ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 05 10 2018

-SEM VOTAR PROJETOS A UM MÊS, CÂMARA RETOMA SESSÕES SEMANA QUE VEM

-SC AMPLIA EXPORTAÇÕES DE CARNE SUÍNA E DE FRANGO EM SETEMBRO

-SECRETARIA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA FESTA DA CULTURA

-POLÍCIA AMBIENTAL VAI FISCALIZAR POSTOS DE COMBUSTÍVEIS NA REGIÃO

-ELEIÇÃO TERÁ COBERTURA ESPECIAL DA PEPERI NO PRÓXIMO DOMINGO

-INCÊNDIO DEIXA PACIENTE FERIDO EM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO

-DESACORDO COMERCIAL TERMINA EM BRIGA E DISPAROS DE ARMA DE FOGO

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 virgula cinco centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

A ex-escrava sexual do Estado Islâmico NADIA MURAD e o médico DENIS MUKWEGE ganharam o Prêmio Nobel da Paz 2018 por seus esforços para acabar com o uso da violência sexual como arma de guerra e conflito armado. O anúncio dos vencedores foi feito na manhã desta sexta-feira, em Oslo, na Noruega. O ginecologista DENIS MUKWEGE, de 63 anos, passou grande parte de sua vida ajudando as vítimas de violência sexual na República Democrática do Congo e lutando por seus direitos. NADIA MURAD, de 25 anos, se tornou uma ativista dos direitos humanos após sobreviver a três meses de escravidão sexual imposta por integrantes do Estado Islâmico no Iraque.

O agressor de uma jovem francesa foi condenado a seis meses de prisão em regime fechado. As imagens do tapa em MARIE LAGUERRE correram o mundo via redes sociais.. O autor da agressão, um homem de 25 anos, foi sentenciado nesta quinta-feira pelo Tribunal Penal de Paris, a 12 meses de prisão, incluindo seis meses em regime fechado. Ele foi julgado por "violência agravada" e admite ser o homem do vídeo, mas nega a seriedade dos fatos de que é acusado.

Um dia após ter seu indulto humanitário anulado, o ex-presidente ALBERTO FUJIMORI aparece em um vídeo fazendo um apelo às autoridades do Peru para que não volte para a prisão. Ele afirma que se voltar para a prisão, o coração não vai aguentar porque está muito frágil. FUJIMORI foi internado nesta quarta após ser informado que a Suprema Corte do país anulou o indulto que o tirou da prisão em dezembro do ano passado. Nas imagens, ele parece estar na cama do hospital.

O juiz da Vara Federal de Juiz de Fora, BRUNO SAVINO, transformou em réu o homem que desferiu uma facada no candidato à Presidência JAIR BOLSONARO. A agressão ocorreu na cidade mineira durante ato de campanha, em seis de setembro. ADÉLIO BISPO, que está preso desde o dia da facada, foi denunciado pelo Ministério Público Federal por atentado pessoal por inconformismo político. Esse crime está previsto na Lei de Segurança Nacional. Se for condenado, ele pode pegar pena de três a 10 anos de reclusão, aumentada até o dobro, em razão da lesão corporal grave.

O Tribunal Regional Federal da quarta Região confirmou a absolvição da ex-presidente DILMA ROUSSEFF em uma ação popular que a acusou de uso indevido do Cartão de Pagamento do Governo Federal, conhecido como cartão corporativo, enquanto ela ocupava o cargo. Além da ex-presidente, outros 14 agentes públicos eram acusados no processo, dos quais 11 foram condenados a ressarcir os pagamentos feitos sem comprovação de nota fiscal, e valores que excederam os limites estabelecidos para uso do cartão. Em primeiro grau, a Justiça Federal havia inocentado DILMA, o que foi confirmado agora pelo TRF.

Sem votar projetos há mais de um mês, a Câmara dos Deputados retomará as sessões deliberativas na próxima semana. Os deputados estão no chamado "recesso branco" em razão das eleições, e, com o Congresso esvaziado, desde quatro de setembro a Câmara não faz sessões para analisar propostas. De acordo com a Câmara, a pauta da semana que vem prevê a análise de medidas provisórias, projetos de lei e projetos de decreto legislativo. Ao todo, estão marcadas quatro sessões na semana que vem.

O número de focos de Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya, não para de subir. Em relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, divulgado nesta quinta-feira, foram identificados 12 mil 671 focos do inseto em 154 municípios catarinenses. Comparado ao mesmo período de 2017, quando eram oito mil 987 focos em 141 municípios, houve um aumento de 41 por cento.Além disso, Santa Catarina permanece com número recorde de municípios infestados pelo Aedes aegypti: 74.

A presidente da Associação dos Familiares das Vítimas do Acidente da Chapecoense, FABIENNE BELLE está em Santa Cruz, na Bolívia, acompanhada de advogados, buscando esclarecimentos que podem resultar em ações contra outras empresas ou até órgãos doo governo boliviano e também da Colômbia. O grupo, que contém também um especialista de riscos e um advogado da Chapecoense, já esteve também nos Estados Unidos e na Colômbia levantando documentos e novas informações sobre o acidente com o avião que transportava a delegação da Chapecoense. Um grupo de 11 famílias de Chapecó, orientadas por advogados de Florianópolis, já entrou com ações contra os dois governos e também estuda assinar um acordo com as seguradoras.

Grande produtor de proteína animal, Santa Catarina encerrou o mês de setembro com alta nas exportações de carne suína e de frango. No último mês, Santa Catarina embarcou 121 mil e 200 toneladas desses produtos, faturando aproximadamente 198 milhões de dólares. Em setembro, o estado exportou 92 mil e 700 toneladas de carne de frango, três vírgula seis por cento a mais do que no mesmo período de 2017. Também foram exportadas 28 mil e 500 toneladas de carne suína, um aumento de 29 e meio por cento.

A secretaria de Cultura divulgou nesta quinta-feira os detalhes da programação da Festa da Cultura que vai acontecer na semana que vem em São Miguel do Oeste. O evento tem o apoio da Associação dos Afrodescendentes, Centro de Convivência de Descendentes de Italianos, Centro Cultural Morgenstern, Grupo de Danças Ítalo Germânico e CTG Porteira Aberta. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, CARLOS CHAVES, as festividades estão programadas para acontecer na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel, no Museu Histórico Ruy Arcádio Luchesi e na Biblioteca Pública Municipal José de Alencar. CHAVES disse que o objetivo da semana é valorizar a cultura e as etnias do município.

A Festa da Cultura da semana que vem terá exposições, contação de histórias, Feira de Artesanato e do Livro e o Festival da Canção "Canta São Miguel", além de desfile cultural e apresentações artísticas. A programação começa na segunda-feira, dia oito, com exposição no Museu Municipal e contação de histórias na biblioteca. As atividades prosseguem na terça-feira. Na quarta-feira tem encontro do programa Vida Longa com Saúde as duas da tarde a noite da Cultura Gaúcha com jantar, apresentações artística, exposição de objetos típicos gaúchos e mateada. Na quinta-feira começa a Festa da Etnias e o Festival da Canção Canta São Miguel na área coberta Walnir Botaro Daniel.

O feriado do dia 12 de outubro será marcado por uma série de atividades dentro da programação da festa da cultura. As quatro horas da tarde tem feira do artesanato, feira do livro, mateada e apresentações artísticas. As sete e meia começam as finais do Canta São Miguel. Para o sábado, a Festa da Cultura tem todas as atrações da sexta e mais um desfile cultural pelas ruas da cidade. As sete e meia da noite tem a Noite Cultural com apresentações artísticas das etnias, grupos folclóricos e do CTG. A Festa da Cultura termina no domingo com apresentações de artistas locais e dos finalistas do Festival da Canção "Canta São Miguel" na praça.

Depois da Polícia Rodoviária Federal emitir um alerta sobre os riscos de acidentes por causa dos buracos na BR 163, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes concluiu os serviços de recuperação emergencial do trecho próximo ao trevo de Guaraciaba. De acordo com o engenheiro do Dnit, DIEGO DA SILVA, o primeiro passo foi escoar a água e a lama que estavam acumulados no local. Depois disso, houve a aplicação da massa asfáltica. DIEGO salientou que o trabalho é apenas uma ação paliativa e que o grande fluxo de veículos pela rodovia pode resultar na formação de novos buracos.

A câmara de vereadores aprovou o projeto de lei que altera a carga horária e a remuneração de estagiários da prefeitura. A nova redação prevê dois tipos de jornadas de trabalho a serem cumpridas pelos estagiários. Uma delas é de seis horas diárias e 30 horas semanais e a outra é de quatro horas diárias e 20 horas semanais, sempre compatíveis com o horário escolar e de expediente da prefeitura. A remuneração será de 850 reais para estagiários de nível superior com carga de seis horas diárias e 750 reais para estagiários de nível superior para contratos de quatro horas diárias. O projeto foi aprovado por unanimidade e passará por uma segunda votação antes de entrar em vigor.

Os vereadores também aprovaram em segundo turno nesta semana o projeto de lei complementar que cria mais duas vagas de arquiteto. Com a proposta, passam a haver quatro profissionais da área. O projeto também define que é necessário ensino superior em arquitetura para ocupar o cargo. O salário inicial é de cinco mil 647 reais. Com a aprovação em segundo turno, o texto segue agora para sanção por parte do prefeito WILSON TREVISAN.

O núcleo Eletrometalmecânico da Acismo entregou nesta semana para o prefeito WILSON TREVISAN o projeto arquitetônico do novo pavilhão para abrigar as empresas do setor no parque de exposições Rineu Granstto. A estrutura, com dois mil metros quadrados, será dividida em dois andares. O pavimento superior terá mil e 400 metros e será destinado para feiras e eventos. A parte inferior, de 600 metros quadrados, vai abrigar o projeto de incubadoras e laboratórios. Durante a entrega do projeto, o prefeito WILSON TREVISAN confirmou a destinação de 500 mil reais do orçamento de 2019 para a execução de parte da obra. Todo o projeto está orçado em cerca de um milhão e 300 mil reais.

A Secretaria Municipal de Saúde começou nesta semana as ações do Outubro Rosa. O objetivo é conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. A primeira atividade foi a semana especial de coleta de material para o exame preventivo na Secretaria de Saúde. Nesta semana, o atendimento foi até as oito horas da noite. Na segunda-feira, profissionais da Secretaria de Saúde também realizaram uma panfletagem nas ruas centrais da cidade.

A programação do Outubro Rosa terá ainda o Dia D de prevenção no dia 20 de outubro. A informação é da coordenadora da Saúde da Mulher, enfermeira SIRLEI CERETTA, a intenção é atender a todas as mulheres que buscarem o serviço. A atividade vai ocorrer na sede da Secretaria, das sete e meia as 10 e meia da manhã com coleta de preventivo, exames de tireóide, glicemia, pressão arterial, acuidade visualdaltonismo e manutenção de óculos. No dia 27, será realizada uma palestra com a ginecologista e obstetra, CHRISTIANNI COSTA, para entrega dos exames às pacientes que participaram do Dia D. Esse evento vai ocorrer no Sesc, a partir das oito e meia da manhã.

O exame preventivo do câncer de colo uterino deve ser realizado pelo menos uma vez por ano. A orientação é da coordenadora da Saúde da Mulher, SIRLEI CERETTA. Ela disse que o recomendável é que o exame seja feito a partir dos 25 anos de idade ou a partir do início da vida sexual da mulher. SIRLEI disse que houve uma redução dos índices na cidade e que a identificação precoce da doença pode evitar complicações mais graves.

A Polícia Ambiental vai realizar em todo o estado de Santa Catarina uma Operação voltada a verificar a regularidade no funcionamento dos Postos de Combustíveis.O objetivo principal da medida é avaliar condições e conformidades dos estabelecimentos com as normas ambientais e demais padrões legais de funcionamento. De acordo com o comandante da Polícia Ambiental do extremo-oeste, capitão EVERTON RONCAGLIO, serão verificadas questões como licenciamento, cadastro ambiental e taxas ambientais, além do sistema de drenagem oleosa e lavação. Os policiais também vão analisar a destinação dos resíduos sólidos e óleos usados além de poços de monitoramento e controle de efluentes.

A Polícia Ambiental não tem o objetivo de causar nenhum tipo de transtorno ou surpresa aos estabelecimentos fiscalizados. Ele disse que a intenção é trabalhar para garantir que a atividade seja feita dentro da legalidade ambiental. RONCAGLIO explicou que a data da fiscalização na região ainda não foi definida, mas deve acontecer ainda em outubro. Ele destacou que a preocupação não é com os postos especificadamente, mas sim, com a proteção ambiental de atividades potencialmente poluidoras.

Quatro municípios da octogésima segunda zona eleitoral terão transporte eleitoral neste domingo. Por recomendação do juiz DANIEL EMENDORFER, as prefeituras de Guaraciaba, Romelândia, Paraíso e Anchieta organizaram roteiros e vão colocar ônibus para o transporte de eleitores até o local de votação. Já na quadragésima quinta zona eleitoral, que tem sede em São Miguel do Oeste, nenhum município terá transporte público de eleitores.

A Peperi vai realizar neste sábado um programa especial sobre as eleições de domingo. O programa vai trazer todas as informações e orientações sobre o pleito, além de entrevistas com juízes, promotores, chefes de cartórios, mesário e eleitores. O Especial Eleições 2018 começa as oito horas da manhã e terá duas horas de duração. Além disso, a reportagem das emissoras da Peperi vai trazer a preparação e a organização das justiça eleitoral nos principais municípios do extremo-oeste. O programa em rede será retransmitido pelas rádios Itapiranga, Atalaia, Cedro, Oeste e Peperi.

No domingo, dia sete de outubro, a Peperi vai realizar a cobertura completa da eleição a partir das oito horas da manhã. A reportagem vai acompanhar a movimentação dos eleitores, o trabalho da justiça eleitoral e todos os detalhes da votação nos municípios do extremo-oeste. As cinco horas da tarde teremos a divulgação da votação nas principais sessões eleitorais e o acompanhamento da apuração dos votos. A cobertura terá ainda entrevistas com os eleitos na noite de domingo. Além das informações pelo rádio, o portal da Peperi terá fotos e vídeos do pleito.Mais de 50 profissionais estarão envolvidos na cobertura da eleição.

Um incêndio foi registrado no começo da madrugada de hoje na Associação Hospitalar de Tunápolis. Quando os bombeiros de Iporã do Oeste chegaram ao local, funcionários e pacientes já haviam controlado as chamas com dois extintores. De acordo com os bombeiros, o fogo iniciou em um dos quartos da ala psiquiátrica. 17 pacientes estavam internados no local e três pacientes no clinico geral. Um dos pacientes sofreu queimaduras no braço direito e foi atendido pela equipe médica. A área danificada pelas chamas foi de 10 metros quadrados e as causas do incêndio ainda não foram confirmadas.

O décimo primeiro batalhão realizou nesta semana a segunda edição da Operação Fronteira Catarinense. O objetivo foi combater os crimes de contrabando e descaminho. A PM realizou barreiras nas principais vias que cortam a região de fronteira, além de ações nos acessos aos municípios. Ao todo, foram vistoriados 999 veículos e 27 bares. Um total de mil 145 pessoas foram abordadas. Quatro foram flagradas com uma pequena quantidade de maconha. A Operação contou com a participação de 120 policiais militares, além dos cães dos Canis Setoriais de São Miguel do Oeste e de Dionísio Cerqueira.

Um desacordo comercial resultou em uma briga com disparos de arma de fogo no centro de Maravilha na manhã desta quinta-feira. De acordo com o delegado, autor e vitima se encontraram no centro da cidade e houve um novo desentendimento. O autor fez disparos de arma de fogo contra o carro da vítima. Logo depois do fato, os dois suspeitos fugiram em direção a São Miguel do Oeste. Um deles foi detido no posto da Polícia Rodoviária Federal da BR 282 em um Corolla. O outro suspeito pegou um táxi e foi abordado pela equipe do Pelotão de Policiamento Tático e de uma guarnição de serviço nas proximidades de São Miguel.

A Polícia Civil deve indiciar um dos envolvidos na discussão por desacordo comercial em Maravilha por tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil. A informação é do delegado LENARDO ZAMBELLI. O outro envolvido deve responder por porte de arma de fogo por uso permitido, já que a o revolver estava registrado em nome de um deles. O delegado explicou que os dois foram presos em flagrante. O homem que fez os disparos foi levado para a cadeia e o outro teve a fiança paga e posto em liberdade ainda ontem.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.