-MORAES DETERMINA PRISÃO DOMICILIAR DE BOLSONARO. DEFESA VAI RECORRER
-GOVERNO DE SANTA CATARINA INSTITUI FORMA PAGAMENTO DO IPVA VIA PIX
-EFAPI DO BRASIL VAI SER LANÇADA OFICIALMENTE HOJE À NOITE EM SÃO MIGUEL DO OESTE
-REGIÃO RECEBE DOIS NOVOS DELEGADOS E UMA PSICÓLOGA PARA A DPCAMI
-MUNICÍPIO CRIA 61 EMPREGOS FORMAIS EM JUNHO. SALDO NO SEMESTRE É DE 416
-CASAL ACUSADO DE MATAR HOMEM A FACADAS É CONDENADO A 16 ANOS DE PRISÃO
-VÍTIMA DE SEQUESTRO MORTA EM ACIDENTE NA BR 282 É SEPULTADA NO MUNICÍPIO
A previsão para as próximas horas é de tempo nublado. A mínima nas últimas horas foi de 13 graus. A máxima deve chegar a 19 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a quinta-feira cotado em cinco reais e 51 centavos. O euro está valendo seis reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0040 centavos.
Israel vai permitir a entrada gradual e controlada de mercadorias em Gaza por meio de comerciantes locais. A informação foi divulgada nesta terça-feira por meio da Cogat, agência militar israelense que coordena a ajuda humanitária. A agencia informou que o objetivo é aumentar o volume de ajuda que entra na Faixa de Gaza, ao mesmo tempo em que se reduz a dependência da coleta de assistência por parte da ONU e de organizações internacionais. Autoridades palestinas e da ONU afirmam que Gaza precisa da entrada de cerca de 600 caminhões de ajuda por dia para atender às necessidades humanitárias, número que Israel permitia antes da guerra.
A Rússia indicou nesta segunda-feira que pode voltar a instalar mísseis de curto e médio alcance e acusou os Estados Unidos de posicionar armas semelhantes na Europa e na região Ásia-Pacífico. Em comunicado, o governo russo anunciou que está abandonando formalmente uma moratória que impedia essa ação. Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, após a movimentação dos Estados Unidos, “deixaram de existir as condições” para manter a suspensão que vinha sendo seguida por vontade própria. O ex-presidente DIMITRI MEDVEDEV, atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, culpou os países que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte pela mudança de posição.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou no domingo que alguns norte-americanos podem receber algum tipo de dividendo ou distribuição de dinheiro como resultado das tarifas impostas aos parceiros comerciais dos Estados Unidos. Ele disse a jornalistas, antes de embarcar no Air Force One, após deixar o seu clube de golfe em Nova Jersey, que pode haver uma distribuição dos valores para as pessoas de renda média e baixa. Na semana passada, TRUMP assinou uma ordem executiva que marcou um novo capítulo do tarifaço para o mundo. A medida amplia e modifica as tarifas recíprocas aplicadas a diversos países, com alíquotas que, agora, vão de 10 a 41 por cento.
Uma resolução publicada na edição do Diário Oficial da União desta terça permite que o Ministério das Relações Exteriores acione o mecanismo de solução de controvérsias, da Organização Mundial da Saúde. O medida foi assinada pelo vice-presidente e presidente do Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior, GERALDO ALCKMIN. De acordo com o texto, o ministério pode recorrer ao órgão internacional "acerca de medidas tarifárias impostas pelos Estados Unidos da América a produtos brasileiros". O mecanismo da OMC tem o objetivo de assegurar que os países cumpram os acordos comerciais e que medidas consideradas incompatíveis possam ser contestadas. Cerca de 35 por cento das exportações para brasileiras para os Estados Unidos estão cobertas pela taxação de 50 por cento imposta pelo governo de DONALD TRUMP, prevista para começar amanhã.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta segunda-feira, a prisão domiciliar do ex-presidente JAIR BOLSONARO. MORAES justificou que BOLSONARO descumpriu as medidas cautelares impostas a ele, por ter veiculado conteúdo nas redes sociais dos filhos. Na decisão, MORAES afirma que o ex-presidente utilizou redes sociais de aliados – incluindo seus três filhos parlamentares – para divulgar mensagens com “claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”. MORAES determinou que BOLSONARO cumpra prisão domiciliar em seu endereço residencial e a decisão inclui: uso de tornozeleira eletrônica; proibição de visitas, salvo por familiares próximos e advogados; além do recolhimento de todos os celulares disponíveis no local.
A defesa de JAIR BOLSONARO se manifestou após o ex-presidente ter a prisão domiciliar decretada pelo ministro do STF ALEXANDRE DE MORAES nesta segunda-feira. Segundo os advogados, BOLSONARO não descumpriu medida cautelar. De acordo com os advogados CELSO VILARDI, PAULO AMADOR DA CUNHA BUENO e DANIEL TESSER, a fala de BOLSONARO que aparece em um vídeo publicado por FLÁVIO BOLSONARO no domingo, quando aconteciam manifestações pelo Brasil, não pode ser considerada como um descumprimento. Segundo a defesa, a frase “Boa tarde, Copacabana. Boa tarde meu Brasil. Um abraço a todos. É pela nossa liberdade. Estamos juntos” não pode ser compreendida como descumprimento de medida cautelar, nem como ato criminoso. Os advogados afirma que a última decisão constou expressamente que “em momento algum BOLSONARO foi proibido de conceder entrevistas ou proferir discursos em eventos públicos e que seguiu rigorosamente essa determinação. A defesa confirmou que vai recorrer da decisão.
O novo Programa Aviso por Infrequência de Aluno, APOIA, já pode ser utilizado pelas Coordenadorias Regionais de Educação para intensificar o combate à evasão escolar a partir da última sexta-feira, primeiro de agosto. O APOIA é uma parceria entre Secretaria de Estado da Educação, Conselho Tutelar, Ministério Público de Santa Catarina, Federação Catarinense de Municípios, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e as escolas de todo o Estado. Juntos, os órgãos atuam em uma grande rede de informação, controle e acompanhamento da frequência nas escolas. Na prática, o programa garante a efetivação de estratégias de busca ativa para assegurar o retorno e a permanência na escola, assim como a articulação intersetorial junto aos órgãos de proteção à criança e ao adolescente.
Moradores de Santa Catarina já podem pagar o IPVA utilizando o Pix a partir desta segunda-feira. Antes disso, o governo do Estado disponibilizava o método de pagamento apenas para o ICMS, ITCMD e taxas da Segurança Pública, como segundo via e transferências. Agora, além do IPVA, também poderão ser pagas por Pix as taxas vinculadas ao veículo, como licenciamento e registro. Com o Pix, o pagamento será processado em poucos minutos, segundo o governo do Estado. Essa nova modalidade pode ser feita por meio de qualquer instituição financeira. Para o secretário de Estado da Fazenda, CLEVERSON SIEWERT, a iniciativa faz parte do processo de desburocratização e inovação da administração tributária estadual.
Santa Catarina registrou a criação de seis mil 538 novos postos de trabalho com carteira assinada no mês de junho. Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta segunda-feira. No acumulado do ano, de janeiro a junho de 2025, o estado manteve um crescimento acima da média nacional. No período, Santa Catarina teve o quarto melhor saldo acumulado entre os estados do país. Desta forma, com o saldo de 80 mil 381 novos empregos, Santa Catarina ficou atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. O saldo representa um crescimento de três virgula 13 por cento no estoque de trabalhadores formais. No mês isolado de junho, os Serviços lideraram as contratações em Santa Catarina, com a criação de três mil 321 novos postos formais de trabalho, o Comércio teve mil e 33 novas vagas e a Indústria, mil e 27.
Cerca de 50 por cento dos produtores rurais de Guaraciaba já retiraram as cartas de crédito do programa Mais Leite. O prazo máximo para a retirada é dia 15 de agosto. A informação é do Prefeito DOMINGOS DORIGON. As cartas devem ser retiradas junto à Secretaria de Agricultura. Neste ano, cerca de 500 produtores do município devem ser beneficiados. Essas cartas de crédito deverão ser utilizadas para pagamento de aquisição de bens, produtos e serviços do ramo de produção de leite. As cartas podem ser gastas no comércio com prazo máximo até o dia 31 deste mês. O Secretário de Agricultura CARLOS MARTINOTTO destaca que cada produtor será beneficiado com um valor especifico, de acordo com a quantidade de litros produzida na propriedade e devidamente registrada na movimentação econômica anual por meio da emissão de notas fiscais de venda de produtor rural.
A Coleta de Materiais Sólidos e Recicláveis nas comunidades do interior do município entrou hoje no segundo dia. A ação vai acontecer de hoje até sexta-feira, dia oito de agosto. A iniciativa tem como objetivo proporcionar o descarte ambientalmente correto de materiais recicláveis, contribuindo para a preservação ambiental e o fortalecimento das ações de coleta seletiva no meio rural. Hoje, a coleta ocorreu na Linha Santa Ana, Campo Sales, Pérola, Três Barras, Fátima, Gramadinho e Limeira. Amanhã, o cronograma prevê recolhimento dos materiais nas linhas Três Curvas, Bela Vista das Flores, Posto de Combustíveis, Lajeado Direito, Canela Gaúcha, São Pedro, Terra Viva e Tupancy.
O colegiado de educação da Ameosc participou, nesta segunda-feira, do segundo Seminário Estadual Santa Catarina: Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral. O evento ocorreu em Lages. A programação do seminário teve conferências, mesas temáticas e partilhas de experiências dos municípios com a presença de gestores municipais, diretores escolares e técnicos do Ministério da Educação. Entre os temas do evento estiveram painéis sobre a construção e sustentação de políticas públicas de educação integral; apresentações de boas práticas em municípios catarinenses e lançamento do livro "Tempos de outro aprender: A Educação Integral como Caminho para a Humanização e a prática da Democracia”.
A Secretaria de Assistência Social de São Miguel do Oeste publicou nesta segunda-feira, um novo edital de Chamamento Público com o objetivo de ampliar o serviço de acolhimento na modalidade de Família Acolhedora. O edital tem como finalidade a formação de um cadastro de reserva de famílias interessadas em oferecer acolhimento temporário a crianças, adolescentes, idosos ou adultos com deficiência, afastados de seus lares por decisão judicial em razão de risco pessoal ou social, conforme medida protetiva. De acordo com o secretário PAULO HENRIQUE COUTO, o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora foi implantado no município em 2017. A proposta é cadastrar, preparar e acompanhar famílias ou pessoas da comunidade dispostas a receber, por tempo determinado, os indivíduos em situação de vulnerabilidade.
O papel da Família Acolhedora é garantir cuidado, proteção e apoio aos acolhidos até que a situação que motivou o afastamento seja superada. A afirmação é do secretário de Assistência Social, PAULO HENRIQUE COUTO. Ele explicou que no caso de crianças e adolescentes que não possam retornar à família de origem, poderá ser encaminhado o processo de adoção, por meio da família substituta. De acordo com o secretário, a participação no programa é voluntária, porém, as famílias acolhedoras recebem um subsidio financeiro e isenção de IPTU residencial conforme as necessidades específicas de cada acolhido durante o período de acolhimento. O edital completo está disponível no site da Prefeitura. Os interessados em se cadastrar devem procurar a equipe técnica do Serviço de Alta Complexidade no Bairro São Luiz.
A partir desta terça-feira, a ponte sobre o Rio Bandeirante, que dá acesso à comunidade Hélio Wassun, no interior de Bandeirante, ficará interditada por cerca de 30 dias. A medida foi anunciada pelo prefeito EDER MARCON do PT e faz parte de um projeto para substituir a atual ponte de madeira por uma estrutura de concreto. Durante o período, moradores deverão utilizar rotas alternativas, principalmente pela Linha Reno. Segundo o prefeito, a obra é necessária para garantir mais segurança e durabilidade no acesso. A administração municipal informou que equipes estarão no local para orientar os motoristas e reforçou que a interdição é temporária.
A coordenação estadual do Sinte divulgou o calendário de reuniões da Caravana do Sindicato pelas escolas do extremo-oeste a partir de hoje. O objetivo das visitas é mobilizar os professores para a assembleia estadual da categoria marcada para o dia 14 de agosto em Florianópolis. Hoje, os integrantes da coordenação estadual do Sinte estarão nas escolas de Descanso, Iporã do oeste, Itapiranga e São João do Oeste. Amanhã, o roteiro inclui reuniões com os professores em Guaraciaba, São José do Cedro, Guarujá do Sul, Princesa e Dionísio Cerqueira. Na quinta e sexta-feira as visitas vão ocorrer nas escolas da rede estadual em São Miguel do Oeste.
A Delegacia Regional de Polícia Civil de São Miguel do Oeste recebeu o reforçou de três novos profissionais para as delegacias do extremo-oeste. O Diretor de Polícia da Fronteira, delegado FERNANDO CALLFASS, esteve na cidade ontem para receber os novos integrantes da Polícia Civil. São dois delegados e uma psicóloga. O delegado DIOGO GALVÃO FERNANDES, natural do Rio de Janeiro, assumiu a delegacia Comarca de Mondaí. JOSÉ FABIANO MENEZES ANDRADE, de Aracaju, é o novo delegada Comarca de Itapiranga. A psicóloga policial DÁRFINE VITÓRIA MACHADO STEPHANE, natural de Juiz de Fora, passa a atuar na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso.
A Efapi do Brasil 2025 vai ser lançada oficialmente nesta terça-feira, no Latitude Eventos, em São Miguel do Oeste. O lançamento para a imprensa, autoridades da região e convidados está marcado para as sete horas da noite. Este será o segundo evento regionalizado da Efapi. No mês passado, a feira foi apresentada em Florianópolis. Também estão previstos lançamentos em Joinville, Lages, Blumenau, Criciúma e Balneário Camboriú. De acordo com o prefeito de Chapeco, JOÃO RODRIGUES, a Efapi já é uma das maiores feiras multissetoriais do país e neste ano o objetivo é mostrar a pujança de Chapecó e o do Oeste Catarinense, além de realizar o maior festival da música sertaneja do país.
A comissão central organizadora da Efapi decidiu fazer um evento de lançamento da feira em São Miguel do Oeste porque essa é uma importante região do Estado. Além disso, tem muita gente do Extremo Oeste que frequenta a Efapi. A explicação é do prefeito JOÃO RODRIGUES. Ele comentou que serão quatro dias de shows pagos e seis dias gratuitos, com grandes nomes da música nacional. RODRIGUES lembrou que a Efapi será realizada de 10 a 19 de outubro, no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi. Além dos shows a feira, que também é gratuita, terá mais de trezentos expositores de veículos, máquinas, comércio, parque de diversões, exposição de animais e muita novidade em tecnologia e inovação. A expectativa é de 500 mil visitantes e 800 milhões de reais em negócios.
O município de São Miguel do Oeste fechou o mês de junho com o saldo de 61 empregos formais criados. O número é a diferença entre o total de 791 admissões e as 730 demissões no mês passado. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e desempregados do Ministério do Trabalho, o número de junho é 22 por cento menor do que o do mesmo mês do ano passado, quando foram criadas 79 vagas de emprego. Em junho de 2025, o destaque foi a indústria, com saldo de 50 postos de trabalho. A construção civil teve saldo de 25 e o comércio de 22 empregos. O setor de serviços teve 33 demissões a mais do que a admissões e o agropecuário também teve saldo negativo de três empregos.
São Miguel do Oeste gerou 416 empregos formais no primeiro semestre deste ano. O número é cerca de 30 por cento menor do que os primeiros seis meses de 2024, quando o saldo foi de 581. Em 2025, o setor da indústria respondeu por mais da metade dos empregos criados no município com o saldo de 216. Em seguida aparece o setor de serviços com 108 postos de trabalho criados. O comércio teve saldo de 60. Já a construção civil teve 27 admissões a mais do que o total de desligamentos. O agropecuário abriu cinco postos de trabalho na primeira metade do ano.
Um casal que matou um homem com 10 golpes de faca em Dionísio Cerqueira foi condenado a 16 anos de reclusão, em regime inicial fechado. Os jurados acolheram as teses do Ministério Público e concluíram que os réus cometeram homicídio triplamente qualificado. Além da pena de prisão, os réus foram condenados ao pagamento de indenização de 50 mil reais a título de reparação pelos danos morais causados aos familiares da vítima. De acordo com a denúncia, no dia 9 de abril de 2024, os réus viajaram com a vítima e mais um colega para a entrega de vinhos em Curitiba. Na volta, já no dia 10 de abril, uma discussão envolvendo o uso de um cartão bancário e gastos com o lucro da viagem desencadeou um conflito. O homem que acabou sendo morto interveio em defesa do amigo. Horas depois, o casal invadiu a residência do homem, no bairro Salete, e o atacou enquanto ele dormia. A Justiça negou aos réus o direito de recorrer em liberdade.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das quatro horas da madrugada desta terça-feira para controlar um incêndio em um aviário em Sede Capela, interior de Itapiranga. O proprietário realizava o controle por meios próprios, com uso de extintores e uma mangueira e devido à grande quantidade de fumaça e como o fogo estava se alastrando pela cama de aviário e cortinas, foi necessário acionar os Bombeiros. O fogo iniciou no meio da estrutura. Segundo o Corpo de Bombeiros, as causas ainda não foram identificadas e serão analisadas por perícia técnica. O proprietário havia feito fogo para secar a cama de aviário.
A Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão por tráfico de drogas, em São Miguel do Oeste nesta segunda-feira. Um homem, de 32 anos, foi abordado pela guarnição da Polícia Militar na linha Bela Vista, interior do município. O mandado foi expedido pela Vara Criminal da comarca de Chapecó. O suspeito foi preso em casa e não resistiu a abordagem policial. Ele foi detido e levado para o presídio regional de São Miguel do Oeste.
Foi identificada como DAIANA DE SOUZA SANTOS, de 29 anos, a mulher que morreu carbonizada na noite de domingo, em um grave acidente na BR-282, em Iraceminha. Segundo o Corpo de Bombeiros, DAIANA ficou presa às ferragens e não conseguiu sair do carro, que pegou fogo logo após a colisão. No carro também estavam três criminosos. Uma adolescente de 17 anos foi apreendida, e dois homens acabaram presos em flagrante. O veículo pertencia a LEOMAR TADEU DA SILVA, 50 anos, que havia sido sequestrado e estava amarrado dentro do porta-malas. LEOMAR chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu antes de dar entrada no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste.
LEOMAR TADEU DA SILVA, de 50 anos, vítima de roubo seguido de sequestro registrado na noite deste domingo, em São Miguel do Oeste, foi sepultado na manhã desta terça-feira no cemitério São Miguel e Almas. O veículo em que ele estava foi abordado por criminosos, que o renderam e o colocaram no porta-malas. Após uma fuga da PM na BR 282, o automóvel bateu contra outro carro, caiu em um barranco e pegou fogo. Natural de São Miguel, LEOMAR havia retornado à cidade há cerca de cinco anos, depois de um período vivendo em São Paulo.Ele era casado e residia nas proximidades do Bairro Estrela com a esposa e a sogra. Durante o dia, LEOMAR trabalhava no Restaurante Guarani. À noite, fazia trabalho extra em outros restaurantes. O velório ocorreu na Igreja Luterana, no centro da cidade, e o sepultamento ocorreu no Cemitério São Miguel e Almas.
A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar as circunstâncias do crime e do acidente que resultou na morte de duas pessoas neste domingo em São Miguel do Oeste. LEOMAR TADEU DA SILVA foi sequestrado por quatro pessoas e colocado no portal molas do carro dele, um Punto. Durante a fuga dos suspeitos, o Punto colidiu contra um Scenic e pegou fogo. LEOMAR foi levado para o hospital mas acabou falecendo. De acordo com o delegado TIAGO GOMES, uma das suspeitas ficou nas presas e morreu. Dos outros três suspeitos, entre eles uma adolescente de 17 anos, que foram levados ao hospital, apenas um homem teve condições de ser apresentado na Polícia Civil para a lavratura da prisão em flagrante. O outro maior de idade ficou sob custódia no hospital e adolescente. A menor de idade vai responder a um procedimento de apuração de ato infracional. Os suspeitos foram autuados por Roubo qualificado, sequestro com resultado morte, associação criminosa e corrupção de menor.