ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 05/11/2018

-ONYX É NOMEADO MINISTRO EXTRAORDINÁRIO DO GOVERNO DE TRANSIÇÃO
-JUSTIÇA PROMOVE SEMANA DA CONCILIAÇÃO EM 111 COMARCAS DO ESTADO
-ALTAS TEMPERATURAS EXIGEM PROTEÇÃO DO CORPO E CONSUMO DE LÍQUIDOS
-CAMPANHA DO NOVEMBRO AZUL INICIA ESTA SEMANA COM ATENDIMENTO NOTURNO
-PREFEITURA COMERCIALIZA MESAS E INGRESSOS PARA BAILE DAS SOBERANAS
-INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE SILAGEM COMEÇAM HOJE EM GUARACIABA
-ABERTURA DE TEMPORADAS GERA ALERTA PARA RISCO DE AFOGAMENTO
-SJCEDRO INVESTE 700 MIL EM MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA TRIBUTÁRIO
-HOMEM É PRESO POR TENTAR CONTATO COM A EX DESCUMPRINDO MEDIDA PROTETIVA
-POLÍCIA REVELA QUE CORPO ENCONTRADO EM RIO TINHA PERFURAÇÃO NO PEITO

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância exigiu neste domingo às partes em conflito no Iêmen que detenham as hostilidades. O secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES, pediu o fim da "violência" para evitar que o país caia em um "precipício". Ele afirmou que o Iêmen se tornou um "inferno na terra" para as crianças ameaçadas pela fome. Segundo a Unicef, cerca de um milhão e 800 mil crianças menores de cinco anos estão em situação de "desnutrição severa" no país.

A Coreia do Norte alertou os Estados Unidos de que estuda "seriamente" retomar seu programa de desenvolvimento de armas nucleares, se as sanções econômicas não forem levantadas. Durante anos, Pyongyang conduziu uma política conhecida que consistia no "desenvolvimento simultâneo" de suas capacidades nucleares e de sua economia. As ações podem ser retomadas se os Estados Unidos não mudarem sua posição sobre as sanções econômicas contra a Coreia.

Pelo menos 12 pessoas foram mortas por causa do mau tempo na ilha da Sicília, elevando o total de mortos com as tempestades que varreram a Itália para 29. As chuvas torrenciais provocaram deslizamentos de terra e inundações na região de Palermo. Fortes chuvas e ventos vêm golpeando a Itália por vários dias, arrancando milhões de árvores e isolando aldeias e estradas.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO voltou a recorrer às redes sociais para defender a unidade em torno do novo governo. Em sua conta no Twitter, Bolsonaro argumentou que estão todos "no mesmo barco". Mais cedo, BOLSONARO já tinha usado o Twitter para repercutir a sua trajetória na corrida eleitoral e anunciar o que considera ser uma "nova era" que está por vir no cenário político. Pela manhã ele participou de um culto e afirmou para os mais de quatro mil fiéis presentes que vai governar para todo o Brasil e não apenas para quem votou nele.

O juiz SÉRGIO MORO vai levar para o Ministério da Justiça integrantes da força-tarefa da Operação Lava-Jato. O magistrado já avalia nomes ligados à Polícia Federal, que voltará a ficar sob o comando da pasta, e à Receita Federal. Para colocar em prática a promessa de uma "agenda anticorrupção e anticrime", MORO terá o maior orçamento da pasta nesta década. Serão quatro bilhões 798 milhões em 2019, 47 por cento a mais do que a dotação autorizada para este ano. Ao mesmo tempo, herdará um déficit de pessoal em órgãos como a Polícia Rodoviária Federal.

O deputado federal ONYX LORENZONI do DEM gaúcho foi nomeado, nesta segunda-feira, ministro extraordinário do governo de transição do presidente eleito JAIR BOLSONARO. A nomeação, assinada pelo presidente MICHEL TEMER e o ministro ELISEU PADILHA, foi publicada na edição desta segunda do "Diário Oficial da União". O futuro presidente poderá indicar até 50 pessoas para cargos temporários na equipe de transição. A equipe de BOLSONARO passará a despachar, a partir desta segunda-feira, na sede do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília.

Em Santa Catarina, dos 125 mil 360 inscritos para o Enem deste ano, 30 mil e 300, ou 24 vírgula dois por cento faltaram no primeiro dia de provas. O percentual de comparecimento ficou em 75 por cento, ou seja, 95 mil estiveram presentes. Na comparação com outros Estados, Santa Catarina foi o décimo primeiro com menos índice de faltantes. Ano passado, a taxa de abstenção no Estado foi de 28 vírgula 10 por cento.

Ocorre nesta segunda-feira em Florianópolis a abertura da Semana Nacional da Conciliação. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina realiza diversas ações do evento até sexta-feira. A ideia é solucionar conflitos de forma pacífica em 111 comarcas do estado. De acordo com o TJ, no evento do ano passado, 15 mil 704 pessoas foram atendidas no estado e a soma dos valores negociados foi de cerca de 14 milhões de reais. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, foram solucionados no país ao menos 225 mil processos que estavam em tramitação.

O comércio de Santa Catarina deve contratar cerca de sete mil e 500 trabalhadores temporários entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019. São duas mil vagas temporárias formais no comércio e mais cinco mil e 500 no setor de serviços. São mil vagas a mais do que o número registrado na temporada passada. A pesquisa da Fecomércio apontou ainda que para 35 por cento dos empresários a previsão é de ampliação do quadro de funcionários.

Altas temperaturas exigem cuidados e proteção do corpo. A médica da secretaria da saúde de SJCedro, MILENA BORDIN explica que além de hidratação, são necessários cuidados com a pele, quanto à exposição no sol. Lembra que na região predominam pessoas com descendência de europeus, com pele clara, exigindo cuidados maiores para evitar lesões. A médica afirma que são comuns os casos, tanto de problemas estéticos, como doenças graves. Há registro de dermatites como micoses, brotoejas e o melanoma, que é um câncer de pele. A profissional orienta que as pessoas fiquem atentas às manchas, pois cada ferida representa um tipo de problema. Ela recomenda que os trabalhadores, principalmente do meio rural, usem protetor solar e cuidem com horário de exposição, dentro do possível . O fator 35 é o suficiente para proteção. A médica destaca, que além das doenças, a falta de proteção envelhece a pele.

Calor da primavera e do verão também exige maior consumo de líquidos. A médica da unidade de saúde, MILENA BORDIN lembra que a prioridade é consumo de água, mas outros líquidos também ajudam no bom funcionamento do corpo. Ela explica que como 70 por cento do corpo humano é composto de água é preciso manter o percentual para garantir funções como a lubrificação das articulações, saliva, pele com aspecto mais jovial. A profissional sugere a ingestão de ao menos dois litros de água, além de frutas e vitaminas. Ela orienta que as pessoas, mesmo sem sede, bebam bastante líquidos, já que o sol quente desta época acaba gerando a desidratação.

A secretaria de Saúde definiu o calendário de ações que serão desenvolvidas neste mês na campanha Novembro Azul. De acordo com o secretário da pasta em SJCedro, FERNANDO WILL, o objetivo é ampliar o atendimento dos homens como forma de prevenir as doenças, especialmente o câncer de próstata. Ele explicou que em todas as quartas-feiras deste mês, o município vai oferecerfichas para consultas médicas na parte da noite. O atendimento será das cinco da tarde até as nove da noite para homens, preferencialmente, de 40 a 75 anos e que não tem disponibilidade em buscar atendimento durante o expediente das unidades de dia. Haverá também convênio com laboratórios para os exames do PSA. Caso o resultado indique alguma alteração, o paciente será encaminhado ao especialista pela unidade de saúde.

A secretaria de Saúde espera uma boa participação dos homens da cidade nas ações da campanha Novembro Azul. A expectativa é do secretário da saúde, FERNANDO WILL. Ele disse que no mês passado, mais de 760 exames preventivos de câncer foram realizados em mulheres no Outubro Rosa e que a agora é a vez dos homens buscarem a prevenção. WILL comentou que resistência dos homens em fazer a prevenção na área da saúde está mudando e que o Novembro Azul contribui para o aumento da conscientização do público masculino.

Princesa promove curso capacitação para empresários locais. A ação é uma parceria da Administração e o Sebrae. Segundo a vice-prefeita, DIANGELE MARMITT, o curso é voltado à classe empresarial de vários segmentos. Até o momento foram desenvolvidas duas etapas, a primeira sobre administração de pequenos negócios e a outra sobre Marketing na Medida, voltado para propaganda. De hoje até quinta-feira será a última etapa da ação com tema “Gestão Financeira”. Poderão participar novos interessados, basta confirmar adesão preenchendo uma ficha de inscrição na prefeitura em horário de expediente ou diretamente na primeira aula. O objetivo do trabalho é fortalecer e inovar a economia local. A capacitação terá início a partir das 19 horas.

Guarujá do Sul elege as soberanas neste final de semana. Conforme a diretora de cultura, GRACIELLE PERTÉL, a primeira edição de escolha das soberanas recebeu 22 inscrições. Desse total, doze meninas foram selecionadas para o desfile que acontece sábado, a partir das 21 e 30, no CTG Aconchego Gaúcho. As candidatas, que têm entre 16 e 24 anos, estão sendo preparadas pela professora ANDREIA OSACHUKI. Elas realizarão ensaios diários nesta semana. Também houve a definição dos patrocinadores . Na última semana ocorreu a sessão de fotos e a gravação de vídeos a serem exibidos na noite do desfile. As 12 concorrentes serão avaliadas pelos jurados quanto aos quesitos de beleza, simpatia e habilidade de comunicação. GRACIELLE ressalta as mesas com oito lugares custam 250 reais e já estão sendo comercializadas junto à prefeitura. O ingresso individual, sem mesa, será vendido na hora por 10 reais. O evento deve ocorrer a cada dois anos.

Conselho agrícola de Guaraciaba define os detalhes do programa de silagem. Conforme o secretário do setor, IZADIR ARCONTI os agendamentos iniciam hoje e vão até o dia 15 de dezembro. Para realizar o agendamento é necessário que o produtor rural vá até a Secretaria de Agricultura, junto à sala anexa ao Múltiplouso Armando Domingos Montagna. Os agricultores devem apresentar as notas referentes à venda de leite ou gado de corte emitidas a partir do mês de janeiro de 2018 e regularizar os débitos. Ainda na reunião ficou decidido que somente os tratores terceirizados realizarão a silagem para o próximo ano e que cada produtor receberá horas/máquinas equivalente à quantia de notas que destacar. O secretário explica que o incentivo é proporcional aos impostos gerados. Além disso, foi montada uma comissão que vai fiscalizar os trabalhos de silagem e também para auxiliar na tomada de algumas decisões.

Chuvas de Outubro comprometem estradas de Palma Sola. De acordo com o diretor de Defesa Civil, DOUGLAS RIBEIRO, as estradas gerais que apresentam maiores problemas são na Linha São Vicente; São José; Barra Grande; Betel. A equipe da prefeitura isolou a ponte da Linha São José devido ao comprometimento da estrutura e também a série de riscos em seu percurso para à população. RIBEIRO destaca que hoje o setor da infraestrutura já atua nestes pontos. Mas, o término dos trabalhos de recuperação das estradas e ponte está previsto para até o dia 20 de novembro.

Abertura das temporadas de camping e piscinas gera alerta para risco de afogamento. O Cabo do Corpo de Bombeiros de SJCedro, FÁBIO STURMER percebe que neste período muitas pessoas buscam por rios, cachoeiras e clubes para passar os finais de semana e férias devido ao calor acentuado. Ele explica que os maiores cuidados devem ser com as crianças e com pessoas que não sabem nadar.O cabo destaca que os pais também precisam cuidadas dos bebês, já que há registro de acidentes em propriedades rurais e até mesmo em piscinas de residências. A orientação é buscar áreas com guarda vidas e pessoas com experiência em primeiros socorros. Ele comenta que no litoral existe bandeiras que indicam o perigo. Já na região é preciso ter cautela.

Celesc esclarece funcionamento das bandeiras tarifárias. As bandeiras, nas cores verde, amarela e vermelha estão em vigor desde 2015. De acordo com o gerente comercial da agência regional, SANDRO VALMORBIDA as bandeiras sinalizam os custos da geração de energia elétrica, gerada no país principalmente pelas usinas hidrelétricas. Ele explica que o funcionamento destas usinas depende da disponibilidade de água e do nível dos reservatórios. Quando a disponibilidade é pouca, o sistema é obrigado a acionar as usinas termoelétricas para economizar a água. O gerente lembra que sabendo a cor da bandeira, o consumidor pode controlar os seus gastos. SANDRO esclarece que a bandeira verde representa as condições favoráveis de geração de energia devido a disponibilidade de água nos reservatórios. Neste caso as tarifas não têm acréscimos.

As bandeiras tarifárias na cor amarela representam condições de geração de energia menos favoráveis. Nesse caso é acrescido um real a cada 100 quilowatts consumidos. O gerente comercial da Celesc lembra que para esse mês de novembro a Anel já anunciou que haverá bandeira amarela porque o período de maior calor prejudica o fornecimento de água para geração de energia. SANDRO VALMORBIDA explica que a bandeira vermelha no patamar UM consiste no acréscimo de três reais a cada 100 quilowatts, e o patamar DOIS, o qual estava em vigor no mês de outubro, tem o acréscimo de cinco reais a cada 100 quilowatts. O gerente comercial destaca que a mudança de cor das bandeiras é definida pela ANEL, com base em critérios analisados e um calendário pré-definido para cada mês. Esse calendário com a explicação da mudança de cor pode ser acessado no site da Celesc.

Prefeitura de SJCedro busca 10 milhões de reais em recursos para obras.A administração busca o montante por meio de financiamento de dois projetos no programa Avançar Mais Cidades. Uma das iniciativas visa obras de pavimentação, recomposição de asfalto a passeios. A outra é destinada ao saneamento básico. O vice-prefeito, JOSÉ DE CONTO, lembra que são ainda possibilidades e cada projeto tem o valor máximo de 5 milhões para serem prospectados. Ele explica que a matéria que autoriza investimentos em infraestrutura urbana foi aprovada na câmara, mas, com votos contrários de dois vereadores da oposição, e uma abstenção. O outro será analisado na sessão de hoje, voltado ao esgotamento sanitário. O vice-prefeito lembra que as dúvidas da oposição foi devido aos juros e prazo para pagamento que poderá ser até 20 anos . Segundo ele, houve estudo de viabilidade e análise com setores de contabilidade e controladoria para não comprometer os próximos gestores. Lembra que praticamente todas administrações herdam dívidas de financiamento dos antecessores.

Falta de emendas e convênio estaduais e federais gera necessidade de buscar financiamentos. O vice-prefeito, JOSÉ DE CONTO salienta que essa possibilidade só é dada para municípios com crédito e com poder de endividamento. Ele esclarece que são valores necessários para obras que atendem grande parte dos moradores, principalmente devido a expansão da cidade que possui vários loteamentos e bairros novos. O vice-prefeito lembra que eram esperados recursos para investimentos livres com emendas e o Fundam, que não se confirmaram. Também foram prospectados recursos junto a Funasa para o saneamento há cerca de três anos, também sem sucesso. JOSÉ detalha que, caso o financiamento seja liberado, o município, por meio do Semae, iniciará o projeto de saneamento atendendo parte do centro do bairro São Cristóvão. Será construída uma estação de tratamento e ligações para 400 residências.

Vereadores consideram que prazo e juros de financiamento podem comprometer as contas da prefeitura. FLÁVIO DOS SANTOS esteva no enfoque legislativo do sábado. Ele lembra que a prefeitura de SJCedro quer buscar até cinco milhões de reais para infraestrutura urbana, cujo projeto foi aprovado na câmara Ele e o colega IRONI FEDRIZI votaram contra. FLÁVIO esclareceu que as dúvidas são sobre os juros extras como a taxa TJLP, a taxa de risco e o valor que é cobrado pela Caixa Econômica Federal, que intermedia a transação. Além disso, os parlamentares questionam o prazo muito longo que deixará dívidas, comprometendo ações dos gestores futuros. A taxa da TJLP também pode variar. A sugestão é que as lideranças buscam emendas com deputados. SANTOS esclarece que o projeto voltado a água e saneamento, também de cinco milhões, deverá ser aprovado por unanimidade. Ele disse que nesse caso o grupo da oposição entende que é uma necessidade.

Administração firma convênio para a execução do PMAT. A prefeitura de São José do Cedro e Caixa Econômica Federal firmam convênio para a execução do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos. O documento foi assinado pelo prefeito, PLÍNIO DE CASTRO e pelo gerente da Caixa, JEAN PAUL ORTMEIER e o investimento será de 725 mil reais.O secretário da administração, ELANDIR ZANARDI, explica que por meio do PMAT serão realizados serviços como a modelagem e a implantação de sistema de informação geográfica com integração ao cadastro imobiliário, entre outras ações. Ele afirma que com a liberação deste recurso também será adquirido um veículo, microcomputadores, tablets e notebooks para o setor. O projeto de lei que trata sobre a atualização do Código Tributário está sendo analisado nas comissões da câmara, mas, deverá ser colocado em pauta somente no ano que vem.

Cerca de três mil casas de SJCedro serão fotografadas para atualização do cadastro. No caso do georeferenciamento ficaram disponíveis fotos aéreas, mapas atualizados, levantamento das unidades imobiliárias. O secretário da administração, ELANDIR ZANARDI citou também a implantação de sistemas de informações geográficas aplicadas ao Plano Diretor. Para ele, esta modernização deve trazer agilidade também nos serviços. Ele comenta que com esse programa será possível atualizar os trâmites que passam pela engenharia, tributação e fazenda. O secretário comenta que constarão as metragens, área verde, calçadas e espaços reais, sem necessidade de medição por agrimensores. ELANDIR lembra que a cobrança dos impostos é feita com base nos dados que estão desatualizados e o município acaba perdendo recursos importantes. Além disso, será possível ter um análise e acompanhamento detalhado do conjunto de ações, metas físicas e financeiras.

Veículo furtado é destruído por incêndio em Dionísio Cerqueira. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros por volta das sete horas da manhã de ontem, no Bairro Aeroporto. No local foi constatado que um Gol, com placas de Barracão, estava tomado pelas chamas. Imediatamente foi iniciado o combate ao fogo, no entanto, o automóvel acabou destruído tanto na lataria, como motores e parte interna. Segundo a PM, o carro teria sido furtado horas antes de uma garagem e logo depois abandonado. As causas do incêndio não foram informadas. A polícia também investiga o crime de furto.

Jovem é preso após agredir a irmã em Dionísio Cerqueira. O caso foi registrado ao meio dia pela Polícia Militar, no Bairro União. Conforme relatório policial, a equipe foi acionada para atender a uma ocorrência de violência doméstica em uma residência. No local o rapaz de 20 anos teria agredido fisicamente sua irmã de 14. A menor foi agredida com socos no rosco e chutes nas pernas. Ela teve ferimentos na face e foi atendida no hospital. O agressor foi encaminhado para central de flagrantes.

Homem é preso por descumprir medida protetiva em Barracão. Por volta das 22 horas de sábado, uma guarnição da PM foi acionada para atender a uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva. No local a vítima, de 21 anos, informou aos policiais que possui uma medida protetiva de urgência expedida pela comarca de Dionísio Cerqueira, contra seu ex-namorado. A medida foi deferida em 18 de setembro e impede o homem, de 24 anos, a ter qualquer contato ou de se aproximar dela e de seus familiares. No local também foi conversado com o autor, que disse que precisava falar com ela e que tinha um presente para lhe entregar. Ao ser questionado se tinha conhecimento da medida protetiva, ele confirmou. Diante dos fatos o rapaz recebeu voz de prisão por descumprimento da ordem judicial.

Polícia revela que corpo encontrado tem perfuração de faca no peito. A Polícia Civil afirma que o corpo do homem encontrado no rio Uruguai, na manha de sexta-feira, em Itapiranga, apresenta uma perfuração no peito. Entretanto, o Instituto Geral de Perícias ainda não confirmou se a morte foi ocasionada por arma branca ou afogamento. O corpo foi encontrado em avançado estado de decomposição e dificulta o trabalho. Segundo a nota, a perfuração no meio do peito da vítima, a princípio, foi provocada por uma faca, atingindo o coração. A Delegacia de Itapiranga trabalha no confrontamento de dados de pessoas desaparecidas. As Polícias Civis do Rio Grande do Sul e Santa Catarina trabalham em conjunto para elucidar o caso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.