ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 05-04-2019 Sexta-feira

-EX-PRESIDENTE TEMER VIRA RÉU EM NOVO PROCESSO DA LAVA-JATO

-ASSOCIAÇÕES DE MUNICÍPIOS PODEM ASSUMIR MANUTENÇÃO DE SCs

-SETOR DE TRANSPORTES E OBRAS DE SANTA HELENA PRIORIZA RECUPERAÇÃO DE ACESSOS

-IGREJA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL OFERECE AULAS DE MÚSICA PARA A COMUNIDADE

-SÃO JOÃO DO OESTE CONTRATA DOIS NOVOS MÉDICOS

-NOVAS EXIGENCIAS DA RECEITA FEDERAL PARA OS AGRICULTORES SERÃO TEMAS DE PALESTRA

-EPAGRI DE TUNÁPOLIS FARÁ EXPERIMENTO COM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE PEIXE VERDE

-CORPO DE MULHER QUE ESTAVA DESAPARECIDA É ENCONTRADO NO INTERIOR DE BARRA BONITA

-HOMEM MORRE VÍTIMA DE CHOQUE ELÉTRICO EM TUNÁPOLIS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos e meio para venda.


A primeira-ministra do Reino Unido, THERESA MAY, escreveu ao presidente do Conselho Europeu, DONALD TUSK, para solicitar uma prorrogação do prazo para a saída do Reino Unido do bloco até o dia 30 de junho. Na carta divulgada nesta sexta-feira, a premiê pede uma nova extensão do prazo . Inicialmente, a data prevista para o Reino Unido se afastar do bloco era 29 de março. Após acordo com a União Europeia, o prazo passou para o dia 12 de abril.


O governo de DANIEL ORTEGA e a oposição decidiram encerrar na quarta-feira as negociações que pretendiam superar a crise política que afeta a Nicarágua há quase um ano. Ao final do prazo estabelecido para o diálogo, eles não atingiram o principal objetivo, de chegar a um consenso sobre temas cruciais. Duas questões ficaram sem solução: a justiça para as vítimas da violência durante os protestos contra o governo no ano passado e as reformas democráticas.


O regime de NICOLÁS MADURO na Venezuela expulsou 13 oficiais das Forças Armadas, incluindo dois generais da reserva, que reconheceram o opositor JUAN GUAIDÓ como presidente interino do país. Entre os expulsos, está o general HUGO CARVAJAL, que dirigiu os serviços de Inteligência militar no governo de HUGO CHÁVEZ. O regime também expulsou o general CARLOS ROTONDARO, ex-ministro da Saúde. CARVAJAL foi acusado de "atos de traição à pátria".



O presidente do STF, ministro DIAS TOFFOLI, atendeu ao pedido da Ordem dos Advogados do Brasil e retirou de pauta a votação das Ações Declaratórias de Constitucionalidade sobre prisão em segunda instância. O julgamento estava previsto para o próximo dia 10. A OAB argumentou que a nova diretoria tomou posse recentemente e ainda precisava se inteirar "de todos os aspectos" envolvidos no caso. Além do pedido da OAB, havia pedidos dos partidos PCdoB e Patriota. Eles querem que o Supremo derrube o entendimento que permitiu a prisão após condenação em segunda instância.


O juiz DIEGO PAES MOREIRA, titular da sexta Vara Federal Criminal de São Paulo, aceitou nesta quinta-feira a denúncia feita pela força-tarefa da Lava Jato do Ministério Público Federal contra o ex-presidente MICHEL TEMER, a filha dele MARISTELA TEMER, o coronel JOÃO BAPTISTA LIMA FILHO e a mulher de Lima, MARIA RITA FRATEZI. Com a decisão, os quatro agora se tornam réus em uma ação penal pelo crime de lavagem de dinheiro. A suspeita dos procuradores é que a reforma da casa da MARISTELA foi financiada com dinheiro desviado das obras da usina nuclear de Angra Três.


O presidente JAIR BOLSONARO recebeu nesta quinta-feira, em reuniões no Palácio do Planalto, presidentes de seis partidos: MARCOS PEREIRA do PRB, GILBERTO KASSAB do PSD, GERALDO ALCKMIN do PSDB, CIRO NOGUEIRA do PP, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES NETO do DEM eROMERO JUCÁ do MDB. O objetivo dos encontros foi discutir a formação de uma base aliada do governo no Congresso e buscar apoio para a reforma da Previdência. Juntas, as bancadas dos seis partidos na Câmara somam 196 deputados. Os líderes disseram que concordam que a Previdência deve ter novas regras, mas relataram que, por ora, seus partidos não vão fechar questão, ou seja, determinar que a bancada vote a favor do tema.


A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina confirmou na tarde desta quinta-feira a primeira morte de macaco por febre amarela no estado. O primata, da espécie bugio, foi encontrado por um morador em Garuva, no Norte. A instituição reforça que os macacos não são transmissores da doença. Em 28 de março, a diretoria confirmou o primeiro caso de febre amarela contraído dentro do estado em um humano, com morte. O paciente era um homem de 36 anos que não havia se vacinado.


O número de casos confirmados de dengue em Santa Catarina chegou a 121 este ano. A atualização dos casos da doença foi divulgado ontem pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado nesta quinta-feira. No estado, 82 municípios são considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Também foi registrado um caso de febre chikungunya. Dos 79 casos contraídos dentro do estado, a maioria dos pacientes mora em Itapema, no Litoral Norte, e Cunha Porã, no Oeste. Os pacientes que pegaram a doença em outros estados tiveram como prováveis locais de infecção: São Paulo, Pará, Pernambuco, Acre, Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.


Santa Catarina pode ter um novo modelo para executar obras de infraestrutura viária como pavimentação e manutenção de ruas. A ideia foi debatida na sede da Federação Catarinense de Municípios e prevê a criação de consórcios regionais e a compra de usinas de asfalto para uso dos municípios. O primeiro passo é que 21 associações que formalizem a criação de um consórcio. Paralelamente à criação dos consórcios, o Governo do Estado irá financiar com o BNDES a compra de usinas de asfalto usadas. A ideia é que os equipamentos sejam repassados para os consórcios para recuperação de estradas municipais e estaduais.


-SETOR DE TRANSPORTES E OBRAS DE SANTA HELENA PRIORIZA RECUPERAÇÃO DE ACESSOS

-IGREJA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL OFERECE AULAS DE MÚSICA PARA A COMUNIDADE

-SÃO JOÃO DO OESTE CONTRATA DOIS NOVOS MÉDICOS

-NOVAS EXIGENCIAS DA RECEITA FEDERAL PARA OS AGRICULTORES SERÃO TEMAS DE PALESTRA

-EPAGRI DE TUNÁPOLIS FARÁ EXPERIMENTO COM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE PEIXE VERDE


Confirmados dois casos de dengue em SMOeste. A Assessoria de Imprensa da prefeitura divulgou que os dois casos de dengue confirmados no município são de pessoas dos bairros Andreatta e São Luiz. De acordo com o setor de epidemiologia da secretaria de saúde, as pacientes já passaram o período de transmissão e agora estão em casa. Elas apresentaram os sintomas da doença no mês passado. A moradora do São Luiz contraiu a doença na Bahia. A do bairro Andreatta foi picada por um mosquito no município. Ainda são aguardados os resultados de outros cinco casos suspeitos de dengue e quatro de chikungunya. São Miguel do Oeste possui 424 focos. Cerca de 50 foram encontrados nesta semana. Nos últimos cinco anos o município teve 54 casos confirmados de dengue. O auge foi em 2016, com 47 casos/ No ano passado, não houve nenhum caso da doença na cidade.


Realizado mais um sorteio da campanha de troca de notas. O sorteio foi realizado na manhã de hoje na prefeitura. A campanha, “A Nota Iporãoestina Vale Uma Nota” contempla sorteios mensais de cinco prêmios em dinheiro no valor de 200 reais cada. A troca de notas por cupons pode ser feita na recepção da prefeitura. Cada nota de compra no comércio de Iporã da Oeste dá direito a um cupom e cada nota de prestação de serviço dá direito a dois cupons da campanha. Os vencedores do sorteio de hoje foram NILO LUÍS REIS, ROQUE KUMMER, ANDREIA DALLA NORA, REINALDO RENATO THESSING e PACÍFICO BELLAN. O próximo sorteio será no dia três de maio.


APAE Renascer de São João do Oeste desenvolve diversos projetos com estudantes. Segundo a diretora da escola especial, VANESSA SCHWENGBER, a partir do retorno dos alunos a APAE no final de fevereiro, foram iniciados o projeto de férias, o projeto denominado de “eu e meu corpo” e agora está sendo trabalho o projeto “vivendo em sociedade”. A diretora explica que os projetos atendem todas as turmas, levando em conta características específicas de cada aluno. VANESSA esclarece que todos os projetos têm o propósito de desenvolver a independência dos alunos em suas atividades diárias na escola, em casa ou na sociedade. Há ainda um projeto específico com os alunos incluídos no mercado de trabalho, que atualmente são dois na escola especial de São João do Oeste. Além disso, a diretora cita também a turma de estimulação acompanhada pela equipe multidisciplinar da APAE.


Epagri de Iporã do Oeste promove curso de culinária para incentivar consumo da carne de peixe. A oficina de cortes e preparo de pratos a base de peixes será realizado no dia 12 de abril, na comunidade de São Lourenço, das 13 horas e 30 minutos às 16 horas e 30 minutos. O extensionista ALEISSON LUDKE destaca que nesta época do ano o consumo da carne de peixe aumenta, mas a maioria das pessoas não mantém este hábito no restante do ano. Ele diz que a carne de peixe geralmente é preparada com uso de fritura, e o objetivo é oferecer orientação sobre outras maneiras de preparo mais saudável. No dia 12 os participantes receberão orientação sobre o preparo de quatro tipos de pratos diferentes, sendo eles, peixe recheado, filé de tilápia ao molho de tomate, salpicão e risoto de peixe. Ao final da oficina haverá degustação. Os interessados devem confirmar a presença na Epagri.


A Unidade de Tratamento de Dejetos Humanos, localizada em linha Campinas, levou autoridades de oito municípios, que serão beneficiados, a se reunir nesta manhã de ontem no centro administrativo de Descanso. O encontro também teve a participação do representante da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento, Aris, e do promotor MAYCON HAMMES, responsável pela questão ambiental nos 33 municípios na região. Além de esclarecer dúvidas, foram feitos vários encaminhamentos. Há preocupação por parte das autoridades com a situação ambiental, especialmente, os recursos naturais, a água e os alimentos consumidos pela população. Todas as questões serão resolvidas coletivamente, respeitando as particularidades de cada município para avançar no processo do termo de cooperação.


O pagamento da tarifa para a coleta do lodo é uma das preocupações, o que atingirá todos os estabelecimentos comerciais, casas e prédios. Sobre as fossas sépticas, será feito um trabalho de conscientização para que donos de imóveis façam a regularização. Após certo prazo, quem não cumprir a legislação sofrerá penalidades. Nessa situação, por exemplo, os municípios buscarão a viabilidade de aporte financeiro junto a Casan e outros órgãos a fim de subsidiar parte das adequações, principalmente, às famílias de baixa renda. Para o secretário de administração e coordenador do processo, PAULO LAUXEN, todo esse esforço e trabalho intenso de técnicos, assessores, Ministério Público e gestores municipais é para garantir um futuro melhor para esta e futuras gerações. Serão beneficiados os municípios de Descanso, Tunapólis, Santa Helena, Belmonte, Paraíso, Bandeirante, Barra Bonita e São Miguel do Oeste.


Secretaria de educação de Mondaí irá desenvolver Semana do Cinema. Serão contemplados alunos do pré dois, do primeiro ao quinto ano e do sexto ao nono ano das escolas municipais de Mondaí. As sessões dos filmes serão realizados na Casa da Cultura. A Semana do Cinema inicia neste sábado, seguindo até o dia 12 de abril. O primeiro filme apresentado será relacionado à Páscoa. Os filmes serão diferenciados para os alunos da educação infantil, anos iniciais e anos finais. Também será oferecido pipoca. As sessões serão ofertadas em dois horários, no turno matutino e mais dois horários no turno vespertino. Podem assistir o filme até três turmas em cada horário. Para a secretária, SANDRA SCHUH, o cinema é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da aprendizagem, proporcionando ao educando experimentação, descobertas, invenção, aprendizado. Além disso, estimula habilidades, curiosidades, autoconfiança e autonomia.


São João do Oeste contrata dois médicos. Atendimento aos pacientes será normal a partir de hoje. Nos últimos quatro meses o município enfrentou dificuldades no atendimento na rede pública. Após o anúncio de Cuba, do fim do programa ''Mais Médicos'', profissionais deixam o atendimento nas unidades de saúde e o município também foi afetado. FELIPE GONZALEZ, trabalhou por mais de quatro anos em São João do Oeste e precisou deixar a função. O prefeito FERNANDO BISIGO lembra que também ocorreu desistência de profissionais concursados e até de contratação temporária. Em alguns momentos o município teve apenas um médico, sendo o ideal três profissionais atuando no Centro Municipal de Saúde.


O Governo Federal lançou um edital para seleção de médicos para ocupar as vagas deixadas pelos cubanos e São João do Oeste foi contemplado nesta semana. Segundo o prefeito, na terça-feira, assumiu a função o médico MARCELO MUSTIFAGA, natural de São Miguel do Oeste. Ele esta prestando atendimento aos pacientes definidos por áreas da saúde. FERNANDO BISIGO informa que hoje a equipe será completada com início do trabalho da médica concursada, ANA RAQUEL CAMARGO, também natural de São Miguel do Oeste. Ela ficou em segundo lugar no concurso público realizado neste ano e ganhou a vaga após a desistência da primeira colocada, que ainda não está formada para exercer a profissão. BISIGO lembra que o município também está fazendo investimentos na compra de duas ambulâncias para o transporte de pacientes, além de outros veículos úteis para o deslocamento em busca de atendimento especializado.


Setor de transportes e obras de Santa Helena prioriza recuperação de acessos. Segundo o secretário, JOSÉ GUERRA, com o encerramento da Extenoleite, e a conclusão dos serviços de desmontagem de toda a estrutura, os serviços do setor novamente se voltam para o interior. O secretário enfatiza que a prioridade é a recuperação de acessos nas propriedades, além do trecho que compreende a estrada de linha Liberdade, na divisa com o município de Descanso. JOSE GUERRA destaca que esta será a primeira estrada geral atendida com os serviços, porque o trecho foi alargado no ano passado, mas não foi cascalhado ainda. Os trabalhos no local devem iniciar na próxima semana, após as melhorias nos acessos.


O secretário transportes e obras de Santa Helena destaca a importância do diálogo com os agricultores quando da realização das obras nas estradas. Para evitar transtornos, JOSÉ GUERRA explica que todos os agricultores são comunicados sobre o início dos serviços na estrada, para que seja providenciada a retirada de cercas ou outros objetos ou até plantações próximas ao leito. O secretário enfatiza que o setor trabalha para alargar todas as estradas do município, sendo que em algumas esse trabalho já foi concluído. GUERRA comenta que o alargamento é necessário em função do tráfego de veículos maiores no interior. Para os serviços nas estradas, a prefeitura conta com três caminhões caçamba, duas patrolas, dois rolos compactadores, duas retroescavadeiras, além do novo caminhão entregue nos últimos dias e mais uma retroescavadeira que deve chegar em breve.


Igreja de Confissão Luterana no Brasil oferece aulas de música para a comunidade. As vagas são para membros da igreja e demais interessados. O pastor, ADELAR APPELT, destaca que o projeto da associação evangélica beneficente de Mondaí objetiva incentivar o gosto pela música e motivar o canto e a música nas celebrações. Ele explica que são disponibilizadas aulas de violão, violino, flauta doce e canto comunitário. O pastor comenta que os instrutores são de Frederico Wetsphalen, e trabalham com música há bastante tempo. As aulas serão disponibilizadas nas quartas-feiras, durante todo o dia, em Laju, Mondaí ou Iporã do Oeste. Os interessados podem o local para participar das aulas, conforme melhor se adequarem ao horário. A contribuição com as aulas será de dez reais por mês, além do aluno possuir o instrumento. Mais informações podem ser obtidas pelo número 3674 0294.


Epagri de Tunápolis promove curso sobre piscicultura. O curso será realizado no dia 30 de abril na propriedade de PAULINHO SEHN em São Sebastião. Conforme o extensionista da Epagri ALBERTO PITELKOW, o principal tema abordado será o preparo do viveiro para o próximo povoamento de alevinos. Ele explica que o curso será realizado justamente após a páscoa, quando a maioria dos agricultores fez a despesca e prepara os reservatórios para um novo povoamento. O extensionista destaca que os produtores serão orientados sobre preparo e desinfecção de viveiro, uso do calcário e adubação. PITELKOW comenta que em Tunápolis há muitos produtores que já se dedicam a piscicultura, atividade que tem grande potencial de expansão como alternativa de renda para as famílias.


A propriedade que irá sediar o curso de piscicultura será preparada pela Epagri para se tornar uma unidade de referencia no sistema de produção de peixe verde. O extensionista da Epagri ALBERTO PITELKOW explica que nesse sistema 60% dos peixes são da espécie carpa capim, que se alimenta de pasto. O restante dos 40% de alevinos do reservatório será de outras espécies, alimentadas com ração, mas que não irão competir com a carpa capim. Segundo o extensionista, esse experimento na propriedade da família SEHN de São Sebastião irá iniciar após a despesca quando os tanques estiverem prontos para o novo povoamento. PITELKOW destaca que será feito o acompanhamento técnico pela Epagri para avaliar a viabilidade desse sistema de peixe verde. O agrônomo da Epagri de Barra Bonita, município onde este experimento já está em andamento, estará presente para apresentar os resultados obtidos.


Uma das vantagens do sistema de peixe verde é que é possível manter a mesma quantia de alevinos no tanque, mas com a redução de custos. O extensionista da Epagri de Tunápolis diz que isso é possível porque o uso de pastagens para alimentar a carpa capim reduz muito o custo de produção. ALBERTO PITELKOW cita também a valorização que obtém a carne de peixe produzida pelo sistema verde. Em relação a comercialização da produção do município, o extensionista destaca que a dificuldade em Tunápolis e outros municípios é a estrutura mínima para a venda, e avalia que é preciso se adequar as normas da vigilância para o abate e industrialização. Enquanto isso não acontece, PITELKOW comenta que a alternativa são as feiras livres para venda dos peixes a população. Ele também valoriza o trabalho de profissionalização dos produtores para que obtenham a informação necessária tanto para a produção como para a futura industrialização.


Novas exigências da Receita Federal para classe agricultura serão tema de palestra em Iporã do Oeste. O E-social rural, o CAEPF, cadastro de atividade econômica da pessoa física, em vigor desde janeiro, e a regularização fiscal de propriedades rurais serão abordados em palestra no dia 10 de abril, no pavilhão católico, com início às nove horas. O evento é uma promoção da associação comercial e industrial, por meio do núcleo dos contadores e câmara técnica do agronegócio do PRODELI e secretaria de agricultura. O professor, integrante da câmara técnica do agronegócio do PRODELI, MILTON MELZ, explica que a palestra surgiu a partir das dúvidas apresentadas tanto pelos agricultores como pelos escritórios de contabilidade que precisam lidar com as novas exigências do governo federal. Ele lembra que os agricultores estão passando a fazer um controle mais rígido da contabilidade e da gestão da propriedade para se adequar as exigências.


Segundo a contadora e integrante do núcleo de contadores da associação comercial e industrial, PAULA SCHNEIDERS, com a entrada em vigor destas exigências da receita federal, a principal orientação é que os agricultores guardem todas as notas fiscais de compra e venda e documentos da propriedade. Ela explica que as exigências começaram com o CAEPF, que substitui o Cadastro Específico INSS, o CEI. O cadastro é obrigatório para todos os produtores rurais e serve para coletar informações sobre as atividades econômicas exercidas pelas pessoas físicas. A contadora cita que a próxima exigência será o E-social, que envolve todas as empresas e empregados, e agora também os agricultores. Em resumo, o E-social irá contemplar tudo o que diz respeito aos funcionários, como férias, acidentes, salário, o que deve ser informado à receita federal em poucos dias pelo patrão.


Na prática, o professor e integrante da câmara técnica do agronegócio do PRODELI, MILTON MELZ, que também é produtor e administra uma empresa rural, explica que o agricultor terá prazo para se adequar, e a partir disso irá responder pelo que decidir. Na palestra os produtores serão orientados também sobre a melhor forma de contratação e registro de funcionários, e as normas que deve cumprir para isso. MILTON MELZ acredita que ao se adequar a estas exigências o agricultor terá benefícios em relação à gestão da propriedade, tomada de decisões que hoje é dificultada pela falta de informação, além de vantagens na gestão dos custos de produção. A palestra é aberta a agricultores de toda região, mediante confirmação da vaga. Não haverá custo para os participantes. As orientações serão repassadas por três auditores da receita federal de Joaçaba.


-CORPO DE MULHER QUE ESTAVA DESAPARECIDA É ENCONTRADO NO INTERIOR DE BARRA BONITA

-HOMEM MORRE VÍTIMA DE CHOQUE ELÉTRICO EM TUNÁPOLIS


PM recupera veículo furtado após perseguição no interior de Guaraciaba. O furto de uma S10 ocorreu na madrugada de hoje, no Bairro Progresso em SMOeste. Os autores seriam dois homens. O veículo foi visto em Guaraciaba. A PM tentou fazer a abordagem, que não foi acatada pelos homens. Foi então realizado acompanhamento do veículo que transitava no interior do município. O Pelotão de Patrulhamento Tático se deslocou até Linha Guataparema, onde possivelmente o veículo passaria. A guarnição tentou a abordagem, porém, o condutor que dirigia em alta velocidade não parou, jogando o veículo em direção aos policiais, que conseguiram desviar do mesmo, vindo a perder o controle e colidir contra o barranco na estrada. Os Policiais abordaram e realizaram busca pessoal nos homens, que confirmaram estar sob efeito de drogas. Eles foram presos em flagrante.


Idosos ficam feridos em atropelamento na frente do quartel. O fato ocorreu por volta das 21 horas desta quinta-feira na rua Simões em frente ao quartel. Segundo o Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, o atropelamento envolveu o veículo Toyota Hilux de Mondaí. Os idosos, sendo mãe e filho, saiam de sua residência quando foram atingidos pelo veículo. A idosa, de 92 anos, foi encontrada pelos bombeiros consciente e confusa, sinais vitais estáveis. Ela apresentava suspeita de fratura fechada no ombro, além de escoriações no cotovelo. Os bombeiros também atenderam um idoso de 70 anos, que estava sentado consciente e orientado, sinais vitais estáveis. Ele apresentava escoriações nas mãos e pés. Após avaliação e atendimento dos bombeiros os dois foram conduzidos ao hospital.


Homem sofre vários ferimentos em tombamento de trator. O fato ocorreu por volta das 18 horas de ontem, na linha Filomena, interior de São Miguel do Oeste. Os bombeiros atenderam o operador da máquina, um homem de 61anos, que estava fora do trator, consciente, orientado, deitado no gramado. Ele teve fratura fechada no braço direito, suspeita de fratura fechada nas costelas, suspeita de hemorragia interna, ferimento cortante na mão direita, ferimento cortante na região da face e ferimento cortante na região anterior e esquerda do crânio. Após atendimento dos bombeiros a vítima foi conduzida ao hospital regional.


Idoso e criança ficam feridos em capotamento de veículo na BR 158. Às 19 horas e 10 minutos de ontem os bombeiros de Cunha Porã atenderam um acidente de trânsito na BR 158, próximo a fábrica de rações da Aurora. No local ocorreu um capotamento de um Gol placas de Cunha Porã. Os bombeiros atenderam o motorista, um homem de 63 anos, que estava preso no interior do automóvel capotado. Ele teve um ferimento na região direita do crânio, e relatava dores nas regiões cervical e frontal do tórax. O atendimento pré-hospitalar foi prestado com o apoio da guarnição de Maravilha. Após estabilização do veículo, extração e imobilização da vítima, o motorista foi conduzido pelo Samu ao hospital São José de Maravilha. No carro havia ainda uma criança de 10 anos. O menor já estava fora do veículo apresentando algumas escoriações nos braços e pernas. Ele foi conduzido para atendimento na Fundação Hospitalar de Cunha Porã.


Corpo de mulher que estava desaparecida há 18 dias é encontrado no interior de Barra Bonita. A Polícia Civil de SMOeste, com apoio da Polícia Militar, localizou na tarde de ontem o corpo de ANGÉLICA SABRINA SEIBERT, 29 anos. O corpo foi encontrado em uma propriedade na Linha Jataí, interior de Barra Bonita. O proprietário da área encontrou o cadáver, sem as vestimentas, caído em uma área de vegetação próximo a uma casa abandonada. Ele acionou a Polícia Militar, que isolou a área para os trabalhos técnicos da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias. A localização do corpo ocorreu após 18 dias de investigação pela Polícia Civil. O fato reforça a linha investigativa de que CLEVITON DE LIMA DE CARVALHO é suspeito da autoria do homicídio de sua companheira. O investigado está foragido. Qualquer informação que possa levar ao paradeiro dele deve ser informada a delegacia mais próxima.


Homem morre vítima de choque elétrico em Tunápolis. O fato ocorreu por volta das 18 horas desta quinta-feira, em uma residência na Rua 25 de Julho, em frente ao Lar dos Idosos. O pedreiro aposentado, JOSÉ GRETZLER, 68 anos, realizava serviços no quiosque da casa quando teria levado o choque ao manusear a fiação elétrica. Os bombeiros de Iporã do Oeste foram acionados, mas quando chegaram ao local o homem já estava sem os sinais vitais. Polícia Militar de Tunápolis, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias, IGP, também foram acionados. O corpo foi encaminhado ao IML de São Miguel do Oeste para necropsia. JOSÉ é pai da assessora de direção na Escola de Educação Básica Padre Balduíno Rambo, professora CRISTIANE GRETZLER. Em função disso, a escola suspendeu as aulas na tarde de hoje. O corpo está sendo velado no lar dos Idosos, e a missa na igreja matriz seguida do sepultamento será as 16 horas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.