ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 05/02/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e.... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

Mais 65 mortes por causa do novo coronavírus foram confirmadas nesta terça-feira pela província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan, considerada o epicentro do surto na China. No país, são 24 mil 324 casos confirmados. Com os novos registros, sobe para 492 o total de mortes no mundo. Ao todo, 491 mortes ocorreram na China, incluindo uma em Hong Kong, território semi-autônomo chinês, e uma delas foi nas Filipinas, a primeira fora do país onde surgiu o surto.

O governo da China admitiu falha na resposta à epidemia do novo coronavírus, que já matou quase 500 pessoas e infectou mais de 20 mil. O Comitê do Partido Comunista, que reúne as maiores lideranças do país, reconheceu a necessidade de melhorar o gerenciamento do sistema de saúde de emergência. O comitê também ordenou uma repressão aos mercados ilegais de animais selvagens, que estariam na origem da epidemia. As autoridades chinesas foram acusadas de subestimar a gravidade do novo coronavírus no início da epidemia e, em alguns casos, tentar manter em sigilo as notícias.

O Senado dos Estados Unidos encerra nesta quarta-feira o julgamento do impeachment de DONALD TRUMP, e a expectativa é de que ele seja absolvido e mantido na presidência. Para que TRUMP seja afastado do cargo, é necessário que dois terços dos 100 senadores, ou seja, ao menos 67 deles, votem nesse sentido, mas atualmente 53 são republicanos, e nenhum indicou que irá votar contra a posição de seu partido - o mesmo do presidente. TRUMP é acusado de abuso de poder ao pedir investigação ao presidente da Ucrânia contra a família de JOE BIDEN e de obstrução ao Congresso por impedir diversas pessoas ligadas à sua administração de prestar depoimento.

O ministro da Defesa, FERNANDO AZEVEDO E SILVA, afirmou nesta terça-feira que o grupo de brasileiros que está na região de Wuhan, na China – epicentro da epidemia do novo coronavírus – deve chegar ao Brasil na manhã de sábado. Eles serão repatriados em dois aviões reservas da frota presidencial, nos quais o presidente Jair Bolsonaro não costuma viajar. A quarentena será cumprida em Anápolis, Goiás, e quem apresentar qualquer sintoma da infecção será levado ao Hospital das Forças Armadas, em Brasília, para avaliação médica. Até a tarde desta terça, havia 29 pessoas confirmadas para a repatriação, incluindo quatro chineses listados como cônjuges, filhos ou pais de brasileiros. A lista inclui sete crianças.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o projeto que prevê regras para quarentena e medidas de enfrentamento ao coronavírus. Com a aprovação, o texto seguirá para o Senado e deverá ser analisado nesta quarta. O texto foi encaminhado pelo governo ao Congresso nesta terça, e a aprovação dele na Câmara e no Senado é necessária para que brasileiros possam ser trazidos de Wuhan, cidade chinesa onde começou o surto de coronavírus. Entre outros pontos, o projeto define as regras para a quarentena e obriga a realização de exames médicos, testes laboratoriais e coletas de amostras clínicas.

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar supostas irregularidades cometidas pelo secretário de Comunicação Social da Presidência da República, FÁBIO WAJNGARTEN. O inquérito, que vai tramitar em sigilo, foi aberto na Superintendência da Polícia Federal na última sexta-feira. O objetivo, segundo o procurador FREDERICK LUSTOZA, do Ministério Público Federal é investigar indícios de corrupção, peculato e advocacia administrativa, que é quando o gestor usa cargo público para defender interesses privados. A empresa da qual WAJNGARTEN é acionista tem contratos com algumas emissoras e agências que mantêm contratos com governo. O Secretário nega qualquer irregularidade.

Levar gás natural para o Alto Vale do Itajaí, Serra Catarinense e parte do Planalto Norte é o principal objetivo do plano estratégico da SCGÁS até o ano de 2024. O planejamento da companhia para os próximos cinco anos, que prevê 410 milhões em investimentos, foi apresentado na tarde desta terça-feira, em Florianópolis. Segundo o presidente da SCGÁS, WILLIAN LEHMKUHL, destacou que o gás é um insumo essencial para a indústria e a interiorização trará mais competitividade para o setor produtivo. O Estado tem a terceira maior frota do país, com mais de 105 mil veículos que usam o gás natural como combustível. A proposta da SCGás prevê a interligação de 26 novos postos nos próximos cinco anos, o que representa crescimento de 20 por cento em relação ao número atual.

A primeira sessão do ano da Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi realizada na tarde de ontem. Houve vaia e protesto durante a mensagem do governador CARLOS MOISÉS, que falou por cinco minutos sobre o esforço para diminuir o déficit nas contas, sem especificar medidas que tenham sido tomadas. Servidores da Segurança Pública lotaram o plenário e o hall da Alesc para pressionar os deputados a votar contra a reforma da Previdência estadual. Alguns chegaram a pedir a retirada das matérias sobre o tema no legislativo. O governador não falou sobre essa possibilidade, mas deixou claro que vai haver negociação.

Em reunião com os líderes das bancadas e blocos parlamentares, na tarde desta terça-feira, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado JULIO GARCIA, deliberou que a reforma da Previdência do Estado de Santa Catarina será votada pelos deputados até 24 de março. Em acordo com os líderes, foi decidido que a proposta de Emenda à Constituição que trata da reforma será votada em plenário antes do projeto de lei complementar sobre o mesmo assunto. A proposta de reforma da Previdência chegou à Alesc em 28 de novembro e começou a tramitar no dia quatro de dezembro. Na PEC, uma das principais mudanças propostas é o aumento na idade mínima para aposentadoria voluntária dos servidores, que, segundo o governo, passará para 62 anos para mulheres e 65 anos para os homens, a mesma idade da reforma aprovada pelo Congresso Nacional.

Nova forma de cobrança da Casan estimula consumo consciente da água. A mudança na cobrança inicia a partir de março em 195 municípios do estado que possuem contrato com a Casan. De acordo com o superintendente regional da instituição, DANIEL SCHARF, as alterações acabam com o consumo mínimo dos dez metros cúbicos que o contribuinte paga até o momento mesmo sem utilizar. Atualmente a pessoa paga 45 reais e 19 centavos se o consumo for de até dez metros cúbicos, e para o que passa disso, é cobrado quatro reais e 51 centavos por metro cúbico de água. A partir de primeiro de março, o superintendente explica, que o consumidor irá pagar pela tarifa de disponibilidade cobrada pelo órgão, mais os metros cúbicos de água que tiver utilizado.

Objetivo principal das alterações na cobrança é estimular o consumidor a economizar água, já que só vai pagar o que consumir. A nova taxa fixa de disponibilidade cobrada pela Casan passará para 29 reais e 49 centavos, e a esse valor é somado à quantia de água que for consumida. O superintendente regional da Casan explica que o valor do metro cúbico será de um real e 96 centavos, para quem consumir até dez metros cúbicos. A partir de 11 até 25 metros cúbicos, esse valor aumenta para nove reais e 11 centavos o metro cúbico. De 26 até 50 metros cúbicos, o valor por metro aumenta para 12 reais e 18 centavos.

Casan estima que em média 50 por cento dos consumidores se enquadram no consumo de um até oito metros cúbicos. De acordo com o superintendente regional da Casan - DANIEL SCHARF, se isso se confirmar, vai representar uma economia significativa para as famílias na tarifa de água.

Comissão da Expo Anchieta e da Festa das Sementes está realizando reuniões semanais. A Comissão Central Organizadora da décima terceira Expo Anchieta e da sétima Festa das Sementes Crioulas se reúne para preparar os eventos que acontecerão de 20 a 22 de março. Durante o encontro os integrantes discutem a programação geral e o regulamento do evento. Um deles voltado para indústria comércio e prestação de serviço, e outro para agricultura. Conforme a presidente da Cooper Anchieta, ROSELEI WILLE, a feira das sementes acontecerá junto ao salão paroquial e contará com bastante novidade.

Primeira feira da gastronomia saudável acontece em março. A informação é da presidente ROSELEI WILLE. Segundo ela, além da exposição dos produtos da agricultura familiar em 40 standes, ocorrem seminários e oficinais sobre o tema, e a novidade da edição, a feira gastronômica. Serão oferecidos alimentos orgânicos, naturais e para o público vegetariano. Ela revela que ocorrerá exposição dos pequenos e grandes animais. A presidente afirma que o município já tem reconhecimento nacional na área de sementes crioulas.

Entidades do campo de Anchieta estão acompanhando e avaliando lavouras visando a feira das sementes crioulas. A presidente da comissão organizadora, ROSELEI WILLE afirma que desde setembro foram selecionadas propriedades que passam por acompanhamento. Os resultados estão sendo satisfatórios na comparação das sementes tradicionais.São lavouras de milho, pipoca, milho doce, feijão, dentre outras. Há também mandioca, batata doce e outros tubérculos que tem mudas, em vez de sementes crioulas.

Objetivo é evitar perda de espécies tradicionais que tem um melhor potencial nutritivo, comprovado em testes. O município mantém um depósito com um estoque onde são guardadas as sementes que servem para troca. Ela entende que as variações são necessárias para a saúde humana e também dos animais. ROSELEI afirma que existe uma grande procura de pessoas de todo país na troca de sementes que são remetidas pelo correio aos interessados.

Produtores de Palma Sola ampliam reservatórios e aumentam compra de peixes. O presidente do Sintraf, DOUGLAS GERGUEN, afirma que já haviam sido feitas duas encomendas de alevinos após o inverno, mas, devido à grande procura a entidade intermediou mais uma compra. Ele revela que são cerca de cinco mil alevinos do tipo “dois” que são um pouco maiores e tem menor risco de perda. O presidente lembra que há dois anos existe parceria também com a secretaria da agricultura para fomentar a atividade.

Existe busca para as mais variadas espécies de peixes. DOUGLAS revela que existe um acompanhamento das propriedades para evitar prejuízos. No primeiro momento o foco é a produção de pescados para o consumo das famílias e a venda do excedente. Em seguida o foco será no incentivo à ampliação e produção em escala para comercialização.

Recursos para agricultura familiar estão escassos. Segundo ÉRICO ECKER – presidente do Sintraf de São Lourenço do Oeste, ainda no início do mês passado os recursos nas cooperativas de crédito já haviam encerrado, e nesta semana foram informados que os disponíveis no Banco do Brasil para o plano Safra também chegaram ao fim. O presidente acha estranho que os valores tenham acabado tanto tempo antes do novo lançamento. Contudo, em conversa com os responsáveis foi informado que o dinheiro será realocado das agências que ainda tem recursos, e fazer uma distribuição das sobras para onde tem maior demanda.

Programa mais alimentos foi juntado ao Pronaf normal. Assim conta o presidente do Sintraf em São Lourenço. Segundo ele, os juros do programa aumentaram, e seguem na linha do Pronaf. O governo quase não subsidia mais a agricultura familiar. ÉRICO diz que isso se observa pelos juros voltarem a acompanhar a selic, que quando no passado mesmo esta taxa chegando até a 12 por cento, o programa permanecia em dois. A diferença foi bancada pelo governo, o que não acontece mais.

Ações do Sintraf são em consonância com a Fetraf. VERA DAPONT – secretaria geral em Marmeleiro diz que apenas as ações locais do Sindicato são atendidas no município, como comparecimento de conselhos e audiências municipais. Junto a federação está marcada agora para fevereiro, uma reunião de planejamento com os municípios da microrregional, com sede em Francisco Beltrão. Esse encontro tem como objetivo organizar o mutirão da agricultura familiar. Os diretores junto com mais algumas pessoas farão visitas nas comunidades dos associados e ver quais as ações que o Sindicato pode fazer para auxiliar na qualidade de vida.

Mutirão deve acontecer de março até maio. VERA diz que para junho vão programar um encontro municipal, onde devem apresentar os resultados das visitas. Em julho farão apresentação na terceira caravana da agricultura familiar do Paraná. A secretária diz que com base nisso vão formular uma pauta com suas reinvindicações, que deverá ser entregue a todas as esferas do governo.

Recuperação das rodovias é prioridade da Bancada do Oeste em 2020. MARLENE FENGLER – deputada estadual, natural de Itapiranga, que também é idealizadora da bancada, comenta que desde o ano passado, o grupo de parlamentares vem trabalhando para que melhorias fossem feitas nas estradas da região, em especial as do Oeste Catarinense, que são as mais críticas. Cita a SC-305 trecho Campo ErêSão Lourenço do Oeste e a 161 que passa pelos municípios de Anchieta, Palma Sola, Flor da Serra do Sul ligando a Dionísio Cerqueira. São muitas que estão em péssimas condições de trafego, mas com mais urgência vem a 305 e depois a 161.

Criação da Bancada do Oeste é um grande marco na história da representação da região. A declaração é da deputada MARLENE. Argumenta que as dificuldades que cada localidade enfrenta não são de um único partido ou deputado, mas sim de toda população e seus representantes. A Bancada do Oeste, trabalha em conjunto para o encaminhamento de soluções dos problemas. O entendimento e participação de todos os parlamentares nessa ação, observa MARLENE, é muito bom e mostra o interesse que cada um tem em ajudar sua região. Compreende que o recurso quem tem é o estado, mas cabe aos deputados buscarem por melhorias, levantar as demandas e fazer os encaminhamentos necessários para os governos estadual e federal.

Governo do estado trabalha na hipótese de transferir a responsabilidade das rodovias para os consórcios regionais. A deputada MARLENE FENGLER, conta que no último contato feito no final do ano, foi essa a medida apontada pelo governador. No entanto, como essa ferramenta não surtiu o efeito esperado, a campanha segue sendo articulada para que o estado direcione os recursos necessários para essa demanda das rodovias. Agora, em 2020, a Bancada do Oeste já começou a se organizar, e a primeira ação foi a solicitação de uma audiência com o secretário de estado da infraestrutura.

Polícia Militar Rodoviária orienta sobre direitos e deveres dos ciclistas. Conforme o comandante do posto 12 da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, que compreende toda a região, sargento SÉRGIO BECKER, a bicicleta, assim como carros, motos, ônibus e caminhões, também é um veículo que faz parte do trânsito. O sargento enfatiza que a bicicleta deve seguir o mesmo sentido dos demais veículos, e na contramão é permitido somente o pedestre. Os demais veículos devem manter uma distância de segurança das bicicletas de pelo menos um metro. Caso exista ciclo faixa, a bicicleta deve trafegar neste local. Não havendo, a bicicleta deve trafegar no acostamento ou o mais próximo possível a borda do asfalto.

Cuidado no tráfego deve vir acompanhado do uso dos equipamentos de proteção pelo ciclista. Sargento SERGIO BECKER lembra que é necessário utilizar capacete, indicador de velocidade, sinalização noturna, espelhos retrovisores nos dois lados e pneus em boas condições de uso. Os itens de segurança estão previstos em lei. Para trocar de faixa ou mudar de esquina, a Polícia Rodoviária orienta que no perímetro urbano a forma mais segura é o ciclista descer da bicicleta, próximo a faixa de pedestre, e atravessar a pé. Por ser menor, a bicicleta também tem preferência sobre os demais veículos. Da mesma forma, ao conduzir a bicicleta, o ciclista deve respeitar os pedestres.

Jovem fica ferido em colisão entre carro e moto. O acidente foi registrado na manhã de hoje, por volta das sete horas e 25 minutos, na Rua Governador Parigot de Souza, bairro Cango, em Francisco Beltrão. Se envolveram um KiaSorento e uma motocicleta Yamaha FazerYS250. O condutor da moto de 24 anos sofreu ferimentos leves e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, e encaminhado a UPA. A Polícia Militar registrou a ocorrência.

Mulher é presa por tráfico de droga. Foi ontem, em São Lourenço do Oeste, por volta do meio dia, no km 5 da SC-157. Durante operação de Barreira, a Polícia Militar Rodoviária abordou um ônibus Mercedez Benz, placas de Porto Alegre. Durante revista nas bagagens, os policiais perceberam que uma mulher de 25 anos estava nervosa e inquieta. A PM encontrou 25 quilos de maconha

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.