ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 05 07 19

-PEC DA PREVIDÊNCIA VAI PARA O PLENÁRIO DA CÂMARA SEMANA QUE VEM

-ESTADO DESCARTA SURTO OU EPIDEMIA DE MENINGITE MENINGOCÓCICA

-VEREADOR PEDE TERRENO PARA CASA DE APOIO À MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

-EXPORTAÇÕES DE CARNE SUÍNA AUMENTAM CONTRATAÇÕES NA REGIÃO

- PEC DA REFORMA TRIBUTÁRIA PREOCUPA PREFEITURAS CATARINENSES

-POLÍCIA MILITAR FAZ APREENSÃO DE MACONHA NO SÃO GOTARDO

-HOMEM FICA FERIDO AO SOFRER QUEDA DE ALTURA EM INDÚSTRIA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a nove graus. A mínima das últimas horas foi de um grau. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta quinta-feira que o país vai à Lua e a Marte "em breve". A declaração foi dada em discurso em Washington nas celebrações do 4 de Julho – Dia da Independência norte-americana. Com um tom militarista, o discurso "Saudação à América" de DONALD TRUMP parabenizou as Forças Armadas e pediu que mais jovens se alistassem ao serviço militar. Ele também mencionou a futura Força Espacial – novo braço militar que o presidente norte-americano ordenou criar no fim do ano passado.

A agência da ONU para Direitos Humanos pediu para que o governo de NICOLÁS MADURO pare com as graves violações de direitos na Venezuela. A entidade publicou um documento sobre o tema pouco tempo depois da visita a Caracas da ex-presidente chilena MICHELLE BACHELET, alta comissária da ONU para os Direitos Humanos. O relatório será apresentado hoje por BACHELET ao conselho de direitos humanos reunido em Genebra, na Suíça.

México e Afeganistão, países onde mais jornalistas foram assassinados em 2018, se mantiveram como os lugares mais perigosos para o exercício desta profissão na primeira metade de 2019. O Brasil aparece no quarto lugar, de acordo com um relatório divulgado nesta quinta-feira pela ONG Campanha Emblema de Imprensa. O documento mostra que nove jornalistas foram assassinados neste ano no México, enquanto seis foram vítimas de homicídio no Afeganistão. Esses dois países concentram quase um terço dos 38 jornalistas assassinados no mundo na primeira metade deste ano.

O presidente JAIR BOLSONARO empossou na manhã desta quinta-feira, em cerimônia no Palácio do Planalto, LUIZ EDUARDO RAMOS como novo ministro da Secretaria de Governo. General de Exército e amigo de BOLSONARO, RAMOS assumiu a pasta que responde pela articulação política do governo junto ao Congresso. A Secretaria de Governo é uma das quatro pastas que funcionam no Palácio do Planalto. O novo ministro substitui à frente da pasta o também general CARLOS ALBERTO DOS SANTOS CRUZ, demitido por BOLSONARO no mês passado. SANTOS CRUZ foi alvo de ataques do ideólogo OLAVO DE CARVALHO, avalizados por CARLOS BOLSONARO, filho do presidente.

A comissão especial da reforma da Previdência da Câmara concluiu na madrugada desta sexta-feira a votação do parecer do deputado SAMUEL MOREIRA, com a aprovação das propostas de mudanças nas regras de aposentadoria. A votação foi concluída após mais de 16 horas de reunião. Os deputados derrubaram a maioria dos 17 destaques apresentados pelas bancadas partidárias com o objetivo de promover alterações no texto do relator. Outros 99 destaques protocolados individualmente foram rejeitados em bloco. Antes da votação dos destaques, os deputados aprovaram o texto-base da proposta por 36 votos a 13.

Depois de passar pela comissão especial, a Proposta de Emenda à Constituição que altera as regras da previdência seguirá para o plenário da Câmara, onde terá de passar por dois turnos de votação. Para avançar, a reforma previdenciária precisa do apoio de pelo menos e necessitará do apoio de pelo menos 308 dos 513 deputados. Depois, se aprovada, vai para o Senado. O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, projetou para terça-feira o início da análise do texto-base da Reforma da Previdência. Ele também comemorou a aprovação na comissão especial. MAIA esepra concluir a votação da reforma até o final da próxima semana.

Até o próximo domingo, a comunidade escolar pode participar da Avaliação Institucional na Rede Pública Estadual da Educação Básica. Trata-se de um instrumento on-line da Secretaria de Educação que vai nortear investimentos e melhorias nas unidades escolares. No ar desde a última segunda-feira, a Avaliação teve a adesão de 75 mil pessoas até ontem, entre professores, técnicos e alunos. Com cerca de 535 mil alunos em toda a rede, o secretário de Estado da Educação, NATALINO UGGIONI disse que a participação da comunidade escolar é importante porque essa avaliação vai orientar o melhor planejamento de políticas públicas e ações nas escolas.

A Comissão de Finanças e Tributação vai promover na segunda-feira uma reunião extraordinária com o secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI, para discutir detalhadamente a proposta que regulamenta os incentivos de ICMS concedidos pelo Estado a vários segmentos econômicos. A preocupação com informações desencontradas sobre o projeto que o governo estadual encaminhou à Alesc e o alerta que os empresários de vários setores estão fazendo de que irão perder competitividade, fez com os deputados MARCOS VIEIRA e MILTON HOBUS encaminhassem, via oficio, todos os pleitos apresentados pelos setores afetados à Secretaria da Fazenda. Segundo MILTON HOBUS, as informações deverão estar com os deputados até o final do dia para que na segunda-feira o tema seja amplamente discutido na Comissão de Finanças e Tributação.

Não existe surto ou epidemia de meningite meningocócica em Santa Catarina. A informação é do médico infectologista FÁBIO GAUDENZI, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina. Ele garantiu que não há motivo para pânico e reforçou a recomendação de atenção aos cuidados de higiene. Até agora, houve 20 casos e três mortes no primeiro semestre. GAUDENZI destacou que a estimativa é de que um terço da população tenha gripe no período de frio. Em Santa Catarina, isso representa um universo de mais de dois milhões de pessoas. Foram 168 casos identificados como graves e 18 óbitos no estado.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber a presidente do MDB, SILVIA KUHN. O programa está fazendo uma série de entrevistas com os presidente de partido do município para falar sobre política local e projeções para 2020. As siglas já estão fazendo os primeiros contatos e articulações para a eleição que vai definir os novos vereadores e o prefeito da cidade. Neste sábado, a entrevista será SILVIA KUHN dm MDB. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa às 11 horas da manhã.

O Peperi Debates deste sábado vai aproveitar a realização do Dia C de Cooperar para refletir sobre o papel e importância do cooperativismo para o desenvolvimento regional. O programa de amanhã vai discutir o peso que o cooperativismo tem para a economia local e se que o cooperativismo ainda é uma prática um forte viés social e comunitário ou se as cooperativas surgem e se mantem como estratégias para conquistar mercados. O debate vai contar com a participação do diretor geral da Sul Credi, DIRLEI BERTOCHI, o responsável pelo atendimento ao consumidor da Coopoeroeste, GILMARFRIGERI e o gerente de comunicação do Sicoob, BLÁSIO SPANIOL. O Peperi Debates começa as oito horas da manhã.

Diversas organizações, cooperativas e entidades vão realizar amanhã mais uma edição do Dia de Cooperar. As atividades vão acontecer na praça Walnir Bottaro Daniel a partir das 10 horas da manhã. O evento vai até as três horas da tarde com uma programação diversificada e almoço cooperativo no salão paroquial. O ‘Dia de Cooperar’, também conhecido como ‘Dia C’ é uma iniciativa das cooperativas brasileiras e consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias. As ações do ‘Dia C’ ofertadas à comunidade serão serviços voluntários, além de atividades com temas ligados a cultura, educação, responsabilidade socioambiental, saúde, esporte e lazer.

A Polícia Militar está discutindo a expansão do Programa Rede Catarina de Proteção a Mulher para a comarca de Descanso. O programa tem como principal objetivo o atendimento das mulheres vítima de violência que tem medidas protetivas determinadas pela justiça. A Patrulha Maria da Penha, que fez o trabalho de acompanhamento das mulheres, é formada por, no mínimo, dois policiais, sendo um deles, necessariamente, do sexo feminino. Essa ronda específica tem como intenção, além do atendimento de emergências, o monitoramento de casos já registrados anteriormente e a fiscalização das Medidas Protetivas de Urgência. A ampliação do programa para Descanso foi discutida nesta semana entre o comando da PM e o juiz da comarca.

O congresso de agropecuária inovadora da Ameosc foi retomado na manhã de hoje. O evento conta com a participação de cerca de 200 pessoas e está ocorrendo desde ontem na câmara de vereadores. A primeira palestra do segundo dia foi sobre “Os desafios da agricultura familiar frente às novas ordens alimentares’’, com o agrônomo da UFRGS, PAULO ANDRÉ NIEDERLE. A programação da manhã ainda teve uma palestra sobre ‘‘Estratégias e processos de inovações na pecuária’’, com a Zootecnista da UTFPR, ALESSANDRA MATTE, a apresentação de casos de sucesso, oficina e uma mesa redonda com a presença dos profissionais da Epagri, ELVYS TAFFAREL e SIMONE BIANCHINI.

O congresso de agropecuária inovadora da Ameosc termina hoje à tarde com mais duas palestras e uma nova mesa redonda. A palestra que abre a programação da tarde será sobre‘‘Tecnologia no Campo’’, com o engenheiro da UFSM, ENIO GIOTTO. Depois, a discussão será sobre ‘‘Gestão de propriedade rural’’, com o agrônomo da Epagri, HUMBERTO BICCA NETO. O evento termina por volta das quatro horas da tarde cm a elaboração da carta do Congresso. A atividade tem o objetivo de analisar o cenário da atividade na região e discutir técnicas de gestão eficiente e conhecimentos inovadores para o desenvolvimento da agropecuária no extremo-oeste.

Os vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram diversos pedidos de obras de infraestrutura e de urbanismo em ruas e estradas do município nesta quinta-feira. As proposições foram defendidas durante a sessão ordinária de ontem e serão encaminhadas às autoridades competentes. Entre os pedidos estão pintura de faixas de pedestres, obras de calçamento no bairro São Sebastião e pavimentação asfáltica no bairro Agostini. CLÁUDIO BARP do MDB solicitou a instalação de rede para iluminação pública e acostamento em um dos lados da via no perímetro urbano da SC-492, na saída para Bandeirante. Já VANIRTO CONRAD do PDT solicitou a construção de vias vicinais ao longo da BR-163, estendendo-se até a divisa com o município de Barra Bonita, e ao longo da BR-282, desde o trevo de São Miguel do Oeste até a divisa com Descanso.

O vereador do PSD, EVERALDO DI BERTI, defendeu nesta quinta-feira na câmara de vereadores a cedência de um terreno para a construção da “Casa de Acolhimento Provisório para Mulheres”. A indicação aprovada em plenário solicitando à Administração Municipal que estude e indique qual imóvel pode ser doado para o projeto. A casa vai oferecer acolhimento e atendimento integral a mulheres e seus filhos quando estiverem em situação de risco de morte ou ameaças em razão de violência doméstica e familiar. O vereador sugere ainda que, até que não seja possível a construção desta Casa de Acolhimento, o Município ceda um imóvel para ser adaptado à moradia provisória destas mulheres. A indicação segue agora para o prefeito WILSON TREVISAN.

As casas de acolhimento provisório de mulheres possuem um papel fundamental para a proteção de mulher vítimas de violência doméstica. A afirmação é do presidente da câmara de vereadores, EVERALDO DI BERTI. Ele ressaltou que a cedência de um espaço é necessário para a busca de recursos financeiros por meio de parceria com outros municípios da região, Governo do Estado, União, Poder Judiciário e Ministério Público. EVERALDO lembrou que Municípios, Estados e União têm o dever de implementar e articular uma rede de proteção às mulheres em situação de risco e violência. Na visão de EVERLADO, é preciso agilizar os trabalhos para a efetiva implantação dessa estrutura em São Miguel do Oeste.

A Federação Catarinense de Municípios iniciou nesta semana os primeiros encontros com o tema "Impactos da nova Reforma Tributária nos municípios catarinenses". O primeiro foi ontem à tarde em Chapecó e o segundo, hoje de manhã, na sede da Ameosc. O tema foi abordado pelo presidente do Conselho de Órgãos Fazendários Municipais de Santa Catarina, Confaz-SC, FLÁVIO MARTINS ALVES. A preocupação da Fecam é que a proposta de reforma tributária possa trazer prejuízos e colocar menos recursos nos cofres das prefeituras. O objetivo da Federação é encaminhar o debate sobre Reforma Tributária ouvindo prefeitos e secretários em todo o Estado, além de informar as lideranças do municipalismo sobre as propostas que tramitam no Congresso Nacional.

A primeira crítica feita pela federação dos municípios é que qualquer proposta de reforça tributária deve levar em conta a redefinição do pacto federativo. Segundo o presidente do Conselho de Órgãos Fazendários Municipais de Santa Catarina, Confaz-SC, FLÁVIO MARTINS ALVES, a Proposta de Emenda constitucional número 49 foi aprovada em maio deste ano na Comissão de Constituição e Justiça, mas não considera esse aspecto. Ele disse que não tem como falar em reforma tributária sem estabelecer uma nova forma de divisão dos recursos onde os municípios tenham um índice maior de participação. FLAVIO citou que a PEC em tramitação na câmara ainda é cercada por muitas dúvidas e preocupações por parte das prefeituras. O objetivo da Fecam é ouvir os prefeitos nas regiões, cruzar a base de dados e compreender como os municípios e o Estado de SC podem ser afetados pela proposta.

A reforma tributária em discussão na câmara dos deputados pode retirar recursos dos cofres municipais. O alerta é presidente do Conselho de Órgãos Fazendários Municipais de Santa Catarina, Confaz-SC, FLÁVIO MARTINS ALVES. Ele explicou que a PEC propõe várias mudanças, entre elas a diminuição do número de tributos que incidem sobre o consumo. Impostos como os federais IPI, PIS e Cofins, o ICMS que é estadual e o ISS que é municipal, seriam unificados em um só, o IBS - Imposto sobre Bens e Serviços. O problema segundo FLAVIO, é que atualmente o ISS fica cem por cento nas prefeituras e, com a unificação, o imposto vai para a União sem uma certeza de quando e quanto voltará para os municípios.

O bom desempenho da região na geração de emprego com carteira assinada no mês de maio se deve, principalmente, ao avanço da agroindústria. A avaliação é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Ele explicou que Santa Catarina é um estado bastante diversificado e oeste e extremo-oeste conseguiaram obter um desempenho que foi na contramão das demais regiões do estado. Enquanto Santa Catarina encerrou o mês de maio com o fechamento de mais de mil e cem postos de trabalho, São Miguel do Oeste teve um saldo positivo de 28 vagas. Já a região, formada por cerca de 20 municípios, teve 98 vagas abertas no mês de maio. A indústria foi o segmento que mais contribuiu para esse resultado.

O aumento da exportação de carne suína para a China foi o principal fator que impactou na geração de empregos com carteira assinada na região. De acordo com o vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST, a agroindústria está contratando mais para atender a demanda pelo produto e esse fato tem gerado um efeito cascata positivo na economia. KIST disse quese a indústria contrata mais trabalhadores outros setores acabam seguindo pelo mesmo caminho.

São Miguel do Oeste teve um saldo acumulado de 458 vagas de emprego nos primeiros cinco meses do ano. Entre janeiro e maio, as empresas e órgãos públicos do município contrataram dois mil 593 trabalhadores e demitiram dois mil 135. Na região, a variação do emprego com carteira assinada entre janeiro e maio resulto em um saldo de mil 316 vagas, o que dá uma média de mais de 260 postos abertos por mês neste ano. O grande destaque da região é a indústria, responsável por mais de 60 por cento das vagas abertas. Ao todo, o saldo do setor foi de 835 admissões a mais do que demissões. O vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST disse que a maioria das vagas são para trabalhadores menos qualificados, mas as pessoas com qualificação diferenciada se colocam com mais facilidade.

A geração de emprego com carteira assinada em Santa Catarina deve manter a tendência de alta neste ano, mas o governo deve tratar com cuidado a manutenção dos incentivos fiscais para não gerar desemprego nas empresas. O vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST disse que a federação defende a manutenção dos incentivos atuais e a revogação do decreto que suspendeu os benefícios para uma série de empresas. Ele afirmou que é preciso fazer uma avalição detalhada da política de incentivos para evitar que alguns segmentos tenham prejuízos irreparáveis. KIST comentou que fim dos incentivos pode, inclusive, gerar demissões e uma crise econômica em Santa Catarina.

A Polícia Militar fez a apreensão de maconha nesta quinta-feira no bairro São Gotardo. Durante o patrulhamento de rotina, a guarnição da PM realizou a abordagem de um homem conhecido por envolvimento em ocorrências de consumo e tráfico de drogas. Ao abordar o homem, os policiais perceberam que um adolescente estava fumando um cigarro de maconha na residência em frente. A PM entrou na casa e os cães farejadores dois torrões de maconha em um dos quartos da casa. A droga foi apreendida e os envolvidos foram levados para a delegacia de polícia.

Um homem foi preso por furto de energia elétrica por volta das quatro horas da tarde no interior do município de Riqueza. A prisão aconteceu na Linha Três Forquilhas. A Polícia Militar foi acionada pela empresa que fornece energia na localidade. A denúncia era de que um moradores havia instalado um aparelho para consumir energia sem o registro pelo aparelho contador. Os PMs constataram havia um “jumper” na caixa de medição, o popular gato de energia elétrica. O morador foi detido e levado para a delegacia de polícia.

Um homem ficou ferido ao sofrer um acidente de trabalho na manhã desta sexta-feira em Guaraciaba. O fato aconteceu por volta das cinco horas em uma indústria localizada na margem da BR-163. Segundo o Corpo de Bombeiros, um trabalhador de 29 anos sofre uma queda de aproximadamente cinco metros de altura. Ele foi encontrado caído, com sangramento na cabeça e dores no tórax. O homem recebeu os primeiros socorros no local e foi conduzido ao hospital São Lucas para avaliação e atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.