é possível e necessária.

Um eventual programa para ajudar os moradores na construção dos passeios padrão pode ser elaborado e aprovado pelos vereadores para o ano que vem. De acordo com o vereador do PP, CARLOS GRASSI, dificilmente haverá tempo hábil para desenvolver essa ação para os proprietários de imóveis do centro da cidade, mas é possível pensar alguma ação nesse sentido para o ano que vem, já que o prazo para os bairros vence no final de 2019. GRASSI disse que a prefeitura faz um bom trabalho de auxílio aos moradores, mas é preciso avançar um pouco mais na busca de solução para a adaptação dos passeios as regras de acessibilidade.

Os vereadores denunciaram na última semana um problema de deterioração na pista da Willy Barth. GILBERTE BERTÉ e CARLOS GRASSI relataram que o lado direito da pista no sentido centro-Guaraciaba está cedendo. Eles disseram que o trecho que fica na sinaleiro do bairro São Sebastião está mais baixo do que o nível normal e isso representa um risco para os usuários. GRASSI comentou que a via tem um trânsito intenso e pesado de caminhões e isso aumenta o risco de um problema ainda maior no local. Os vereadores fizeram uma indicação pedindo ao Dnit que faça uma intervenção preventiva no asfalto.

A renovação de mais da metade das vagas na Assembleia Legislativa será muito positiva para Santa Catarina. A afirmação é do deputado eleito pelo Partido Progressista, ALTAIR SILVA. Ele é um dos 22 parlamentares que vão assumir as cadeiras da Alesc pela primeira vez. Como suplente de deputado, ALTAIR chegou a atuar durante um ano no mandato atual, mas essa é a primeira eleição dele. Ele fez 30 mil 497 votos e disse que a renovação é muito importante, pois significa novas ideias e ações no parlamento catarinense a partir do ano que vem.

A defesa da agricultura e do produtor rural será a principal meta do mandato do deputado eleito pelo PP, ALTAIR SILVA. Ele disse que vai atuar para fortalecer o segmento produtivo, desde os pequenos agricultores familiares até os produtores com maior extensão de terras. Além do agronegócio, ALTAIR SILVA disse que vai se destinar atenção especial para projetos e ações que visem a redução do tamanho da máquina pública Ele afirmou que o estado ficou muito inchado nos últimos 16 anos e que é preciso adotar algumas medidas para deixar o governo mais enxuto e eficiente. O mesmo também vale para a Assembleia Legislativa.

A primeira ação do deputado estadual eleito pelo PP, ALTAIR SILVA, deve ser voltada a eliminação de privilégios no serviço público de Santa Catarina. O parlamentar afirmou que existem algumas questões que precisam ser corrigidas, como por exemplo, os supersalários em alguns segmentos do funcionalismo. ALTAIR disse que o deputado não tem força legal para mudar esse quadro, mas pode e deve mobilizar a sociedade e os governos para enfrentar essa situação.


Um veículo furtado foi incendiado neste final de semana no bairro Aeroporto em Dionísio Cerqueira. Os bombeiros foram chamados por volta das sete horas da manhã de ontem e encontraram um Gol de Barracão tomado pelas chamas. A equipe iniciou o combate ao fogo, mas o carro foi completamente destruído. De acordo com a Polícia Militar, o veículo teria sido furtado horas antes. As causas do incêndio não foram informadas. A polícia vai investigar a autoria do furto.

Um motociclista ficou ferido em um acidente de transito neste domingo na SC 496. A colisão aconteceu por volta das oito e meia da noite em São João do Oeste e envolveu um caminhão Scania emplacado em Palmeira das Missões, conduzido por um homem de 36 anos, e uma motocicleta CG conduzida por um homem de 62 anos. O condutor da motocicleta sofreu ferimentos graves e foi socorrido pelos bombeiros. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional do extremo-oeste.

Um homem ficou ferido em uma acidente de trânsito neste final de semana na SC 163. De acordo com a Polícia rodoviária estadual, o condutor de um Golf branco perdeu o controle da direção e capotou na Linha Santa Fé Alta, interior de Itapiranga, por volta das cinco horas da madrugada de ontem. O motorista sofreu traumatismo craniano, com ferimento de aproximadamente 15 centímetros na cabeça. De acordo com os Bombeiros, ele também apresentava forte odor etílico e agitação. O homem foi socorrido e levado ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.