ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 05 03 2020

-CONGRESSO INSTALA COMISSÃO PARA UNIFICAR PROJETOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA

-SANTA CATARINA TEM 62 CASOS CONFIRMADOS DE SARAMPO NESTE ANO

-PREFEITURA INVESTE 30 MIL REAIS EM MELHORIAS NA PRAÇA WALNIR BOTARO DANIEL

-MUNICÍPIOS E SEBRAE DISCUTEM INVESTIMENTOS NO TURISMO REGIONAL

-COMISSÃO DEFINE PROTOCOLO PADRÃO PARA CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS

-POLÍCIA MILITAR ATENDE MAIS UMA OCORRENCIA DO GOLPE DO WHATSAPP

-HOMEM CONDENADO POR ESTUPRAR ENTEADA DE 11 ANOS É PRESO PELA DPCAMI

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais para a compra e cinco reais e 25 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

O novo coronavírus matou mais 31 pessoas na China continental. Pelo menos três mil e 12 pessoas morreram na China continental, excluindo Hong Kong e Macau, desde o início da epidemia, em dezembro. Wuhan, capital da província de Hubei, registrou a maioria das mortes: duas mil 305. A quarentena à qual toda província de Hubei foi submetida desde o final de janeiro, bem como a limitação de viagens no país, parecem estar funcionando, refletindo numa tendência de queda na quantidade de novas vítimas fatais nas últimas semanas.

A Itália, o país mais atingido no continente europeu pelo Covid-19, determinou nesta quarta-feira que as escolas e universidades do país ficarão fechadas a partir de hoje até 15 de março. A medida é uma tentativa de conter o novo coronavírus. A Itália tem mais de três mil casos e 107 mortes pelo Covid-19. O surto do vírus já fez com que países como Israel, Japão, Alemanha, Estados Unidos, França e Coreia do Sul também fechassem escolas temporariamente ou suspendessem aulas na tentativa de combate à doença.

O bilionário MICHAEL BLOOMBERG desistiu, nesta quarta-feira, de concorrer pela nomeação da candidatura presidencial do Partido Democrata. Ele gastou 500 milhões de dólares na sua campanha. BLOOMBERG anunciou apoio a JOE BIDEN, ex-vice-presidente do país, contra o senador BERNIE SANDERS. Além dos dois, ainda está na disputa a senadora ELIZABETH WARREN, que está em terceiro lugar em número de delegados. Até ontem, BIDEN despontava como favorito para vencer as primárias. Ele teve o melhor desempenho em nove dos 14 estados que votaram na Superterça.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta quarta-feira que o resultado do Produto Interno Bruto de 2019 ficou "dentro do previsto". Mais cedo, nesta quarta, o IBGE informou que o PIB cresceu um vírgula um por cento em 2019, registrando a menor alta em três anos. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. Ele disse que à medida que as reformas vão acontecendo, o Brasil vai reacelerando. Já o presidente JAIR BOLSONARO afirmou que, apesar da crise do coronavírus, a expectativa é que em 2020 o PIB do país melhore.

O Congresso Nacional instalou nesta quarta-feira a comissão mista de acompanhamento da reforma tributária. O colegiado, com 25 deputados e 25 senadores, vai elaborar um texto de consenso com base nas duas propostas que tramitam hoje – uma na Câmara e outra no Senado. O presidente da comissão, senador ROBERTO ROCHA e o relator, deputado AGUINALDO RIBEIRO, já haviam sido escolhidos na criação do colegiado, em fevereiro. A instalação é o primeiro ato formal da comissão. No mesmo dia, é comum que os parlamentares aprovem um plano de trabalho com o cronograma das reuniões. Nesta quarta, o grupo não chegou a analisar esse plano. A comissão definiu um prazo de 45 dias para que a comissão reúna as principais propostas e apresente um parecer unificado. Como não há plano de trabalho, o prazo ainda não deve começar a correr.

O Congresso Nacional decidiu nesta quarta-feira manter os vetos do presidente JAIR BOLSONARO a trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 que tratam do chamado orçamento "impositivo". Os vetos foram mantidos um dia após o presidente do Congresso, senador DAVI ALCOLUMBRE, ter anunciado um acordo entre parlamentares e governo sobre o tema. O acordo também incluiu o envio, pelo Palácio do Planalto, de três projetos para regulamentar o assunto. Esses projetos, segundo ALCOLUMBRE, devem ser analisados somente na próxima semana. Um dos vetos de BOLSONARO diz respeito a 30 bilhões que seriam definidos pelo parlamentar responsável pela relatoria do Orçamento.

Nesta quarta-feira, o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, sancionou a Lei Complementar que define o salário mínimo regional do estado em 2020, para categorias não abrangidas por acordos ou convenções coletivas. O reajuste é retroativo a primeiro de janeiro de 2020. A média do reajuste foi de quatro vírgula 96 por cento e passa a valer após publicação no Diário Oficial do Estado, com previsão para esta quinta-feira. O novo valor para a primeira faixa passou para mil 215, para segunda faixa, mil 260, para terceira, mil 331, e para quarta, mil 391.

O plano de contingência adotado em Santa Catarina contra o novo coronavírus foi anunciado pela Secretaria de Estado da Saúde na manhã desta quarta-feira em coletiva de imprensa. A principal novidade é em relação às análises dos casos suspeitos da doença, que passarão a ser feitas no Laboratório Central de Saúde Pública, em Florianópolis. Com a novidade, o resultado, que atualmente leva sete dias para sair, poderá ficar pronto em até 72 horas. No entanto, ainda não há data definida para que os exames de pacientes catarinenses deixem de ser feitos no Rio de Janeiro. Atualmente, Santa Catarina tem 46 casos suspeitos da doença.

Santa Catarina tem 62 casos confirmados de sarampo em menos de dois meses, segundo relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta quarta-feira. Outros 57 pacientes que apresentaram os sintomas da doença estão em investigação. Os números mantêm a situação de surto ativo no estado. A maioria de pacientes contaminados desde 2019 são adultos jovens, com idade entre 20 e 29 anos. Se levar em consideração os números do ano passado, ao menos 160 pessoas infectadas estão dentro desta faixa etária, o que corresponde a 44 por cento do total. A cidade com a situação mais preocupante devido ao número de pacientes confirmados com sarampo continua sendo Florianópolis, com 25 casos, seguida de Joinville, com 18 e Porto União, com seis.

O Moto Grupo Acelera São Miguel vai promover no próximo domingo a décima terceira edição do Trilhão. A largada e chegada será na comunidade de Linha Nossa Senhora Aparecida, às margens da BR-282. De acordo com um dos coordenadores do evento, DENI GAMBATTO, esta deverá ser a edição com maior número de participantes. No momento já são mais de 400 inscritos. Podem participar motos e quadriciclos. Ele explicou que não se trata de competição, e sim um passeio por trilhas pelo interior, passando pela região da Linha Oito de Março, Dois Irmãos e Linha Filomena.

A secretaria de Agricultura e a Epagri vão manter o projeto da feira itinerante neste ano. A informação é da extencionista da empresa do governo do estado, LEONILDA VILANI. Ela lembrou que as famílias de agricultores envolvidas com o projeto já estão vendendo os produtos nas duas principais praças da cidade. A feira itinerante funciona todos os sábados pela manhã na praça Berlamino Anoni e na praça Walnie Botaro Daniel. Uma vez por mês, a comercialização dos produtos da agricultura familiar ocorre no bairro São Sebastião. Oito famílias participam da feira, três na Belarmino Anoni e cinco na Walnir Botaro Daniel.

O projeto das feiras itinerantes fortalece as cadeias curtas de produção e estimula o desenvolvimento local. A afirmação é da extencionista da empresa do governo do estado, LEONILDA VILANI. Ela comentou que o projeto encurta a distância entre os produtores e os consumidores, deixando mais renda para quem vive no campo. LEONILDA citou que os agricultores que vendem nas feiras tem toda a documentação legal e sanitária para a comercialização dos produtos. Ela disse que as famílias com interesse em participar das feiras podem procurar a Epagri ou a secretaria municipal de Agricultura.

A secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Miguel do Oeste investiu nos últimos dias quase 30 mil reais em melhorias na praça central Walnir Bottaro Daniel. A informação é da secretária responsável pela pasta, MARLI DA ROSA. De acordo com ela, ao todo foram colocadas no local cerca de 20 lâmpadas led e mais 25 refletores led. Segundo ela, além disso, foram feitas melhorias na área compreendida ao parquinho localizado na praça. As ações no local, foram executadas após reclamações pertinentes aos bancos e aos brinquedos existentes no local.

Os bancos existentes no parque infantil localizados na Praça Walnir Bottaro Daniel já foram substituídos. A afirmação é da secretária de Desenvolvimento Urbano, MARLI DA ROSA. Conforme ela, a troca foi realizada no início dessa semana por bancos de madeira. Ela disse que além da troca a secretaria disponibilizou mais dois novos bancos para que os pais possam sentar enquanto os filhos estão brincando. Com relação aos brinquedos, MARLI DA ROSA revelou que a equipe está nesse momento realizando a pesquisa de preço para em breve realizar o processo de licitação. Ela revelou que os novos brinquedos devem ser instalados em no máximo dois meses.

Muitos brinquedos estão quebrados devido ao mau uso das pessoas. A declaração é da secretária de Desenvolvimento Urbano de São Miguel do Oeste, MARLI DA ROSA. Ela revelou que muitos adultos acabam utilizando os brinquedos que são exclusivos para as crianças. A profissional pediu para que as pessoas façam o bom uso e evitem forçar os materiais do parquinho. MARLI DA ROSA comentou ainda que a partir de agora o espaço onde ficam os brinquedos será fechado com cadeado a partir das 10 horas da noite até o dia seguinte. O objetivo segundo ela, é evitar depredações no local.

A Polícia Civil notificou cinco estabelecimentos comerciais de Maravilha que estavam com o alvará de funcionamento vencido. A operação de fiscalização foi realizada nesta quarta-feira para averiguar se os estabelecimentos possuíam o alvará anual de autorização da Polícia Civil. As empresas que não estavam com a documentação em dia receberam um prazo de 15 dias para regularizar a situação. Estabelecimentos sem o alvará ou com o documento atrasado, podem ser autuados, interditados e dependendo da situação, até serem fechados. Atualmente toda legislação, documentos e dúvidas relacionadas aos requisitos necessários para obtenção de alvarás podem ser acessados no site da Polícia Civil de Santa Catarina.

O programa Gabinete em Movimento realiza hoje a última reunião da semana. O encontro desta quinta-feira será com os moradores no Salão Comunitário do bairro Morada do Sol, a partir das seis e meia da tarde. Na terça-feira, o evento ocorreu no ginásio de esportes do bairro Jardim Peperi e ontem a atividade aconteceu no Salão Comunitário do bairro Sagrado Coração. O primeiro encontro dessa nova fase do Gabinete em Movimento aconteceu no bairro Andreatta. As reuniões vão ser realizadas em todos os bairros e no centro de São Miguel do Oeste para levantar demandas e pedidos da comunidade. Os encontros envolvem moradores, secretários municipais, o vice e prefeito da cidade.

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina está cumprindo roteiro pelos municípios do oeste e extremo-oeste nesta semana. RICARDO ROESLER deve chegar a São Miguel do Oeste no final da tarde e se reunir com juízes e servidores da comarca. A programação iniciou ontem com uma visita a Chapecó e termina nesta sexta-feira no fórum da comarca de Dionísio Cerqueira. ROESLER foi empossado em 31 de janeiro do ano corrente, quando destacou que "o diálogo será uma marca desta gestão". A intenção do presidente com as visitas e reuniões é colocar a administração à disposição dos magistrados neste início de gestão e também apresentar o plano de trabalho do judiciário catarinense.

Representantes da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina e de municípios da região participaram nesta quarta-feira de um encontro articulado pelo Sebrae com o objetivo de discutir o turismo regional. O evento foi realizado no Thermas São João, em São João do Oeste. Durante a reunião, os municípiosapresentaram os projetos desenvolvidos nessa área. O evento reuniu as cidades de São João do Oeste, Anchieta, Caibi, Tunápolis, Dionísio Cerqueira, Iporã do Oeste, Itapiranga, Paraíso, Santa Helena e Maravilha. A Ameosc também apresentou as ações da entidade para fortalecer o turismo no extremo-oeste.

O desenvolvimento do turismo regional é um dos focos do planejamento do Sebrae para 2020. A afirmação é do diretor técnico do Sebrae, LUCIANO PINHEIRO. Ele disse que a entidade vai investir no setor e dar apoio aos município com assistência técnica especializada na área. A projeção do Sebrae é ampliar os investimentos para incentivar ações no turismo. Durante o encontro desta semana em São João do Oeste foi destacado o potencial da região e os empreendimentos que estão sendo concretizados no setor. No final do evento, os participantes visitaram os pontos turísticos da cidade de São João do Oeste.

Começou nesta quarta-feira o trabalho de dedetização de bocas de lobo do centro e bairros de São Miguel do Oeste. A ação deve ser concluída em uma semana. O secretário de saúde, LEONIR CARON ressalta que o objetivo é eliminar mosquitos, incluindo o Aedes aegypti, baratas, moscas e demais insetos que oferecem riscos à saúde pública. Ele recomendou que os moradores aproveitem a oportunidade e, na medida do possível, também façam a dedetização em suas residências, a fim de tornar a ação mais efetiva e duradoura. CARON destacou ainda que o trabalho não oferecerá riscos à saúde da população, não sendo necessário qualquer cuidado especial.

Uma comissão formada por profissionais da saúde do município está monitorando a situação de São Miguel do Oeste em relação ao avanço do coronavírus no estado. O grupo foi criado diante do surgimento de casos suspeitos da doença. Santa Catarina tem 46 suspeitas, duas delas em Chapecó. A criação de uma comissão para acompanhar a situação foi definida em reunião, realizada na última sexta-feira, envolvendo secretaria de saúde, MP, hospitais da cidade, UPA 24 horas, postos de saúde e vigilância epidemiológica. De acordo com o enfermeiro da vigilância Epidemiológica, MARCOS BORTOLANZA, os trabalhos começaram nesta semana e envolvem todas as unidades de saúde instaladas na cidade.

A comissão do coronavírus, formada por três profissionais do setor da saúde, tem três objetivos principais: repassar informações para a imprensa, tentar identificar as Fake News sobre a nova doença e passar diariamente nos hospitais da cidade verificar se houve o ingresso de algum paciente com os sintomas do coronavírus. De acordo com o enfermeiro da vigilância epidemiológica, MARCOS BORTALANZA, a comissão também definiu um protocolo de atendimento para os eventuais casos suspeitos de coronavirus. Com isso, todas as unidades e profissionais de saúde sabem o que fazer se alguma pessoa com os sintomas da doença for buscar atendimento.

A população não tem motivos para se alarmar com a situação do coronavirus. De acordo com ele, nem todas as pessoas com os sintomas da gripe são suspeitos de estarem contaminados pelo viurs que surgiu na china. Para ser um caso suspeito é preciso, além tosse, febre, dor de garanta, coriza, falta de ar, fraqueza e dor muscular, que a pessoa tenha contato com algum suspeito da doença ou que tenha viajada, há menos de 14 dias, para uma região com o registro da doença. BORTOLANZA reforçou que há não razão para alarde e que a grande maioria dos casos não tem consequências graves.

A Polícia Militar atendeu mais uma ocorrência de estelionato nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, a vítima recebeu uma ligação de um homem que se apresentou como representante de uma empresa. O golpista disse que entrou em contato para agenda uma entrevista e que mandaria um código via SMS para confirmar o agendamento. Em seguida, a vítima teve o whatsapp clonado e o golpista enviou diversas mensagens enviadas aos contatos solicitando depósitos bancários. A PM reforça o alerta e o pedido para que as pessoas tenham cuidado com esse tipo de situação.

Uma motocicleta foi furtada durante a madrugada de hoje no bairro São Luiz. O veículo foi levado da casa da vítima e a Polícia Militar foi acionada no começo da manhã. Trata-se de uma Honda Biz emplacada no município. O furto aconteceu por volta das seis da manhã e as sete o veículo foi recuperado por uma guarnição da Polícia Militar. Um homem, suspeito de cometer o crime, foi preso em flagrante e levado para a delegacia de polícia.

Três cidades de Santa Catarina estão entre os alvos da operação Gun Express, deflagrada na manhã desta quinta-feira pela Polícia Federal. Mandados judiciais são cumpridos em Itajaí, Lages e São Miguel do Oeste. A operação investiga um grupo criminoso que atua no tráfico internacional de armas, acessórios e munições. O armamento é despachado pelos Correios, dentro de equipamentos de treino para artes marciais. A estimativa é que o grupo tenha remetido e transportado, nos últimos quatro anos, mais de 300 armas de fogo. O que corresponde a cerca de dois milhões em armamento.

A Dpcami de São Miguel do Oeste prendeu nesta quarta-feira um homem condenado por estupro contra a enteada que, na época do crime, tinha apenas 11 anos de idade. O mandado judicial de prisão foi cumprido na casa do acusado. Segundo a Delegacia de Proteção à Mulher, Criança, Adolescente e Idoso, a criança relatou à mãe que estaria sendo vítima de investidas sexuais por parte do padrasto. A mãe procurou a Polícia Civil, que deu início à investigação imediatamente. Durante o inquérito,foi apurado que os abusos aconteciam na casa da família e foram praticados várias vezes. O homem foi condenado a uma pena de quatorze anos de reclusão em regime inicialmente fechado. Após a prisão pela Polícia Civil, o autor dos crimes foi conduzido à Unidade Prisional Avançada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.