ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira - 05 09 19

-CCJ DO SENADO INCLUI ESTADOS E MUNICÍPIOS NA PEC DA PREVIDENCIA

-EXPORTAÇÕES DE SC CRESCEM UM POR CENTO NOS OITO PRIMEIROS MESES DO ANO

-CAPS PROMOVE EVENTOS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O SUICÍDIO

-EMPREENDEDORES RECLAMAM DE DEMORA NA EMISSÃO DE LICENÇAS AMBIENTAIS

-PRESIDENTE DO ÓRGÃO DIZ QUE PRAZOS ESTÃO DENTRO DA NORMALIDADE

-PRF APREENDE 20 QUILOS DE COCAÍNA ESCONDIDOS EM ESTEPE DE CAMINHÃO

-IDOSO MORRE AO SER ATINGIDO POR TORA DE EUCALIPTO NO INTERIOR

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

A Câmara dos Comuns do Parlamento britânico aprovou nesta quarta-feira uma lei que tenta impedir que o Brexit ocorra sem acordo. O resultado – 327 votos a favor e 299 contra – representa mais uma derrota para o primeiro-ministro BORIS JOHNSON, que deseja a saída do Reino Unido da União Europeia até a data limite de 31 de outubro, com ou sem pacto. O premiê ainda tentou, em seguida, convocar novas eleições para outubro, mas os parlamentares rejeitaram a proposta.

Milhares de integrantes de movimentos sociais protestaram nesta quarta-feira no centro de Buenos Aires para exigir do presidente da Argentina, MAURICIO MACRI, que declare emergência alimentar para combater a pobreza, dentro da crise econômica e da alta inflação que atinge o país. Os manifestantes interromperam o trânsito em frente ao Ministério do Desenvolvimento Social para pedir mais comida nos restaurantes populares que não conseguem atender a crescente demanda. Pelo menos 32 por cento dos argentinos estão abaixo da faixa de pobreza e o desemprego chegou a 10 por cento em junho.

O chanceler da Colômbia, CARLOS HOLMES TRUJILLO, afirmou nesta quarta-feira que as autoridades do país estão prontas para defender a soberania colombiana após recentes declarações do presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO. Um dia antes, o chavista declarou "alerta laranja" na região próxima à fronteira com a Colômbia e anunciou a mobilização de militares para exercícios entre 10 e 28 de setembro. A crise entre os dois países se intensificou depois que MADURO acusou o governo do país vizinho de buscar um conflito armado entre os dois países.

A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira a votação do projeto que pode aumentar o valor do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como fundo eleitoral. O texto-base já havia sido aprovado nesta terça, mas os deputados precisavam analisar os destaques para concluir a votação. Agora, o projeto seguirá para o Senado. Na eleição de 2018, o fundo contou com um bilhão e 700 milhões, conforme resolução aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral. A previsão é que o fundo receba um bilhão 870 milhões de reais para a eleição de 2020.

O presidente JAIR BOLSONARO decidiu fazer 36 vetos a dispositivos do projeto que trata do abuso de autoridade. O prazo para a sanção da lei termina nesta quinta-feira. O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional em agosto e define as situações que podem ser classificadas como abuso. O projeto tem 44 artigos. Foram vetados 36 dispositivos em 108 possíveis. Desde que a proposta foi aprovada, porém, BOLSONARO já havia dito que vetaria alguns trechos por não concordar as regras previstas. Entidades alegam que o projeto reduziria a força de operações como a Lava Jato, por exemplo.

A Comissão de Constituição e Justiça do senado aprovou a proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência nesta quarta-feira. Os senadores que fazem parte da comissão também votaram a sugestão de uma PEC paralela, que prevê a adoção, por estados e municípios, das regras de aposentadoria propostas para os servidores federais. A proposta de inclui estados e munícipios na reforma da previdência também foi aprovada. Com isso, os dois projetos seguem para o plenário do Senado onde precisam de 49 dos 81 senadores nos dois turnos para serem aprovados.

Um boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina mostra que sete pessoas morreram de meningite em Santa Catarina, neste ano. A última vítima foi uma criança que morava no município de Água Doce, no Oeste. Os dados foram divulgados na segunda-feira. As outras vítimas fatais foram um adolescente de 17 anos em Brusque; uma mulher de 18 anos em Lages; um bebê de 9 meses em Jaraguá do Sul; uma criança de 12 anos em Imbituba; uma idosa de 70 anos em São José e um homem de 22 anos em Criciúma. De acordo com o boletim, neste ano, 32 casos da doença foram confirmados em Santa Catarina, incluindo as vítimas fatais.

A Secretaria de Estado da Educação marcou para a manhã de sexta-feira uma reunião para rediscutir o Currículo Base de Educação Infantil e Fundamental do Território Catarinense. O documento passou a ser alvo de uma polêmica na semana passada, depois que deputados estaduais pediram a retirada de termos ligados a identidade de gênero e diversidade no texto-base, que busca basear as atividades educacionais em instituições de ensino de Santa Catarina. Na ocasião, o governador CARLOS MOISÉS afirmou que o Estado “não permitiria a abordagem” dos temas de diversidade e gênero e pediu ao secretário de Educação, NATALINO UGGIONI, a alteração do Currículo Base. O tema será discutido oficialmente nesta sexta-feira.

Santa Catarina fechou o período de janeiro a agosto deste ano com crescimento de um vírgula um por cento nas exportações frente aos mesmos meses do ano passado, o que totalizou um faturamento de seis bilhões de dólares no período. As importações somaram 11 bilhões, sete vírgula quatro por cento a mais do que no mesmo período de 2018. No mês passado, o Estado obteve 692 milhões de dólares com vendas externas o que indica um recuo de 11 por cento frente ao mês anterior. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a queda foi de 30 por cento. O recuo mensal foi puxado principalmente pela redução das exportações de carnes de aves em 33 por cento e de soja em 74 por cento.

A CDL lançou nesta semana uma campanha de recuperação de crédito no município. A edição deste ano conta com mais de 30 empresas do comércio que vão oferecer redulçaõ de cem por cento de juros e multas de dívidas com mais de um ano em aberto. Além disso, as lojas também vão propor renegociações de dívidas que facilitem a quitação dos débitos. A campanha não incluidívidas que estejam em cobrança judicial ou assessorias de cobrança, devido à complexidade. Valores protestados em cartório podem ser negociados nas empresas e, posteriormente liquidados. Segundo a CDL, o objetivo da iniciativa é recuperar valores que estão fora do comércio e limpar o nome de consumidores para que eles possam voltar as compras.

As dívidas de consumidores do comércio registradas no SPC chegam a sete milhões de reais. De acordo com a CDL, cerca de seis mil pessoas estão negativadas no serviço de proteção ao crédito. Foi por conta desse quadro que a entidade lançou a campanha “Recupere seu crédito”. A campanha inicia no dia nove de setembro e se estenderá até o dia 11 de outubro. O consumidor deve procurar diretamente as empresas nas quais está negativado, ou então fazer uma consulta no balcão da CDL para constatar a inadimplência. A relação das empresas participantes está nas redes sociais e no site da entidade. As lojas também serão identificadas com um cartaz da campanha.

A ABERT vai promover um encontro no dia 25 deste mês para marcar o Dia Nacional do Rádio. O evento “Rádio: mercado em sintonia” vai reunir profissionais do mercado publicitário, anunciantes, artistas e profissionais da comunicação em São Paulo. O objetivo do evento é debater a importância do Rádio como atividade econômica. Os painéis irão reunir dados, perspectivas e tendências do mercado publicitário e anunciante para o mais democrático dos meios de comunicação. Durante o encontro será lançada também uma campanha nacional destacando a relevância do Rádio no dia a dia do brasileiro.

O diretor da Peperi, jornalista ADILSON BALDISSERA, foi convidado pela Associação Brasileira de emissoras de rádio e TV para prestar um depoimento sobre a importância do rádio no interior durante o encontro do dia 25 em São Paulo. Ele gravou um vídeo que será exibido para os participantes do evento. BALDISSERA ressaltou que o rádio está ao lado das pessoas e tem cada vez mais importância na vida dos moradores. Ouça agora o depoimento do diretor da Peperi que será apresentado no encontro da Abert em São Paulo.

Está aberto o prazo de inscrições para a eleição dos novos vereadores mirins do município. Podem participar do processo estudantes das redes pública e particular com idade entre 12 e 16 anos. Os jovens que tiverem interesse devem procurar a secretaria da escola e retirar a ficha de inscrição e de autorização. As fichas devem ser preenchidas pelos pais. A partir da inscrição, o aluno já pode começar a campanha eleitoral. Nesta semana, a comissão coordenadora do programa começou a divulgação do processo nas escolas da cidade. O grupo é formado por servidores do legislativo e pelos vereadores SILVIA KUHN, CARLOS GRASSI e GILBERTO BERTÉ. O roteiro de divulgação iniciou nas escolas Guilherme Missen, Alberico Azevedo, Santa Rita, Jaldyr da Silva, São Sebastião e Juscelino Kubitschek.

O Programa Vereador Mirim foi criado através de uma lei de autoria da vereadora SILVIA KUHN e está na primeira legislatura. Segundo a vereadora, a programa tem o objetivo de estimular a participação política da juventude, propiciando aos estudantes momentos de reflexão e estudo sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e a importância da política numa sociedade democrática. Os mandatos dos vereadores mirins serão de dois anos, sem direito à reeleição. Eles se reúnem uma vez por mês, em sessão no plenário da Câmara de Vereadores. O próximo mandato será do começo de 2020 até o final de 2021.

A eleição dos novos vereadores mirins será no dia 23 de outubro, durante todo o dia, com a apuração dos votos no fim da tarde. O pleito será acompanhado por uma comissão formada por vereadores e servidores da Câmara. Terão direito a voto todos os estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e todos os alunos do Ensino Médio. Cada escola que apresentar candidatos terá um vereador mirim eleito e os demais ficarão na lista de suplência. Cada vereador mirim terá a ajuda de um vereador padrinho, que é definido por sorteio. Segundo a vereadora SILVIA KUHN, a participação no programa está sendo uma boa experiência para os adolescentes. Ela citou que os membros da Câmara Mirim podem apresentar projetos de lei, indicações e propor homenagens, entre outras proposições, igual à Câmara de Vereadores. As proposições dos vereadores mirins podem se tornar atos oficiais caso sejam assumidas por um vereador adulto.

O Centro de Atenção Psicossocial vai promover uma série de ações alusivas ao "Setembro Amarelo". A campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio tem o objetivo de promover a saúde mental e dar visibilidade aos espaços que oferecem ajuda a quem precisa. De acordo com a coordenadora do Caps, SILMARA FIORE, três atividades foram desenvolvidas na última semana, como as palestras sobre saúde mental em empresas da cidade e capacitações para agentes comunitários de saúde e profissionais da Secretaria de Assistência Social. O tema abordado no curso com os servidores foi o suicídio, formas de prevenção e abordagens com pessoas que tem pensamentos suicidas.

O ponto alto da campanha Setembro Amarelo do Caps será um evento na praça Walnir Botaro. A atividade está marcada para o sábado da semana que vem, dia 14, entre oito da manhã e meio-dia. O tema suicídio será abordado pelas equipes da Secretaria de Saúde e CAPS, com o apoio do CVV, Unoesc e outras entidades. No dia 18, haverá uma palestra para funcionários de um frigorífico da cidade. No dia 19, a abordagem será com a população do bairro São Sebastião e no dia 24 para outra empresa. Além disso, o tema do suicídio será abordado durante todo o mês de setembro em diversas ações nas escolas da rede municipal de ensino.

O programa Boa Tarde Peperi desta quarta-feira abordou a polêmica que envolve o tempo de espera para a obtenção de licenças ambientais no estado. Na última segunda-feira, liderança do extremo-oeste participaram de um audiência pública em Chapecó para discutir o problema e apontar alternativas para reduzir o tempo de espera pelas licenças emitidas pelo IMA. O deputado do PP, ALTAIR SILVA, autor do requerimento para promover a audiência, disse que o encontro foi bastante positivo e que o IMA se comprometeu em adotar medidas para melhorar a prestação do serviço. Uma delas é a adoção da Licença Ambiental por Compromisso para a suinocultura. Totalmente online, esta modalidade de licenciamento pode ser realizada pela internet e, se cumpridas as exigências legais e apresentada a documentação obrigatória, o produtor consegue a licença no mesmo dia do protocolo.

A demora para a emissão de licenças ambientais está criando um transtorno muito grande para todos os setores, especialmente para a construção civil e novos empreendimentos imobiliários e industriais. A afirmação é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Ele disse que região extremo-oeste é a que tem mais dificuldades e problemas nessa área. KIST citou que a gerencia regional do IMA tem alguns protocolos feitos em abril do ano passado que ainda não foram atendidos. Ao todo, são 950 pedidos represados. O empresário citou que a morosidade prejudica os empreendedores e que a cobrança feita para o IMA nesta semana foi bastante pesada.

Os agricultores também enfrentam muitas dificuldades para a obtenção de licenças ambientais no IMA. A afirmação é do presidente da Associação Três Fronteiras de sindicatos da Fetaesc, VANDERLEI RUTKOSKI. Ele citou existem casos de produtores de Itapiranga que aguardam a licença há nove meses. Segundo o sindicalista, muitos agricultores fizeram empréstimos para ampliar a produção, construíram novos espaços para a criação de suínos ou aves e o projeto ficou parado esperando a licença ambiental. Alguns, começaram a pagar o financiamento e o processo de licenciamento ambiental ainda estava no IMA. RUTKOSKI também entende que o instituto pode ser mais ágil na análise e emissão das licenças.

O presidente do IMA, VALDEZ VENANCIO, contestou as reclamações de empresários e produtores rurais sobre a morosidade no órgão. Em nota, ele apresentou números sobre a emissão de licenças ambientais e afirmou que o instituto está com saldo positivo na apreciação dos processos. De acordo com ele, o número de pedidos atendidos é maior do que o de novos processos protocolados nas regionais do IMA. VENANCIO citou o exemplo de São Miguel do Oeste. A regional do extremo-oeste finalizou 890 pedidos de licenciamento ambiental no ano passado. O órgão recebeu, durante todo o ano, 844 novos pedidos de licenças. Ele disse que um fator que atrasa a emissão das licenças é a falta da documentação obrigatória apresentada pelo empreendedor. VENANCIO comentou que em muitos casos os pedidos chegam sem os dados obrigatórios, o que leva o IMA a solicitar complementações e isso aumenta o tempo para a emissão da licença ambiental.

A gerência regional do IMA de São Miguel do Oeste tem um maiores tempos de espera para a emissão de licenças ambientais. Apesar disso, o presidente do Instituto do Meio Ambiente, VALDEZ VENANCIO considera que os números da regional estão dentro da normalidade. De acordo com ele, os projetos de suinocultura levam 162 dias, em média, para serem apreciados e autorizados. Já as licenças para empreendimentos industriais demoram 283 dias. Os projetos da avicultura demoram, em média, 142 dias. VENANCIO disse que o licenciamento para a avicultura pode ser feito de forma on line, mas o modelo via internet ainda tem pouca procura e representa menos de um terço do total.

Um motociclista ficou ferido em um acidente na SC 305 nesta quarta-feira. A colisão envolveu um carro e uma moto e aconteceu por volta das sete horas da manhã em Lajeado Antunes, interior de São Lourenço do Oeste. O Corpo de Bombeiros do município atendeu a ocorrência. Segundo os socorristas, o condutor da moto, de 19 anos, teve suspeita de fratura na mão e precisou ser levado para o hospital onde recebeu atendimento médico. Já o motorista do automóvel não teve ferimentos.

Um princípio de incêndio assustou moradores e chamou a atenção da população na noite desta quarta-feira. Um prédio, de três pavimentos, precisou ser evacuado após um princípio de incêndio atingir o terceiro andar da edificação. O sinistro ocorreu por volta das sete e meia da noite na Avenida Willy Barth. A suspeita é de que o fogo iniciou em uma das abas externas em razão de um curto-circuito. O apartamento atingido estaria desocupado e o prédio passava por reformas. Diversas pessoas acompanharam o trabalho dos bombeiros e uma das vias ficou bloqueada até o encerramento dos trabalhos. Ninguém ficou ferido.

A Polícia Civil de Maravilha, localizou, no interior do município de Saltinho, um resfriador de leite relacionado a um crime de estelionato praticado na região. O equipamento foi levado de uma família de agricultores vítima de um golpe aplicado por um homem de 39 anos. Segundo a polícia, o homem comprava os equipamentos dos agricultores com a promessa de pagar nos dias seguintes, assim que o “dinheiro de um financiamento fosse liberado”. Ele foi preso no dia 23 de agosto. Em um dos casos, ele conseguiu enganar uma família do interior do município de Descanso que estava vendendo um resfriador de leite, de 500 litros, avaliado em cinco mil reais. O equipamento encontrado em Saltinho nesta semana será devolvido às vítimas.

Uma operação entre a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar resultou na apreensão 20 quilos de cocaína na BR 163. A droga estava escondida dentro de um pneu estepe de um caminhão abordado no posto de fiscalização de Guaraciaba. Os policiais desconfiaram do nervosismo do caminhoneiro e chamaram a equipe do canil do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira. Os cães farejadores encontraram a droga. Dentro de um pneu foram localizados 19 tabletes de cocaína, o que totalizou 20 quilos e 400 gramas da droga. Também foram apreendidos quatro quilos de crack. O motorista informou que não sabia o que tinha dentro do pneu, mas que confirmou que iria receber cinco mil reais pelo transporte da mercadoria até Caibi. Ele foi preso em flagrante por tráfico de drogas e levado para a Unidade Prisional de São Miguel do Oeste.

Um homem morreu em um acidente de trabalho nesta quarta-feira no interior do município de Iporã do Oeste. O fato aconteceu por volta das nove horas da manhã em uma propriedade na linha Preferido Alto. O acidente ocorreu quando pai e filho prestavam serviço autônomo na retirada de toras de eucalipto. O trabalho era feito com o uso de um trator, quando uma das toras que estava sendo arrastada pela máquina acabou atingindo o idoso, que morreu local. A vítima foi identificada como LEONHADT HUGO MULLER, 60 anos, morador do interior de Mondaí.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.