ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 05-10-2018 Sexta-feira

-SEM VOTAR PROJETOS HÁ UM MÊS, CÂMARA RETOMA SESSÕES SEMANA QUE VEM

-SC AMPLIA EXPORTAÇÕES DE CARNE SUÍNA E DE FRANGO EM SETEMBRO

-CRESCE A PROCURA POR CRÉDITO FUNDIÁRIO NA REGIÃO

-FETRAF MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM ORÇAMENTO PREVISTO PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

-GRUPO DE ESCOTEIROS TUPÃ PARTICIPA DE EXTENSA AGENDA DE ATIVIDADES NA REGIÃO

-POLÍCIA MILITAR ORIENTA SOBRE CONDUTAS NO DIA DAS ELEIÇÕES

-SÃO JOÃO DO OESTE ORIENTA MUNÍCIPES QUANTO A CONSTRUÇÃO DE FOSSAS

-CARRO É REMOVIDO DURANTE OPERAÇÃO SEGURANÇA NA FRONTEIRA

-POLÍCIA CIVIL REFORÇA RESTRIÇÃO DE VENDA DE BEBIDA ALCOÓLICA NAS ELEIÇÕES

-PROVAS CONFIRMAM NEGLIGÊNCIA DE MOTORISTA DE ÔNIBUS QUE ARRASTOU ADOLESCENTE ATÉ A MORTE


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 virgula cinco centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.


A ex-escrava sexual do Estado Islâmico NADIA MURAD e o médico DENIS MUKWEGE ganharam o Prêmio Nobel da Paz 2018 por seus esforços para acabar com o uso da violência sexual como arma de guerra e conflito armado. O anúncio dos vencedores foi feito na manhã desta sexta-feira, em Oslo, na Noruega. O ginecologista DENIS MUKWEGE, de 63 anos, passou grande parte de sua vida ajudando as vítimas de violência sexual na República Democrática do Congo e lutando por seus direitos. NADIA MURAD, de 25 anos, se tornou uma ativista dos direitos humanos após sobreviver a três meses de escravidão sexual imposta por integrantes do Estado Islâmico no Iraque.


O agressor de uma jovem francesa foi condenado a seis meses de prisão em regime fechado. As imagens do tapa em MARIE LAGUERRE correram o mundo via redes sociais.. O autor da agressão, um homem de 25 anos, foi sentenciado nesta quinta-feira pelo Tribunal Penal de Paris, a 12 meses de prisão, incluindo seis meses em regime fechado. Ele foi julgado por "violência agravada" e admite ser o homem do vídeo, mas nega a seriedade dos fatos de que é acusado.


Um dia após ter seu indulto humanitário anulado, o ex-presidente ALBERTO FUJIMORI aparece em um vídeo fazendo um apelo às autoridades do Peru para que não volte para a prisão. Ele afirma que se voltar para a prisão, o coração não vai aguentar porque está muito frágil. FUJIMORI foi internado nesta quarta após ser informado que a Suprema Corte do país anulou o indulto que o tirou da prisão em dezembro do ano passado. Nas imagens, ele parece estar na cama do hospital.


O juiz da Vara Federal de Juiz de Fora, BRUNO SAVINO, transformou em réu o homem que desferiu uma facada no candidato à Presidência JAIR BOLSONARO. A agressão ocorreu na cidade mineira durante ato de campanha, em seis de setembro. ADÉLIO BISPO, que está preso desde o dia da facada, foi denunciado pelo Ministério Público Federal por atentado pessoal por inconformismo político. Esse crime está previsto na Lei de Segurança Nacional. Se for condenado, ele pode pegar pena de três a 10 anos de reclusão, aumentada até o dobro, em razão da lesão corporal grave.


O Tribunal Regional Federal da quarta Região confirmou a absolvição da ex-presidente DILMA ROUSSEFF em uma ação popular que a acusou de uso indevido do Cartão de Pagamento do Governo Federal, conhecido como cartão corporativo, enquanto ela ocupava o cargo. Além da ex-presidente, outros 14 agentes públicos eram acusados no processo, dos quais 11 foram condenados a ressarcir os pagamentos feitos sem comprovação de nota fiscal, e valores que excederam os limites estabelecidos para uso do cartão. Em primeiro grau, a Justiça Federal havia inocentado DILMA, o que foi confirmado agora pelo TRF.


Sem votar projetos há mais de um mês, a Câmara dos Deputados retomará as sessões deliberativas na próxima semana. Os deputados estão no chamado "recesso branco" em razão das eleições, e, com o Congresso esvaziado, desde quatro de setembro a Câmara não faz sessões para analisar propostas. De acordo com a Câmara, a pauta da semana que vem prevê a análise de medidas provisórias, projetos de lei e projetos de decreto legislativo. Ao todo, estão marcadas quatro sessões na semana que vem.



O número de focos de Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya, não para de subir. Em relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, divulgado nesta quinta-feira, foram identificados 12 mil 671 focos do inseto em 154 municípios catarinenses. Comparado ao mesmo período de 2017, quando eram oito mil 987 focos em 141 municípios, houve um aumento de 41 por cento.Além disso, Santa Catarina permanece com número recorde de municípios infestados pelo Aedes aegypti: 74.


A presidente da Associação dos Familiares das Vítimas do Acidente da Chapecoense, FABIENNE BELLE está em Santa Cruz, na Bolívia, acompanhada de advogados, buscando esclarecimentos que podem resultar em ações contra outras empresas ou até órgãos doo governo boliviano e também da Colômbia. O grupo, que contém também um especialista de riscos e um advogado da Chapecoense, já esteve também nos Estados Unidos e na Colômbia levantando documentos e novas informações sobre o acidente com o avião que transportava a delegação da Chapecoense. Um grupo de 11 famílias de Chapecó, orientadas por advogados de Florianópolis, já entrou com ações contra os dois governos e também estuda assinar um acordo com as seguradoras.


Grande produtor de proteína animal, Santa Catarina encerrou o mês de setembro com alta nas exportações de carne suína e de frango. No último mês, Santa Catarina embarcou 121 mil e 200 toneladas desses produtos, faturando aproximadamente 198 milhões de dólares. Em setembro, o estado exportou 92 mil e 700 toneladas de carne de frango, três vírgula seis por cento a mais do que no mesmo período de 2017. Também foram exportadas 28 mil e 500 toneladas de carne suína, um aumento de 29 e meio por cento.


-CRESCE A PROCURA POR CRÉDITO FUNDIÁRIO NA REGIÃO

-FETRAF MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM ORÇAMENTO PREVISTO PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

-GRUPO DE ESCOTEIROS TUPÃ PARTICIPA DE EXTENSA AGENDA DE ATIVIDADES NA REGIÃO

-SÃO JOÃO DO OESTE ORIENTA MUNÍCIPES QUANTO A CONSTRUÇÃO DE FOSSAS

-POLÍCIA MILITAR ORIENTA SOBRE CONDUTAS NO DIA DAS ELEIÇÕES


A Peperi vai realizar neste sábado um programa especial sobre as eleições de domingo. O programa vai trazer todas as informações e orientações sobre o pleito, além de entrevistas com juízes, promotores, chefes de cartórios, mesário e eleitores. O Especial Eleições 2018 começa as oito horas da manhã e terá duas horas de duração. Além disso, a reportagem das emissoras da Peperi vai trazer a preparação e a organização das justiça eleitoral nos principais municípios do extremo-oeste. O programa em rede será retransmitido pelas rádios Itapiranga, Atalaia, Cedro, Oeste e Peperi.


No domingo, dia sete de outubro, a Peperi vai realizar a cobertura completa da eleição a partir das oito horas da manhã. A reportagem vai acompanhar a movimentação dos eleitores, o trabalho da justiça eleitoral e todos os detalhes da votação nos municípios do extremo-oeste. As cinco horas da tarde teremos a divulgação da votação nas principais sessões eleitorais e o acompanhamento da apuração dos votos. A cobertura terá ainda entrevistas com os eleitos na noite de domingo. Além das informações pelo rádio, o portal da Peperi terá fotos e vídeos do pleito. Mais de 50 profissionais estarão envolvidos na cobertura da eleição.


Realizado décimo segundo sorteio da campanha de troca de notas. O sorteio foi realizado na manhã de hoje na prefeitura. A campanha, “A Nota Iporãoestina Vale Uma Nota” contempla sorteios mensais de cinco prêmios em dinheiro no valor de 200 reais cada. A troca de notas por cupons pode ser feita na recepção da prefeitura. Cada nota de compra no comércio de Iporã da Oeste dá direito a um cupom e cada nota de prestação de serviço dá direito a dois cupons da campanha. Os vencedores do sorteio de hoje foram CELSO NEISS, VANESSA BACK BERTOL, NELI TEREZINHA RAMBO, GLECI MARIA DE SOUZA e ILMO PEDRO WAILAND. Em função do feriado de dois de novembro, o próximo sorteio será dia primeiro de novembro.


Caminhada pela saúde da mulher será realizada hoje em Iporã do Oeste. A programação, alusiva ao outubro rosa, é organizada pelo núcleo da mulher empresária da associação comercial e industrial. Conforme a integrante do núcleo, JAMILE SOETHE, o movimento do outubro rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, com o objetivo de estimular a participação da população no combate ao cancer de mama e cancer de colo de útero. JAMILE explica que na tarde de hoje, o núcleo da mulher empresária, promove a terceira edição da caminhada pela saúde da mulher. A saída será às 18 horas e 30 minutos, em direção a praça dos Imigrantes. Durante a caminhada haverá momentos de descontração com dança. O objetivo é promover uma reflexão quanto aos cuidados com a saúde física e mental e a importância dos exercícios físicos.


Escola de Cristo Rei recebe palestra com refugiado da Síria. Conforme a diretora ANDREA HACKENHAAR, nesta semana a escola recebeu a visita de OMAR KADRA, natural da Síria, e atualmente morador de Itapiranga. Ela explica que a palestra ministrada pelo OMAR faz parte de um projeto com alunos do ensino médio inovador sobre estágios e intercâmbios com o objetivo da troca de experiências e a interação com outras culturas. A diretora enfatiza que a vinda do Sírio para o Brasil ocorreu pelo motivo contrário, pois ele veio como refugiado para o Brasil, em função dos problemas que a Síria enfrenta. OMAR KADRA contou aos alunos que é muçulmano, e fugiu da guerra na Síria há cerca de dois anos, quando tinha 17 anos. Ele disse também que não pode mais voltar ao seu país de origem, para se encontrar com sua família. Hoje OMAR é legalizado brasileiro, consegue se comunicar em português e trabalha em Itapiranga.


Cresce a procura por crédito fundiário na região. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste amplia a prestação de serviços para projetos do crédito fundiário. Engenheiro agrônomo inicia atividades para avaliação e proposta do encaminhamento para obter recursos. O trabalho inicia com visita na propriedade onde uma comissão avalia de forma criteriosa a viabilidade para aquisição. Conforme o presidente do sindicato, NESTOR HAMMERSCHMITT, o roteiro inicia na próxima semana pelo interior de Tunápolis. Destaca que é preciso ter argumentos convincentes sobre a atividade prevista e a rentabilidade para proporcionar o pagamento evitando que a compra se torne um problema ao produtor rural.


Compra de áreas rurais é uma boa alternativa. A observação é do presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, NESTOR HAMMERSCHMITT. Ele diz que existe recurso disponível para o crédito fundiário, cresce o número de famílias interessadas e também existe terra disponível para aquisição tornando o financiamento atrativo. Conforme HAMMERSCHMITT, nos três municípios de abrangência do sindicato, Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste são mais de 250 famílias interessadas no crédito fundiário. O sindicalista considera que o serviço prestado pelo sindicato contribui para sucesso no encaminhamento de projetos. Cita ainda que ocorrem situações que a aquisição permite incorporação na propriedade de quem está comprando e outros casos são novos empreendimentos sendo implantados.


Propriedades agrícolas da região apresentam aumento de área de terra. O censo agropecuário mostrou que a região Extremo Oeste registrou que as propriedades possuem maior número de hectares. O presidente do sindicato considera que o financiamento tem contribuído para famílias ampliar suas atividades incorporando nova área de terra. Salienta que o êxodo rural ainda ocorre devido à falta de sucessão familiar. NESTOR HAMMERSCHMITT também projeta bons resultados para a safra 2018-2019 baseado no investimento feito para o plantio. Ressalta que a redução de juros do Plano Safra contribuiu para busca de recursos.


Fetraf manifesta preocupação com orçamento previsto para a agricultura familiar em 2019. O coordenador da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, ALEXANDRE BERGAMIN, afirma que a Fetraf tem acompanhado o encaminhamento no final de agosto, da proposta orçamentária de 2019 pelo presidente da republica ao congresso nacional, e preocupa a definição de recursos para a agricultura familiar no próximo ano. BERGAMIN explica que a preocupação é pelo fato dos cortes, a exemplo da assistência técnica, em que em 2014 houve um orçamento de 629 milhões de reais, e para 2019, nenhum recurso está previsto. Para o crédito fundiário, o coordenador considera que o valor orçado também é baixo, de 25 milhões para toda a política do programa. Para o fomento a organização das mulheres agricultoras, o orçamento que já contemplada 32 milhões, não contempla nada para o próximo ano.


O coordenador da Fetraf chama atenção também para o corte de recursos no programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar. ALEXANDRE BERGAMIN cita que o orçamento, que já estava em mais de um bilhão de reais, caiu para 251 milhões de reais. Ele destaca também os cortes no próprio ministério da agricultura, a exemplo do setor pesqueiro, de 108 milhões para somente um milhão e 800 mil reais. O corte que mais preocupa a Fetraf, é no seguro agrícola, que caiu de 740 milhões para 450 milhões. O coordenador da Fetraf afirma que apesar do período eleitoral prejudicar o andamento dos projetos no congresso, a federação trabalha para mudar os valores do orçamento, que deve ser aprovado ainda este ano. BERGAMIN sugere o remanejamento de recursos de outros setores que estão com orçamento maior, para contemplar a agricultura familiar.


Polícia Militar orienta sobre condutas no dia das eleições. De acordo com o comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF, o trabalho dos órgãos de segurança neste domingo será para a garantia do exercício pleno do direito de cidadania e ao voto. O sargento destaca que a competência de fiscalização no dia das eleições, é da polícia federal, no entanto, para municípios que não são abrangidos por este órgão federal, a legislação prevê que o trabalho seja realizado pela polícia militar. MILTON WOLF lembra que a fiscalização será tanto para prevenir crimes eleitorais ou outras ocorrências, mas havendo a necessidade, a polícia irá atuar de forma repressiva. Caso alguma irregularidade for flagrada, o responsável poderá ser preso ou será feito o boletim de ocorrência, e a investigação ficará por conta da polícia civil.


O trabalho neste domingo irá envolver todo o efetivo militar do município. O sargento MILTON WOLF enfatiza que o trabalho inicia já no sábado, e segue até o final da apuração dos resultados da eleição no domingo à noite. No dia das eleições, haverá restrição na venda de bebida alcoólica, das seis às 18 horas. O sargento lembra que no local de votação, o responsável pela manutenção da ordem é o mesário ou a justiça eleitoral que estará presente. MILTON WOLF destaca que a polícia militar compete a segurança externa. O sargento da policia militar de Iporã do Oeste enfatiza que em caso de qualquer violação de direitos, a PM pode ser acionada pelo 190, que irá se deslocar ao local para averiguar a situação.


Sobre a propaganda eleitoral, o sargento reforça que será permitida a propaganda até a véspera da eleição, às 22 horas do sábado. É proibida também a confecção e distribuição de bonés, camisetas, brindes ou outras vantagens ao eleitor durante a campanha, ou pichações e o uso de carro público para propaganda, nem bens de uso comum ou locais públicos como igrejas, escolas ou lojas. Também será passível de sanção a poluição com material de propaganda. Será permitida somente no domingo a manifestação individual e silenciosa do eleitor, como o uso de bandeira, broche ou adesivo. Manifestação coletiva, como aglomeração de pessoas com camiseta padronizada, será proibida.


Grupo de escoteiros Tupã de Iporã do Oeste participa de extensa agenda de atividades na região. No último final de semana o grupo sediou o evento denominado de Tropa Escoteira em Ação, direcionado para o ramo escoteiro, de 11 a 15 anos. Participaram nove grupos de escoteiros da região, reunindo cerca de 240 pessoas, entre escoteiros e chefia. Conforme a presidente do grupo de escoteiros Tupã, ROSELI VIZENTIM, nos dias 13 e 14 o grupo participa da aventura sênior, envolvendo o ramo sênior, de 15 a 18 anos, na cidade de Garopaba. Em novembro, o grupo participa em São Carlos, do acampamento de lobinhos, de sete a 11 anos.


Para poder participar de todas estas atividades, a presidente do grupo de escoteiros de Iporã do Oeste cita a necessidade da promoção de eventos como forma de arrecadar recursos. ROSELI VIZENTIM destaca que neste sábado, o grupo promove o tradicional almoço de carne suína no salão paroquial. A ficha do almoço está sendo vendida pelos integrantes do grupo, na gráfica LL e na auto escola ao valor de 12 reais para crianças de seis a 11 anos, e 18 reais para adultos. A presidente cita que o cardápio será carne suína, molho de carne suína, saladas, pão cuca e mandioca. A primeira mesada será servidaa partir das 11 horas e 30 minutos. ROSELI convida a comunidade a participar, e prestigiar as atividades dos escoteiros, que muito tem contribuído para a disciplina das crianças e adolescentes, com opções saudáveis de lazer e diversão.


Prefeitura de São João do Oeste orienta munícipes quanto a implantação do sistema de tratamento de esgoto. Segundo o engenheiro sanitarista WILLIAN ARENHARDT, há algum tempo o município vem cobrando dos moradores, a construção do sistema individual de tratamento de esgoto. Ele explica que ao construir, o munícipe deve providenciar o projeto, no qual será prevista a localização do sistema de tratamento de esgoto. O engenheiro orienta que uma etapa importante do projeto é a avaliação do local onde este sistema será construído, evitando problemas futuros. WILLIAN ARENHARDT comenta que no local onde o sistema de esgoto será instalado, não podem ser feitas construções sobre esta área. Ele lembra que muitas vezes também não é avaliado o acesso ao ponto onde se constrói a fossa, dificultando a sua limpeza posterior ou alguma necessidade de manutenção.


Ainda sobre a localização da fossa, o engenheiro sanitarista lembra que o morador deve observar as características do relevo. WILLIAN ARENHARDT ressalta que se a fossa for muito próxima a um murro ou um barranco, podem ocorrer problemas de vazamento. A orientação é que a fossa seja construída afastada destes locais para favorecer a infiltração. O engenheiro sanitarista enfatiza que assim que o projeto for concluído, deve passar pela aprovação da prefeitura para iniciar a construção. Para evitar qualquer transtorno, ARENHARDT lembra que os proprietários devem procurar os setores responsáveis na prefeitura para esclarecer qualquer dúvida quando a construção de obras. O engenheiro destaca ainda que na próxima semana inicia a obra que vai interligar o sistema de água de Jaboticaba, que capta água do rio Uruguai, e da sede, que capta água do arroio Fortaleza. A obra orçada em 80 mil reais tem previsão de conclusão até final do ano.


-CARRO É REMOVIDO DURANTE OPERAÇÃO SEGURANÇA NA FRONTEIRA

-POLÍCIA CIVIL REFORÇA RESTRIÇÃO DE VENDA DE BEBIDA ALCOÓLICA NAS ELEIÇÕES

-PROVAS CONFIRMAM NEGLIGÊNCIA DE MOTORISTA DE ÔNIBUS QUE ARRASTOU ADOLESCENTE ATÉ A MORTE


Jovem é preso por posse irregular de arma de fogo. Na última terça-feira, após receber informações por meio do disque-denúncia de que uma pessoa estava de posse de arma de fogo em situação irregular, a Polícia Civil de Palmitos foi até o endereço informado e localizou uma espingarda calibre 36, munições e material de recarga em posse de um jovem de 21 anos. Ele foi preso em flagrante, tendo sido colocado em liberdade após o pagamento da fiança arbitrada. A Polícia Civil agradece o apoio da população que tem contribuído com o trabalho policial repassando informações e denunciando crimes ocorridos no município de Palmitos e região.


Polícia localiza moto furtada por meio de anúncio nas redes sociais. Policiais civis de Palmitos, após monitorar algumas postagens em redes sociais, tomaram conhecimento de que uma motocicleta, que havia sido furtada em Palmitos há alguns meses, estava sendo anunciada para venda por um morador de Iraí/RS. Investigações conjuntas entre policiais civis de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul levaram a identificação da pessoa que estava anunciando a motocicleta para venda. Um jovem de 20 anos foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Iraí e responderá pelo crime de receptação. A motocicleta estava sem a placa de identificação, sendo que por meio da numeração do chassi e motor foi possível constatar que se tratava da motocicleta furtada em Palmitos. O veículo foi devolvido ao proprietário e a Polícia Civil continua investigando para identificar o autor do furto.


Polícia aprende mercadorias de contrabando em caminhões na SC 161. Por volta das 11 horas e 45 minutos de ontem, na SC 161 em Romelândia, a Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, ao realizar operação de fiscalização de trânsito, abordou dois caminhões trator acoplado a semi-reboque, ambos emplacados no Paraguai e com motoristas Paraguaios. Durante a abordagem foi localizado pela polícia oito pneus em um caminhão e 12 no outro, totalizando 20 pneus. Os pneus estavam em baixo dos semi-reboques e alguns dentro do compartimento de carga. A mercadoria foi apreendida e encaminhada para Receita Federal de Dionísio Cerqueira.


Polícia Militar Ambiental fará fiscalização em postos de combustíveis. O operação será realizada em todo o estado de Santa Catarina, para verificar a regularidade no funcionamento dos postos de combustíveis. O objetivo principal da medida é avaliar condições e conformidades dos estabelecimentos com as normas ambientais e demais padrões legais de funcionamento. Serão verificados licenciamento, cadastro ambiental e taxas ambientais, sistema de drenagem oleosa e lavação, resíduos sólidos e óleos usados, poços de monitoramento e controle de efluentes. A PMA informou que não tem o objetivo de causar nenhum tipo de transtorno ou surpresa aos estabelecimentos fiscalizados. O objetivo é induzir estes e demais segmentos a funcionarem dentro da regularidade legal e ambiental. No entanto, em casos de irregularidades, serão adotadas as medidas legais.


Dnit realiza recuperação emergencial na BR 163 em Guaraciaba. A Peperi divulgou ainda no último domingo o alerta da PRF para os motoristas tomarem cuidados com os buracos na rodovia. De acordo com o engenheiro do Dnit, DIEGO FERNANDO DA SILVA, o primeiro passo foi escoar a água e a lama do local e logo após a aplicação da massa asfáltica. Ele explica que o trabalho é apenas uma ação paliativa e que o grande fluxo de veículos pela rodovia auxilia na formação de novos buracos. As obras de recuperação, ampliação e melhoria da BR 163, entre SMOeste e Dionísio Cerqueira, estão paradas e esperam uma definição do órgão em Brasília. Uma nova licitação, a qual definirá a empresa que concluirá a obra, está em fase de conclusão.


Princípio de incêndio atinge ala psiquiátrica do hospital de Tunápolis. O fato ocorreu por volta de uma hora da madrugada desta sexta-feira, na Associação Hospitalar de Tunápolis. Quando os bombeiros de Iporã do Oeste chegaram ao local, funcionários e pacientes já haviam controlado as chamas com auxilio de dois extintores. Conforme os bombeiros, o fogo teve inicio e se concentrou em um dos quartos da ala psiquiátrica. No momento em que iniciou o fogo, os dois funcionários de serviço estavam atendendo dois pacientes. Havia na ala psiquiátrica 17 pacientes e mais três pacientes no clinico geral. Um dos pacientes sofreu queimaduras no braço direito e foi atendido pela equipe médica. A área danificada pelas chamas foi de 10 metros quadrados. Havia ainda muita fumaça quando da chegada da guarnição. Serão feitas averiguações no local para levantar as possíveis causas do sinistro.


Provas confirmam negligência de motorista de ônibus que arrastou adolescente até a morte. A Polícia Civil de Caibi prendeu em flagrante, por homicídio culposo, no último dia 17 de setembro, o motorista do ônibus que arrastou a jovem SAMANTA CANSI, de 15 anos, até a morte após a roupa dela ficar presa na porta do coletivo./ Foram realizadas novas diligências e ouvidas testemunhas e familiares da vítima que confirmaram que a negligência do motorista era recorrente. De acordo com o delegado responsável pelo caso, JOÃO MIOTTO, o investigado costumava trafegar em alta velocidade, retomava o percurso, após uma parada, com a porta aberta e já havia esquecido do desembarque de alguns alunos. Em outra ocasião uma adolescente ficou presa na porta do ônibus pela mochila.


Por não possuir condições técnicas e psicológicas para o transporte de passageiros, a Polícia Civil representou pelo afastamento do investigado do cargo, que foi deferido pelo Judiciário. O motorista não poderá mais conduzir veículo de transporte de passageiros até o julgamento final do processo, evitando que outras pessoas sejam colocadas em risco e impedindo que volte a cometer crimes. Em 21 de setembro, a prefeitura de Caibi informou que o motorista pediu licença-prêmio de 30 dias. O tempo foi concedido. O condutor é concursado e trabalha há 12 anos na administração municipal. A Polícia Civil apenas aguarda a conclusão dos laudos periciais para dar por concluída a investigação. O motorista, de 48 anos, deixou a prisão em Chapecó, na noite do dia 19 de setembro, após a Justiça arbitrar fiança de quatro salários mínimos, no valor total de três mil 816 reais. Ele responde ao caso em liberdade.


Polícia militar de Iporã do Oeste desenvolve operação "Segurança na Fronteira". As ações de fiscalização ocorreram nesta quinta-feira, do meio dia até a meia noite, nos 35 municípios do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira. Em Iporã do Oeste foram desempenhadas seis barreiras visando à fiscalização de crimes transfronteiriços e também de infrações de trânsito. Conforme o comandante da PM no município, sargento MILTON WOLF, foram empregados quatro policiais militares e duas viaturas. No total, 120 veículos foram abordados e identificadas mais de 150 pessoas. Foram expedidas três autuações de trânsito, e um veículo foi removido ao pátio conveniado, por estar com o licenciamento anual em atraso. O sargento avalia que o resultado da operação é positivo, pois, a ausência de crimes demonstra que a região é segura, e as poucas infrações de trânsito demonstram que o condutor está cada vez mais consciente de suas responsabilidades no trânsito.


Polícia Civil reforça restrição de venda de bebida alcoólica no domingo de eleição. A Polícia Civil, por meio da décima terceira delegacia de SMOeste, reforça que em todas comarcas e respectivos municípios que integram a Delegacia Regional haverá restrição de venda de bebidas alcoólicas no domingo do dia das eleições, das seis as 18 horas, nos locais de votação e proximidades. Em relação aos eventos e a suspensão de alvarás policiais que autorizam o funcionamento de bares, botequins, boates e similares nas comarcas e municípios vinculados nos dias que antecede e no domingo, cabe a cada delegado de polícia a definição. A delegacia regional compreende os municípios de SMOeste, Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Cunha Porã, Descanso, Dionísio Cerqueira,Flor do Sertão, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Iraceminha, Itapiranga, Maravilha, Mondaí, Palma Sola, Paraíso, Princesa, Riqueza, Romelândia, Santa Helena, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel da Boa Vista, Tigrinhos e Tunápolis.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.