ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 05/08/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

Uma explosão neste domingo deixou ao menos 17 pessoas mortas e 32 feridas no Cairo, capital do Egito. O incidente ocorreu do lado de fora do Instituto Nacional do Câncer do país. Um carro que dirigia contra o tráfego colidiu com outros três, causando a explosão. A explosão, que supostamente aconteceu quando o veículo colidiu entrando em marcha à ré na rua, causou um incêndio que afetou parte do hospital. Não se sabe, ainda, se foi um acidente ou um ataque terrorista.

Duas cidades norte-americanas foram alvo de ataques por atiradores que, ao todo, mataram 29 pessoas e deixaram mais de 50 feridos neste final de semana. Não há suspeita de que os crimes tenham ligação um com o outro. Em El Paso, cidade no Texas fronteiriça com o México, foram 20 mortos atingidos por tiros em um supermercado de um centro comercial. Em Dayton, cidade de Ohio, os nove mortos foram baleados em uma região de bares na área central, próximo de local onde ocorria um show de rap.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou em coletiva de imprensa neste domingo que seu governo já fez "muito, mas talvez mais tenha que ser feito" depois dos massacres no Texas e Ohio, neste fim de semana, que deixaram 29 pessoas mortas. Como havia feito na rede social, TRUMP ofereceu condolências às famílias das vítimas e agradeceu aos agentes da lei pelos esforços. Ele também defendeu seu governo de críticas e afirmou que os Estados Unidos não tem lugar para o ódio.

A Procuradoria Geral da República negou informações de que a procuradora RAQUEL DODGE, chefe do Ministério Público Federal, esteja sofrendo pressões para afastar o procurador DELTAN DALLAGNOL da coordenação da Operação Lava Jato em Curitiba. A nota foi divulgada pela Procuradoria para desmentir reportagens divulgadas nos últimos dias de que ministros do Supremo Tribunal Federal estariam pressionando a procuradora-geral para afastar o responsável pela Lava Jato em Curitiba. A PGR afirma que DODGE não sofreu pressão de qualquer tipo e esclarece que DELTAN tem garantia constitucional para não ser afastado dos processos da Lava Jato, dos quais é o promotor natural.

Na primeira semana de trabalhos na câmara, na volta do recesso informal, os deputados vão retomar a análise da proposta de emenda à Constituição em pelo menos oito sessões, de terça a quinta-feira. Enviada pelo governo em fevereiro, a proposta foi aprovada em primeiro turno em 10 de julho, por 379 votos a 131. A votação foi concluída em 12 de julho, com mudanças em relação ao texto enviado pela comissão especial. O presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, já informou que a votação da reforma da Previdência em segundo turno vai começar amanhã. Os parlamentares de oposição devem manter a estratégia do primeiro turno, tentando obstruir a votação.

A Caixa Econômica Federal informou nesta segunda-feira o calendário de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Os saques de 500 reais começam no dia 13 de setembro para quem tiver conta poupança na Caixa e no dia 18 de outubro para quem não for correntista. A data do saque depende da data de aniversário do trabalhador e segue até o dia 31 de março de 2020. Os trabalhadores poderão sacar de todas as contas de FGTS que possuírem, sejam ativas ou inativas. Não há limite do número de contas para os saques. A liberação dos saques deve abranger 96 milhões de trabalhadores. A área econômica do governo estima que 23 milhões de pessoas terão condições de quitar suas dívidas com o dinheiro dos saques de até 500 reais.

O gasto médio dos consumidores catarinenses com presentes no Dia dos Pais deve ser de 156 reais e 39 centavos, de acordo com a pesquisa da Fecomércio divulgada nesta sexta-feira. O estudo apontou que 58 por cento dos entrevistados devem comprar roupas, 12 por cento demonstraram preferência por perfumes e cosméticos, e 11 por cento pretendem presentear com calçados. Quase 80 por cento dos consumidores devem pagar o presente à vista. A pesquisa foi realizada entre os dias cinco e 19 de julho, com duas mil e 88 pessoas, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

A presidente da Casan, ROBERTA MAAS DOS ANJOS, oficializou, na última sexta-feira, a adesão da instituição ao programa Governo Sem Papel. Além de economia aos cofres públicos, a medida também vai melhorar a tramitação e a conclusão de todos os cerca de seis mil processos mensais que são abertos pela autarquia. Considerando o custo médio de 30 reais por processo, entre material de expediente, Correios e transporte, a economia com a completa digitalização dos documentos poderá chegar a dois milhões 160 mil reais por ano. A assinatura do Termo de Cooperação para compartilhamento do Sistema de Gestão de Processo Eletrônico, que permite a confecção e tramitação de todos os documentos em meio 100 por cento digital, aconteceu na semana passada.

O Corpo de Bombeiros pode pagar, a partir deste mês, uma ajuda de custo para os bombeiros comunitários. O decreto assinado pelo governador, dispõe sobre a prestação de serviço voluntário nas atividades de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio e busca e salvamento em apoio ao bombeiros militar. O ressarcimento das despesas vai acontecer nos seguintes moldes: 37 reais e 50 centavos para o turno de serviço de 4 a 8 horas; 75 horas para o turno de serviço superior a oito horas seguindo até 16 horas e 150 reais para turno de serviço superior a 16 horas seguindo até 24 horas. Além dos valores para auxílio em transporte e alimentação, também fica estabelecido o seguro saúde, extensivo a todos os bombeiros comunitários em serviço.

Comunidade se prepara para mais uma edição da Romaria do Rio Elias. A informação é de VANDERLEI MARTINS um dos organizadores do evento religioso que todos os anos reúne cerca de 20 mil pessoas no Santuário de Salette no Rio Elias, em Renascença. Ele salienta que a expectativa é grande para mais uma edição, essa será a quinquagésima sexta. De acordo com ele, a comissão está organizando os últimos detalhes para receber os devotos de Nossa Senhora da Salete. Lembra que Nossa Senhora apareceu a duas crianças na França, com trajes de camponesa, e a mensagem que ela deixou fala de recomeços e renovação dos valores da família. Tudo isso, segundo MARTINS, será apresentado durante a romaria.

Programação da Romaria do Rio Elias é extensa. Segundo MARTINS a exemplo dos anos anteriores, acontecem os três dias de tríduo, as caminhadas, uma que sai da igreja de Renascença e outra de Bom Sucesso do Sul, se encontrando no santuário de Nossa Senhora. No domingo, dia da romaria, a missa das 6 horas da manhã, e depois para os romeiros às 10 horas, ao meio dia será feito a benção com a imposição das mãos, 14 horas terço meditado e às 15 horas benção da saúde e encenação da aparição.

Cerca de 20 mil pessoas são esperadas para o evento religioso no Paraná. Quem comenta é VANDERLEI MARTINS – um dos membros da comisso organizadora da romaria. O Santuário pertence ao município de Renascença, mas ressalta que com o movimento da romaria, as pessoas acabam conhecendo também Bom Sucesso do Sul que fica bem próximo também. VANDERLEI frisa que nessa edição o tema é: “Com Maria da Salette, enviados em missão”.

Estrutura do Santuário de Salette para Romaria é organizada. Esse trabalho geralmente é feito por Bom Sucesso do Sul, conta VANDERLEI. O município faz divisa com Renascença, onde as paróquias dos dois municípios organizam a tradicional romaria em honra a Nossa Senhora da Salete. O organizador frisa que a Romaria em homenagem a Nossa Senhora da Salette reúne devotos de várias regiões, estados e até do exterior. Ela é um dos maiores eventos religiosos do sudoeste do Paraná.

Acislo apresenta programação do Fórum Empresarial 2019. Com a presença de autoridades, patrocinadores, apoiadores e imprensa, a Comissão Central Organizadora do Fórum Empresarial organizado pela Acislo apresentou em detalhes a programação do evento. De acordo com a CCO, o Fórum será realizado no dia 10 de outubro, no Centro De Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira.

Arthur Igreja e Caco Barcellos são os nomes confirmados das palestras. Um workshop gratuito também integrará a programação, mas o nome ainda está em análise. De acordo com JOCEANDRO DE ARAÚJO, um dos membros da comissão, o evento segue os moldes de anos anteriores, mas garante a discussão de temas atuais como inovação tecnológica e o futuro dos negócios, assunto que será pautado por Igreja. No caso de Caco Barcellos, a proposta é que as profissões do futuro sejam o cerne da conversa

CCO espera realizar um evento de nível regional. Afirmação é de ARAÚJO, cita os nomes, venda de ingressos por lotes e a realização do Fórum a cada dois anos como as principais novidades para essa edição. Com esses ajustes, a, onde empresários e associações de cidades vizinhas possam participar e aproveitar a programação. JOCEANDRO DE ARAÚJO diz que a proposta do evento é proporcionar uma reflexão e discussão sobre inovação e mudanças tecnológicas que afetam todos os setores no dia a dia.

Acanor participa do primeiro encontro estadual de Coordenadores de Parlamentos Jovens. Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através do Núcleo de Formação para a Democracia, da Escola do Legislativo da ALESC, promoveu o encontro estadual, no plenarinho da Alesc, no dia 31 de julho. Há 10 anos a Escola do Legislativo realiza anualmente o encontro estadual de Câmaras Mirins.

Coordenador da Acanor participa do evento. EDERSON HERMANN, conta que dado ao crescimento das câmaras mirins, ocorreu a convocação de todos os coordenadores para um momento de formação, troca de experiência e debates de ações para o programa Parlamento Jovem. O encontro reuniu aproximadamente 40 municípios, participando coordenadores, vereadores e servidores.

Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina, conta atualmente com 09 municípios associados. EDERSON HERMANN secretário executivo da ACANOR e coordenador do programa parlamento jovem, conta possui o programa em todas as Câmaras. E para representar a região, participaram servidores dos municípios de Novo Horizonte, Jupiá, Galvão, Palma Sola e São Lourenço do Oeste.

Secretário executivo da Acanor participa da mesa de debates. HERMANN conta que no encontro estadual, representou toda a região, no intuito de levar á todos, os trabalhos que a Acanor realiza, sendo uma das poucas associações que atua de forma regionalizada com as câmaras mirins, apoiando e incentivando as ações e atividades do jovens parlamentares, servindo como modelo e exemplo para tantos outros municípios e regiões.

Última semana de inscrições para CFBC – Curso de Formação de Bombeiro Comunitário. Quem lembra é ELTON DA SILVA ALVES –coordenador de serviços comunitários no quartel de Campo Erê. Ele ressalta que para essa turma estão sendo disponibilizadas 30 vagas. O curso pode ser feito por todas aquelas pessoas da comunidade de Campo Erê, Saltinho e São Bernardino que fizeram a primeira etapa, o CBAE – Curso Básico de Atendimento a Emergências. Esse é o principal requisito para fazer a inscrição. Até dia nove, sexta-feira, os interessados podem procurar o quartel para se inscrever.

CFBC abrange vários temas dentro do Corpo de Bombeiros. ELTON destaca que entre as matérias repassadas dentro do curso estão: prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros, noções de salvamento e prevenção de acidente. São 104 horasaula teórica e prática, mais o estágio operacional que tem duração de mais 240 horas de estágio operacional. Depois disso tudo, os aprovados, podem atuar como bombeiros comunitários no quartel, e participar de todas as ocorrências atendidas pelos bombeiros.

Curso de Formação de Bombeiro Comunitário proporciona experiência, aproximando o aluno de situações reais, com condições psicológicas para agir corretamente quando se deparar com emergências. O comentário é do soldado e coordenador do curso ELTON DA SILVA ALVES. Ele diz que o curso, consiste na capacitação de pessoas na área preventiva e operacional da atividade de bombeiro. Essa formação é feita pelos próprios bombeiros militares que atuam no quartel.

Motorista perde controle da direção e sai da pista na SC 480. A Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste, atendeu a um acidente por volta das 20 horas e 10 minutos de ontem. Foi uma saída de pista seguida de choque em defensa envolvendo um Corsa emplacado em Galvão. O motorista não estava mais presente no local na chegada da polícia.

Carro e caminhão colidem na SC 161. Por volta das 16 horas e 40 minutos de ontem em Anchieta, a Polícia Militar Rodoviária atendeu a uma colisão. O acidente envolve um caminhão trator ScaniaG380 emplacado em Frederico WestphalenRS, conduzido por um homem de 43 anos, que saiu ileso e um Chevette placas de Sapucaia do SulRS, condutor de 44 anos, que sofreu lesões leves. No trator foram danos de pequena monta e no Chevette de grande monta.

Comandante da PM sofre acidente na BR 282. Uma viatura da PMSC, em que viajava o comandante da Companhia da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira, a qual Campo Erê pertence, capitão DEIBER HAEFLIGER, se envolveu num acidente entre as cidades de Campos Novos e Lages. Uma mancha de óleo na pista teria provocado fez com que o veículo derrapasse e tombasse na pista. O comandante DEIBER, estava acompanhado de outro capitão de São Miguel do Oeste, retornando de Florianópolis onde participaram do Curso de Aperfeiçoamento da PM. Ninguém ficou ferido, apenas danos materiais.

Motorista é preso após bater em canteiro no centro. A Polícia Militar de Marmeleiro foi chamada ontem por volta das 22 horas e 30 minutos, para atender a um acidente de trânsito na Avenida Dambros e Piva. Um jovem dirigia um Palio, placas do município, quando bateu num canteiro central. A PM, fez o teste de bafômetro e confirmou que o motorista estava embriagado. Ele recebeu voz de prisão e foi levado para a delegacia, onde deve responder pela embriagues ao volante e dano ao patrimônio público.

Taxista sofre tentativa de assalto em corrida para o interior. O motorista procurou a Polícia Militar de Marmeleiro na tarde de sábado e informou que ao fazer uma corrida para um rapaz até o interior do município, foi surpreendido pelo passageiro que de posse de uma faca lhe deu voz de assalto. Ainda com o carro em movimento o taxista conseguiu correr e pedir ajuda a um morador próximo. As equipes de Marmeleiro e Renascença realizaram diversas buscas nas proximidades e localizaram um suspeito, que foi reconhecido pela vítima e acabou confessando a tentativa de roubo. O suspeito foi preso e encaminhado para a delegacia da Polícia Civil.

Polícia recupera veículo furtado. A PM de Flor da Serra do Sul foi informada na manhã de ontem de que um veículo com indicativo de furtoroubo teria passado pela cidade de Marmeleiro e estava seguindo sentido Flor da Serra do Sul. A equipe deslocou até o trevo de acesso ao município onde visualizou o veículo, gol preto emplacado na cidade de Itapema. Foi dado voz de abordagem com giro-flex e sinais luminosos, mas o condutor empreendeu fuga.

A PM, realizou acompanhamento tático por cerca de 1km onde a equipe logrou êxito em abordar o carro. Identificado o condutor de 19 anos e a passageira de 18 anos, ambos com diversas passagens pela polícia por crimes de furto, tráfico de droga, corrupção de menor, porte ilegal de arma de fogo e receptação. Os dois foram presos e entregues juntamente com o veículo recuperado na delegacia.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.