ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 05-02-2020 Quarta-Feira

-BRASILEIROS NA CHINA DEVEM CHEGAR AO PAÍS NO SÁBADO E CUMPRIR QUARENTENA EM GOIÁS

-ABERTURA DO ANO NA ALESC TEM VAIAS AO GOVERNADOR E PROTESTO DE SERVIDORES

-MUNICÍPIOS INICIAM MOBILIZAÇÃO PARA ALTERNATIVAS NO DESTINO DE CARCAÇAS

-IPORÃ DO OESTE TERÁ NOVO MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE OTORINO E OFTALMOLOGIA

-REDE DE ENSINO DE IPORÃ DO OESTE INICIA ANO LETIVO COM QUASE MIL ALUNOS MATRICULADOS

-NOVA FORMA DE COBRANÇA DA CASAN ESTIMULA CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

-MULHER É PRESA COM 25 QUILOS DE DROGAS

-TJ CONFIRMA CONDENAÇÃO DE AGRICULTOR QUE AGREDIU VIZINHO POR CAUSA DA COR DA PELE


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.


Mais 65 mortes por causa do novo coronavírus foram confirmadas nesta terça-feira pela província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan, considerada o epicentro do surto na China. No país, são 24 mil 324 casos confirmados. Com os novos registros, sobe para 492 o total de mortes no mundo. Ao todo, 491 mortes ocorreram na China, incluindo uma em Hong Kong, território semi-autônomo chinês, e uma delas foi nas Filipinas, a primeira fora do país onde surgiu o surto.


O governo da China admitiu falha na resposta à epidemia do novo coronavírus, que já matou quase 500 pessoas e infectou mais de 20 mil. O Comitê do Partido Comunista, que reúne as maiores lideranças do país, reconheceu a necessidade de melhorar o gerenciamento do sistema de saúde de emergência. O comitê também ordenou uma repressão aos mercados ilegais de animais selvagens, que estariam na origem da epidemia. As autoridades chinesas foram acusadas de subestimar a gravidade do novo coronavírus no início da epidemia e, em alguns casos, tentar manter em sigilo as notícias.


O Senado dos Estados Unidos encerra nesta quarta-feira o julgamento do impeachment de DONALD TRUMP, e a expectativa é de que ele seja absolvido e mantido na presidência. Para que TRUMP seja afastado do cargo, é necessário que dois terços dos 100 senadores, ou seja, ao menos 67 deles, votem nesse sentido, mas atualmente 53 são republicanos, e nenhum indicou que irá votar contra a posição de seu partido - o mesmo do presidente. TRUMP é acusado de abuso de poder ao pedir investigação ao presidente da Ucrâniacontra a família de JOE BIDEN e de obstrução ao Congresso por impedir diversas pessoas ligadas à sua administração de prestar depoimento.


O ministro da Defesa, FERNANDO AZEVEDO E SILVA, afirmou nesta terça-feira que o grupo de brasileiros que está na região de Wuhan, na China – epicentro da epidemia do novo coronavírus – deve chegar ao Brasil na manhã de sábado. Eles serão repatriados em dois aviões reservas da frota presidencial, nos quais o presidente Jair Bolsonaro não costuma viajar. A quarentena será cumprida em Anápolis, Goiás, e quem apresentar qualquer sintoma da infecção será levado ao Hospital das Forças Armadas, em Brasília, para avaliação médica. Até a tarde desta terça, havia 29 pessoas confirmadas para a repatriação, incluindo quatro chineses listados como cônjuges, filhos ou pais de brasileiros. A lista inclui sete crianças.


A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o projeto que prevê regras para quarentena e medidas de enfrentamento ao coronavírus. Com a aprovação, o texto seguirá para o Senado e deverá ser analisado nesta quarta. O texto foi encaminhado pelo governo ao Congresso nesta terça, e a aprovação dele na Câmara e no Senado é necessária para que brasileiros possam ser trazidos de Wuhan, cidade chinesa onde começou o surto de coronavírus. Entre outros pontos, o projeto define as regras para a quarentena e obriga a realização de exames médicos, testes laboratoriais e coletas de amostras clínicas.


A Polícia Federal abriu inquérito para investigar supostas irregularidades cometidas pelo secretário de Comunicação Social da Presidência da República, FÁBIO WAJNGARTEN. O inquérito, que vai tramitar em sigilo, foi aberto na Superintendência da Polícia Federal na última sexta-feira.O objetivo, segundo o procurador FREDERICK LUSTOZA, do Ministério Público Federal é investigar indícios de corrupção, peculato e advocacia administrativa, que é quando o gestor usa cargo público para defender interesses privados. A empresa da qual WAJNGARTEN é acionista tem contratos com algumas emissoras e agências que mantêm contratos com governo. O Secretário nega qualquer irregularidade.



Levar gás natural para o Alto Vale do Itajaí, Serra Catarinense e parte do Planalto Norte é o principal objetivo do plano estratégico da SCGÁS até o ano de 2024. O planejamento da companhia para os próximos cinco anos, que prevê 410 milhões em investimentos, foi apresentado na tarde desta terça-feira, em Florianópolis. Segundo o presidente da SCGÁS, WILLIAN LEHMKUHL, destacou que o gás é um insumo essencial para a indústria e a interiorização trará mais competitividade para o setor produtivo. O Estado tem a terceira maior frota do país, com mais de 105 mil veículos que usam o gás natural como combustível. A proposta da SCGás prevê a interligação de 26 novos postos nos próximos cinco anos, o que representa crescimento de 20 por cento em relação ao número atual.


A primeira sessão do ano da Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi realizada na tarde de ontem. Houve vaia e protesto durante a mensagem do governador CARLOS MOISÉS, que falou por cinco minutos sobre o esforço para diminuir o déficit nas contas, sem especificar medidas que tenham sido tomadas. Servidores da Segurança Pública lotaram o plenário e o hall da Alesc para pressionar os deputados a votar contra a reforma da Previdência estadual. Alguns chegaram a pedir a retirada das matérias sobre o tema no legislativo. O governador não falou sobre essa possibilidade, mas deixou claro que vai haver negociação.


Em reunião com os líderes das bancadas e blocos parlamentares, na tarde desta terça-feira, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado JULIO GARCIA, deliberou que a reforma da Previdência do Estado de Santa Catarina será votada pelos deputados até 24 de março. Em acordo com os líderes, foi decidido que a proposta de Emenda à Constituição que trata da reforma será votada em plenário antes do projeto de lei complementar sobre o mesmo assunto. A proposta de reforma da Previdência chegou à Alesc em 28 de novembro e começou a tramitar no dia quatro de dezembro.Na PEC, uma das principais mudanças propostas é o aumento na idade mínima para aposentadoria voluntária dos servidores, que, segundo o governo, passará para 62 anos para mulheres e 65 anos para os homens, a mesma idade da reforma aprovada pelo Congresso Nacional.


-MUNICÍPIOS INICIAM MOBILIZAÇÃO PARA ALTERNATIVAS NO DESTINO DE CARCAÇAS

-IPORÃ DO OESTE TERÁ NOVO MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE OTORINO E OFTALMOLOGIA

-REDE DE ENSINO DE IPORÃ DO OESTE INICIA ANO LETIVO COM QUASE MIL ALUNOS MATRICULADOS

-NOVA FORMA DE COBRANÇA DA CASAN ESTIMULA CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA


Direção da Escola Padre Vendelino Seidel orienta estudantes sobre retorno as aulas. O diretor PEDRO GAUER explica que a direção e professores já estão há alguns dias trabalhando na organização do ano letivo. Ele esclarece que no primeiro dia de aula, segunda-feira dia dez, todos os alunos dos anos inicias do ensino fundamental, do primeiro ao quinto ano, devem comparecer a escola, no seu turno matriculado. Já os estudantes dos anos finais e ensino médio vem a escola na terça-feira, quando os alunos dos anos inicias permanecem em casa. PEDRO GAUER ressalta que essa forma de organização das turmas facilita o repasse de orientações, principalmente para os alunos novos. Ele lembra que ainda estão sendo feitas matrículas, mas o número de alunos deve passar dos 580. Somente no ensino médio serão cerca de 220 estudantes, divididos em nove turmas.


Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste terá novo mutirão de cirurgias de otorino e oftalmologia. Conforme o secretário, MAURO BARELLA, para o segundo mutirão de otorino já está definida a data do dia 15 de fevereiro no hospital Nossa Senhora das Mercês. Serão atendidos somente pacientes de Iporã do Oeste. O primeiro mutirão foi realizado em novembro do ano passado. Segundo BARELLA, foi adquirido pelo hospital em parceria com a secretaria de Saúde um carrinho de anestesia para dar sequencia a estes procedimentos de otorino, considerados mais complexos. Em relação à oftalmologia, o secretário comenta que está confirmado mais um mutirão para procedimentos de catarata e pterígio, mas a definição das datas depende da contratualização com o governo do Estado. 700 cirurgias devem ser realizadas ainda em fevereiro ou março, atendendo pacientes de 36 municípios. Só em Iporã do Oeste já foram realizadas mais de seis mil cirurgias de oftalmologia.


Setor agropecuário inicia organização para exposição de animais na décima quarta Efacitus. A Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Tunápolis será realizada de 24 a 26 de abril. Conforme o secretário e integrante da sub-comissão de agricultura da Efacitus, PEDRO BAUMGRATZ, no setor agropecuário o foco é a preparação dos animais para a exposição, trabalho que inicia muito antes do evento. O secretário ressalta que a sub-comissão já vem se reunindo, e hoje em nova reunião serão definidos quais os tipos de animais serão expostos. BAUMGRATZantecipa que o objetivo é incrementar a exposição de gado de corte. Ele lembra que os agricultores interessados já podem procurar o setor para receber as orientações e também a visita técnica para o preparo dos animais. O secretário incentiva os produtores a participarem da Efacitus, para demonstrar o potencial do setor agropecuário do município.


Colégio Agrícola Cedup Getúlio Vargas inicia ano letivo na próxima semana. De acordo com o diretor do colégio, VILSON WRONSKI, o início do ano letivo na próxima segunda-feira terá uma atividade especial com os alunos novos, com o repasse de orientações sobre o curso que é em tempo integral. Com os demais alunos, das segunda e terceira série, o diretor explica que as atividades iniciam no dia 12. Ele avalia como importante os iniciantes do primeiro ano passarem por esse período de adaptação, para que conheçam o colégio, a sua estrutura, professores e também os demais colegas. VILSON WRONSKI ressalta que durante esta semana todos os profissionais de educação do Cedup estão em curso de formação. O colégio agrícola, localizado na linha Cruzinhas, na divisa de Descanso e SMOeste, atende alunos de 33 municípios. A turma da primeira série contempla alunos de 27 municípios da região, do Rio Grande do Sul e Paraná.


O colégio agrícola inicia o ano letivo com quase 100 estudantes matriculados. O diretor do Cedup Getúlio Vargas ressalta que alguns estudantes aguardam na lista de espera para serem chamados. VILSON WRONSKI explica que o curso que o colégio disponibiliza é o técnico de agropecuária concomitante com ensino médio. O curso tem duração de três anos, com mais 360 horas de estágio em empresa do ramo agrícola. VILSON WRONSKI lembra que no momento as vagas são apenas para o curso técnico, para quem já concluiu ou está cursando o ensino médio, em que as aulas iniciam também na segunda-feira. As aulas são realizadas a noite, quatro vezes por semana,com aulas práticas nos sábados. O diretor lembra que o curso técnico tem duração de dois anos, incluído nesse período já o estágio. Alunos que permanecem na escola tem uma contribuição mensal de 350 reais, e os demais auxiliam com um valor para manutenção do colégio. Para quem só faz o curso técnico a ajuda de custos é de 120 reais por mês.


Sem garantia do retorno do Programa Recolhe, os municípios da região já iniciaram mobilização para alternativas no destino de carcaças de animais. Normativa do Ministério da Agricultura cria dificuldade para adequações das empresas que realizam a recolha e incineração de animais mortos. Itapiranga ainda aguarda o retorno da prestação deste serviço, porém já analisa alternativas. Conforme o secretário da Agricultura, HERWALD TREBIEN, ocorrem estudos para utilização de biodigestores na decomposição das carcaças e também uso do processo de incineração no município. O secretário destaca que o sistema atual de enterro nas propriedades, não é adequado por questões sanitárias e ambientais. Outro fator negativo apontado é ocusto elevado para a prefeitura com disponibilidade de caminhão caçamba, retroescavadeira, motorista e operador de máquina.


Municípios vão apresentar projeto alternativo para a região da Ameosc. O vice-prefeito e secretário da Agricultura de São João do Oeste não é otimista para a sequência do Programa Recolhe. GENÉSIO ANTON, defende estudos para novos meios de dar o destino correto a carcaças de animais. A instalação de biodigestores para a produção de biogás ganha força. O secretário explica que o sistema não é simples e exige máquinas para triturar as carcaças e o produto ainda precisa cozinhar para depois ser levado aos biodigestores. O produto final é usado como adubo orgânico. De acordo com ANTON, a preocupação maior é com a biossegurança precisando evitar o deslocamento dos animais mortos para não transmitir doenças. O secretário diz que o comércio mundial exige biosseguridade e cabe aos municípios buscarem uma alternativa viável e segura. Cita ainda a proposta de uma empresa da Alemanha que já é usada como projeto piloto em Santa Catarina.


Países desenvolvidos também não possuem solução para o destino correto de carcaças de animais. Conforme o secretário da Agricultura de Tunápolis, PEDRO BAUMGRATZ existem projetos inovadores, porém o custo inviabiliza a implantação. Destaca ainda que a empresa que atuava no Programa Recolhe precisa aumentar o preço do serviço devido as exigências da legislação. BAUMGRATZ é pessimista para a retomada da recolha de carcaças e lamenta que o produtor rural deixa de receber este serviço. De acordo com o secretário, estudos ocorrem por parte de vários órgãos, incluindo a Embrapa, sem uma solução viável para o destino de animais mortos no interior. Para BAUMGRATZ, a construção de incinerador nas propriedades é inviável. Ele considera que ainda está longe de uma solução prática para o destino correto de carcaças.


Nova forma de cobrança da Casan estimula consumo consciente da água. A mudança na cobrança do consumo da água inicia a partir de março em 195 municípios do estado que possuem o contrato com a Casan. De acordo com o superintendente regional da Casan, DANIEL SCHARF, as alterações acabam com o consumo mínimo dos dez metros cúbicos que o contribuinte paga até o momento mesmo sem utilizar. Atualmente a pessoa paga 45 reais e 19 centavos se o consumo for de até dez metros cúbicos, e para o que passa disso, é cobrado quatro reais e 51 centavos por metro cúbico de água. A partir de primeiro de março, o superintendente explica que o consumidor irá pagar pela tarifa de disponibilidade cobrada pelo órgão, mais os metros cúbicos de água que tiver utilizado.


DANIEL SCHARF afirma que o objetivo principal das alterações na cobrança é estimular o consumidor a economizar água, já que só vai pagar o que consumir. A nova taxa fixa de disponibilidade cobrada pela Casan passará para 29 reais e 49 centavos, e a esse valor é somado à quantia de água que for consumida. O superintendente regional da Casan explica que o valor do metro cúbico será de um real e 96 centavos, para quem consumir até dez metros cúbicos. A partir de 11 até 25 metros cúbicos, esse valor aumenta para nove reais e 11 centavos o metro cúbico. De 26 até 50 metros cúbicos, o valor por metro aumenta para 12 reais e 18 centavos. DANIEL SCHARF estima que em média 50% dos consumidores se enquadram no consumo de um até oito metros cúbicos, o que vai representar uma economia significativa para as famílias na tarifa de água.


Rede municipal de ensino de Iporã do Oeste inicia ano letivo com quase mil alunos matriculados. Conforme o secretário de Educação, NEREU BARTH, as direções das escolas retomaram as atividades ainda no dia 23 de janeiro. Os professores efetivos retomaram as atividades na segunda-feira, e nesta terça-feira ocorreu à abertura do ano letivo com todos os profissionais da educação. BARTH enfatiza que o encontro teve a presença da APAE, que fez uma abordagem sobre o projeto “prevenir”, que trata da prevenção as deficiências. Na parte da tarde os profissionais participaram de palestra com o professor da Unoesc, universidade com a qual o município possui convênio, o psicólogo, ABEL PETTER, com a temática, “cuidando da vida”. O secretário ressalta que nesta quarta-feira será realizada uma palestra com o tema “currículo base da educação infantil e ensino fundamental do território catarinense”, com a divisão dos professores em nível de ensino.


No dia seis, o secretário de Educação ressalta que o dia será livre para cada direção realizar o planejamento e a reunião com os profissionais de cada educandário. NEREU BARTH ressalta que durante a semana ainda estão ocorrendo escolhas de aulas. Na sexta-feira, o secretário cita que a palestra será específica para os professores e auxiliares de creche. A psicóloga TANIA FERRO irá abordar o tema “prevenção linguagem”, com foco na atenção especial na fase inicial do desenvolvimento das crianças para a prevenção de deficiências. O início das aulas será no dia dez de fevereiro. O secretário chama atenção para a educação infantil, em que os pais serão comunicados pela escola sobre o funcionamento das aulas. Ele lembra que no EMEI Criança Feliz duas novas salas de aula estão sendo concluídas, o que vai permitir a abertura de novas vagas. BARTH reforça que todas as escolas receberam investimentos durante o recesso.


A escola com maior número de alunos na rede municipal de Iporã do Oeste é o CIEF, da sede. NEREU BARTH cita que são 460 alunos do primeiro ano até o nono ano do ensino fundamental, divididos em 17 turmas, destas, três turmas iniciantes do primeiro ano. Na creche EMEI Criança Feliz são cerca de 200 crianças atendidas, e outras 200 no pré-escolar Os Peixinhos e Pequeno Polegar. No CIER de linha Esperança estão matriculados 120 estudantes. O fator positivo, segundo NEREU, é que o município recebe o valor do FUNDEB conforme o número de alunos matriculados. Em 2019 o valor somou 300 mil reais a mais do que a sua contribuição com o fundo. No transporte escolar, o secretário de Educação lembra que as linhas continuam as mesmas, com os mesmos transportadores, e sem alterações significativas até o momento. Os veículos do transporte escolar também passaram por revisão no período de recesso.


-MULHER É PRESA COM 25 QUILOS DE DROGAS

-TJ CONFIRMA CONDENAÇÃO DE AGRICULTOR QUE AGREDIU VIZINHO POR CAUSA DA COR DA PELE


Mulher é presa com 25 quilos de drogas na SC 157. Pouco antes do meio dia de ontem, na SC 157 em São Lourenço do Oeste, a Policial Militar Rodoviária abordou um ônibus emplacado em Porto Alegre, que realizava o transporte de passageiros. Durante revista das bagagens e dos ocupantes do coletivo os policiais perceberam que uma mulher de 25 anos estava inquieta e nervosa com a presença policial. Em revista as bagagens que estavam em posse da passageira, foi encontrado 25 tabletes de substancia análoga a maconha, totalizando 25 quilos.A mulher acabou sendo presa.


TJ confirma condenação de agricultor que agrediu vizinho por causa da cor da pele. Um agricultor de Tunápolis teve confirmada condenação por injúria racial e vias de fato, em julgamento realizado pela segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Vítima e réu participavam da mesma associação de moradores. O agricultor obstruiu parcialmente a via pública com seus tratores para o transporte de madeira. O vizinho, de motocicleta, após reclamar passagem, teve que ouvir: "Preto não trabalha, tu podes esperar". Na sequência, o agricultor dirigiu-se até a vítima, arrancou-a da motocicleta pela gola da camisa, que ficou rasgada, e partiu para a agressão. Os fatos foram registrados em setembro de 2018. Em sentença, o juiz RODRIGO PEREIRA ANTUNES, da comarca de Itapiranga, condenou o réu a um ano e dois meses de reclusão mais 15 dias de prisão simples, em regime inicial aberto.


As penas privativas de liberdade foram substituídas por duas restritivas de direito consistentes em prestação de serviços à comunidade e pecuniária. O agricultor recorreu ao TJ em busca de sua absolvição, com o argumento de insuficiência de provas para embasar a condenação. Mas para os desembargadores não restaram dúvidas sobre o crime. Segundo o desembargador, NORIVAL ENGEL, relator da apelação, ficou comprovado nos autos que o crime contra honra efetivamente aconteceu, uma vez que o apelante injuriou a vítima, devido à cor de sua pele, não havendo justificativa para insuficiência de provas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.