ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 05 08 19

-SAQUES DO FGTS COMEÇAM EM SETEMBRO E VÃO ATÉ MARÇO DO ANO QUE VEM

-FECOMÉCIO APONTA GASTO DE 156 REAIS COM PRESENTE PARA O DIA DOS PAIS

-HOSPITAL PROMOVE EVENTO NA SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO

-EMPRESA CONCLUI PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO DE GPS NO MEIO RURAL

-PRESIDENTE DO PSD DIZ QUE TREVISAN É PRÉ-CANDIDATO NATURAL A REELEIÇÃO

-HOMEM É ATINGIDO POR GOLPE DE FACÃO NA CABEÇA EM BELMONTE

-QUATRO SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS SÃO PRESOS NO SANTA RITA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de três graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

Uma explosão neste domingo deixou ao menos 17 pessoas mortas e 32 feridas no Cairo, capital do Egito. O incidente ocorreu do lado de fora do Instituto Nacional do Câncer do país. Um carro que dirigia contra o tráfego colidiu com outros três, causando a explosão. A explosão, que supostamente aconteceu quando o veículo colidiu entrando em marcha à ré na rua, causou um incêndio que afetou parte do hospital. Não se sabe, ainda, se foi um acidente ou um ataque terrorista.

Duas cidades norte-americanas foram alvo de ataques por atiradores que, ao todo, mataram 29 pessoas e deixaram mais de 50 feridos neste final de semana. Não há suspeita de que os crimes tenham ligação um com o outro. Em El Paso, cidade no Texas fronteiriça com o México, foram 20 mortos atingidos por tiros em um supermercado de um centro comercial. Em Dayton, cidade de Ohio, os nove mortos foram baleados em uma região de bares na área central, próximo de local onde ocorria um show de rap.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou em coletiva de imprensa neste domingo que seu governo já fez "muito, mas talvez mais tenha que ser feito" depois dos massacres no Texas e Ohio, neste fim de semana, que deixaram 29 pessoas mortas. Como havia feito na rede social, TRUMP ofereceu condolências às famílias das vítimas e agradeceu aos agentes da lei pelos esforços. Ele também defendeu seu governo de críticas e afirmou que os Estados Unidos não tem lugar para o ódio.

A Procuradoria Geral da República negou informações de que a procuradora RAQUEL DODGE, chefe do Ministério Público Federal, esteja sofrendo pressões para afastar o procurador DELTAN DALLAGNOL da coordenação da Operação Lava Jato em Curitiba. A nota foi divulgada pela Procuradoria para desmentir reportagens divulgadas nos últimos dias de que ministros do Supremo Tribunal Federal estariam pressionando a procuradora-geral para afastar o responsável pela Lava Jato em Curitiba. A PGR afirma que DODGE não sofreu pressão de qualquer tipo e esclarece que DELTAN tem garantia constitucional para não ser afastado dos processos da Lava Jato, dos quais é o promotor natural.

Na primeira semana de trabalhos na câmara, na volta do recesso informal, os deputados vão retomar a análise da proposta de emenda à Constituição em pelo menos oito sessões, de terça a quinta-feira. Enviada pelo governo em fevereiro, a proposta foi aprovada em primeiro turno em 10 de julho, por 379 votos a 131. A votação foi concluída em 12 de julho, com mudanças em relação ao texto enviado pela comissão especial. O presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, já informou que a votação da reforma da Previdência em segundo turno vai começar amanhã. Os parlamentares de oposição devem manter a estratégia do primeiro turno, tentando obstruir a votação.

A Caixa Econômica Federal informou nesta segunda-feira o calendário de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Os saques de 500 reais começam no dia 13 de setembro para quem tiver conta poupança na Caixa e no dia 18 de outubro para quem não for correntista. A data do saque depende da data de aniversário do trabalhador e segue até o dia 31 de março de 2020. Os trabalhadores poderão sacar de todas as contas de FGTS que possuírem, sejam ativas ou inativas. Não há limite do número de contas para os saques. A liberação dos saques deve abranger 96 milhões de trabalhadores. A área econômica do governo estima que 23 milhões de pessoas terão condições de quitar suas dívidas com o dinheiro dos saques de até 500 reais.

O gasto médio dos consumidores catarinenses com presentes no Dia dos Pais deve ser de 156 reais e 39 centavos, de acordo com a pesquisa da Fecomércio divulgada nesta sexta-feira. O estudo apontou que 58 por cento dos entrevistados devem comprar roupas, 12 por cento demonstraram preferência por perfumes e cosméticos, e 11 por cento pretendem presentear com calçados. Quase 80 por cento dos consumidores devem pagar o presente à vista. A pesquisa foi realizada entre os dias cinco e 19 de julho, com duas mil e 88 pessoas, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

A presidente da Casan, ROBERTA MAAS DOS ANJOS, oficializou, na última sexta-feira, a adesão da instituição ao programa Governo Sem Papel. Além de economia aos cofres públicos, a medida também vai melhorar a tramitação e a conclusão de todos os cerca de seis mil processos mensais que são abertos pela autarquia. Considerando o custo médio de 30 reais por processo, entre material de expediente, Correios e transporte, a economia com a completa digitalização dos documentos poderá chegar a dois milhões 160 mil reais por ano. A assinatura do Termo de Cooperação para compartilhamento do Sistema de Gestão de Processo Eletrônico, que permite a confecção e tramitação de todos os documentos em meio 100 por cento digital, aconteceu na semana passada.

O Corpo de Bombeiros pode pagar, a partir deste mês, uma ajuda de custo para os bombeiros comunitários. O decreto assinado pelo governador, dispõe sobre a prestação de serviço voluntário nas atividades de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio e busca e salvamento em apoio ao bombeiros militar. O ressarcimento das despesas vai acontecer nos seguintes moldes: 37 reais e 50 centavos para o turno de serviço de 4 a 8 horas; 75 horas para o turno de serviço superior a oito horas seguindo até 16 horas e 150 reais para turno de serviço superior a 16 horas seguindo até 24 horas. Além dos valores para auxílio em transporte e alimentação, também fica estabelecido o seguro saúde, extensivo a todos os bombeiros comunitários em serviço.

O projeto Sesc Saúde Mulher vai realizar uma série de ações até o mês de setembro no município de Guaraciaba.Além dos mais de dois mil preventivos e mamografias para serem realizados diretamente na Unidade Móvel, o SESC vai disponibilizar toda a parte de educação em saúde. O objetivo é atender a população tanto do centro da cidade quanto do interior. De acordo com a secretária de Saúde, DAIANE DORIGON, os trabalhos de educação preveem diversas palestras sobre Saúde da Mulher e Autoestima, Papel do Idoso na Família, Saúde da Mulher e Saúde do Homem e saúde bucal. As atividades que já iniciaram vão beneficiar Grupos de Idosos, Grupo de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, Grupo de Cuidadores, crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, professores e alunos.

O Festival do Frango e do Vinho, realizado pelo Rotary Club, superou as expectativas e levou mais de mil e 200 mil pessoas para o parque de exposições Rineu Gransotto neste sábado. O evento, que já é tradicional no município, teve a parceria de empresas e entidades. Segundo o presidente do Rotary, MARCELO FIORIO, esta foi a décima oitava edição do jantar. O objetivo principal foi arrecadar fundos para manter os projetos sociais da entidade, principalmente a aquisição de fraldas geriátricas para famílias carentes. As fotos do evento de sábado estão no portal da Peperi na internet.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, recebeu na manhã de sexta-feira, os vereadores SILVIA KUHN, CÁSSIO DA SILVA, CLAUDIO BARP e GILBERTO BERTÉ do MDB. Na oportunidade, eles discutiram uma emenda destinada ao Município pelo senador DÁRIO BERGER. De acordo com o prefeito, são 150 mil reais que servirão para custeio da Saúde. Ele explicou que o recurso pode ser usado de diversas formas, como a aquisição de medicamentos ou pagamento de exames, por exemplo. Nos últimos dias, o prefeito também recebeu lideranças políticas de diversas siglas, como PSD, PP e PSL.

A primeira sessão ordinária do segundo semestre do ano está marcada para esta terça-feira na Assembleia Legislativa. Um dos principais assuntos na volta dos deputados depois do recesso parlamentar é o rescaldo dos projetos que tratam dos incentivos fiscais. Segundo o líder do governo, deputado do PL, MAURICIO ESKUDLARK, o tema é bastante polêmico e ainda deve gerar um debate na assembleia, especialmente porque alguns segmentos podem perder os benefícios fiscais concedidos pelo estado. Outro assunto importante do segundo semestre, na visão de MAURICIO, será o projeto de lei do orçamento. A peça orçamentária para o que vem será a primeira elaborada pelo governo de CARLOS MOISÉS DA SILVA.

A empresa que está elaborando o GPS Rural de São Miguel do Oeste finalizou a primeira etapa do projeto. A informação é do proprietário da empresa, DANIEL POSER. Ele explicou que a primeira parte do trabalho foi o mapeamento e georreferenciamento das estradas do município. Todas as vias municipais foram incluídas no programa. A segunda etapa, que está em andamento, é o cadastramento das propriedades rurais no sistema do GPS Rural. Até agora, cerca de 70 por cento das áreas já foram cadastradas. POSER explicou que depois disso, ocorre a última etapa que é a identificação das propriedade rurais com uma placa.

O projeto de GPS no Meio Rural deve estar concluído em cerca de 20 dias. A projeção é do proprietário da empresa, DANIEL POSER. Ele disse que o trabalho está ocorrendo de forma tranquila e que os prazos estão sendo cumpridos. POSER destacou que todos os agricultores terão um número de identificação que estará no GPS Rural. Assim que o sistema for ativado, instituições como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMU terão acesso a essa localização para o atendimento de ocorrências no interior. POSER ressaltou que o GPS Rural vai dar um tempo de resposta muito melhor para o deslocamento das instituições para o interior.

O Hospital Regional do Extremo-oeste está promovendo uma série de ações dentro da Semana Mundial de Amamentação 2019. De acordo com a fonoaudióloga e consultora em amamentação do Hospital Regional, BRUNA GHISI, o slogan da semana deste ano é “Amamentação. Incentive a família, alimente a vida”. A principal atividade está programa para amanhã, a partir da uma e meia da tarde. O encontro vai acontecer no anfiteatro da unidade hospitalar para as gestantes, mães e acompanhantes. Com presença confirmada pelos municípios, os participantes receberão treinamento de como realizar uma amamentação de sucesso, trazendo benefícios para o bebê e família. BRUNA também fará uma palestra sobre o papel da família no aleitamento materno.

Além do treinamento e da palestra sobre amamentação, o Hospital Regional vai realizar a segunda edição do “Mamaço” na tarde desta terça-feira. De acordo com a fonoaudióloga e consultora em amamentação do Hospital Regional, BRUNA GHISI, a proposta é reunir as mães para mostrar o valor da amamentação para o desenvolvimentos dos bebes. O hall de entrada do hospital ainda terá a exposição de fotografias “Laço dourado” e os participantes do encontro deste ano vão participar de um sorteio de sessão fotográfica com uma empresa parceira do evento. As pessoas interessadas em participar do evento de amanhã à tarde deve confirmar presença pelo telefone do Hospital Regional que é o 3631-1800.

Apesar de ser uma questão instintiva e natural, ainda é preciso falar e conscientizar as pessoas sobre a importância do aleitamento materno. A afirmação é da fonoaudióloga e consultora em amamentação do Hospital Regional, BRUNA GHISI. De acordo com ela, apenas 38 por cento dos bebes são alimentados pelo leite da mãe até o sexto mês de vida. No Brasil, o índice é ainda menor e chega a 54 dias, ou seja, menos de dois meses. BRUNA explicou que existem várias razões para esse baixo Ela destacou que as campanhas e ações como a desta semana são importantes para esclarecer dúvida e ressaltar que a amamentação é fundamental para a criança.

O PSD ainda não começou a discutir oficialmente o processo eleitoral de 2020. A afirmação é do presidente do partido, ELIAS ARAÚJO. De acordo com ele, o tema é abordado de modo informal, mas a eleição do ano que vem ainda não entrou na pauta oficial da sigla. ELIAS disse que o partido está mais preocupado em dar o apoio necessário para a administração municipal. Ele destacou, no entanto, que o PSD está atento à movimentação dos demais partidos, mas apenas na condição de observador. ELIAS acredita que o partido deve começar a olhar para a eleição de 2020 somente na reta final deste ano.

Mesmo sem uma discussão oficial sobre o tema, o pré-candidato natural do PSD para a eleição do ano que vem é o atual prefeito WILSON TREVISAN. De acordo com o presidente da sigla, ELIAS ARAÚJO, a tendência é de que o prefeito tente a reeleição, mas ainda não existe nenhuma discussão mais formal no partido sobre isso. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e declarou que essa é a situação natural, mas o partido também tem outros nomes que podem disputar a eleição caso TREVISAN decida não tentar mais um mandato.

O anúncio de que o ex-prefeito GILMAR BALDISSERA é pré candidato do partido para a eleição de 2020 é natural e não abala a coligação entre o PP e PSD na administração municipal. A declaração é do presidente do PSD, ELIAS ARAÚJO. Ele disse que o Partido Progressista tem história no município e esse tipo de anúncio faz parte do processo. ELIAS afirmou que não existe a menor possibilidade de racha no governo por conta dessa posição de GICA. O presidente do PSD comentou que este é um momento de projeções e articulações e, por isso, os nomes começam a surgir. Ele reforçou que não existe nenhuma chance de racha entre PP e PSD.

Um acidente deixou uma pessoa ferida neste domingo no interior do município de Itapiranga. A colisão envolveu uma caminhonete Saveiro e um moto CG 150 e aconteceu por volta das quatro horas da tarde na Linha Santa Fé Baixa. De acordo com os Bombeiros, o condutor da motocicleta, um homem de 31 anos, sofreu escoriações na perna e no rosto. Os bombeiros informaram que ele estava com um forte cheiro de álcool.O motociclista foi socorrido e levado para atendimento médico no Hospital Sagrada Família.

O Corpo de Bombeiros atendeu mais um acidente com uma pessoa ferida no interior de Itapiranga na tarde de ontem. Foi por volta das quatro e 20 na ITG 070, na Linha Presidente Becker. A condutora do automóvel Stilo, de Iporã, do Oeste, perdeu o controle da direção e capotou. A mulher, de 23 anos, sofreu ferimentos nas mãos, pés e cabeça. Ela foi socorrida pelos bombeiros e levada ao Hospital Sagrada Família. O caroneiro, de 25 anos não apresentava ferimentos aparentes e permaneceu no local do acidente.

Um motociclista ficou ferido em uma colisão na manhã desta segunda-feira na Avenida Willy Barth em São Miguel do Oeste. Ele conduzia uma Honda CBX250 Twister que se chocou com um Vectra por volta das sete e meia. Ambos os veículos são emplacados no município. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou socorro à vítima, no entanto, não há informações sobre o seu estado clínico. O motociclista foi encaminhado ao Hospital Regional. O condutor do Vectra não se feriu. A Polícia Militar também foi ao local para o controle do trânsito até a chegada Polícia Rodoviária Federal.

Um motociclista ficou ferido em um acidente de trânsito neste final de semana no centro da cidade. A colisão aconteceu por volta das sete horas da noite de sábado na rua Padre Aurélio Canzi. Um motociclista colidiu na lateral de uma caminhonete Montana que entrava na garagem de um prédio. Com o impacto, o rapaz que conduzia a moto teve ferimentos na perna direita, sem gravidade. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conduziu a vítima até o Hospital Regional. Os danos nos veículos foram de média monta.

Um acidente de trânsito mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Rodoviária Federal na tarde deste domingo em São Miguel do Oeste. A colisão ocorreu na Avenida Willy Barth, em frente ao quartel do exército e envolveu um Prisma de São Miguel do Oeste que se chocou com um Fiat Uno de Guaraciaba. O Prisma servia como táxi. Uma mulher que estava no carro sofreu ferimentos leves e foi levada atendimento médico no Hospital Regional.

Quatro pessoas foram flagradas com drogas foram encaminhadas para a delegacia de polícia neste final de semana. A ação aconteceu por volta das sete e meia da noite no bairro Santa Rita em São Miguel do Oeste. A PM fez a abordagem de rotina em um veículo Gol de São Carlos. O veículo era ocupado por quatro pessoas. Dentro do carro, foram encontrados uma quantia de crack fracionado e uma mini balança de precisão. Nenhum dos envolvidos assumiu a responsabilidade pela droga e por isso foram conduzidos para a delegacia de Polícia por suspeita de tráfico de entorpecentes.

Um homem foi atingido por um golpe de facão na cabeça neste final de semana em Belmonte. O crime aconteceu na noite de sábado no centro da cidade. Três homens foram até a casa onde a vítima e o agrediram. O homem recebeu um golpe de facão na cabeça e caiu. Após cometer o crime, o autor fugiu, mas foi capturado pela Polícia Militar portando uma espingarda e facão. Além dele, outro envolvido também foi detido. A vítima foi conduzida por um amigo até o hospital de Descanso onde recebeu atendimento médico. O caso será investigado pela Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.