ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 05 09 2020

-PRORROGAÇAÕ DO AUXILIO EMERGENCIAL VAI AUMENTAR ROMBO NAS CONTAS DO GOVERNO

-GOVERNADOR É NOTIFICADO DO SEGUNDO PROCESSO DE IMPEACHMENT

-UNOESC COMPLETA UM MÊS DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO VIA TELEFONE

-ENTIDADES PROMOVEM CARRETA PATRIÓTICA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

-ESTIMATIVA DO IBGE APONTA CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO NO MUNICÍPIO

-COLISÃO EM ARVORE DEIXA MOTORISTA FERIDO EM ESTRADA DO INTERIOR

-POLÍCIA MILITAR PRENDE DUPLA QUE SOFREU ACIDENTE COM VEÍCULO FURTADO

São os destaques do Globo em Foco que começa agora.

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 28 centavos. O euro está valendo seis reais e 24 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O governo do Japão anunciou nesta sexta-feira que vai arcar com o custo de oferecer vacinas contra coronavírus para a população. O objetivo é garantir uma inoculação abrangente contra a pandemia. O governo também confirmou que planeja estabelecer fundos de compensação para possíveis efeitos colaterais das vacinas. O Japão firmou acordos bilaterais com farmacêuticas estrangeiras para obter centenas de milhões de doses de vacinas que ainda estão sendo testadas.

Três dias após a volta às aulas, a França decretou o fechamento de 22 escolas em razão da confirmação de novos casos de infecção pelo novo coronavírus. Dez delas estão no território europeu e 12 na ilha Reunião, no Oceano Índico. Além das escolas inteiras, entre 120 e 130 turmas também foram fechadas, segundo anúncio feito nesta sexta-feira pelo ministro da Educação da França, JEAN-MICHEL BLANQUER. Na terça-feira, 12 milhões e 400 mil iniciaram o ano letivo na França, com várias medidas de segurança, incluindo o uso obrigatório de máscara para os professores e alunos a partir de 11 anos.

Começou nesta sexta-feira o processo de votação pelo correio para as eleições de três de novembro nos Estados Unidos, em uma campanha cada vez mais agressiva entre o candidato republicano DONALD TRUMP e o democrata JOE BIDEN. A preocupação com a Covid pode levar dezenas de milhões de eleitores a enviar seu voto pelo correio, evitando assim a aglomeração nos locais de votação. De acordo com uma pesquisa recente, 56 por cento dos republicanos dizem que votarão pessoalmente. Já entre o democratas, 26 por cento afirmam que vão votar pessoalmente.

O rombo nas contas do governo deve somar 866 bilhões e 400 milhões de reais neste ano. O dado foi divulgado ontem pelo Ministério da Economia. Se confirmado, será o pior resultado da série histórica do Tesouro Nacional, que começou em 1997. O valor supera a estimativa anterior, divulgada em julho, de que o rombo nas contas do governo somaria 787 bilhões 449 milhões neste ano. De acordo com o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, WALDERY RODRIGUES, o aumento está relacionado, principalmente, com o pagamento de mais quatro parcelas de 300 reais do auxílio emergencial, com impacto de 67 bilhões nos gastos públicos.

O Ministério da Saúde publicou uma portaria no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira que estabelece o repasse de 369 milhões para os municípios de todo o país rastrearem casos de Covid-19. As ações de rastreamento e notificação dos casos positivos deverão seguir orientações do ministério. O objetivo é identificar as pessoas infectadas com Covid e também os contatos próximos delas, para diminuir a circulação do coronavírus. A verba vai ser repassada em outubro, do Fundo Nacional de Saúde aos Fundos Municipais. O dinheiro deverá ser usado para pagar os profissionais de saúde da família que vão executar o rastreamento. A ação deve ir até dezembro e cada profissional receberá seis mil reais por mês.

O presidente BOLSONARO pediu ao Congresso Nacional que cancele o regime de urgência para a tramitação do projeto de lei que unifica o PISCofins na Contribuição sobre Bens e Serviços, a primeira etapa da reforma tributária enviada ao Congresso. Com a urgência, a proposta trancaria a pauta de plenário da Câmara a partir de segunda-feira. Ou seja, os deputados não poderiam mais votar outros projetos de lei até que essa parte da reforma tributária fosse deliberada. Nesta sexta-feira, porém, o governo retirou o regime de urgência em mensagem enviada ao Congresso e publicada em edição extra do Diário Oficial que circula pela manhã.

O Governo estadual prorrogou as datas para recolhimento do ICMS para estabelecimentos de municípios comprovadamente atingidos pelos eventos climáticos extremos do dia 14 de agosto. Nesse dia, tempestades com granizo e rajadas de vento que atingiram cem quilômetros por hora provocaram danos em mais de 20 municípios, principalmente nas regiões Oeste e Norte do Estado, segundo a Defesa Civil. O prazo para o recebimento do ICMS de agosto será adiado para 10 de novembro de 2020; o de setembro será para 10 de dezembro de 2020; e o referente ao mês de outubro, até 10 de janeiro de 2021.

O Ministério Público de Santa Catarina abriu uma reclamação disciplinar para analisar o contra o promotor JONATHAN KUHNEN que aparece em um vídeo rindo ao falar sobre violência doméstica na pandemia. A decisão foi tomada após análise inicial do caso. A reclamação disciplinar vai ser formalmente aberta na próxima semana e o primeiro passo será a notificação do promotor para que ele apresente a versão dos fatos. O prazo para concluir os trabalhos é de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período. O promotor, que atua em São José, aparece em um vídeo em um intervalo de uma aula online de doutorado de direito de um centro universitário de Lages. Ele ri ao falar que "a mulherada está apanhando pra...".

O secretário da Alesc, deputado LAÉRCIO SCHUSTER, entregou pessoalmente, ainda na quinta-feira, ao governador CARLOS MOISES, a notificação que comunica a abertura de novo processo de impeachment e estabelece prazo para envio da defesa. Mais cedo, em despacho lido no Plenário, o presidente da Alesc, deputado JULIO GARCIA, acatou parecer da Procuradoria Jurídica do Parlamento e deu prosseguimento ao segundo processo de impedimento contra o chefe do executivo. Também denunciada, a vice-governadora DANIELA REINEHR está em viagem e será notificada no início da próxima semana. O novo processo envolve a denúncia de crime de responsabilidade em razão da tentativa de contratar um hospital de campanha para o vale do Itajaí e a compra de 200 respiradores com pagamento antecipado de 33 milhões de reais.

O aumento do preço do milho provocou um crescimento da procura pelo programa troca-troca de sementes do estado. A informação é do gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON. Ele disse que a elevação do preço do produto levou os agricultores a investirem mais nas lavouras neste ano, o que também deve resultar no crescimento da área plantada. SIMON disse que o volume destinado para a região já terminou e a Epagri Regional pediu uma cota extra de dez por cento para atender a demanda dos agricultores do extrem-oeste. Ele ressaltou que o aumento da procura também foi verificado em outras regiões do estado.

O IBGE divulgou na última semana a estimativa populacional do Brasil para 2020. De acordo com os dados, o país possui cerca de 211 milhões de habitantes. Em Santa Catarina a população estimada é de pouco mais de sete milhões. Para abordar esses dados e analisar o contexto deles na região Extremo Oeste de Santa Catarina, o quadro Ponto e Contra Ponto do Boa Tarde Peperi da última terça-feira conversou com o coordenador de área do Censo 2020 CLAUDIO RADTKE JUNIOR. Ele comentou que a estimativa de população divulgada mostra que quase um quarto dos cinco mil 570 municípios brasileiros tiveram redução populacional. Além disso, em mais da metade deles, a taxa de crescimento populacional foi inferior a um por cento. Em apenas 217 cidades o aumento foi igual ou superior a dois por cento.

O último Censo demográfico foi realizado foi em 2010 e em 2015 não houve orçamento para realizar a contagem da população. A informação é do coordenador de área do Censo 2020, CLAUDIO RADTKE JUNIOR. De acordo com ele, os números estão desatualizados há uma década. Segundo ele, o IBGE consegue ter uma base de dados através de coletas de informações dos cartórios e os números de nascimento e óbitos. Conforme ele, também existe o fluxo migratório que é quando a pessoa nasce em um município e se desloca para outros municípios ou regiões do estado e do país. Com esses elementos, o IBGE faz uma estimativa da população como essa que foi divulgada nesta semana.

Na região da Ameosc, São Miguel do Oeste teve um aumento considerável em relação aos demais municípios. CLÁUDIO RADTKE JUNIOR destacou que Itapiranga, Mondaí e Dionísio Cerqueira também apresentaram aumento populacional enquanto municípios menores tiveram redução. Em São Miguel do Oeste a estimativa de população neste ano é de 40 mil 868 pessoas. Um aumento de quatro mil 562 pessoas na comparação com 2010. Em Itapiranga, o aumento foi de mil 598 pessoas. Já entre os municípios da região que apresentam redução de população estão Palma Sola, Anchieta, Guaraciaba, Barra Bonita, Bandeirante, Paraíso, Romelândia, entre outros. Esses dados são importantes, por exemplo, para a definição de valores repassados pelo estado e União para as prefeituras.

Vários grupos e entidades vão realizar na próxima segunda-feira, dia Sete de setembro, uma “Carreata Patriota”. A informação é do empresário e um dos coordenadores do evento, VICTÓRIO BOLFE. Como não haverá desfile militar neste ano em razão da pandemia do coronavírus, o objetivo é não deixar a data passar em branco. BOLFE comentou que o ato que será realizado na próxima segunda-feira deve ser visto como um sinal de patriotismo ao nosso país. A ideia é reunir as pessoas que vão participar do ato ao redor da Praça Walnir Bottaro Daniel. O horário de início da carreata será às nove horas da manhã. BOLFE revelou que o trajeto a ser percorrido será pelas Ruas, Santos Dumont, Waldemar Rangrab até o trevo e retornando pela Willy Barth até o centro da cidade.

A “Carreata Patriota” não terá parada e nem discursos. O comentário é do empresário e um dos coordenadores do evento, VICTÓRIO BOLFE. Ele também orientou que ninguém deve descer dos veículos durante a carreata. Ele disse que as pessoas devem participara com uma bandeira do Brasil ou camiseta verde e amarela. BOLFE destacou que o grupo vai disponibilizar cerca de 100 bandeiras do Brasil para os interessados em participar. Entre as entidades parceiras da carreata, estão os jipeiros, moto grupo Cães do Asfalto, Grupo de Pedal e demais segmentos. VICTÓRIO BOLFE ressaltou que a expectativa de público é grande para o evento da próxima segunda-feira.

A secretaria municipal de saúde confirmou mais nove casos de Covid-19 nesta sexta-feira em São Miguel do Oeste. Ontem, seis mulheres e três homens testaram positivo para a doença. Outros 10 pacientes, nove mulheres e um homem, entraram para a lista de recuperados. No total, 535 pessoas foram confirmadas com a doença no município.463 já se recuperaram e 70 estão com o vírus ativo em isolamento domiciliar. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso teve transferência de paciente da UTI para Chapecó. A ocupação é de seis pacientes confirmados na UTI com taxa de ocupação de 33 por cento. Na enfermaria, a ocupação é de quatro pacientes positivos.

O Peperi Debates deste sábado discutiu como será o setor cultural e de eventos depois que a pandemia passar. Será que o modelo de eventos, com grande participação de público, vai voltar ou esse modelo vai ficar no passado? O debate analisou os impactos da pandemia do coronavírus em quem vive da arte, da cultura e dos eventos. O Peperi Debates reuniu a cantora e produtora cultural, RAQUEL DÜRREWALD, omúsico, compositor, educador e produtor cultural ALEXANDRE GASPODINI, o GASPO HARMONICA e o empresário do setor de eventos, AIRTON MOSS. O áudio integral e as fotos do programa de hoje estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

O setor de cultura e eventos foi o mais afetado e o que ficou mais tempo sem nenhuma expectativa de retomada. A afirmação é do empresário do segmento, AIRTON MOSS. Ele disse que a cadeia produtiva do setor, que envolve artistas, empresas e trabalhadores, está apanhando muito. MOSS disse que a proibição de eventos provocou o fechamento de empresas e demissões. Ele citou que na região, bandas foram dissolvidas e músicos deixaram de atuar. MOSS comentou que as restrições para o setor foram muito grandes e que os eventos, com cuidados, poderiam ser retomados mais rapidamente. O empresário comentou que o modelo que existia antes do coronovírus vai voltar assim que essa pandemia terminar.

Os impactos da pandemia do coronavírus no setor cultura e de eventos ainda vão perdurar por muito tempo. A observação é do músico, compositor, educador e produtor cultural ALEXANDRE GASPODINI, o GASPO HARMONICA. Ele disse que alguns setores foram afetados pela pandemia, mas o segmento cultural e eventos foi praticamente extinto. GASPO disse que os eventos deixaram de acontecer, mas a produção de arte não. Ele citou que os artistas estão produzindo e buscando formas alternativas de contato com o público. GASPO comentou também que a apoio do governo ao setor poderia ter sido mais rápido e eficiente. Ele entende que o modelo de eventos, com a participação e concentração do público em grandes eventos, vai voltar depois que a pandemia passar.

De acordo com o Sebrae, 98 por cento do setor de eventos foi afetado pela pandemia do coronavírus. O dado foi apresentado pela cantora e produtora cultural, RAQUEL DÜRREWALD. Ela citou que o setor foi afetado e vai mudar muito com a pandemia do coronavírus. RAQUEL comentou que a tendência é de manutenção dos eventos híbridos, virtuais e presenciais ao mesmo tempo. Outra questão que deve permanecer, é o rigor sanitário para a produção dos grandes eventos. Na visão da cantora, os eventos, inclusive particulares, como casamentos e formaturas, serão menores. Ela também comentou que o auxílio do governo para o setor foi importante, mas ainda não chegou efetivamente aos artistas e produtores.

O projeto Conexões Saudáveis da Unoesc completou, nesta semana, um mês de atendimento dos moradores da região. O serviço foi lançado em julho e ativado no dia primeiro de agosto. De acordo com a coordenadora do curso de psicologia da Universidade, LISANDRA ANTUNES DE OLIVEIRA, trata-se de um serviço de escuta e orientação psicológica via telefone. A ação é destinada a pessoas da comunidade que buscam informações sobre os diversos assuntos que a Psicologia aborda, tais como, estresse, ansiedade e depressão. As pessoas são atendidas, via telefone, por acadêmicos do curso de psicologia. O telefone do Conexões Saudáveis é 3631-1655.

O volume de ligações para o serviço Conexões Saudáveis da Unoesc ficou dentro do esperado pelo curso de psicologia. A avaliação é da coordenadora do curso, LISANDRA ANTUNES DE OLIVEIRA. Ela disse que os principais assuntos que motivaram as ligações são problemas com os filhos que estão mais tempo em casa, ansiedade e preocupação com a manutenção ou perda do emprego. LISANDRA disse que o projeto foi criado exatamente para ouvir as pessoas e ajudar a enfrentar os impactos da pandemia na saúde mental da população. Além de ouvir, os acadêmicos orientam as pessoas e fazem encaminhamentos para atendimento profissional quando houver essa necessidade.

A mudança de rotina, provocada pela pandemia do coronavírus, pode resultar um agravamento da saúde mental da população. O comentário é da coordenadora do curso de psicologia da Unoesc, LISANDRA ANTUNES DE OLIVEIRA. De acordo com ela, esse quadro pode provocar um sofrimento psicológico das pessoas. A professora disse que os efeitos psicológicos da pandemia devem repercutir ao longo do tempo, inclusive, depois que tudo isso passar.

O PSB confirmou, nesta sexta-feira, que está fora da Frente Democrática. Depois do PDT, que deixou a coligação na semana passada, ontem foi a vez do PSB comunicar a saída. Em nota encaminhada a imprensa, o partido cita apenas que a decisão foi tomada porque está pensando na sigla e aonde quer chegar. O documento tem a assinatura do presidente e do vice. Agora pela manhã, o PSB confirmou que vai fazer uma aliança com o PSD para o pleito deste ano. A Frente Democrática, composta por PT, PDT, PSB e PSOL chegou a anunciar dois pre-candidatos a prefeito e a vice, mas a aliança não avançou e perdeu dois partidos desde a última semana. PT e PSOL permanecem no grupo. Outra informação de política: o PSL realiza hoje a convenção partidária para definir a participação da sigla na eleição deste ano. O encontro é virtual e vai até as duas da tarde.

A Polícia Militar realizou uma série de ações na área de fronteira nas ultimas 72 horas. O foco da operação foi o cumprimento de mandados judiciais de prisão. Ao todo, 11 pessoas foram presas por diversos crimes, entre eles, homicídio, estupro, posse de arma de fogo, violência doméstica, lesão corporal e ameaça. A operação foi encerrada na manhã deste sábado. Além de 11 mandados de prisões, a Polícia Militar também apreendeu três armas de fogo.

Duas pessoas foram detidas pela Polícia Militar por furto de veículo nesta sexta-feira em São Lourenço do Oeste. O crime aconteceu no bairro Santa Catarina por volta das quatro e meia da tarde. Um adolescente de 16 anos e um rapaz de 18 furtaram um Gol que estava na rua com as chaves na ignição. Durante a fuga, eles bateram o carro em um caminhão. Os dois, abandonaram o veículo e fugiram a pé para uma área de mata. A Polícia Militar fez buscas e localizou a dupla. Os dois foram encaminhados para a delegacia de polícia.

Um acidente deixou uma pessoa ferida nesta sexta-feira em São Lourenço do Oeste. O motorista de uma caminhonete Montana saiu da pista e colidiu em uma árvore na estrada de acesso a Lageado Raul, interior do município. O veículo foi estabilizado com uso de guincho, pois estava perto de um barranco. O motorista bateu a cabeça no para-brisa e foi socorrido pelo Corpo de bombeiros. Ele foi encaminhado para o hospital da cidade onde recebeu atendimento médico.

Uma pessoa ficou ferida em um acidente ontem à noite na SC 305 em Guaraciaba. A colisão aconteceu por volta das oito horas na rodovia que liga o município a Anchieta. Segundo os bombeiros de Guaraciaba, uma Saveiro saiu da pista e bateu contra um barranco. Uma das vítimas foi levada ao Hospital por populares. Outra pessoa que estava no carro foi avaliada pelos bombeiros e não tinha lesões aparentes.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.