ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 05/10/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.

O primeiro-ministro de Portugal, ANTÓNIO COSTA, não deve enfrentar dificuldades para garantir sua permanência no cargo nas eleições parlamentares deste domingo. O Partido Socialista, que ele lidera, aparece como favorito nas pesquisas, com 38 por cento, o que renderiam 104 assentos na Assembleia. Para atingir a maioria de 116 assentos que permitiria sua permanência no cargo, ele depende apenas do apoio do Bloco de Esquerda ou do Partido Comunista Português que fazem parte do governo de coalizão.

Novos protestos contra o governo tomaram as ruas de Porto Príncipe, capital do Haiti, nesta sexta-feira. Os manifestantes pedem a saída do presidente JOVENEL MOÏSE, considerado culpado pela profunda crise política e econômica no país. Alguns manifestantes armados com paus, pedras e coquetéis molotov entraram em confronto com a polícia, que precisou usar gás lacrimogênio e canhões de água para tentar conter a violência. Segundo a agência Associated Press, duas pessoas foram baleadas.

Motoristas de caminhão, ônibus e táxi do Equador interromperam na noite desta sexta-feira a greve iniciada por protestos contra o fim do subsídio a combustíveis. O anúncio ocorre um dia depois de o presidente equatoriano, LENÍN MORENO, decretar "estado de exceção" em meio aos protestos no país. Os sindicalistas também disseram ter entregado ao governo uma petição para que se revogue o decreto que determinou o fim dos subsídios e também pediram liberdade aos dirigentes presos nesta sexta-feira. Ao todo, quase 370 pessoas foram detidas em dois dias de protestos.

A seguir:

-PROMOTORIA DENUNCIA MINISTRO DO TURISMO POR CANDIDATURAS-LARANJA DO PSL

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou, sem vetos, a lei que limita os gastos para as campanhas de prefeitos e vereadores. O texto, aprovado no Senado na quarta-feira, foi sancionado nesta quinta e publicado no “Diário Oficial da União” desta sexta. As mudanças na legislação eleitoral precisam ser feitas um ano antes do pleito, ou seja, a nova lei foi sancionada na data-limite para valer na votação do ano que vem, que ocorrerá em quatro de outubro. A lei não discrimina os valores do limite de gastos nominalmente, mas estabelece que o teto para a campanha dos cargos de prefeito e vereador será equivalente ao de 2016 corrigido pela inflação.

O Ministério Público Eleitoral de Minas Gerais denunciou, na tarde desta sexta-feira, o ministro do Turismo, MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO do PSL, por três crimes envolvendo candidaturas-laranja do partido em 2018. Outra dez pessoas também foram denunciadas. Os crimes são de falsidade ideológica, apropriação indébita eleitoral, que é quando o candidato se apropria com os recursos destinados ao financiamento eleitoral para proveito próprio, e associação criminosa. Pela investigação, o partido inscreveu candidatas sem a intenção de que elas fossem, de fato, eleitas. Pelo menos 30 por cento dos recursos do fundo eleitoral devem ser destinados a candidaturas femininas.

O ministro do Turismo, MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO, que foi indiciado na manhã desta sexta-feira por omissão na prestação de contas de campanha e pelo crime de associação criminosa no caso das candidaturas-laranja do PSL, afirmou em nota, no começo desta tarde, que não cometeu irregularidades e que vai provar sua inocência. Em nota mandada pela assessoria, o ministro disse que a investigação foi feita com base em campanha difamatória e que acredita na Justiça. O presidente JAIR BOLSONARO, por enquanto, vai mantê-lo no cargo. O porta-voz da Presidência da República, general OTÁVIO RÊGO BARROS informou que o presidente aguardará o desenrolar do processo.

A seguir:

-SANTA CATARINA REGISTRA RECORDE HISTÓRICO DE

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Começa na próxima segunda-feira em Santa Catarina a campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Nesta etapa, serão imunizadas crianças menores de cinco anos, a partir dos 6 meses de idade, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica. A campanha vai até 25 de outubro. O Dia D será em 19 de outubro. Os pais ou responsáveis devem procurar as salas de vacinação. Santa Catarina recebeu cerca de 300 mil doses para este mês. Entre 18 e 30 de novembro, começará uma nota etapa da campanha, em que serão vacinados adultos entre 20 e 29 anos. O Ministério da Saúde considera que 19 estados do Brasil vivem um surto da doença, incluindo Santa Catarina.

O Governo do Estado fez o primeiro repasse de recursos do Projeto Recuperar, no valor de dois milhões e meio de reais nesta sexta-feira. O beneficiário é o Consórcio Interfederativo Santa Catarina, que fará a manutenção de mil e 600 quilômetros de malha rodoviária estadual em 64 cidades. O montante representa um investimento de oito mil reais por quilômetro em cinco meses, já que o total será de 12 milhões e 800 mil reais neste período. Além do Cincatarina, assinaram convênio com o Governo nesta quinta-feira, o CIM-Amurel e o CIM-Amavi. Outros oito consórcios também integram o projeto.

Pela primeira vez, o Estado registrou mais de 40 doações efetivas de órgãos em 30 dias. O recorde histórico de 43 procedimentos foi registrado em setembro. É o melhor desempenho nos quase 20 anos do SC Transplantes. Com o resultado, Santa Catarina alcançou, em setembro, a taxa de 74 doações por milhão de população. No país, a média em 2018 foi de 17. O estado tem registrado bons desempenhos neste ano. O coordenador estadual da SC Transplantes, JOEL DE ANDRADE lembra que foi registrado o melhor fevereiro da história, com 24 doações efetivas, e o melhor mês de julho, com 34 doações. Até setembro foram mais de 900 transplantes em Santa Catarina.

- A SEGUIR:

-OS TRABALHOS NA SECRETARIA DE AGRICULTURA DE

SÃO BERNARDINO.

-CÂMARAS DA ACANOR PARTICIPAM DE ENCONTRO

ESTADUAL DE CÂMARAS MIRINS.

Veterinária faz campanha para socorrer animais abandonados. ANA MARIA DE LIMA – profissional em Campo Erê, lembra que o primeiro bazar abrigo Erê Pet está acontecendo. Era para ser na Praça da Igreja Matriz, porém devido ao tempo foi transferido para o Abrigo Erê Pet. A profissional conta que, a ideia de realizar essa ação, surgiu da necessidade de socorrer os animais abandonados do município. Frisa que as pessoas ainda podem ajudar, doando roupas, calçados e acessórios para o bazar. Os donativos podem ser deixados no Abrigo Erê Pet. No próximo sábado, o bazar acontece mais umas vez e se não chover será na Praça da Igreja Matriz

O lucro do bazar será usado para castração dos animais de rua. ANA MARIA observa que no município existem muitos cães e gatos abandonados, se reproduzindo rápido e cada vez mais. A realização de eventos como esse, segundo a veterinária, são fundamentais, pois desde a castração até os cuidados após, tem um custo alto, e ela não consegue manter sozinha. Acrescenta que sábado no bazar, também serão expostos os animais castrados e vacinados para adoção responsável.

Data do Fórum Empresarial 2019 é alterada. A informação é de JOCEANDRO DE ARAUJO – presidente da CCO do evento. Conforme ele, alteração ocorreu devido a uma agenda internacional de última hora de um dos palestrantes. Diante disso, Acislo – Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste se vê obrigada a transferir a data de realização do evento. O Fórum estava programado para o dia 10 agora de outubro, e agora foi transferido para o dia 17, no mesmo local e horário.

Todas as possibilidades para a manutenção da data do Fórum foram esgotadas. Quem garante é JOCEANDRO. Contudo, destaca que o workshop está mantido e será realizado no dia 17 de outubro no auditório da sede administrativa da Acislo. Os ingressos para o Fórum Empresarial 2019 se mantêm ativos e deverão ser utilizados na nova data. Acrescenta que a transferência de data visa, unicamente, garantir a qualidade do evento e respeitar aqueles que adquiriram ingressos na expectativa de acompanhar os dois palestrantes. SONORA

ARTHUR IGREJA e CACO BARCELLOS são os nomes das palestras. ARAUJO – presidente da CCO do Fórum Empresarial da Acislo de São Lourenço do Oeste, ressalta que conta que além das duas palestras haverá um workshop gratuito, com RODRIGO BARICHELLO. A proposta do evento é proporcionar uma reflexão e discussão sobre inovação e mudanças tecnológicas que afetam todos os setores no dia a dia. O presidente reafirma que esta será a maior edição do Fórum Empresarial ao longo dos 22 anos de realização.

Fórum Empresarial tem limite de lugares. JOCEANDRO comenta que foram disponibilizados setecentos lugares. Além do empresariado e da comunidade lourenciana, o Fórum Empresarial 2019 deve atrair comitivas da região Noroeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná. O presidente frisa que já tem confirmações de Quilombo, Formosa do Sul, Jupiá, Galvão, Campo Erê, Pato Branco, Francisco Beltrão e São Miguel do Oeste.

AMNoroeste promove mais um módulo da capacitação "saúde mental e suicídio: prevenção e posvenção". Segundo a Gerente em Serviços de Saúde da associação, ROSE MARI GUARDA, o último módulo aconteceu no auditório do Sicoob Original de São Lourenço do Oeste. O encontro marcou o encerramento da capacitação “Saúde Mental e Suicídio: Prevenção e Posvenção”, para equipes da Atenção Básica dos Municípios.

Capacitação "saúde mental e suicídio” é composto por três módulos. Eles teve duas turmas em cada, reunindo cerca de 200 participantes, com aulas expositivas, dinâmicas, com vídeos, imagens, dados estatísticos e relato de experiências. Atividade foi coordenada pelo palestrante ABEL PETTER, Membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Suicídio, Psicólogo especialista em formação em automutilação, prevenção e posvenção em suicídio.

A capacitação teve objetivo promover as equipes da atenção básica dos municípios. A ideia, foi mostrar como prevenir lesões autoprovocadas, tentativas de suicídio, bem como, práticas correlacionadas ao mesmo, para auxiliar as equipes, tanto na sua atuação profissional, quanto pessoal. Profissionais de Campo Erê também participaram da capacitação.

Os trabalhos na Secretaria de Agricultura de São Bernardino. ADEMIR CIMA- Secretário da Pasta do Município, comenta que as equipes estão buscando atender a todos os pedidos. Segundo ele, o trabalho é feito por regiões, uma comunidade de cada vez. Segundo o secretário, o tempo, apesar da falta de chuva trazer prejuízos para outros setores, tem colaborado para a realização dos trabalhos com as máquinas. CIMA reconhece a necessidade dos trabalhos, principalmente agora com o período do plantio, mas pede a compreensão da população e garante que na medida do possível todos serão atendidos.

Secretaria de Agricultura atende 36 famílias com água potável. Afirmação é de ADEMIR CIMA de São Bernardino. Ele comenta que as chuvas tem ajudado para o plantio, no entanto ainda não tem sido suficiente para água. A Secretaria continua levando água para essas famílias, mas devido à distância de uma propriedade para outra, o tempo de resposta acaba sendo maior, atrasando o trabalho. CIMA acrescenta que se tiver alguma família precisando de água, pode entrar em contato com a secretaria, que na medida do possível ser atendida.

Câmaras da Acanor participam de encontro estadual de câmaras mirins. A informação é do secretário executivo daAssociação das Câmaras do Noroeste de Santa Catarina EDERSON HERMMAN. De acordo com ele, as Câmaras Municipais da Acanor que mantém o Programa Parlamento Jovem participaram recentemente, em Florianópolis, no Décimo Encontro Estadual de Câmaras Mirins. Ação foi promovida pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por intermédio do Núcleo de Formação para a Democracia.

Encontro das Câmaras Mirins foi feita em dois momentos. Segundo EDERSON HERMAMM, no primeiro momento participaram 32 delegações, e no segundo encontro foram mais 19, totalizando um pouco de aproximadamente 800 adolescentes integrantes de Câmaras Mirins. Da Acanor, prestigiaram o evento, as Câmaras de: São Lourenço do Oeste, Jupiá, Galvão, Coronel Martins, São Domingos, Irati, Novo Horizonte e Palma Sola, interagindo com os demais participantes e acompanharam os pronunciamentos de autoridades e palestrasdebates com jovens idealizadores e professores.

Casan registra 35mm de chuva. Quinze dias depois, a chuva voltou a cair em São Lourenço do Oeste. Desta vez, um pouco menos, 35mm, mas que, segundo o gerente da Casan ELIAS BUFFON, já ajudou a elevar o nível do rio Macaco. BUFFON diz que até quarta-feira o nível da barragem estava baixo, em torno de 25 a 30 centímetros. Hoje já está correndo água por cima da barragem. O poço profundo, conta o gerente da Casan, estava operando em sua capacidade máxima, 16 horas por dia. Com a chuva, isso deve diminuir um pouco. Porém, o alerta continua e a população deve continuar evitando o desperdício, como não lavar carros e calçadas, por exemplo.

- A SEGUIR:

-OPERAÇÃO DA POLÍCIA PRENDE DUAS PESSOAS.

-HOMEM É VÍTIMA DE ESFAQUEAMENTO.

DPCAMI apreende armas em casa de autor de violência doméstica. Na tarde de ontem, equipes da Polícia Civil deram cumprimento a três mandados de busca e apreensão de armas de fogo em duas residências e no local de trabalho de um homem com 74 anos, investigado pela prática do crime de ameaça contra ex-companheira. Segundo informação, o suspeito, indignado com a separação do casal, passou a perturbar e ameaçar a vítima, inclusive fazendo uso de uma arma de fogo, razão pela qual a Polícia Civil obteve ordens judiciais para a localização e apreensão do armamento.

Durante a diligência, foram apreendidas três armas de fogo - um revólver, um rifle e uma espingarda, além de munições. O autor possui registro de todas as armas apreendidas, mas por estar envolvido em situação de violência doméstica, colocando em risco a incolumidade física da vítima, foi autorizada a apreensão do armamento.

Operação da polícia prende duas pessoas. Ontem, a Polícia Civil de São Lourenço do Oeste deflagrou uma operação policial visando a repressão de crimes diversos ocorridos em bairros da cidade nos últimos dias. Se acordo a Polícia Civil, a operação contou com a participação de todas as unidades policiais civis da cidade e da Polícia Militar. Foram 23 policiais trabalhando na operação. Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão domiciliar expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca.

No decorrer da operação, a polícia recuperou uma motocicleta furtada e apreendeu diversos insumos para recarga de munições. Duas pessoas foram presas, uma de 44 anos, em flagrante pelo crime de receptação, e outra de 21 anos, em decorrência de mandado de prisão pelo crime de furto. A polícia deteve um adolescente de 17 anos pela posse de drogas. Ele estava com 58,9 gramas de maconha.

Após pagamento de fiança um dos detidos foi posto em liberdade. Segundo a polícia, outro preso foi encaminhado para o Presídio Regional de Xanxerê e está à disposição da Justiça. O adolescente, que após prestar declarações foi liberado, responderá a procedimento pela prática de ato infracional.

Homem é vítima de esfaqueamento. Na noite de ontem o Corpo de Bombeiros foi acionado em uma residência na Rua Clotilde Pavan, onde um homem de 27 anos foi vítima de golpes de facão. Ele foi socorrido e encaminhado ao Pronto Atendimento. A Polícia Militar foi acionada, porém o autor não foi localizado.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.