ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 05 02 2020

-BRASILEIROS NA CHINA DEVEM CHEGAR AO PAÍS NO SÁBADO E CUMPRIR QUARENTENA EM GOIÁS

-ABERTURA DO ANO NA ALESC TEM VAIAS AO GOVERNADOR E PROTESTO DE SERVIDORES

-ONCOLOGIA DO REGIONAL COMPLETA UM ANO E MEIO COM AUMENTO DOS ATENDIMENTOS

-NÚMERO DE NOTIFICAÇÕES PARA CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS TRIPLICA EM UM ANO

-DI BERTI DEVE CONTINUAR NA PRESIDENCIA DA CÂMARA ATÉ O FINAL DE 2020

-HOMEM CONDENADO POR EMBRIAGUES AO VOLANTE É PRESO NO MUNICÍPIO

-POLÍCIA RODOVIÁRIA APREENDE 25 QUILOS DE MACONHA EM ONIBUS NA SC 157

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

Moeda estrangeira e câmbio comercial, sem complicações e com segurança: Conte com o Sicoob São Miguel!

Mais 65 mortes por causa do novo coronavírus foram confirmadas nesta terça-feira pela província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan, considerada o epicentro do surto na China. No país, são 24 mil 324 casos confirmados. Com os novos registros, sobe para 492 o total de mortes no mundo. Ao todo, 491 mortes ocorreram na China, incluindo uma em Hong Kong, território semi-autônomo chinês, e uma delas foi nas Filipinas, a primeira fora do país onde surgiu o surto.

O governo da China admitiu falha na resposta à epidemia do novo coronavírus, que já matou quase 500 pessoas e infectou mais de 20 mil. O Comitê do Partido Comunista, que reúne as maiores lideranças do país, reconheceu a necessidade de melhorar o gerenciamento do sistema de saúde de emergência. O comitê também ordenou uma repressão aos mercados ilegais de animais selvagens, que estariam na origem da epidemia. As autoridades chinesas foram acusadas de subestimar a gravidade do novo coronavírus no início da epidemia e, em alguns casos, tentar manter em sigilo as notícias.

O Senado dos Estados Unidos encerra nesta quarta-feira o julgamento do impeachment de DONALD TRUMP, e a expectativa é de que ele seja absolvido e mantido na presidência. Para que TRUMP seja afastado do cargo, é necessário que dois terços dos 100 senadores, ou seja, ao menos 67 deles, votem nesse sentido, mas atualmente 53 são republicanos, e nenhum indicou que irá votar contra a posição de seu partido - o mesmo do presidente. TRUMP é acusado de abuso de poder ao pedir investigação ao presidente da Ucrânia contra a família de JOE BIDEN e de obstrução ao Congresso por impedir diversas pessoas ligadas à sua administração de prestar depoimento.

O ministro da Defesa, FERNANDO AZEVEDO E SILVA, afirmou nesta terça-feira que o grupo de brasileiros que está na região de Wuhan, na China – epicentro da epidemia do novo coronavírus – deve chegar ao Brasil na manhã de sábado. Eles serão repatriados em dois aviões reservas da frota presidencial, nos quais o presidente Jair Bolsonaro não costuma viajar. A quarentena será cumprida em Anápolis, Goiás, e quem apresentar qualquer sintoma da infecção será levado ao Hospital das Forças Armadas, em Brasília, para avaliação médica. Até a tarde desta terça, havia 29 pessoas confirmadas para a repatriação, incluindo quatro chineses listados como cônjuges, filhos ou pais de brasileiros. A lista inclui sete crianças.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o projeto que prevê regras para quarentena e medidas de enfrentamento ao coronavírus. Com a aprovação, o texto seguirá para o Senado e deverá ser analisado nesta quarta. O texto foi encaminhado pelo governo ao Congresso nesta terça, e a aprovação dele na Câmara e no Senado é necessária para que brasileiros possam ser trazidos de Wuhan, cidade chinesa onde começou o surto de coronavírus. Entre outros pontos, o projeto define as regras para a quarentena e obriga a realização de exames médicos, testes laboratoriais e coletas de amostras clínicas.

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar supostas irregularidades cometidas pelo secretário de Comunicação Social da Presidência da República, FÁBIO WAJNGARTEN. O inquérito, que vai tramitar em sigilo, foi aberto na Superintendência da Polícia Federal na última sexta-feira. O objetivo, segundo o procurador FREDERICK LUSTOZA, do Ministério Público Federal é investigar indícios de corrupção, peculato e advocacia administrativa, que é quando o gestor usa cargo público para defender interesses privados. A empresa da qual WAJNGARTEN é acionista tem contratos com algumas emissoras e agências que mantêm contratos com governo. O Secretário nega qualquer irregularidade.

Levar gás natural para o Alto Vale do Itajaí, Serra Catarinense e parte do Planalto Norte é o principal objetivo do plano estratégico da SCGÁS até o ano de 2024. O planejamento da companhia para os próximos cinco anos, que prevê 410 milhões em investimentos, foi apresentado na tarde desta terça-feira, em Florianópolis. Segundo o presidente da SCGÁS, WILLIAN LEHMKUHL, destacou que o gás é um insumo essencial para a indústria e a interiorização trará mais competitividade para o setor produtivo. O Estado tem a terceira maior frota do país, com mais de 105 mil veículos que usam o gás natural como combustível. A proposta da SCGás prevê a interligação de 26 novos postos nos próximos cinco anos, o que representa crescimento de 20 por cento em relação ao número atual.

A primeira sessão do ano da Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi realizada na tarde de ontem. Houve vaia e protesto durante a mensagem do governador CARLOS MOISÉS, que falou por cinco minutos sobre o esforço para diminuir o déficit nas contas, sem especificar medidas que tenham sido tomadas. Servidores da Segurança Pública lotaram o plenário e o hall da Alesc para pressionar os deputados a votar contra a reforma da Previdência estadual. Alguns chegaram a pedir a retirada das matérias sobre o tema no legislativo. O governador não falou sobre essa possibilidade, mas deixou claro que vai haver negociação.

Em reunião com os líderes das bancadas e blocos parlamentares, na tarde desta terça-feira, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado JULIO GARCIA, deliberou que a reforma da Previdência do Estado de Santa Catarina será votada pelos deputados até 24 de março. Em acordo com os líderes, foi decidido que a proposta de Emenda à Constituição que trata da reforma será votada em plenário antes do projeto de lei complementar sobre o mesmo assunto. A proposta de reforma da Previdência chegou à Alesc em 28 de novembro e começou a tramitar no dia quatro de dezembro. Na PEC, uma das principais mudanças propostas é o aumento na idade mínima para aposentadoria voluntária dos servidores, que, segundo o governo, passará para 62 anos para mulheres e 65 anos para os homens, a mesma idade da reforma aprovada pelo Congresso Nacional.

A Associação Empresarial de São Miguel vai realizar, no final deste mês, a eleição da nova diretoria da entidade para os próximos dois anos. A escolha dos novos dirigentes da Acismo vai acontecer no dia 28 de fevereiro. A Assembleia Geral Ordinária prevê a apresentação de contas da Gestão 2018-2020 e a eleição do novo Conselho Diretor. As inscrições das chapas podem ser feitas até o dia 23, na Secretaria da Acismo. A reunião, convocada pelo presidente AIRTO MOSS, está marcada para às cinco horas da tarde na Sala de Reuniões da entidade. No mesmo encontro, haverá a discussão do relatório, deliberação sobre as contas do Conselho Diretor e avaliação do parecer do Conselho Consultivo. Todos os documentos estão à disposição dos associados na empresa Erni Assessoria Empresarial.

O Sebrae vai realizar uma palestra nesta quarta-feira sobre empreendedorismo. O evento está marcado para as sete horas na sede da coordenação regional do órgão que fica no centro da cidade. A informação é do analista do Sebrae, MIGUEL GARRIDO. Durante o evento também serão apresentados os detalhes para a montagem de mais uma turma do Empretec. O curso é voltado para empresários ou pessoas que estão pensando em abrir um novo negócio. GARRIDO disse que muitos jovens que estão assumindo as empresas das famílias estão buscando o Empretec. Os interessados em participar da primeira turma do ano podem se inscrever no Sebrae.

A secretaria de Cultura ainda tem vagas abertas para algumas oficinais. A informação é do secretário, CARLOS CHAVES. Ele confirmou que mais de mil pessoas já confirmaram a inscrição. CHAVES lembrou que a procura é constante e algumas oficinas já estão com todas as vagas preenchidas, como por exemplo, patchwork, piano, teclado e acordeon. Para se inscrever é necessário apresentar cópia de uma documento pessoal com foto e comprovante de residência. As vagas são exclusivas para moradores do município e as oficinas não tem nenhum custo para as pessoas. O objetivo da secretaria é chegar a mil e 400 alunos neste ano, praticamente o mesmo número do ano passado.

O ano de 2019 foi marcado pelo aumento no número de notificações e autorizações para doação de órgãos no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Foram quatro procedimentos autorizados, três deles de captação de múltiplos órgãos posterior a confirmação de Morte Encefálica e um procedimento de captação de córneas isolada. Ao todo, o Hospital realizou 20 notificações para o SC Transplantes, ou seja, 14 a mais que em 2018. A enfermeira e coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva, ANDREIA FIORINI, lembrou que as doações atenderam dezenas de pessoas que estavam na fila de espera por um transplante.

O Hospital Regional de São Miguel do Oeste, realizou pela primeira vez em 2019, a captação de córneas em um caso que não houve a morte encefálica do doador. De acordo com a coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva, ANDREIA FIORINI, o procedimento foi realizado com o apoio do médico oftalmologista, MARIO TABOX e coordenação da Comissão Hospitalar de Transplantes. Neste caso específico, as córneas foram encaminhadas ao Banco de Olhos de Chapecó e o procedimento foi realizado pela equipe do Hospital Regional, sem a participação direta dos profissionais do SC Transplante. ANDREIA ressaltou que no ano passado, o hospital foi inserido no Programa de Garantia da Qualidade no Processo de Doação do SC Transplantes, o que reforça a segurança de todo o processo.

O número de notificações para captação de órgãos que o Hospital Regional fez para o SC Transplantes triplicou no ano passado. A informação é da coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva, ANDREIA FIORINI. De acordo com ela, em 2018, o Hospital fez apenas seis notificações para a retirada de órgãos de pacientes com morte encefálica. Em 2019, o número subiu para 20. ANDREIA destacou que em sete anos de trabalho, a Comissão Hospitalar de Transplantes realizou 68 notificações, com um total de 14 doações. Ela ressaltou que a conscientização das famílias para autorizar a captação dos órgãos é fundamental para melhorar os índices que envolvem os transplantes no país.

O setor de oncologia do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso está completando um ano e meio de atividades. A estrutura começou a atender os pacientes com câncer em agosto de 2018. De acordo com o médico e diretor técnico da oncologia do Hospital, VINICIOS NEGRI DAL’INHA, o crescimento da procura pelos serviços da unidade é exponencial. O médico explicou que o setor ainda não foi credenciado pelo Ministério da Saúde e, por isso, o atendimento depende da verba repassada pela Secretaria Estadual de Saúde. DAL’INHA disse que a demanda é crescente e que, mesmo com a limitação orçamentária, o hospital consegue atender os novos casos de câncer diagnósticos na região.

A região tem uma grande incidência de câncer, especialmente de mama, intestino e pele. A informação é do médico e diretor técnico da oncologia do Hospital, VINICIOS NEGRI DAL’INHA. Ele comentou que a unidade oferece consultas, tratamento por quimioterapia e procedimentos cirúrgicos. O profissional explicou que nos casos de diagnóstico precoce é possível obter bons resultados e eliminar a doença. Ontem, foi comemorado o dia mundial de combate ao câncer e ele participou do Peperi Entrevista para ressaltar a importância da prevenção. Segundo DAL’INHA, a adoção de hábitos de vida saudáveis pode evitar o aparecimento de novos casos de câncer.

O Brasil teve cerca de um milhão e 200 mil casos de câncer nos últimos dois anos e a tendência é de que esse número cresça ainda mais. A afirmação é do médico e diretor técnico da oncologia do Hospital, VINICIOS NEGRI DAL’INHA. Ele comentou que a doença ainda é uma das principais causas de morte no mundo, mas a estatística poderia ser diferente se as pessoas adotassem modos de vida mais saudáveis. O médico disse que oito em cada dez casos de câncer poderiam ser evitados.

Os vereadores de São Miguel do Oeste realizaram, nesta terça-feira, a primeira sessão ordinária de 2020. O encontro marca a retomada dos trabalhos legislativos neste ano, já que em janeiro havia recesso parlamentar. No primeiro mês do ano, foram realizadas apenas duas sessões extraordinárias. Durante a sessão desta terça, o presidente EVERALDO DI BERTI, encaminhou cinco projetos de lei de autoria do Poder Executivo para análise nas comissões permanentes da Câmara. Os projetos seguirão a tramitação regimental antes de serem colocados em apreciação. Nenhum projeto foi votado na sessão de ontem. A próxima reunião da Câmara será na quinta-feira, as sete horas da noite.

A abertura do ano legislativo em São Miguel do Oeste também foi marcada para leitura da mensagem do executivo aos vereadores. O vice-prefeito ALFREDO SPIER esteve na sessão de ontem à noite e usou a palavra em nome do prefeito WILSON TREVISAN que está em viagem para Brasília. Ele agradeceu o convite do presidente do legislativo para a sessão de abertura do ano e se colocou à disposição para manter uma relação harmoniosa e de proximidade entre prefeitura e vereadores. SPIER também aproveitou para falar das ações do governo municipal e pediu apoio dos vereadores para aprovar os projetos importantes para a população de São Miguel do Oeste.

O vereador EVERALDO DI BERTI vai continuar na presidência da câmara de vereadores neste ano. Ele afirmou que vai permanecer no cargo diante da desistência de VAGNER PASSOS em disputar uma possível eleição para a presidência da casa. EVERALDO havia anunciado que renunciaria para cumprir um acordo firmado na eleição da mesa diretora que aconteceu no final de 2018. Ontem, VAGNER disse que não poderia assumir a presidência em razão de outros compromissos particulares e profissionais. EVERALDO confirmou, no final da tarde, que não tem mais compromisso com VAGNER e que vai permanecer na presidência do legislativo neste ano.

A polêmica envolvendo a presidência da Câmara de vereadores não envolve a disputa pela indicação dos cargos comissionados do legislativo. A garantia é do vereador VAGNER PASSOS do PSD. Ele disse ontem na Peperi que o debate em torno da renúncia do presidente EVERALDO DI BERTI para que ele assumisse a presidência não passou pela ocupação dos cargos comissionados. Atualmente, o assessor jurídico, VINICIUS PELISSARI, o secretário executivo JOSÉ CHITTÓ e a chefe de gabinete, CLAUDETE FABIANI são indicações do MDB. O que circula nos bastidores da Casa Legislativa é que VAGNER estaria tentando indicar outros nomes para alguns desses cargos. Ele rechaçou essa hipótese e afirmou que não tem nenhum interesse nos cargos comissionados da câmara.

O presidente do MDB, CARLINHO BURATTO, voltou a se manifestar na manhã de hoje sobre as primeiras reuniões partidárias para discutir alianças e coligações para a eleição deste ano. Ele disse que procurou a imprensa para esclarecer as declarações feitas logo depois de um encontro envolvendo oito partidos do município. BURATTO afirmou que não há, formalmente, nenhum tipo de encaminhamento para a formação de um “frentão” contra o prefeito WILSON TREVISAN, que deve buscar a reeleição. O presidente do MDB disse que esse tipo de reunião é normal nessa época e que elas servem para que os partidos apresentem as suas ideias e visões para a eleição municipal. BURATTO reforçou que o debate de projetos é importante e que a reunião entre os partidos foi uma conversa preliminar.

São Miguel do Oeste tem muitas dificuldades para instalar novas empresas na cidade. A crítica é do presidente do MDB, CARLINHO BURATTO. Ele lembrou que o ex-prefeito JOÃO VALAR trouxe indústrias importantes para o município, como o frigorífico da Sul Valle. BURATTO citou que a falta de novos empreendimentos industriais é um dos principais problemas do município. O emedebista disse que São Miguel do Oeste teve queda de arrecadação também por conta da ausência de novas empresas. Ele afirmou que o governo de TREVISAN está fazendo um trabalho importante, mas tem muitas questões que precisam ser melhoradas.

O ex-prefeito de MONDAÍ, LEONIR DA ROCHA foi condenado por ato de improbidade administrativa em ação ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina. Ele participou de uma "missão oficial" à Europa entre os dias 16 e 30 de maio de 2014, realizada com recursos públicos. Segundo a acusação da promotoria, a viagem tinha objetivo “nitidamente turístico”. A ação, ajuizada em 2016, foi julgada procedente em primeiro grau. O ex-prefeito foi condenado ao ressarcimento de 16 mil reais ao município, ao pagamento de multa de igual valor e à suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o poder público por cinco anos. Com a decisão é de primeiro grau, o ex-prefeito pode recorrer ao Tribunal de Justiça.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de posse de drogas nesta terça-feira no Vila Nova Dois. O fato aconteceu por volta das 11 horas da noite quando a guarnição abordou um veículo com placa de Descanso que estava circulando pelo município. Durante a revista, os policiais encontraram uma pedra de crack no banco traseiro. Quatro pessoas estavam no carro. Foi lavrado um termo circunstanciado para o proprietário da droga que agora terá que comparecer em uma audiência para dar explicações ao juiz.

A Polícia Civil prendeu, na última segunda-feira, um homem condenado por embriagues ao volante. O crime foi cometido em 2015 e o mandado judicial de prisão por sentença condenatória foi cumprido nesta semana. O homem preso também é investigado pela prática de violência doméstica e, em razão disso, a diligência foi cumprida pela equipe policial da Delegacia de Proteção à Mulher. Após ser interrogado na investigação sobre violência doméstica, o suspeito foi apresentado no Fórum da Comarca de São Miguel do Oeste e levado, posteriormente, para a unidade prisional avançada.

A Polícia Rodoviária Estadual apreendeu, nesta terça-feira, 25 quilos de maconha. A droga estava em um ônibus de passageiros que tinha como destino final a cidade de Porto Alegre. O veículo foi abordado em uma barreira montada na SC 157 em São Lourenço do Oeste. Durante revista das bagagens e dos passageiros, uma mulher de 25 anos se mostrou bastante nervosa. Nas bagagens que estavam com ela foram encontrados 25 tabletes de maconha. Ela foi presa em flagrante por tráfico de drogas e levada para a delegacia de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.