ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 05 06 19

-PROJETO DE BOLSONARO ALTERA LIMITE DE PONTOS NA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO

-PRESIDENTE DA ALESC SE MANIFESTA SOBRE OPERAÇÃO ALCATRAZ

-MORRE ANTONIO PICHETTI, UM DOS PRIMEIROS ADVOGADOS DO MUNICÍPIO

-DEPUTADO DIZ QUE RECURSOS PARA BRs DEPENDEM DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

-DEFINIDA COMPOSIÇÃO DA CPI QUE APURA SUPOSTA FRAUDE NA SAÚDE

-MOTORISTA É DETIDO COM PAPELOTES DE COCAÍNA NO CARRO

-POLÍCIA INDICIA HOMENS POR DIVULGAÇÃO DE VÍDEO COM CENAS DE SEXO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu ensolarado. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 9 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos para a compra e nove centavos e meio para venda.

Centenas de milhares de manifestantes foram às ruas de Praga nesta terça-feira para exigir a renúncia do primeiro-ministro da República Tcheca, ANDREJ BABIS. Ele é suspeito de ter cometido fraude e desvio de dois milhões de euros em um programa europeu de apoio a pequenas e médias empresas. De acordo com organizadores da manifestação, cerca de 120 mil pessoas compareceram ao movimento. O número representa o maior protesto no país desde a queda do regime comunista em 1989, na ainda Tchecoslováquia.

A Assembleia Legislativa do estado do Alabama, no sul dos Estados Unidos, aprovou uma lei que exige a castração química para pedófilos condenados. O projeto está agora nas mãos da governadora, a republicana KAY IVEY, que deve decidir se o ratifica ou não. O texto exige castração química para pedófilos condenados por crimes sexuais com crianças de até 13 anos de idade. Vários estados norte-americanos contemplam a castração química para pedófilos ou outros condenados por crimes sexuais, como a Califórnia que adota a medida desde 1996.

Desafiando as críticas de seu próprio partido, o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta terça-feira que deve ir em frente com novas tarifas sobre importações do México. O republicano anunciou a medida na semana passada para pressionar o país vizinho a conter o fluxo cada vez maior de migrantes que entram nos Estados Unidos. Para tentar evitar a medida, prevista para entrar em vigor na próxima segunda-feira, uma delegação mexicana deve participar de negociações com a Casa Branca nesta quarta.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior anunciou nesta terça-feira o corte de mais duas mil e 700 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Todos os cortes se aplicam em cursos com conceito nota 3 e valem para bolsas que ainda seriam futuramente concedidas. O congelamento não afeta quem atualmente recebe o benefício. Com este segundo anúncio, a Capes chega a uma redução total de seis mil 198 bolsas em 2019. O novo bloqueio representa uma redução de quatro milhões em 2019 e, até 2020, deve representar 35 milhões de reais.

O Ministério Público Federal enviou um parecer ao Superior Tribunal de Justiça no qual afirmou que o ex-presidente LULA já cumpriu tempo suficiente da pena para progredir para o regime semiaberto. Condenado na Lava Jato, LULA está preso em regime fechado desde sete de abril de 2018, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. No regime semiaberto, o condenado tem direito a deixar prisão durante o dia para trabalhar. O STJ precisa decidir se julga o pedido da defesa do ex-presidente para cumprir o restante da pena em regime aberto ou se encaminha o caso para análise da Vara de Execuções Penais do Paraná.

O presidente JAIR BOLSONARO entregou à Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, um projeto de lei que altera trechos do Código Brasileiro de Trânsito. O texto ainda será discutido pela Câmara e pelo Senado. Um dos pontos do projeto aumenta de 20 para 40 pontos na carteira o limite para que ocorra a suspensão do direito de dirigir do motorista que atingir esse número no prazo de 12 meses. A proposta também passa de cinco para dez ano o prazo de validade da CNH. O projeto também altera a punição para o transporte irregular de crianças. Segundo o projeto, crianças fora da cadeirinha vão gerar apenas uma advertência por escrito. Atualmente, a infração é gravíssima e há multa de 293 reais, além de retenção do veículo até a regularização da situação.

O Instituto Federal de Santa Catarina está com inscrições abertas até o dia 30 de junho para concurso público a fim de preencher 61 vagas de docentes e técnico-administrativos para todas as regiões do estado. O prazo termina no dia 30 de junho e a taxa é de 150 reais. O edital pode ser acessado na página da instituição. São 22 vagas para professor da carreira de magistério dos ensino Básico, Técnico e Tecnológico, e 39 para técnico-administrativo em educação em diversos campi. A remuneração aos cargos de professor varia entre quatro mil 921 reais a 10 mil e 58. Para os cargos de técnico-administrativo, o valor inicial vai de dois mil 403 até quatro mil 638 reais.

O comércio de Santa Catarina projeta um aumento de até quatro por cento na venda de presentes para o Dia dos Namorados deste ano. De acordo com pesquisa realizada pela FCDL, 85 por cento dos comerciantes entrevistados acreditam que as vendas deste ano devem ser semelhantes ou melhores do que o registrado em 2018. O levantamento foi realizado junto a empresários do comércio nas 20 cidades de maior potencial econômico do estado. A pesquisa também apontou que o valor médio gasto com o presente deve ser de até 120 reais e o setor mais procurado deve ser o do vestuário.

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado JÚLIO GARCIA, falou pela primeira vez em plenário, na sessão da tarde desta terça-feira, sobre a Operação Alcatraz, da Polícia e Receita Federal. Ele teve buscas realizadas pela Polícia Federal em dois endereços em Florianópolis e aparece na investigação como beneficiário de veículos da empresa Apporti, que venceu um pregão para gerir linhas telefônicas do estado. A operação prendeu onze pessoas na última quinta-feira, entre empresários e agentes públicos. GARCIA negou qualquer relação com os fatos investigados na Operação Alcatraz. Ele reforçou sua inocência e disse que irá provar isso na Justiça.

O advogado ANTONIO PICHETTI faleceu na manhã desta quarta-feira em São Miguel do Oeste. Ele estava internado há cerca de uma semana no Hospital Casa Vitta e, de acordo com familiares, teve complicações respiratórias no começo da manhã. ANTONIO PICHETTI foi um dos primeiros advogados do município com atuação destacada no direito, especialmente em júris populares. PICHETTI também foi deputado estadual em três mandatos, secretário estadual de Agricultura, Chefe da Casa Civil de Rondônia e um dos maiores historiadores do sul do país. O advogado também publicou quatro livros sobre a história da região sul. O Retrato Falado deste sábado vai homenagear o advogado e reproduzir uma das entrevistas que PICHETTI concedeu ao jornalista ADEMAR BALDISSERA. O velório será realizado a partir das três horas da tarde na Casa mortuária do bairro São Jorge. O corpo do advogado será cremado amanhã, em Francisco Beltrão no Paraná.

A Celesc emitiu um alerta nesta semana sobre um golpe que está sendo aplicado com o nome da empresa no estado. De acordo com gerente comercial-administrativo da empresa no extremo-oeste, SANDRO VALMORBIDA, clientes relataram que receberam telefonemas e e-mails de cobrança da fatura de energia elétrica. Os golpistas dizem que a quantia precisa ser depositada para que o usuário não tenha seu fornecimento de energia suspenso. Já por e-mail, são enviadas faturas de energia elétrica muito similares às verdadeiras. VALMORBIDA disse que é preciso tomar muito cuidado para evitar prejuízos. Ele reforçou que as pessoas precisam se certificar que o email com a fatura foi realmente emitido pela Celesc.

O prefeito de Paraíso, VALDECIR CASAGRANDE se pronunciou sobre o valor das diárias pagas aos servidores e agentes políticos tanto do executivo quanto do legislativo do município. Na última semana, a Câmara de Vereadores aprovou em primeira votação uma resolução de autoria do presidente da casa, JOEL ANTONIO GEHLEN que visa baixar o valor das diárias recebidas pelos vereadores. Segundo GHELEN, em alguns casos a diferença de valores entre os cargos políticos e os demais servidores chegava a 50 por cento. GHELEN disse que acha isso um absurdo e por isso decidiu pela resolução para baixar o valor que ele considera desnecessário. CASAGRANDE afirmou que as diárias sofrem reajuste anual e que o valor é corrigido pelo INPC.

A medida tomada pelo presidente da Câmara de Paraíso em relação as diárias no município é inconstitucional e não tem validade alguma perante a lei. A declaração é do prefeito VALDECIR CASAGRANDE. Ele disse que , o prefeito disse que respeita a opinião do presidente do legislativo e dos vereadores que aprovaram a resolução, mas afirmou que ações dessa natureza só podem partir do executivo e não dos vereadores. Ele também disse que o valor 856 reais da diária paga aos servidores municipais está defasada. Ele destacou que acha injusto não conceder aumento aos servidores que estão trabalhando e servindo a população. CASAGRANDE salientou que o ideal seria diárias superiores a mil reais, situação que é bem diferente da vivenciada no município de Paraíso.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, anunciou nesta terça-feira o pagamento antecipado da primeira parcela do décimo salário aos servidores municipais. O benefício será depositado na conta de mil 142 trabalhadores na próxima sexta-feira. O valor total, segundo a secretária de Gestão de Pessoas e Transparência, LEILA SANTOS, é de um milhão 755 mil reais. Ainda no mês de fevereiro, TREVISAN havia anunciado uma reserva de dois milhões de reais em uma conta específica do Município para esta finalidade. Desse modo, a prefeitura tem o recurso suficiente para pagar os valores correspondentes as duas parcelas do décimo terceiro para o funcionalismo público.

O pagamento antecipado do décimo terceiro salário dos servidores da prefeitura vai ter um impacto positivo na economia local. A análise é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele acredita que o depósito de mais de um milhão de reais para os funcionários vai movimentar o comércio. TREVISAN destacou que o décimo terceiro é um direito assegurado a todo trabalhador e, por isso, a Administração Municipal realizou um planejamento para economizar os recursos para o pagamento do benefício. Na visão do prefeito, o pagamento antecipado do décimo terceiro também é um reconhecimento ao servidores pelos serviços prestados à população.

O relatório do projeto da reforma da previdência pode ser apresentado ainda nesta semana na comissão especial que analisa o tema. O deputado SAMUEL MOREIRA tem até o dia 15 para apresentar o relatório, mas pode fazê-lo antes desse prazo. De acordo com o deputado catarinense DARCI DE MATTOS, os trabalhos da comissão estão na etapa final e o relatório pode ser entregue na próxima quinta-feira. MATTOS esteve no Peperi entrevista desta terça-feira e disse que o Brasil precisa da reforma para voltar a crescer. Além da previdência, ele também defende as reformas tributária, política e do estado para que o país saia da condição difícil que se encontra.

A reforma da previdência do governo de JAIR BOLSONARO defende os mais pobres e acaba com os privilégios, principalmente no setor público. A afirmação é do deputado do PSD, DARCI DE MATTOS. Ele concorda com a proposta de reforma feita pelo governo, mas observou que o projeto de BOLSONARO terá alterações na câmara. O parlamentar citou que os agricultores devem ser excluídos do texto original. Ele explicou que a mulher agricultora vai continuar se aposentado aos 55 anos e o produtor rural não vai precisar comprovar o recolhimento de 600 reais por ano. A única exigência será a comprovação de 15 anos de atividade rural. O Benefício de prestação continuada para os idosos e deficientes também deve ser mantido do jeito que está.

A reforma da previdência é imprescindível para um país que está em crise. A declaração é do deputado DARCI DE MATTOS. Ele é dos membro da comissão especial que está analisando o projeto na câmara. O parlamentar do PSD comentou que o governo de BOLSONARO não consegue ir para frente com um déficit tão grande. MATTOS cito, como exemplo, o fato do governo não ter recursos para investir nas BRs 282 e 163 na região. Para o deputado, a aprovação da reforma da previdência vai criar as condições para que a união tem mais dinheiro para aplicar em setores como as rodovias.

Os vereadores mirins de São Miguel do Oeste realizaram nesta terça-feira o encontro mensal de junho. A sessão teve defesa de indicações e momento cultural das escolas, em que cada vereador mirim pode trazer informações sobre as atividades que desenvolvidas nas unidades do município. Nesta sessão, foi apresentada a história e as ações da Escola Marechal Arthur da Costa e Silva, realizada pela vereadora mirim CAMILI MOCELIN. Na sessão também foram apresentadas duas indicações. Uma delas, de SARA STEDILE, solicita à Administração Municipal que disponibilize a vacinação contra a gripe para os agricultores no grupo prioritário.

Os vereadores CLÁUDIO BARP e SILVIA KUHN apresentaram, nesta terça-feira, um requerimento de informação solicitando ao prefeito informações sobre o plantio de mudas de árvores na cidade. Os vereadores questionam como o município adquiriu cinco mil mudas de árvores para plantio no passeio público e qual foi a empresa vencedora do processo licitatório. Eles pedem ainda quais os critérios adotados para a aquisição das plantas, qual o valor pago por muda, quais as espécies adquiridas e qual a destinação dada a elas. Os vereadores querem que a prefeitura envie uma lista completa contendo os locais e a espécie plantada. O requerimento foi apresentado durante a sessão desta terça-feira e será encaminhado ao prefeito WILSON TREVISAN.

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou nesta terça-feira, em primeiro turno, o projeto de lei que autoriza a venda de veículos e equipamentos da prefeitura. O projeto foi aprovado por unanimidade e ainda passará por segunda votação antes de ser sancionado. O texto autoriza a alienação de caminhonetes, veículos de passeio, motos, sucatas e uma pá carregadeira. Ao todo, são cerca de 25 bens móveis que serão vendidos em leilão. O valor mínimo para arremate de todos os bens gira em torno de 300 mil reais. Além disso, há centenas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, equipamentos de informática, aparelhos odontológicos e medicinais, além de aparelhos telefônicos que serão vendidos pelo município.

Os vereadores aprovaram na noite de ontem o projeto de lei que define e regulamenta os benefícios eventuais da Política Municipal de Assistência Social. O novo texto que passou pela câmara prevê que é vedada a concessão de auxílio-funeral quando o beneficiário possuir plano funerário. A lei estabelece que o benefício pode ser concedido mediante justificativa e parecer do técnico responsável pelo atendimento. Uma emenda da comissão de Educação estabelece que nos casos em que o beneficiário possuir plano funerário, o valor a ser pago a título de auxílio-funeral corresponderá apenas às despesas faltantes, limitado a um salário mínimo. Outro parágrafo prevê que "a comprovação das despesas faltantes dar-se-á mediante a apresentação de cópia do contrato do plano funerário com as respectivas coberturas”.

A câmara de vereadores confirmou nesta terça-feira a composição da Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar uma suposta fraude em serviços da saúde do município. Os vereadores nomeados para a CPI são MARIA TEREZA CAPRA do PT, ODEMAR MARQUES do PDT, CLAUDIO BARP do MDB, CARLOS GRASSI do PP e MILTON ANONI do PR. O PSD não teve representante indicado pelo partido. De acordo com a denúncia encaminhada para a câmara, uma empresa que presta serviços para a secretaria de Saúde na área de fisioterapia teria cobrado por procedimentos que teriam sido realizados em data posterior ao óbito do paciente. A presidência e a relatoria serão definidos na primeira reunião da CPI. Os vereadores tem 120 dias para apurar a denúncia.

Além da Câmara de Vereadores, a prefeitura de São Miguel do Oeste também instaurou um processo administrativo para apurar uma suposta fraude cometida na prestação de serviços na área da saúde. Os indícios de irregularidades foram citados em um memorando da secretaria e o município decidiu nomear uma comissão de três servidores efetivos para apurar os fatos. A sindicância instaurada em março tem prazo de 180 dias para concluir o processo e apresentar relatórios sobre os fatos e eventual responsabilidade, sugerindo, se for o caso, as sanções a serem aplicadas. A denúncia agora também será apurada pelos vereadores.

Uma mulher ficou ferida ao sofrer um acidente em uma lombada física recém instalada no centro de Dionísio Cerqueira. O acidente aconteceu por volta das seis e meia da tarde de ontem quando uma motociclista de 45 anos, ao retornar do trabalho, se deparou com uma nova lombada na Avenida Washington Luís, proximidades da Câmara de Vereadores. O local estava sinalizada apenas com dois cones e a mulher perdeu o controle e caiu. Ele sofreu escoriações e foi socorrida pelos bombeiros. A mulher foi levada para o Hospital Municipal onde recebeu atendimento médico.

A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu Mandado de Prisão expedido pela Comarca de Itapiranga contra um rapaz de 19 anos. A prisão é resultante de trabalho investigativo realizado pela Polícia Civil de Itapiranga no ano de 2018. O rapaz foi indiciado por furto qualificado, dano ao patrimônio público, dirigir veículo automotor embriagado, sem habilitação e gerando perigo de dano. O processo foi julgado pela justiça e condenado em segunda instância. A prisão ocorreu na tarde de ontem.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência posse de drogas nesta terça-feira na rua Marcílio Dias, bairro São Luiz. Uma guarnição da PM desconfiou da atitude de um homem que estava conduzindo uma Brasília. Ele tentou escapar da abordagem policial e, durante a fuga, jogou entorpecentes para fora do veículo. Os PMs conseguiram abordar o carro e encontraram dois papelotes com cocaína que foram jogados na rua. O homem, que já tinha passagem por tráfico de drogas, assinou um termo circunstanciado por posse de entorpecentes.

A Polícia Civil de Maravilha indiciou dois homens pela divulgação de um vídeo que com cena de sexo sem o consentimento da vítima. Os suspeitos tem 23 e 18 anos. De acordo com a Polícia Civil, em novembro de 2018 duas jovens procuraram a Polícia Civil relatando que vídeos com conteúdos pornográficos, em que as vítimas apareciam, estavam sendo divulgados, sem a devida autorização. As gravações estavam sendo compartilhadas em grupos dos aplicativos Telegram, WhattsApp e Snapchat. Além disso, os vídeos eram exibidos em plataformas de conteúdos eróticos na Internet. A Polícia Civil realizou trabalho de investigação e identificou duas pessoas responsáveis pelo compartilhamento do material. Um dos indiciados é o responsável pelo registro dos vídeos que, após gravá-los, os compartilhou em um grupo do aplicativo de Telegram. Os sites que divulgaram foram mapeados e comunicados pela Polícia Civil para que retirassem imediatamente o conteúdo impróprio do ar.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.