ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 05/03/2020

GLOBO EM FOCO – 05/03/20

-CONGRESSO INSTALA COMISSÃO PARA UNIFICAR PROJETOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA

-SANTA CATARINA TEM 62 CASOS CONFIRMADOS DE SARAMPO NESTE ANO

-SÃO JOÃO DO OESTE TEM NOVA ETAPÁ DE CIRURGIAS

-NÚCLEO DO JOVEM EMPREENDEDOR ORGANIZA FESTIVAL DA CARNE SUÍNA

-PROJETO DE BIOGÁS ATRAI PESQUISADORES DOS ESTADOS UNIDOS

-SEGURANÇA NA MELHOR IDADE ENVOLVE 33 GRUPOS EM ITAPIRANGA

-HOMEM TENTA MATAR CACHORRA A PAULADAS E ENTERRA ANIMAL AINDA VIVO

-CONDENADO POR ESTUPRAR ENTEADA É PRESO EM SÃO MIGUEL DO OESTE

= O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 33 graus

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais para a compra e cinco reais e 25 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

O novo coronavírus matou mais 31 pessoas na China continental. Pelo menos três mil e 12 pessoas morreram na China continental, excluindo Hong Kong e Macau, desde o início da epidemia, em dezembro. Wuhan, capital da província de Hubei, registrou a maioria das mortes: duas mil 305. A quarentena à qual toda província de Hubei foi submetida desde o final de janeiro, bem como a limitação de viagens no país, parecem estar funcionando, refletindo numa tendência de queda na quantidade de novas vítimas fatais nas últimas semanas.

A Itália, o país mais atingido no continente europeu pelo Covid-19, determinou nesta quarta-feira que as escolas e universidades do país ficarão fechadas a partir de hoje até 15 de março. A medida é uma tentativa de conter o novo coronavírus. A Itália tem mais de três mil casos e 107 mortes pelo Covid-19. O surto do vírus já fez com que países como Israel, Japão, Alemanha, Estados Unidos, França e Coreia do Sul também fechassem escolas temporariamente ou suspendessem aulas na tentativa de combate à doença.

O bilionário MICHAEL BLOOMBERG desistiu, nesta quarta-feira, de concorrer pela nomeação da candidatura presidencial do Partido Democrata. Ele gastou 500 milhões de dólares na sua campanha. BLOOMBERG anunciou apoio a JOE BIDEN, ex-vice-presidente do país, contra o senador BERNIE SANDERS. Além dos dois, ainda está na disputa a senadora ELIZABETH WARREN, que está em terceiro lugar em número de delegados. Até ontem, BIDEN despontava como favorito para vencer as primárias. Ele teve o melhor desempenho em nove dos 14 estados que votaram na Superterça.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta quarta-feira que o resultado do Produto Interno Bruto de 2019 ficou "dentro do previsto". Mais cedo, nesta quarta, o IBGE informou que o PIB cresceu um vírgula um por cento em 2019, registrando a menor alta em três anos. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. Ele disse que à medida que as reformas vão acontecendo, o Brasil vai reacelerando. Já o presidente JAIR BOLSONARO afirmou que, apesar da crise do coronavírus, a expectativa é que em 2020 o PIB do país melhore.

O Congresso Nacional instalou nesta quarta-feira a comissão mista de acompanhamento da reforma tributária. O colegiado, com 25 deputados e 25 senadores, vai elaborar um texto de consenso com base nas duas propostas que tramitam hoje – uma na Câmara e outra no Senado. O presidente da comissão, senador ROBERTO ROCHA e o relator, deputado AGUINALDO RIBEIRO, já haviam sido escolhidos na criação do colegiado, em fevereiro. A instalação é o primeiro ato formal da comissão. No mesmo dia, é comum que os parlamentares aprovem um plano de trabalho com o cronograma das reuniões. Nesta quarta, o grupo não chegou a analisar esse plano. A comissão definiu um prazo de 45 dias para que a comissão reúna as principais propostas e apresente um parecer unificado. Como não há plano de trabalho, o prazo ainda não deve começar a correr.

O Congresso Nacional decidiu nesta quarta-feira manter os vetos do presidente JAIR BOLSONARO a trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 que tratam do chamado orçamento "impositivo". Os vetos foram mantidos um dia após o presidente do Congresso, senador DAVI ALCOLUMBRE, ter anunciado um acordo entre parlamentares e governo sobre o tema. O acordo também incluiu o envio, pelo Palácio do Planalto, de três projetos para regulamentar o assunto. Esses projetos, segundo ALCOLUMBRE, devem ser analisados somente na próxima semana. Um dos vetos de BOLSONARO diz respeito a 30 bilhões que seriam definidos pelo parlamentar responsável pela relatoria do Orçamento.

Nesta quarta-feira, o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, sancionou a Lei Complementar que define o salário mínimo regional do estado em 2020, para categorias não abrangidas por acordos ou convenções coletivas. O reajuste é retroativo a primeiro de janeiro de 2020. A média do reajuste foi de quatro vírgula 96 por cento e passa a valer após publicação no Diário Oficial do Estado, com previsão para esta quinta-feira. O novo valor para a primeira faixa passou para mil 215, para segunda faixa, mil 260, para terceira, mil 331, e para quarta, mil 391.

O plano de contingência adotado em Santa Catarina contra o novo coronavírus foi anunciado pela Secretaria de Estado da Saúde na manhã desta quarta-feira em coletiva de imprensa. A principal novidade é em relação às análises dos casos suspeitos da doença, que passarão a ser feitas no Laboratório Central de Saúde Pública, em Florianópolis. Com a novidade, o resultado, que atualmente leva sete dias para sair, poderá ficar pronto em até 72 horas. No entanto, ainda não há data definida para que os exames de pacientes catarinenses deixem de ser feitos no Rio de Janeiro. Atualmente, Santa Catarina tem 46 casos suspeitos da doença.

Santa Catarina tem 62 casos confirmados de sarampo em menos de dois meses, segundo relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta quarta-feira. Outros 57 pacientes que apresentaram os sintomas da doença estão em investigação. Os números mantêm a situação de surto ativo no estado. A maioria de pacientes contaminados desde 2019 são adultos jovens, com idade entre 20 e 29 anos. Se levar em consideração os números do ano passado, ao menos 160 pessoas infectadas estão dentro desta faixa etária, o que corresponde a 44 por cento do total. A cidade com a situação mais preocupante devido ao número de pacientes confirmados com sarampo continua sendo Florianópolis, com 25 casos, seguida de Joinville, com 18 e Porto União, com seis.

Entidades mobilizam produtores rurais para manifesto em Florianópolis. Objetivo é sensibilizar o governador CARLOS MOISÉS sobre impostos nos defensivos agrícolas. A Audiência Pública ocorre no dia 11 de março, às 13 horas e 30 minutos, na Assembleia Legislativa. Conforme o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga, WALDEMAR SCHROEDER, a mobilização tem apoio dos deputados, incluindo o presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, MARCOS VIEIRA. A intenção é discutir o fim do prazo de isenção do ICMS sobre defensivos agrícolas que vence no dia 30 de abril. SCHROEDER diz que o aumento do imposto eleva o custo de produção e reduzir lucro em várias atividades do setor produtivo na agricultura.

Audiência Pública é alternativa para convencer o governador a manter incentivo com redução de imposto. A FAESC, Federação da Agricultura de Santa Catarina iniciou a mobilização com sindicatos e cooperativas de todo o Estado. O

presidente do Sindicato dos |Produtores Rurais de Itapiranga, WALDEMAR SCHROEDER, lembra que governo pretende aumentar o ICMS de sete por cento para 17 por cento. |A caravana com produtores de Itapiranga e municípios vizinhos deve sair no dia 10, próxima terça-feira. A confirmação deve ser feitas nas cooperativas e sindicatos. SCHROEDER salienta que a viagem será sem custos de transporte e alimentação para os produtores. Todas as despesas serão pagas pela Federação. O presidente do Sindicato destaca que o governador CARLOS MOISÉS não aceita negociação e por isso meta é realizar uma Audiência Pública e cobrar flexibilização do governo.

As normativas do leite vieram para dar qualidade ao produto. Quem comenta é JOSÉ ARAÚJO, do Conseleite – Conselho Paritário Produtores e Industria, que atende a região. São duas: a 76 e a 77. Com elas, aumenta bastante as exigências do Ministério da Agricultura. Por isso o agricultor precisa se adaptar para atender as exigências, especialmente com a refrigeração do produto. O freteiro não pode carregar leite se estiver acima de 4 graus de temperatura. Quem não corrigir seu trabalho, enfrenta dificuldades, salienta ARAÚJO. Não é difícil se adaptar as normativas do leite. A opinião é de JOSÉ ARAÚJO. Uma das dificuldades que o produtor enfrenta, diz ele, são os custos para se adequar. Outra questão importante é assistência técnica e até os subsídios da parte da indústria. O representante do Conseleite acrescenta que as vacas precisam ser bem cuidados, de boa qualidade e saudáveis.

Ano passado foi marcado pela falta de alimento aos rebanhos da região. A observação é do representante do Conseleite. Ele recomenda produção de silagem. Defende que não pode faltar silagem de boa qualidade porque é barata e muito eficiente. Até 90 por cento dos animais que produzem leite para vender precisam de silagem bem feita. JOSÉ observa que tem vários produtores que preferem manter os animais fechados, porque produzem mais e poupa a terra para outras atividades. Preços pagos ao produtor devem se manter no mesmo patamar do mês passado. Isso é o que ficou definido no último encontro do Conseleite com as indústrias. Empresas que tem mais dificuldades de captar o produto, estão pagando mais que as outras. JOSÉ ARAUJO finaliza dizendo que o Conseleite está tendo bom entendimento com as indústrias.

Tunápolis irá investir recursos próprios em melhorias no ginásio de linha Fátima. Segundo o secretário de Administração, DONATO LAUSCHNER, no final do mês passado o deputado PEDRO UCZAI entregou a destinação de uma emenda de 250 mil reais. O secretário explica que a solicitação era para investimento na conclusão no ginásio de linha Fátima, mas a destinação veio para custeio na saúde. Dessa forma, LAUSCHNER ressalta que o município definiu que fará os investimentos na linha Fátima com recursos próprios, já que com a emenda será possível a economia de recursos na saúde. O secretário afirma que será feita uma reunião com a diretoria da comunidade para definir as obras que serão executadas. Ele lembra que apesar de não previsto, a condição financeira da prefeitura garante este investimento em Fátima. O município possui um superávit de 2019 de quase um milhão de reais.

Núcleo do Jovem Empreendedor da AEST organiza quarto festival da carne suína. A programação, já tradicional da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, será realizada no dia 14 de março, a partir das 19 horas. Segundo a integrante do núcleo e coordenadora do evento, LUCILAINE MARCONATTO, as três primeiras edições do festival foram realizadas em Tunápolis, e este ano, o evento será em Santa Helena, no Eresch. Ela explica que também haverá novidades nos pratos do cardápio, preparados pelo segundo ano consecutivo pela chefe FABI, proprietária de restaurante em Mondaí, além dos pratos já tradicionais como porco pizza e lombo a milanesa com purê de pêra. Entre as novidades, LUCILAINE cita costela com molho de goiaba e pimenta, creme a carbonara, arroz de nozes e abacaxi. A programação terá ainda baile animado pela banda Alvorecer de Tunápolis. O valor da janta é de 30 reais, com direito ao baile, ou dez reais antecipado e 15 reais na hora somente para o baile.

O objetivo do festival, segundo a coordenadora, é promover a interação da AEST com a comunidade e, além disso, valorizar a carne suína que representa grande parte do movimento econômico agropecuário de Tunápolis e Santa Helena e toda região. LUCILAINE MARCONATTO destaca que são vários pontos de venda de fichas em Santa Helena e Tunápolis. A coordenadora enfatiza que com o lucro do evento o núcleo disponibiliza missões empresariais, capacitações e treinamentos aos empresários nucleados dos dois municípios. Para a quarta edição, LUCILAINE ressalta que a expectativa é servir ao menos 500 jantas. Ela lembra que a organização do evento conta com o apoio das empresas Aurora, Fritz Bier e Sicoob, e a parceria do SEBRAE e da associação municipal dos suinocultores de Tunápolis, além do apoio de várias empresas locais.

A secretaria da Saúde de São João do Oeste promove nesta sexta-feira mais uma etapa de cirurgias eletivas. Procedimentos estavam previstos para sábado, porém a equipe médica solicitou antecipação. O secretário VITUS RITTER, diz que o Programa Municipal de Cirurgias, tem objetivo de reduzir filas de espera em que os pacientes demoram para serem atendidos pelo SUS. Os procedimentos são viabilizados na ala cirúrgica do Hospital Santa Casa Rural que contratou equipe de profissionais com cirurgião, anestesista e assistente. Nesta sexta-feira serão mais sete cirurgias e dia 28 de março ocorre nova etapa, totalizando 30 cirurgias na retomada do programa. O secretário cita o empenho para proporcionar qualidade de vida aos pacientes e viabilizar cirurgias no hospital localizado no município evitando deslocamentos para outras cidades.

Programa Municipal de Cirurgias contribui para manutenção das atividades do hospital. O secretário da Saúde VITUS RITTER considera que é uma forma do município proporcionar viabilidade econômica ao Santa Casa Rural. A prefeitura paga as despesas da equipe médica com três profissionais. VITUS RITTER relata que a maior procura é por cirurgias de pedra na vesícula, hérnias, retirada de útero e problemas de bexiga. Os pacientes passam por consultas pré-anestésica e pré-operatório até serem chamados. O secretário diz que é uma forma de retirar as pessoas doentes da fila de espera do SUS que aguardam por vários meses e até mais de um ano por procedimentos no Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

Polícia Militar e Secretaria de Assistência Social de Itapiranga orientam idosos sobre golpes e segurança. Programa Segurança na Melhor Idade é desenvolvido pela Polícia Militar de Santa Catarina. Em Itapiranga, o sargento FLÁVIO PAULUS, assumiu a coordenação dos trabalhos e vai percorrer os 33 grupos de idosos. São aproximadamente 200 mil pessoas na cidade e interior contempladas com as orientações. O sargento explica que cresce o número de golpes contra pessoas da terceira idade sendo preciso ações de prevenção para aumentar a segurança deste público. De acordo com PAULUS as orientações vão desde cuidados com a segurança em casa com portões e portas fechadas a noite. Dicas para evitar compras desnecessárias quando ambulantes visitam as residências e ainda prevenção com orientações sobre golpes aplicados via telefone ou redes sociais.

FLÁVIO PAULUS diz que é comum os idosos terem dificuldades ou falta de atenção em caixas eletrônicos. Ele lembra para evitar pedir ajuda para estranhos e manusear dinheiro em locais públicos. O policial atuou por 15 anos no projeto Proerd da Polícia Militar e possui ampla experiencia em trabalho preventivo. PAULUS relata que a está sendo bem recebido nos grupos de idosos e após sua fala, várias pessoas procuram relatar experiencias que já tiveram como vítimas de algum tipo de golpe. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Assistência Social em busca de maior autonomia e segurança dos idosos de Itapiranga.

Projeto de Biogás em Itapiranga desperta interesse de pesquisadores dos Estados Unidos. Município se consolida como referência em produção de energia elétrica a partir de dejetos suínos. Durante esta semana uma equipe de pesquisadores acompanha o projeto de biodigestores na comunidade de Santa Fé Baixa, interior do município. Entre os profissionais está o norte americano TIMOTHY SILBERG, que realiza trabalho de pesquisa para a Universidade Federal de Santa Catarina. Também está presente a consultora em biogás, energia e sustentabilidade e representante da Rede de Biodigestores para América Latina e Caribe, LEIDIANE FERRONATO MARIANI. O projeto de biogás é de iniciativa dos produtores que buscam alternativas para a sustentabilidade das propriedades que atuam na suinocultura. A pesquisadora LEIDIANE destaca que tem interesse em saber um pouco mais do projeto que é desenvolvidos em parceria com universidades e Eletrosul.

Iniciativa em projeto de Biogás em Itapiranga recebe elogios. A pesquisadora LEIDIANE MARIANI diz que a principal diferença é a liderança dos produtores rurais, sem interferência de grandes empresas. Ela considera que os produtores rurais possuem interesse em maior sustentabilidade ambiental e financeira com longa duração. LEIDIANI reconhece que o desafio da suinocultura é utilizar os dejetos que costumam ser problemas e transformar em insumo e ainda gerar energia e aumentar a renda. A pesquisadora observa que os produtores que estão dispostos a fazerem investimento adicional com projeto profissional. LEIDIANE MARIANI informa que são 30 projetos de referência em Santa Catarina com produção de biogás para geração de energia elétrica, térmica ou abastecimento de carros. No Brasil são mais 500 projetos que utilizam até aterros sanitários para aproveitar o gás produzido nestes locais e produzir energia elétrica.

Pesquisadora aponta a agropecuária como setor de grande potencial para geração de energia elétrica. Suinocultura possui maior exploração, porém na bovinocultura de leite também ocorre aproveitamento dos dejetos para uso em Biodigestores. LEIDIANE FERRONATO MARIANI, diz que a matriz enérgica nacional tem importante reforço ao sistema tradicional de hidrelétrica, crescimentos de projetos de energia eólica, biogás e solar. Os produtores de Itapiranga fazem parte de projetos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina, Eletrosul e outros institutos que realizam trabalhos nesta área. A inauguração da Central de Biogás será nos próximos meses e desperta o interesse de produtores em saber mais sobre o biogás. Além de uma renda extra, a produção de energia pode proporcionar economia em torno de 15 mil na conta de luz por mês de uma granja de grande porte como ocorre em Santa Fé Baixa.

Modelos de biodigestores alemão tem menor custo no projeto em Itapiranga. A pesquisadora informa que realiza estudo de mercado e está no município por considerar um projeto inovador no Brasil. Ela lembra que ocorre o transporte do gás e não do dejeto para a usina, pois cada propriedade tem sistema para geração de gás. Segundo LEIDIANE FERRONATO MARIANI, os biodigestores são de um sistema utilizado na Alemanha, porém com custo bem menor, por não precisar de isolamento térmico durante os meses de neve como corre na Europa. A adaptação para a realidade brasileira torna viável com investimento menor. De acordo com LEIDIANE, o projeto de Biogás em Itapiranga é base de pesquisa de várias universidades e empresas que desenvolvem projetos de energias alternativas. Ela diz que é preciso que outras regiões e estados utilizam esta tecnologia para a produção de energia elétrica.

Secretário municipal sofre acidente em local com obra pouco sinalizada. Obras para substituição de tubos nas ruas Ari Moacir Lunardi e Osvaldo Aranha centro de Quilombo provocaram acidentes, devido a pouca sinalização, e falta de atenção de motoristas. Segundo informações a obra teve início em Dezembro de 2019 e agora no mês de Fevereiro a Administração deu continuidade na instalação da nova tubulação. Após um Fusca cair na vala moradores chegaram a improvisar uma sinalização com plantas e lixeiras. Ontem, novo acidente foi registrado, dessa vez com um Gol, nesses dois acidentes os ocupantes nada sofreram. O que chama atenção é um terceiro acidente onde o Secretário Municipal de Obras e serviços urbanos do Município de Quilombo caiu em um dos buracos. Ele foi socorrido e sofreu somente escoriações.

Homem tenta matar cachorra a pauladas e enterra animal ainda vivo em Cunha Porã. A Polícia Militar de Cunha Porã foi acionada para atender uma ocorrência de maus-tratos contra animais, em um bairro da cidade. A guarnição se deslocou até o local informado por populares. Nos fundos de uma residência, que fica próxima a uma área de mata, foi constatado o crime./
No local, os policiais ouviram gemidos de um cachorro que havia sido enterrado ainda vivo. O animal só estava com uma parte da cabeça para fora da terra. Se tratava de uma fêmea de médio porte, que estava com a boca sangrando, muito debilitada e com dificuldade para respirar e alguns minutos após ser retirada da terra, acabou morrendo. O homem relatou que ela teve filhotes a cerca de trinta dias, ficou doente e como não melhorava e estava bem magra decidiu matá-la. Devido ao crime de maus-tratos contra animais o autor foi intimado a comparecer no Fórum da Comarca de Cunha Porã, onde deve responder pelo ato.

Polícia recupera motocicleta furtada e prende homem em SMOeste. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste recuperou no começo da manhã desta quinta-feira, uma motocicleta furtada. Foi por volta das sete horas no bairro São Luiz. Conforme a vítima, o furto teria ocorrido durante a madrugada. Diante das informações, os policiais iniciaram buscam pela cidade e em menos de uma hora após o registro, a motocicleta foi encontrada. Um homem que estava com a moto foi preso em flagrante. Ele é suspeito de ter praticado o crime.

Condenado por estuprar enteada é preso em São Miguel do Oeste. Ontem a equipe da Polícia Civil cimpriu um mandado de prisão contra um homem condenado pela prática de estupro contra a enteada que, na época do crime, tinha apenas 11 anos de idade. A criança relatou à mãe que estaria sendo vítima de investidas sexuais por parte do padrasto e a mãe procurou a Polícia, que deu início à investigação. A investigação apurou que os abusos aconteciam na casa da família e foram praticados várias vezes. O homem foi condenado a uma pena de quatorze anos de reclusão em regime inicialmente fechado. Após a prisão pela Polícia Civil, o autor dos crimes foi conduzido à Unidade Prisional Avançada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.