ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 05/09/2019

-CCJ DO SENADO INCLUI ESTADOS E MUNICÍPIOS NA PEC DA PREVIDÊNCIA
-EXPORTAÇÕES DE SC CRESCEM UM POR CENTO NOS OITO PRIMEIROS MESES DO ANO
-ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR NÃO TERÁ O NÚMERO SUFICIENTE CANDIDATOS EM ANCHIETA
-METAS PARA SETOR SOCIAL SERÃO DEFINIDAS HOJE EM PRINCESA
-MUNICÍPIO VIABILIZA CIRURGIAS PARA MAIS OITO PACIENTES NO HOSPITAL DE SJCEDRO
-PREFEITURA LANÇA CONCURSO PÚBLICO E SELETIVO PARA DIVERSOS CARGOS
-VEREADORES DE PALMA SOLA SÃO CONVOCADOS PARA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
-EXPO GUARUJÁ E FEIRA DOS SABERES E SABORES DEVE ATRAIR 130 EXPOSITORES EM OUTUBRO
-OPERAÇÃO ALTA TENSÃO COMBATE FURTO DE FIOS DE COBRE E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS
-CAMINHONEIRO É FLAGRADO TRANSPORTANDO COCAÍNA E CRACK NA BR-163

O tempo está nublado no Extremo Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

A Câmara dos Comuns do Parlamento britânico aprovou nesta quarta-feira uma lei que tenta impedir que o Brexit ocorra sem acordo. O resultado – 327 votos a favor e 299 contra – representa mais uma derrota para o primeiro-ministro BORIS JOHNSON, que deseja a saída do Reino Unido da União Europeia até a data limite de 31 de outubro, com ou sem pacto. O premiê ainda tentou, em seguida, convocar novas eleições para outubro, mas os parlamentares rejeitaram a proposta.

Milhares de integrantes de movimentos sociais protestaram nesta quarta-feira no centro de Buenos Aires para exigir do presidente da Argentina, MAURICIO MACRI, que declare emergência alimentar para combater a pobreza, dentro da crise econômica e da alta inflação que atinge o país. Os manifestantes interromperam o trânsito em frente ao Ministério do Desenvolvimento Social para pedir mais comida nos restaurantes populares que não conseguem atender a crescente demanda. Pelo menos 32 por cento dos argentinos estão abaixo da faixa de pobreza e o desemprego chegou a 10 por cento em junho.

O chanceler da Colômbia, CARLOS HOLMES TRUJILLO, afirmou nesta quarta-feira que as autoridades do país estão prontas para defender a soberania colombiana após recentes declarações do presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO. Um dia antes, o chavista declarou "alerta laranja" na região próxima à fronteira com a Colômbia e anunciou a mobilização de militares para exercícios entre 10 e 28 de setembro. A crise entre os dois países se intensificou depois que MADURO acusou o governo do país vizinho de buscar um conflito armado entre os dois países.

A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira a votação do projeto que pode aumentar o valor do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como fundo eleitoral. O texto-base já havia sido aprovado nesta terça, mas os deputados precisavam analisar os destaques para concluir a votação. Agora, o projeto seguirá para o Senado. Na eleição de 2018, o fundo contou com um bilhão e 700 milhões, conforme resolução aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral. A previsão é que o fundo receba um bilhão 870 milhões de reais para a eleição de 2020.

O presidente JAIR BOLSONARO decidiu fazer 36 vetos a dispositivos do projeto que trata do abuso de autoridade. O prazo para a sanção da lei termina nesta quinta-feira. O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional em agosto e define as situações que podem ser classificadas como abuso. O projeto tem 44 artigos. Foram vetados 36 dispositivos em 108 possíveis. Desde que a proposta foi aprovada, porém, BOLSONARO já havia dito que vetaria alguns trechos por não concordar as regras previstas. Entidades alegam que o projeto reduziria a força de operações como a Lava Jato, por exemplo.

A Comissão de Constituição e Justiça do senado aprovou a proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência nesta quarta-feira. Os senadores que fazem parte da comissão também votaram a sugestão de uma PEC paralela, que prevê a adoção, por estados e municípios, das regras de aposentadoria propostas para os servidores federais. A proposta inclui estados e munícipios na reforma da previdência também foi aprovada. Com isso, os dois projetos seguem para o plenário do Senado onde precisam de 49 dos 81 senadores nos dois turnos para serem aprovados.

Um boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina mostra que sete pessoas morreram de meningite em Santa Catarina, neste ano. A última vítima foi uma criança que morava no município de Água Doce, no Oeste. Os dados foram divulgados na segunda-feira. As outras vítimas fatais foram um adolescente de 17 anos em Brusque; uma mulher de 18 anos em Lages; um bebê de 9 meses em Jaraguá do Sul; uma criança de 12 anos em Imbituba; uma idosa de 70 anos em São José e um homem de 22 anos em Criciúma. De acordo com o boletim, neste ano, 32 casos da doença foram confirmados em Santa Catarina, incluindo as vítimas fatais.

A Secretaria de Estado da Educação marcou para a manhã de sexta-feira uma reunião para rediscutir o Currículo Base de Educação Infantil e Fundamental do Território Catarinense. O documento passou a ser alvo de uma polêmica na semana passada, depois que deputados estaduais pediram a retirada de termos ligados a identidade de gênero e diversidade no texto-base, que busca basear as atividades educacionais em instituições de ensino de Santa Catarina. Na ocasião, o governador CARLOS MOISÉS afirmou que o Estado “não permitiria a abordagem” dos temas de diversidade e gênero e pediu ao secretário de Educação, NATALINO UGGIONI, a alteração do Currículo Base. O tema será discutido oficialmente nesta sexta-feira.

Santa Catarina fechou o período de janeiro a agosto deste ano com crescimento de um vírgula um por cento nas exportações frente aos mesmos meses do ano passado, o que totalizou um faturamento de seis bilhões de dólares no período. As importações somaram 11 bilhões, sete vírgula quatro por cento a mais do que no mesmo período de 2018. No mês passado, o Estado obteve 692 milhões de dólares com vendas externas o que indica um recuo de 11 por cento frente ao mês anterior. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a queda foi de 30 por cento. O recuo mensal foi puxado principalmente pela redução das exportações de carnes de aves em 33 por cento e de soja em 74 por cento.

Mostra Científica Regional terá representantes de SJCedro neste mês. A secretária da educação, CELIA TOIGO lembra que a etapa local ocorreu em julho no Clube Cedrense numa parceria entre a AFUBRA e as escolas de SJCedro, SMOeste e Princesa. Na oportunidade 11 projetos foram apresentados de alunos das escolas dos 3 municípios, dos quais 6 deles foram classificados para a próxima fase que acontece no final desde mês. Segundo o Coordenador do Projeto “Verde é Vida”, JANDIR STOCK, os projetos serão avaliados novamente em SMOeste e apenas um deles será escolhido para representar a microrregião na Expoagro que acontecerá no município de Rincão Del Rey no Vale do Rio PardoRS, em março de 2020. Os trabalhos classificados para a fase de prevista para o dia 18 deste mês foram: Sabão líquido multiuso e Reciclagem com crochê dos alunos do Cemeg, umidificador caseiro da escola Renascer de Princesa, Macarrão de ora-pro-nóbis dos alunos da escola Padre José Anchieta e o projeto Aquecimento global/palanque artificial, ambos de SMOeste.

Secretaria de Educação de Guaraciaba realiza entrega de uniformes para manipuladoras de alimentos. Conforme a Nutricionista INDIARA ALNOCH além da preocupação em obter uma merenda escolar saudável e que seja bem equilibrada nutricionalmente, também é importante considerar que ela seja totalmente livre de agentes causadores de doenças que possam afetar a saúde dos estudantes. Ela menciona ainda que são necessários cuidados especiais como o uso de uniformes por aqueles que manipulam os alimentos, a higiene é imprescindível e deve obedecer à regulamentação da Anvisa. Ela informa que o uniforme doado às merendeiras é composto por: calça, camiseta, jaleco e avental, todos da cor branca e cada merendeira ganhou três jogos, para que possa ser trocados diariamente.

Eleição do Conselho tutelar de Anchieta não terá o número suficiente de candidatos. A presidente da comissão eleitoral, IONE PRESSOTTO lembra que o ideal seria ao menos dez pessoas concorrendo as vagas, sendo cinco eleitos para o cargo e mais cinco suplentes devido ao número grande de desistências e rotatividade no cargo. Ela revela que houve análise dos requisitos, impostos pela promotoria, e prova eliminatória. A prova foi aplicada pela Ameosc e tinha como foco conhecimentos gerais e assuntos relacionados as leis do estatuto da criança e do adolescente que será seguido por quem ocupar as vagas. Com isso, apenas quatro candidatos tiveram a inscrição deferida e estão aptos para campanha e para eleição de outubro que ocorre de forma unificada no país. A presidente lamenta, no entanto, que passado o pleito, o conselho do direito das crianças e adolescentes terá que organizar uma segunda eleição suplementar para compor todo o quadro para começar 2020 com a renovação dos conselheiros. IONE percebe que o órgão perdeu a credibilidade devido a ideia distorcida de que a sociedade tem do papel dos conselheiros. Ela ressalta que o conselho tutelar não tem objetivo de punir menores e sim fazer com que os direitos e deveres sejam preservados, ecumpridos. A presidente sugeriu uma formação continuada dos conselheiros.

Conferência da Assistência Social de Princesa define metas para o setor nesta tarde. Conforme a psicóloga, SILVANA STUANI a reunião inicia logo mais, às 13 horas, na sede do Cras. De acordo com ela, o tema em discussão será "Assistencial Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social". A realização é do Conselho Municipal de Assistência Social através da Secretaria. Na oportunidade também serão elencadas as propostas do município para este departamento, prevendo programas, projetos, oficinas, cursos e suporte ao público cadastrado no Cadastro Único. As propostas também serão levadas para a Conferência Estadual de Assistência Social pelos delegados que devem ser eleitos na conferência. SILVANA destaca que, além dos técnicos, todas as pessoas que utilizam os serviços podem participar.

Município viabiliza cirurgias para oito pacientes. Nesta semana o prefeito de SJCedro, PLINIO DE CASTRO, juntamente com o Secretário de Saúde FERNANDO WILL e a coordenadora dos ESFs IDENE PAULI, recebeu em seu gabinete as famílias que serão beneficiadas com procedimentos cirúrgicos de otorrinolaringologia. Ao todo serão realizados 22 procedimentos. O prefeito lembra que mesmo não sendo responsabilidade do município, a administração se sente feliz em poder disponibilizar esses procedimentos ade forma gratuita, mais ágil e mais cômoda, por se tratar de uma parceria com o hospital local. CASTRO estima que antes da parceria dos mutirões o prazo de espera chegava a quatro anos e alguns pacientes precisavam pagar os custos ou buscar especialistas em outros centros. Os procedimentos serão realizados amanhã pelo médico especialista JONES SCHUSTER. Os pacientes não terão custos, sendo que será o município a fazer o pagamento do valor total.

Hospital de Guarujá do Sul registra estabilidade nas receitas e despesas. O vice-presidente, ADEMAR MANTOVANI revela que a prestação de contas da entidade aconteceu no sábado reunindo a diretoria, associados e também a equipe da unidade. Ele explica que a situação financeira é equilibrada e a entidade tem registrado boas receitas, apesar dos gastos altos com folha de pagamento, equipamentos e materiais. O vice-presidente comenta que no começo do ano o Sus atrasou os repasses por quatro meses, comprometendo alguns investimentos. Neste período chegou a haver atraso no pagamento da equipe médica, de enfermeiros, técnicos e demais funcionários, porém, a situação foi regularizada. CHICO MANTOVANI afirma que a diretoria acompanha a situação de perto para quando ocorrer problemas já serem feitas ações promocionais e campanhas visando melhorar a condição. A entidade trabalha com sobras para bancar ao menos um mês de despesas. O plantão foi regularizado e está sendo feito pelo médico cubano que decidiu firmar residência em Guarujá do Sul, LESMI DARIEL, e pelo cedrense GUILHERME BORTOLINI.

Famílias com jovens na agricultura recebem atenção especial da Epagri. O extensionista em Princesa, LEANDRO HÜBNER lembra que esta atenção visando à permanência desta geração na atividade agrícola vem sendo ampliada ano, após ano. Ele explica que para isso são feitos estudos e análise de dados, entre eles, do censo agropecuário que mostrou informações preocupantes sobre o envelhecimento dos gestores da maioria das propriedades da região. Também sobre o êxodo que faz com que os pequenos produtores migrem para cidades. O extensionista comenta que existem visitas às estas famílias com jovens, buscado criação de programas e projetos para que eles se preparem para o futuro no campo. Ele percebe que houve muitas mudanças na agricultura e os sucessores precisam estar atualizados para que o negócio dê certo com rentabilidade. Lembra que antigamente o acesso às tecnologias e qualificação era restrito, mas, hoje em dia, praticamente todas as comunidades tem acesso a internet e aos implementos modernos.

Epagri organiza cronograma de cursos para agricultores. A extensionista social em SJCedro, REJANE RIGO afirma que existe um cronograma fixo e ações pontuais que são solicitadas por grupos como por clubes de mães e Cras. Ela revela que o trabalho está focado na alimentação das famílias, nas plantas medicinais com implantação de hortos, na produção de itens de higiene e limpeza. A extensionista comenta que são feitas várias etapas, visando repassar e difundir conhecimentos. Lembra que no primeiro momento houve oficinas e rodas de conversa que trataram sobre as espécies de plantas, indicação, contra indicação, cultivo e detalhes sobre receitas. Mas, REJANE percebe que as famílias já tem outras dúvidas e pedem outras opções, como elaboração de cremes e pomadas. Ela afirma que na terça-feira o encontro foi na propriedade de NILVA SCHOFEN, onde também está sendo implantado um horto. Para o quarta-feira que vem a atividade foi marcada em São Vendelino. Nas escolas estão sendo feitas multiplicações das plantas. As mudas serão devolvidas para que todas as famílias tenham maior variedade de espécies. No dia 17 ocorre um estudo na escola de Padre Réus, com a identificação dos nomes populares e científicos. Outra orientação neste período trata sobre plantio e poda de arvores frutíferas.

Oferta de subsídio para utilização de serviços terceirizados tem sido bem aceita pelos agricultores de Princesa. A avaliação é do secretário de Agricultura, RUDI KOBER. De acordo com ele, este foi o segundo ano de execução do programa Bônus Agrícola para a confecção de silagem e o número de agricultores que solicitou a bonificação aumentou. O secretário destaca que 96 agricultores aderiram ao programa. Foram realizadas 1.060 horas de serviços com máquinas terceirizadas, o que representou o pagamento de cerca de 254 mil reais em bônus. Para receber os agricultores precisam apresentar notas fiscais de venda da produção referentes ao ano de 2018. Ainda assim, com máquinas da Secretaria de Agricultura, neste ano, foram realizadas 930 horas de serviço de colheita de silagem. A tendência, na opinião do secretário é que aos poucos outros agricultores se organizem para a contratação de prestadores de serviço terceirizados, o que possibilita a colheita na data desejada. KOBER acrescenta que outros serviços seguem essa tendência. Hoje em dia prefeitura não disponibiliza mais serviços de trator de esteira e escavadeira, por exemplo. Ele esclarece que para isso também foi criado um programa de subsídio com base na emissão de nota fiscal de produtor rural.

Prefeitura de Guarujá do Sul abre inscrições para concurso e seletivo. Conforme a secretária da administração, FRANCIANE BASSEGIO inscrições podem ser feitas até o dia 26 de setembro pelo site da organizadora do concurso, a Ameosc. As provas foram marcadas para o dia 26 do próximo mês, no Núcleo Arco-íris. Existem vagas abertas para os cargos de: psicólogo, agente de combate a endemias, agente administrativo, auxiliar de saúde bucal, fiscal de tributos, recepcionista, técnico em enfermagem, gari, pedreiro, agente de apoio operacional, mecânico, condutor de veículos e operador de máquinas. Os salários variam de acordo com o cargo e carga horária entre 1.150 e 3.700 reais. Há também inscrições abertas para um processo seletivo para cadastro reserva, especialmente, de vagas de professor e monitor de creche em Guarujá do Sul. Para o seletivo o prazo de inscrição termina dia 27 de setembro.

ANGÉLICA NÓS é nomeada Secretária da Educação e Cultura de Princesa. O nome foi confirmado nesta semana pela Administração Municipal para Rádio Cedro na manhã desta quinta-feira. Formada em Ciências Contábeis, a nova gestora também cursa Pedagogia, tem 27 anos e é natural de Princesa. ANGÉLICA afirma ter aceitado prontamente o convite devido a relevância que a pasta tem na formação e qualificação dos alunos, além do suporte necessário aos professores, diretores e demais equipe escolar. A secretária destaca que pretende trabalhar em grupo, ouvindo os colegas de setor e a comunidade escolar. Neste começo de trabalho ela já participou de várias reuniões com Diretores e funcionários da educação, visando mapear o que está em andamento, projetando a sequência do segundo semestre do ano.

Furto de energia elétrica é preocupação constante da Celesc. Conforme o gerente comercial da empresa na região, SANDRO VALMÓRBIDA, são identificados casos de furto de energia e fraudes no sistema, os populares “gatos”. O gerente esclarece que o furto de energia se caracteriza em uma ligação direta da rede de distribuição sem o conhecimento da empresa. No caso de fraude, o que ocorre é um pouco diferente, e é quando o cliente mexe no relógio medidor, alterando o consumo real com objetivo de reduzir a tarifa. Ambas situações são crimes de estelionato e estão previstas em lei com pena de um até quatro anos de reclusão. O gerente revela que além da questão financeira, há preocupação quanto aos acidentes. Ele explica que em caso de confirmação o cliente pode ter o fornecimento de energia interrompido, responde um processo criminal e precisa ressarcir a Celesc. Além disso, há uma série de transtornos para reativação para que a ligação regular seja refeita.

Ligações irregulares geram risco de incêndios e de acidentes graves. O gerente regional da Celesc, SANDRO VALMBÓRBIDA afirma que os casos mais comuns e frequentes são os choques, que tem diversas intensidades e podem ser fatais. Outras situações geram curto circuito e consequentemente incêndio em casas e empresas. Ele comenta os transformadores também operam para determinadas potências de energia, conforme o número de cadastros. Porém, nestas unidades irregulares não há contagem, podendo gerar uma sobrecarga e instabilidade no sistema. Cita também que quando Anel faz a verificação tarifária, o valor das irregularidades é diluído e rateado entre os demais consumidores. O gerente salienta que quando há uma diferença o sistema acusa com sinal de alerta e os funcionários vão a campo para detectar o problema. Em algumas circunstâncias pode haver problema no medidor. Paralelamente são realizadas fiscalizações nas unidades consumidoras. O gerente comenta que são mais de 115 mil unidades atendidas na região. Duas equipes trabalham nesta semana nesta verificação. SANDRO informa um caso há duas semanas em que o morador foi detido pela polícia Civil em Mondai.

Vereadores de Palma Sola são convocados para sessão extraordinária. O presidente da câmara, CLAUDINEI SCHEIN revela que o objetivo do encontro realizado ontem foi agilizar o repasse de recursos para comunidade de Santa Terezinha. Ele esclarece que no último final de semana iniciou o campeonato municipal de futebol de campo e a localidade deverá sediar um jogo neste mês. Porém, é necessária uma reforma na tela do cercado de forma emergencial. Serão cerca de sete mil reais para as melhorias previstas já para esta semana. SCHEIN afirma que a mão de obra será feita pelos próprios moradores. O objetivo foi ajudar a comunidade nos investimentos, já que o campo é usado em outras competições e para entretenimento.

Expo Guarujá e Feira dos Saberes e Sabores deverão reunir 130 expositores. A estimativa é do prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Ele revela que o lançamento do evento ocorre nesta noite, as 19 e 30 no CTG Aconchego Gaúcho. Mas o prefeito antecipa que a intenção é reunir cerca de 80 expositores na área de negócios, voltados ao comércio, indústria e prestação de serviço e mais 50 na área da agricultura e artesanato. Também está prevista a exposição de gado local, mas sem vendas nem a feira ranqueada. O prefeito lembra que a ideia é demonstrar o potencial do município, oferecer cursos, oficinas e envolver as cooperativas locais no evento. A prefeitura está investido cem mil reais na infraestrutura do parque de exposições, arena de shows, arena de alimentação, espaços de seminários, contratação de shows, entre outros. CLAUDINHO revela que a feira terá participação ainda de acadêmicos de diversos cursos, para disseminar conhecimentos. Para ele, a Expo Guarujá dará um leque de opções aos visitantes. Em contrapartida, dará também chance de negócios imediatos e futuros aos expositores.

PRF flagra caminhão com mais de 8 metros de excesso em São José do Cedro. Durante fiscalização na manhã desta quarta-feira, por volta de 11h30, na BR 163, em São José do Cedro, policiais rodoviários federais flagraram um caminhão transportando um poste com mais de 8 metros de excesso, sendo 3,5 metros de excesso traseiro e 5 metros de excesso dianteiro. Os agentes autuaram e multaram o veículo com base no artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro, como infração grave, e o retiveram para o transbordo do poste e colocação em um veículo com capacidade para transportá-lo de forma segura.

Polícia Civil de Maravilha localiza resfriador de leite pertencente à vítima de estelionato. O Setor de Investigação Criminal localizou, no interior do município de Saltinho, um resfriador de leite, relacionado a crime de estelionato. Na tarde de 23 de agosto, Policiais Civis prenderam um homem de 39 anos, investigado por golpes contra agricultores em todo Extremo Oeste. Em uma de suas ações, o investigado conseguiu enganar uma família do interior do município de Descanso que estava vendendo um resfriador de leite, de 500 litros, avaliado em cinco mil reais. Após a prisão do investigado, a Polícia Civil continuou realizando diligências com intuito de encontrar o objeto, como forma de minimizar o prejuízo das vítimas. Em seguida o Setor localizou resfriador de leite, o qual estava em uma propriedade rural. Com a conclusão das investigações o objeto será restituído às vítimas.

Princípio de incêndio em prédio mobiliza bombeiros na Willy Barth. Um pequeno incêndio assustou moradores e chamou a atenção de populares na noite desta quarta-feira em São Miguel do Oeste. Um prédio, de três pavimentos, precisou ser evacuado após um princípio de incêndio atingir o terceiro andar da edificação. O sinistro ocorreu por volta das 19h30 nas proximidades da empresa Itamar Automóveis. Informações apontam que o fogo iniciou em uma das abas externas. A suspeita é de que um curto-circuito possa ter originado as chamas. O apartamento atingido estaria desocupado e o prédio passava por reformas. Graças à rápida ação dos combatentes foi possível controlar o fogo e evitar que o incêndio se alastrasse e tomasse maiores proporções. Diversas pessoas acompanharam o trabalho dos bombeiros. Uma das vias ficou bloqueada até o encerramento dos trabalhos. A Polícia Militar prestou auxílio e desviou o trânsito pelo Bairro Andreatta. Não houve feridos.

Operação Alta Tensão combate furto de fios de cobre na região. Nesta quinta-feira a Polícia Civil de Dionísio Cerqueira e de Palma Sola, cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão de suspeitos da prática de diversos furtos em empresas e propriedades. Um dos suspeitos não foi localizado e encontra-se foragido. A operação contou ainda com apoio de agentes de SJCedro, da DIC e do helicóptero do Saer, somando 23 policiais. A investigação iniciou há dois anos devido ao número de furtos à propriedades em Dionísio Cerqueira, Palma Sola, Campo Erê e Flor da Serra do Sul. Durante a investigação a polícia concluiu que os bandidos agiam da mesma forma, confirmando se tratar de uma quadrilha. Foi constatado ainda que eles se uniram para furtar fios de cobre e produtos agrícolas. Estima-se que a organização seja responsável por 12 crimes. Uma das características que dificultaram as investigações era que os criminosos praticavam os delitos durante a noite, em locais distantes e longe de testemunhas. Após coleta de provas e identificação dos autores foi pedida a prisão e medidas de buscas. Após a prisão, os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Dionísio Cerqueira e em seguida foram trazidos para cadeia de SJCedro.

Caminhoneiro é preso transportando cocaína e crack na BR-163. Uma ação entre a PRF e PM resultou na apreensão de 20 quilos de pasta base de cocaína e quatro de crack escondidos dentro do pneu de uma carreta de Foz do Iguaçu às 15 horas de ontem. A apreensão e prisão do motorista ocorreram na unidade da PRF em Guaraciaba. Os policiais abordaram o veículo carregado de papel celulose e desconfiaram do motorista, que estava nervoso. Pela nota fiscal a carga estava sendo transportada de Foz do Iguaçu para Porto Alegre. Desconfiados de que pudesse haver arma, contrabando ou droga no veículo, os agentes solicitaram apoio da PM com farejadores. Os cães indicaram a presença de droga no pneu traseiro esquerdo do cavalo trator. Desmontado o pneu, foi encontrada a droga. Os policiais apreenderam com o motorista um cheque no valor de 500 reais e mais dois mil 850 em espécie. O motorista informou que não sabia o que tinha dentro do pneu, mas receberia cinco mil reais pelo transporte da mercadoria até Caibi. O condutor, as drogas e o veículo foram encaminhados para delegacia de SMOeste, para lavratura do flagrante.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.