ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 05/09/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e .... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

A Câmara dos Comuns do Parlamento britânico aprovou nesta quarta-feira uma lei que tenta impedir que o Brexit ocorra sem acordo. O resultado – 327 votos a favor e 299 contra – representa mais uma derrota para o primeiro-ministro BORIS JOHNSON, que deseja a saída do Reino Unido da União Europeia até a data limite de 31 de outubro, com ou sem pacto. O premiê ainda tentou, em seguida, convocar novas eleições para outubro, mas os parlamentares rejeitaram a proposta.

Milhares de integrantes de movimentos sociais protestaram nesta quarta-feira no centro de Buenos Aires para exigir do presidente da Argentina, MAURICIO MACRI, que declare emergência alimentar para combater a pobreza, dentro da crise econômica e da alta inflação que atinge o país. Os manifestantes interromperam o trânsito em frente ao Ministério do Desenvolvimento Social para pedir mais comida nos restaurantes populares que não conseguem atender a crescente demanda. Pelo menos 32 por cento dos argentinos estão abaixo da faixa de pobreza e o desemprego chegou a 10 por cento em junho.

O chanceler da Colômbia, CARLOS HOLMES TRUJILLO, afirmou nesta quarta-feira que as autoridades do país estão prontas para defender a soberania colombiana após recentes declarações do presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO. Um dia antes, o chavista declarou "alerta laranja" na região próxima à fronteira com a Colômbia e anunciou a mobilização de militares para exercícios entre 10 e 28 de setembro. A crise entre os dois países se intensificou depois que MADURO acusou o governo do país vizinho de buscar um conflito armado entre os dois países.

A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira a votação do projeto que pode aumentar o valor do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como fundo eleitoral. O texto-base já havia sido aprovado nesta terça, mas os deputados precisavam analisar os destaques para concluir a votação. Agora, o projeto seguirá para o Senado. Na eleição de 2018, o fundo contou com um bilhão e 700 milhões, conforme resolução aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral. A previsão é que o fundo receba um bilhão 870 milhões de reais para a eleição de 2020.

O presidente JAIR BOLSONARO decidiu fazer 36 vetos a dispositivos do projeto que trata do abuso de autoridade. O prazo para a sanção da lei termina nesta quinta-feira. O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional em agosto e define as situações que podem ser classificadas como abuso. O projeto tem 44 artigos. Foram vetados 36 dispositivos em 108 possíveis. Desde que a proposta foi aprovada, porém, BOLSONARO já havia dito que vetaria alguns trechos por não concordar as regras previstas. Entidades alegam que o projeto reduziria a força de operações como a Lava Jato, por exemplo.

A Comissão de Constituição e Justiça do senado aprovou a proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência nesta quarta-feira. Os senadores que fazem parte da comissão também votaram a sugestão de uma PEC paralela, que prevê a adoção, por estados e municípios, das regras de aposentadoria propostas para os servidores federais. A proposta de inclui estados e munícipios na reforma da previdência também foi aprovada. Com isso, os dois projetos seguem para o plenário do Senado onde precisam de 49 dos 81 senadores nos dois turnos para serem aprovados.

Um boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina mostra que sete pessoas morreram de meningite em Santa Catarina, neste ano. A última vítima foi uma criança que morava no município de Água Doce, no Oeste. Os dados foram divulgados na segunda-feira. As outras vítimas fatais foram um adolescente de 17 anos em Brusque; uma mulher de 18 anos em Lages; um bebê de 9 meses em Jaraguá do Sul; uma criança de 12 anos em Imbituba; uma idosa de 70 anos em São José e um homem de 22 anos em Criciúma. De acordo com o boletim, neste ano, 32 casos da doença foram confirmados em Santa Catarina, incluindo as vítimas fatais.

A Secretaria de Estado da Educação marcou para a manhã de sexta-feira uma reunião para rediscutir o Currículo Base de Educação Infantil e Fundamental do Território Catarinense. O documento passou a ser alvo de uma polêmica na semana passada, depois que deputados estaduais pediram a retirada de termos ligados a identidade de gênero e diversidade no texto-base, que busca basear as atividades educacionais em instituições de ensino de Santa Catarina. Na ocasião, o governador CARLOS MOISÉS afirmou que o Estado “não permitiria a abordagem” dos temas de diversidade e gênero e pediu ao secretário de Educação, NATALINO UGGIONI, a alteração do Currículo Base. O tema será discutido oficialmente nesta sexta-feira.

Santa Catarina fechou o período de janeiro a agosto deste ano com crescimento de um vírgula um por cento nas exportações frente aos mesmos meses do ano passado, o que totalizou um faturamento de seis bilhões de dólares no período. As importações somaram 11 bilhões, sete vírgula quatro por cento a mais do que no mesmo período de 2018. No mês passado, o Estado obteve 692 milhões de dólares com vendas externas o que indica um recuo de 11 por cento frente ao mês anterior. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a queda foi de 30 por cento. O recuo mensal foi puxado principalmente pela redução das exportações de carnes de aves em 33 por cento e de soja em 74 por cento.

Tudo pronto para tradicional desfile cívico. Afirmação é da secretária de educação de Campo Erê RAQUEL CRISTINA. Ela ressalta que uma reunião definiu toda organização do desfile. Como de costume ele acontece na Avenida Getúlio Vargas, com início ás nove horas. O tema a ser explorado nesta edição será “Nossa Pátria, Nossa Cidade, no Coração da Gente”. Cada entidade vai trabalhar a sua maneira e levar para o desfile alguma coisa relacionada ao tema.

Tema do desfile de Sete de Setembro vem de encontro ao resgate histórico dos 61 anos de Campo Erê. Quem comenta é a secretária de educação RAQUEL CRISTINA. De acordo com ela, no mês de julho Campo Erê, completou seus 61 anos de emancipação político-administrativa e vários temas foram debatidos em sala de aula, assim como feito o resgate de muitas coisas. Agora, para o desfile de sábado, RAQUEL frisa que todas as homenagens a pátria, serão voltadas a esse resgate.

Desfile cívico reúne aproximadamente 40 entidades. Segundo a secretária de educação, até hoje, são 35 confirmadas, mas até sábado no desfile, acredita que chegue nas 40. Entre os participantes cita: órgãos públicos, entidades, instituições de ensino, grupos e associações, além da fanfarra do município. A ordem de apresentação do desfile deve seguir assim: Apae, Grupos de Idosos, Caps, Escolas começando dos menores para os maiores, entidades, e por último Polícia Militar e Corpo de Bombeiros com a marcha.

Escolas trabalham patriotismo em sala de aula. A secretária de educação RAQUEL CRISTINA, lembra que cada escola trabalha a semana conforme a sua particularidade, mas com o mesmo propósito de apontar o real significado do Dia da Independência para que cada aluno, leve para casa, e para a vida, e o principal, cultive o amor à Pátria.

Após muitos anos, município volta realizar desfile cívico. Quem comenta é a secretária de educação de Santa Terezinha do progresso MÁRCIA JACOBI. Conforme ela, o ato cívico voltou acontecer no ano passado, e nesse não será diferente. Escolas, administração e entidades do município estão organizando para deixar tudo pronto para sábado dia da Independência, o desfile. Horário é ás oito horas da manhã saindo de frente do Colégio Estadual indo em direção a Praça Municipal. O tema desse ano é: “O que cabe no Meu Mundo”. O desfile será acompanhado pela Fanfarra Municipal.

É muito importante resgatar a cultura do patriotismo.A secretária de educação de Santa Terezinha do Progresso, observa que muitos alunos do município ainda não participaram de um ato cívico como esse, e agora que essa atividade foi resgatada é uma oportunidade para que conheçam mais a história da independência. Além do desfile, essa semana os professores trabalham a pátria em sala de aula. Teve abertura da Hora Cívica na Praça com a presença de todos os alunos e da Fanfarra Municipal. Amanhã, acontece o encerramento da Hora Cívica às 16 horas, e o desfile sábado, às oito da manhã.

Fanfarra Municipal conta com vários integrantes. MÁRCIA destaca que todas as entidades de Santa Terezinha do Progresso, estão convidadas a participar desse ato e junto com administração resgatar a cultura da pátria. A secretária lembra que durante o desfile, as escolas trabalham homenagens à pátria.

Homenagem à pátria é marcada pela Marcha de Sete de Setembro. A informação é da secretária de educação de São Bernardino ROSILEI FRITZEN. De acordo com ela, o desfile ocorre sábado com início as sete horas e 45 minutos, com saída em frente a Secretaria de Educação, seguindo até a Praça Municipal. Nas escolas, todos os dias dessa semana, acontece a hora cívica com alunos de todas as instituições desde a creche até os maiores. Além de várias outras atividades realizadas em sala de aula.

Fanfarra Municipal está presente em todas as Marchas de Sete de Setembro. Segundo a secretária, a banda está ensaiando todos os dias para o evento cívico de sábado. Não tem um tema específico para o desfile deste ano, mas cada escola vai apresentar algo diferente. As cores da bandeira são foco no desfile com os alunos da creche, com ênfase no amor à pátria e amor a família. O Núcleo Escolar vai desfilar com seus uniformes carregando faixas com textos de reflexão em homenagem a pátria e amor ao Brasil. ROSI frisa que vários pelotões já confirmaram presença no desfile de sábado. Toda comunidade está convidada a prestigiar a Marcha da Pátria.

Saltinho prepara ações para tradicional Desfile Cívico. HENRIQUE PECININ – secretário de educação do município destaca que neste ano o desfile terá início as oito horas da manhã na Rua em frente à escola seguindo para a SC 160. Durante o ato, que já tem confirmação de vários pelotões, além de alunos da rede municipal de ensino, haverá diversas apresentações de temas relacionados ao dia da independência.

Sete de setembro é trabalhado em sala de aula. PECININ, comenta que além do desfile, que é muito importante para alunos e população em geral, dentro da sala de aula também acontecem atividades diferentes que mostram o real sentido do Dia da Independência. De acordo com ele, os professores buscam resgatar e repassar aos alunos a história da independência do Brasil, bem como o sentido de patriotismo.

“Cuidar da Terra, Proteger a Vida”, será tema de desfile de sete de setembro. JOSEMIR FORGIARINI – secretário de educação de Anchieta, relata que as homenagens a pátria ocorrem no sábado, com participação de todas as escolas municipais e estaduais do município, mais as instituições. O encontro será as oito horas e 30 minutos na Avenida Anchieta próximo aos idosos. O desfile inicia ao som da Banda Municipal de Anchieta.

É importante participação de todos no desfile. Conforme FORGIARINI,além das homenagens a pátria, todas as escolas abordaram temas diferentes relacionados a independência em sala de aula, além da hora cívica. Antes do desfile no sábado, acontece a Alvorada Festiva com a Banda Municipal. É um momento de homenagens a Pátria. O secretário convida toda comunidade para prestigiar o desfile e as apresentações. Lembra que junto ao desfile, acontece a Feira Regional de Orquídeas.

Duas motos furtadas são recuperadas. A Polícia Militar recuperou duas motocicletas que haviam sido furtadas em São Lourenço do Oeste nos meses de agosto e setembro. Ambas as motos foram encontradas próximo da linha Platanéia, interior de Novo Horizonte. Segundo a PM, trata-se de uma Honda NXR150 e uma Honda NXR125. As motos estavam em meio a mata e os policiais chegaram no local depois de receberem informações. Os autores dos furtos foram identificados, porém não foram localizados.

Polícia Militar cumpre mandado de prisão por homicídio. A polícia Militar de Renascença prendeu um homem ontem, que possuía em seu desfavor um mandado de prisão por homicídio qualificado ocorrido ano de 2016. O homem que havia sido condenado há 12 anos em regime fechado foi localizado em sua residência. Após cumprido o mandado ele foi entregue na cadeia pública.

Homem é preso com material de uso das forças armadas. Durante fiscalização de trânsito na noite de ontem, a Polícia Militar Rodoviária posto 17 de São Lourenço do oeste, abordou um ônibus de Erechim na SC-480, em Bom Jesus. Durante revista, foi encontrada com um dos passageiros uma sacola, contendo 18 unidades de mira a laser de precisão noturna e 12 lunetas de longo alcance, armamentos de uso restrito. Além disso, dois frascos de gás de pimenta. Segundo a Polícia, o homem de 25 anos recebeu voz de prisão e a mercadoria foi apreendida.

Operação Alta Tensão combate furto de fios de cobre na região. Hoje, a Polícia Civil de Dionísio Cerqueira e de Palma Sola, cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão de suspeitos da prática de diversos crimes de furtos realizados, em especial, empresas situadas na zona rural além de propriedades rurais. Um dos suspeitos não foi localizado e encontra-se foragido. A operação contou com o apoio da Delegacia da Comarca de São José do Cedro, da Divisão de Investigações Criminais de São Miguel do Oeste e do Serviço Aereopolicial (Saer).

Operação conta com a participação de vinte três Policiais Civis, dentre delegados, agentes e escrivães de polícia. A investigação iniciou há cerca de dois anos devido ao número de furtos à propriedades rurais nos municípios de Dionísio Cerqueira, Palma Sola, Campo Erê e Flor da Serra do Sul, razão pela qual fora instaurado vários Inquéritos Policiais para apurar os referidos crimes. Durante a investigação a Polícia Civil de Dionísio Cerqueira e Palma Sola constatou que havia similaridade entre os crimes, vez que os autores utilizavam o mesmo “modus operandi” para a realização dos furtos.

Investigados se associaram de forma permanente para, reiteradamente, cometer diversos crimes contra o patrimônio, especialmente furtos de fios de cobre. Segundo a polícia eles também, subtraíam produtos agrícolas e demais objetos de valor que encontravam nas propriedades. Estima-se que a organização criminosa seja responsável pela prática de mais de doze crimes de furto. Uma das características que dificultaram a conclusão das investigações era que os criminosos praticavam seus delitos sempre durante a noite, em locais distantes e longe de testemunhas.

Após a coleta de vários elementos de prova pela Polícia Civil da Palma Sola e Dionísio Cerqueira, o Delegado representou a pela prisão preventiva dos investigados. Ainda pela expedição de mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados. Após parecer favorável do Ministério Público, as medidas cautelares foram deferidas pela Autoridade Judiciária e cumpridas na data de hoje. Após a prisão, os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Dionísio Cerqueira, local onde foram interrogados e, em seguida, encaminhados à UPA de São José do Cedro.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.