ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 05/06/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 40 centavos para a compra e cinco reais e 80 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 30 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos para a compra e cinco centavos e meio para venda.

A Bolívia determinou nesta quinta-feira o fechamento de três ministérios e as embaixadas na Nicarágua e no Irã, dois países amigos do ex-presidente EVO MORALES, para economizar recursos e destiná-los à luta contra o novo coronavírus. O anúncio foi feito pela presidente interina JEANINE ÁÑEZ. Os ministérios da Cultura e dos Esportes passarão a fazer parte da pasta da Educação e o da Comunicação irá para a pasta da Presidência. O governo não informou quanto dinheiro custará ao fisco estas medidas. A pandemia contagiou até hoje mais de 11 mil 600 pessoas e matou 400 na Bolívia.

Grupos de direitos civis dos Estados Unidos iniciaram um processo contra o presidente DONALD TRUMP nesta quinta-feira pela repressão ocorrida próximo à Casa Branca três dias antes. Enquanto ele discursava, forças de segurança dispersaram manifestantes pacíficos do lado de fora com spray de pimenta e bombas de efeito moral. Policiais forçaram os manifestantes a se afastarem antes de TRUMP caminhar até uma igreja próxima para uma sessão de fotos que dividiu os Estados Unidos na segunda-feira, em meio a protestos em todo o país contra a brutalidade policial. A União Americana das Liberdades Civis e outros grupos acusaram o presidente e altas autoridades de violarem direitos constitucionais dos ativistas e dos manifestantes.

Um juiz estabeleceu a fiança de um milhão dólares nesta quinta-feira para três dos policiais de Minneapolis acusados de cumplicidade na morte de GEORGE FLOYD, um homem negro cujo assassinato sob custódia da polícia levou a uma série de protestos generalizados pelos Estados Unidos. DEREK CHAUVIN, o policial que pressionou seu joelho sobre o pescoço de FLOYD por quase nove minutos e está sendo acusado de assassinato em segundo grau deve aparecer diante da corte na próxima segunda-feira. Todos os policiais foram demitidos do departamento de polícia de Minneapolis.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira que acertou com o ministro da Economia, PAULO GUEDES, o pagamento de uma quarta e uma quinta parcelas do auxílio emergencial para informais e outras categorias durante a pandemia do novo coronavírus, mas ressalvou que o valor será menor. Em transmissão feita nas redes sociais, o presidente disse que as parcelas terão valores menores para ir “exatamente partindo para o fim". Até o momento, o governo já pagou duas parcelas do auxílio. BOLSONARO reforçou que a ajuda vai deixar de existir e fez nova defesa da volta do comércio, dizendo que não houve uma maior perda dos empregos no país graças às medidas econômicas tomadas pela equipe de GUEDES e chanceladas pelo governo.

O Senado aprovou nesta quinta-feira um projeto que prevê a destinação de três bilhões de reais o setor cultural. O voto a favor foi unânime entre os 76 senadores presentes. Segundo o texto, o objetivo é ajudar profissionais da área e os espaços que organizam manifestações artísticas que, em razão da pandemia do coronavírus, foram obrigados a suspender os trabalhos. Como o projeto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, seguirá para sanção do presidente JAIR BOLSONARO, que poderá sancionar, integral ou parcialmente, ou vetar o texto. Entre outros pontos, o projeto prevê o pagamento de três parcelas de 600 reais para os artistas informais, a exemplo do auxílio emergencial pago a trabalhadores informais. O setor emprega mais de cinco milhões de pessoas.

A vacina contra a Covid-19 em desenvolvimento na Universidade de Oxford, no Reino Unido, será testada em pacientes no Brasil. O procedimento foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. De acordo com órgão, para a realização de qualquer pesquisa clínica envolvendo seres humanos, os fabricantes precisam, necessariamente, de autorização dos Comitês de Ética em Pesquisa ou da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. A vacina, que nesta semana entrou na terceira fase de testes clínicos, será aplicada em pelo menos 10 mil pessoas em todo o mundo. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, os testes serão iniciados ainda neste mês em dois mil voluntários que não tiveram contato com o novo coronavírus, em São Paulo e no Rio de Janeiro, os dois estados que concentram o maior número de infectados.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina divulgou nesta semana o resultado do edital que vai destinar quase 500 mil reais a cinco diferentes estudos concentrados na área de saúde. A lista de aprovados já está disponível no site. Foram realizadas 97 submissões entre os dias 20 de abril e 5 de maio. O edital buscava estudos que apontassem soluções para o combate à epidemia e seus efeitos na sociedade e na economia. As cinco pesquisas contempladas com recursos da Fapesc estão diretamente relacionadas ao diagnóstico e ao tratamento da doença. Em primeiro lugar, foi aprovado um trabalho para desenvolver um teste sorológico rápido e ultrassensível para Covid-19. O projeto é do Laboratório de Biologia Celular e Molecular da Universidade do Extremo Sul Catarinense e vai receber cem mil reais da fundação.

O secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, afirmou em depoimento à comissão parlamentar inquérito que investiga a compra de 200 respiradores pelo Estado, na tarde desta quinta-feira, que não teve qualquer participação nesse processo. Ele informou aos membros da CPI que a Secretaria de Estado da Saúde solicitou no dia 14 de maio a rescisão do contrato com a Veigamed e a devolução dos 33 milhões pagos de forma adiantada pelos equipamentos. RIBEIRO era secretário-adjunto da Saúde quando os ventiladores foram adquiridos e disse que na questão dos respiradores apenas indicou a quantidade de equipamentos e insumos que deveriam ser adquiridos pela SES para o enfrentamento da pandemia. O secretário negou que fizesse algum tipo de pressão para que os servidores da secretaria adquirissem produtos de fornecedores específicos, como informaram à CPI os servidores MARCIA PAULI e CARLOS CAMPOS MAIA.

Santa Catarina pode receber 97 milhões e 200 mil reais para socorrer o setor cultural que foi atingido pela pandemia do coronavírus. A estimativa é do senador DÁRIO BERGER, presidente da Comissão de Educação e Cultura do Senado, que apoiou e articulou para aprovar o texto. De acordo com ele, 44 milhões e 800 mil reais seriam destinados para o Fundo Estadual de Cultura e 52 milhões e 400 mil para os fundos municipais de cultura de todo o estado. Os recursos da Lei de Emergência Cultural ALDIR BLANC, como passou a ser chamada a proposta, virão do superávit do Fundo Nacional de Cultura e de dotações orçamentárias da União. O senador explicou que poderão receber o benefício os trabalhadores catarinenses que comprovem atuação no setor cultural nos últimos dois anos.

Coronavírus assusta população de Saltinho. De uma condição tranquila a cidade confirma 6 casos, praticamente de uma vez. A Secretária de Saúde MARLA SUTIL explica que foram utilizados 35 testes rápidos e no meio deles, apareceram as pessoas contaminadas. Ela tranquiliza a população informando que em todos os pacientes, 4 mulheres e dois homens, não apresentam sintomas e estão bem. Eles estão isolados em casa, se recuperando. Todos são trabalhadores e tem entre 25 e 55 anos de idade.

Dos 6 pacientes com coronavírus, um já está recuperado em Saltinho. MARLA reforça a orientação para a população ter calma mas redobrar os cuidados com a doença. A secretária acredita que o vírus está circulando em praticamente todos os municípios. Ela garante que a pasta está tomando todas as providências apontadas pelas autoridades sanitárias. O apelo que faz é que as pessoas fiquem em casa, sempre que puderem.

Com bastante atenção. Conforme o médico ODIRLEI BRAND, assim a equipe de saúde recebeu a confirmação dos 6 casos de coronavírus em Saltinho. Conforme ele, todos os profissionais estão redobrando os cuidados com a prevenção da doença, inclusive nas orientações a população, para evitar o alastramento do vírus. BRAND comenta que os pacientes infectados estão bem e recebendo os cuidados adequados em casa, junto com seus familiares. Destaca que estão sendo seguidas rigorosamente as recomendações do Ministério da Saúde.

Membros da saúde pública não baixam guarda com relação ao uso dos equipamentos de proteção. O médico ODIRLEI BRAND frisa que assim deve ser com toda população. É obrigatório o uso de máscara, evitar junção de pessoas e é preciso lavar bem as mãos, sempre. O médico de Saltinho faz um alerta especial: é preciso evitar compartilhar chimarrão, a não ser na própria casa. Ele reforça que a população deve se manter calma, porque a saúde pública está preparada. Se alguém apresentar tosse seca e febre deve se dirigir ao Posto de saúde.

Associação catarinense dos supermercados está preocupada com provável aumento de consumidores nas lojas a partir desta semana. De acordo com o vice-presidente da Acats, RAVIER CENTENARO, o início do mês, com o pagamento dos salários e a renovação de convênios com as empresas pode levar um número maior de pessoas as compras. A entidade está preocupada com a aglomeração e a formação de filas para acessar os mercados. RAVIER comenta que as empresas adotaram uma série de medidas para evitar o contágio do coronavírus e os consumidores devem estar atentos aos riscos desse momento. Pede que as pessoas evitem filas e procurem os mercados em horários alternativos.

Grande procura pelos mercados no final de março e começo de abril, mas depois disso, a situação se normalizou e as vendas retornaram a patamar normal. A afirmação é do vice-presidente da Acats, RAVIER CENTENARO. Ele diz que os supermercados tiveram algumas dificuldades em se adaptar as novas normas sanitárias, mas agora todos estão respeitando a limitação de consumidores, cobrando o uso de máscara e fazendo a higienização dos carrinhos e espaços de uso comum. O supermercadista comenta que os consumidores também estão mais conscientes e respeitando as limitações impostas.

Alta dos preços praticados nos mercados não tem relação com a pandemia do Coronavírus. RAVIER cita que alguns produtos subiram de preço e outros caíram, o que é normal. De acordo com ele, a oscilação dos preços também ocorria antes da pandemia do coronavírus.

Cinco de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. NELSON TRESOLDI - presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Campo Erê, explica que a data foi criada em 1972 numa conferência da Organização das Nações Unidas. O Dia Mundial do Meio Ambiente tem como principal objetivo conscientizar sobre a importância dos recursos mundiais, alertando ainda sobre a necessidade de cuidar do mundo em que vivemos.

Momento é de reflexão. NELSON frisa que neste ano não será feita nenhuma atividade especial devido à pandemia do coronavírus. Mesmo assim, a data ainda serve para refletir sobre o consumo, estilo de vida e hábitos que impactam no meio ambiente. Ele salienta que ocorrem uma série de mudanças climáticas e ambientais, e isso mostra o quanto é necessário as pessoas repensar suas atitudes.

Falta de recursos hídricos é problema na região. Segundo TRESOLDI, antigamente 30 dias sem chuva era tolerável, e hoje em dia prejudica muito a vida da população. Ele comenta que existe na região o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio das Antas, que estabelece uma série de ações para a preservação da água. Existe ainda outro plano, feito com base num estudo pela Udesc, com o objetivo de enfrentar a estiagem. Na opinião de NELSON, se sabe o problema, sabe o que deve ser feito, mas faltam políticas públicas específicas para resolver na prática.

Prefeitura tem site exclusivo para informações sobre coronavírus. A informação é do prefeito de São Lourenço do Oeste RAFAEL CALEFFI. De acordo com ele, a prefeitura disponibiliza para a população um site oficial que hospeda as informações relacionadas ao coronavírus - Covid-19 no município. O acesso é pelo endereço eletrônico: covid.saolourenco.sc.gov.br. A ferramenta tem por objetivo auxiliar na divulgação de todas as medidas tomadas pelo governo municipal durante a pandemia do Covid-19, tirar dúvidas e centralizar as informações.

O site conta com releases informativos, telefone de disque prevenção. Segundo o prefeito tem ainda, acesso aos decretos municipais, ao boletim atualizado do número de casos de coronavírus e outras publicações. CALEFFI, explica que o site é mais uma forma de facilitar o acesso da população aos serviços do município no combate ao coronavírus. Frisa que ao acesso à informação é muito importante e um direito de todos os cidadãos.

Com o site, as ações da prefeitura ganham também mais transparência e ajuda a combater as Fake News. A afirmação é do prefeito de São Lourenço do Oeste RAFAEL CALEFFI. De acordo com ele, quanto mais munida de informações a população estiver, mais fácil fica também o trabalho da administração municipal. O prefeito cita ainda além do endereço eletrônico: covid.saolourenco.sc.gov.br, o disque prevenção: (49) 3344-8449 e o disque denúncia: (49) 9 8433-9568.

Parlamentar cobra instalação de novas UTI’s Neonatal na região. LUCIANE CARMINATTI, relata que esteve em contato com a direção dos hospitais da região Oeste e encaminhou ao governador o pedido para que o Extremo Oeste seja contemplado o quanto antes com novas UTIs Neonatal, desafogando as demais unidades. Ela comenta que Santa Catarina, além de poucos, os leitos são mal distribuídos.

A deputada diz que segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, é preciso de pelo menos 180 leitos a mais no estado. Atualmente, tem em torno de 157 vagas em hospitais públicos de Santa Catarina.

Na região do Grande Oeste, são 10 UTI’s Neonatal em Xanxerê e oito em Chapecó. A deputada frisa que a rotatividade é baixa, porque os bebês, quando internados, chegam a passar meses em tratamento. Por isso, assegura que tem lutado por mais leitos e também pela ativação nos hospitais de São Miguel do Oeste e Maravilha. LUCIANE, reconhece os desafios trazidos pela Covid-19, que são muitos diz ela, mas as outras demandas da saúde igualmente não podem esperar.

PM apreende vinho contrabandeado. A Polícia Militar de Marmeleiro apreendeu cerca de 20 caixas de vinho por volta das três horas da madrugada de hoje. Os policiais avistaram um Corsa na BR-280, vindo da região de fronteira com a Argentina. Durante a abordagem os policiais localizaram as caixas da bebida. O veículo, a carga e o condutor foram encaminhados a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Três pessoas fica feridas em capotamento na PR-280. Foi ontem em Renascença. Os ocupantes de um Gol, vinham de Pato Branco sentido Marmeleiro, onde moram. O condutor se deparou com um carro fazendo uma ultrapassagem forçada. Para evitar a colisão frontal, ele saiu da pista e acabou capotando numa lavoura de milho. Dois ocupantes tiveram ferimentos leves e foram levados a UPA em Francisco Beltrão. Já uma mulher sofreu fratura numa perna e foi encaminhada ao Hospital Regional. Samu, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Estadual atenderam a ocorrência.

Homem sofre tentativa de homicídio em Galvão. O caso aconteceu na manhã de quarta-feira, por volta das dez horas e trinta minutos, porém a PM divulgou somente ontem. A tentativa foi num bar, na rua Tiradentes, no Centro da cidade contra um homem de 38 anos. Segundoo proprietário, dois homens encapuzados chegaram a pé e atiraram contra a vítima, depois fugiram num Gol branco.

No local a polícia encontrou um projétil possivelmente de revólver calibre 38. Conforme a PM, a vítima foi levada ao posto de saúde de Galvão, mas diante da ameaça de que os autores estariam tentando executá-lo, os policiais escoltaram a ambulância até o Hospital da Fundação, em São Lourenço do Oeste.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.