ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 05/06/19

fO tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu ensolarado. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 9 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos para a compra e nove centavos e meio para venda.

Centenas de milhares de manifestantes foram às ruas de Praga nesta terça-feira para exigir a renúncia do primeiro-ministro da República Tcheca, ANDREJ BABIS. Ele é suspeito de ter cometido fraude e desvio de dois milhões de euros em um programa europeu de apoio a pequenas e médias empresas. De acordo com organizadores da manifestação, cerca de 120 mil pessoas compareceram ao movimento. O número representa o maior protesto no país desde a queda do regime comunista em 1989, na ainda Tchecoslováquia.

A Assembleia Legislativa do estado do Alabama, no sul dos Estados Unidos, aprovou uma lei que exige a castração química para pedófilos condenados. O projeto está agora nas mãos da governadora, a republicana KAY IVEY, que deve decidir se o ratifica ou não. O texto exige castração química para pedófilos condenados por crimes sexuais com crianças de até 13 anos de idade. Vários estados norte-americanos contemplam a castração química para pedófilos ou outros condenados por crimes sexuais, como a Califórnia que adota a medida desde 1996.

Desafiando as críticas de seu próprio partido, o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta terça-feira que deve ir em frente com novas tarifas sobre importações do México. O republicano anunciou a medida na semana passada para pressionar o país vizinho a conter o fluxo cada vez maior de migrantes que entram nos Estados Unidos. Para tentar evitar a medida, prevista para entrar em vigor na próxima segunda-feira, uma delegação mexicana deve participar de negociações com a Casa Branca nesta quarta.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior anunciou nesta terça-feira o corte de mais duas mil e 700 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Todos os cortes se aplicam em cursos com conceito nota 3 e valem para bolsas que ainda seriam futuramente concedidas. O congelamento não afeta quem atualmente recebe o benefício. Com este segundo anúncio, a Capes chega a uma redução total de seis mil 198 bolsas em 2019. O novo bloqueio representa uma redução de quatro milhões em 2019 e, até 2020, deve representar 35 milhões de reais.

O Ministério Público Federal enviou um parecer ao Superior Tribunal de Justiça no qual afirmou que o ex-presidente LULA já cumpriu tempo suficiente da pena para progredir para o regime semiaberto. Condenado na Lava Jato, LULA está preso em regime fechado desde sete de abril de 2018, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. No regime semiaberto, o condenado tem direito a deixar prisão durante o dia para trabalhar. O STJ precisa decidir se julga o pedido da defesa do ex-presidente para cumprir o restante da pena em regime aberto ou se encaminha o caso para análise da Vara de Execuções Penais do Paraná.

O presidente JAIR BOLSONARO entregou à Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, um projeto de lei que altera trechos do Código Brasileiro de Trânsito. O texto ainda será discutido pela Câmara e pelo Senado. Um dos pontos do projeto aumenta de 20 para 40 pontos na carteira o limite para que ocorra a suspensão do direito de dirigir do motorista que atingir esse número no prazo de 12 meses. A proposta também passa de cinco para dez ano o prazo de validade da CNH. O projeto também altera a punição para o transporte irregular de crianças. Segundo o projeto, crianças fora da cadeirinha vão gerar apenas uma advertência por escrito. Atualmente, a infração é gravíssima e há multa de 293 reais, além de retenção do veículo até a regularização da situação.

O Instituto Federal de Santa Catarina está com inscrições abertas até o dia 30 de junho para concurso público a fim de preencher 61 vagas de docentes e técnico-administrativos para todas as regiões do estado. O prazo termina no dia 30 de junho e a taxa é de 150 reais. O edital pode ser acessado na página da instituição. São 22 vagas para professor da carreira de magistério dos ensino Básico, Técnico e Tecnológico, e 39 para técnico-administrativo em educação em diversos campi. A remuneração aos cargos de professor varia entre quatro mil 921 reais a 10 mil e 58. Para os cargos de técnico-administrativo, o valor inicial vai de dois mil 403 até quatro mil 638 reais.

O comércio de Santa Catarina projeta um aumento de até quatro por cento na venda de presentes para o Dia dos Namorados deste ano. De acordo com pesquisa realizada pela FCDL, 85 por cento dos comerciantes entrevistados acreditam que as vendas deste ano devem ser semelhantes ou melhores do que o registrado em 2018. O levantamento foi realizado junto a empresários do comércio nas 20 cidades de maior potencial econômico do estado. A pesquisa também apontou que o valor médio gasto com o presente deve ser de até 120 reais e o setor mais procurado deve ser o do vestuário.

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado JÚLIO GARCIA, falou pela primeira vez em plenário, na sessão da tarde desta terça-feira, sobre a Operação Alcatraz, da Polícia e Receita Federal. Ele teve buscas realizadas pela Polícia Federal em dois endereços em Florianópolis e aparece na investigação como beneficiário de veículos da empresa Apporti, que venceu um pregão para gerir linhas telefônicas do estado. A operação prendeu onze pessoas na última quinta-feira, entre empresários e agentes públicos. GARCIA negou qualquer relação com os fatos investigados na Operação Alcatraz. Ele reforçou sua inocência e disse que irá provar isso na Justiça.

Pacientes do Caps visitam Gruta de Nossa Senhora de Lurdes. Segundo a enfermeira coordenadora da equipe técnica do Centro de Atenção Psicossocial Microrregional de Campo Erê JULIANA ANSILIERO, amanhã os pacientes vão visitar a Gruta de Nossa Senhora de Lurdes em São Valentin. Será um dia diferente com diversas atividades recreativas.

Passeios e atividades diferenciadas são importantes e refletem diretamente no tratamento dos pacientes. O comentário é de JULIANA ANSILIERO. Ela classifica como uma interação social. Todos os pacientes que fazem parte das oficinas terapêuticas foram convidados para o passeio na Gruta nos próximos dias. A coordenadora destaca que o transporte já está organizado também, e a equipe do Caps acompanha os pacientes nessa atividade.

Obras de reforma e revitalização do imóvel destinado a futura instalação do museu público municipal. CLAUDETE JUNGES de Anchieta lembra que o município, durante o ano passado através de contrato de cessão de uso, recebeu da Secretaria do Patrimônio da União, imóvel de dois pisos, situado na Rua Minas Gerais, Centro de Anchieta. A casa recebida em cessão de uso será destinado às instalações do Museu Público Municipal de Anchieta. Já foi feita reforma e revitalização do espaço, com limpeza, pintura, colocação de forro, recuperação de janelas e instalações elétricas.

Museu Público Municipal é um espaço de reconhecimento e preservação da memória dos pioneiros, dos agricultores, empresários e trabalhadores. Segundo CLAUDETE, eles juntos construíram a história do município. Portanto, o museu que está sendo estruturado será um marco no reconhecimento e na valorização do nosso passado, na reflexão do presente e na construção do nosso futuro.

Vacina da gripe será disponibilizada enquanto houver estoque. Afirmação é da enfermeira de Campo Erê SAMARA RONCHI. Segundo ela, o Ministério da Saúde não vai disponibilizar mais doses, serão apenas as que já estão na Unidade. Desde segunda-feira, a Secretaria está vacinando o público em geral que tem interesse na imunização. Lembra da necessidade das pessoas levarem consigo o cartão do SUS e a carteira de vacinação. A sala de vacina funciona na Unidade do Bairro São Francisco.

Trabalho social do Sesc segue sendo feito nas escolas de Campo Erê. SANDRA PERETTO conta que a saúde bucal desempenha importantes funções que refletem na saúde de todo o organismo. Lembra que o projeto é uma parceria entre administração, Secretaria de Saúde e o SESC. Frisa que os atendimentos odontológicos estão sendo feitos na carreta situada no Múltiplo uso, e as palestras sobre saúde bucal nas escolas e instituições. Hoje pela manhã foi na Apae do município.

Educação em saúde é desenvolvida com grupos de idosos e escolas do munícipio. De acordo com SANDRA, foi dado início ao projeto de educação em saúde atendendo primeiramente os grupos de idosos. Destaca que os temas abordados nesses encontros são: câncer de boca, saúde bucal, cuidados com a higiene bucal e próteses dentárias, a importância se cuidar e estar bem consigo mesmo.

Consumo de droga lícita e ilícita é tema de palestra do Sesc. A coordenadora ressalta que sempre orienta na questão da responsabilidade de cada um, onde cada escolha tem sua consequência. Até o momento já foram quase dois mil atendimentos em Educação em Saúde o que representa muita informação repassada a população. Os trabalhos clínicos e educativos seguem no município nas próximas semanas.

Droga lícita e ilícita é tema de palestra com adolescentes em Campo Erê. O programa Odontosesc está sendo executado em Campo Erê desde o mês passado, realizando atendimentos odontológicos gratuitos à população na carreta que está instalada no pátio do Centro de Múltiplo Uso, no centro da cidade. Segundo a coordenadora SANDRA PERETTO, através do convênio, o município disponibiliza os profissionais para os atendimentos e o Sesc a estrutura e o material necessário para o trabalho.

Além dos atendimentos odontológicos, o Sesc realiza atividades educativas durante o período em que permanece instalado no município. Nesta semana teve palestra aos alunos do sexto ano até o ensino médio das duas escolas estaduais do município, com o tema: droga lícita e ilícita. Quem ministrou atividade foi o cabo da Segunda Companhia de Polícia Militar de Chapecó MARCELO WENDURVALD. Segundo ele, objetivo do encontro foi alertar os adolescentes quanto aos perigos do consumo de droga, tanto para o usuário quanto para a família e sociedade.

As lícitas são aquelas legalizadas, produzidas e comercializadas livremente e que são aceitas pela sociedade, como por exemplo o cigarro e o álcool. Já a cocaína, a maconha, o crack, a heroína, são drogas ilícitas, que tem comercialização proibida pela legislação. É importante ressaltar cita o cabo, que não é pelo fato de serem lícitas, que essas drogas são pouco ameaçadoras. Segundo a Organização Mundial da Saúde, as drogas ilícitas respondem por 0,8 por cento dos problemas de saúde em todo o mundo, enquanto o cigarro e o álcool, juntos, são responsáveis por 8,1 por cento desses problemas.

Fundação Hospitalar sedia mais de seis mil e quatrocentos procedimentos oftalmológicos em dois anos. Segundo o presidente da Fundação Hospitalar em São Lourenço do Oeste VALENTIM DE MACEDO, de junho de 2017 a maio deste ano, a Fundação Hospitalar sediou sete mutirões oftalmológicos. Três realizados via Estado e quatro via Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina, o CIS-Amosc. No total, foram seis mil 444 cirurgias realizadas. Sendo cinco mil 202 de cataratas, 198 de pterígio, 33 de capsulotomia e uma de vitrectomia.

Mais importante que o resultado financeiro é o atendimento prestado à população. O comentário é do presidente da Fundação Hospitalar. Segundo ele esses mutirões começam a despertar o interesse para que outros procedimentos sejam sediados pela entidade hospitalar. Frisa que, visualizando essas possibilidades, a direção tem a preocupação de oferecer as condições necessárias para que isso ocorra. Prova disso é que em breve deve ser iniciada a obra de reforma e construção de um espaço para atendimento pré e pós-operatório oftalmológico.

A intenção é criar um espaço que garanta o acolhimento dos pacientes sem que interfira na rotina do hospital. DE MACEDO destaca que quando não houver mutirões, a ideia é que o ambiente auxilie em outros atendimentos de especialidades. Quando o hospital presta serviços para a sociedade, ele passa a ser visto diferente pelas instituições governamentais. Se o hospital não tem uma demanda maior de serviços, ele fica qualificado como sem vocação, que não é o caso da Fundação Hospitalar. A ideia é que num futuro próximo o hospital se torne referência em Oftalmologia, por exemplo.

Ao abrir as portas para esse tipo de ação o hospital está cumprindo com o papel de colaborar com a melhoria da saúde. De acordo com o presidente da entidade hospitalar, o hospital ganha financeiramente com isso também, mas é uma satisfação saber que essas pessoas poderão diagnosticar e resolver esses problemas de visão. No último mutirão, por exemplo, pacientes de 17 municípios da região foram atendidos.

Caminhão pipa segue fazendo abastecimento de água nos bairros de Campo Erê. Segundo ARENOR WAGNER- Chefe da Casan em Campo Erê o trabalho com o caminhão segue sendo feito, a fim de não deixar as famílias desabastecidas, até que o problema mecânico na bomba seja resolvido por completo. Além do caminhão pipa, a Casan também atua num sistema de rodízio para não deixar a cidade sem água. Durante o dia abastece o centro e locais mais baixos, e a noite bairros mais altos, como São Francisco, Sander, Primavera e Alto São Mateus. A instalação da nova bomba deve ocorrer ainda nessa semana, e tudo volta ao normal.

Vizinho é detido suspeito de furto e policiais recuperam objetos. Um homem foi detido suspeito de furtar diversos objetos da casa de seu vizinho. Ele foi abordado pelos policiais no acesso Sul, em São Lourenço do Oeste, por volta de 20 horas. Conforme a Polícia Militar, a ocorrência de furto foi no loteamento Meneguetti III. Quando os policiais foram até o local do furto, viram que um homem fugiu ao ver a guarnição. O suspeito tem várias passagens por furto quando menor de idade. Já à noite, o suspeito, ao ser abordado pela PM, consentiu em acompanhar os policiais e mostrou diversos objetos, como perfume, botijão de gás, equipamentos, roupa e calçado, que estavam escondidos num quarto e também nos fundos de uma casa.

Segundo a PM, todos os objetos eram da vítima furtada pela manhã que registrou o BO. Segundo a PM, todos os materiais foram reconhecidos pela vítima. O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado até o pronto-atendimento para avaliação médica. Depois foi conduzido até a delegacia para procedimentos cabíveis.

Corpo de Bombeiros utiliza reforço de drone e da cadela Brida nas buscas a carro que caiu no rio. Ontem as equipes com embarcações e mergulhadores, receberam reforço do soldado João Carlos Alves do de Pato Branco, condutor da cadela Brida, certificada nacional e internacionalmente para busca e resgate de pessoas, nas buscas ao veículo que caiu no Rio Marrecas na sexta-feira. Nas imagens obtidas com o drone é possível observar que o rio ainda encontra-se um pouco acima do seu nível normal. A água ainda possui muitos sedimentos, o que também dificulta a visualização.

Até o momento foi localizada apenas uma das placas que seriam do veículo GMMonza. O Corpo de Bombeiros pede que qualquer informação deve ser repassada no telefone de emergência do Corpo de Bombeiros, 193. As buscas seguem no dia de hoje, mas até o momento nenhuma nova informação. É importante também, informar a Polícia o desaparecimento de pessoas.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.