ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 05/11/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância exigiu neste domingo às partes em conflito no Iêmen que detenham as hostilidades. O secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES, pediu o fim da "violência" para evitar que o país caia em um "precipício". Ele afirmou que o Iêmen se tornou um "inferno na terra" para as crianças ameaçadas pela fome. Segundo a Unicef, cerca de um milhão e 800 mil crianças menores de cinco anos estão em situação de "desnutrição severa" no país.

A Coreia do Norte alertou os Estados Unidos de que estuda "seriamente" retomar seu programa de desenvolvimento de armas nucleares, se as sanções econômicas não forem levantadas. Durante anos, Pyongyang conduziu uma política conhecida que consistia no "desenvolvimento simultâneo" de suas capacidades nucleares e de sua economia. As ações podem ser retomadas se os Estados Unidos não mudarem sua posição sobre as sanções econômicas contra a Coreia.

Pelo menos 12 pessoas foram mortas por causa do mau tempo na ilha da Sicília, elevando o total de mortos com as tempestades que varreram a Itália para 29. As chuvas torrenciais provocaram deslizamentos de terra e inundações na região de Palermo. Fortes chuvas e ventos vêm golpeando a Itália por vários dias, arrancando milhões de árvores e isolando aldeias e estradas.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO voltou a recorrer às redes sociais para defender a unidade em torno do novo governo. Em sua conta no Twitter, Bolsonaro argumentou que estão todos "no mesmo barco". Mais cedo, BOLSONARO já tinha usado o Twitter para repercutir a sua trajetória na corrida eleitoral e anunciar o que considera ser uma "nova era" que está por vir no cenário político. Pela manhã ele participou de um culto e afirmou para os mais de quatro mil fiéis presentes que vai governar para todo o Brasil e não apenas para quem votou nele.

O juiz SÉRGIO MORO vai levar para o Ministério da Justiça integrantes da força-tarefa da Operação Lava-Jato. O magistrado já avalia nomes ligados à Polícia Federal, que voltará a ficar sob o comando da pasta, e à Receita Federal. Para colocar em prática a promessa de uma "agenda anticorrupção e anticrime", MORO terá o maior orçamento da pasta nesta década. Serão quatro bilhões 798 milhões em 2019, 47 por cento a mais do que a dotação autorizada para este ano. Ao mesmo tempo, herdará um déficit de pessoal em órgãos como a Polícia Rodoviária Federal.

O deputado federal ONYX LORENZONI do DEM gaúcho foi nomeado, nesta segunda-feira, ministro extraordinário do governo de transição do presidente eleito JAIR BOLSONARO. A nomeação, assinada pelo presidente MICHEL TEMER e o ministro ELISEU PADILHA, foi publicada na edição desta segunda do "Diário Oficial da União". O futuro presidente poderá indicar até 50 pessoas para cargos temporários na equipe de transição. A equipe de BOLSONARO passará a despachar, a partir desta segunda-feira, na sede do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília.

Em Santa Catarina, dos 125 mil 360 inscritos para o Enem deste ano, 30 mil e 300, ou 24 vírgula dois por cento faltaram no primeiro dia de provas. O percentual de comparecimento ficou em 75 por cento, ou seja, 95 mil estiveram presentes. Na comparação com outros Estados, Santa Catarina foi o décimo primeiro com menos índice de faltantes. Ano passado, a taxa de abstenção no Estado foi de 28 vírgula 10 por cento.

Ocorre nesta segunda-feira em Florianópolis a abertura da Semana Nacional da Conciliação. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina realiza diversas ações do evento até sexta-feira. A ideia é solucionar conflitos de forma pacífica em 111 comarcas do estado. De acordo com o TJ, no evento do ano passado, 15 mil 704 pessoas foram atendidas no estado e a soma dos valores negociados foi de cerca de 14 milhões de reais. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, foram solucionados no país ao menos 225 mil processos que estavam em tramitação.

O comércio de Santa Catarina deve contratar cerca de sete mil e 500 trabalhadores temporários entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019. São duas mil vagas temporárias formais no comércio e mais cinco mil e 500 no setor de serviços. São mil vagas a mais do que o número registrado na temporada passada. A pesquisa da Fecomércio apontou ainda que para 35 por cento dos empresários a previsão é de ampliação do quadro de funcionários.

Comunidade se prepara para Romaria de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Segundo um dos organizadores do evento religioso em Campo Erê REMI BIANCHI, a comunidade do Faxinal, prepara os últimos detalhes para a tradicional romaria, que acontece no dia oito de dezembro, feriado municipal. A saída da romaria está prevista para ás oito horas da manhã de frente da Igreja Matriz seguindo para o Faxinal, onde acontece a missa. BIANCHI, lembra que no caminho até a comunidade haverá diversas paradas para meditação.

Romaria de Nossa Senhora da Imaculada Conceição reúne grande público. REMI BIANCHI, destaca que como de costume todos os anos, o evento reúne um bom número de fieis. Neste ano, observa que a data, oito de dezembro cai num sábado, e a participação da população deve ser ainda maior. Nos anos anteriores que o feriado municipal caia em dia de semana, era mais complicado das pessoas participarem por ser feriado apenas no município. Já neste, a data propicia um maior número de participantes.

Tema da romaria deste ano é “Maria Mãe Missionaria.” REMI BIANCHI – um dos organizadores da Romaria de Nossa Senhora da Imaculada Conceição padroeira do município, conta que como de costume, após a procissão e as paradas para meditações, acontece a missa na comunidade do Faxinal.

Agentes de endemia iniciam o LIRA – Levantamento Rápido do Índice dos Criadouros do Aedes Aegypti. MARIONE MASETTO – responsável pelo setor, em Campo Erê, relata que esse trabalho é feito duas vezes ao ano nos municípios considerados infestados pelo mosquito, por determinação da regional de saúde epidemiológica de Chapecó, a qual Campo Erê pertence. Explica que é a própria regional quem faz o sorteio dos bairros que serão avaliados durante o LIRA.

Agentes de endemia tem uma semana para fazer o LIRA. MARIONE, conta que todos os outros trabalhos são deixados de lado nesta semana, e o tempo integral é dedicado as visitas nas residências do bairro sorteado pela regional. Está é a segunda vez no ano que ação é feita em Campo Erê. Na primeira foi no bairro Cohab e Vila Feliz, nesta semana as ações estão sendo feitas no Bairro Mello. Os dados coletados durante o LIRA, servem para as agentes de endemia saberem como será o verão no município, com relação a dengue.

LIRA é feito apenas em alguns quarteirões do bairro. MARIONE MASETTO – agente de endemia da Secretaria de Saúde de Campo Erê, explica que o sorteio é feito por bairros e quarteirões. Não são todas as casas visitadas, o trabalho é feito numa residência pula uma e faz na outra. MARIONE pede a compreensão da população para que recebam a visita das agentes, pois só assim trabalhando em conjunto é que o município vai conseguir ficar longe das doenças causadas pelo Aedes Aegypti.

Agentes coletam larvas do mosquito Aedes Aegypti se encontradas nas residências. MARIONE explica que, elas entram no terreno dos moradores e pedem que eles mesmos façam uma varredoura ao redor da casa, tudo que é encontrado que acumula água é pedido para eliminar. Quando encontradas, as larvas, são coletadas e enviadas para o laboratório, a fim de saber se são positivas ou não a dengue.

Vigilância em saúde de toda região está preocupada com aumento dos casos de sarampo. SAMARA RONCHI enfermeira coordenadora da vigilância epidemiológica de Campo Erê, relata que teve aumento nos acasos em vários estados, mas o que mais preocupa é no Rio Grande do Sul, próximo de Santa Catarina. A preocupação aumenta comenta a profissional, pois o sarampo é transmissível e nesta época de final de ano é comum as pessoas saírem de férias e viajar.

População deve ter a vacina do sarampo em dia. SAMARA, manifesta sua preocupação, pois no século 21, ainda existem pessoas que deixam de se vacinar, e contraem a doença. Frisa que a vacina é gratuita, basta ir até uma unidade de saúde e se prevenir. Como o sarampo é contagioso as chances de se contrair a doença nessas viagens são grandes

Sarampo é uma doença infectocontagiosa. SAMARA RONCHI- coordenadora da vigilância epidemiológica de Campo Erê, explica que o sarampo é transmitido por gotículas: tosse, espirro; secreção de boca, nariz, principalmente em locais fechados. Os sintomas são: febre; tosse; conjuntivite; coriza; fotofobia que é dificuldade de se expor a luz; manchas avermelhados pelo corpo, principalmente atrás das orelhas; prostração e o sarampo ainda pode evoluir para pneumonia e outras complicações.

Hoje é dia do técnico agrícola. De acordo com ANTONIO TIAGO DA SILVA- Presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina- SINTAGRI, os profissionais tem muito a que comemorar. Afirma que uma das conquistas desse ano é a criação do Conselho dos Técnicos Agrícolas, que em breve deve estar funcionando.Ressalta que o sindicato atua na defesa do trabalhador, tanto na esfera administrativa, quanto judiciária. SILVA salienta que esperam que o agropecuário continue se desenvolvendo no estado, pois é isso que gera o trabalho para os técnicos.

Cedup há muito tempo vem formando profissionais na área. O comentário é de ANTONIO TIAGO DA SILVA. Salienta que essa é uma das particularidades de Campo Erê, pois com esforço de cada um foi construído a sede própria, fazendo o trabalho e orientando os profissionais, além do ensino agrícola. O sindicalista afirma que no município tem um grupo coeso, que sempre está se reunindo. Ressalta que Campo Erê é um dos exemplos do estado.

Policial militar ministra palestra sobre drogas para alunos. Ação aconteceu em Campo Erê, e foi ministrada pelo policial VANDERLEI SILVA. Ele conta que veio a pedido da escola Raul Pompeia. Com o tema: “Que droga de droga é essa” ele mostrou aos participantes que crianças, adolescentes e jovens não precisam disso para viver. Que existem muitos meios de ser feliz sem precisar do uso de drogas.

Inspeção é necessária para garantir qualidade de produto.

ISIS JANKUS – médica veterinária da prefeitura de Campo Erê, explica que para atestar esse índice de qualidade, às agroindústrias precisam atender alguns pré-requisitos. Reconhece que a burocracia existe, e muitas vezes deixa o processo da agroindústria mais lento. No entanto, é a melhor maneira de se estabilizar no mercado, levando um produto seguro e com qualidade ao consumidor.

Falta de qualidade dos alimentos é essencial para que não haja problemas de transmissão de doença à população. Segundo a médica veterinária, ISIS JANKUS, todo esse processo serve apenas para as agroindústrias. A pessoa pode produzir alimento para consumo da família, mas a partir do momento que comercializa fora da propriedade, precisa ser inspecionado. ISIS explica que para identificar se o alimento é inspecionado, basta verificar o carimbo nos rótulos.

Veterinária recomenda que até para o próprio consumo, as pessoas tenham cuidado com higiene, armazenamento e manipulação dos produtos. Esse cuidado deve acontecer, diz a médica, para evitar o risco de transmissão de doença pelo consumo. Dados apontam que a maior incidência de doenças transmitidas por alimentos são adquiridos nas próprias residências e não por agroindústrias. Por isso, todo cuidado é pouco, frisa ISIS.

Polícia Rodoviária Estadual divulga resultado da Operação Finados. A Polícia Rodoviária Estadual do Paraná, realizou Operação Finados 2018 nas rodovias estaduais no sudoeste, com início na tarde de quinta-feira até às 23 horas e 59 minutos de ontem. Durante o período foram registrados 09 acidentes com 17 feridos e 01 morte. Em 2017 foram registrados no período 07 acidentes com 07 feridos e 03 mortes. Num comparativo neste ano houve um aumento de 28,57 por cento no número de acidentes, aumento de 142,86 no número de feridos e uma redução de 66,67 por cento no número de mortes.

Na operação deste ano de 2018 foram realizados 50 testes de etilômetro. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual do Paraná, foram retidos por irregularidades 04 veículos, captadas 240 imagens de radar e foram feitas 113 autuações.

Adolescente ameaça menores de idade com facão. Um jovem de 18 anos foi detido na rua Rio de Janeiro, bairro Cruzeiro, em São Lourenço do Oeste, por estar com ameaçando outros três jovens, com um facão. De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência foi registrada no fim de semana e o adolescente recebeu voz de prisão. Os jovens ameaçados tinham 12 e 15 anos. Eles foram conduzidos à delegacia acompanhados do Conselho Tutelar para as devidas providências.

Após briga com esposa, homem abandona carro com a filha dentro. Por volta de 15h45 de sábado, a Polícia Militar foi acionada no bairro padre Úrico, em Francisco Beltrão, onde uma mulher informou que durante a manhã havia sido ameaçada pelo marido e não acionou a polícia porque ele se comprometeu a sair de casa. A tarde ele retornou, fez novas ameaças, pegou a filha do casal, de 06 anos, e saiu com o veículo. Os policiais fizeram buscas e localizaram o veículo no Loteamento Lago das Torres. O homem abandonou o carro com a criança sozinha no seu interior. A criança foi entregue a mãe e o veículo foi recolhido ao pátio.

Após acidente motorista se evade do local. A Polícia Militar Rodoviária atendeu a um acidente por volta de 21 horas e 10 minutos de ontem, na Rodovia SC 157, km 3,900 em São Lourenço do Oeste. Foi uma colisão traseira, envolvendo a motocicleta HONDA CG 150 emplacado no município de São Lourenço, pilotada por um jovem de 21 anos. Outro veículo se evadiu do local não sendo possível sua localização. Neste acidente o condutor da motocicleta teve ferimentos leves e na motocicleta foram registrados danos de média monta.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.